07/06
14:35

Juiz federal suspende pagamento de imposto de terrenos de marinha em SE

O juiz federal Edmilson Pimenta concedeu liminar a uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão da cobrança da Taxa de Ocupação e Foro, cobradas aos proprietários dos chamados Terrenos de Marinha. Segundo a assessora Jurídica da OAB/SE, Alina Amazonas, a deliberação de impetrar a ação foi adotada após aprovação dos conselheiros da Ordem que estiveram reunidos no dia 26 do mês passado. Na ação a OAB/SE sugeriu que as cobranças sejam suspensas inicialmente sobre forma de liminar, e que tal posição seja confirmada definitivamente em sentença após conclusão do processo. O reajuste adotado em Sergipe varia de 400% a 1500% e o prazo de pagamento começaria na próxima segunda-feira Para conter esse abuso, a Ação Civil Pública da OAB/SE propõe que a base de cálculo para as cobranças passem a ser o Índice Nacional de Preço ao Consumidor - INPC. A luta contra a cobrança abusiva vinha sendo puxada no Estado pelo vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, e conta com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Porto.



Política
Com.: 4
Por Eugênio Nascimento
07/06
09:27

João Daniel destaca importância de curso de especialização em Residência Agrária iniciado ontem




Foto: Maria Odília, da Agência Alese

Click para ampliar

 

O deputado João Daniel (PT) registrou a realização da aula inaugural do curso de especialização Residência Agrária, ocorrida na quarta-feira, dia 5, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O parlamentar participou da solenidade, na qual estiveram presentes também o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, João Pedro Stedile, e a professora doutora Alexandrina Luz Conceição, do Núcleo de Pós-graduação em Geografia (NPGEO) da UFS, além do superintendente do Incra, Leonardo Góes.

 

Segundo o deputado, são 55 alunos participantes do curso de pós-graduação. João Daniel explicou que mais de 100 participaram da seleção, que consistiu em provas, defesas e entrevistas. “É um curso importantíssimo, realizado numa parceria entre o Incra, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), MST e UFS”, afirmou.

 

De acordo com o parlamentar, todos os alunos do curso de especialização são assentados ou filhos de assentados que já têm curso de nível superior. A maioria deles fez a graduação através dos cursos do Pronera, como Agronomia, História e Pedagogia. João Daniel informou que o curso de especialização Residência Agrária tem duração de dois anos, no qual eles terão aulas teóricas e práticas durante os finais de semana. “Como todos trabalham, durante a semana vão estudar e trabalhar e aos finais de semana verão a parte teórica com professores presenciais”, revelou.

 

João Daniel acrescentou que na especialização os alunos vão estudar, se aprofundar e pesquisar, principalmente, sobre a questão da agroecologia, agroindústria e assentamentos rurais. “A turma vai ajudar a construir um projeto a partir das experiências que já existem voltadas à área de agroecologia, à questão ambiental e de agroindústria e melhorar os assentamentos em todos os sentidos”, destacou.

 

Dos 55 alunos, 50 serão beneficiados com uma bolsa de estudos no valor de R$ 500 mensais para ajudar a custear o programa durante os dois anos de duração do curso. As aulas da especialização Residência Agrária serão ministradas por professores da UFS ligados às áreas de ciências agrárias, humanas e saúde. Elas serão distribuídas entre o próprio campus da universidade, o Centro de Formação “Canudos”, no Assentamento Quissamã, ambos em São Cristóvão, o campo experimental “Reserva Caju”, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no município de Itaporanga d’Ajuda, além de áreas de reforma agrária a serem definidas pela equipe pedagógica.

 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/06
09:24

Indicação de Ana cobra a construção de um reservatório de água em Itabaianinha

 Foto: Diário Sergipano
Click para ampliar

 

Itabaianinha está entre os municípios sergipanos que mais sofrem com a estiagem. Com a frequente ausência das chuvas e a falta de um reservatório que supra as necessidades da população, os danos são diversos, como a perda de lavouras inteiras e a morte do gado, gerando prejuízos para os criadores.  

A incapacidade de fornecimento de água pela adutora que abastece todos os municípios da região fez com que Itabaianinha ficasse mais de quinze dias sem água.

Em virtude desta alarmante situação, a deputada estadual Ana Lúcia (PT), solicitou ao governo do estado por meio da indicação nº23/2013, a construção de um reservatório de água da DESO para abastecer a sede e os povoados do município de Itabaianinha.

O presidente da DESO, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, retornou um ofício a Assembleia Legislativa de Sergipe referente à indicação onde ele informa que a Companhia já iniciou o processo de licitação, através de recursos assegurados pelo Governo Federal, e no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC/Seca, onde será ampliado o sistema integrado de abastecimento de água de Itabaianinha, que atende as sedes municipais de Umbaúba, Tomar do Geru e povoados situados nestes municípios. 

A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final de 2014, e assegurara a oferta ininterrupta de água a aproximadamente 30.000 habitantes. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/06
09:19

Investidores estrangeiros de olho em Sergipe

Empresários da Arábia Saudita, Canadá, China e Bangladesh virão a Sergipe na próxima semana discutir, durante evento no Radisson Hotel, investimentos que pretendem fazer em Sergipe. O encontro terá a participação do BNDES (RJ e PE). Embaixadores brasileiros e estrangeiros também estarão no evento, que vai durar toda a semana econcretizará dois grandes projetos de investimentos.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/06
08:12

ACF Sobrinho será candidato a deputado estadual

O ex-prefeito de Riachuelo, Antônio Carlos Franco Sobrinho (PMDB), anunciou que pretende ser candidato a deputado estadual em 2014 e que sobre o assunto tem conversado com familiares e amigos. “O meu projeto não é pessoal, é de um grupo que deseja colocar em prática bons projetos para o desenvolvimento de Sergipe”, declarou. Um outro Franco que quer ser deputado estadual é o empresário Walter, da TV Atalaia. ACF Sobrinho garante que "a hora é de renovar".


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/06
07:03

Coluna Primeira Mão

PMDB, DEM e PT deveriam conversar sobre 2014, diz Robson Viana

 
 

“Não há uma motivação concreta para que não possamos estar juntos em 2014. Ontem, 5, aqui, em Brasília, estivemos juntos no Ministério do Turismo, eu, Jackson Barreto, Mendonça Prado, Maria do Carmo, Nitinho Vitale, Fábio Reis e Zezinho Sobral e lá, obtivemos a informação de que foram empenhados R$ 20 milhões para a ampliação do Centro de Convenções de Sergipe. Acho que não existe motivo para um negar o outro e, por isso, vou continuar insistindo na tese de uma aliança entre o PMDB, o PT, o PSB, o PSD, o DEM e outros partidos das bases aliadas. Acho que João e Jackson precisam conversar”.

Walter Franco reafirma candidatura a deputado estadual

O empresário Walter Franco, é 101% pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2014. A decisão já foi inclusive comunicada a família e aos amigos que se mobilizam integralmente para a campanha, conforme ele mesmo comentou ontem. O empresário é ex-deputado, conhece como poucos a política no estado, e tem uma história de luta pela democracia em Sergipe e no Brasil que ninguém apaga.

 

 

 
 


Angélica: servidores dão credibilidade ao Detran

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), defendeu a valorização dos Servidores de Trânsito de Sergipe que lotavam as galerias da Casa para pedir o apoio dos deputados para a causa deles. A presidente saudou os trabalhadores na pessoa do vereador de Aracaju, Anderson de Tuca (PRTB), que é servidor concursado do Detran, e também cobrou do governo do Estado a execução de obras que beneficiam o povo de Japoatã. A parlamentar disse ontem que é importante que os servidores sejam valorizados pela direção do Detran. “Eles trabalham a contento. Nós vemos servidores do Fisco sendo valorizados, outras categorias também e os servidores do Detran? É bem verdade que estão iniciando suas vidas funcionais, foram aprovados há três anos em concurso público, mas são importantes em suas funções dentro do Detran”. Ela ainda acrescentou a seriedade dos servidores. “Eles trabalham e dão credibilidade aos serviços do órgão. Pelo Brasil afora esses trabalhadores são bem valorizados e têm outros benefícios, mas em Sergipe são mal remunerados. Eles são competentes e honestos e precisam ser valorizados. Estão recebendo um salário mínimo e precisam ter uma carreira”.

Indicações
– Angélica Guimarães aproveitou a oportunidade para cobrar do governo do Estado a execução de duas de suas antigas indicações. “Estamos solicitando a pavimentação asfáltica da estrada que liga os povoados Espinheiro e Poxim, em Japoatã. Por essa via transita a areia que vem abastecer a construção civil de Aracaju e de outros municípios. Gera emprego e renda, mas também contribui para a arrecadação do Estado. Isso já vem há mais de 50 anos”. A outra indicação ela sugere que o governo do Estado veja a indicação dela para promover a pavimentação asfáltica da rodovia SE 204, que liga Japoatã a Pacatuba.


O PSDB-SE quer crescer sem brigas, diz seu presidente


Acabou esse negócio de indicar candidato daqui, candidato dali, isso faltando um ano e cinco meses para a próxima eleição. Por isso o PSDB se reuniu e decidiu que 2014 será discutido em 2014. A meta agora é fortalecer o partido, buscar novas filiações e trabalhar para eleger deputados federais e estaduais”. O comentário é do presidente do Diretório Estadual, ex-deputado Roberto Góes. Ele informou ainda que o PSDB sergipano está organizando um encontro da juventude tucana e atua no sentido de trazer o senador Aécio Neves, preferencial candidato do partido à Presidência da República, para fazer a abertura do evento. “No mais, o PSDB quer crescer, ganhar novos espaços e atrair os sergipanos para compor seus quadros. Sem brigas”, explicou Góes. Há mais de uma semana o vice-presidente Antônio Neto anunciou o apoio ao senador Eduardo Amorim (PSC) para disputar o governo em 2014. Trata-se de uma posição pessoal, na avaliação dos demais dirigentes, que simpatizam com a candidatura do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), ao governo de Sergipe.


Iran apela a Jackson para que atenda pauta do magistério e dos demais servidores públicos


O vereador Iran Barbosa, PT, usou a tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, 5/6, para fazer um apelo ao governador em exercício, Jackson Barreto, e também aos secretários da Fazenda e da Administração para que busquem, urgentemente, uma alternativa para garantir o direito dos servidores públicos ao reajuste salarial anual, como também o direito dos professores ao reajuste do piso da categoria, que há dois anos está sem revisão. "Quero manifestar a minha solidariedade aos servidores públicos, em especial à minha categoria, o magistério, e apelar ao governador em exercício, Jackson Barreto, e a sua equipe econômica de governo para que busquem uma alternativa urgente para os servidores e rompa com este silêncio em relação às pautas dos servidores, silêncio que já dói nos ouvidos", falou o petista. Segundo ele, o calendário já aponta para metade da primeira quinzena de junho e até o momento não há pronunciamento, por parte do governo do estado, relativo à revisão salarial anual a que os servidores têm direito. "Faço esse apelo até porque a população de Aracaju tem sentido as consequências deste silêncio do executivo estadual à questão salarial de todos servidores", reforçou.


Agamenon afirma que greve dos professores prejudica população


O vereador Agamenon Sobral (PP) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quarta-feira, 5/6, para lamentar, mais uma vez, a greve dos professores da rede estadual de ensino. O parlamentar ressaltou que não é contra o direito de greve, entretanto, não concorda com o movimento porque a paralisação prejudica mais de 100 mil alunos. “Sou em defesa do povo de Aracaju. Reconheço que é um direito dos professores em fazer greve, pois infelizmente o Governo do Estado não paga o piso”, frisou. Agamenon ressaltou que os educadores do Estado não sabem mais o que é terminar o ano letivo no próprio ano. “Quero pedir aos senhores pais de alunos, para levarem os seus filhos para as escolas. Peço ao governador para que acabe com a mazela desses professores que não querem dar aula e que não fazem jus ao salário que ganham”, assegurou. Como forma de pressionar os profissionais da Educação para que retomem as aulas, o vereador quer que o ponto deles seja cortado. “Todos os meses tem dinheiro na conta, mas não tem aula na escola. Os pais precisam exigir que o diretor coloque falta nos professores para que o governo tome consciência e corte o ponto. Que briguem por salários, mas que vão para a sala de aula. Quando sentir no bolso a falta do dinheiro eles vão ter responsabilidade e vão para a sala de aula”, disse.


Partidos disputam filiações no interior do Estado


Em busca de lideranças que possam disputar cargos eletivos ou então apoiar quem tem interesse em ser candidato, os partidos políticos buscam filiações de centenas de pessoas nas cidades do interior sergipano. O PT, PSDB, DEM, PSC, PDT, PMDB e outras agremiações têm intensificado suas presenças nos municípios interioranos já de olho nas eleições de 2014. O PT e o PSC expõem o quadro sucessório de 2014 e apela por filiações durante as suas caravanas quase sempre nos finais de semana em cidades polos regionais. O senador Eduardo Amorim já deixou claro que o seu PSC, através da Caravana da Esperança quer mostrar o partido e buscar novas filiações, além de prepara-lo para o embate do próximo ano. O deputado federal Rogério Carvalho, presidente do PT, diz que tem mostrado a importância de todos permanecerem unidos e dispostos a enfrentar os opositores em 2014. Além disso, os partidos fazem avaliações do momento político no Brasil e em Sergipe.


Albano e Walter Franco visitam Déda em São Paulo


O ex-governador Albano Franco, acompanhado do seu irmão, o empresário Walter Franco, esteve ontem, 05, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para visitar o governador Marcelo Déda. Eles estiveram também no apartamento onde está internado o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade, que se recupera de intervenção cirúrgica.

 

Manuel Marcos afirma que visita à Itália foi de grande importância

 
 


O líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Manuel Marcos (DEM) usou a Tribuna da Casa na tarde desta quarta-feira, 5/6, para falar sobre a viagem oficial que realizou ao lado do prefeito João Alves Filho (DEM), à Itália, para participar do campeonato mundial Escolar de Vôlei de Praia 2013. O torneio teve início no último dia 26 de maio. “A viagem foi cansativa, mas de uma importância extraordinária para Aracaju e para o Estado”, relatou. O vereador ressaltou que, ao acompanhar os jogos estudantis, teve a felicidade de presenciar a vitória de uma dupla de Aracaju. “Fiquei extremamente feliz de ver jovens que estudam no Siqueira campos, se tornarem campeãs”, disse. O parlamentar afirmou que é gratificante poder participar de uma conquista grandiosa como essa. “É muito bom ver jovens de Aracaju vencerem. Para mim, é algo que enriquece muito porque sabemos que nós somos capazes. O que precisamos na vida é de estimulo”, apontou. Manuel Marcos destacou a importância da Educação para a construção da personalidade dos jovens. “Se investíssemos na Educação e no Esporte os salvaremos das drogas e estaremos preparando um futuro brilhante para a nação”, frisou.


Rogério e Arcary debatem 10 anos de PT no poder


Dois nomes de peso analisam os dez anos do Partido dos Trabalhadores à frente do Governo Federal. De um lado, o deputado federal e presidente em exercício do PT de Sergipe, Rogério Carvalho. Do outro, o dirigente nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Valério Arcary. O debate acontecerá na próxima sexta-feira, 7, a partir das 18h30, na sede do Sindicato dos Petroleiros. O evento é promovido pela Direção Estadual do PSTU.


Eduardo Amorim relata receita da Lei do Orçamento 2014


O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) foi designado para ser o novo relator da receita do Projeto de Lei de Orçamento Anual de 2014. O presidente ficou a cargo do senador Lobão Filho (PMDB/MA) e o relator-geral foi designado ao deputado federal Miguel Corrêa (PT/MG). Os parlamentares terão as competências de examinar e emitir parecer sobre o Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária, Prestação de Contas do Presidente da República, além do acompanhamento e fiscalização. O nome do líder do PSC no Senado foi acertado em reunião dos líderes partidários na comissão. O anúncio foi feito na semana passada, na reunião ordinária deliberativa. Amorim agradeceu a indicação dos parlamentares e já afirmou que irá trabalhar para enfrentar os desafios. "Temos conhecimento das dificuldades, mas vamos trabalhar para que a distribuição de recursos seja feita de forma equânime e que atenda as demandas do país", disse Eduardo Amorim. A PLOA/2012 é uma Lei especial que contém a discriminação da receita e da despesa pública. Ela evidencia a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecendo aos princípios de unidade, universalidade e anualidade. É também conhecida como Lei de Meios, porque possibilita os meios para o desenvolvimento das ações relativas aos diversos órgãos e entidades que integram a administração pública.


Quilombolas têm áreas de conflito em Japoatã e B. Grande


Representantes de entidades negras garantem que Sergipe tem hoje 25 comunidades quilombolas já reconhecidas, mas num levantamento mais rigoroso pode chegar ao dobro disso. Essas comunidades estão espalhadas por Aracaju, Laranjeiras, Propriá, Canhoba, Amparo do São Francisco, Japaratuba, Estância, Porto da Folha, Poço Redondo e Frei Paulo, entre outros municípios. Há duas áreas em conflito por causa da posse da terra que seria de quilombolas em Japoatã (Ladeiras) e Brejo Grande (Brejão dos Negros). O movimento negro deseja conquistar as titularidades de todas essas áreas junto à Fundação Palmares, em Brasília.


Jailton afirma que papel do vereador é defender interesses da população


O vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Jailton Santana (PSC) usou o Pequeno Expediente do Legislativo Municipal na tarde desta quarta-feira, 5/6, para ressaltar a importância dos vereadores para a sociedade. Segundo o parlamentar, as cobranças feitas na Tribuna são no sentido de viabilizar os anseios da população que constantemente clama por melhorias. “Muitas vezes, as críticas não são bem aceitas pelos Executivos estadual e municipal. O que fazemos é colaborar com a administração”, ressaltou. O vereador disse, ainda, que alguns gestores não entendem esses anseios, no entanto, outros trabalham para viabilizar formas de beneficiar a população. Para Jailton, a secretaria de Defesa Social, comandada pela delegada licenciada Georlize Teles, é um grande exemplo. “Ouvimos algumas criticas que não existem ações da SMTT em Aracaju. Quero ressaltar que por inúmeras vezes solicito audiência e, de forma imediata, o atendimento é feito”, frisou. “Pastas importantes como a da Saúde, precisam ter uma melhor agilidade, no sentido de criar formas para otimizar a prestação de serviço. Esperemos que melhores dias possam vir e que os reclames da população sejam levados em conta”, disse.


Messias Vieira funda o PPL em Sergipe


Messias Vieira, morador do bairro Santos Dumont, fundou o Partido Pátria Livre (PPL) em Sergipe e já pretende engajar a agremiação na disputa eleitoral em 2014. Por ainda não ter condições de disputar o pleito com chapa majoritária própria, a agremiação política fará alianças para a disputa de cadeiras na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. O partido tem hoje 4 vereadores, 1 prefeito e 34 diretórios em SE.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/06
19:38

Ana Lúcia visita ocupação do SINTESE na Sefaz



Foto: Cleverton Ribeiro

Click para ampliar

 

A  deputada estadual Ana Lúcia (PT) manifestou hoje, 06/06, seu apoio aos professores da rede estadual que ocuparam o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) na manhã desta terça-feira, 04. A categoria, em greve desde a última segunda-feira, 03, informa que só deixará o local depois que o secretário da Fazenda, Oliveira Júnior, os receber em audiência para abrir a negociação salarial.

 

Insatisfeita com o descumprimento da Lei do Piso Salarial e com a falta de diálogo por parte do Governo do Estado com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (SINTESE), a classe deflagrou greve por tempo indeterminado a partir da última segunda-feira, 03. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia, realizada no dia 29 de maio. Desde então, os educadores têm realizado uma série de atividades, como novas assembleias e manifestações.

 

O governo permanece alegando que conceder o reajuste do piso salarial como regulamenta a lei federal 11.738 / 2008 significa infringir o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), na tentativa de deslegitimar a luta dos trabalhadores da educação.

 

Porém, nota emitida pelo SINTESE explica que, o valor relativo à folha de pagamento dos trabalhadores não chega a 52% (158 milhões) do total de recursos destinados à Secretaria de Estado da Educação (R$ 306,4 milhões), enquanto a LRF permite que gastos com pessoal na esfera estadual cheguem a 60% do valor total das despesas. Os dados orçamentários foram adquiridos no relatório de execução orçamentária do Governo de Sergipe e podem ser conferidos no site da Sefaz.

 

O SINTESE também esclarece que o Governo do Estado de já está desrespeitando o artigo 18 da LRF, pois permanece arcando com as despesas da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas dos poderes executivo e Legislativo, o que não é mais permitido pela lei.

 

De acordo com a nota do sindicato, “os dados, portanto, demonstram que há condições reais do Estado de Sergipe realizar o pagamento do reajuste do piso salarial dos professores. Entretanto, o que está havendo é falta de vontade política em valorizar os professores”.

 

Inconsistência de dados

O SINTESE denuncia ainda que existe uma inconsistência de dados referente ao montante de recursos do FUNDEB repassados pelo Governo Federal ao Governo do Estado. Os valores apresentados pela SEED diferem daqueles coletados junto à Sefaz. A respeito disso, o sindicato protocolou diversos ofícios no Tribunal de Contas do Estado solicitando que o órgão investigue e se posicione quanto à incompatibilidade dos valores apresentados pelas secretarias. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/06
19:31

Maria Mendonça defende discussão sobre necessidade de preservação do meio ambiente

 

Foto: Maria Odília, da Agência Alese

Click para ampliar

 

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, a deputada estadual  Maria Mendonça (PSB) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe para lembrar que essa data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. Para ela é um marco da abertura da primeira Conferência Mundial que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e reuniu 113 países e 250 organizações não-governamentais.

 

Para a deputada, essa data serve para discutir sobre a poluição do ar, do solo, da água, o desmatamento, a distribuição da camada de ozônio, das espécies vegetais e de florestas, a diminuição da biodiversidade e da água para o consumo humano, entre outros pontos. Maria Mendonça disse que o Brasil é identificado como um dos nove países chave para a sustentabilidade do planeta. “Já é considerado uma superpotência ambiental. E nós sabemos o quanto precisamos preservar este meio ambiente porque os seres vivos só conseguem sobreviver se o meio ambiente estiver cuidado”, observou.

 

A deputada disse que um relatório da Unesco apresenta dados assustadores sobre a água. Segundo ele, 1/6 da população mundial, cerca de um bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce. Dos 2,5% de água doce do mundo somente 0,4% está disponível em rios, lagos e aquíferos subterrâneos. “O agravamento da situação com desmatamento, com a poluição ambiental e problemas decorrentes, estima-se que será reduzido em 1/3 o total de água doce disponível no mundo. Veja a gravidade disso”, alertou.

 

Maria observou que o maior consumo de água doce é na agricultura, 69%. E como a nossa agricultura adota o sistema de aspersão e se fosse gotejamento consumiria menos água. Ela também ressaltou que, infelizmente, ainda há o uso excessivo de água edifícios e residências com sistemas hidrossanitários gastadores. Além disso, ressaltou, que as pessoas ainda não adotam mínimos hábitos que poderiam garantir o consumo de forma equilibrada. “São cuidados mínimos, mas que são extremamente necessários para que possamos garantir esse consumo de água potável no nosso planeta”, disse.

 

A deputada Maria Mendonça disse que o Brasil tem realizado campanhas esporádicas de consumo consciente de água apenas nos momentos de seca, mas que são abandonadas depois que acaba a seca e os reservatórios estão cheios. “A questão ambiental consegue igualar todas as pessoas no planeta, mas, infelizmente, sabemos que a população ainda não tem uma cultura de preservação”, afirmou.

 
A parlamentar disse que  31% das ações movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) são para proteger os manguezais, 29% delas dirigidas ao combate da extração ilegal de areia e pedra, 19% dirigidas ao combate de ocupação irregular, 13% para proteção de unidades de conservação e 8% para combater problemas de saneamento que causam impacto no meio ambiente. Maria Mendonça disse que outro ponto que é preciso destacar é a especulação imobiliária, que tem prejudicado muito o meio ambiente.

 

Ela disse que um exemplo claro aqui em Aracaju é o aterramento dos manguezais. A deputada também destacou que é preciso verificar a situação do saneamento básico, pois a maioria das cidades ainda não possui e isso é necessário para a saúde da população. “Os governantes precisam voltar suas vistas para deflagrar campanhas que possam criar uma cultura no seio da sociedade para se preservar o meio ambiente. Hoje quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia é necessário que esta Casa possa tratar esse tema tão importante”, disse.

 

A deputada Maria Mendonça acrescentou que tem uma indicação de sua autoria para que o governo do Estado possa inscrever Sergipe na Hora do Planeta e possa trabalhar junto aos municípios esta causa, que é um dia em que alguns países do mundo param durante uma hora, apagando as luzes e pensando no planeta e nos cuidados que ele precisa. Ela ressaltou ainda que nessa data o tema precisa ser discutido em todos os espaços. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 10 11 12 13 14 15 16 17 18 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos