26/06
07:50

PRE/SE recomenda garantia de acessibilidade a pessoas com deficiência na eleição

A Procuradoria Regional Eleitoral enviou recomendação aos promotores leitorais para que seja garantido o acesso de pessoas com deficiência aos locais de votação nas eleições municipais de 2012. A recomendação foi baseada em um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral, que encontrou problemas de acessibilidade em 154 locais de votação no Estado.

Na pesquisa, foi detectado que, em Aracaju e em várias cidades do interior como Lagarto, Aquidabã e Boquim, todos os locais de votação estão aptos para receber esses eleitores. Mas, no interior do Estado, 154 locais de votação apresentam obstáculos que impedem o acesso das pessoas com deficiência. Em Estância, por exemplo, 22 locais de votação são inadequados e em Indiaroba, 11 prédios não oferecem acessibilidade.

A procuradora regional eleitoral Lívia Nascimento Tinôco recomendou que os promotores eleitorais promovam diligências nos locais de votação de seus municípios e tomem as providências necessárias para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência no pleito das eleições municipais. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/06
07:31

Grupo Accor quer investir em mais um hotel em Aracaju

O jornal Folha de São Paulo divulga matéria em que o grupo de hotéis Accor anuncia a pretensão de construir mais um hotel em Aracaju (SE). Serão investidos em todo o Nordeste brasileiro R$ 290 milhões para a construção de 19 novas unidades. O grupo comanda as redes Mercure e o Ibis, que se fazem presentes em Sergipe. Segundo Roland de Bonadona, diretror-geral da A|ccor para a América Latina, "o ritmo de crescimento do Nordeste é superior ao do resto do país. Como nossos hotéis na região são voltados para o turismo de negócios, consideramos que há muitas boas oportunidades por lá".


Economia
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
25/06
21:43

OAB-SE acionará o TCE na Justiça para corrigir quadro de pessoal

Tribunal de Contas tem 77% dos servidores comissionados, terceirizados ou cedidos


Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, o Conselho da seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) decidiu acionar judicialmente o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE) para que corrija o seu quadro de pessoal, que é formado por apenas 23% de servidores efetivos. A sessão foi assistida por cerca de 30 funcionários, que reverlaram que 77% do pessoal na ativa é formado por cargos comissionados, terceirizados e cedidos de outras repartições públicas para o TCE.

Segundo o vice-presidente da OAB-SE e presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem, Maurício Gentil, a ação judicial deverá ser encaminhada até a prtóxima semana. "Hoje, dos 914 servidores apenas 23% são quadros do TCE. Isso fragiliza a apreciação técnica, viola os princípios da eficiência, impessoalidade e moralidade. É preciso corrigir", declarou. Antes da ação os dirigentes da OAB e do TCE poderão manter reunião para buscar solução para o problema.


Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
25/06
21:39

Rogério assume a presidência do PT em Sergipe

“ Vamos reoxigenar o nosso partido na Capital e no interior, preparar a militância para 2012, contribuir através de nosso jeito de fazer política com a construção de uma sociedade cada mais justa”. É esse o compromisso assumido pelo novo presidente do Partido dos Trabalhadores, deputado federal Rogério Carvalho(PT/SE), filiado ao PT desde 1990, ainda enquanto estudante de Medicina e militante do movimento estudantil da UFS. O anúncio foi feito hoje,25, pelo governador Marcelo Deda, durante coletiva de imprensa que anunciou Valadares Filho como candidato da base aliada a prefeitura de Aracaju. Rogério também era pré-candidato: “Rogério sai maior do que quando entrou. Mostrou que tem coragem ao enfrentar a campanha difamatória, conquistou o partido e é líder porque a militância o escolheu nas prévias e ele alcançou mais de 60% dos votos. Ele soube construir sua luta, sua unidade e teve humildade de ouvir os líderes e não ser candidato, mas por sua trajetória que nos orgulha será o Presidente do PT, do meu partido, o líder da bandeira vermelha e da estrela no peito”, anunciou o governador Marcelo Deda. Rogério se comprometeu a ajudar na candidatura do também deputado federal Valadares Filho(PSB), que agradeceu o gesto: “ Um dia seremos liderados por vossa excelência, se não fosse pelo senhor, isso aqui não estaria acontecendo. Agora, todos nós dessa coligação temos obrigações com você”, disse o pré candidato. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/06
21:21

"O novo chega com ética na política e ética na administração pública", afirmou Valadares Filho


"A Aracaju que nós queremos é uma Aracaju cada vez mais moderna e com serviços de saúde,  educação e mobilidade, sendo colocados para a população com muita qualidade. Queremos mais geração de emprego e é este bloco aqui que tem demonstrado esta responsabilidade. Este é o grupo que governa com ética. Continuemos com a ética na política e a ética na administração pública", declarou o presidente estadual do PSB e deputado federal, Valadares Filho, durante o ato de lançamento da pré-candidatura dele à Prefeitura de Aracaju, como o nome de unidade e  de consenso dentro do agrupamento político liderado pelo governador Marcelo Déda.

O nome do candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Valadares Filho será indicado pelo Partido dos Trabalhadores, até o dia 30 de junho, sob a coordenação do deputado federal Rogério Carvalho (PT).

"O novo sempre chega. O novo está chegando mais uma vez. O novo não só na idade, mas novo nas ideias. O novo é não admitir a corrupção na Prefeitura de Aracaju. Quero defender este legado com unhas e dentes e de cabeça erguida pelas ruas de Aracaju", reforçou Valadares Filho.

O lançamento da pré-candidatura do agrupamento político aconteceu, na manhã desta segunda-feira (25/06), no auditório do Sindicato dos Bancários, sob a liderança do governador do Estado, Marcelo Déda (PT), com o apoio e as presenças do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB); do vice-governador Jackson Barreto (PMDB); dos deputados federais Márcio Macedo e Rogério Carvalho; do senador Antonio Carlos Valadares; deputados estaduais, vereadores, prefeitos do interior, secretários municipais e estaduais, políticos e lideranças partidárias do PT, PSB, PCdoB, PMDB, PTdoB, PDT e PRB.

Unidade

O prefeito Edvaldo Nogueira declarou-se disposto a coordenar a campanha nas ruas de Aracaju. "Nosso grupo tem o compromisso de mudar Sergipe, de governar Aracaju com ética. Nós sempre pensamos que não podemos fazer essas mudanças sozinhos, por isso sempre nos demos as mãos na luta pra enfrentar as elites de Sergipe, que governavam como se fossem donos do Estado", clamou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Renovação

"É a hora da renovação. Renovação de legenda e de geração. O que a oposição está preparando é um retorno a 1974. O que nós estamos mostrando é que, ao contrário deles, nós sabemos nos renovar. Já foi a vez de Jackson Barreto, de Antônio Carlos Valadares, hoje, eu assumo a responsabilidade. Mas no horizonte lá estão Valadares Filho, Rogério Carvalho, Márcio Macedo, João Daniel e tantos outros. A direita em Sergipe há quase 40 anos só tem um nome pra apresentar em qualquer eleição, é o nome que está aí", argumentou o governador.

Espaços

O deputado federal Rogério Carvalho também se mostrou envolvido no projeto político para Aracaju.  "O maior patrimônio que a gente tem é a unidade. Em um governo de coalisão é preciso que todos os partidos ocupem espaço de liderança no projeto com alternância. Eu quero dizer, Valadares Filho, que estarei ao seu lado nesta campanha. Esta campanha que não é do PSB, é a campanha deste bloco que tem um projeto, que tem amor por Sergipe e por Aracaju, daqueles que não querem o retorno do atraso", afirmou o petista.


Valadares Filho agradeceu a confiança recebida pelo grupo liderado pelo governador. "Tenho consciência da imensa responsabilidade de liderar este bloco na disputa pela PMA. Com Déda e Edvaldo, muito estamos fazendo. Sabemos o que já fizemos, o muito que estamos fazendo, e tenho plena consciência do muito que tenho a fazer por Aracaju", declarou.

O pré-candidato socialista também reconheceu a importância da unidade e do empenho dos partidos aliados na disputa pela PMA. "Esta vitória só será possível com o empenho de todos os militantes dos partidos aliados: PT, PCdoB, PMDB, PSD, PDT, PTdoB, PRB. A partir do dia 07 de julho, vamos invadir as ruas, mostrando um projeto para o povo de Aracaju, mostrando propostas para melhorar a vida da nossa gente, mostrando o que estamos fazendo e que vamos fazer muito mais pelo povo de Aracaju. Essa vitória não é só dos partidos aliados, é  a vitória do povo de Aracaju".

Visão de futuro

Valadares Filho classificou como  maturidade política e desprendimento o gesto do também deputado federal, Rogério Carvalho, que se retirou da disputa, após ter tido o nome aprovado nas prévias do PT, em favor do crescimento e da continuidade do projeto político do grupo.

"Jamais viveríamos este momento sem o gesto do deputado federal Rogério Carvalho, que ganhou de forma legítima as prévias dentro do PT. Rogério mostrou ser um político que tem visão de futuro, um companheiro de projeto", testemunhou o pré-candidato, reconhecendo que o recuo de Rogério Carvalho hoje poderá se reverter em
avanço num futuro próximo.

"Todos teremos obrigações com Rogério Carvalho e você contará com todos deste bloco nos seus desafios futuros", comprometeu-se Valadares Filho.
 
Vitória

Dizendo estar passando "o bastão da liderança  sobre o agrupamento político ao deputado Valadares Filho", o  governador Marcelo Déda se mostrou confiante na vitória.
"Eu não conheço eleição ganha de véspera. Quem morre de véspera é peru e quem ganha eleição de véspera é político burro. Eleição se ganha na campanha, na disputa, na capacidade de produzir ideias e de conquistar corações e mentes e conduzir a sociedade para aderir aos seus projetos", afirmou.

Austeridade
"Quem sai aos seus não degenera", declarou Déda em referência ao senador da República Antonio Carlos Valadares, ao anunciar o nome de Valadares Filho, fazendo questão de testemunhar a austeridade e a trajetória da Família Valadares na política de Sergipe e do Brasil, lembrando que no momento em que a sociedade mais cobra honestidade dos políticos, a imprensa nacional volta suas atenções ao senador sergipano, escolhido no Senado Federal para presidir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/06
21:12

Atividade econômica abre o segundo trimestre em estagnação

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica registrou crescimento nulo em abril/12 com relação a março/12, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 0,6% da atividade econômica, fazendo com que no acumulado do primeiro quadrimestre de 2012 a variação do indicador atingisse 0,8% contra o mesmo período do ano passado. Já no acumulado de doze meses encerrados em abril/12, a atividade econômica avançou 1,7%, menor que a taxa de 1,9% que foi registrada no acumulado de dozes meses encerrados em março/12.

Do ponto de vista da oferta agregada, o baixo desempenho da atividade econômica verificado em abril foi devido à queda de 2,6% na atividade produtiva do setor industrial, praticamente devolvendo a alta de 2,8% que havia ocorrido em março/12. Já os setores agropecuário e de serviços conseguiram evoluir em abril/12, registrando crescimentos de 0,5% e 0,4%, respectivamente, em comparação ao mês de março/12.

Pelo lado da demanda agregada, a atividade econômica só não recuou neste primeiro mês do segundo trimestre de 2012 porque o consumo das famílias cresceu 0,4% em relação a março/12. Todos os demais componentes da demanda agregada contribuíram negativamente para a atividade econômica em abril/12: consumo do governo (-0,5%), Investimentos (-0,6%), exportações (-4,2%) e importações (+2,0%).

Segundo os economistas da Serasa Experian, o agravamento da crise financeira internacional está contribuindo para determinar um baixo desempenho do setor industrial, mais exposto às turbulências externas, bem como para reduzir as intenções de investimentos dos empresários. Assim, o consumo das famílias tem sido o principal componente dinâmico da economia, impulsionado pelas baixas taxas de desemprego e pelos ganhos reais de rendimentos, já que as altas da inadimplência e do endividamento dos consumidores têm reduzido a eficácia do crédito em concretizar impulsos adicionais à atividade econômica. (IN)




Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/06
20:57

Governo mantém índices de reajuste dos salários dos servidores

Para atender reivindicação de deputados da oposição na Assembleia Legislativa, o governo do Estado reenviou à Casa o Projeto de Lei que determina os índices de reajuste salarial dos servidores públicos. Dessa vez, para que não haja questionamentos, o projeto foi feito em forma de lei complementar e dividido por categorias específicas, entre elas a do magistério, a dos militares e demais servidores. “Com essa atitude, nosso governo demonstra que não quer criar birra com ninguém”, avisou o líder da bancada governista, deputado Francisco Gualberto (PT).
Os índices de reajuste salarial continuam os mesmos. Ou seja, 5,02% para os servidores e 6,5% para os professores. A diferença se dá por conta da diferença nas datas-base. “Mostramos aqui, através de várias decisões judiciais, que não haveria problema em relação à lei ordinária que havia sido enviada antes, mas vamos respeitar a reivindicação dos parlamentares de oposição”, explicou Gualberto. Os projetos irão a votação em plenário, provavelmente, na próxima quarta-feira, dia 27.
Sobre a apresentação de emendas ao projeto, já anunciada por alguns deputados, o líder do governo alertou em seu pronunciamento na tribuna que é preciso tomar muito cuidado para não polemizar demais o assunto. “Todos aqui sabem que nós não temos o poder de apresentar emendas para alterar carreiras ou índices. Portanto, não podemos fazer política com essa assunto. Temos que discutir com cuidado, pois não é sadio um parlamentar apresentar um determinado tipo de emenda mesmo sabendo que se trata de algo inconstitucional”, disse.
Francisco Gualberto disse ainda que não aceitará calado ser chantageado por categorias de servidores que tentam a todo custo desmoralizar o governo Déda e consequentemente o seu mandato parlamentar. “Para esses que estão tentando me chantagear através de entrevistas em programas de rádio, digo que juntem todos os votos que tiverem, botem numa bacia e derramem na cabeça para tomar banho”, salientou o petista. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/06
13:35

Zuleido mostra sua navalha (Como Sergipe aparecerá?)

Em 2007, o dono da empreiteira Gautama, Zuleido Veras, foi preso pela polícia Federal na operação navalha. Ele resolveu contar em livro tudo o que sabe sobre fraudes em obras públicas e financiamento a políticos. Concluiu 280 páginas. Vez por outra, faz um adendo sobre suas relações com outros empreiteiros. Apesar desses ajustes, ele considera o texto pronto e irá publicá-lo assim que for julgado pelo superior Tribunal de Justiça. O que ele sabe cheira mal.  (Coluna Primeiro Plano - Revista Época 25-06-2012)

---

Como Sergipe aparecerá nessa história toda?


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos