11/06
22:09

Anderson destaca reunião de servidores do Detran com governador

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta terça-feira, 11/6, para destacar reunião dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) e o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), realizada na tarde dessa segunda-feira, 10/6. Segundo o parlamentar, o encontro foi para tratar do reajuste dos funcionários do órgão que estão parados desde o dia 3 deste mês.

“Não podemos aceitar que a classe, que proporciona a segunda melhor arrecadação do Estado, possa continuar desvalorizada”, apontou o vereador. De acordo com Anderson, o governador se mostrou sensível aos problemas da categoria e afirmou que vai estudar o tema e nos dará uma resposta na próxima quinta-feira”, afirmou.

O vereador lembrou que Jackson disse que o Estado está próximo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR), o que foi questionado pelo parlamentar. “Se for sempre usar essa desculpa, nenhum servidor vai ter reajuste salarial”, frisou. Anderson ressaltou que a luta da categoria é justa e deve ser revista pelo Governo. “Servidor não faz greve porque quer, mas porque é necessário”, assegurou.

“Espero que o governador se sensibilize e tente buscar soluções cabíveis para diminuir esse constrangimento que a população vem sofrendo com a paralisação do Detran. Fica aqui, o meu apelo para que se tome atitude e proporcione melhores condições de trabalho aos servidores do órgão”, disse.

Da Assessoria
Foto: Heribaldo Martins 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
11/06
12:49

Jackson Barreto assina ordem de serviço para reforma do Batistão


A previsão é de que a obra seja concluída em 15 meses

“Uma vitória histórica dos desportistas sergipanos e um compromisso do governador Marcelo Déda, com apoio de toda a equipe de governo”. Assim o governador em exercício, Jackson Barreto definiu a importância da concretização da reforma do estádio Lourival Baptista, o Batistão, cuja ordem de serviço foi assinada na manhã desta terça-feira, 11, nas instalações da própria praça esportiva. Fruto de um investimento de R$ 15,5 milhões, as intervenções obedecerão duas etapas, elevando a capacidade do estádio para 14.500 pessoas sentadas e toda a estrutura de segurança e funcionalidade obedecendo aos padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A previsão é de que a obra seja concluída em 15 meses.

De acordo com o governador em exercício, os recursos para a obra, oriundos do Ministério dos Esportes (cerca de 90%) são fruto de uma emenda do deputado federal Valadares Filho, com a contrapartida do Governo do Estado.

“Vamos buscar oferecer uma praça de esportes à altura do povo sergipano, valorizando todos os profissionais e amantes do esporte em Sergipe. Esta é uma realização que marca definitivamente o compromisso do governador Marcelo Déda com a transformação do panorama do esporte sergipano que já reformou diversos estádios, ginásios e construiu o maior número de quadras esportivas já visto no interior sergipano, beneficiando o esporte profissional, amador e comunitário”, contextualizou o governador em exercício, recordando as reformas do estádio Francão, em Estância, do Presidente Médici, em Itabaiana; do estádio Governador Valadares, em Maruim, além de outros estádios revitalizados nesta administração.

O governador em exercício também relembrou da época em que o Batistão foi inaugurado, julho de 1969, onde a população aracajuana entoava o hino do Batistão e comemorava por receber uma obra que marca a história da cidade. “Desta vez, também com muita alegria, vamos renovar a emoção de entregar à população um dos melhores estádios do Nordeste e de todo o país, à altura de receber as melhores seleções do mundo. Esta é a transformação dos sonhos dos desportistas sergipanos em realidade. Devemos isso ao ímpeto e compromisso do governador Marcelo Déda”, frisou Jackson Barreto.

Especificações 

Todo o projeto e as intervenções pretendidas foram explicadas em detalhe pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa. “Todo o projeto contempla as normas recomendadas pela Fifa e as mais recentes orientações que visam oferecer segurança, comodidade e acessibilidade a idosos, portadores de necessidades especiais e todo o público que frequentar esta arena esportiva”, pontuou o secretário durante a exposição.

Na primeira etapa, conforme explicação do secretário, será realizada a intervenção na estrutura física, com a instalação de três novos degraus de arquibancada, instalação de alambrado de vidro temperado, melhorando a segurança e visibilidade do campo, novas cadeiras em todo o estádio (já que todo o público ficará sentado), novo gramado e novos sistemas de drenagem e irrigação.

“Na segunda fase, implantaremos a nova iluminação do campo e de toda a área externa, com efeito luminotécnico a partir de uma iluminação criativa que será implantada em toda a parte externa”, explicou o secretário.

A partir da ampliação da arquibancada, a capacidade que hoje beira os 12 mil lugares, passará para 14.500 lugares com assento, além de novos pórticos de entrada na rua Cedro, novas instalações para jogadores, imprensa e polícia, ao nível do gramado, novo estacionamento, incluindo vagas para motos, nova bilheteria, dois novos vestiários para juízes, que contarão também com um túnel direcionado ao gramado, novo sistema de prevenção de incêndios, além de duas casas de lixo e um novo placar eletrônico (full color) de 6x4 metros.

Realização

Segundo o presidente da Federação Sergipana de Futebol, José Carivaldo de Souza, esta obra representa um sonho de décadas de todos os envolvidos com o futebol em Sergipe. “Este é um dos momentos mais emocionantes dos meus 50 anos dedicados ao futebol. Quero fazer um agradecimento especial ao governador Marcelo Déda, que nunca se furtou a ajudar o futebol sergipano. Agora fica mais viável a realização do meu grande sonho que é encerrar a minha carreira como dirigente trazendo a seleção brasileira para jogar em Sergipe”, revelou Carivaldo.

Já o secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, reforçou a importância dos investimentos realizados durante este governo no esporte ao convidar as ginastas que integram a Seleção Brasileira de Ginástica Artística, sediadas em Sergipe, a postarem-se diante do público presente para receber uma salva de palmas pela medalha de ouro conquistada no Panamericano de Guadalajara, no México, em 2011, e pela medalha de bronze conquistada no Mundial realizado em março de 2013, na Bélgica.

“Estas garotas são a prova de que a capital dos esportes no Brasil é Aracaju. Esta conquista ficará marcada em nossa história, pois esse estádio é um templo do esporte sergipano. É emocionante ver as lágrimas dos servidores que trabalham aqui há mais de 30 anos num dia como esse e essa é mais uma conquista que se soma ao trabalho revolucionário que promoveu a instalação de escolas de esportes no bairro Santa Maria, no Santos Dumont e no interior do estado”, declarou Pimentel, descrevendo as realizações da sua pasta, incluindo a primeira escola de esportes integrada do país.

“Esse gramado histórico do Batistão, onde Pelé já pisou, vai continuar fazendo história, já que uma parte vai para o campo lá da escolinha do Santa Maria, e outra parte vai para a escola de esportes que o governo vai inaugurar no município de Malhador”, revelou o secretário, ao saudar os presentes.

Presenças

Prestigiaram a concorrida solenidade os deputados federais Valadares Filho, Márcio Macêdo e Fábio Reis, os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Conceição Vieira, Ana Lúcia Menezes e José Guimarães, os vereadores da capital, Emanoel Nascimento, Robson Viana e Jailton Santana, diversos secretários de Estado, prefeitos, presidentes de diversas federações esportivas, atletas e dirigentes de diversas entidades, membros da administração estadual e representantes da imprensa.

Da Assessoria
Fotos: Wellington Barreto/ASN


Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/06
08:32

Destaques esportivos da TV desta terça-feira

 8h - Coreia do Sul x Uzbequistão, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV 2

9h50 - World Challenge de Moscou, atletismo, Bandsports

11h30 - Iraque x Japão, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV 2

12h30 - Torneio de Halle, tênis, ESPN +

14h - Belarus x Finlândia, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV 3

14h15 - Suécia x Ilhas Faröe, eliminatórias para a Copa-2014, SporTV 2

15h15 - Dinamarca x Armênia, eliminatórias para a Copa-2014, ESPN

15h45 - Itália x Haiti, amistoso, SporTV

19h30 - Sport x Bragantino, Série B, SporTV 2

21h - México x Costa Rica, eliminatórias para a Copa-2014, Bandsports, ESPN + e SporTV 3

21h - Espanha x Irlanda, amistoso, ESPN Brasil

21h50 - América-RN x Palmeiras, Série B, SporTV

22h - San Antonio Spurs x Miami Heat, NBA (finais), ESPN
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
11/06
06:21

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Robin volta a atacar na noite de Aracaju

Lembra de Robin? Aquele candidato a cargo eletivo que todo ano está nas ruas de Aracaju vestido como o personagem Robin, o amigo do Batman. Pois bem, ele já está em campanha e visitando bares e restaurantes da cidade. Principalmente à noite. Ele pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal pelo PSDB e acha que dessa vez chega lá.


Juízes de SE terão reposição de auxílio alimentação



A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que garantiu a volta do pagamento do auxílio alimentação aos juízes brasileiros, vbai permitir que os magistrados de Sergipe recebam em seus salários, além do valor mensal, R$ 710 por 10 anos, período em que ficou suspenso o benefício no Estado. O plenário do CNJ aprovou a retomada do benefício por 8 votos a 5.


Robson Viana causa desconforto aos governistas

 


A iniciativa do vereador Robson Viana (PMDB) de insinuar para o prefeito João Alves Filho (DEM) a necessidade de uma aproximação política dele com o vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), para a formalização de aliança política para o pleito de 2014 tem causado mal estar entre os governistas. Os petistas, entre os quais alguns secretários, não gostaram do avançar do sinal pelo parlamentar municipalista e avaliam essas conversações como “um ato de desrespeito ao governador Marcelo Déda, que está doente em São Paulo e deseja ser om candidato do bloco ao Senado”. Robson já disse que deseja ver Jackson e João no mesmo palanque em 2014 e que, independentemente das vontades de “A” ou “B” vai continuar puxando o assunto com o prefeito e deseja até marcar o encontro do vice-governador com João.

Consumo de energia cresce em Sergipe – Veja os fatores


Uma tabela elaborada pela Diretoria Corporativa de Mercado de Energia da Energisa mostra o crescimento do consumo Residencial, em Sergipe, nos meses Março e Abril de 2013 em relação ao mesmo período de 2012:

Ano Março Abril Total

2012 74.388 74.826 149.214

2013 81.054 83.764 164.817

Crescimento 9,0% 11,9% 10,5%

Esse crescimento deve ser atribuído a vários fatores, tais como temperatura (sensação térmica mais elevada), índices pluviométricos mais baixos que em 2012 e fatores econômicos (aumento da renda proporcionando maior aquisição de eletrodomésticos, por exemplo).


Belivaldo recorre do resultado da disputa por cadeira no TCE

 

 

 


O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, ingressou ontem em juízo com um mandado de segurança visando a anulação da eleição realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe e terminou com a vitória da deputada estadual Susana Azevedo. Susana obteve os 13 votos necessários para a indicação ao Tribunal de Conta do Estado (TCE) e Belivaldo nenhum voto, pois a bancada governista se retirou do plenário por discordar do encaminhamento do processo. Chagas defende a realização de eleição direta, mas com voto em aberto, como era a norma da Casa. Mas os votos não foram declarados abertamente pelos parlamentares.


CNM em parceria com a AMURCES e AMBARCO lança em SE o Projeto Experiência Municipal 2013


A Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (AMURCES), a Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO), entidades interessadas em promover a troca de conhecimentos com os gestores locais, lançaram o Projeto Experiência Municipal 2013, evento que contou com mais de 40 participantes.Prefeitos como José Antônio Silva Aves (Pedrinhas), João José de Carvalho Neto (Pedra Mole), e outros, além de assessores e secretários municipais também prestigiaram o evento. O Projeto Experiência Municipal nasceu com o objetivo de levantar dados e verificar, diretamente nos Municípios, a contrapartida financeira nos principais programas do governo federal nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, assim como identificar as ações praticadas pelos entes locais, mas que não são de sua competência, com o diagnóstico de que todos os programas federais já analisados em outros Estados são subfinanciados. Os resultados também revelaram que os Municípios comprometem mais de 10% da sua Receita Corrente Líquida com despesas que deveriam ser custeadas pelos outros entes (Estados e União) ou com a complementação financeira de programas de iniciativa destes. Além dos impactos financeiros nefastos, arcar com competências da União e dos Estados influencia diretamente na porcentagem de gastos com pessoal, resultando, muitas vezes, em extrapolar o limite estabelecido pela LRF.


Jackson Barreto recebe servidores do Detran e analisa proposta de reajuste


O governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu nesta segunda-feira,10, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sindetran) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) para debater um possível reajuste salarial dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe. Durante o encontro, ficou definida uma audiência com representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para analisar uma forma de benefício salarial que não comprometa o limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A reunião está marcada para a próxima quinta-feira, 13. “Recebemos a diretoria do Sindetran, acompanhado do presidente do Detran, Bosco Costa, e explicamos a situação financeira do Estado. Estamos no limite prudencial e no momento não podemos garantir reajuste salarial. Entendemos a reivindicação da categoria, uma reivindicação justa, diante do comparativo salarial com Detrans de outros estados brasileiros e nos comprometemos a nos reunir, na próxima quinta-feira com a Procuradoria Geral do Estado para estudarmos uma forma de melhorar a renda do servidor do Detran”, afirma Jackson Barreto. Em greve há oito dias, os servidores do Detran reivindicam gratificação salarial de 150% em cima do salário base da categoria, o que daria o valor de R$932 a mais no contracheque.


Rogério Carvalho: Aceito debater com Mendonça, mas com um mediador e regras claras


O deputado federal Rogério Carvalho (PT), que sido criticado pelo também deputado federal Mendonça Prado (DEM) por conta de sua administração como secretário da Saúde de Aracaju e do Estado de Sergipe, disse ao blog que aceita discutir com o Demista, em espaço público, no rádio ou na TV, desde que todo o encaminhamento tenha um mediador e regras claras. “Como ele (Mendonça) quer ficar no rádio xingando, propagando boatos e sem permitir que o interlocutor fale, não é correto e não aceito esse jogo. Não vou entrar no jogo da baixaria. Mendonça desafiou Rogério na semana passada e o chamou de “coveiro-mor” da saúde em Aracaju e em Sergipe. Rogério vem criticando a política de saúde da Prefeitura de Aracaju, que será comandada por Organizações Sociais, e tem dito que o demista João Alves Filho quer privatizar a saúde.


Vera, do PSTU-SE questionará em rede nacional os leilões do petróleo brasileiro

Será exibido nesta terça-feira, em cadeia nacional, o programa semestral do PSTU. O programa vai ao ar às 20h30 na televisão e, às 20h, será veiculado nas emissoras de rádio. Em meio aos preparativos para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o PSTU dedicará o seu programa semestral para dizer: vamos torcer pela seleção, mas também por um país justo e soberano. O programa denunciará as privatizações que estão sendo realizadas pelo governo do PT. “Você sabe o que estão privatizando aos poucos a Petrobrás? O governo do PSDB acabou com o monopólio estatal do petróleo e leiloou os primeiros poços para as multinacionais que passaram a ser donas de parte do petróleo brasileiro. Infelizmente Lula e Dilma estão fazendo a mesma coisa. Já fizeram seis leilões e em outubro vão começar a leiloar também o pré-sal”, lamenta Vera Lúcia.


Sabe produzirá água mineral e sucos em Sergipe


Instalada no município de Muribeca, a indústria Sabe Alimentos, está se preparando para colocar no mercado água mineral e sucos de frutas regionais. Originalmente, a empresa, que é uma das mais modernas do Brasil, foi programada para a industrialização de leite e seus derivados.


CTB/SE promove 1º Congresso Estadual da entidade


Avançar nas mudanças com valorização do trabalho. Esse é o tema central do 1º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE) que acontece a partir desta sexta-feira, 14, às 18h, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe. A estimativa da direção da entidade é que 200 trabalhadores do campo e da cidade participem do encontro. A professora Celina Areas, secretária de Formação e Cultura da CTB Nacional, já confirmou presença no Congresso da central sindical. Para Edival Góes, presidente da CTB/SE, o congresso será marcado pelo sentimento de consolidação da Central que mais cresce em Sergipe e no Brasil. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE - revelam isso. Em 2008, haviam 144 sindicatos filiados à CTB e, em 2012, já somavam 565. "Nós estamos convencidos de que temos espaço para crescer muito mais ainda", ressalta.


Sergipe: Preço da gasolina subiu 6,26% em maio


A análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, apontou que o preço médio da gasolina vendida no estado avançou 6,26% em maio deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado. O preço médio pelo litro do combustível ficou em R$ 2,903. Entre abril e maio deste ano, verificou-se uma queda de 0,58% no preço. Para o etanol, o preço médio pelo litro foi de R$ 2,513, com avanço de 9,8% ante maio do ano passado, além de registrar incremento de 1,37% sobre abril último. O GNV marcou preço médio de R$ 1,896, pelo metro cúbico, avançando 1,99% e 0,58% no comparativo anual (maio/2012) e mensal (abril/2013), respectivamente.


Veja a situação do diesel e do GLP no Estado


Já o óleo diesel comercializado no estado registrou preço médio pelo litro de R$ 2,368. O preço foi 14,29% maior que o praticado em maio do ano passado. Entre o quarto e quinto mês deste ano, observou-se alta de 0,55% no preço desse combustível. O GLP, ou gás de cozinha, registrou preço médio de R$ 38,02 por 13 Kg, com alta de 3,51% sobre maio de 2012. No comparativo mensal (abril/2013), o preço do GLP sofreu leve recuo de 0, 26%.


Repasses Federais para Sergipe em maio de 2013


Com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a análise do Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, indicou que o repasse do FPE (Fundo de Participação dos Estados) para Sergipe chegou a R$ 230,3 milhões, em maio deste ano, apresentando crescimento de 10,2% ante o mesmo mês do ano passado. Em relação a abril último, houve avanço de 43,7% no repasse.


Veja a situação do FPM e do Fundeb

 

 

 


O repasse total do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para o estado ficou em R$ 86,3 milhões, registrando avanço de 10% comparando-se a maio de 2012. Na análise mensal, verificou-se alta de 43,7% ante o quarto mês do ano. A transferência relativa ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o FUNDEB, registrou receita de R$ 52,1 milhões ao estado, mantendo-se, praticamente, estável em relação ao quinto mês do ano passado. Entre abril e maio deste ano, houve aumento de 40,8%. Todas as variações descritas não levam em consideração o efeito da inflação sobre as transferências.

 

SE sediará encontro nordestino da cadeia do leite


O Estado de Sergipe foi escolhido para sediar em 2014 o XII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel). A novidade foi anunciada na noite deste sábado, 8, pelo diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcante,durante o encerramento da décima primeira edição do evento, na cidade de Parnamirim (RN). É a segunda vez que os sergipanos organizarão o encontro. A primeira delas, em 2010, foi promovida no antigo Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju


Tem forró no Cabaré

Quem é chegado a um rala-rala ou a um arrasta pé não pode perder o III Forró do Cabaré de Quinta que acontece no próximo dia 13, dia de Santo Antônio, lá no Facebaar, na rua Joventina Alves, a partir das 20 horas. E como todo mundo quer uma parceira ou um parceiro, nada melhor do que buscar esse seu outro lado da moeda ou digamos assim, sua cara metade no Cabaré de Quinta. até porque, lá tem tudo de bom. O III Forró do Cabaré de Quinta que abre os festejos juninos do Aracaju o chamado esquenta do ForróCaju, tem entrada franca e esta braços abertos para receber todos os seus frequentadores e convidados.

Valadares Filho: Maria Mendonça deveria ir para o PSC

“Já que ela entende que o seu líder maior é o senador Eduardo Amoriom, a deputada deveria ir para o PSC e não continuar no PSB, partido que tem como líder o senador Antônio Carlos Valadares”. O comentário é do deputado federal Valadares Filho e foi feito no programa de George Magalhães sobre a possibilidade de a deputada Maria Mendonça deixar o PSB. Valadares Filho deixou claro que o PSB não tem a pretensão de perseguir ninguém, mas acha que já passou da hora de Maria sair do partido. “Ela deveria agir como fez o deputado estadual Adelson Barreto e procurar o seu rumo”, explicou. Maria teme se desfiliar do PSB e o partido buscar para si o mandato que ela dispõe hoje.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/06
20:29

Garibalde destaca ação da OAB contra terrenos de marinha

O deputado estadual Garibalde Mendonça disse nesta segunda-feira, 10.6, que foi acertada a decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em ingressar com ação contra a cobrança da taxa de marinha por parte da Superintendência de Patrimônio da Uniao (SPU). O deputado destacou a liminar que proíbe o reajuste aplicado na taxa. “Quero parabenizar o trabalho realizado pela OAB com relação aos aumentos abusivos dos terrenos de Marinha, acatados pela Justiça federal”, lembrou. 

Garibalde disse que a SPU começou a aumentar as taxas em até 500%, com alguns casos chegando a cobrar reajuste de 1000% em relação a anos anteriores. “O pagamento que vence hoje, dia 10, não é para ninguém pagar. Vão ter que baixar os índices, quem pagou terá que esperar a ação transitar em julgado para ver o ressarcimento”, comentou. O parlamentar disse que a SPU terá que emitir novos boletos para os aracajuanos. “Parabéns à OAB que combateu os abusos da SPU em relação aos terrenos de marinha”. 

Da Agência Alese
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
10/06
20:23

João Daniel recebe dirigentes nacionais do Sinpaf e declara apoio à campanha salarial


Em discurso feito no grande expediente da sessão desta segunda-feira, dia 10, o deputado João Daniel (PT) registrou a presença de uma comitiva de dirigentes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), que esteve hoje em seu gabinete e acompanhou parte da sessão na galeria da Casa. No grupo, o presidente nacional do Sinpaf, Vicente Almeida; e outros diretores como Vanderlei Severino, diretor nacional de Formação; Francisco Elias Ribeiro, diretor nacional de Ciência e Tecnologia; Samuel da Mata, diretor de Formação Sindical da Seção Sindical de Sergipe); Eduardo Oliveira, vice-presidente da Seção Sindical de Sergipe; Joel Lamoglia, presidente da Seção Sindical no Estado; e Luciana Lobato, assessora de Imprensa do Sinpaf.
 
O deputado registrou a importância da luta dos trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e afirmou que a Assembleia Legislativa tem sempre apoiado. “E foi, inclusive, de nossa autoria uma homenagem realizada há poucos dias aqui pelo aniversário da Embrapa em nível nacional”, revelou.
 
Segundo João Daniel, os trabalhadores dessas duas empresas estão em campanha nacional por melhores condições de trabalho e aumento real de salários, entre outras reivindicações. O parlamentar informou que em outra oportunidade fará um pronunciamento na tribuna da Assembleia  mais detalhado sobre essa questão, além de apresentar uma indicação pedindo a aprovação da Assembleia para pedir à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Agricultura que atendam a pauta de reivindicações.
 
O parlamentar disse que essas são duas empresas estratégicas e importantes para o Brasil. “A Embrapa é uma empresa reconhecida no mundo inteiro. A Codevasf, principalmente para a região Nordeste, tem um papel fundamental. Por isso queremos fazer mais que a defesa da empresa, a dos trabalhadores, dos técnicos, dos engenheiros, pesquisadores que são comprometidos com um projeto nacional da agricultura, em especial a pequena agricultura e a questão do campo no Brasil”, declarou. João Daniel agradeceu a presença dos dirigentes nacionais do Sinpaf e garantiu que podem contar com ele.
 
O deputado finalizou seu pronunciamento prestando sua solidariedade a todos os trabalhadores sergipanos que estão em greve. Ele disse que o governador Marcelo Déda que está licenciado e o vice-governador Jackson Barreto, no exercício da função, têm ouvido as reivindicações e espero que possam ouvir as categorias e ver a possibilidade de atender as justas reivindicações. “E confio que eles farão todo esforço no sentido de buscar uma solução”, concluiu.

Da Agência Alese
Foto: Noel Lino


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
10/06
20:20

Lançamento da programação de maio do Espaço Cultural acontece nesta terça


A partir das 18h30 desta terça-feira, dia 11, tem início a programação do mês de junho do Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, da Assembleia Legislativa. Para a abertura da programação cultural, a presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), convida parlamentares, autoridades, servidores da Assembleia, artistas e o público fiel que todos os meses prestigia a mostra artística e cultural.

Neste mês, estarão expostas aos visitantes as pinturas de Antônio Fernando, além da exposição das esculturas de Edu Maia. O hall da Assembleia Legislativa também receberá a exposição de fotos do repórter fotográfico, Édson Araújo.

A noite de festa da arte terá ainda como apresentação musical a banda Aquele Som. A mostra mensal é uma realização da Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, que tem como diretora a jornalista Sandra Cruzz, e tem curadoria da jornalista Ilma Fontes.

Da Agência Alese
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
10/06
20:19

Venâncio Fonseca: “JB tem a chance de priorizar os servidores”

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na tarde dessa segunda-feira (10), para questionar o não envio, por parte do governo do Estado, da proposta de reajuste salarial dos servidores públicos. O parlamentar lembrou que estamos na metade de Junho, quase no segundo semestre do ano, e a equipe econômica do governo não apresenta uma posição para os trabalhadores. Venâncio disse que o Executivo está sob o comando de Jackson Barreto (PMDB) e que ele tem a grande chance de priorizar o funcionalismo público.


Ao iniciar seu discurso, Venâncio destacou o pronunciamento feito no Pequeno Expediente, pelo também deputado Zeca da Silva (PSC), cobrando uma posição do governo para os servidores da Educação. O deputado disse que a categoria jamais imaginaria que iria sofrer tanto em um governo do Partido dos Trabalhadores. “Cobraram tanto dos governos passados. E quando chegam ao Poder fazem isso? A data base é em janeiro e já estamos na metade de Junho. E nada? Sem definição?”, questionou o líder da oposição.


Venâncio foi ainda mais longe e disse que o funcionalismo público, de uma forma geral, está anunciando suas paralisações. “É o Detran, os professores, grande parte dos agentes administrativos ligados ao Sintrase e muitos outros. Todo mundo esperando até agora uma posição deste governo e nada! Se não tem condições de anunciar um reajuste até agora é a prova que esse é um governo sem planejamento, desorganizado e sem projeto. Tem que dizer se pode conceder algo ou se não vai conceder nada. Agora dizer que ainda não tem os estudos completos neste período é assinar um atestado que não pode administrar nada”.


O deputado seguiu criticando o governo do Estado relatando que Sergipe atravessa uma realidade de caos total, com problemas críticos na Educação, Saúde e Segurança Pública. “Jackson Barreto assumiu o governo e tem desempenhado suas funções. Se tiver que inaugurar algo ou entregar algum benefício, ele está presente, mas que assuma o bônus do cargo e o ônus também. O servidor está passando dificuldades, sofrendo e esperando uma reposta dele. JB tem a grande chance de priorizar os servidores. Esse governo parece um barco a deriva, sem rumo”.


O parlamentar também contesta a justificativa dos governistas sobre o limite prudencial e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Venâncio voltou a defender cortes para enxergar a máquina administrativa. “Isso começa pelos CCs, pelos apadrinhados políticos. Tem secretaria nesse governo que a imprensa não sabe onde fica e nem o que produz. Tem mais secretarias no governo do menor Estado da Federação que o governo de São Paulo. Essa história de ficar conversando com as categorias, chegando já no segundo semestre, é preocupante. Ficam empurrando o problema para frente e o servidor não aguenta mais”, criticou, lembrando que o Plano de Cargos e Salários da Saúde e o Piso do Magistério foram promessas do governo que não estão sendo cumpridas.


Apartes – Vários deputados apartearam Venâncio Fonseca, como o Pastor Antônio (PSC), Zé Franco (PDT), Capitão Samuel (PSL), Gilson Andrade (PTC), além de Zeca da Silva. “Eu espero que o governo esteja esticando a corda com os servidores, mas depois anuncie alguma coisa. Espero que seja uma estratégia para, ao menos, dar o que pode. Pior vai ser se esticar a corda e não dar nada! Todo mundo já sabe a data base e as reivindicações das categorias. Todo ano é a mesma coisa! JB não é um novato na política, é um homem experiente e que conhece os trâmites. Ele chamou a responsabilidade para ele quando se reuniu com o Sintese e tem pela frente a grande chance de valorizar os servidores”.

(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos