31/08
07:56

Operação Independência chega ao fim com 37 estabelecimentos comerciais fiscalizados

A Operação Independência, promovida pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Procon Aracaju, foi concluída com sucesso nesta quarta-feira, 30. A ação teve início no dia 22, deste mês, e alcançou 37 estabelecimentos comerciais. Entre os alvos da vistoria estiveram as lojas de instrumentos musicais e os armarinhos.

"Foram emitidas dez notificações, sendo cinco por falta de precificação nos produtos, duas pela ausência do Código de Defesa do Consumidor, além de três autos de constatação", revelou o coordenador de Fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa.

A fiscalização foi motivada pela proximidade das comemorações do 7 de Setembro, dia em que é celebrada a Independência do Brasil. A data promove ampliação das demandas para os segmentos priorizados durante a operação. A vendedora, Francisca Leite, confirma que, nesse período, muitas das buscas realizadas pelos consumidores possuem relação com os desfiles cívicos. "Em geral, nesse período, as pessoas procuram luvas, boinas, penachos e outros adereços", indicou.

Sobre o trabalho desenvolvido pelo Procon Aracaju ao longo desse ação, Francisca Leite considera que foi positivo. "Estar com os produtos devidamente precificados, por exemplo, facilita nosso trabalho. São informações que os próprios compradores acessam sem precisar nos consultar. O Procon presta um grande auxílio para todos nós", avaliou.

O trabalho de fiscalização é intensificado conforme as necessidades de cada período, porém, as ações são contínuas, ressalta a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Liara Andrade. "Nós realizamos as fiscalizações com base em um planejamento estratégico. Nosso principal objetivo é garantir a correta aplicação do Código de Defesa do Consumidor e contribuir para que os direitos dos cidadãos sejam respeitados", destacou.

O coordenador de fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa, esclarece que as lojas notificadas terão o prazo de dez dias para recorrer. Caso isso não ocorra, o autos aplicados irão se transformar em multas.

Foto: Ascom/Semdec


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/08
23:05

Diretoria afastada da Emsurb aguarda decreto para reassumir

A Justiça determinou o retorno imediato do presidente licenciado da Empresa Municipal de Serviços Urbanos Mendonça Prado e seus assessores José Reinaldo de Souza, José Roberto Gomes do Carmo, Marcio Zylberman, Rosenice Figueiredo Machado, Sylvia Emília Cardoso Barreto Mascarenhas de Calasans aos seus respectivos cargos na EMSURB. Agora, o retorno depende apenas de um decreto a ser assinado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Mendonça Prado, que respondia pela presidência da EMSURB, e sua equipe foram afastados por causa das investigações e do encaminhamento do processo que averigua supostas irregularidades na contratação da empresa para limpeza pública e o recolhimento de lixo em Aracaju.O caso está incluso na Opetração Babel, iniciada em março deste ano.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/08
21:56

O PMDB quer construir Belivaldo

Eugênio Nascimento

 

Não há uma definição de candidatura oficial para a disputa do Governo de Sergipe, em 2018, no bloco que hoje controla o Executivo.  Embora o nome do vice-governador Belivaldo Chagas apareça sempre como a opção do PMDB, ele será avaliado dentro de critérios que serão estabelecidos até o próximo ano, o que deverá acontecer também com outros nomes que sejam postos pelas demais agremiações políticas.

O nome de Belivaldo parece ser natural numa lista para a escolha daquele que representará o grupo liderado pelo governador Jackson Barreto. Ele é do mesmo PMDB de JB, que deseja ser candidato a senador. Em colocando esse projeto em prática, ele passará o comando do Estado para o seu vice,  que poderá disputar  a reeleição no exercício do mandato e, por conta disso,  em condição privilegiada.

Isso não representa dizer que seja ele a única opção do próprio PMDB, ainda que o partido não tenha lideranças outras projetadas para a disputa do Governo. Tem gente que aponta o nome de João Augusto Gama, atual presidente do partido e ex-prefeito de Aracaju, como outra opção. Há até quem insinue que o atual secretário da Saúde, Almeida Lima, primo de Jackson e também ex-prefeito da capital, seja “o cara”.

Os próprios Gama e Almeida já descartaram essa possibilidade e Belivaldo deixou claro que o seu nome é uma opção que está sendo colocada para a avaliação de todos os aliados. Há um esforço por parte de Jackson Barreto em destacar o seu vice, que é um político muito querido, amigueiro e que precisa crescer nas pesquisas. Mas vale lembrar que a disputa eleitoral será em outubro de 2018. Portanto, ainda é cedo.

No zum zum zum político,  cogita-se também a possibilidade de o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), vir a disponibilizar o seu nome. Ele descarta essa hipótese e tem dito que é candidato a fazer uma boa administração para que Aracaju volte a ser a capital da qualidade de vida.

Também são lembrados nomes como o do empresário Ivan Leite e do deputado federal Laércio Oliveira, além do petista Rogério Carvalho. 

Mas o PMDB vê como natural a opção Belivaldo, já que o governador atual é do PMDB e gostaria de fazer um sucessor de seu partido.

As discussões iniciais e tornadas públicas mostram que os peemedebistas apostam em Belivaldo, os petistas desejam ver Rogério Carvalho  na disputa e as demais opções são apenas citadas em um ou outro evento público por generosos amigos.

A indefinição não é um privilégio dos governistas. No bloco de oposição são sempre bem cotados os nomes dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSDB) e André Moura (PSC). Lá, entre eles, também não se sabe qual seria a melhor opção.

Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/08
20:04

Alese fará cobertura ao vivo da votação da fusão da Previdência

Nesta quinta-feira (31), a Alese fará a votação da proposta de projeto de lei nº 10 do Governo do Estado, que pretende extinguir o Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe (Funprev), transferindo seus recursos para o Fundo Financeiro de Previdência do Estado de Sergipe (Finanprev/SE).

A cobertura da Sessão Plenária será feita ao vivo a partir, das 9h, no Jornal da Alese, e logo após direto do Plenário da Casa pelos nossos canais 48.2 (aberto), 348.2 (SKY e GVT) e 16 (SIM), pelo site 
www.al.se.gov.br além das  redes sociais:

*
https://youtu.be/tvalese*

*
https://www.facebook.com/assembleiaSE/*

*
https://www.twitter.com/assembleiase*



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/08
19:56

Maria preside instalação de subcomissão que vai tratar das doenças raras

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) presidiu hoje (30), a sessão de instalação da Subcomissão Especial sobre Doenças Raras, que vai propor iniciativas visando a promoção e defesa dos direitos das inúmeras pessoas que são portadoras desse tipo de doença. “Os membros dessa submissão, batizada de CASraras, vão trabalhar na perspectiva de promover condições adequadas para o diagnóstico e principalmente, proporcionar maior acesso aos medicamentos, que, pela natureza das doenças, não possuem tanta demanda no mercado brasileiro", afirmou.

 

A senadora, que é integrante titular da Submissão ressaltou que vai propor a ouvida de entidades representativas dos portadores de doenças raras para conhecer a fundo suas principais necessidades. “Estima-se que existam, hoje, cerca de sete mil doenças raras e muitas delas são desconhecidas, até mesmo, dos profissionais de saúde”, pontuou a senadora, acrescentando que a sua previsão é que, até o final do prazo previsto, que é 17 de dezembro, possam contabilizar avanços necessários para a promoção, diagnóstico e tratamento das doenças.

 

No entender da senadora sergipana, no caso das doenças raras, faltam políticas públicas, medicamentos acessíveis, análise precoce e, principalmente, a sensibilidade das autoridades para o assunto.

 (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/08
19:32

Vice-presidenrte do PEN descarta Tarantela e afirma apoio a Robson Viana

“Robson Viana é um amigo, é um político atuante e é quem comanda o Partido Ecológico Nacional (PEN), futuro “Patriota”,  em Sergipe. Qualquer outra pessoa que se apresente como comandante ou futuro comandante do PEN no Estado é um boateiro, um mentiroso”. A afirmação é do vice-presidente nacional da agremiação política, Antônio Teixeira, numa referência ao ex-candidato a prefeito pelo PMN, João Tarantela, que propaga a sua ida para o PEN.

Teixeira disse que a direção nacional do partido não conhece Tarantela e acha que “deve ser pessoa sem importância, um oportunista. Como tal, não deve falar em nome do PEN. A pessoa credenciada é o deputado estadual Robson Viana”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/08
19:10

Fábio Reis cobra da Ebserh convocação de concursados

Com o objetivo de melhorar o atendimento da saúde aos lagartenses, o deputado federal Fábio Reis esteve na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na tarde desta quarta-feira (30). Acompanhado do líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi, Fábio solicitou ao presidente, Kleber Morais, a convocação dos aprovados em concurso público.

 


O Hospital Regional de Lagarto está em transição de gestão entre a Fundação Hospitalar de Sergipe e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e sofre com o baixo número de profissionais que atuam no atendimento à população.

A contratação dos concursados, solicitada pelo parlamentar sergipano, já foi autorizada pelo ministério do Planejamento. “O ministério autorizou a contratação de 357 novos servidores. Viemos aqui solicitar o chamamento de pelo menos metade deste número”, solicitou Fábio.


O deputado explicou que Lagarto é um polo de educação e o hospital é fundamental para a UFS, já que é incorporado à universidade e vai atender às demandas de formação dos alunos do Campus de Lagarto, que conta com os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.


Com os novos servidores em atuação, serão beneficiados os moradores dos municípios de Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto.


O presidente se comprometeu a convocar os aprovados a partir de janeiro do ano que vem. Segundo ele, a Ebserh não conta com limite orçamentário para convocações neste ano, mas que ano que vem todos serão convocados, paulatinamente.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/08
22:37

PT adia reunião de quinta-feira, 31, para segunda-feira, 4

Atendendo a um pedido do deputado federal João Daniel, o presidente do PT de Sergipe, Rogério Carvalho, adiou a reunião da Executiva petista, prevista para a próxima quinta-feira, 31, para a segunda-feira, 4 de setembro. A pauta prevê avaliação da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Sergipe e, se for proposta, a linha de atritos entre os deputados estaduais Francisco Gualberto e Ana Lúcia.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos