18/06
09:01

Chuvas vão garantir boas safras de milho, feijão, inhame, macaxeira, batatas e amendoim em SE

Alguns prefeitos do interior sergipano insistem em afirmar que a seca atrapalha o dia a dia de suas gestões. Mas alguns outros e técnicos da área agrícola comentam abertamente que as chuvas têm chegado aos municípios do sertão e que isso garante a afirmação de que não há mais seca em Sergipe.

Quem segue hoje pelas rodovias que dão acesso aos municípios do poligono do seca vê o verde do milho, do feijão, da mandioca, da batata, do inhame e da ramagem do amendoim exposta, frutificando, dando sinais de que logo em breve teremos colheita.

Independentemente disso, os municípios de Carira, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Frei Paulo, Canindé do São Francisco, Gararu, Porto da Folha e Itabi continuam em situação de emergência e os relatórios de avaliação apontam que a seca atinge hoje 171.802 e 74.021 são assistidas pelo Poder Público.



Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
20:48

Redução da maioridade é aprovada na Comissão Especial

Com ampla maioria, proposta de redução da maioridade penal apoiada por Cunha passou com folga na comissão especial que analisava o tema
 

Apesar das inúmeras tentativas de obstrução por parte dos deputados contrários à redução da maioridade penal, todas rejeitadas pela maioria dos membros da Comissão Especial que analisa a PEC 171/93, de autoria do ex-deputado Benedito Guimarães, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, o relator, Laerte Bessa (PR/DF), teve aprovado o parecer apresentado nesta quarta-feira, 17. A presidência da Comissão é do deputado federal André Moura (PSC/SE).

Iniciando a leitura, Bessa comentou as mudanças feitas em seu parecer e justificou que as fez acatando as sugestões de alguns membros da Comissão, a exemplo do deputado Jutahy Junior (PSDB/BA) e do presidente André Moura. O novo texto do relator prevê a redução da maioridade penal somente para os casos de crimes hediondos, homicídio doloso, roubo qualificado e lesão corporal grave, seguida de morte com penas previstas de serem cumpridas em ambiente separado dos adultos.

"Para atender às diversas posições partidárias e ao clamor da sociedade pela repressão aos crimes de maior gravidade cometidos por adolescentes, melhoramos nosso relatório para que possamos aprová-lo em plenário. Não podemos correr nenhum risco de não aprovarmos essa deliberação", argumentou.

As propostas estão dentro dos padrões defendidos por André Moura na PEC 57/11, uma das apensadas à matéria principal, e está em acordo com o desejado pela sociedade. "Coaduna com a ideia que apresentamos em nosso texto de que para crimes pequenos ainda seja utilizado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para os de alto grau de violência o parâmetro para punição será o Código Penal".

Encerrando a sessão, o presidente André Moura anunciou que o parecer do relator Laerte Bessa foi aprovado por 21 votos favoráveis contra 06 contrários.

Acordo com os líderes - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), realizou um acordo com o PSDB, DEM, PSB e SDD, pois com a flexibilização do parecer do relator, a proposta teria aceitação da maioria dos parlamentares. Ressaltando que o presidente da Casa cumpriu a promessa de campanha assumida com o líder do PSC de votação do tema e já anunciou que colocará a matéria na pauta do plenário no dia 30 de junho.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
17:42

TJ de Sergipe mantém a ilegalidade da greve dos professores

O Tribunal de Justiça de Sergipe julgou hoje o recurso da  ilegalidade da greve dos profissionais do magistério estadual iniciada no dia 18 de maio.  Por  7 votos a  3,  foi mantida a decisão do desembargador José dos Anjos que tinha se definido liminarmente pela ilegalidade. A categoria, que reivindica 13,01% da reajuste do piso salarial, se reúne em assembleia geral nesta quinta-feira (18) para definir que rumo dar ao movimento.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
17:14

Comércio de Aracaju abre no próximo domingo

Para fomentar as compras e aquecer o comércio no período junino, atendendo aos clientes, os lojistas que desejarem abrir seus estabelecimentos nesse domingo, 21 de junho, poderão fazê-lo mediante acordo de trabalho já devidamente estabelecido.

A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e da Associação Comercial de Sergipe (Acese), esclarecendo que os lojistas poderão abrir as lojas no horário das 9 às 15h, observado os direitos dos comerciários fruto do acordo coletivo.

Edivaldo Cunha, presidente da FCDL/Sergipe, relata que as vendas em duas datas importantes – Dia das Mães e Namorados – não registraram bons índices para os lojistas e que a economia brasileira e a instabilidade vem causando uma retração, trazendo prejuízos a todos.

 


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
11:40

Ex-prefeito de Indiaroba é condenado a 35 anos de prisão

João Eduardo Viegas Mendonça de Araújo, ex-prefeito de Indiaroba (SE) foi condenado a mais de 35 anos de prisão por fraudes em licitações ocorridas de 2005 a 2008. A pena é consequência de oito ações ajuizadas em 2009 pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). Também foram condenados o pai do ex-prefeito e então secretário municipal de Administração Raimundo Mendonça de Araújo e mais treze pessoas envolvidas com os esquemas fraudulentos.

 

De acordo com a sentença da Justiça Federal,  existem muitas provas de que os réus João Viegas Mendonça de Araújo e seu pai, Raimundo Mendonça de Araújo valeram-se de servidores e recursos materiais do município para direcionar e dispensar licitações." Simulando processos de licitação/inexigibilidade, 'montando-os' com vistas a favorecer determinadas pessoas, dentre outros fatos cuja viga-mestra é a gestão da coisa pública como se fosse um negócio familiar, sem preocupações com o interesse público".



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
11:29

Sergipanos preferem SP, Rio, EUA, Portugal, França e Inglaterra

Os sergipanos gostam de viajar e como todo Nordestino e brasileiro está sempre fazendo uso dos roteiros turísticos tradicionais. Eles se locomovem mais dentro do seu país rumo a São Paulo e Rio de Janeiro, isso para visitar parentes, amigos ou fazer compras e participar de grandes festas, a exemplo do Carnaval. Mas não deixam de lado sua região, conforme informações do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (ABAV-SE), Sergio Oliveira. 

É grande o fluxo de sergipanos nos finais de semana nas rodovias   nos finais de semana para viagens de lazer nos resort da Linha Verde (Bahia) e Porto de Galinhas (PE). As pessoas mais abastadas vão de avião, inclusive para Fortaleza (CE), a mais nova coqueluche dos nascidos na terra do Cacique Serigy. Semanalmente dezenas de sergipanos vão para o Ceará. “Nas viagens mais próximas como Bahia e Pernambuco tem gente indo de carro”, comenta Oliveira.

Na rota internacional, os sergipanos têm preferido viajar para os Estados Unidos, Portugal, França, Inglaterra e, agora também, a Croácia. A Argentina e o Chile s~çao as opções mais procuradas e em menor escala estão Uruguai e Paraguai. “É claro que houve uma redução nas viagens, isso por causa da crise econômica que atinge o Brasil, mas ainda há um número razoável de sergipanos viajando”, diz o presidente da ABAV-SE.

 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/06
09:59

Jesus e os transexuais

Victória Catarina Nascimento - Estudante do Ateneu Sergipense
 

É inacreditável o quanto a religião aliena as pessoas. Uma ação na manifestação na parada gay, por uma transexual que foi crucificada de forma semelhante a Jesus causou e causa tanta "revolta" nas pessoas.

Pelos comentários gerados por quem estava no evento, a parada foi um protesto contra todo preconceito que vem da religião e por isso os homo afetivos se fizeram crucificar como Jesus também o foi um dia.

A versão dos religiosos é que o que eles fizeram é desrespeito a Jesus Cristo. Eles dizem que o que os homo afetivos fizeram vai contra a tudo que eles lutam.

Marco Feliciano, um deputado e pastor, colocou em uma de suas redes sociais que a manifestação foi um ato de cristofobia.

Pensando racionalmente sobre os dados citados, crucificar significa: humilhação pública, tortura e vergonha. Por que o ato da transexual foi desrespeito? Talvez a falta de interpretação racional e educativa transforme um ato de protesto em algo tão grande e importante demais.

É incrível acreditar que em pleno século XXI haja discussões como essa em um país tão diversificado como o Brasil. A homo afetividade vem desde os tempos antigos e, apesar de sempre ter existido, ainda existe esse preconceito.

Vivemos em uma sociedade em que homossexuais andam nas ruas "livremente". Aí você se pergunta: por que as aspas?! Porque muitos homo afetivos não se assumem por medo do que possa acontecer nas ruas. Ainda acontecem assassinatos, humilhações e muitas outras ações por eles serem diferentes do que os intolerantes entendem ser o "certo".



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/06
19:45

Encerrada 2ª fase da oitiva das subvenções da Alese

Termina nesta terça-feira, 16, a segunda fase dos processos referentes ao repasse e à aplicação de Verbas de Subvenção da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Iniciada no dia 28 de maio, essa fase corresponde aos depoimentos das testemunhas de defesa.

As audiências são conduzidas pelo Juiz Membro do Tribunal, Dr. Fernando Escrivani Stefaniu, e pelos Representantes do Ministério Público,Dr. José Rômulo Silva Almeida e Dra. Eunice Dantas Carvalho.

16 06

Pela manhã, esperava-se ouvir seis pessoas, entre elas testemunhas e representantes das associações beneficiadas pelos então Deputados Estaduais, Augusto Bezerra e Clarice Jovelina. Porém, ninguém compareceu à sede do Tribunal, cabendo ao Juiz Relator encerrar a oitiva, fato que aconteceu por volta das 8h30.

Segundo a Representante do MP, Dra. Eunice Dantas, o não comparecimento das testemunhas não prejudica o andamento do processo. “O MP, das testemunhas de hoje, só tinha interesse em ouvir o depoimento de duas pessoas. Uma, que já depôs ontem em um processo movido pelo Ministério Público Eleitoral. Nós pedimos como prova emprestada, o próprio advogado de defesa também concordou, então não vai haver a necessidade de ouvir. Em relação ao outro depoimento, nós já tínhamos arrolado como testemunha referida, então já tem nova data marcada na próxima fase”.

Já às 16h, consta da pauta o depoimento de cinco pessoas arroladas pelos então Deputados Estaduais, Jefferson Andrade e Capitão Samuel.

De acordo com o Juiz Relator, “as testemunhas de defesa, assim como as de acusação, estão sendo proveitosas. Estão trazendo contribuição para o esclarecimento dos fatos e o mais importante é que o processo está tendo um andamento normal, regular. Então, a gente avalia como positivo tudo o que tem acontecido até agora”.

“Nós teremos uma sequência de audiências a partir do dia 2 de julho, que são as últimas testemunhas a serem ouvidas, acredito eu. São testemunhas que foram conhecidas no curso do processo”, finalizou Dr. Fernando Escrivani. Essa fase tem a previsão de término para o dia 13 do mesmo mês.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos