26/08
21:29

Feira de Saúde movimenta o Santa Maria

Mais de 100 pessoas do bairro Santa Maria foram atendidas por profissionais da Secretaria Municipal de Aracaju (SMS) durante a oitava edição de uma feira de saúde promovida pelo templo afro Ilê Axé Bematá Ni Shaara, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde Elisabete Pita. Os moradores fizeram exames rápidos de glicemia, verificaram a pressão arterial, receberam orientações sobre como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, escovar corretamente os dentes, e este ano a novidade ficou por conta da massoterapia.

O supervisor da segunda região de saúde, Mouriso Júnior, disse que seis massoterapeutas que integram a Academia da Cidade  estavam atendendo a comunidade.  Uma equipe do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais fez uma palestra a respeito do tema, distribuiu camisinhas masculinas e femininas, mostrando como devem ser utilizadas. "Estamos fazendo os exames de glicemia e verificando a pressão arterial das pessoas", completou.

Da Assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/08
21:18

Assembleia Legislativa concede cidadania sergipana a Tarciso Leão

 
 

Cesar de Oliveira da Agencia Alese

Click para ampliar

 


Cesar de Oliveira da Agencia Alese

Click para ampliar

 


Cesar de Oliveira da Agencia Alese

Click para ampliar

 

A Assembleia Legislativa de Sergipe, atendendo a uma indicação do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), concedeu no final da tarde dessa segunda-feira (26), em uma solenidade bastante concorrida, o Título de Cidadão Sergipano ao administrador de empresas, Tarciso José Carneiro Leão. Vários amigos e familiares do homenageado prestigiaram a solenidade, como também autoridades civis e representantes da sociedade sergipana.


Ao justificar sua homenagem, Garibalde Mendonça disse que a cidadania sergipana de Tarciso talvez tenha chegado de uma forma tardia, mas não deixa de ser relevante pelos serviços prestados por ele para o povo de Sergipe. “Não escolhemos onde nascer, mas, aliado com o destino, decidimos onde viver e desenvolver nossas atividades. O nosso homenageado, nascido em Recife (PE), sempre foi uma pessoa ligada ao processo educacional. Sempre praticou esporte e ingressou para o curso superior de farmácia e depois de Bioquímica na Universidade de Pernambuco”.


Em seguida, Garibalde explicou que o homenageado foi trazido em 1974 a Sergipe pelo Projeto Rondon. “Na sua atividade profissional tem sua marca registrada em municípios como Santa Luzia do Itanhy, Umbauba, Aquidabã, Pedrinhas, Tomar do Geru, Arauá, Pinhão, Estância, Itabaiana e Itabaianinha. Tarciso participou, presidiu, colaborou  e ajudou a fundar setores representativos da sociedade e também profissional, a exemplo do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, do Sindicato dos Farmacêuticos, do Iate Clube de Aracaju e algumas outras instituições representativas do Estado”.


Garibalde ressaltou ainda que o homenageado tem, inclusive, o reconhecimento da ONU pelo Programa Estadual do Teste do Pezinho, o qual foi o criador e responsável durante 11 anos. A ONU o premiou como o maior índice de rastreabilidade e maior abrangência percentual em populações mundiais. “Nosso homenageado passou ainda a praticar a pescaria na condição de amador, inclusive participando de algumas equipes de pescadores. E como sua vida foi fazer e dar resultados de exames, quero simular a comunicação de um exame ou teste de gravidez, dizendo: Sergipe, o resultado foi positivo e eis aqui o seu mais novo filho ilustre: Tarciso Leão”.


Homenageado – Em contrapartida, o homenageado disse que é com uma satisfação imensa em receber essa comenda após quase 40 anos morando em Sergipe. “Fizemos um grande trabalho pelo interior, quando montamos o teste do pezinho no Estado por 11 anos. Adotamos um sistema de atendimento nas unidades do interior e centralizamos aqui na capital. Atuamos como professor nas universidades e não faltou a questão esportiva quando dirigi algumas entidades aqui, em especial, aquelas voltadas para a atividade da pesca e o Iate Clube de Aracaju”.


Tarciso Leão disse que essas oportunidades lhe permitiram se sentir cada vez mais sergipano. “Se era de fato, agora sou de direito. Fico envaidecido. Inúmeros amigos de Pernambuco tem questionado o título tendo em vista que eles já me consideram sergipano há muito tempo. Mas essa condecoração é um prêmio ao nosso trabalho e a nossa dedicação ao Estado por todos esses anos”.   (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/08
21:13

Emendas de Valadares solicitam recursos para as áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) tem trabalhado com afinco para destinar recursos para o Estado de Sergipe. O parlamentar apresentou duas emendas individuais ao Anexo de Metas e Prioridades do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2014. As emendas solicitam recursos para as áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Uma emenda é para a Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de água em Municípios de até 50.000 habitantes, exclusive de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). Já a segunda emenda solicita recursos para Apoio à Implantação, Ampliação ou Melhorias de Sistemas de Esgotamento Sanitário em Municípios com População Superior a 50 mil habitantes ou Municípios Integrantes de Regiões Metropolitanas ou de Regiões Integradas de Desenvolvimento. “Nossa intenção é que o Executivo considere as emendas como prioridade e as incluam em seu texto da próxima Lei Orçamentária”, explicou senador.

Bancada Federal de Sergipe

A Bancada Federal de Sergipe no Congresso Nacional, composta por três senadores e oito deputados federais, cujo senador Valadares é coordenador, apresentou cinco emendas coletivas ao Anexo de Metas e Prioridades do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2014. Os recursos solicitados vão beneficiar o Estado nas áreas de saúde, abastecimento de água, mobilidade urbana e trânsito, moradia e planejamento urbano. As emendas são:

-Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Aracaju;

- Apoio a Projetos de Sistemas de Transporte Coletivo Urbano;

- Apoio à Urbanização de Assentamentos Precários;

-Apoio à Regularização Fundiária em áreas Urbanas;

-Estruturação de Unidade de Atenção Especializada em Saúde.

Valadares ficou satisfeito com o resultado das emendas coletivas propostas, de forma consensual e unânime, pela bancada sergipana. “Todos os parlamentares da bancada, indistintamente, colaboraram para o atendimento às necessidades mais prementes da população sergipana”, disse.  (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/08
19:41

Itamar Freitas - Cartografias do insucesso na licenciatura em Química da UFS

Itamar Freitas  - DED/NPGED/UFS 

 

No último artigo, analisei a situação do curso de licenciatura em Física, da Universidade Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão, referente aos últimos 20 anos. Hoje, comento as informações do curso de Química do mesmo campus, disponíveis no Centro de Processamento de Dados (CPD) e na Coordenação Geral de Planejamento (COGEPLAN/COPAC) e geridos pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/DAA).

Os indicadores e os objetivos são idênticos aos outros artigos da série. Trato das taxas de titulação por turma no período 2003-2011, das taxas de titulação do curso, de insucesso dos alunos em termos de trancamento, reprovação por falta e reprovação por média para rememorar funções sociais da universidade pública. A estratégia também não muda. Aqui, registro pontos problemáticos e alternativas de melhoria para formação de professores em nossa universidade.

Sobre a evasão anual de alunos de licenciatura em Química (diurno+noturno), os dados do Anuário Estatístico me permitem concluir que ela variou entre 8% e 21%, no período 2003-2011, resultando em uma taxa anual média de 16%. Aplicando esta taxa a uma imaginada entrada anual de 100 alunos, teremos uma perda progressiva de 14, 8, 19, 17, 14, 20, 21 e 15 alunos.

Estes números ganham sentido quando investigamos turmas reais, que ingressaram em anos distantes uns dos outros. Comparando os dados sobre titulação dos alunos nos anos de 1992, 1997 e 2002, encontramos, respectivamente, 37%, 51% e 49% de titulação. Tais números significam que o melhor esforço para eliminar a evasão já esgotou seus benefícios? Não sabemos.

Mas, podemos afirmar que a permanência do aluno no curso ainda é um problema. Apenas 20% deles concluem os créditos em 4 anos e cerca de 57% o fazem dentro dos 8 anos, embora o número daqueles que ficavam retidos por mais de 8 anos tenha reduzido de 36% na turma de 1992 para quase zero entre os ingressos de 2002. Neste quesito, a boa notícia é o tempo médio de conclusão do curso. Ele, que já foi 8,9 anos para a turma de 1992, chegou a 5,5 anos em média, na turma de 2002.

Quando voltamos aos números, no espaço de duas décadas, entretanto, a situação é preocupante, sobretudo para quem pensa no contribuinte que financia a universidade pública. Entre 1992 e 2012, o curso de licenciatura em Química recebeu aproximadamente 1200 alunos e diplomou aproximadamente 380. Isto significa uma perda de 68% do número de ingressantes.

Em uma simulação para os próximos quatro anos (2013-2016), considerando o hipotético congelamento da atual entrada em números equivalentes aos de 2012 e adotando a maior taxa anual de diplomações nas últimas duas décadas, chegaremos, no máximo, a 38%, ou seja, no período de 25 anos, o curso de Química ainda terá perdido 62% dos seus alunos.

Uma forma de examinar as razões para a retenção e a evasão dos alunos é o exame das suas taxas de insucesso. Por esse indicador, constatamos que a Química apresenta a sexta pior taxa de comprometimento (7,8 insucessos por aluno). O curso fica “à frente”, apenas, de Ciências Biológicas (8), Música (8,6), Educação Física (9,1) e Física (9,3). O melhor número é o da licenciatura em Enfermagem (2,8 insucessos por aluno com verificação de insucesso).

Comparados o número de alunos com ocorrência de insucessos e o número de ingresso no período 1992-2012, constatamos que apenas 16% dos alunos de Química passaram pelo curso sem algum tipo de reprovação ou trancamento. Isto significa dizer que este curso situa-se em 17º lugar numa lista que inclui 24 licenciaturas, na qual o melhor número é de Geografia/Itabaiana (68%) e o pior é o da Educação Física (3%).

Examinando os números por tipo de insucesso, verificamos que a Química segue o comportamento da maioria dos cursos, ou seja, o predomínio das reprovações por falta. No que diz respeito à reprovação por média, o curso situa-se no grupo das piores taxas do campus de São Cristóvão: Química (34%), Física (34%) e Ciências da Religião (35% do total de insucessos no curso).

Todos sabem o quanto é difícil a sobrevida de alunos dos cursos de licenciatura das ciências exatas. Mas, será mesmo verdade que todo o curso apresenta os mesmos níveis de dificuldade? Os números de insucesso indicam que não. Entre as campeãs em reprovação por média, falta e trancamento (em um total de 135 disciplinas com ocorrência de insucesso), 6 representam, aproximadamente, 1/3 de todas as ocorrências. Neste grupo, duas disciplinas do Departamento de Química – Fundamentos de Química e Fundamentos de Química Orgânica – são responsáveis por 8% dos insucessos, enquanto duas disciplinas do Departamento de Matemática – Cálculo I e Vetores e Geometria Analítica – representam 16%. Os números restantes correspondem à Física A e Introdução à Psicologia da Aprendizagem.

Por qual motivo essas disciplinas se tornaram campeãs de trancamento, reprovação por média e reprovação por falta nos últimos 20 anos? Por que os alunos de licenciatura em Química permaneceram reféns do Departamento de Matemática tanto tempo? O que se manteve, nos últimos 20 anos: a capacidade cognitiva dos candidatos à licenciatura em Química ou as expectativas de aprendizagem dos professores da UFS?



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/08
04:28

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


“Tem secretários atrapalhando o governo”, diz Robson Viana


Quando indagado sobre quem estaria interessado em travar a administração estadual, o vereador Robson Viana (PMDB), respondeu: São dois personagens que dão a entender que não gostam de ver o bom encaminhando que Jackson vem dando ao governo, que estava devagar, quase parando, desde que o governador Marcelo Déda intensificou o seu tratamento de saúde em São Paulo. Jackson assumiu o comando do Estado e o geria com uma junta. Em dado momento, conquistou mais independência e começou a ir para as ruas, a receber lideranças políticas e comunitárias, a inaugurar obras, a assinar contratar e convênio e a ordenar o projetos e a partir daí a ciumeira aumentou. Não vou citar nomes, mas está claro que todo mundo sabe de quem se trata. Essa trava, segundo Viana, perturba a agilidade. O governador em exercício, por exemplo, não sabe sequer o orçamento que tem disponível para encaminhar projetos. Trabalha-se sempre a ideia de atrasar salários alegando falta de recursos. Parece ser coisa para prejudicar o projeto de Jackson Barreto para disputar o Palácio de Despacho em 2014. É coisa doentia e não o comportamento de aliado. O ideal seria que aqueles que tentam travar o governo parassem de atrapalhar ou saíssem da equipe. Mas só quem pode definir isso hoje é o governador Marcelo Déda, pois a equipe é dele". Viana defendeu mais poderes para Jackson, inclusive o da caneta.


Robson fala demais e desagrada até a Jackson Barreto


O vereador Robson Viana (PMDB) deixou os sergipanos de cabelo em pé quando anunciou no Jornal da Cidade, e depois no rádio, que “ninguém governa um Estado com dois governadores”, numa referência clara à forte e predominante influência do governador titular Marcelo Déda, licenciado para tratamento de saúde, sobre a administração do governador interino, Jackson Barreto. Estaria acontecendo até um certo boicote de secretários petistas a JB. Viana pareceu estar dando um recado, mas ninguém assumiu isso. Ao contrário, os próprios amigos e companheiros de partido negaram o reconhecimento de fatos. Jackson estranhou a falação de Robson Viana e deu o dito por não dito, Chiquinho Gualberto (PT) deu a entender que o rapaz estaria “amalucado”, Zezinho Guimarães (PMDB) achou que nada deve ser levado em consideração e deve-se preservar a aliança. Robson desagradou a petistas, peemedebistas, gregos, troianos e sergipanos. Mas muita gente, muita gente mesmo, acha que há um fundo de verdade no que disse o vereador.



Valadares Filho desmente boatos e diz que PSB vai estar com JB em 2014



“Não há nenhum fundamento nessa boataria apontando meu pai como possível candidato a governador de Sergipe em 2014. O PSB de Sergipe apoiará a candidatura do vice-governador e atual governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), e vai estar na campanha dele. No mais, essas conversas que surgem são coisas de gente desinformada ou que trabalha informações maldosamente, para desinformar o povo?. A declaração é do deputado federal Valadares Filho, acrescentando também ?não tem nada acertado para que ele seja o vice de Jackson. A definição da chapa majoritária deve acontecer tão somente em 2014. Quanto indagado sobre o apoio à candidatura do governador de Pernambuco à Presidência da República, Valadares Filho deixou claro que "esse é um quadro que ainda não se confirmou e se for confirmado, preservaremos o acordo político local, aqui de Sergipe, e apoiaremos ele para presidente. Hoje, o PSB trabalha ao lado da presidente Dilma para lhe ajudar na governabilidade".

 
 


Márcio Macedo pede audiência a ministro para tratar do Campus do Sertão


O deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) anunciou em Aracaju no final de semana que solicitou audiência ao ministro Aloísio Mercadante, da Educação, para tratar do encaminhamento das discussões sobre a possibilidade de instalação de um campus da Universidade Federal de Sergipe no Sertão do Estado. Há a proposta de viabilização do projeto em Nossa Senhora da Glória. Macedo disse que assim que o ministro confirmar a audiência, o convite será feito à toda a bancada federal, prefeitos dos municípios do sertão e à Reitoria da UFS para discutir a proposta. “Todos sabemos da necessidade de desenvolvimento daquela região e esse será um passo muito importante”, declarou o parlamentar, que manifestou apoio aos atos públicos que têm ocorrido na região desde o início deste ano.


Eduardo Amorim reivindica campus universitário no interior


Em pronunciamento no Plenário do Senado, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) cobrou a instalação de um campus avançado da Universidade Federal de Sergipe no município de Nossa Senhora da Glória, conforme promessa que teria sido feita pela então candidata Dilma Rousseff durante a campanha presidencial de 2010. A instalação do campus avançado é defendida pela população de Nossa Senhora da Gloria, que desde 2011 realiza manifestações em defesa do projeto de interiorização da universidade, que já instalou cinco campi avançados em Sergipe. “O que queremos, independentemente da bandeira partidária, é uma universidade pública mais inclusiva, mais forte, que promova de forma equânime conhecimento e cidadania”, afirmou.


Parlamentares destacam o crescimento da UFS

 


Foi no mínimo proveitoso o encontro da administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com os membros da bancada federal do Estado. O reitor Angelo Antoniolli expôs os gastos realizados, aqueles que estão em andamentos, as obras e os projetos e os parlamentares se manifestaram dispostos a expor essas informações em pronunciamentos no Senado e Câmara Federal, até para justificar a aquisição de mais verbas federais para consolidar a expansão da UFS, uma instituição de ensino que em sete ano saiu de 10 mil estudantes para mais de 30 mil, viabilizou os campi de Laranjeiras e Itabaiana e está construindo o de Lagarto e elevou o número de professores doutores de pouco mais de 300 para 900. O senador Eduardo Amorim (PSC) e os deputados federais Valadares Filho (PSB), Rogério Carvalho (PT), Mendonça Prado (DEM) e Márcio Macedo (PT) se manifestaram satisfeitos com o balanço lhes apresentado e elogiaram a boa aplicação das verbas oriundas, em sua maioria, de emendas ao Orçamento Geral da União (OGU), defendidas pela bancada. Antoniolli disse que a bancada de Sergipe é pró-ativa e atua também como aliada da UFS em seu projeto de crescimento.

Rogério defende um PT de massa e ouvindo o povo


O deputado federal Rogério Carvalho discutiu, durante reunião realizada no último sábado as propostas da Chapa Militância Presente Partido Forte que concorre a
presidência do Partido dos Trabalhadores, na eleição que acontece no dia 10 de novembro. No evento, ele disse que “os movimentos de rua mostraram para a gente a horizontalidade, não existe mais hierarquia para as reivindicações. Precisamos estar prontos para essa nova realidade, o PT precisa mudar, se adequar e temos que representar esse novo coletivo. O partido não são as pessoas, o partido precisa se renovar e se fortalecer. Mas é preciso que a gente se abra de fato e acabe com essa discriminação dentro do PT. Nossa disputa é além da presidência, da eleição, nós queremos novamente um partido de massa, com todos formulando. Essa chapa não é de apoio a Rogério, mas de uma militância presente partido forte. ”, comentou Carvalho. Também prestigiaram o evento o ex vereador de Itabaiana Olivier Chagas, o prefeito Doutor Walter, de Malhada dos Bois,o prefeito de São Domingos, Pedro Silva, o presidente da USES, Jorielton Oliveira o militante Esmeraldo Leal, representando o deputado João Daniel, entre outros.


Campanha para governo de Sergipe em andamento


Não adianta insistir perguntando ao senador Eduardo Amorim (PSC) e ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), sobre a presença deles na disputa do governo de Sergipe em 2014. Os dois se movimentam como prováveis candidatos, mas preferem anunciar definições políticas tão somente no próximo ano. João agiliza obras, corre atrás de dinheiro em Brasília e no Rio de Janeiro e gosta de saber que seus aliados e amigos pregam a sua possível candidatura. Eduardo Amorim, se insinua para João (quer o apoio), luta pela liberação de emendas do OGU para municípios de Sergipe, conversa com prefeitos, se faz presentes aos eventos, mas quando lhe perguntam se será candidato a governador, diz que ainda é cedo ou que ?o futuro a Deus pertence?. Já o governador em exercício, Jackson Barreto, não esconde de ninguém o seu desejo e pela causa já não dorme direito ronda o Estado com muita frequência mês a mês, semana a semana, dia a dia.


Academias de Letras se proliferam no interior de Sergipe


Estão surgindo em municípios do interior sergipano uma série de academias de letras. Os participantes da organização para a criação andam para lá de vaidosos. Pensam que vão conquistar a imortalidade. É bom lembrar que acadêmico imortal não é imorrível não. Já foi formata a de Itabaiana e agora vem aí a de Estância. Há encaminhamentos no mesmo sentido em outras sete cidades.

Nova sede da Câmara de Vereadores de Aracaju ficará na Coroa do Meio

A nova sede da Câmara de Vereadores de Aracaju vai ser construída no bairro Coroa do Meio, zona sul da capital. O terreno de 10 mil m², doado pela Prefeitura de Aracaju, ficaàs margens do rioPoxim nas imediações da área destinada à venda de fogos de artifício. O projeto está orçado em R$ 15 milhões. A perspectiva é de que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre do ano que vem. De acordo com Vinícius Porto, os recursos serão alocados através de emendas parlamentares. “Já estamos conversando com a nossa bancada federal para viabilizar a liberação das verbas. Os deputados e senadores já sinalizaram o apoio a esta empreitada que consisteem uma antiga reivindicação de toda a sociedade, pois existe a necessidade de se construir um prédio próprio do Legislativo Municipal”, enfatiza o presidente da CMA. O local do futuro prédio da Câmara foi definido na última quinta-feira (22/8)durante reunião entre o presidente da CMA,Vinícius Porto (DEM) e o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval. Também participaram do encontro, o diretor de Projetos da Emurb, o arquiteto Décio Aragão e o diretor geral da CMA, Renato Constâncio Vieira.


Sergipe adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas


Sergipe é o mais novo estado a aderir ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas com a assinatura do
Decreto nº 29.412/2013, de 15 de agosto, pelo governador em exercício Jackson Barreto. O documento confirma a adesão voluntária ao Pacto, o qual é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) que disponibilizará R$ 100 milhões nos próximos cinco anos para os estados que aderirem a esta ação de estímulo à gestão de recursos hídricos na esfera estadual e à cooperação federativa, o que está de acordo com o princípio da gestão descentralizada contido na Política Nacional de Recursos Hídricos. Segundo o Decreto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foi a entidade indicada pelo governador para coordenar as ações do Pacto em Sergipe e fica habilitada a solicitar a inscrição no Progestão, que é o Programa de Consolidação do Pacto Nacional. Além do estado, já aderiram à iniciativa da ANA: Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraná, Piauí, Mato Grosso e Rondônia. A ANA deseja incentivar o fortalecimento dos sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos através de ações que melhorem a implantação dos instrumentos de gestão previstos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e pelas políticas estaduais.


Aumento do dólar eleva preço do pão também no interior de SE

 

 

 
 
 

Com o dólar em alta e o país sendo obrigado a comprar cada vez mais farinha de trigo no exterior, principalmente na Argentina, o preço do pão subiu. No interior de Sergipe, onde as panificações colocaram balanças, mas não as usam, pois o preço ficaria mais elevado e a quantidade do produto menor, hoje, com apenas um real, compra-se apenas quatro pães (jacó, francês ou de sal). Com o mesmo dinheiro era possível adquirir 5 pães até a semana passada.


Colheita de milho é intensa em todo o Estado

 

 

 
 
 


Com espaço territorial pequeno e, por conta disso, com pouco espaço para a produção agrícola, os produtores rurais não baixaram a cabeça, ainda que enfrentando fenômeno climatológico como a seca, e estão colhendo uma boa safra de milho neste ano. A fase de colheita no final de julho e ainda não terminou. Reflexo da produção está nas ruas de Aracaju, onde é intensa a comercialização de milhos assados, cozidos e já em forma de canjicas e pamonhas. Nos próximos dias deve sair um balanço da safra de milho. Por outro lado, a safra de feijão está enfrentando problemas. Agora, na fase da colheita, as chuvas têm atrapalhando muito os produtores.


Procuradoria do Município conquista recuperação de valor do repasse de royalties


A Procuradoria Geral do Município (PGM), conquistou uma importante vitória que vai garantir a realização eficaz de serviços essenciais à população aracajuana. A juíza titular da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Regina Coeli Formisano, deferiu liminar pleiteada pelo município que suspendeu a eficácia da lei 12.734/2012 que reduzia o valor do repasse de royalties do petróleo para Aracaju. A lei que estava em vigor suspendia o antigo sistema formalizado pela Lei 9.478/97. Com a suspensão, Aracaju estava deixando de receber cerca de R$1 milhão por mês. De acordo com o sub-procurador de Aracaju , Ramon Rocha, subscritor da tese acatada, alguns municípios, bem como Aracaju, tiveram significantes perdas com a redução do valor dos repasses. “A procuradoria impetrou um mandado de segurança para que fosse restaurada a sistemática anterior que se valia da Lei 9.478/97. Essa importante vitória significa uma recuperação anual de cerca de R$12 milhões que serão revertidos em importantes realizações para o povo de Aracaju, como a garantia de serviços essenciais”, explicou Ramon Rocha.


Rastreador para evitar roubo de motos e veículos


Proprietários de motos e veículos no Estado encontraram um forte aliado para evitar roubos, furtos e até sequestros, o Rastreador em motos e veículos. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), de janeiro a julho deste ano, foram roubados e furtados 991 veículos em Sergipe. De 1994 para cá, já foram 8.459 veículos. O delegado da Divisão Especial Contra Roubo e Furto de veículos (DERV), Marcelo Hercos, alerta que os principais fatos que motivam os roubos são: a revenda dos carros; e o outro, muito mais comum, é a revenda de peças no mercado ilegal. No entanto, além do seguro, existe uma maneira dos motoristas evitarem dores de cabeça e prejuízos: colocando equipamentos de segurança e rastreamento nas motos e carros. Hercos pontua que quadrilhas especializadas em roubos de carros e motos já foram desarticuladas em Sergipe, e que as investigações apontam que o desmanche é o principal destino dos veículos. "Geralmente, o assaltante já tem um contato de desmanche, algum mecânico que tem a intenção de comprar essas peças. Os carros roubados aqui, também são levados para outros estados, observamos que principalmente em Alagoas. Em roubos de carro, percebemos que os populares são mais passivos de roubos, e alguns modelos especificamente são mais fáceis de serem levados", revela. O delegado alerta ainda que alguns criminosos usam da violência para roubar os carros, e chegam a agredir a vítima e até a matar para roubar o veículo. Marcelo Hercos destaca ainda que investigações da Polícia Civil já levou a prisão de cerca de 60 pessoas que praticam roubos e furtos, e já recuperou mais de 80 veículos de fevereiro até julho deste ano. "São dados da Polícia Civil, fora os números da Polícia Militar. Estamos trabalhando para que esse crime seja cada vez menor no estado, o que depender da polícia especializada esse crime vai diminuir". Uma dica para os condutores, segundo o delegado Hercos, é que quando forem estacionar, sempre procurem um local iluminado, e tranquilo, para não correr o risco de eles serem furtados. "Quanto ao roubo, é muito difícil prevenir, mas é bom ficar atento se tem alguém seguindo o carro, e ter cuidado com o horário que está transitando e por onde também", alerta.


Aracaju sedia congresso de Arqueologia


Foi aberto na noite desse domingo (25), em Aracaju, o XVII Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). A solenidade aconteceu no auditório do Mercure Hotel, que ficou lotado de estudantes, profissionais da área e pesquisadores de todo o país e também do exterior. Com fóruns, lançamento de livros, exibição de vídeos, simpósios temáticos e apresentação de trabalhos, a programação do encontro segue até 30 de agosto, com a participação de seis conferencistas internacionais. O tema é ‘Arqueologia sem fronteiras – repensando espaço, tempo e agentes’. A abertura contou com a presença do presidente da SAB, Gilson Rambelli, da diretora do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), Rosana Najjar, do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, e da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe, Terezinha Oliva. Antes da conferência de abertura, ministrada pelo americano Jeffrey H. Altschul, autor de vários livros sobre arqueologia, foi lançado um carimbo postal comemorativo, alusivo à 17ª edição do Congresso da SAB.


Arrecadação Federal de SE em sete meses já supera todo ano de 2012


Dados da Receita Federa revelaram que a arrecadação federal em Sergipe, no mês de julho deste ano, foi de R$ 302,3 milhões. Em termos reais (valores descontados pela inflação), a arrecadação do sétimo mês do ano apresentou crescimento de 60,7% sobre o mesmo mês do ano passado. No comparativo com junho deste ano, houve crescimento real de 7,5%. A arrecadação federal no estado, de janeiro a julho deste ano, superou todo o montante arrecadado em todo o ano passado. Ao longo de 2012, foram recolhidos aos cofres da união mais de R$ 1,872 bilhão enquanto que nos primeiros sete meses de 2013, já foram arrecadados mais de R$ 2,1 bilhões. Vale ressaltar que a partir de janeiro de 2013, os dados da Receita Federal do Brasil incorporaram as Receitas Previdenciárias, as quais elevaram consideravelmente o montante arrecadado pela Federação no estado. A principal fonte da arrecadação no mês de análise foi a receita previdenciária, que somou R$ 127,5 milhões, correspondendo a 42% do total arrecadado no estado. Em seguida, se destacou o recolhimento do Imposto de Renda (IR) que alcançou R$ 70,8 milhões. A arrecadação da COFINS (
Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social) ficou em R$ 42,4 milhões, enquanto que a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) somou pouco mais de R$ 20 milhões. O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) totalizou R$ 9 milhões recolhidos aos cofres da União, no mês de junho.

Frio tem presença constante nas regiões e centro-sul de Sergipe
 

As noites e madrugadas nos municípios das regiões Sul e Centro-Sul de Sergipe têm sido marcadas pelo frito desde julho último. Há registros de uma média de temperatura variando entre 15º e 16º. As pessoas se queixam do fato de não poderem ficar até umas 20h30 ou 21h sentadas conversando nas calçadas. A partir 19h quase todo mundo se recolhe, tranca as portas e janelas e buscam grossos cobertores. O frio tem sido mais marcante em Riachão do Dantas, Simão Dias, Lagarto e Tobias Barreto.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 2
Por Eugênio Nascimento
25/08
21:12

Sergipe se classifica à segunda fase da Série D

O time do Sergipe derrotou o Vitória da Conquista, por 1 a 0, neste domingo (28), no Estádio Lomanto Junior, pelo Campeonato Brasileiro da Serie D, e garantiu a segunda colocação do Grupo A4 para a segunda fase. O gol do Sergipe foi marcado pelo atacante Lucão, aos 33 minutos do primeiro tempo. 

Com o placar, o time colorado terminou em segundo, com 16 pontos, a um do Botafogo-PB, primeiro colocado, e cinco na frente do próprio Vitória da Conquista, que ficou na terceira posição. Nas oitavas-de-final, vai encarar o Tiradentes-CE, primeiro colocado do Grupo A3.

O Sergipe foi escalado pelo treinador Givanildo Sales, com Pablo; Magno, Emerson, Cláudio Baiano e David; Moisés, Fernando Pilar (Edinho), Rodrigo e Wallace (Almir Sergipe); Lucão (Fabinho Cambalhota) e Leandro Kível.

Confira os confrontos das oitavas-de-final

A próxima fase será marcada por alguns confrontos interessantes. Após ostentarem as melhores campanhas em boa parte da competição, Tiradentes-CE e Sergipe se enfrentarão nas oitavas. O mesmo acontecerá com outros dois clubes tradicionais: Botafogo-PB x Central.
Na chave do “sul”, o campeão da Copa do Brasil de 1999, Juventude, terá pela frente um duro embate contra o Londrina. O único paulista classificado é o Santo André, que terá de encarar o Metropolitano-SC.

Na segunda fase, os clubes se enfrentarão no sistema mata-mata, com os clubes de melhor campanha decidindo em casa. Assim como ocorre na Copa do Brasil e na Libertadores, quem marcar mais gols na casa do adversário garantirá a vaga em caso de empate. Persistindo a igualdade, a disputa será definida nos pênaltis.

Oitavas-de-final:
Nacional-AM x Salgueiro-SE
Gurupi-TO x Plácio de Castro-RO
Tiradentes-CE x Sergipe-SE
Botafogo-PB x Central-PE
Mixto-MT x Resende-RJ
Tupi-MG x Aparecidense-GO
Juventude-RS x Londrina-PR
Metropolitano-SC x Santo André-SP


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/08
06:27

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Venâncio: Povo de Sergipe não pode pagar por briga entre PT e PMDB

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), repercutir as recentes declarações do vereador de Aracaju, Robson Viana (PMDB), a setores da imprensa, dando conta que setores do governo estariam maquiando dados para atrapalhar o desempenho do governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB). Venâncio disse que Robson Viana revelou que o governador em exercício não tem autonomia para governar e que se continuar do jeito que vai, é melhor o PMDB entregar o governo. “Pelo o que disse Robson Viana, o governador não sabe quanto o Estado arrecada porque estão maquiando os dados, os números do governo. Vejam a gravidade dessa declaração”. O parlamentar destacou que Robson Viana denunciou que atrasaram o pagamento dos aposentados de propósito. “Fizeram de propósito para prejudicar Jackson Barreto? Que aliança é essa? Que companheirismo é esse? Que governo é esse? A cada dia a situação se complica mais. Prejudicaram os aposentados para boicotar o governador em exercício. Tudo articulado por membros do governo?”, questionou. O  líder da oposição disse que se o governador não tem confiança nos membros do governo e se não tem condições de administrar, que o governador em exercício entregue o cargo. “Se o governador não batesse na mesa, iam atrasar novamente. Eu não quero o quanto pior para o meu Estado e ninguém tem culpa ou tem que pagar pela briga de vocês e pelos descasos desse governo”.   


Transporte coletivo: mais 30 ônibus chegam a Aracaju


Vinte e quatro novos ônibus foram apresentados à população aracajuana na praça de eventos da Orla de Atalaia, fazendo parte de um lote de 30 novos veículos que chegarão até o próximo sábado. A chegada dos ônibus 0km faz parte do plano de mobilidade urbana que está sendo implantado pelo prefeito João Alves Filho para a melhoria do transporte coletivo de Aracaju. Os novos veículos que chegam para integrar o sistema de transporte coletivo de Aracaju foram adquiridos pela viação Modelo, uma das permissionárias existentes. Para o prefeito esse é mais um avanço que permitirá amenizar os problemas existentes com o transporte. "A vinda desses ônibus faz parte de toda a renovação que estamos constantemente fazendo na mobilidade urbana de Aracaju. A empresa Modelo já está operando no sistema e chega positivamente com mais esses veículos novos. Queria poder entregar todos os ônibus imediatamente à população. Porém, isso não é possível, porque os fabricantes de ônibus não estão conseguindo entregar"."Quando assumimos a gestão, havia uma bomba de efeito retardado no setor de transportes. As empresas estão funcionando numa situação precária, sem licitação. Elas não são concessionárias, são permissionárias. São 20 anos nessa situação irregular, que é um absurdo. Quando há licitação, existem normas que devem ser seguidas e as penalidades que poderão ser aplicadas nas empresas que não se adequarem. Atualmente isso não existe aqui em Aracaju", explicou o prefeito, informando que no próximo mês os problemas com a quantidade de ônibus serão sanados. "Durante o mês de setembro teremos ônibus suficientes para atender a população", garante.

 Lucas Aribé defende a reforma política
 
O vereador Lucas Aribé (PSB)  defendeu na Câmara de Aracaju a  importância de uma reforma política no Brasil. Segundo o parlamentar do PSB, a reformulação é urgente e imprescindível para a mudança do país. "Há muitos ensaios para mudar o panorama político, mas o que falta é coragem para se fazer uma reforma política pensando no cidadão", afirmou. Para Aribé, o interesse que se perpetua há anos e é levado em consideração sempre, é o partidário. "Não se faz reforma porque não se chega a um consenso em relação aos interesses políticos de todos. Porém, esses que impedem essa mudança, esquecem que só ocupam cargos públicos por terem sido eleitos pelo povo", destacou. As manifestações populares ocorridas no primeiro semestre e que continuam em diversos centros brasileiros foram relembradas por Lucas Aribé. "Fazer uma reforma é a voz das ruas e as manifestações provaram isso. O povo está mais perto dos políticos, tem mais conhecimento do que é feito e não aguenta mais o que está acontecendo", disse. Aribé deu como exemplo da força popular a Lei da Ficha Limpa. "Essa lei foi uma demanda popular e está aí. Prova que temos que mudar a situação atual", enfatizou. 


Governador autoriza criação de Grupo de Trabalho para avaliar pedidos do Fisco
 


O governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu uma comissão do Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco) para buscar avançar nas negociações em torno das reivindicações da categoria. Após uma extensa discussão, ficou acertado que será criado um grupo de trabalho conjunto para que, num prazo de 60 dias, se avalie as propostas apresentadas pelo sindicato. “Nós continuaremos buscando manter um diálogo aberto e franco com todas as categorias profissionais da administração pública, mostrando a situação financeira do Estado e suas respectivas limitações, mas sempre buscando avaliar as reivindicações apresentadas”, afirmou o governador em exercício. Dentre os pontos constantes da pauta apresentada pela categoria estão a implantação de uma lei de organização da administração tributária, um pedido de revisão salarial e um pedido de reestruturação da carreira com incorporações.


5º Encontro Anual de Planejamento Estratégico acontece nessa sexta


 
“Cultura fortalecida: a integração é a melhor estratégia” é o tema do 5º Encontro Anual de Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Sergipe, que acontece nessa sexta-feira, 23/8, das 8 às 13 horas, no Quality Hotel, em Aracaju. O evento faz parte do calendário anual de revisão do planejamento e traz um debate entre magistrados, gestores das metas e servidores. O Planejamento Estratégico do TJSE foi instituído em 2009, trazendo ao Judiciário uma sistemática da continuidade das ações em prol de uma melhor prestação jurisdicional.
 
 
 
 


Robson Viana diz que Jackson sofre "boicote" da turma de Déda no Governo
 
 
 
 
 
 

O vereador Robson Viana comentou ontem e o Jornal da Cidade publicou em sua edição desta quinta-feira que “um Estado com dois governos ninguém governo”, numa referência clara as ações de membros do governo Déda dentro do período de interinidade de Jackson Barreto (PMDB) . Robson Viana, que tem acompanhado as ações da gestão de JB, disse agora há pouco no programa “A Hora da Verdade”, do radialista George Magalhães, que Jackson se mostra angustiado. “O atraso no pagamento dos aposentados, no mês passado, segundo o parlamentar, poderia ter sido evitado, como aconteceu de outras vezes. Isso aconteceu por que tem gente que veste a camisa de JB e tem gente que não”, declarou, dando a entender que há um boicote à gestão do governador interino. Mas não revelou nomes.


Obra do mergulhão da Tancredo Neves tem ritmo de trabalho acelerado


Um projeto arquitetônico e urbanístico que consolidará a infraestrutura e a mobilidade urbana, além de criar um corredor de trânsito que ligará importantes áreas comerciais e residenciais da capital, a construção do viaduto da avenida Tancredo Neves, que havia sido anunciada na gestão passada mas sequer foi iniciada, passou a apresentar um ritmo de trabalho mais célere nos últimos meses. Isso garantirá velocidade na execução e menos transtornos aos condutores de veículos e transeuntes que trafegam pela região. A expectativa é que a obra seja concluída em outubro. Além da construção do viaduto, cuja extensão mede 90 metros, a obra também compreende uma ciclovia com 4.300 metros, um canal em concreto armado, além da implantação de rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica e iluminação. Resultado da parceria da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os investimentos somam um montante de R$ 26,8 milhões. Para agilizar a execução da obra, a administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem mantido no local máquinas e profissionais trabalhando diariamente em várias frentes de trabalho. Engenheiros e técnicos da Emurb acompanham e fiscalizam o ritmo de trabalho e as medidas de segurança exigidas pelas normas técnicas adotadas pela construção civil.


Jackson anuncia implantação do grupo Saint-Gobain que investirá R$ 230 milhões em SE



Mais uma empresa de reconhecimento internacional que se incorpora à fase mais importante na história do desenvolvimento industrial sergipano. Essa é a constatação após o anúncio oficial dos investimentos e do cronograma de obras da nova fábrica Verallia, que é a empresa fabricante de embalagens de vidro do grupo Saint-Gobain, que será instalada no município de Estância, a 72 km da capital. A estimativa é de que a terraplanagem do terreno esteja concluída em fevereiro de 2014 e o início de funcionamento da unidade ocorra até outubro de 2015. Os anúncios foram realizados no Palácio dos Despachos, com a presença do governador em exercício, Jackson Barreto, e do diretor Executivo da Verallia, Roberto Luiz Correa. Associada à Ipiaram Empreendimentos e Participações, capitaneada pelo empresário sergipano Ruy Vieira (do grupo Constâncio Vieira, fundado em 1912) que já atua tradicionalmente na indústria têxtil em Estância e no segmento de cosméticos, através da Guf Indústria Química e Farmacêutica, o grupo Saint-Gobain investirá aproximadamente R$ 230 milhões neste empreendimento, cuja prioridade é a utilização da mão de obra local. A empresa Verallia era conhecida até o ano 2000 como Santa Marina, que também construiu renome no mercado nacional.


TCE condena ex-gestor de Divina Pastora a devolver excesso de subsídio pago a vice-prefeito



O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), decidiu pela irregularidade do período auditado de janeiro a dezembro de 2006 na Prefeitura Municipal de Divina Pastora, condenando o ex-gestor, José Carlos de Souza, a ressarcir aos cofres públicos municipais o montante de R$ 6.624,00, referente ao excesso de pagamento de subsídio ao vice-prefeito à época, impondo-lhe ainda multa administrativa no valor de R$ 2mil. Relatado pelo conselheiro Ulices Andrade, o processo TC – 002087/2007 trata do Relatório de Inspeção nº 16/2007, resultante de auditoria realizada pela equipe técnica do Tribunal. Conforme o relator, em meio às irregularidades não sanadas pela defesa do então gestor, está a inexistência de ato fixando os subsídios do Prefeito e do Vice-Prefeito, desde 2001, além do excesso de pagamento de subsídio ao vice-prefeito e de informações inconsistentes para o cálculo de subsídio no SISAP. Dentre outras falhas e/ou irregularidades encontradas, também foi constatada a não apresentação do Livro de Bens imóveis e a divergência de montante inventariado com o Balanço Patrimonial 2006, bem como a carência de mecanismos de controle de combustível pela Prefeitura e a ineficácia do Sistema de Controle Interno no Executivo. Outro aspecto do relatório diz respeito a despesas realizadas pelas contas do MDE e do FUNDEF e não consideradas no percentual da Educação, nos valores de R$ 7.750,00 e R$ 6.840,00, respectivamente, ambas em desacordo com a Resolução TC nº 209/01.


Comitê Estadual Contra os Leilões do Petróleo é convidado para sessão especial na Assembleia Legislativa


A Campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, a partir do lançamento do Comitê Regional Contra os Leilões, começa a ganhar força em Sergipe. Outdoors e adesivos de carros espalhados nas ruas alertam a população de Sergipe: Vamos barrar os leilões do petróleo. Fruto das mobilizações da campanha, o comitê estadual foi convidado para uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa, por intermédio da deputada Ana Lúcia (PT). A sessão será amanhã, dia 22/08 (QUINTA), às 9:30 da manhã. O geólogo da Petrobrás e diretor do Sindipetro, Dalton Francisco dos Santos, será o palestrante representando a categoria petroleira e o comitê do petróleo. Dalton também participou de uma audiência no Senado, semana passada, quinta-feira, dia 15. Após o evento, as entidades que estavam presentes, FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobrás), FUP (Federação Unica dos Petroleiros), Comitê Estadual Contra os Leilões, Sindipetro AL/SE e Sindipetro RJ, sinalizaram a possibilidade de uma Frente Nacional de Luta Contra os Leilões. "Nós do Sindipetro AL/SE, filiado a CSP-Conlutas e a FNP, queremos muito essa unidade. Infelizmente Dilma/PT preferiu defender a privatização do pré-sal, colocando em risco o futuro do país. Cabe agora aos trabalhadores uma forte reação para impedir que nossas riquezas fiquem nas mãos das multinacionais petrolíferas. Por isso esperamos que a direção da FUP, da CUT venham junto conosco compor essa frente e envolvam os trabalhadores, base dos sindicatos que essas entidades representam, mesmo que para isso precisem partir para o enfrentamento contra a política econômica do Governo Federal. É a soberania do Brasil que está ameaçada. Lutar contra a privatização do petróleo, para barrar os leilões do pre sal, é lutar em defesa do futuro da nossa nação", alerta o geólogo, diretor do sindicato.


Tuca defende reajuste para todos os servidores estaduais



O vereador Anderson de Tuca utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, para falar sobre a disparidade na remuneração dos servidores do Estado. Segundo Anderson, todos os servidores da administração e inclusive do Detran, deveriam ter seus salários reajustados, mas somente algumas categorias como a dos professores, delegados e procuradores tiveram reajuste. “Todos os servidores do estado são indispensáveis para o andamento dos serviços do estado, e será que os do Detran também não são? O Governo do Estado não dá ajuste por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas então porquê deu reajuste a algumas categorias? Será que só existe esse limite para os servidores do Detran”, questiona o parlamentar. Tuca reforça que é necessário que haja uma equiparação salarial dos servidores. “Os servidores precisam ter salários dignos, muitos ganham menos que um salário mínimo. Faço o pedido algum colega vereador que tenha acesso ao Governo do Estado, que possa conversar com o governador para trazer mais dignidade a esses profissionais que sãos essenciais para a manutenção do estado, e por isso, não pode haver diferença entre os salários”, disse.


Campanha pelo comando do PT começa a ficar bem mais tensa



A disputa pelo comando estadual do PT está ficando cada vez mais tensa e já tem até ameaças a personagens que têm direito a voto e seguem a chapa do deputado federal Rogério Carvalho, conforme denunciaram ontem duas pessoas que optaram pelo anonimato. Há ligações ameaçadoras que foram gravadas e que podem ser tornadas públicas logo em breve.


Pistoleiro ameaça vereador que queria contratá-lo para “servicinho” sujo



Parece piada. Mas há fortes indícios de que o fato realmente aconteceu. Numa cidade da região Sul de Sergipe, um vereador brigado com o prefeito procurou um pistoleiro para apagar o chefe do Executivo. O pistoleiro, quando soube quem seria a vítima, virou-se para o parlamentar e lhe disse: Eu não mato o prefeito, ele é meu amigo. Se ele morrer eu mato você. Papo encerrado, prefeito e vereador estão vivinhos da silva.


Sergipe gerou 1.651 empregos em julho último



Segundo levantamento do DIEESE, em Julho de 2013 foram admitidos 10.883 trabalhadores e desligados 9.232 gerando um aumento no emprego formal em Sergipe de 1.651 postos de trabalho. Nos últimos doze meses o emprego com carteira assinada teve um crescimento de +2,50% (em termos relativos), e 7.040 novos vínculos (em termos absolutos).
SETORES QUE MAIS CONTRATARAM - Os setores que tiveram saldos positivos no mês de Julho de 2013 em Sergipe foram: Serviços (1.167 empregos ou +1,02%), Agropecuária (615 empregos ou +5,91%).


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/08
21:04

Valadares Filho é eleito presidente da Comissão de Turismo e Desporto


Em eleição realizada na tarde de hoje (21-08), o deputado Valadares Filho (PSB-SE) foi eleito por unanimidade para ocupar a presidência da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados (CTD). Como primeiro vice-presidente da CTD, foi o eleito o deputado do PSB de São Paulo, Abelardo Camarinha. Valadares sucede Romário. Valadares Filho destacou que, durante o seu mandato, a CTD vai continuar com o trabalho de fiscalização dos preparativos para realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016. “No primeiro semestre deste ano, visitamos as seis cidades sede da Copa das Confederações, no segundo semestre, pretendemos visitar as demais cidades sedes da Copa de 2014 a fim de acompanhar de perto todos os preparativos para a realização do Mundial de Futebol.” O deputado disse ainda que a Comissão de Turismo e Desporto vai aprofundar a discussão e o debate de temas que interferem no desenvolvimento do turismo e desporto no Brasil e que estará aberto para ouvir as entidades representativas de todos os segmentos econômicos envolvidos.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos