13/06
01:03

Anderson de Tuca defende direito de greve de servidores públicos

Lutar por melhores condições de trabalho, o que inclui melhores salários é um direito do servidor público. Com esse discurso o vereador Anderson de Tuca (PRTB) usou a Tribuna da Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira, 12/6 para defender o direito de greve dos trabalhadores.

“A greve é um direito constitucional. Historicamente, a paralisação de atividades ou serviços é um dos recursos mais eficazes, à disposição dos trabalhadores ou do povo em geral, como meio de pressão para se obter determinada reivindicação”. É o que enfatiza o parlamentar ao ressaltar que a paralisação dos professores foi à forma encontrada pela categoria para fazer valer o direito ao piso salarial.

Na oportunidade, o parlamentar também destacou sua preocupação com a saúde pública do município de Aracaju. “A saúde está um caos e esta não é uma realidade nova. A nossa perspectiva é de que a situação mude a partir da implantação das Organizações Sociais (OSs) na saúde. Este novo modelo de gestão é uma aposta do prefeito João Alves Filho na melhoria do atendimento e dos serviços na saúde prestados a população. Sou favorável e estou otimista neste sistema de administrar a saúde”, disse Anderson de Tuca.

Da CMA 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/06
01:01

Robson fala de audiência com o ministro Gastão Vieira

Para justificar sua ausência na quarta-feira e quinta-feira passada, nas sessões da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Robson Viana (PMDB) ocupou a Tribuna da Casa na tarde desta quarta-feira, 12/6. Robson informou que esteve em Audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, em Brasília juntamente com a da senadora Maria do Carmo e do governador em exercício, Jackson Barreto de Lima, o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU), Josenito Vitale (Nitinho); o secretário Adjunto de Turismo do Governo de Sergipe, Ivo José Roberto; o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Manoel Luís Fraga Viana; e o secretário da Agricultura de Sergipe, José Macedo Sobral.
 
Segundo o parlamentar, essa reunião foi para conseguir o apoio do Ministério do Turismo para o Forró Caju 2013, festa que será realizado na capital sergipana a partir do dia 20 de junho. “Esse é um evento apartidário e faço questão de apoiá-lo”, afirmou. Robson ressaltou ainda que o Forró Caju é uma festa que agrada tanto aracajuanos, quanto turistas.
 
Além disso, o vereador lembrou que Gastão anunciou investimentos destinados à reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe, além do  lançamento do PAC das Cidades Históricas em Sergipe. De acordo com o ministro, serão beneficiadas as cidades de Aracaju e São Cristóvão.

Da Assessoria
Foto: Andressa Barreto  


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/06
00:59

"Pedido de adiamento não teve motivo plausível", diz Lucas Aribé

O vereador Lucas Aribé (PSB) usou a Tribuna no Pequeno Expediente desta quarta-feira, 12/6, para desconstruir os argumentos do líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Manoel Marcos (DEM), que pediu na sessão da última terça-feira, 11, adiamento da votação do PL 23/2013, que dispõe sobre normas de acessibilidade em Aracaju.

Lucas Aribé não aceitou o pedido feito pelo parlamentar do DEM e explicou toda a tramitação do PL na CMA desde o dia em que foi protocolado até o momento em que chegou na primeira votação no plenário da CAM. "O próprio Manoel Marcos, que faz parte da Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, teve esse projeto em mãos no dia 2 de maio e assinou o parecer no dia 20 de maio. Ou seja, tempo ele teve. O pedido de adiamento não teve motivo plausível", disse.

Aribé ressaltou que teve apoio da bancada de situação na primeira discussão do chamado PL da Acessibilidade. "Nós tivemos apoio de toda a bancada na primeira discussão, bancada esta que estava sendo liderada pelo vereador Renilson Félix em decorrência da viagem de Manoel Marcos, e agora ele nos pede um adiamento. O PL passou pela Comissão de Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, da qual Manoel Marcos faz parte, sem nenhum tipo de interferência. Não há motivos para o pedido de adiamento", destacou o Aribé.

Da Assessoria
Foto: Andressa Barreto


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/06
00:57

"A saúde não está na pauta da disputa política. É hora de unir forças", diz Max Prejuízo

"A saúde não pode estar na pauta da disputa política. Chegou a hora das forças políticas do Estado de Sergipe se unirem pela saúde de nossa cidade. Quero propor a Jackson Barreto que, da mesma forma que ele foi buscar reforços para o Forró Caju, unindo forças com a prefeitura, que se unam para pedir reforços pela saúde de nossa cidade", disse o vereador Max Prejuízo (PSB), na tarde desta quarta-feira, 12/6, durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Preocupado com a situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), o parlamentar entende que é necessária a união de todos, governos municipal, estadual e federal, para tirar a saúde da situação de caos em que se encontra e diz que o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB) tem um papel importante nessa união.

"Chegou a hora, inclusive do PT, dar o exemplo através do seu presidente Rogério Carvalho. Todos sabemos da influência que ele tem no Ministério da saúde e se omitir é prejudicar o povo aracajuano. É preciso que todos compreendam a saúde como prioridade e fazer o mesmo que se fez indo ao Ministério do Turismo buscar recursos para a festa junina", argumentou o vereador.

Da Assessoria
Foto: Andressa Barreto


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/06
00:56

Renílson declara apoio a AL

O vereador Renílson Félix (DEM) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta, 12/6, para opinar sobre a escolha da Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE).

Para o parlamentar, o candidato que perdeu, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas tem que se conformar com a eleição da deputada estadual Suzana Azevedo. “Essa vaga é da Assembleia, ganha quem tem mais voto”, ressaltou.

Renilson lembrou que a primeira votação, em outubro do ano passado, na qual Suzana ganhou, foi questionada na Justiça. No novo embate, a deputada Suzana ganhou novamente e mais uma vez, Belivaldo recorreu ao Poder Judiciário. 

Da CMA
Foto: Andressa Barreto 
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
13/06
00:54

Ivaldo lamenta falta de estrutura no Projeto Tamar em Pirambu

A falta de estrutura e a dificuldade de acesso a reserva biológica do Projeto Tamar localizado no município de Pirambu, foi mais uma vez tema de discurso do vereador Ivaldo José (PSD) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sessão desta quarta-feira, 12/6.
 
O parlamentar lembrou que o local está em péssimas condições e não dispõe de funcionários suficientes para atender os turistas que visitam o empreendimento. Ivaldo destacou que se sente na obrigação de chamar a atenção para o assunto, pois a capital sergipana é a porta de entrada para o turismo no estado.

“A direção do local me informou que o local tem poucos funcionários e que por causa disso, as visitas passaram a ser feitas por agendamento, o que dificulta a visita de pessoas que moram fora do estado. Além disso, eles não recebem nenhuma ajuda da prefeitura de Pirambu”, ressaltou.

Da CMA
Foto: Andressa Barreto 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
12/06
21:07

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

 

Pirambu - Zeca diz que vereadores atrapalham administração

O deputado Zeca da Silva (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia para falar da atual situação de Pirambu. Ele lamentou o comportamento da maioria dos vereadores do município que engessam os trabalhos do prefeito Élio Martins. Segundo o parlamentar, a prefeitura tem verba suficiente para desenvolver os trabalhos que o município precisa, mas os vereadores não estão dando o apoio necessário. "Ao contrário. Prejudicam não apenas um setor, mas toda a sociedade", afirmou. O impasse está relacionado ao orçamento do município. O prefeito Hélio Martins pleiteou o remanejamento de 80%, como ocorrido na gestão anterior, mas os vereadores da oposição, em maioria, rejeitaram. "Agora, Hélio Martins tem autorizado apenas 30% do orçamento para realizar todas as necessidades do município. E dentro de 60 dias ele terá que pleitear mais 30%. Está faltando bom senso entre os vereadores e responsabilidade com a população pirambuense", conclui.


Sergipe integrará o Programa Brasil Mais Seguro
e receberá R$ 40 milhões


O Estado de Sergipe contará com mais recursos federais e intervenções executadas em parceria com o Governo Federal no combate à criminalidade e à violência, a partir do segundo semestre deste ano. A adesão ao programa Brasil Mais Seguro foi acertada na manhã desta quinta-feira, 13, durante audiência entre o governador em exercício Jackson Barreto, secretários de Estado de Segurança e de Justiça e a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Cátia Simone Gonçalves. Sergipe será o quarto estado nordestino a associar-se ao Programa e poderá receber um aporte financeiro de R$ 40 milhões. O Brasil Mais Seguro integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).


Professores acatam proposta do governo e suspendem greve


Os professores da rede estadual de Sergipe acataram a contraproposta apresentada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, e decidiram suspender a greve deflagrada desde o dia 3 de junho. A assembleia foi realizada na tarde desta quarta-feira, 12, no Instituto Histórico e Geográfico. O governo ofereceu o reajuste de 7,97% (como reposição do piso) para toda a categoria, a partir do mês de setembro. A contraproposta foi apresentada no início da tarde de terça-feira, 11, pelo secretário de Estado da Casa Civil, Silvio Santos, atendendo à solicitação do governador em exercício. O encontro ocorreu no Palácio dos Despachos. No sábado passado, 8, o Sindicato dos Professores (Sintese) se reuniu com o Jackson Barreto e a equipe econômica do governo, quando foram debatidas as reivindicações da categoria. De acordo com Silvio Santos, diante das dificuldades inerentes ao limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em relação às despesas com pessoal, onde o estado de Sergipe já atingiu o chamado limite prudencial, o Governo do Estado buscou a alternativa de oferecer o reajuste a partir do mês de setembro.

Mantém críticas - O vereador Agamenon Sobral (PP) voltou a criticar os professores da rede estadual de ensino que estiveram em greve por 10 dias. Ele ocupou a Tribuna na tarde desta quarta-feira, 12/6 para contestar a paralisação e defender à volta as aulas de imediato. “Essa situação só prejudica os alunos. Com estas constantes greves, o Estado não possui mais calendário letivo definido”, disse ele. O parlamentar afirma que não é contra a luta dos professores pela implantação do piso salarial, mas garante que cruzar os braços não vai resolver o impasse com o governo. “Nessa queda de braço quem fica no prejuízo são os alunos”, reforça ele.


Juiz Ruy Pinheiro é promovido a Desembargador do TJSE


O Juiz de Direito Ruy Pinheiro da Silva, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, na vaga deixada pelo Desembargador Netônio Machado, que se aposentou no mês passado. A posse está marcada para o dia 19 de junho, próxima quarta-feira, às 17 horas, no auditório do Palácio da Justiça, na Praça Fausto Cardoso. Pinheiro concluiu o curso de Direito em 1976, pela Universidade Federal de Sergipe e foi aprovado em concurso público, assumiu o cargo de Juiz de Direito no TJSE em 31 de julho de 1980, tendo sido nomeado para a Comarca de Itabaianinha. Em outubro de 1989, foi removido para a Comarca de Frei Paulo e em 1991 para Aracaju, para o 2º Juizado de Pequenas Causas. Em junho de 1992, foi promovido, por antiguidade, para a 9ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju de 2ª Entrância, transformada para 2ª Vara Criminal através da Lei Complementar nº 84, de 27 de maio de 2003. Foi membro, como suplente,d a Turma Recursal dos Juizados Especiais Criminais da Comarca de Aracaju, tendo assumido a Presidência, no dia 20 de março de 2002, por 90 dias. Em fevereiro de 2005, foi designado para exercer as funções de Juiz Corregedor da Justiça do Estado de Sergipe, cargo que ocupou até novembro de 2007. Compôs a Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado de Sergipe (Ceja/SE), na qualidade de presidente, em 2006. Já em 2010, foi designado para compor a 1ª Turma Recursal do Estado de Sergipe, como 1o suplente.


Jackson Barreto reúne-se com o procurador-geral do Ministério Público Estadual

 
 


Atendendo um pleito dos sindicatos dos servidores estaduais, o governador em exercício, Jackson Barreto, reuniu-se com o procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Orlando Rochadel, para debater o déficit previdenciário da folha de pagamento do Executivo. O MPE foi a primeira Instituição a tomar conhecimento da reivindicação dos trabalhadores da administração estadual que reivindicam que cada instituição (MPE, Tribunal de Contas do Estado) e os poderes Legislativo e Judiciário assumam o pagamento da folha dos seus respectivos aposentados. Jackson se comprometeu, em

audiência com Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), realizada no último sábado, dia 8, realizar essas conversas. “O procurador geral do Ministério Público Estadual, Orlando Rochadel, informou que o órgão está disposto a contribuir com o Governo do Estado. “O MPE não se furtará de participar desse movimento de adequação fiscal. Essa visita do governador em exercício é muito bem-vinda porque é uma visita de gestores preocup


Presidente da OAB-SE acompanhará instalação de novos tribunais


O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, foi nomeado pelo Conselho Federal da OAB, pela portaria 189/2013, para ser membro da Comissão Especial de Acompanhamento da Instalação dos novos Tribunais Regionais Federais (TRFs). Carlos Augusto participou das comemorações aos 25 anos da Constituição Brasileira, promovido pelo Conselho Federal com o tema: 25 anos da Constituição brasileira – uma homenagem da advocacia e também esteve reunido com o ministro Luiz Fux para discutir o funcionamento dos fóruns e tribunais em expediente integral (ADI 4598 - STF), suscitado em debate promovido no Colégio de Presidentes da OAB, realizado em Belém nos dias 16 e 17 de maio.


Em frente ao MP, ato contra a impunidade



Nesta quinta-feira, 13, às 9h, será realizado um ato pacifico em frente a sede do Ministério Público clamando para que a impunidade não se faça presente diante da tragédia do último domingo , 9, (batida de carros que resultou na morte de dois jovens na Av. José Sarney). O acidente vitimou
Samuel Medeiros, Felipe Lemos e Klaudia.


Justiça autoriza desbloqueios e parcelamento de dívidas em General Maynard

 

 
 

 

 
 

 

 


Em reunião ocorrida ontem, dia 11, no município de Rosário do Catete, a Justiça autorizou o desbloqueio de 40% das receitas em General Maynard para o pagamento de dívida relativa ao mês de dezembro de 2012. A decisão foi tomada pelo juiz Daniel Leite da Silva. Cerca de R$ 200 mil reais serão divididos em oito parcelas, a serem pagas por cada secretaria. Na reunião, estiveram presentes o prefeito da cidade, Miraldo Silva (PSD), dona Lídia, presidente do Sindismas- Sindicato dos Servidores municipais, o advogado do Sindicato, Dênis Rangel e o procurador municipal de General Maynard. O prefeito de General Maynard aguarda o parcelamento de novas dívidas que estarão chegando a partir nos próximos meses. Outra dívida é referente ao não pagamento de banda contratada pelo ex-prefeito Evangelista para a festa da padroeira, realizada no primeiro trimestre da administração anterior, em 2008, estimada em R$ 253,00 mil reais.

 


Quatro municípios receberão apoio para desenvolver pecuária leiteira


Produtores rurais que se dedicam à pecuária leiteira em quatro municípios sergipanos passarão a ser beneficiados pelo projeto Balde Cheio, uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae em Sergipe que busca viabilizar economicamente as pequenas unidades produtoras de leite, incorporando novas tecnologias, reduzindo custos e elevando a produtividade por área e animal. A formalização da parceria com os secretários de Agricultura de Riachão do Dantas, Boquim, Itabaianinha e Lagarto aconteceu durante o XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Parnamirim (RN). Pelo acordo, serão instaladas unidades demonstrativas para aplicação da metodologia do programa em cada uma das cidades. Inicialmente, a iniciativa beneficiará 100 produtores rurais .

 


Sergipanos internados no Sírio Libanês passam bem

 

 

 

 

 
 


O governador Marcelo Déda, o prefeito de Aracaju João Alves Filho e o secretário de Estado da Fazenda João Andrade, que estão internados em tratamento de saúde no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), passam bem, conforme informações de parentes e amigos que acompanham diariamente as informações médicas. Déda conseguiu recuperar um pouco do peso pedido por causa do câncer. João Alves poderá ter alta médica nesta quinta-feira, mas somente deve retornar a Sergipe na segunda ou terça-feira próxima. Ele retirou um tumor benígno do intestino. João Andrade, que fez cirurgia de diverticulite, não tem previsão de alta, mas está bem e conversando alguns amigos que estão em Sergipe via e-mail.


Prefeito em exercício, José Carlos Machado, é recebido pelo ministro dos Esportes em Brasília


O prefeito de Aracaju em exercício, José Carlos Machado, e o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, foram recebidos em audiência pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo nesta quarta-feira, 12, em Brasília. O encontro, intermediado e acompanhado pelo senador Eduardo Amorim, aconteceu em Brasília. No início da reunião, o ministro relembrou o tempo em que foi colega, na Câmara Federal, de José Carlos Machado. Aldo Rebelo destacou também o apreço pelo prefeito João Alves Filho e pela senadora Maria do Carmo Alves. Durante a reunião, foram apresentadas ao ministro propostas para intensificar o investimento no esporte em Aracaju. Um dos projetos é a construção de três Vilas Olímpicas na capital sergipana. Após a reunião, Machado se mostrou otimista diante da receptividade do ministro Aldo Rebelo. "O encontro foi bastante proveitoso, e estou convencido de que pelo menos um dos projetos será aprovado. Tenho esperança de que até o final do ano outros dois também serão", disse o prefeito em exercício. Todos os projetos estão tecnicamente aprovados. O ministro ressaltou ter em mãos cerca de 590 propostas com a mesma finalidade para todo o país, mas o Ministério só possui condições de financiar 250.


"Aceito debater com Rogério Carvalho onde ele quiser", diz Mendonça


“Eu aceito debater qualquer tema com o deputado Rogério Carvalho onde ele quiser, seja no mercado municipal, na feira livre, no meio da rua, em rádio, tv e até no Batistão, diante das torcidas do Sergipe do Confiança. Ele escolha o local e eu irei”. O comentário é do deputado federal Mendonça Prado (DEM). Ele acrescentou que não vê necessidade de mediador, pois essas conversas ocorrem diariamente no rádio sergipano sem problemas. “Eu só falo mais forte quando sou provocado”, explicou. Mendonça e Carvalho estão se desentendendo publicamente desde a semana passada por conta da crise na Saúde de Aracaju e do Estado. O Demista responsabiliza o petista, que critica a adoção de Organizações Sociais na Saúde da Prefeitura da capital, que seria, ao seu ver, “privatização”.


ANP vai leiloar áreas de produção de petróleo de Sergipe-Alagoas


Cerca de 250 unidades de exploração devem ser leiloadas na 12ª rodada de licitações de blocos exploratórios, nos dias 28 e 29 de novembro deste ano, incluindo Sergipe e Alagoas, conforme a Superintendência de Promoções e Licitações da Agência Nacional do Petróleo. O número de blocos e a realização da rodada, entretanto, ainda dependem de autorização do Conselho Nacional de Política Econômica (CNPE), prevista para o fim do mês. Serão leiloadas áreas, com potencial para gás natural em terra, nas bacias do Acre, Parecis, Paraná, Parnaíba, Sergipe-Alagoas, Recôncavo e São Francisco. O pré-edital da rodada, que será sob regime de concessão, deve sair até o fim de julho. A ANP não tem ainda previsão de quanto cada bloco pode arrecadar com bônus, valor calculado com base em informações como volume de dados existentes para cada área, futuras descobertas, infraestrutura para escoar a produção e atratividade geológica.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
12/06
20:05

Vinícius Porto destaca ação de vice-prefeito contra taxas de terrenos da marinha

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto (DEM) usou a Tribuna na tarde desta quarta-feira, 12/6 para parabenizar a determinação do vice-prefeito da capital, José Carlos Machado na luta contra a Taxa de Ocupação e Foro, cobrada aos proprietários dos chamados Terrenos de Marinha.

O vereador também destacou a decisão do juiz Edmilson Pimenta da 3ª Vara da Justiça Federal, que concedeu liminar favorável a uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão do pagamento do imposto relativo ao exercício de 2013, estabelecendo como parâmetro de reajuste o Índice Nacional de Preço ao Consumidor - INPC.

A medida judicial abrange a cerca de 20 mil famílias na capital que já haviam sido notificadas de que deviam à União. De acordo com Vinícius Porto, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) reajustou as taxas de foro e ocupação de imóveis localizados em terrenos de marinha em percentuais que chegavam a 400%%. “A atualização teve por base valores de mercado. São percentuais exorbitantes e absurdos que surpreendeu muitos proprietários de imóveis”, ressalta o parlamentar.

Vinícius Porto lembra que em 2011 foi realizada uma ação conjunta que anulou uma pretensão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) de elevar as taxas dos terrenos de Marinha, que naquela época chegavam a até 1.500%. Agora a SPU tenta aplicar reajustes que superam os 100%. “São taxas que fogem a realidade do povo aracajuano. Vale destacar que a luta contra essa taxa abusiva começou em Aracaju e ecoou para outras capitais brasileiras que enfrentam o mesmo problema”, disse.

Vinícius Porto também destaca que Lei que estabelece o território da Marinha foi estabelecida em 1946 e que, de lá para cá, muita coisa mudou, o que exige uma reorientação das normas vigentes. "São quase 70 anos que essa Lei vigora. o conceito de terreno de marinha é ultrapassado e sem benefícios para a sociedade” reforça.

São considerados terrenos de marinha toda a faixa distante 33 metros da água do mar, de acordo com medidas das médias das marés realizadas em 1831. Em algumas cidades brasileiras, ruas inteiras se encontram em áreas que foram aterradas e, assim, são terrenos de marinha e seus ocupantes são obrigados a pagar as taxas anuais e, nas vendas, desembolsam laudêmio de 5% sobre o valor do negócio. O pagamento é feito à Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

O presidente da CMA também traz à tona o destino dos recursos adquiridos com a cobrança da taxa pela SPU. “ Qual o retorno dessas taxas em termos de benefícios para a sociedade? Nenhuma. É um órgão que só existe para cobrar laudêmio”, garante Vinícius Porto. 

Da assessoria



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos