27/06
15:51

Ministérios Públicos de Sergipe recomendam que órgãos de segurança evitem uso de armas não letais nas manifestações

Objetivo é garantir a integridade física dos manifestantes e a liberdade de reunião e de manifestação do pensamento, assegurada pela Constituição

 

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) e o Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) recomendaram à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe, ao Comando Geral da Polícia Militar, à Superintendência da Polícia Civil e ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar que pautem sua atuação por meios não violentos durante as manifestações e eventos públicos em curso no Estado. A recomendação foi assinada pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do MPF/SE, Ramiro Rockenbach e pelos Promotores de Justiça das 3ª. e 4ª. Promotorias dos Direitos do Cidadão, Jarbas Adelino Santos Júnior e Berenice Andrade de Melo.


Os MPs recomendaram que os agentes não usem armas de fogo e evitem o uso de armas de baixa letalidade, como balas de borracha e gás lacrimogênio, as quais ?somente deverão ser utilizadas quando estritamente necessárias para resguardar a integridade física do agente do poder público ou de terceiros, ou em situações extremas em que o uso da força é comprovadamente o único meio possível de conter ações violentas?.


Além disso, as armas de baixa letalidade não devem ser usadas, em nenhuma hipótese, contra crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos.


Foi recomendado ainda que sejam implementadas e divulgadas previamente rotas de fuga nos prováveis locais de conflito, com a prontidão dos serviços de resgate e socorro, para viabilizar o imediato atendimento a eventuais vítimas.


Por fim, foi também recomendado que o Poder Público mantenha a salvo as atividades exercidas por repórteres, fotógrafos e demais profissionais de comunicação.


O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach, afirma que a recomendação tem caráter preventivo, com o objetivo de defender os direitos humanos e fundamentais dos cidadãos e cidadãs que estão saindo às ruas em manifestação popular e coletiva. O procurador ressalta que o MPF/SE e o MP/SE vão acompanhar os acontecimentos e adotar as medidas cabíveis em caso de violação desses direitos. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/06
10:55

Espanha x Itália: Clássico europeu no Castelão


O planeta bola tem encontro marcado nesta quinta-feira para a segunda semifinal da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, com o clássico europeu entre a Espanha, campeã mundial e continental, e a Itália, finalista da UEFA Euro 2012. Os espanhóis entram em campo de olho em um título que ainda lhes falta, enquanto os italianos farão de tudo para devolver a derrota sofrida na final da última Eurocopa.

O jogo
Espanha x Itália, Estádio Castelão, Fortaleza, quinta-feira, 27 de junho, 16h (horário local)/20h (Lisboa)

O duelo
Roberto Soldado (Espanha) x Gianluigi Buffon (Itália)
Soldado marcou o gol da vitória na primeira partida da Espanha, contra o Uruguai. Ele não participou da Euro nem da Copa do Mundo da FIFA 2010, e esta foi a primeira vez em que o técnico Vicente Del Bosque o convocou para uma grande competição. Portanto, foi um gol importante para o atacante do Valência, que fará de tudo para aumentar os próprios números e provar que merece um lugar na seleção espanhola. Já Buffon será acompanhado com atenção depois de ser vazado oito vezes nos três jogos da Itália até o momento. O goleiro da Juventus declarou que a Azzurra deve se aplicar defensivamente e não sofrer mais nenhum gol.

Palavra de quem entende
"É muito difícil fazer prognósticos para uma semifinal com a Itália. Embora ela tenha perdido um elemento importante com a saída de Balotelli, é uma grande equipe que sempre comparece nos jogos decisivos. Claro que a Espanha está em plena expansão e apostará no estilo habitual, mas a seleção italiana tem uma reputação a defender e não se deixará eliminar facilmente. Será uma partida equilibrada, em que as duas equipes podem vencer." 
Fernando Hierro, ex-jogador da seleção espanhola e do Real Madrid

Você sabia?
Desde 2001, a FIFA organiza anualmente em uma das suas competições oficiais o Dia Contra a Discriminação. O objetivo é sensibilizar o mundo sobre a necessidade de banir o racismo e todas as formas de discriminação. Hoje, antes do pontapé inicial da segunda semifinal da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, os capitães das duas seleções celebrarão a data lendo uma declaração contra o racismo. Em seguida, as equipes e os árbitros se reunirão no centro do gramado para mostrar uma mensagem condenando a discriminação em nome da família do futebol.

Esta data no passado
Brasil 3 x 0 Gana, 27 de junho de 2006, Dortmund, Alemanha
Há sete anos, brasileiros e ganeses se encontraram nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006. A Seleção conquistou uma tranquila vitória por 3 a 0, mas a partida ficou marcada sobretudo pelo 15º gol de Ronaldo em Mundiais, quebrando o recorde então pertencente ao alemão Gerd Müller. Vale lembrar que a marca estabelecida pelo Fenômeno se mantém até hoje.


Copa das Confederações 2013
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/06
10:49

Destaques esportivos da TV desta quinta-feira

9h - Torneio de Wimbledon, tênis, SporTV 2

11h - Coreia do Sul x Nigéria, Copa do Mundo sub-20, SporTV

13h30 - Desafio Mundial de Atletismo, etapa de Ostrava, Bandsports

14h - Espanha x França, Copa do Mundo sub-20, SporTV 3

16 - Espanha x Itália, Copa das Confederações, Band, Globo e SporTV

16h - PGA Tour, golfe, ESPN+

19h - Taubaté x Coritiba, amistoso, SporTV 2

19h - Campeonato Americano de natação, etapa de Indianápolis, Bandsports

21h - América-RN x Vasco, amistoso, SporTV


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/06
07:29

ITPS comemora hoje 90 anos

Em 27 de junho de 1923 o governador do Estado Maurício Graccho Cardoso criou com a denominação de Instituto de Química Industrial, o atual Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, a partir do projeto elaborado pelo engenheiro Archimedes Pereira Guimarães, seu primeiro Diretor. São 90 anos contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Sergipe.

O ITPS dispõe atualmente de seis laboratórios que prestam serviços técnicos, na forma de ensaios e análises, nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar, resíduos indústrias e produtos químicos. E por delegação do INMETRO é o órgão responsável pela execução do controle metrológico em Sergipe, com o objetivo de proteger o consumir e prover confiança nas relações de consumo.

O Governo Marcelo Déda vem investindo na recuperação e modernização da infraestrutura laboratorial, isso permitiu um crescimento médio de 106% nos serviços prestados pelo ITPS. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
27/06
07:13

Agora vai - Sergipe terá montadora de carros

 A Amsia Motors, grupo de capital árabe que atua na indústria automobilística, deverá investir R$ 1 bilhão. Solenidade acontece com a presença do governador em exercício, Jackson Barreto, a partir das 11h no Palácio Museu Olímpio Campos


O governador do Estado em exercício, Jackson Barreto de Lima, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, convidam a imprensa sergipana para solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções com a Amsia Motors, grupo de capital árabe, o qual objetiva construir uma montadora de carros em Sergipe, com investimentos estimados em R$ 1 bilhão.

O empreendimento industrial deverá produzir veículos automotores híbridos e elétricos, com expectativa de gerar aproximadamente quatro mil empregos diretos. Solenidade acontece a partir das 11h desta quinta, 27, no Palácio Museu Olímpio Campos, Centro de Aracaju.

A assinatura do protocolo culmina uma extensa agenda composta por uma série de reuniões realizadas no Estado desde 10 de junho entre representantes da Amsia Motors, membros do Governo do Estado e representantes de instituições do Governo Federal, a exemplo do Ministério das Relações Exteriores, BNDES, MDIC e APEX-Brasil, Sudene, ABDI. Durante o período, foram apresentadas as potencialidades de investimento no Estado. A unidade de Sergipe será a primeira fabril própria da Amsia.

A Amsia Motors buscará na compra/aquisição de bens e serviços, inclusive os de engenharia, e na aquisição de insumos e matérias primas dar preferência a estabelecimentos e a fornecedores localizados em território sergipano, apoiando a economia do Estado e aproveitando plenamente os benefícios fiscais disponíveis. A Empresa, sempre que possível, efetuará a contratação de funcionários residentes no Município e no Estado.

O presidente da empresa, Mustafá Ahmed, e o príncipe saudita Faisal Al Saud, investidor do grupo, chegaram ao país no fim de semana para acertar os últimos pontos do protocolo de intenções para a realização do projeto, que será instalado no município de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju.

Também estão em discussão os incentivos fiscais a serem concedidos ao projeto, assim como o financiamento, que poderá vir de fontes como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Banco do Brasil e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), informa o secretário de desenvolvimento econômico de Sergipe, Saumíneo Nascimento.

Segundo ele, uma vez assinado o protocolo, a expectativa é que as obras sejam concluídas em um prazo de 14 meses - ou seja, no início do segundo semestre do ano que vem. De acordo com Nascimento, o plano da Amsia é primeiro produzir carros de passeio para, numa segunda etapa, ampliar a produção para ônibus e implementos agrícolas.

Na última semana, o diretor da área internacional da Amsia Motors, Moeth Ahmed, apresentou aos membros do Governo do Estado e Governo Federal o perfil da companhia, trajetória, missão, objetivos e seus produtos.

Serviço

O quê – Solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções com a Amsia Motors

Onde – Palácio Museu Olímpio Campos, na praça Fausto Cardoso, em Aracaju

Quando – 27 de junho de 2013, às 11h

(Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/06
07:00

Vice-prefeito se reúne com reitor da UFS e inicia diálogo de parceria

O objetivo da administração municipal é executar um serviço público de qualidade, mas para isso, é preciso vencer alguns obstáculos. No entanto, o espírito público do prefeito, João Alves Filho, e do vice-prefeito, José Carlos Machado, para superar esses desafios são pontos essenciais para redesenhar uma nova fase de benefícios para a capital sergipana.

Um destes benefícios é melhorar o trânsito na cidade, e, com isso, fazer com que o aracajuano usufrua de uma verdadeira mobilidade urbana. O pontapé inicial foi dado quando João Alves contratou o escritório de Jaime Lerner - especialista com know-how, ator no processo de mudança da mobilidade urbana em Curitiba (PR), cidade brasileira que hoje possui a um dos melhores serviços de transporte público -, para que, assim, Aracaju possa também ter um serviço de transporte coletivo que de fato beneficie a população.

Nesta quarta-feira, 26, o vice-prefeito, José Carlos Machado, recebeu em seu gabinete a visita do reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli. A reunião já tinha sido agendada, quando Machado estava sendo prefeito em exercício, mas por incompatibilidade de horários na agenda de ambos, só pode acontecer hoje.

A reunião teve como pauta a importância e pertinência de ser firmada uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe, inicialmente com o curso de engenharia civil, para que a academia possa contribuir no processo de melhoria em Aracaju. O objetivo é ampliar a parceria com demais instituições de ensino a fim de garantir uma evolução intelectual na busca por resoluções dos problemas sociais da capital sergipana.

Todo o encontro foi permeado pela ideia de usufruir do potencial acadêmico da UFS. De acordo com o vice-prefeito, José Carlos Machado, as diversas mentes pensantes, vindouras de mestres ou doutores, não há nada melhor que possibilitá-las para expor suas ideias e propostas para a melhoria da sociedade aracajuana.

"Estou muito entusiasmado com a possibilidade dessa parceria. Há inúmeros pensadores capacitados, por que não trazer estudantes para estagiar, trazer essa experiência em prol da execução das mudanças?", expõe o vice-prefeito. Para ele, as pessoas que estão na academia têm gabarito para opinar e sugerir. E esse espaço democrático e aberto para o diálogo é um dos axiomas da atual gestão.

O entusiasmo é recíproco.  O reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, vê neste primeiro encontro uma grande importância para ambos os lados envolvidos, tendo em vista que a ideia é de uma experiência focada na troca de conhecimentos. "Esta é uma oportunidade excelente. O nosso desafio é fazer com que os professores e a sua formação sirvam a sociedade sergipana, envolvê-los no debate para melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Esta é a única Universidade pública do Estado e devemos estar atentos as demandas da sociedade, para que nos apoderemos dos problemas e que proponhamos soluções. Temos que fazer parte destas soluções e não dos problemas da nossa sociedade. Nós temos que estar integrados ao Estado, a Prefeitura, aos movimentos sociais e a sociedade civil organizada. A UFS é um patrimônio da sociedade sergipana", enaltece o reitor.

"Minha intenção é levá-lo ao prefeito João Alves, vou relatar a ele essa visita. Na UFS há pessoas que podem contribuir, e muito, sejam estagiários e/ou profissionais da área de mobilidade, proponho um grande encontro com Jaime Lerner, para que possamos avançar na mobilidade urbana de Aracaju", enfatizou Machado.

O vice-prefeito durante a reunião relembrou a importância da educação e da oferta dessas instituições para que a sociedade possa evoluir e ter pensamento crítico. "Quando era criança tive que sair de Itabaiana para fazer o curso secundário, e, quando a marinete quebrava, ou parava demais, eu vinha de pau-de-arara para o Colégio Atheneu. Depois queria fazer engenharia, mas em Aracaju não tinha, tive que ir a Salvador. Se eu não tivesse feito nada na política, já estava satisfeito por ter contribuído com o campus avançado da UFS em Itabaiana. Você imagine o que é um filho de Itabaiana não precisar sair da cidade para estudar, e o melhor ter uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Não há nada mais importante que a educação. Então sou um entusiasta da educação e contribuirei para que avancemos sempre nesse setor", finalizou, empolgado com o avanço da UFS no Estado, José Carlos Machado.

UFS

Atualmente a Universidade Federal de Sergipe desponta no cenário nacional como uma universidade de médio a grande porte. "Antes tínhamos 500 professores, no próximo mês em julho, teremos mais de 1.400 professores contratados. Há seis anos eram 180 doutores, a Universidade conta atualmente com 900 doutores, antes eram 8 programas de mestrado, agora são 39. Antes era somente um programa de doutorado, agora são 10. E, isso só vai crescer", garantiu o reitor.

Ângelo Antoniolli relembrou que, para que a UFS continue crescendo as emendas parlamentares são essenciais ao desenvolvimento do ensino superior. (Da assessoria)



Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/06
22:36

Boletim da Copa das Confederações - Quarta-feira

 

Copa das Confederações 2013
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/06
22:11

Brasil vence Uruguai e segue para a final

Paulinho faz o gol da vitória do Brasil no finalzinho do segundo tempo (Crédito: Jorge Henrique / Jornal da Cidade)

Alguns podem até dizer que todos os prognósticos estavam contra o Uruguai desde o início. Afinal, a Celeste não vencia no Brasil há mais de duas décadas e a população da região metropolitana de Belo Horizonte, palco da primeira semifinal da Copa das Confederações da FIFA 2013, é superior à uruguaia. As chances charruas diminuíram ainda mais quando Fred abriu o placar para a Seleção: nas 22 partidas da equipe canarinho na história do torneio, os brasileiros nunca perderam quando marcaram o primeiro gol, vencendo 20 e empatando duas.

Mas todas essas estatísticas são apenas uma parte do que se viu em campo. Nem tudo esteve a favor dos donos da casa nos 90 minutos. Eles se depararam com uma aplicada e bem organizada seleção uruguaia que levou pressão à área brasileira assim que a bola deixou o círculo central. Diego Godín e Diego Lugano foram brilhantes na defesa, e o técnico Luiz Felipe Scolari merece crédito pelas entradas de Bernard e Hernanes no segundo tempo. A criatividade de ambos deu novo ímpeto à Seleção e recompensou a quatro minutos do apito final, quando Paulinho completou de cabeça um excelente escanteio de Neymar na segunda trave, classificando o Brasil para a final da Copa das Confederações da FIFA pela quinta vez.

O resultado
Semifinal
Brasil 2 x 1 Uruguai
Gols: Fred (41/1ºT) e Paulinho (41/2ºT) para o Brasil; Cavani (3/2ºT) para o Uruguai

O que está em jogo
Os brasileiros seguem para o Rio de Janeiro, onde enfrentarão Espanha ou Itália na final de domingo no Estádio do Maracanã. Já os uruguaios encaram o perdedor da semi de amanhã em Salvador, onde já venceram a Nigéria por 2 a 1. Esta será a segunda vez que o Uruguai disputará o terceiro lugar nos dois últimos torneios oficiais da FIFA de que participou. No Mundial de 2010, o país perdeu da Alemanha na decisão do bronze.

O gol do dia
Fred (BRA)
Pode ter sido um lance de sorte, como o próprio centroavante admitiu, mas a jogada que resultou no primeiro gol brasileiro foi da mais alta qualidade. Paulinho fez um lindo lançamento da intermediária para Neymar, que, dentro da área, dominou a bola no peito e chutou para a defesa de Fernando Muslera. No rebote, porém, o goleiro do Galatasaray colocou a pelota no caminho de Fred, que completou para as redes em um movimento acrobático. O atacante mineiro foi calorosamente ovacionado pelos póprios conterrâneos no Estádio do Mineirão depois de chegar a sete gols em nove jogos sob o comando de Felipão.

O número
4 — Dos últimos cinco pênaltis cobrados no Festival dos Campeões, quatro foram desperdiçados. O espanhol Fernando Torres carimbou o travessão contra o Taiti, o mexicano Javier Hernández teve a cobrança defendida pelo goleiro do Japão e o uruguaio Andrés Scotti também perdeu a sua contra os campeões da Oceania, antes de Abel Hernández converter a dele naquela mesma partida. Hoje, porém, o Craque do Jogo Júlio César frustrou as pretensões de Diego Forlán com uma soberba defesa. A importância do lance foi destacada pelo técnico da Celeste, Óscar Tabárez, na coletiva de imprensa depois do jogo. "Não gosto de falar em ses e poréns, mas o que posso dizer é que quando perdemos aquele pênalti, demos aos brasileiros a injeção de ânimo que estava lhes faltando até então", comentou o treinador do Uruguai.

A frase do dia
"A partida me lembrou daquele filme do Woody Allen, Match Point, com o jogo dependendo do lado da rede em que a bola cairia. (Edinson) Cavani teve uma chance no fim com o Júlio César totalmente exposto, mas a bola foi para fora, selando o nosso destino. Se tivéssemos marcado, o Brasil não teria tido tempo para reagir."
Óscar Tabárez, técnico do Uruguai

O que vem por aí?
As atenções voltam para Fortaleza nesta quinta-feira, onde a campeã mundial e europeia Espanha enfrentará a Itália no tira-teima da decisão da última Eurocopa. A grande pergunta é se a Azzurra poderá derrotar a antiga rival. Os espanhóis foram absolutos na posse de bola durante o torneio, mas cederam algumas chances à Nigéria. Contudo, o técnico Cesare Prandelli estará sem o atacante Mario Balotelli, que voltou para casa depois de lesionar a coxa na partida contra o Brasil. Será que Alberto Gilardino conseguirá substituí-lo à altura e se transformar no herói da classificação italiana?


Copa das Confederações 2013
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos