27/07
22:57

Mais de 200 indicações já foram apresentadas este ano pela CMA

O vereador exerce um papel de grande importância para a sociedade. Além de fiscalizar o poder Executivo Municipal, é dele a responsabilidade de aprovar leis que possam aprimorar a qualidade de vida da população, mostrando as dificuldades da comunidade e apontando mecanismos que possam transformar o problema em solução.
 
Uma dessas tarefas é a indicação. Ela é a proposição em que o vereador sugere, aos poderes competentes, medidas de interesse público.Somente este ano, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), apresentou 215, sendo que dessas, 208 foram aprovadas pelos parlamentares. Aprimorar a qualidade de vida da população através de solicitações de medidas de interesse público, isso também é papel do vereador.
Outra Indicação foi apresentada pelo vereador Moritos Matos (PDT), através da Indicação 205/2012 que solicita ao presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Osvaldo Nascimento, a reforma e manutenção da quadra esportiva na praça Pedro de Gonçalves Filho, no bairro Inácio Barbosa. 

A vereadora Miriam Ribeiro (PSD), fez a indicação 177/2012, na qual pede ao prefeito Edvaldo Nogueira, a instalação da iluminação pública no trecho compreendido entre o Conjunto Santa Lúcia e o Aloque, no bairro Jabotiana.
 
Segundo a Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros do Bairro Santa Maria (Coooptasmar), 85 cooperados fizeram um abaixo assinado e coletaram mais de 15 mil assinaturas entre os moradores e encaminharam à Casa Legislativa Municipal.
 
O vereador não pode interferir na gestão do município, mas pode sugerir e indicar serviços que possam facilitar a vida da comunidade. Solicitações como a Indicação número 84/2012 do presidente da Câmara, Emmanuel Nascimento (PT), pedindo a Administração Municipal uma solução para o impasse acerca dos veículos que fazem lotação no bairro Santa Maria.

Da Assessoria


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/07
11:41

Valadares Filho inicia atos nas ruas de Aracaju

Depois da Plenária do Iate e Inauguração do Comitê, os dois primeiros grandes atos da Coligação "Aracaju Segue em Frente", o grupo iniciou as atividades diárias nas ruas de Aracaju.

Na última quarta-feira, o futuro prefeito de Aracaju, Valadares Filho 40 realizou uma mini carreata no Conjunto Orlando Dantas. "Foi o primeiro ato de rua após os grandes eventos da coligação que se tornou em algo surpreendente. O que era pra ser uma mini carreata se transformou em uma grande carreata, com aproximadamente 200 carros", declara o candidato.

Na manhã de hoje (27/07), o candidato, a vice, vereadores, militantes e juventudes organizadas se encontraram na Praça da Bandeira, às 6 horas, para fazer uma panfletagem no sinal da avenida Hermes Fontes.

Durante o ato foram entregues panfletos de divulgação de Valadares Filho e Conceição Vieira, além da colagem de adesivos nos carros. "A partir de agora é ir pra rua, eleição se vence com trabalho, conversando diretamente com o povo, e o nosso objetivo é mostrar ao povo de Aracaju o projeto que temos de renovação", conclui Valadares Filho 40.

Participaram do ato, o futuro prefeito Valadares Filho 40, a vice Conceição Vieira e os vereadores Danilo Segundo, Bertulino Menezes e Karla Trindade. Ainda hoje, no final da tarde, o grupo fará uma caminhada nas ruas do bairro Siqueira Campos.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/07
10:53

Secretário da Sedetec é co-autor de livro que fala sobre o futuro do Brasil

'Rumo ao Brasil Desenvolvido (em duas, três décadas)'. Esse é o nome do livro publicado pelo XXIV Fórum Nacional, ocorrido de 14 a 17 de maio deste ano, na sede do Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio de Janeiro.

A publicação foi organizada pelo ex-ministro João Paulo dos Reis Velosso e teve como um dos co-autores o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ministra da Cultura, Anna de Hollanda, o ministro de Esporte, Aldo Rabelo,Ozires Silva , Mauro Borges, Armando Castelar, Marcio Pocjmann e Cláudio de Moura Castro.

“A obra é uma síntese e, ao mesmo tempo, uma interpretação de todo o material relativo ao Fórum Nacional, centrado na ideia de Rumo ao Brasil Desenvolvido no espaço de uma geração. Nele existem propostas apresentadas no evento, nas dimensões econômica, social e cultural. Trata-se de uma visão humanística e estratégica do Brasil, focalizando até as indústrias criativas. A minha abordagem no livro foi na temática da contribuição da economia criativa para o futuro do país”, afirma Saumíneo Nascimento.

O livro, editado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), discute a estratégia de desenvolvimento para transformar crise em oportunidade, através de três propostas básicas (Economia do Conhecimento, Mobilizaçãopela Competitividade Nacional e Uso Universal do Mercado de Capitais), aproveitando grandes oportunidades.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/07
10:45

Aracaju registra 111 internações hospitalares de idosos ocasionadas por queda em 2011

Em 2011, Aracaju registrou 111 internações hospitalares de idosos, por fratura do fêmur. Os dados são do Relatório de Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde. "Na grande maioria desses casos, os idosos foram hospitalizados após quedas levadas em ambientes domésticos. As estatísticas em Aracaju e no mundo nos indicam que a queda que acomete fisicamente os idosos é um problema de saúde pública. No nosso município, além da assistência e dos serviços, a Prefeitura de Aracaju vem fortalecendo as relações com as comunidades para disseminar práticas de promoção em saúde e de prevenção aos agravos em que os idosos estão mais vulneráveis", informa a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

A prevenção aos agravos que acometem os idosos é tema da Capacitação de Facilitadores (enfermeiros e assistentes sociais) para o ciclo de Oficinas de Cuidadores de Idosos. As oficinas vão disseminar nas comunidades as técnicas de cuidados em saúde e os direitos dos idosos.

Na quarta-feira, 25, o segundo grupo de enfermeiros e assistentes sociais da Prefeitura de Aracaju foi capacitado para atuar como facilitadores das Oficinas.

Quedas
Na capacitação, a fisioterapeuta Flávia Martins falou sobre a prevenção de quedas em idosos e defendeu a necessidade da adaptação de casas em ambientes mais seguros, como a melhor forma de prevenção às quedas.

"Um ambiente doméstico seguro evita que os idosos caíam dentro da casa. As casas devem ser adaptadas ou modificadas. Dentre as situações frequentes de riscos às quedas estão tapetes soltos e objetos espalhados no chão; pisos escorregadios; iluminação inadequada", enumera a fisioterapeuta.

Banheiros: os vilões
A fisioterapeuta destaca que, os banheiros são os grandes vilões, locais onde ocorre a maioria das quedas. "Nesses ambientes, é fundamental a colocação de barras laterais, que servem de apoio tanto para necessidades fisiológicas quanto para a escovação e banho", defende.

Segundo os estudiosos, a queda além dos agravos físicos traz problemas emocionais e de ordem psicológica. "Os idosos depois de uma queda geralmente ficam reclusos, por receio dessas novas ocorrências. Muitos deixam de exercer atividade social, o que pode levar a um quadro de isolamento e de depressão", afirma a fisioterapeuta.

"Se as famílias com idosos não tiverem condições financeiras para custear todas as instalações para um ambiente doméstico seguro, devem adotar medidas simples como manter tapetes antiderrapantes e dar preferência a cortinas no lugar de portas de Box, nos banheiros, e manter a casa limpa, arejada, iluminada e sem objetos espalhados pelo chão", prescreve a fisioterapeuta.

A fisioterapeuta reafirma que a adoção de medidas simples pode contribuir para criar um ambiente seguro e favorecer uma maior tranquilidade para o idoso e sua família.

(Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/07
07:32

Balanço dessa quinta do Brasileirão: Galo na ponta de novo

Ronaldinho Gaúcho é o jogador com o maior cartaz, indiscutivelmente. O baixinho Bernard vive um período de ascensão na carreira e já começa a entrar na lista dos principais marcadores do país. No ataque, Jô, André e Guilherme são centroavantes de respeito e que estariam na lista de reforços de muitos treinadores, não estivessem os três sob contrato.

Nesta quinta-feira (26), porém, outros dois jogadores foram decisivos na vitória do líder do Campeonato Brasileiro sobre o Santos por 2 a 0: o meia Danilinho, que estava em todos os lugares do campo e marcou o primeiro gol, e até mesmo o zagueiro Réver, que abriu sua contagem pessoal para completar o placar.

Para realizar o melhor início de campanha do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, com 31 pontos em 36 possíveis e 17 gols de saldo, o irresistível Galo ataca em todas as frentes. Danilinho, por exemplo, marcou seu quinto gol na competição. Correndo por fora, é o artilheiro da equipe, com um mais do que fizeram Ronaldinho e Jô. 

O Atlético soma agora sete vitórias consecutivas, sequência que começou no dia 23 de junho com uma goleada por 5 a 1 sobre o Náutico. Neste período, o time marcou 21 gols, com excepcional média de três por partida.

Então não é à toa que o Independência se mostre como um caldeirão, com a empolgação justificada de uma torcida que, na edição passada, teve de esperar 32 rodadas para ver a equipe alcançar as dez vitórias que já atingiu nest aoite.

Já o Santos, desfalcado e ainda encaixando reforços em sua escalação, acabou caindo três posições, retornando à zona de rebaixamento, com apenas dez pontos, ficando em 18º.

E o que mais?
O Santos aparece logo abaixo da Portuguesa na tabela. A Lusa, que encabeça a área de descenso, tem os mesmos dez pontos, depois de ter empatado sem gols no Engenhão com o Flamengo, que já foi comandado pelo treinador Dorival Júnior, substituto de Joel Santana. O Fla está em décimo, com 16 pontos, oito abaixo do G-4.

Quem pulou à frente dessa dupla paulista foi o Bahia ao derrotar o Palmeiras por 2 a 0 em Barueri, com dois gols do artilheiro Souza, que vai retomando a boa forma do início de temporada – interrompido por uma delicada lesão. O Tricolor de Salvador soma agora 11 pontos, estando em 15º logo, acima justamente do campeão da Copa do Brasil. 


CLASSIFICAÇÃO

 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/07
06:49

Arrecadação Federal em Sergipe chegou a R$ 155,5 milhões em junho

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Receita Federal do Brasil, apontou que, em junho deste ano, a arrecadação de tributos federais, no estado, somou R$ 155,5 milhões, sendo 18% (em termos nominais) maior que a arrecadação do mesmo período de 2011. Já no comparativo com maio deste ano, houve aumento de 4,8%, também em termos nominais. De janeiro a junho deste exercício, a arrecadação federal, no estado, já somou R$ 948,9 milhões, situando-se 17,7% acima (em termos nominais) da arrecadação do primeiro semestre de 2011.

Composição da Arrecadação  - No sexto mês do ano, o Imposto sobre a Renda (IR) das pessoas físicas e jurídicas chegou a R$ 53,3 milhões em Sergipe, compreendendo 34% da arrecadação total. A COFINS, contribuição destinada ao custeio da seguridade social, reuniu R$ 42,2 milhões, enquanto que a CSLL, contribuição que incide sobre o lucro, atingiu R$ 12,8 milhões. A arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) recolheu R$ 10,7 milhões aos cofres da União, no mês analisado. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/07
21:08

EUGÊNIO NASCIMENTO - Coluna Primeira Mão

A campanha eleitoral em Aracaju segue devagar, quase parando

A campanha eleitoral de Aracaju, que começou praticamente com o arrojo do deputado federal Almeida Lima, candidato do PPS à Prefeitura Municipal, provocando os principais opositores, voltou à calmaria e trouxe de volta a sensação de todos aqueles que pleiteiam o comando político e administrativo da capital desistiram da disputa. Mas isso é normal. Até o dia 10 de agosto, quando devem começar a organização de carreatas e grandes caminhadas para as filmagens serem exibidas no horário gratuito da Justiça Eleitoral, esse ritmo deve prevalecer. São as pequenas reuniões com lideranças, debates em entidades empresariais, breves caminhadas nos bairros e presença de mídia que vão garantir o pouco que se terá de mobilidade de candidatos. Quando começar o horário gratuito, o barulho vai tomar conta das ruas, avenidas e praças da capital. Aguarde!

João Alves anuncia desejo de criar
a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo

A partir de Janeiro de 2013 a prefeitura de Aracaju vai criar uma Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo para atrair investimentos, reaquecer o comércio e gerar milhares de empregos para a juventude. O compromisso foi assumido ontem (quinta feira), pelo candidato a prefeito do Democratas, ex-governador João Alves Filho, ao participar de reunião-almoço na Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, realizada na sede da CDL.

Valadares Filho pretende criar Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente

O deputado federal Valadares Filho, candidato a prefeito de Aracaju pelo PSB, pretende criar as Secretarias Municipais para o Desenvolvimento Econômico, uma outra para cuidar do Turismo e a do Meio Ambiente. “São necessidades que Aracaju tem para agilizar seus projetos, modernizar sua estrutura administrar, cuidar do bem-estar do nosso povo, gerar empregos e rendas”, explicou.

Eleições 2012 – TV Atalaia contrata nova pesquisa Única


Até agora no TSE tem apenas uma pesquisa registrada para Aracaju. Da empresa Única, contratada pela TV Atalaia. O registro foi feito no dia 24 passado e o resultado deve ser publicado nos próximos dias.

Italianos presos em SE receberão seus passaportes


O Tribunal Regional Federal da 5ª região, com sede em Pernambuco, julgou pedido pedido de agravo regimental dos advogados Emanuel Cacho e Anna Cecília Cacho e decidiu autorizar a devolução dos passaportes dos italianos Davide Miganie e Giorgia Pierguide. Eles foram presos após a embarcação que usavam sofrer encalhe no mar de Sergipe. No barco, a polícia encontrou cocaína. A decisão foi do desembargador federal Francisco Wildo, relator do processo perante a 2ª Turma.

Prefeitura de Aracaju revitaliza 23 praças da cidade


A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju iniciou esta semana a recuperação de mais uma praça da cidade, a Assis Chateaubriand, localizada no bairro Salgado Filho. Equipes de manutenção da empresa iniciaram a pintura dos equipamentos urbanos, bancos, mesas e parque infantil, e os reparos gerais na estrutura do logradouro. A obra faz parte de um conjunto de ações que vão beneficiar um total de 23 praças da cidade. Desse grupo, 12 já foram concluídas, dentre elas, a Franklin Roosevelt, no bairro América, e a Terezinha Valdice Teles, no conjunto Costa e Silva, bairro Siqueira Campos. Aproximadamente R$ 10 mil estão sendo investidos em recursos próprios na manutenção e revitalização dessas praças.


Segundo lote de emendas do Plano Diretor será votado na próxima semana


Na próxima quarta-feira, dia 1/8, os vereadores retomam os trabalhos legislativos deste ano. Na pauta logo no início do semestre, as emendas do Plano Diretor (PD), selecionadas para o segundo lote. Até o momento, 66 emendas foram colocadas para apreciação e votação dos parlamentares. Dessas, 34 foram aprovadas, 30 adiadas e duas rejeitadas. A população em geral pode acompanhar os trabalhos da Câmara Municipal em tempo real, através do site (
www.camaradearacaju.com.br), pela Rádio Liberdade 930 AM e pelo canal legislativo.


Dívida ativa soma mais de R$ 3,5 bilhões em Sergipe e deverores serão expostos na internet

A partir de agora a Secretaria de Estado da Fazenda está obrigada a divulgar em seu site a lista com os nomes dos devedores dos tributos estaduais, principalmente do ICMS. A determinação é do Supremo Tribunal Federal (STF) que teve por base ação popular impetrada por dirigentes do Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat). Em 2007, a ação já havia sido acatada, por unanimidade pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe, mas como o governo recorreu o recurso passou a tramitar no STF que agora reafirmou a decisão do TJ-SE. “Vencemos no TJ e no STF”, enfatiza Marcos Corrêa Lima, Coordenador Jurídico do Sindat, A lista não incluiu os contribuintes que tenham ação judicial questionando o débito, que tenham oferecido garantia ao pagamento da dívida ou tenham aderido a um programa de parcelamento. A dívida ativa soma mais de R$ 3,5 bilhões, segundo cálculos do Sindat.



Candidatos participam de audiência pública com o tema “O Futuro de Aracaju”

Amanhã (27), Valadares Filho (PSB), Almeida Lima (PPS), João Alves (DEM), Vera Lúcia (PSTU) e Reynaldo Nunes (PV) participam de uma audiência pública organizada pelos alunos do Centro Acadêmico de Direito Tobias Barreto no auditório do campus Unit/Centro. Convidado a expor o plano de governo sob o tema “O futuro de Aracaju”, o candidato Almeida Lima, por exemplo, terá 20 minutos para expor seus planos. Como explica Thieryson Santos, “não será um debate, e sim o lugar onde o candidato poderá falar sobre o que pretende realizar nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e meio ambiente”.



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/07
17:54

Consumo sergipano de energia elétrica cresceu 8,7% no mês de junho

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Energisa (que gera e distribui energia para 96% do território do estado), constatou que houve crescimento no consumo de energia elétrica de 8,7%, na comparação entre junho de 2012 e o mesmo mês de 2011, em Sergipe. O consumo de energia elétrica, em junho desse ano, chegou a 179 Gigawatt-hora (Gwh), representando recuo de 4,5%, em relação ao mês anterior.

O consumo industrial, somado aos consumidores livres, resultou em 85,2 Gwh, no mês analisado, sendo 6,7% menor quando confrontado com maio desse ano (91,3 Gwh). Comparando com o mesmo mês do ano anterior (junho/2011), o consumo apresentou elevação de 5,8%.

O total de energia consumido pelas residências e pelo comércio, em junho, no estado, atingiu 69,8 Gwh e 39 Gwh, respectivamente. Em relação ao mês anterior, o consumo residencial recuou apenas 0,3%, enquanto o consumo do comércio foi 3% menor. Analisando a evolução anual, entretanto, o consumo das residências e o consumo do comércio se expandiram 13,9%, e 14,4%, respectivamente.

No campo foram consumidos 6,8 Gwh, em junho, uma elevação de 58%, na comparação com o mês de junho do ano passado. Em relação ao mês anterior, entretanto, houve recuo de 32,7%.

(Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos