24/08
17:38

Bolsa Atleta é aprovado por unanimidade na Câmara


 
O Projeto de Lei nº 148/2011, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a autorização da Prefeitura de Aracaju para celebrar convênios de cooperação mútua com federações de esportes e institui o programa Bolsa Atleta Aracaju, foi aprovado por unanimidade nesta quarta, 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Na presença de atletas das mais diversas modalidades esportivas e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Fábio Mitidieri, os parlamentares aracajuanos votaram sim na proposta que prevê a disponibilidade de recursos para o incentivo ao esporte.

Em nome da bancada governista na CMA, o vereador Danilo Segundo (PSB), parabenizou aos colegas parlamentares, ao prefeito Edvaldo Nogueira e atletas pela concretização de uma política de incentivo esporte. "Pela primeira vez estamos votando no Bolsa Atleta em benefício dos nossos atletas, homens e mulheres, sonhadores com os pódios esportivos. Quero parabenizar Edvaldo Nogueira, o secretário Fábio Mitidieri e toda sua equipe pela viabilização desse projeto", afirmou Danilo.


Relembrando seus tempos na Casa Legislativa, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fábio Mitidieri, destacou  os investimentos da administração municipal em esportes. "O prefeito Edvaldo Nogueira vem abraçando o esporte e não tem negado os pleitos feitos pela secretaria de Esportes. Com o Bolsa Atleta nos consagramos como a cidade que oferece o maior valor de bolsa, que chega a R$ 1,5 mil, e também em quantitativo, pois disponibilizamos 80 bolsas. É uma grande vitória, tendo em vista o conhecimento que temos das dificuldades enfrentadas pelos atletas para comprar alimentação, arcar com os custos das competições, entre outras despesas", afirmou o secretário.


Momento histórico
O vereador Emmanuel Nascimento também fez uso da palavra e ressaltou o momento histórico vivenciado na Casa Legislativa. "Primeiro, quero parabenizar o governo municipal pela criação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, pois não houve um prefeito anterior que atendesse a esse segmento da comunidade, que se preocupasse em desenvolver uma política de incentivo aos esportes. Em segundo lugar, quero parabenizar o Executivo por convidar o vereador Fábio Mitidieri, membro desta Casa, para fazer parte de sua equipe. Esse é um momento histórico para nós parlamentares, pois iremos votar uma política de incentivo ao esporte, de inclusão de nossa juventude nas práticas esportivas", declarou.


Com informações da Câmara Municipal de Aracaju
Fotos: Alberto Dutra/CMAju


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/08
10:33

Os católicos em queda no Brasil e os evangélicos crescendo

Eugênio Nascimento

O papa Bento XVI virá ao Brasil em janeiro de 2013 para participar, no Rio de Janeiro, de um encontro com a Juventude. Ele vem trazer a sua mensagem conservadora, mas, que ainda assim, pode causar algum entusiasmo no meio católico.

Por certo, Bento XVI vai cobrar compromisso dos fieis seguidores do catolicismo no sentido de propagarem a essa fé, levar parentes e amigos para a igreja. Ele vai querer uma atuação que reponha os quadros católicos perdidos nos últimos anos para os evangélicos.

No período entre 2003 e 2009, a igreja católica registrou uma queda de 7,3% em seus seguidores. Nesse mesmo período os evangélicos passaram de 17,9% para 20,2%. Os outros pouco mais de 3% se dissiparam em outros credos.

No inicio dos anos de 1980, conforme dados apurados pelo IBGE e que motivaram o estudo do economista Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), sobre a queda do catlocismo, 90% dos brasileiros eram católicos, embora muitos, felizmente, não-praticantes.

O crescimento evidente dos envangélicos é tão ruim para o Brasil quanto a diminuição dos católicos. Os evangélicos trilham caminhos variados para crescer em popularidade e financeiramente. Há uma indústria evangélica em curso no Brasil.

Eles (os pastores evangélicos) ocupam assumidamente na condição religiosa espaços na economia e na política brasileira. Propagam nos seus templos a vida e o direito à riqueza e buscam o dinheiro dos seguidores para seus projetos pessoais e da igreja, que deseja ser da maioria dos brasileiros. Pode-se ver isso na guerra midiática entre católicos e evangélicos.

Já os católicos praticantes são induzidos pela igreja a pensar que levaram Cristo à cruz e por isso sofrem aqui na terra para pagar os seus pecados. Os católicos carregam consigo todos os pecados do mundo. Os padres, emboram peçam a caixinha nas missas, desestimulam as suas ovelhas a serem ricos, pois só os pobres irão o reino de Deus.

A igreja católica trabalha um discurso velho, atrasado, totalmente ultrapassado, desagradável e sem nenhum atrativo. Parou no tempo e não percebeu até agora que os séculos se passaram e que hoje os homens se comunicam entre si a longas distâncias em questões de segundos por telefone ou via internet.

Essa modernidade faz o homem construir um mundo melhor, independente de fé, de igreja. A caduquice do catolicismo está nos seus dogmas, que podem até ser mudados, mas isso causaria desconfiança na bíblia e naquilo que diz o padre em suas missas. Por isso, os católicos,embora ainda sejam maioria, tendem a diminuir no mundo.





Política
Com.: 5
Por Eugênio Nascimento
24/08
10:26

Márcio Macedo elogia a MP dos Correios

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou nesta terça-feira, 23, no plenário da Câmara, em favor do texto da Medida Provisória 532, que altera a natureza jurídica da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). De acordo com o parlamentar, a MP não representa a privatização dos Correios, como alegam os partidos de oposição. "Queremos manter os Correios como uma empresa forte e competitiva tanto no mercado interno como internacionalmente. Faço neste momento uma correção de rumo do que está sendo propagado pelo DEM e pelo PSDB, que foram os partidos que realizaram privatizações no país", afirmou Márcio Macêdo. Ao MP 532/11 estrutura a ECT. O texto principal da medida já foi aprovado na semana passada. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/08
09:07

SERGIPE - Audiência no MPF, hoje, discute funcionamento do MAX

Eugênio Nascimento


A Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), o Instituto Brasileiro de Museus (IBM), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Canindé participam às 10h de hoje de audiência conjunta no Ministério Público Federal (MPF/SE). Vai entrar em pauta a manutenção e patrocínio do Museu Arqueológico de Xingó (MAX), criado pela Chesf e administrado pela UFS, que corre o risco de ter as suas atividades prejudicadas por falta de quadro de pessoal e verbas para a manutenção.

Talvez no encontro de hoje saia um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que aponte para uma solução definitiva da questão. A Chesf, estatal que tem passivo ambiental na região desde que destruiu Canindé para construir a Usina Hidrelétrica de Xingó, nunca deu muita atenção para o MAX, que tinha apoio maior da Petrobras, que nada tinha a ver com a usina ou os projetos da estatal nordestina da produção de energia. A UFS deseja uma solução definitiva para não ficar sempre no desespero em busca de dinheiro e pessoal.

O museu é o mais visitado de Sergipe e poderá crescer ainda mais a visitação, a partir da iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que vai promover reuniões com as empresas que atuam na área de turismo para que co loquemn o MAX em seus roteiros. A Setur quer também o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) nos roteiros. Hoje, as empresas apenas levam os turistas a passeios no lago de Xingó, no rio São Francisco, em cujas margens também os visitantes almoçam e retornam para Aracaju.

A rergião de Xingó é a novidade turística de Sergipe. No período de alta estação recebe uma média aporoximada de mil turistas por dia. Mas os gastos se resumem ao trasporte Aracaju-Canindé, a tarifa do Catarmarã e ao almoço. Esse é um tipo de turismo que não beneficia a cidade, que fica apenas com o lixo produzido pelo visitante. A meta da Setur é convencer os empresários do turismo a propagarem a cultura da região e estimular hospedagem e conhecimento de outros atrativos também.

Agora, é aguardar os resultados da audiência e que as partes cumpram o que for acordado.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/08
06:27

Rogério eleito presidente da Comissão que vai decidir sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

O deputado federal Rogério Carvalho( PT/SE) foi eleito Presidente da Comissão Especial do PL 1749,que cria a EBSEHR_Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A proposta já havia recebido a aprovação da Câmara através da Medida Provisória 520, mas não foi votada a tempo no Senado, por isso perdeu a validade. Desta vez tramitará como projeto de lei em regime de urgência e não mais como MP.

Assinada em 31 de dezembro de 2010 pelo presidente Lula, a MP 520 autorizava a criação da EBSERH, empresa pública, mas de direito privado, cujo objetivo era administrar os Hospitais Universitários. A proposta recebeu críticas de professores e médicos, que acusam o Governo de tentar privatizar as Universidades Federais e fragilizar as relações trabalhistas com os funcionários, já que a contratação seria feita por processo seletivo e não por concurso. Mas, a EBSERH viabilizaria a contratação imediata de servidores, resolvendo o problema de hospitais universitários em todo o país.

Médico e ex-secretário de saúde de Aracaju e do Estado de Sergipe, Rogério Carvalho ficou bastante satisfeito com a escolha "É uma grande honra ser escolhido por meus pares da Câmara dos Deputados, com apenas 6 meses de mandato,para presidir uma Comissão na Casa. Tive a honra de ser eleito, por unanimidade de votos, para consolidar o processo de desenvolvimento dos hospitais universitários do Brasil.  Quero dar parabéns ao deputado André Moura ( PSC/SE)  que foi eleito Vice Presidente. Vamos fazer um grande trabalho pelo país, pela saúde pública e pelo povo brasileiro. Dedicarei toda minha capacidade de trabalho e experiência na área de saúde pública com mais  de 20anos de militância, estudo e dedicação  ao trabalho"", concluiu o deputado. (Da assessoria)


Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
23/08
20:27

TCE-SE assina acordo com o TJ visando implementar Diário Oficial Eletrônico



Foi assinado na tarde desta terça-feira, 23, um acordo de cooperação que visa implantar no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) um sistema de Diário Oficial Eletrônico nos mesmos moldes do Diário da Justiça Eletrônico, utilizado desde 2007 pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE).

O ato foi celebrado na sede do Tribunal de Justiça, por meio da presidente do TCE, conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d’Ávila, e do presidente do TJ/SE, desembargador José Alves Neto. Com o serviço, servidores da Corte de Contas e a sociedade em geral poderão acompanhar os sistemas de pregão, licitação, exoneração e nomeação de forma mais ágil e eficaz. 

“Viemos aqui para firmar esse acordo junto ao Tribunal de Justiça com o objetivo de aperfeiçoarmos nossos serviços. Nós do TCE temos certeza que, se esse sistema deu certo aqui no TJ, na nossa Casa não será diferente. Queremos dar continuidade no progresso do nosso Estado e assim será feito sempre”, destacou a conselheira.

Conforme o diretor técnico do TCE, José Raimundo Araújo, o acordo de cooperação permitirá que a Corte de Contas tenha acesso a informações fundamentais do TJ no que diz respeito ao processo de implementação e manutenção do Diário Eletrônico. 

“Não podemos 'dar asa ao azar'. Seguindo os mesmos passos do TJ/SE, não iremos correr o risco de errar e nós não temos tempo a perder porque o progresso esta aí”, observou o diretor, ressaltando que o serviço é dos mais modernos e tem ainda como objetivo diminuir os custos diretos e indiretos com as publicações impressas no Diário Oficial do Estado.

Segundo José Raimundo, outro fator positivo está justamente na periodicidade com que os documentos serão publicados, uma vez que o Diário do Estado apresenta um histórico de atrasos. “Esperamos que dentro de 30 dias já tenhamos o nosso Diário Eletrônico em funcionamento”, concluiu o diretor. 

Para o presidente do TJ/SE,  o órgão estará sempre a disposição do TC sergipano para dialogar sobre temas que prezem  pelo interesse publico. “Não é de hoje que estamos recebendo representantes do Tribunal de Contas interessados em contribuir com a transparência nos atos realizados pelos dois órgãos.  Acreditamos que só assim iremos avançar positivamente cada vez mais”, afirmou o desembargador Jose Alves Neto.(Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/08
20:18

SERGIPE URGENTE - TRE alerta eleitores para procurar o recadastramento eleitoral biométrico

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe volta a destacar a importância de o eleitor procurar os Postos de Atendimento para o recadastramento biométrico.
 
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, vem oferecendo uma estrutura, em alguns lugares,  e estes estão ficando ociosos por conta do não comparecimento dos eleitores que não atentaram ainda para importância da Biometria Eleitoral. Alguns eleitores agendam e não comparecem ficando assim toda a estrutura parada, prejudicando assim metas a serem cumpridas para o sucesso do processo biométrico em nosso Estado.
 
É muito importante que o eleitor compareça imediatamente evitando os transtornos que podem ser ocasionados no final do prazo pois, não se fazendo o recadastramento eleitoral, terá ele,  a sua inscrição cancelada.
 
Os Postos de Biometria estão funcionando ininterruptamente, inclusive, aos sábados, domingos e feriados.
 
O atendimento ao eleitor está sendo rápido e leva, em média, 12 minutos no máximo.
 
O  eleitor pode agendar pela internet (www.tre-se.gov.br), escolhendo o Posto e definindo o dia e horário, tendo assim uma melhor comodidade no atendimento. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/08
14:05

MPF/SE: TRE cassa mandatos de prefeito e vice-prefeito de Santa Luzia do Itanhy


TRE cassou por unanimidade mandatos de Adauto do Amor e José Edvaldo Félix
 
O Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE) negou por unanimidade o recurso do prefeito e vice-prefeito de Santa Luzia do Itanhy, Adauto Dantas do Amor Cardoso (PSB) e José Edvaldo Félix (PMDB), e manteve a cassação do mandado em razão de compra de votos nas eleições de 2008. Além da cassação do diploma, os candidatos eleitos terão de pagar multa de R$ 10,6 mil cada um.
 
Os candidatos eleitos já haviam sido condenados em primeira instância sob as acusações de, durante as eleições de 2008, terem distribuído dinheiro, sapatos, camas, colchões, telhas, tijolos, remédios, secadores de cabelo, próteses dentárias e cerveja em comício em troca de votos.
 
Adauto Amor e José Edvaldo Félix recorreram da decisão, alegando, entre outros argumentos, que a distribuição de bens fazia parte dos programas sociais da prefeitura. De acordo com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe, o programa indicado pelos acusados não contemplava a distribuição de materiais de construção nem de dinheiro. Além disso, o procurador regional Eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, reforça que a legislação eleitoral proíbe a distribuição de bens no período eleitoral, a não ser que fique comprovado que o programa vinha sendo executado nos anos anteriores à eleição.
 
De acordo com a relatora do processo, a juíza Cléa Monteiro Alves Schlingmann, ?não há nos autos comprovação de que o  programa social já viesse sendo executado no ano anterior ao pleito e nem demonstração de que todas as testemunhas fossem cadastradas ou tivessem sido beneficiadas pelo programa?.
 
A juíza votou pela manutenção da condenação, decisão que foi acompanhada por todos os membros do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. O TRE/SE decidirá em breve se haverá novas eleições diretas no município ou se o cargo de prefeito e vice serão ocupados por votação na Câmara de Vereadores. (Da assessoria)


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos