29/08
22:22

O PT de olho no Governo

Eugênio Nascimento

Na relação dos petistas sergipanos com o peemedebista e vice-governador Belivaldo Chagas não há atritos. Ao menos até agora nada de grave aconteceu para induzir a pensar diferente disso. Mas há no PT um forte desejo de conduzir um novo quadro seu ao Governo de Sergipe (o primeiro foi Marcelo Déda) e esse ideário tem se fortalecido muito nos últimos meses.

As conversas no PT apontam para a possibilidade de o nome de Belivaldo não conseguir apoios suficientes para emplacar dentro e fora dos limites da aliança política a que está vinculado e que tem entre os seus membros o PDT, PSD, PMDB, PT e algumas outras agremiações políticas. Fala-se que o nome do atual vice não encontrará sustentação e isso ficará claro nas pesquisas.

O PT, embora não tenha definido uma posição final, vê no ex-deputado federal Rogério Carvalho, seu atual presidente estadual, uma opção, um nome que será colocado à disposição da coligação para compor a chapa majoritária, podendo ser candidato a governador ou a senador. Parece estar claro o desejo de Carvalho de disputar o Senado.

Mas lideranças políticas como o deputado federal João Daniel apostam que há espaço para o PT na chapa majoritária e que o nome de Carvalho deve ser a opção, tanto para governador como para senador. Daniel avalia que a opção melhor seria a de governador e tem divulgado essa possibilidade junto às bases petistas e no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Não há consenso no PT e as resistências à manutenção da atual coligação têm se manifestado. Isso está visível. Há quem defenda, com base na boa aceitação do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (mais de 50% do eleitorado de Sergipe), principal cabo eleitoral do PT em todos os Estados brasileiros, que o partido definida suas chapas majoritária e proporcionais e enfrente à todos.

É uma ideia e encontra simpatia entre aqueles que seguem a deputada estadual Ana Lúcia e sindicalistas mais próximos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) , mas não tem boa aceitação entre os petistas que, em sua maioria, acompanham Rogério Carvalho, João Daniel, Márcio Macedo e Eliane Aquino. Essa iniciativa não frutifica, mas tem sido muito comentada.

No cenário atual da sucessão, há uma tendência natural a esperar o quadro clarear para definir alianças, nomes para compor chapas. O quadro hoje exposto dentro da base governista, que é liderada pelo governador Jackson Barreto, é de que todos continuarão somando forças para eleger em 2018 o governador, o vice, os senadores e fazer a maioria na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Esse, parece, é o projeto que está na mente de todos. Para ser concretizado dependerá da habilidade do governador Jackson Barreto, que quer ser senador da República, único cargo da estrutura política do Legislativo a que não teve acesso até agora. JB iniciou a sua carreira política em 1972, quando foi eleito vereador, depois foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Aracaju, vice-governador e hoje comanda o Executivo estadual. Dizem os amigos, o Senado não sai da cabeça dele. Mas, se for preciso, ficaria no governo até o final do mandato para eleger o seu sucessor.

Quem viver verá.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/08
21:11

Emília ingressa com Ação Popular contra o reajuste da tarifa do transporte

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), ingressou com Ação Popular com o objetivo de conceder ao cidadão aracajuano o direito a transparência nos atos administrativos do Executivo.


Segundo Emília, Ação Popular é um instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão, que tem o objetivo de garantir a moralidade administrativa, mediante a anulação dor atos lesivos ao interesse publico, como é exemplo o aumento da passagem do transporte urbano.


“Houve o aumento da tarifa do transporte coletivo e o aracajuano está sentindo no bolso. O que mais chamou a atenção, e eu pedi para minha assessoria fazer um minucioso levantamento é que, o Executivo, através de um decreto, fixou o valor de R$ 3,50 reais; só que não motivou devidamente o ato administrativo, porque não houve a ampla divulgação das planilhas de custos das empresas, que inclusive deveriam ter passado pela Casa Legislativa”, pontou.


“As planilhas deveriam ter sido apreciadas pelos parlamentares e, somente após esse estudo e fundamentação dos cálculos em seguida; é que o Executivo poderia apresentar o decreto com o valor da tarifa; o que não foi observado”, destacou.


Por fim, a vereadora de Aracaju reforça que também não foi observado o que diz a redação da Lei 3.845/2010. No mesmo dia em que foi publicado no Diário Oficial do Município o reajuste, entramos com a Ação Popular para suspender a cobrança.


“Estamos aguardando que a justiça analise; inclusive depois que ingressamos o Movimento Não Pago ingressou, e está havendo um estudo para a conexão das duas ações, mas entramos primeiro e agora temos que aguardar que a magistrada, Dra. Cristina Machado, se posicione sobre a suspensão desse aumento irregular”, finalizou.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/08
21:06

Detran alerta sobre calendário de pagamento do Licenciamento 2017

 Os proprietários de veículo que têm placas com o final 7 devem estar atentos ao prazo final para o pagamento do Licenciamento 2017, sem incidência de multas. Seguindo o calendário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), 31 de agosto é a data limite para os donos de veículo pagarem cota única ou quitarem a última parcela pra quem optou pelo parcelamento. Quem possui placas com finais 8 e 9, podem liquidar seus débitos, respectivamente, em duas ou três vezes para obter o seu Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV).

Para requerer o licenciamento anual, basta o cidadão acessar os canais de comunicação do órgão, como o aplicativo Detran-SE Digital, caixas do Banese ou portal de autoatendimento www.detran.se.gov.br. Nesta última opção, basta o usuário clicar em 'Serviços de Veículo' e escolher a forma de pagamento. Se a opção for Banese, após compensada taxa, o documento já fica disponível para solicitação e impressão. Na opção 'Outros Bancos', a pessoa deve se atentar para o tempo de quatro dias úteis para compensar a taxa e assim liberar o documento.

Para receber o CRLV, o usuário pode escolher entre receber em casa ou em uma unidade de atendimento. Para tanto, o endereço deve estar sempre atualizado pelo proprietário no banco de dados do Detran/SE para que o documento seja recebido com êxito em seu destino.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/08
19:15

Grávidas negras sofrem discriminações, afirma vereador Manuel Marcos

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) utilizou a Tribuna durante o Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira, 29, para abordar o tema preconceito e racismo, destacando principalmente o racismo com as mulheres grávidas e a mortalidade de mulheres negras durante do parto.

Durante seu discurso, o parlamentar falou sobre a sua ida à Brasília na semana passada, a convite do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da ministra dos Direitos Humanos Luislinda Valois, para participar de uma oficina sobre as doenças dominantes na população negra no Brasil. “Palestrei durante o evento sobre as doenças e complicações mais comuns que atingem as mulheres negras, em decorrência do parto, como infecções, hipertensão e até abortos”, informou.

“Fiquei muito feliz com o convite dessa palestra, porque além de ser médico obstetra, sou negro,  com muito orgulho. Apenas 26% das pessoas são ditas brancas, então a maioria são negros e pardos e, infelizmente, muitos brancos se acham a maioria. Ainda sobre o meu tema na palestra, sei que muitas mulheres negras sofrem discriminação", comentou.

Manuel Marcos afirmou ainda que "é triste saber que muitas gestantes negras não têm um bom atendimento ao irem ter seus filhos. De 100 mil partos, morrem 141 mulheres negras durante o parto. Precisamos ter mais respeito, todos são humanos, somos todos iguais na hora da morte. Vamos nos unir e nos respeitar, nós negros somos a maioria nesse país e infelizmente não somos maioria no Congresso Nacional, nas Assembleias, em todas as esferas do Poder Executivo". 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/08
18:40

Robson Viana e 11 prefeitos se reúnem com a senadora Maria do Carmo

O deputado estadual Robson Viana (PEN) esteve hoje em Brasília. Acompanhado de onze prefeitos, além de secretários e alguns vereadores sergipanos, ele participou de encontro com a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) e sua filha Ana Alves (DEM). Na ocasião os prefeitos apresentaram demandas e problemas à senadora, que se mostrou disposta a ajudar os municípios, inclusive com emendas. A equipe técnica do gabinete da parlamentar também participou da reunião.

Viana destacou a importância de estar acompanhado de tantos representantes de Sergipe. Para ele, essa é mais uma forma de estar junto do seu povo. “Uma oportunidade que a senadora Maria do Carmo me proporcionou, ao poder reunir muitos prefeitos em seu gabinete, que tiveram também a oportunidade de expor suas dificuldades. Ficamos todos muito gratos à senadora, por se mostrar tão receptiva e interessada em resolver os problemas do estado, colocando-se à disposição para ajudar no que for possível, inclusive com emendas que serão apresentadas”, explicou.

Política e renovação
O deputado também falou sobre a presença de Ana Alves no encontro. “Fomos recebidos com muito carinho. Fiz questão de exaltar a história política da família Alves em Sergipe, o legado que ela vem deixando durante vários anos, e que, tenho certeza, terá continuidade com sua filha, que iniciou um novo movimento político, de renovação”, disse Robson.

O deputado falou ainda que o momento foi de muita satisfação para ele, que tem a certeza de estar colaborando com a nova política sergipana. “Uma nova política, onde olhamos para um horizonte promissor, com lideranças dedicadas a desenvolver uma nova história em Sergipe”, explicou o parlamentar.

Presenças
Estiveram presentes na reunião o prefeito de Campo do Brito, Marcel Souza e o seu vice, Louro da Coopertalse; o líder do prefeito na Câmara Municipal de Campo do Brito, Genilson Menezes; o prefeito de Aquidabã, Dr. Mário; o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Dr. Thiago; o prefeito de Porto da Folha, Miguel de Dr. Marcos; o assessor do prefeito de Porto da Folha, Valmir de Boleiro; o prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha e o secretário de obras, Lequinho; o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Júnior.

A lista de autoridades presentes no encontro continua: estavam por lá o prefeito José Rosa, de Siriri e os secretários de Assuntos Parlamentares, José Rosa Júnior e de esportes, Douglas Andrade; a prefeita de Monte Alegre, Nena de Luciano e o secretário de governo do município, Luciano; o prefeito Dadau, de Santo Amaro das Brotas; o vereador Apolinário, de Pedrinhas; o prefeito de Indiaroba, Adinaldo; o prefeito de Santana do São Francisco, Júnior Barroso; o secretário de Administração de Canhoba, Marcelo Nunes e o presidente da União Nacional dos prefeitos e ex-prefeitos do Brasil, Cláudio Munaretto.

Da Assessoria de Imprensa


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/08
15:40

Sintasa: Convenção Coletiva dos Trabalhadores da Rede Privada é concluída

Os empregados da Saúde do nível médio da Rede Privada de Sergipe aprovaram a nova Convenção Coletiva do Trabalho 2017-2018, retroativo a junho de 2017, mês da data-base. Destaque para o novo reajuste salarial para os auxiliares de enfermagem que passam a ganhar a partir da folha de setembro R$ 971,00 e os técnicos de enfermagem vão receber R$ 991,00 e outros benefícios vinculados ao salário-base, como insalubridade. A deliberação dos trabalhadores foi dada na assembleia extraordinária, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), nessa segunda-feira, 28, na sede do sindicato. 

Desde maio, a diretoria do Sintasa com o departamento jurídico estava negociando com os representantes do Sindicato dos Hospitais e Clinicas do Estado de Sergipe (Sindhose) e com mediação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT). Depois de algumas rodadas de negociação, chegou-se a um consenso entre as partes e foi levada a proposta até assembleia dessa segunda-feira, quando foi aprovada pelos trabalhadores.

“Sabemos que não é a excelência que o trabalhador quer e merece e que o Sintasa queria, mas fizemos o possível e ainda contamos com o apoio da SRT para chegar cada ano mais perto do que achamos mais justo. O importante é que houve evolução visto que desde janeiro deste ano os auxiliares e técnicos de enfermagem recebiam salário-mínimo, ou seja, R$ 937,00. Mas a partir da folha de setembro terá um aumento para as duas categorias”, explica Augusto Couto, presidente do Sintasa.

Outros ganhos
Um ponto significativo de ganho real dos trabalhadores é que as empresas e clínicas privadas que não têm condições de oferecer alimentação ao trabalhador no próprio local de trabalho, terá que dar um auxílio-alimentação no valor de R$ 35,00 por refeição. Haverá também auxílio-funeral em tempo hábil no valor de 50% do salário-mínimo. E outra questão é a padronização nas empresas para que o atestado médico possa ser entregue pelo trabalhador em até 48 horas, diferente do que era atualmente quando em alguns lugares aceitava 12 horas, outros 24 horas, e alguns nem aceitava. 

Após a aprovação da proposta da convenção na assembleia, houve o contato com o sindicato patronal avisando da aceitação e agora só falta homologar na audiência de mediação, na SRT, no dia 4 de setembro. Em detrimento disto, não poderá entrar na folha de agosto, que pode ser paga até o quinto dia útil de setembro. Em compensação, o retroativo de junho deste ano até agora, será pago na folha de setembro, que pode acontecer até o quinto dia útil de outubro.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/08
06:52

Oncologia - HUSE atenderá pacientes do Hospital de Cirurgia

O governo do Estado tomou mais uma medida para ampliar a assistência aos pacientes com câncer. Desde sexta-feira, os 49 pacientes que tiveram os tratamentos interrompidos no Hospital Cirurgia por conta de problemas no equipamento da Unidade estão sendo atendido no Huse. O setor de radioterapia  do Hospital de Urgência criou um turno noturno somente para atender esse grupo.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/08
06:41

Atletas de SE ganham 4 medalhas de ouro no Panamericano de karatê

O Brasil sagrou-se Campeão Geral no Campeonato Panamericano de Karate, da Panamerican Karate Federation/World Karate Federation, organismos do karate vinculados ao Comitê Olímpico Internacional.

 

 

O Campeonato foi realizado de 23 a 27 de agosto na cidade de Buenos Aires, Argentina. Com um total de 12 medalhas de ouro, o Brasil superou os Estados Unidos da América, que obtiveram 8 medalhas de ouro e ocuparam a segunda colocação. Com grande destaque neste campeonato, atletas de Sergipe, filiados à Federação Sergipana de Karate, obtiveram 4 medalhas de ouro, 1/3 do total obtido pelo Brasil.

 

 

A Equipe de Kata do Brasil, 14-17 anos, composta pelos atletas de Sergipe André Simões, Eduardo Inagaki e Lucas Vinícius, sagrou-se campeã no evento, derrotando a tradicional escola peruana. Ainda conseguiram medalhas de ouro: keven Diogo, na categoria 12-13 anos -40Kg; Lucas Vinícius, 14-15 anos, -63Kg; Victor Menezes, 16-17 anos, -76kg. Os atletas de Sergipe ainda conseguiram uma medalha de prata, obtida por Virgílio OLiveira Neto, 16-17 anos, +76kg e uma medalha de Bronze, obtida por Leonardo Vieira, Sub-21 anos, no kumite equipe. Ainda fizeram parte da Seleção Brasileira os atletas Jacyanne Sarah, Luiz Henrique e Fernando Leony.

 

 

Todos os atletas competem pelo Clube Máximo de karate, coordenado pelos Senseis Alexandre Morais e Ulisses dos Santos. Junto a Federação Sergipana de Karate, presidida por Cristóvão Bittencourt, os senseis já projetam intensificação dos trabalhos na torcida para termos atletas na Olimpíada da Juventude e nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

 

 

Os atletas André Simões, Eduardo Inagaki, Leonardo Vieira, Lucas Vinícius, Victor Menezes e Virgílio Cordeiro já estão classificados para defender o Brasil no Campeonato Mundial de Karate que ocorrerá no mês de outubro, em Tenerife, Espanha.


 

 



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos