26/07
02:47

Enquete: Internautas do blog querem que o Brasil aprove prisão a partir dos 16 anos

Com 77,64% de votos positivos, os internautas acataram a pergunta do blog:

Diante dessa situação de violência praticada em todo o país por jovens com menos de 18 anos, já é hora do Brasil aprovar a prisão para menores a partir dos 16 anos?

Somente 22,36% dos internautas não aprovaram essa ideia.


> Confira à direita do blog a nossa nova enquete.


 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/07
00:06

A economia agrícola de Sergipe nos anos oitenta (parte 2)

Ricardo Lacerda*

A consolidação do polo citrícola nos anos oitenta provocou importantes mudanças na economia agrícola sergipana. Até o inicio daquela década, era amplo o predomínio da pecuária e das culturas temporárias, sejam aquelas cultivadas no semiárido, como mandioca, milho e feijão, seja a cana-de-açúcar na zona úmida. 

Em 1980, as culturas temporárias, com os destaques da cana-de-açúcar e da mandioca, responderam por 73% do valor da produção vegetal, contra 27% das culturas permanentes, entre as quais já despontavam a laranja e o coco-da-baia (ver Tabela 1). 

Ao longo da década, as culturas permanentes ampliaram fortemente a participação no valor da produção. O Censo Agropecuário de 1985 já apontava que as culturas permanentes representavam 38,8% produção agrícola e a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) de 1990 mostrou que a participação delas havia alcançado quase a metade (47,9%) do valor da produção vegetal.  

Citricultura 

A expansão da citricultura nos anos oitenta foi notável. O cultivo da laranja passou de 9,6% do valor da produção vegetal de Sergipe, em 1980, para 28,4%, em 1990, enquanto a cana-de-açúcar recuava sua participação de 30,8% para 23,6%. 

Seguindo a trajetória percorrida nas duas décadas anteriores, nos anos oitenta a citricultura continuou se disseminando na parte sul do território sergipano.  A produção de laranja saltou de 967 milhões de frutos, em 1980, para 3,67 bilhões em 1990, crescimento de 280%, equivalentes a uma expansão anual de 14,3%. 

Territórios da laranja
A formação de um polo citrícola nas regiões Sul e Centro-Sul alterou a geografia da economia agrícola sergipana. As três microrregiões (Boquim, Agreste de Lagarto e Estância) que abrangem o polo citrícola detinham em 1990 quase a metade (49,3%) do valor da produção vegetal do estado, quando em 1980 respondiam por cerca de 33%. 

Os principais municípios produtores em 1990 eram Boquim, Lagarto, Salgado e Riachão dos Dantas (ver Tabela 2). A laranja já se constituía na principal cultura agrícola da maioria dos municípios dessas microrregiões. Em alguns deles exercia quase o monopólio das terras. Em Boquim respondia por 93,2% do valor da produção agrícola. Em Pedrinha, por 88,8%, em Umbaúba, 75,2%; e em Arauá, 74,8%.

Assim como a atividade canavieira forjou aos longos dos séculos uma civilização do açúcar nas bacias dos rios Cotinguiba e Japaratuba, a expansão da citricultura no sul do estado a partir da década de 1960 mudou o padrão de ocupação das terras, com a proliferação de estabelecimentos rurais dedicados quase que exclusivamente ao cultivo de citros.  Cultura, todavia, mais democrática propiciou a formação de uma classe média de base rural que impulsionou as atividades comerciais no sul do Estado.

Nos anos oitenta, a citricultura se expandiu e alcançou um novo patamar de produção, consolidando na região o principal polo agrícola do estado. Nos anos noventa, a cultura passou a crescer em ritmo menos intenso, seguindo em busca de áreas territoriais do norte da Bahia.


*Professor do Departamento de Economia da UFS e Assessor Econômico do Governo de Sergipe.
Artigos anteriores estão postados em http://cenariosdesenvolvimento.blogspot.com/


Coluna Ricardo Lacerda
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/07
05:56

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Déda diz que Jackson governa e Rogério comanda o PT

"Não me envolverei na administração nem na política. JB responde pelo Governo e Rogério, presidente, pelas legítimas reivindicações do PT. Quando me sentir em condições, se Deus permitir, retornarei. No tempo certo, na hora adequada. Não pretendo retornar imediatamente ao governo. Preciso de repouso, convivência. Mesmo sem falar em governo, fiquei emocionado com as fotos da barragem do Poxim praticamente cheia. É bom ver os frutos do nosso trabalho”. Os comentários foram postados hoje pelo governador Marcelo Déda, que deixou o Hospital Sírio Libanês, mas vai continuar sob acompanhamento médico em São Paulo.

É HOJE - MST realiza Marcha em Aracaju

Nesta quinta-feira, 25 de julho, os Trabalhadores Rurais Sem Terra do Estado Sergipe estarão mobilizados na capital, Aracaju. A atividade chama a atenção para a importância da Reforma Agrária no Brasil e em Sergipe e comemora o Dia do Trabalhador Rural (25 de Julho). A meta é Reunir 20 mil pessoas, representantes de todos os acampamentos e assentamentos de todas as regiões do Estado. A programação começa às 8h, com concentração no trevo da entrada de Aracaju, de onde os trabalhadores seguem para a praça da Cruz Vermelha e às tarde (às 14h) estarão na praça General Valadão.

Começa hoje - Fisco delibera por paralisação de dois dias

Em Assembleia Geral Extraordinária ocorrida ontem , os Auditores Técnicos de Tributos deliberaram por paralisar as atividades nesta quinta (25) e sexta-feira (26). A categoria decidiu ainda por realizar um ato público no CEAC- ARACAJU (em frente ao Ceasa) na manhã do dia 25, a partir das 08h. Na segunda-feira, o Fisco realizará um café da manhã no estacionamento da Secretaria de Estado da Fazenda, também a partir das 08h. No período em que NÃO estiverem em greve, os Auditores cumprirão somente o que prevê a Portaria de Produtividade Individual. Uma nova Assembleia Geral está marcada para o dia 01/08 (quinta-feira), às 15h30, na sede do SINDIFISCO.

Michel Temer incentiva Albano a ingressar no PMDB

O ex-governador Albano Franco recebeu apoio e incentivo do vice-presidente da República, Michel Temer para se filiar ao PMDB. Foi durante audiência no final da tarde desta terça-feira, no Gabinete da Vice-Presidência da República, no Anexo II do Palácio do Planalto, oportunidade que ele comunicou a Temer o convite de filiação feito pelo vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto. Albano revelou que o vice-presidente disse que estava muito feliz com a iniciativa do Dr. Jackson Barreto, que apoiava e que gostaria até de participar do ato de sua filiação ao PMDB. Após a audiência, em que conversaram também sobre a conjuntura político-econômica do país, o vice-presidente Michel Temer convidou Albano para jantar na residência oficial do Palácio do Jaburu, ao qual ele compareceu acompanhado o ministro José Múcio, do Tribunal de Contas da União. Em relação à filiação ao PMDB, Albano disse que se sentia muito honrado tanto com o convite feito por Jackson, como pelo incentivo e o apoio manifestados pelo vice-presidente, Michel Temer. No entanto, admitiu que qualquer decisão nesse sentido somente será tomada no final de setembro.

Paulinho da Varzinha nega adesão ao governo

O deputado estadual Paulinho das Varzinhas negou ontem qualquer movimento seu em relação a ir compor a base governista. “Não houve convite e nem conversa. E eu sou um deputado de grupo. Além do mais, estou satisfeito com o nosso agrupamento e não pretendo sair dele”, vaticinou o deputado, afastando de uma vez toda e qualquer especulação sobre mudanças em seu posicionamento.

Prefeito decide: VCA fora do sistema de transporte

O prefeito João Alves Filho anunciou na manhã de hoje, 24, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, que as empresas rodoviárias Viação Cidade de Aracaju (VCA) e a São Cristóvão, estão fora do sistema integrado de transporte, o qual compreende as cidades de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Com o anúncio, as Prefeituras que fazem parte do Sistema farão o chamamento oficial, convidando outras empresas de transporte a atuar na Grande Aracaju. Durante coletiva, o prefeito João Alves disse que a VCA e a São Cristóvão já estavam afastadas do sistema, já que há algum tempo a empresa não circula nas cidades. "Estamos afastando essas empresas oficialmente, porque na prática elas já tinham parado de funcionar".

João diz estar angustiado com a crise no transporte em Aracaju

"Estamos angustiados com toda essa situação. Quando assumimos a Prefeitura encontramos esse caos anunciado. O transporte não funcionava bem e paulatinamente foi se deteriorando com a postura da VCA. Estamos hoje vivendo um caos, mas, infelizmente, não podemos resolver de um dia para a noite", esclareceu o prefeito. João Alves disse ainda que toda a transição para o remanejamento das empresas está sendo feito de comum acordo entre as Prefeituras que compreendem a Grande Aracaju. "Não podemos trazer uma solução apenas para Aracaju sem levar em consideração os outros três municípios que fazem parte do sistema integrado. A licitação que estava tramitando, era apenas para Aracaju e não englobava os outros municípios. Fazer isso é voltar ao passado. Estamos fazendo agora um ‘consórcio' entre os municípios, de forma integrada".

Livro mostra capítulos da história de Sergipe

O professor Fernando Sá, da Universidade Federal de Sergipe, lança no dia 6 de agosto, no Instituto Histórico e Geográfico (IHGS) o livro Capítulos de História da Historiografia Sergipana. O evento vai acontecer às 16h e é aberto à todos os segmentos da sociedade.

Ex-reitor da UFS vai dirigir Universidade em Foz do Iguaçu

O ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, foi convidado pelo Ministério da Educação (MEC) e aceitou a indicação para reitor da Universidade Federal de Foz do Iguaçu, no Paraná. O ato de posse acontecerá na próxima segunda-feira, às 12h, , na sede do MEC, em Brasília.

Armando Batalha comandará o PRP em Sergipe

O ex-prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha, vai assumir o comando do PRP em Sergipe a partir de agosto próximo. Ele está deixando o PSB e vai participar da organização de um evento nacional do PRP no Estado no próximo mês, quando assume oficialmente o comando da agremiação.

Reunião ampliada do PT será neste sábado

O presidente estadual do PT, deputado federal Rogério Carvalho, convoca membros do Diretório Estadual, prefeitos (as), vereadores (as), Presidentes de Diretórios Municipais e lideranças de todas as tendências para discutir o Processo de Eleição Direta-PED. O evento acontece no auditório do IFS( Antiga Escola Técnica) as 9h00.

Silvio sentará na cadeira do cabaré de quinta

O secretário Chefe da Casa Civil, Silvio Santos, será o próximo entrevistado do Cabaré de Quinta, na próxima quinta-feira, lá no Facebaar, na rua Joventina Alves. Silvio Santos já foi secretário de Saúde do Município de Aracaju e do Estado e hoje responde pela Casa Civil. Membro da corrente do partido liderada pelo governador Marcelo Déda, Silvio Santos já foi presidente estadual da sigla que hoje é presidida pelo deputado federal Rogério Carvalho (PT) e deve disputar mais uma vez a presidência do partido.

PMA e UFS assinam convênio pelo meio ambiente hoje

Nesta quinta-feira, 25, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, vai assinar convênios com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para ações voltadas ao meio ambiente. Os convênios são relativos ao Plano Municipal de Saneamento e Plano de Resíduos Sólidos, que serão elaborados por pesquisadores da UFS. A assinatura acontece no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, às 10h. Logo em seguida, o prefeito recebe militantes do Movimento Não Pago.

Porto da Folha - TCE condena ex-prefeito de Porto da Folha pelo fracionamento de despesas

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou o ex-prefeito de Porto da Folha, Manoel Gomes de Freitas, a devolver aos cofres públicos mais de R$250mil entre glosa e multas. A decisão é resultado do julgamento do Relatório de Inspeção Nº 044/06, referente ao período auditado de 01.01.2006 A 30.06.2006, cujo processo foi relatado pelo conselheiro Reinaldo Moura. O motivo determinante para irregularizar o período inspecionado está na constatação de que houve o fracionamento de despesas no montante total de R$ 236.875,54, relativas à locação de veículos (R$ 204.562,74), aquisição de gêneros alimentícios e materiais de limpeza (R$ 10.761,15) e aquisição de medicamentos (R$ 21.551,65). O fracionamento de despesa é vedado pela Lei de Licitações (8666/93), ocorrendo quando se divide a despesa para utilizar modalidade de licitação inferior à recomendada pela legislação para o total da despesa, ou para efetuar contratação direta. Outras falhas constatadas na inspeção e não sanadas pela defesa apresentada pelo gestor, estão no quantitativo de pessoal fornecido pela Prefeitura, que diverge do informado ao Sisap; bem como irregularidades formais em diversos convites e procedimentos de dispensa de licitação. A decisão imputa ao gestor a glosa de R$ 236.875,54 referente ao fracionamento de despesas, com acréscimo de multa de 10% sobre a glosa, bem como a aplicação da multa no valor de R$ 10mil pela irregularidade do fracionamento das despesas e pelas falhas formais.

Banese Card prorroga prazo para renegociação de dívidas

Devido à grande procura, foi prorrogada até a próxima quarta-feira, 31, a Semana de Conciliação do Banese Card que está sendo realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), na Rua José do Prado Franco, no centro de Aracaju, com o objetivo de solucionar os problemas de dívidas dos clientes com o cartão. As equipes de negociadores do Banese Card permanecem no local, à disposição dos clientes, das 8h às 18h, até o dia 31. Segundo a superintendente do Banese Card, Olga Carvalhaes, as equipes do cartão estão capacitadas para resolver os problemas dos clientes de forma rápida e fácil. “Estamos lá para facilitar”, disse Olga, fazendo questão de elogiar a organização do evento de conciliação, que está sendo promovido por iniciativa da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial.

(Com dados de assessorias)


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/07
09:58

Sergipe empregou pouco em junho último

Segundo levantamento do DIEESE em Junho de 2013 foram admitidos 9.721 trabalhadores e desligados 9.486 gerando um aumento no emprego formal em Sergipe de 235 postos de trabalho. Nos últimos doze meses o emprego com carteira assinada teve um crescimento de +2,51% (em termos relativos), e 7.011 novos vínculos (em termos absolutos).

SETORES QUE MAIS CONTRATARAM - Os setores que tiveram saldos positivos no mês de Junho de 2013 em Sergipe foram: Serviços (694 empregos ou +0,61%), Serviços Ind. de Utilidade Publica (31 empregos ou +0,57%), Indústria de Transformação (16 empregos ou +0,04%), Extrativa Mineral (12 empregos ou +0,32%).


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/07
06:36

Não Pago faz ato por redução da tarifa

 

 O Movimento Não Pago não aceitará esse aumento da passagem e está convocando a população a realizar nesta quarta-feira, dia 24/07, às 15:45h, mais uma manifestação pela redução da passagem do transporte coletivo, vamos pressionar o prefeito João Alves (que de uma forma autoritária se nega a conversar com a população) para que esse reveja e reduza o valor tarifa de Aracaju e avançar na luta por um outro modelo de transporte público.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/07
06:32

PRE/SE ajuizou quatro representações por propaganda partidária irregular

Partidos utilizaram espaço televisivo para promoção pessoal de políticos filiados ao PCdoB, PMDB, PP e PR
    

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) ajuizou quatro representações por propagandas partidárias irregulares veiculadas no primeiro semestre deste ano. Os Partidos Comunista do Brasil (PCdoB), do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Progressista (PP) e da República (PR) são acusados de realizar promoção pessoal de filiados no espaço de propaganda que seria destinado aos partidos.

 

Nas representações, a procuradora regional eleitoral, Lívia Nascimento Tinôco, explica que a exibição da propaganda partidária se situa fora do calendário eleitoral e seu direcionamento é a promoção da agremiação e não de políticos em evidência integrantes do partido. No entanto, nas suas propagandas, PCdoB, PMDB, PP e PR fizeram promoção pessoal, respectivamente, do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; do vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto; do deputado estadual, Venâncio Fonseca e do deputado federal, Laércio Oliveira.

 

A PRE/SE requer que a Justiça Eleitoral determine a cassação de tempo nas propagandas partidárias das quatro agremiações. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/07
06:27

Jackson empossa Fábio Mitidieri na Setrab e Lauro Seixas no Ipesaúde

O governador em exercício, Jackson Barreto, deu posse aos dois novos dirigentes da administração estadual: o ex-vereador de Aracaju, Fábio Mitidieri, assume a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), enquanto o ex-secretário do Trabalho, José Lauro Seixas passa à presidência do Ipesaúde. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Também seria empossada a secretária de Articulação Política, Ada Augusta Celestino Bezerra, mas ela desistiu do cargo.

A Secretaria de Trabalho vinha sendo dirigida justamente pelo novo presidente do Ipesaúde, Lauro Seixas, que por sua vez substitui na nova função o economista Guilherme Rebouças. "Pela quantidade de pessoas que está aqui dá para a gente fazer uma avaliação da importância das pessoas que estão assumindo agora não cargos, mas sim encargos", observou o governador em exercício, diante de um auditório repleto de deputados, prefeitos, vereadores e pessoas próximas aos empossados.

"Estamos dando posse a dois novos assessores, pois confiamos plenamente no trabalho dos dois. Que eles tenham a certeza de que estão se somando a uma equipe que pode se apresentar ao estado de Sergipe com todo o orgulho porque neste Estado, onde quer que você vá, tem uma obra do Governo do Estado", acrescentou Jackson, citando como exemplo a série de inaugurações da qual esteve à frente na última segunda, 22, nos municípios de Simão Dias e Poço Verde.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/07
07:22

Governo entrega máquinas agrícolas para municípios

Serão entregues 13 máquinas agrícolas, no valor de R$ 3.776.750,00, a 13 municípios.  Oito municípios receberão máquinas pás-carregadeiras: Feira Nova, Riachão, Nossa Senhora das Dores, Simão Dias, Lagarto, Arauá, Canindé e Capela. Investimento: R$ 3.008.000,00. Cinco municípios receberão retroescavadeiras: Carmópolis, General Maynard, Malhada dos Bois, Rosário e Santo Amaro. Investimento: R$ 768.750,00. Desde 2012, o MDA entregou 113 máquinas agrícolas a municípios sergipanos. 68 retroescavadeiras, 37 motoniveladoras e 08 pás carregadeiras, num investimento total de R$ 27.442.055,00. Além das 13 máquinas entregues nesta data, outras 24 máquinas estão em vias de ser entregues. São 08 caminhões pipa e 16 caminhões caçamba que se destinam a 24 municípios e já foram adquiridos pelo MDA, num investimento de R$ 5.744.000,00. 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos