26/10
08:37

Estudante sergipano mata colega em república, no Rio

Um estudante do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), natural de Sergipe, identificado como Bruno Euzébio, é o principal suspeito de ter matado o colega cearense José Leandro Pinheiro (21). Leandro foi encontrado morto na quinta-feira (25) numa república, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Ele foi encontrado caído em seu quarto com um ferimento na cabeça e uma facada no peito. O estudante era natural do município de Deputado Irapuan Pinheiro. Policiais militares do 23º Batalhão da Polícia Militar (Leblon) disseram que houve uma festa no local que começou na noite da última quarta-feira (24) e só terminou na manhã desta quinta-feira. O sergipano dividia o quarto com a vítima foi encontrado desacordado e foi encaminhado ao hospital Miguel Couto, zona sul, e depois será encaminhado à Delegacia de Homicídios, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/10
08:16

SINTESE entra no STF com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei 213/2011


A assessoria jurídica do SINTESE, através da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE protocolou na tarde da última quarta-feira (24) no Supremo Tribunal Federal -STF a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4871. A ação questiona o efeito da lei estadual 213/2011 que desvinculou a formação em Nível Médio do quadro permanente de educadores da rede estadual.

A ADI é uma ação do sindicato decidida pela categoria, foi feita uma ampla reflexão para que todos os passos jurídicos fossem cumpridos para não corrermos o risco de inutilizar este recurso. Estamos agora na expectativa da avaliação do Supremo Tribunal Federal desta solicitação do magistério sergipano?, disse a vice-presidente do SINTESE, Lúcia Barroso,

De acordo com informações do site do STF a relatoria da ação ficará a cargo do Ministro Celso de Mello.

Para o advogado Henri Clay Andrade o argumento jurídico para a ADI é que o Estado de Sergipe não pode alterar a carreira do magistério. Apesar de o Brasil ser uma república federativa e os Estados terem competência para legislar, as alterações na carreira dos professores só podem ser realizadas através de lei federal e somente a União tem a competência constitucional de estabelecer tais leis. Atualmente é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996) que estabelece os parâmetros para a carreira do magistério no país.

Conforme a Constituição Federal o Estado de Sergipe não pode fazer alterações nos requisitos mínimos para o exercício da profissão de professor mesmo em âmbito estadual.

“A Lei 213/2011 invadiu a competência da União ao fazer alterações na carreira do magistério. O Estado de Sergipe tentou com esta lei acobertar juridicamente um aumento diferenciado, o que fere a isonomia dos trabalhadores da Educação em Sergipe”, aponta Henri Clay Andrade

Desde o momento em que apresentou o projeto de lei na Assembleia Legislativa ano passado que o SINTESE buscou argumentar com os deputados e também com o governo para evitar a sua a aprovação da lei. No entendimento dos professores a lei 213/2011 foi uma manobra do governo do Estado para não pagar o reajuste do piso para todos os professores.

A lei aprovada em dezembro de 2011, dividiu a carreira do magistério e tirou dos professores que têm formação em Nível Superior (Pós-Gradução, Mestrado e Doutorado) o parâmetro para o reajuste do piso. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/10
13:10

Coluna Primeira Mão

 

Apagão atinge Norte e Nordeste e deixa Sergipe sem energia por três horas



Um apagão atingiu as regiões Norte e Nordeste do Brasil na madrugada desta sexta-feira. Ficaram sem o fornecimento de energia  cidades como Juazeiro do Norte (CE), Olinda (PE) e Vitória da Conquista (BA), além das capitais Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA) estavam sem luz às 4h (de Brasília). As causas ainda são desconhecidas. Algumas cidades dos Estados do Pará e do Tocantins, incluindo as capitais Belém e Palmas. O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o  problema foi registrado inicialmente à 0h14 (horário de Brasília), embora alguns lugares do Nordeste tenham apesentado falhas de luz já cerca de uma hora antes. Companhias elétricas da região Nordeste avaliam que o problema teria sido causado por uma pane no sistema interligado nacional. Em Aracaju (SE) o problema começou às 23h30 (horário local) e terminou às 2h30 (também no horário local).




Governador Marcelo Déda concede entrevista nesta sexta-feira




O governador Marcelo Déda cumprirá nesta sexta-feira, 26, a agenda de entrevistas que havia programado na última quarta-feira, 24, para esclarecer assuntos pertinentes ao PROINVESTE, iniciando pela participação no programa "A Hora da Verdade" na Megga FM à partir das 7:30h. Atendendo a ordem médica que o impossibilita de estar presente em ambientes de grande aglomerações, Marcelo Déda pede a compreensão dos demais valorosos profissionais de imprensa de nosso Estado, mas não concederá coletivas devido também ao esforço necessário para atender as diversas demandas que surgem num ato como este.




Sergipe - Educadores de 14 cidades estão com salários atrasados

 



Os professores de Carira, Santana do São Francisco, Itabaiana, Macambira, Pedra Mole, Porto da Folha, Graccho Cardoso, Aquidabã, Malhada dos Bois, Ilha das Flores, Japoatã, Muribeca, Porto da Folha e Umbaúba vivem uma situação desesperadora, o atraso no pagamento dos salários. O não recebimento dos salários tem causado desequilíbrio financeiro e emocional às famílias dos professores. Até os comerciantes locais têm sofrido os efeitos dessa ação inconstitucional dos representantes do Poder Executivo. Em algumas cidades o atraso chega a quase 90 dias, como é o caso da cidade de Santana do São Francisco. Após ocuparem a prefeitura, os educadores em respeito aos alunos decidiram retornar às aulas na próxima segunda-feira, dia 29.

 



Mendonça Prado aposta na sobrevivência do DEM – 1

 



O deputado federal Mendonça Prado (DEM) alimenta a esperança de ver o seu partido voltando a crescer e se tornando opção de poder em todo o país e voltará a ser uma opção de poder logo em breve. “O Democratas, na minha avaliação, tende a se tornar uma força reconhecida, um partido robusto, aquele que não se entregou e não desrespeitou o eleitor que nos fez um partido de oposição. Digo isso porque acredito que o tempo realmente é o senhor da razão.Nessa eleição, nós que não tínhamos nenhum prefeito de capital, vencemos em Aracaju e temos tudo para vencer em Salvador, cidade que tem um eleitorado grandioso. Tudo isso depois do golpe que sofremos com o que já mencionei”.

 



Mendonça Prado aposta na sobrevivência do DEM - 2

 



“Não queremos fazer fusão com outros partidos. Vamos continuar com o nosso projeto de coerência sempre em sintonia com o povo. Vamos ampliar a bancada federal na próxima eleição e reconquistar os espaços subtraídos pelo PSD. Vamos preparar novos nomes e atrair a atenção da sociedade para o nosso ideário. Fomos o único partido que cortou na própria carne para atender as exigências dos cidadãos brasileiros. Basta lembrar que expulsamos Arruda e Demóstenes. Portanto, um partido que age assim e tem coragem de enfrentar os desafios, não é um partido fadado ao fracasso, é um partido que tem um futuro promissor. Assim será”, concluiu.

 

 



Grupo Saint-Gobain vai instalar indústria em Estância



 

O grupo Saint-Gobain, através de sua divisão de vidros do anunciou na quarta-feira, 24, um investimento de R$ 228 milhões na construção de uma unidade industrial em Sergipe, confortme divulgou p jornal Valor. A indústria será instalada em Estância, a 67 quilômetros de Aracaju, e se destinará à produção de embalagens de vidro.O projeto prevê uma produção de 77 mil toneladas de vidro por ano e deverá entrar em operação em 2015, segundo informou ao Valor o diretor-geral da divisão de embalagens na América Latina da Saint-Gobain, Américo Denés. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Saumíneo Nascimento, disse que a fábrica empregará 195 pessoas. O investimento deverá ser financiado pelo Banco do Nordeste. O governo de Sergipe ofereceu desconto na alíquota do ICMS e a Prefeitura de Estância doou o terreno onde será erguida a fábrica.



 

 

Aracaju - Fórum realizará encontro com os novos vereadores



 

O Fórum em Defesa da Grande Aracaju vai realizar no dia 23 de novembro um encontro com os vereadores de Aracaju, especialmente os novatos. O evento denominado "Café com os vereadores" tem como objetivo manter contato com os representantes do povo de Aracaju sobre o Plano Diretor, que vem sendo revisado na Câmara Municipal e que deverá se estender até a próxima legislatura. A proposta do fórum é apresentar o cenário atual do debate; entregar um kit com os projetos e com as emendas e apresentar as propostas defendidas pelos Movimentos Sociais. Na programação consta também uma homenagem aos vereadores Moritos Matos, Emerson Ferreira, Bertulino Menezes e Josenito Vitale, tidos pelo fórum como aliados e defensores das boas proposta no Plano Diretor. O "Café com os vereadores" será realizado no Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social, o Sindiprev, na Rua Vila Cristina, Centro de Aracaju.



Servidores do TJSE deverão receber Gratificação de Estímulo à Interiorização - 1




O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui a Gratificação de Estímulo à Interiorização (GEI) para servidores. Segundo o Presidente do TJSE, Osório de Araújo Ramos Filho, a aprovação da GEI é compromisso assumido na sua posse e demonstra uma preocupação do Judiciário sergipano com o bem-estar e poder remuneratório dos seus servidores. “É um benefício para todos que trabalham no interior, principalmente naquelas cidades mais distantes, que terão um percentual de gratificação maior”, informou o presidente. A GEI incidirá sobre o vencimento básico do cargo de Técnico Judiciário, padrão NM, letra A, segundo a distância geográfica entre a sede do Tribunal de Justiça em Aracaju e o local de efetivo exercício das atividades do servidor.

 




Servidores do TJSE deverão receber Gratificação de Estímulo à Interiorização - 2




A gratificação será de 5% (cinco por cento), para distâncias a partir de 20km até 75km; 10% (dez por cento), distâncias acima de 75km até 140km e 15% (quinze por cento), distâncias acima de 140km. O Presidente explicou que os índices da GEI foram definidos baseados em um estudo financeiro-orçamentário. “De acordo com o setor competente do Tribunal, a instituição da GEI implicará impacto de R$ 1,3 milhão anual na folha de pagamento. Para o momento estes são os índices possíveis a serem implementados”, completou o Des. Osório de Araújo Ramos Filho. Os servidores terão direito a receber a GEI pelo período máximo de quatro anos para cada um dos percentuais, a contar da data do requerimento administrativo e será concedida a título indenizatório, não se incorporando aos vencimentos do servidor para quaisquer efeitos, nem sobre ela incidirá imposto ou contribuição previdenciária de qualquer natureza.

 



Valor de cheques trocados em Sergipe apresentou recuo no mês de setembro

 



Em setembro de 2012, o valor de cheques trocados alcançou R$ 193,5 milhões, sendo 9,2% menor que o valor dos cheques compensados em agosto último, conforme dados do Boletim Sergipe Econômico produzido pela Federação das Indústrias de Sergipe e Departamento de Economia da UFS, que usam como base os dados do Banco Central. Em relação ao mesmo mês do ano anterior (setembro/2011), o valor dos cheques compensados, no estado, também registrou queda, variando negativamente 12,5%. O valor de cheques devolvidos, no estado, também apresentou variação negativa em setembro. O valor atingiu R$ 50 milhões, sendo 9,7% inferior ao valor apresentado no mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o valor foi 5% menor. Os cheques sem fundos representaram mais de 90% do valor total de cheques devolvidos, no mês de análise. Em termos absolutos, o valor de cheques sem fundos totalizou R$ 46,7 milhões, apresentando recuos de 7,7% e 2,5%, na comparação mensal (agosto/2012) e anual (setembro/2011), respectivamente.

 



Produção de Petróleo e de Gás Natural em Sergipe no mês de agosto



Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, mostrou que a produção de petróleo no estado, em agosto, superou 1,2 milhão de barris equivalentes de petróleo (bep), mantendo-se praticamente estável, em relação ao último mês de julho. Comparando com agosto do ano passado, houve redução de 9,4% na produção. A produção em terra respondeu por 78,3% do total produzido em agosto, enquanto que os campos marítimos contribuíram com 21,7% do total. Nos primeiros oito meses de 2012, a produção de petróleo no estado totalizou 10,2 milhões de barris, sendo 2,7% menor em comparação ao mesmo período de 2011.

Gás Natural - No estado, a produção de gás natural, em agosto, também foi inferior na comparação anual. Foram produzidos 599.839 bep, sendo 4,2% menor que a produção mesmo mês do ano passado. Os campos marítimos foram responsáveis por 90,7% da produção total, enquanto que em terra foram extraídos 9,3% do total produzido. Na comparação mensal (julho/2012), entretanto, o total de gás natural produzido sofreu elevação de 9,3%. No acumulado do ano, Sergipe já produziu 4,4 milhões de bep de gás natural, sendo 9,6% menor que o volume produzido nos oito primeiros meses do ano passado.

 

 




Eleições subjudice serão definidas no TSE até dia 17 de dezembro

 



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define até no mais tardar o dia 17 de dezembro, quando acontecerão as diplomações dos eleitos, como ficam as eleições para prefeito nos municípios de Japaratuba, Lagarto, São Cristóvão e Aquidabã. Nessas localidades, os prefeitos eleitos poderão não ser empossados, a depender de avaliação do TSE àss ações movidas pelo Ministério Público ou advogados de candidatos. Os quatro casos podem terminar no Supremo Tribunal Federal (STF).


Valadares convoca bancada federal de SE para discutir OGU



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), coordenador da bancada federal de Sergipe para assuntos ligados ao Orçamento Geral da União (OGU), está convocando os demais parlamentares para a primeira reunião de discussão do OGU de 2013. O encontro acontecerá no dia 7 de novembro, às 16h, numa das salas das comissões do Senado. Desde a semana passada que prefeitos se mobilizam em busca de uma fatia do bolo. O governador Marcelo Déda (PT) também definirá as suas emendas para encaminhar à bancada.



Reflorestamento: Icoderus planta 65 mil árvores em 11 cidades de SE



A organização Icoderus, que realiza em Sergipe o Projeto Sócioambiental Frutos da Floresta com o patrocínio da Petrobras, já plantou 65 mil árvores típicas de Mata Atlântica, promovendo o reflorestamento em áreas dos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, São Cristóvão, Santo Amaro, Pacatuba, Japaratuba, Japoatã, São Francisco e Neópolis. A meta é o plantio de 100 mil árvores. Os técnicos que atuam no Icoderus, engenheiros agrônomos, florestais, biólogos, técnicos agrícolas, entres outros informaram à coluna que a presença tem sido intensa nas áreas de agricultura familiar.



Fornecimento de água será interrompido nesta sexta, 26, na Grande Aracaju


A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informou hoje que para executar serviços de modernização na captação da adutora São Francisco, nesta sexta-feira, dia 26, haverá interrupção no abastecimento de água no horário previsto, das 7 às 21h. A empresa começa a implantar novos quadros de comando nos dez conjuntos de motobombas, além de automatizar todo o sistema de bombeamento da adutora que abastece a Grande Aracaju. A ação prevê possibilitar mais segurança e controle do fornecimento de água para a população. Devido aos serviços operacionais programados, o abastecimento será retomando gradativamente a partir das 21 horas. Caso ocorra algum imprevisto, dificultando a conclusão dos trabalhos, o horário estabelecido poderá ser ampliado. Durante a interrupção, a Deso recomenda a utilização econômica da água existentes nas caixas d' água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios. Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000 79 0195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.





Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/10
10:48

Balanço da rodada: Inter e Botafogo voltam a sonhar

O Vasco entrou em campo nesta quarta-feira, no encerramento da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, de olho em uma vitória para encostar no São Paulo, cinco pontos à frente, e continuar sonhando com uma vaga na Copa Libertadores. Saiu de São Januário com a quarta derrota consecutiva após permitir a virada do Internacional, comandada por Diego Forlán, permitindo a aproximação do próprio Colorado e do Botafogo, que derrotou o Figueirense. Os dois times agora encorpam o grupo dos aspirantes ao G-4 a seis rodadas do fim da competição.

Virada, vaias e mais concorrência
Dois passes perfeitos de D'Alessandro para Forlán e conclusões certeiras do atacante uruguaio deram ao Inter a virada diante do Vasco, que saíra na frente com o lateral direito Jonas. Enquanto o time carioca estaciona nos 50 pontos, cinco atrás do São Paulo, com a vitória por 2 a 1 os gaúchos chegam a 48, na sexta colocação, e engrossa a turma dos que ainda podem sonhar com uma vaga na próxima Libertadores.

Depois de um bom primeiro tempo, a equipe do Vasco parou na etapa final e assistiu à reação dos gaúchos, que apostaram nos contra-ataques e conseguiram furar a defesa rival. Chegou ao quarto revés seguido e deixou o gramado sob protestos da torcida, reflexo do clima tenso que cerca São Januário. O Inter, por sua vez, se reergue depois de duas derrotas inesperadas diante de Atlético-GO e Figueirense.

Dupla comanda vitória alvinegra 
A estrela de Bruno Mendes voltou a brilhar, o holandês Clarence Seedorf mostrou a habilidade de sempre e o Botafogo ganhou novo fôlego na briga por um lugar no G-4 ao derrotar o Figueirense por 2 a 0 em Florianópolis. O resultado deixa a equipe de Oswaldo de Oliveira na sétima posição, com 47 pontos, e mantém os catarinenses na zona de rebaixamento, com 28 e muito perto do descenso.

Melhor no início do jogo, o Botafogo abriu o placar com seu mais novo talismã: Bruno Mendes precisou finalizar duas vezes, mas no fim colocou a bola para dentro aos 14 minutos. Os cariocas aumentaram com Seedorf, que aproveitou a saída errada do goleiro Wilson e chutou de primeira, com a classe habitual. O Figueirense buscou a reação, mas parou na atuação segura dos visitantes.




Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/10
20:23

Sergipe sugere que a Copa Governador do Estado seja o 1º turno Estadual

Genisson Silva, presidente do Sergipe, e o diretor de futebol, Joaquim Feitosa, reúnem-se com a diretoria da FSF (Crédito: cssergipe.com)

O presidente do Club Sportivo Sergipe, advogado Genisson Silva, oficializou a proposta do clube para a fórmula do Campeonato Sergipano de 2013, nesta quarta-feira (24), na Federação Sergipana de Futebol (FSF).

De acordo com o dirigente, que foi acompanhado na reunião com o diretor de futebol colorado, Joaquim Feitosa, houve acréscimos na primeira proposta, lançada no início do mês. Por exemplo, a cota que a FSF gastou com Confiança e Itabaiana, no ano passado, somados os 10 jogos que cada um realizou, forma um montante médio de R$ 3mil por jogo, resultando num total de R$ 60 mil. Então, a ideia é que este valor seja destinado aos clubes para a Copa Governador do Estado do próximo ano, que seria o primeiro turno do Estadual.

Os dois melhores iriam automaticamente para o quadrangular final. No segundo turno, já com a presença do Confiança e Itabaiana, que ficara ausente do 1º turno por participar da Copa do Nordeste, contaria com jogos entre todos os times, em partidas de ida e volta. Os dois primeiros iriam compor as duas vagas restantes para o quadrangular, caso seja o mesmo time do turno anterior, se classificaria o terceiro colocado do segundo turno, respectivamente.

Valorização
“Com essa proposta, acredito que teremos um quadrangular super valorizado. Com todos os clubes disputando vagas para as competições nacionais. Vamos encher os estádios. E em 2014, o estado de Sergipe teria quatro clubes em competições como Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste, o que tornaria o campeonato estadual de 2014 ainda mais atrativo, porque as equipes estariam melhor preparadas”, declara Genisson. “Na Bahia, o campeão do primeiro turno tem vaga na Copa do Brasil e o vice, na Copa do Nordeste”, exemplifica o dirigente. “Queremos que no ano da Copa do Mundo no Brasil, quatro clubes sergipanos sejam notícias nas competições do país”.

Bastante otimista com a participação do Sergipe no próximo Estadual, o presidente do Sergipe solicitou ainda a FSF que a entidade envie um ofício ao diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, para que o mesmo possa alterar a data do início da Série D, de maio para julho. “Da maneira que está causa um prejuízo para os clubes, visto que iria jogar em maio, depois haveria uma interrupção em junho, por conta da Copa das Confederações, e voltaria jogar em julho, então, é melhor só começar tudo em julho”, explica Genisson.

Outra proposta é que uma vaga do Campeonato Sergipano Júnior seja destinada para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2014, e a Federação realizaria entre julho, agosto e setembro, a Copa Cidade de Aracaju, valendo a segunda vaga para a “Copinha”. “São propostas que valorizam os clubes sergipanos que investem na Base”, completa o presidente colorado.
FSF
O presidente da FSF, Carivaldo Souza, recebeu a proposta e disse que iria analisar com detalhes. “Nós estamos dispostos a ouvir todos os dirigentes que vêm aqui com propostas, sem problema nenhum. Aquelas que nós acharmos que são boas para o campeonato, nós vamos segurar tranquilamente”, diz Carivaldo. “Nós já estamos estudando a fórmula há algum tempo, ouvindo opinião da imprensa, de dirigentes de clubes, e estamos tirando aquilo que nós acharmos bom para o futebol sergipano. Uma coisa eu digo: a federação se preocupa em valorizar o campeonato estadual, para que de lá saiam grandes equipes para disputar os campeonatos promovidos pela CBF”.

Participaram da reunião, além de Genisson Silva, Carivaldo Souza e Joaquim Feitosa, os vice-presidentes da FSF, Milton Dantas e Henrique Tavares; e o professor Orleans, diretor técnico da FSF.

Da Assessoria



Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/10
23:12

Coluna Primeira Mão

Lei das Cotas: Vestibulandos devem atualizar inscrição para a UFS



A Coordenação do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (CCV/UFS) informou hoje que em novembro próximo os inscritos no processo seletivo 2013 terão que atualizar a reserva de vaga de acordo com a nova Lei das Cotas, recentemente sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Somente depois que o processo de atualização ocorrer é que, segundo Manoel Leite Torres, da CCV, ocorrerá a divulgação das estatísticas de concorrência dos cursos. Portando, os concorrentes devem ficar de olho  na página www.ccv.ufs.br .


Governador telefona para parabenizar João pela vitória

O governador Marcelo Déda fez ontem sua primeira ligação ao prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho, para parabeniza-lo pela vitória e reiterar sua condição de democrata e republicano, e por ser o governador de todos os sergipanos, independente de siglas partidárias, estaria a disposição do novo prefeito para tratar de interesses de Aracaju. "Apesar de adversários, temos uma coisa em comum, nosso amor por Sergipe e por Aracaju", disse Déda que fez questão de desejar todo êxito e sucesso para administração de João Alves Filho.

 


PF apreende quase 3,4 mil quilos de entorpecentes em Sergipe - 1

 

A fim de combater o tráfico de drogas em Sergipe, a Polícia Federal tem realizado com sucesso operações e barreiras rotineiras nos municípios do Estado. Ações estas que já resultaram na apreensão de 3.394,5 Kg de entorpecente somente neste ano de 2012. Os municípios com maior índice de apreensões de entorpecentes são Simão Dias, Aracaju e Umbaúba. Apenas no município de Simão Dias, policiais federais já apreenderam 1,2 toneladas de maconha. Na BR 101, em Aracaju, o número também é alto, com uma tonelada de maconha e 33 kg de crack apreendidos e 108 kg de cocaína. Em Umbaúba, já foram interceptados 510 kg de maconha e 24 kg de crack, um total de 534 kg de entorpecentes apreendidos até o momento. Já na cidade de Japaratuba, a PF conseguiu apreender 261 kg de drogas ilícitas, sendo 252 kg de maconha e 9 kg de crack/cocaína.

 

 



PF apreende quase 3,4 mil quilos de entorpecentes em Sergipe – 2

 



Três operações já foram realizadas até então no município de Estância, o resultado foi de 93,5 kg de entorpecentes apreendidos, sendo 92 kg de maconha e 1,5 kg de cocaína. Em Cristinápolis, só em 2012, 81 kg de drogas ilícitas já foram interceptados, 76 kg de maconha e 5 kg de crack. A cidade de Maruim também entrou na estatística de entorpecentes apreendidos, foram 46 kg de maconha. Na BR 101, na cidade de Malhada dos Bois, a PF apreendeu 9 kg de cocaína. Em São Cristóvão foram apreendidos 5 kg de crack.

Divisão por produtos - Em 2012 a Polícia Federal em Sergipe apreendeu no total aproximadamente 3,4 toneladas de entorpecentes, destes 218,5 kg são entre cocaína e crack e 3.176 kg de maconha. Ao total, 28 pessoas foram presas em 17 operações policiais.

 

 



Edvaldo vai entregar ponte e 1500 novas moradias em Aracaju

 


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), anunciou ontem que durante os dois últimos meses de seu mandato fará a entrega de obras projetos nos bairro Santa Maria, Coqueiral, a ponte Gilberto Villa Nova de Carvalho que liga os bairros Farolândia e Ignácio Barbosa, além de praças e mais de 1.500 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos localizadas no bairro 17 de Março, Lamarão e Coqueiral.




Professores ocupam prefeitura de Santana do S.Francisco



Os professores de Santana do Francisco ocuparam a sede da prefeitura municipal para reivindicar o pagamento de dois meses de salários atrasados: agosto e setembro, podendo chegar a três meses, se até o final do mês o prefeito Ricardo Roriz (PT) não fizer o pagamento. Em virtude de salários atrasados, os professores iniciaram uma greve há 63 dias e nenhuma solução foi dada no sentido de resolver o drama por que passam mais de 70 professores desse município. O SINTESE inclusive teve que comprar, durante esse período, duas cestas básicas para cada professor, pois a situação de ausência de alimento já estava insustentável. Durante esse segundo semestre, nos meses de julho, agosto, setembro e parte de outubro, a prefeitura de Santana do São Francisco arrecadou R$ 701.692,47, no entanto só pagou uma única folha, a de julho, no dia 10 de setembro. O valor de uma folha de pagamento dos professores soma R$ 173.000,00.

 


Deputados quebram acordo e projeto do Proinvest não é votado



O deputado Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, manifestou-se descontente com a desarmonia instalada no parlamento estadual. Ele disse que pela primeira vez na história houve uma evidente quebra de acordo político firmado entre as lideranças de situação e oposição, no que diz respeito à apreciação e votação do projeto de lei do empréstimo de R$ 727 milhões do Proinvest. "Esse momento de desmantelo nos entristece. Está havendo um gerenciamento externo na Assembleia, o que é prejudicial a todos nós e ao povo de Sergipe", confessou o parlamentar. De acordo com Gualberto, há uma semana houve um entendimento de que o projeto do Executivo seria votado apenas na Comissão de Constituição e Justiça, no primeiro momento; logo em seguida seriam ouvidos na Casa os secretários de Fazenda (João Andrade) e de Planejamento (Oliveira Júnior); para depois dar prosseguimento à apreciação e votação nas demais comissões temáticas. Esta última etapa do acordo seria realizada na sessão das comissões desta terça-feira, 23, o que acabou não ocorrendo. "Trata-se de um acordo descumprido. E não existe qualquer justificativa para que isso ocorra”, reclamou Gualberto. Segundo o relator designado, deputado Paulinho da Varzinhas (PTdoB), somente às 18 horas da segunda-feira, 22, o presidente da comissão de Finanças, deputado Antônio dos Santos (PSC), enviou-lhe o projeto para análise e emissão do parecer.

 



Depois das eleições candidatos endividados desaparecem



Dezessete dias após o encerramento das eleições municipais, alguns candidatos derrotados nas urnas andam se escondendo dos eleitores, que os procuram para cobrar compromissos assumidos no período de campanha. Dois daqueles cotados para sair vitorioso, mas o projeto não deu certo, desapareceram. Devem empregos e dinheiro. O pior: não têm como pagar sequer os gastos de campanha e se mandaram para praias do litoral norte da Bahia (Linha Verde).

 



Empréstimo – Fórum Empresarial quer discutir Proinvest



Formado por 32 entidades, o Fórum Empresarial de Sergipe quer abrir as discussões sobre o projeto de empréstimo que o governo do Estado deseja ver aprovado na Assembleia Legislativa para ter acesso a R$ 727 milhões do Proinvest. Gilson Figueiredo, presidente do Fórum deseja promover reunião com a presença do secretário da Fazenda, João Andrade, até a próxima sexta-feira ou, no mais tardar terça-feira da próxima semana.

 



Quilombolas de Sergipe serão alfabetizados



Objetivando abrir portas de acesso à cidadania despertando o interesse pela elevação da escolaridade nas comunidades quilombolas e de religiosidade de matriz africana, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizará neste dia 24 uma importante reunião com os representantes dessas comunidades tradicionais a fim de apresentar o Programa Brasil Alfabetizado. A reunião será às 9h na sede da Sedhuc situada na avenida Augusto Maynard, 321, bairro São José, Agência Banese, 2º andar.

 



Lagarto e Propriá terão varas da Justiça Federal


O Conselho da Justiça Federal (CJF) alterou o local de instalação de sete varas federais, previstas na Resolução CJF 102/2010. Em Sergipe, de acordo com a mencionada alteração, em 2013, será instalada uma vara no município de Lagarto e, em 2014, outra em Propriá. A Resolução previa, originalmente, a instalação de uma Vara Federal, em 2013, em Estância, e outra em 2014, em Itabaiana.

 


Sebrae promove ‘Mutirão do Empreendedor’ em Itaporanga

 


Nos dias 24 e 25 de outubro Itaporanga D’Ajuda receberá mais um ‘Mutirão do Empreendedor’, evento organizado pelo Sebrae de Sergipe e que tem o objetivo de auxiliar gratuitamente as pessoas que desejam sair da informalidade e prestar orientações a quem busca abrir o próprio negócio. O mutirão acontecerá na Praça do Quiosque, das 8h às 18hs. A proposta é cadastrar como empreendedores individuais (EI) as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. Nos dias 30 e 31 Itabaiana receberá o mutirão. A ação será promovida na Praça João Pessoa.

 

 



Sentença obriga posto que vendeu gasolina adulterada a indenizar consumidores


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) confirmou a decisão da Justiça Federal em Sergipe que condenou o Posto Rajá, localizado no município de Capela, por vender gasolina adulterada no ano de 2002. A ação que resultou nesta condenação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) em 2010. Os proprietários do posto foram condenados a pagar multa de R$ 50 mil reais e a ressarcir os danos causados aos consumidores que adquiriram o combustível do posto. Para serem indenizados, os proprietários de veículos danificados pelo combustível vendido no Posto Rajá devem apresentar os documentos que comprovem esses danos perante a Justiça Federal de Sergipe. De acordo com a ação ajuizada pelo MPF/SE, em uma vistoria realizada por fiscais da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no posto, foi verificado que a empresa comercializava gasolina com níveis de álcool superior ao permitido.


Parcerias geram emprego e qualificação profissional


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado, recebeu o diretor presidente da Energisa, Gioreli de Souza Filho, na tarde da última sexta-feira (19). Em pauta, parcerias com o intuito de expandir os cursos oferecidos pelo SENAI/SE na área de eletricidade com adequação da grade curricular às demandas da Energisa e outras empresas requerentes de mão-de-obra qualificada e especializada para assumir tais funções. Atualmente em Sergipe, o SENAI oferece uma das melhores estruturas em termos de aulas práticas e teóricas com modernas e equipadas instalações para a capacitação e qualificação profissional de mão-de-obra na área de eletricidade. A parceria pretende ampliar as instalações e incrementar o campo prático de eletricidade para melhor atender e prestar um ensino técnico profissional ainda mais eficaz e de qualidade.


Desembargador Edson Ulisses assume suplência do TRE-SE

Por indicação do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), o desembargador Edson Ulisses de Melo tomou posse como membro suplente do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe para o biênio 2012-2014. A assinatura do termo de posse ocorreu nesta segunda-feira (22), no gabinete da presidência, na presença dos membros do Tribunal. Com a renúncia da desembargadora Marilza Maynard aos cargos de vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral, após ser convocada como ministra substituta do Superior Tribunal de Justiça. O TJSE elegeu, por unanimidade, como membro titular do TRE o desembargador Ricardo Múcio, e como membro substituto o desembargador Edson Ulisses de Melo.



 



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/10
20:24

Déda assume comando da campanha em defesa do empréstimo

O governador Marcelo Déda interrompeu temporariamente seu descanso para tratamento médico e retomou atividades administrativas para viabilizar a aprovação do programa Proinveste. Já na manhã desta terça-feira, 23, ele participou de uma reunião com o vice-governador Jackson Barreto, e com os secretários de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior; da Fazenda, João Andrade; da Infraestrutura, Valmor Barbosa; da Comunicação Social, Carlos Cauê, e do seu adjunto, José Sales Neto. A reunião ocorreu no Palácio de Veraneio. Conforme publicou em seu microblog em uma rede social, o governador fez questão de dizer que, mesmo desobedecendo às recomendações médicas, encontrou motivos superiores para voltar a destacar a importância da aprovação dessa operação de crédito para Sergipe e o futuro dos sergipanos.  “Estou no Palácio do Veraneio. Desobedeço às orientações dos médicos para obedecer à determinação da minha consciência: lutar pelo Proinveste. Reunido com o vice Jackson Barreto e secretários, liderarei pessoalmente a luta pelo desenvolvimento de Sergipe e pelo bem-estar do seu povo”, publicou o governador, em seu twitter, no final da manhã desta terça.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/10
20:18

Eleição da OAB-SE terá chapa única

 

Período de inscrição terminou hoje às 18 horas



Terminou às 18h desta terça-feira, 23, o prazo para protocolo do registro das chapas concorrentes às eleições da Seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil. Apenas a chapa OAB Sempre Forte, liderada pelo advogado e atual presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, se inscreveu. Composta por 78 advogados, a chapa é formada por Conselheiros Seccionais, Conselheiros Federais titulares e suplentes, as Diretorias da OAB-SE e da Caixa de Assistências dos Advogados para o triênio 2013/2015. As eleições serão realizadas no dia 23 de novembro de 2012, sexta-feira, em horário contínuo de 8 horas, compreendido das 10h às 18h. Mesmo com chapa única, o voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB/SE, sob pena de multa equivalente a 10% do valor da anuidade do exercício em curso, salvo impossibilidade justificada por escrito, no prazo de 30 dias contados da data do pleito, a ser apreciada pela Diretoria do Conselho Seccional.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos