25/08
12:51

Grito dos Excluídos 2011: Organizações sociais acertam detalhes da manifestação

Manifestação será realizada no 07 de setembro, a partir das 09h, com concentração na Praça da Catedral, no Centro de Aracaju

Nesta quarta-feira, 24 de agosto, Pastorais, Movimentos Sociais, Sindicatos, Comitês, Fóruns e diversas outras organizações sociais estiveram reunidas na Cúria Metropolitana de Aracaju para discutir detalhes da organização do 17° Grito dos/as Excluídos/as. Com o lema “Pela vida grita a TERRA... Por direitos todos nós!”, a já conhecida manifestação realizada do dia 07 de setembro espera reunir cerca de 2 mil pessoas para o debate que entrelaça visões local e global.

“Em nível local, prevalece a necessidade de apoiar e fortalecer todas as iniciativas populares que buscam reciclar e reorganizar a relação dos seres humanos com a biodiversidade da Planeta. Em nível global, somos convidados a uma rede de solidariedade, onde os direitos básicos dos seres humanos se complementam com políticas amplas e abrangentes de preservação e respeito ao meio ambiente, priorizando o dessenvolvimento sustentável”, esclarece o encaminhamento do Grito dos Excluídos 2011.

O Grito dos Excluídos tem como objetivo anunciar, em diferentes espaços e manifestações populares, sinais de esperança com a perspectiva de transformação através da unidade, organização e das lutas populares; além de denunciar todas as formas de insjustiça promovidas pelo sistema capitalista que causa a destruição e a precarização da vida do povo e do planeta.

Os eixos de discussão este ano giram em torno de um projeto sustentável que priorize a defesa da vida para todos; a luta pela garantia, ampliação e universalização dos direitos de todos cidadãos; soberania nacional e internacional; organização em busca das conquistas para os excluídos/as; integração das lutas com respeito à diversidade cultural, econômica e política; cidadania universal; comunicação popular; defesa e promoção da juventude; garantir todas as formas de vida do planeta.

CUT/SE mobiliza forças para o Grito

A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) faz parte do comitê de organização do 17º Grito dos Excluídos, que inclui ainda diversos movimentos sociais, a exemplo do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), MOTU (Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos) e da Consulta Popular. Juntas, essas organizações sociais unem suas bandeiras de luta em busca de salário mínimo digno, por verdadeiras políticas públicas de inclusão, pela reforma agrária e combatendo as desigualdades.

“O Grito dos Excluídos é uma atividade de muitos anos constituída pelos movimentos sociais, juntamente com a Igreja Católica. Essa mobilização traz presente a marca da indignação de todo brasileiro, principalmente com relação à simbologia do 07 de setembro, que é o Dia da Indenpendência do Brasil, mas que traz toda uma mistificação sobre qual é a independência que nós vivemos hoje. Para os movimentos sociais é uma forma de questionamento sobre essa indenpência que o brasileiro tem hoje, e, por isso, as organizações se unificam a nível nacional para realizar essa atividade. Nós lutamos para, cada vez mais, conscientizar a população sobre as bandeiras de luta que deveriam ser de todos nós. Nossa expectativa é de aumentar o número de participantes nessa manifestação, e que nós consigamos fazer a mensagem do Grito dos Excluídos chegar a toda a sociedade.”, pontuou Gislene Reis, dirigente do MST em Sergipe.

O 17º Grito dos Excluídos será realizado no 07 de setembro, a partir das 09h, com concentração na Praça da Catedral, no Centro de Aracaju. Após o Acolhimento, as apresentações culturais e artísticas, o Ato Celebrativo, os 'excluídos' sairão em marcha até a Barão de Maruim, entrando na avenida logo após o desfile cívico. Após 16 edições, a mobilização conseguiu ser referência para a população. “Nós queremos mostrar para toda a sociedade que o país cresce, mas não se desenvolve se não for capaz de reduzir as desigualdades”, ressaltou Roberto Silva, dirigente da CUT/SE.

Na sexta-feira, 02 de setembro, a partir das 9h, na Cúria Metropolitana de Aracaju, todas as entidades envolvidas na organização do 17º Grito dos Excluídos aqui de Sergipe estarão realizando uma Coletiva de Imprensa para prestar mais esclarecimentos sobre a manifestação. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/08
12:45

Sergipe tem bom modelo de reforma agrária, diz presidente do Incra


Sergipe tem servido de modelo para outros estados - a exemplo da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul - que pretendem implementar a reforma agrária em seus territórios. A afirmação é do presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, e foi mencionada durante uma reunião com o governador Marcelo Déda nesta quarta-feira, 24, em Brasília. Além de solicitar a assinatura de um novo convênio no valor de R$ 70 milhões, com o objetivo de assentar mais 1.400 famílias, Déda requereu ao presidente do Incra outro convênio visando ampliar a regularização fundiária no estado – que se somará a dois já em execução. Até o final do ano, o modelo criado por Sergipe beneficiará 1.200 famílias (1.116 já foram contempladas). - Da assessoria


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/08
11:21

SERGIPE - Consumo de energia elétrica registrou variação de 5,7% em julho


 

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico (FIES/UFS), com base nos dados da Energisa, empresa que atua na geração e distribuição de energia elétrica em Sergipe (compreendendo 63 municípios sergipanos, alcançando 96% do território do estado), apontou que o consumo total de energia elétrica em Sergipe atingiu 170,3 Gigawatt-hora (GWh) em julho, registrando crescimento de 5,7% em relação ao total consumido em julho do ano passado; sobre o mês anterior, houve incremento de 3,5%.

 

 

O ritmo de consumo de energia elétrica nas indústrias sergipanas (incluindo os consumidores livres) apresentou expansão em julho, alcançando 86,9 GWh consumidos, com crescimento de 3,8% no ano (comparado com julho/2010), e 7,9% no mês (comparado com junho do ano corrente).

 

 

O consumo nas residências e no comércio do estado, alcançou em julho respectivamente, 64,4 GWh e 34,2 GWh, demonstrando elevações de 9,2% e 2,1%, em relação a julho do ano anterior. No confronto de julho com junho deste ano, o consumo nos respectivos setores, aumentou 5,1% e 0,3% respectivamente.

 

No campo, o consumo de energia elétrica chegou a 4,5 GWh, com acréscimos de 7,1% em relação ao ano anterior e 4,7% na comparação com o mês de junho último.

fonte: unicom-Fies



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/08
07:19

De olho na Copa 2014 - Hotel Dioro faz reforma e reabre em novembro

Quando o hotel Dioro fechou as suas portas anunciando que passaria por um período de reformas muita gente não acreditou - achou que o grupo estava indo embora de Sergipe e abandonando o estabelecimento. Mas os apartamentos, centro de convenções e áreas de lazer do hotel estão em reforma, onde os investimentos chegam a superar os R$ 2,5 milhões e a previsão de reabertura é para novembro próximo. O Dioro deverá ser a base do Centro de Treinamento de Seleçõles, caso Sergipe seja contemplado pela Fifa como área de treinamento de uma das equipes que disputarão a Copa do Mundo de 2014 em Salvador (BA). O Hotel Dioro fica no município de Barra dos Coqueiros, na ilha de Santa Luzia.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/08
07:11

PV disposto a conversar com Marcelo Déda

"O Partido Verde está aberto ao diálogo, embora o governador Marcelo Déda (PT) tenha optado por conversar unicamente com o deputado estadual Gustinho Ribeiro, que deve estar indo para o PSD". O comentárioi é do vice-presidente do PV, Antônio Leite. Eler elogiou a iniciativa da direção nacional do partido de retomar a aproximação com o governo da presidente Dilma, que esteve prejudicado pela presença da ex-senadora Marina da Silva no PV. "Se formos convidados a conversar, conversaremos", afirmou.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/08
07:05

Valadares Filho - PL aumenta chances de jovens terem o primeiro emprego


Projeto de Lei de autoria do deputado sergipano Valadares Filho (PSB), propõe que, ao menos 30% dos trabalhadores que serão contratados para atuarem nos preparativos da Copa das Confederações em 2013, da Copa do Mundo de 2014, e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, devem ser destinadas aos jovens entre 18 e 29 anos.

Para o deputado Valadares Filho, é necessário que se criem mecanismos legais a fim de assegurar mercado de trabalho para os jovens brasileiros. “Não há dúvida de que o maior problema enfrentado pelos jovens é o acesso ao primeiro emprego”, afirma o deputado.

A adoção de uma reserva para contração de jovens entre 18 e 29 anos vem sendo estudada por uma comissão do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (IPEA) já faz algum tempo. Enquanto a taxa de desemprego vem caindo, pesquisas do mesmo Instituto apontam que, nos grupos menos favorecidos, isso não ocorre para os jovens. Para estes, essa taxa tem-se mantido em patamares equivalentes ao dobro das taxas encontradas entre a população adulta.

Valadares Filho entende que esses dados já são suficientes para justificar a apresentação da proposição. “Sabemos que já existem outras políticas nesse sentido, mas ainda não se revelaram suficientes para garantir ao jovem brasileiro o acesso ao mercado de trabalho”, afirma.

Valadares Filho é membro da Comissão de Turismo e Desporto e defensor do esporte como meio de inclusão social dos jovens. Ele entende que o legado que os megaeventos esportivos deixarão para o País deve ir além das obras de engenharia em estádios e aeroportos. “Essas obras têm sua importância, mas a ideia é aproveitar a realização desses eventos para proporcionar a inclusão social de nossos jovens”.  

A proposição se insere no contexto do Regime Diferenciado de Contratações, recentemente aprovado pelo Congresso Nacional. A ideia é que, diante das concessões do poder público – por causa da urgência das obras – sejam oferecidas contrapartidas por parte dos contratados para as diversas obras e eventos das competições esportivas. “Entre essas contrapartidas propomos que 30% das contratações sejam destinadas aos jovens entre 18 e 29 anos”, declara o parlamentar.(Da assessoria)

 



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/08
20:39

Almeida Lima deseja comandar o PPS, diz João Fontes

O ex-deputado federal João Fontes segurou a sua ficha de filiação ao PPS para aguardar uma definição da direção nacional da agremiação partidária sobre o pedido de filiação feito pelo deputado federal José Almeida Lima (PMDB). O peemedebista, segundo Fontes, estaria querendo assumir o comando do PPS em Sergipe e deseja também disputar a Prefeitura de Aracaju. "Não  tenho nada de pessoal contra Almeida, mas os nossos estilos de pensar e fazer politica divergem. Por isso, se ele for filiado ao PPS, eu estarei fora do projeto. Estou só aguardando uma posição oficial dos dirigentes do PPS em nível nacional",  disse o ex-parlamentar, que assim como Almeida quer disputar a Prefeitura de Aracaju em 2012.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/08
20:33

Assembleias se mobilizarão por projetos


Assembleias do Brasil levarão ao Congresso Nacional discussões sobre criação de novos municípios, Piso Nacional da Educação e pagamentos de tributos ao Governo Federal


A deputada petista Conceição Vieira (PT) usou o espaço do pequeno expediente hoje, (24), para registrar sua participação, bem como as dos deputados estaduais Garibaldi Mendonça (PMDB), e Venâncio Fonseca (PPS), que estiveram dia 22, em reunião ordinária da Unale-União dos Legislativos e Legisladores Estaduais, em Curitiba.

"É natural que nós prestemos contas desse encontro mensal, onde discutimos alguns pontos importantes no que diz respeito aos interesses de todos os poderes Legislativos Estaduais". O tema central do encontro foi o Pacto Federativo.

Conceição disse que há uma sensibilidade em todas as Assembleias Legislativas do País, para fazer um movimento nacional levando proposituras e reivindicações ao Congresso Nacional, sobre alguns temas que estão parados naquele Poder, e outros que ainda serão discutidos.(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos