27/10
10:50

Inscrições para 'Jogos dos Servidores' foram prorrogadas

Foram prorrogadas as inscrições para participar da quinta edição dos 'Jogos dos Servidores Municipais', que acontecem entre os dias 8 a 23 de novembro. As inscrições podem ser feitas na Semel até o dia 3 de novembro.

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretária Municipal de Esporte e Lazer (Semel), promove o evento para incentivar e difundir as práticas desportivas entre os servidores municipais. A competição conta com sete modalidades, como dança de salão, futsal masculino e feminino, futebol, voleibol misto, ciclismo, atletismo e xadrez. Os jogos e disputas irão acontecer na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco; no Caic - próximo ao Ceasa; no Parque da Sementeira e no campo do Anchietão, no Bugio.


Mais informações com o coordenador de Esportes e Inclusão, Luiz Carlos Bossa Nova. O telefone para contato é 8862- 4992.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/10
10:15

João Daniel - Lei de incentivo à agroecologia segue para sanção de Déda


Foi aprovado em redação final, e segue agora para a sanção do governador Marcelo Déda, o Projeto de Lei nº 116/2011, do deputado estadual João Daniel (PT), que define uma política de apoio e incentivo à implantação de sistemas de produção agroecológica pelos pequenos agricultores de Sergipe. De acordo com o projeto, os sistemas devem ser construídos com o apoio de uma rede de gestão compartilhada, da qual participarão órgãos públicos e entidades que atuam com agroecologia.

O deputado petista expelica que o objetivo é fazer com que a implantação dos sistemas de produção agroecológica passem a ter prioridade entre as políticas públicas formuladas para a área, por meio da adesão das prefeituras municipais, articuladas com os órgãos competentes do governo estadual, como a Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário). "O governo Marcelo Déda terá a oportunidade de trabalhar um grande projeto na área da agroecologia. Podemos realizar um trabalho firme, sério e corajoso para que Sergipe seja uma referência para a região Nordeste e para o Brasil na produção agroecológica", defende o deputado petista.

Para João Daniel, o Governo do Estado terá um papel fundamental na efetivação do projeto, priorizando a atendimento aos agricultores familiares e definindo políticas de incentivo à implementação dos sistemas. "A adoção do consumo dos produtos agroecológicos pelos beneficiários de programas sociais e de alimentação escolar, o apoio às organizações de agricultores e consumidores e o processo de certificação de qualidade são alguns dos diversos instrumentos que podem ser utilizados". 

E complementa: "Nós queremos também que os consumidores possam ser beneficiados. O Estado e os municípios devem buscar formas de viabilizar o acesso a esse tipo de produto, seja em mercados agroecológicos ou em feiras livres que aconteçam semanal ou diariamente, em boas condições e com infraestrutura. E que esses consumidores possam ter a certeza de onde vem o produto, e que ele está contribuindo para a nossa sociedade, para o meio ambiente e para a pequena agricultura", observa João Daniel.

(Da assessoria)
Foto: Maria Odília


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/10
09:42

PT reavalia caso Robson Viana e não recorrerá à Justiça Eleitoral

O Diretório Municipal do PT de Aracaju decidiu ontem à noite não recorrer à Justiça Eleitoral para que fosse cassado o mandato do vereador Robson Viana, que optoiu por deixa ro partido e se filiar ao PMDB. Assim que retornou de viagem a Europa, na semana passada, o governador Marcelo Déda alertou os petistas sobre o fato de Viana ter deixado o partido para se filiar a outro, mas da base aliada. Isso motivou a mudança de posição dos dirigentes, que, na Executiva, aprovaram a cassação por 10 a 1.  Ontem a noite, 21 dos 23 dirigentes presentes à reunião votaram favorável a manutenção do mandato do vereador Robson Viana com ele e não com o PT. Mas, independentemente disso, a Procuradoria Regional Eleitoral já tinha decidido ingressar em juízo em todos os casos de mandatários que mudaram de agremiação política.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/10
09:35

SERGIPE - Justiça Eleitoral analisa duplicidade de filiação

Os eleitores que possuem dupla filiação, bem como os partidos políticos envolvidos, têm até o dia 9 de novembro para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, que, por sua vez, analisará as justificativas até 21 do mesmo mês.

Segundo a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 22, parágrafo único), o cidadão que filiar-se a outro partido deve comunicar imediatamente a nova filiação ao partido que filiou-se anteriormente e ao juiz eleitoral.

Se a dupla filiação ocorrer por falha não atribuível ao eleitor, este deverá comprovar com a comunicação enviada ao partido e ao cartório eleitoral onde é inscrito e solicitar ao juiz eleitoral a regularização de situação.

No entanto, se o eleitor não pedir desfiliação de um partido para ingressar em outro ou não comunicar à Justiça Eleitoral, as duas filiações serão consideradas nulas.

(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/10
09:30

TRE-SE INFORMA - Transferido o feriado do Dia do Servidor Público

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe transferiu para o dia 31 de outubro (segunda-feira) o feriado de comemoração ao dia do servidor público, festejado nesta sexta-feira, 28 de outubro.

A decisão de transferir o feriado do dia do servidor público está prevista na portaria de número 917/2011 do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Portanto, não haverá expediente na sede do Tribunal, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2011, retornando as atividades no dia 3 de novembro a partir das 8h.

Porém, os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento ao eleitor deverão funcionar no dia 31 de outubro, em regime de plantão.

(Da assessoria)

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/10
08:11

STF aprova exame da Ordem por unanimidade

 

Decisão unânime a favor do Exame de Ordem é um fato histórico da maior importância para a Ordem dos Advogados do Brasil 

O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, comemorou muito o resultado unânime da votação da ação que discutia a constitucionalidade do Exame de Ordem. Durante sessão realizada na tarde desta quarta-feira, 26, o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional o Exame de Ordem, aplicado nacionalmente pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como requisito para o ingresso do bacharel em Direito na profissão de advogado.


Para Carlos Augusto, a decisão confirma todos os bons propósitos da Ordem com a aplicação do Exame, que segundo ele é o de defender a sociedade, melhor avaliar os cursos de Direito no país, e qualificar ainda mais os quadros da Ordem. “Com esse resultado nós mostramos a todos os atores que fazem o judiciário que devemos nos encontrar em igualdade de condições e conhecimentos para o enfrentamento nas lides forenses, lembrando-se que inexiste hierarquia entre advogados, promotores e juizes”, afirma o presidente da OAB/SE.


A tese de inconstitucionalidade do Exame, apresentada no recurso extraordinário 603583, foi rejeitada pelos nove ministros que participaram do julgamento - Marco Aurelio, o relator, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente da Corte, Cezar Peluso.


À unanimidade, eles confirmaram a constitucionalidade do Exame aplicado pela OAB, previsto na Lei 8.906/94, e destacaram sua importância para a qualificação do advogado que, conforme reza a Constituição, no artigo133, é indispensável à administração da Justiça - e, como concluíram os ministros-, também à defesa dos cidadãos e da sociedade brasileira.


Na abertura do julgamento, uma defesa veemente do Exame de Ordem foi feita da tribuna do STF em sustentação oral pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para quem a decisão unânime do Supremo "é um fato histórico da maior importância para a entidade".


(Da assessoria)

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/10
00:22

Resultados do jogos de futebol desta quarta-feira

BRASILEIRO - SÉRIE D
Tupi 4 x 1 Anapolina

COPA SUL-AMERICANA
Vasco-BRA 8 x 3 Aurora-BOL
Universidad de Chile-CHI 1 x 0 Flamengo-BRA
Libertad-PAR 2 x 0 São Paulo-BRA

CAMPEONATO ESPANHOL
Mallorca 1 x 2 Sporting de Gijón
Zaragoza 0 x 1 Valencia
Getafe 2 x 2 Osasuna
Levante 3 x 2 Real Sociedad
Real Madrid 3 x 0 Villarreal
Rayo Vallecano 2 x 0 Málaga

CAMPEONATO ITALIANO
Atalanta 1 x 1 Internazionale
Cesena 1 x 1 Cagliari
Chievo Verona 0 x 1 Bologna
Genoa 2 x 1 Roma
Lazio 1 x 1 Catania
Milan 4 x 1 Parma
Napoli 2 x 0 Udinese
Novara 1 x 1 Siena

CAMPEONATO ARGENTINO
Godoy Cruz 2 x 2 San Martín
Tigre 0 x 1 Belgrano

TORNEIO MASCULINO DE FUTEBOL DO PAN
México 3 x 0 Costa Rica



Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/10
00:20

PAN 2011: Maurren consegue o tricampeonato


MÉXICO - A campeã olímpica Maurren Higa Maggi confirmou o favoritismo na prova de salto em distância dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara e conquistou a medalha de ouro, ontem. A atleta brasileira alcançou a marca de 6,94m (sua melhor na temporada) na disputa.

O melhor salto de Maurren foi o terceiro, após 6,58m no primeiro e 6,80m no segundo. Ela ainda fechou a sua apresentação com a distância de 6,60m no último pulo. Keila Costa, a outra brasileira que competia no salto em distância, não conseguiu se aproximar do pódio. Sua melhor marca foi 6,37m, o que rendeu a quinta colocação.

O título no México foi o terceiro de Maurren em Jogos Pan-americanos. Ela já havia levado medalhas de ouro no salto em distância no Rio de Janeiro, em 2007, e em Winnipeg, em 1999, quando também ganhou a prata no 100m com barreiras.

Já a paulista Lucimara Silvestre consagrou seu retorno às competições após dois anos suspensa por doping. Ela, que venceu neste ano o Troféu Brasil, conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos, com um total de 6.133 pontos, com larga vantagem para a segunda colocada, a cubana Yasmiany Pedroso.

Judô
Poucos minutos depois de Rafael Silva perder para o cubano Oscar Brayson, na disputa pela medalha de ouro para judocas acima de 100kg, o Brasil foi vingado por Luciano Correa. Na decisão da categoria que reúne atletas de até 100kg, o brasileiro derrotou Oreydi Despaigne, também de Cuba, e conquistou o título dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara.

A peso pesado Maria Suelen Altheman garantiu a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, a terceira do judô brasileiro no primeiro dia de disputas da modalidade. Na briga pelo pódio, ela derrotou a norte-americana Molly Elizabeth O'Rourke com um ippon.

Nos 1.500m rasos, o brasileiro Leandro Oliveira conquistou a medalha de ouro dos nos Jogos, com vantagem de apenas 0s01 sobre o equatoriano Byron Efren Piedra. O atleta nacional venceu a prova com o tempo de 3min53s44, e a decisão do campeão só saiu após a análise da foto do momento da chegada.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos