29/10
07:42

Audiência pública discute vazão de Xingó em Sergipe

A Justiça Federal realiza, a partir das 9h de hoje, em Propriá, audiência pública para discutir a vazão do rio São Francisco na Usina Hidrelétrica de Xingó, que está em 900 metros por segundo e a Chesf pretende reduzir para 800 metros por segundo. A audiência terá a participação da Agência Nacional da Água (ANA), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), técnicos da área e representantes dos cerca der 6 mil pescadores e barqueiros de Sergipe, Alagoas e Bahia, que se dizem prejudicicados.

Os trabalhadores alegam que têm sido prejudicados pela baixa vazão. Quando foi construída, Xingó, estava programada para uma vazão de 1.800 metros por segundo, baixou para 1.300 metros por segundo e hoje está em apenas 900 metros por segundo, deixando transparecer um rio vazio em seu trecho final, no Estado de Sergipe.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/10
19:04

Betinho renova contrato para 2016 e permanece no clube

Após reunião realizada na última segunda-feira (26), o técnico Betinho e a diretoria do Confiança chegaram a um denominador comum, e fecharam o acordo que, consumou a permanência do treinador no comando do Gigante Proletário para a próxima temporada, o que alegrou o presidente Luiz Roberto e, provavelmente, tranquilizará toda a torcida azulina.

“A permanência de Betinho é a certeza de que o bom trabalho que vem sendo realizado no Confiança continua. A vontade das partes pela continuidade do trabalho falou mais alto. A diretoria, com uma visão estratégica e moderna, acredita no trabalho desenvolvido a longo prazo, pois é isso que está trazendo excelentes resultados em grandes equipes do futebol mundial. O confiança é grande e, como tal, tem que buscar o que há de melhor em gestão esportiva”, diz o presidente Luiz Roberto.

Definida a permanência do técnico, que também ficou muito satisfeito com a permanência dele no Sabino Ribeiro, e com a possibilidade de continuar o belo trabalho que vem realizando afrente do time azulino, resta agora estabelecer quais serão os parâmetros adotados para a continuidade do trabalho em 2016.

“Estou muito feliz com essa renovação e com a minha permanência, pois poderei dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no Confiança. Nossa meta é vencer o Sergipano, avançar de fase na Copa do Nordeste, ir o mais longe possível na Copa do Brasil, e conquistar o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B, que é o nosso objetivo maior”, declara o técnico.

Segundo o técnico azulino, em 2016 o peso da cobrança certamente será maior, principalmente em função do bom trabalho que tem sido realizado pela comissão técnica afrente do time do Sabino Ribeiro.

“A responsabilidade aumenta, pois o Confiança ganhou mais projeção a nível nacional, além de a Série C estar mais disputada em 2016. Sem contar que eu terei a ótima campanha que fizemos em 2015 como sombra. O trabalho será sempre analisado com base no que foi feito este ano. A comparação é inevitável. Por exemplo, somos bicampeões estaduais, o que, obrigatoriamente, aos olhos da torcida e da opinião pública, nos coloca certa pressão no que diz respeito à conquista do tricampeonato, que é inédito”, diz Betinho.

O técnico ainda revelou que pretende manter de 60% a 80% do elenco que chegou às quartas de final da Série C em 2015, e que na próxima semana haverá uma reunião entre a comissão técnica e a diretoria para definir o elenco, não apenas a permanência dos atletas que já estão no clube, mas também as novas contratações.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/10
00:09

Sergipe teve abstenção final no Enem abaixo da média nacional

A abstenção final do Enem em Sergipe foi de 23,2%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é menor do que a média nacional: 25,5%.

No País, a Paraíba teve o menor número de faltosos (20,7%), seguido do estado do Piauí (21,2%), nos dois dias de provas. Roraima apresentou a maior abstenção, 34,9%, acima da média nacional de abstenção (25,5%).

“Vale destacar o baixo índice de abstenção em Santa Catarina (22,4%), menor do que a média nacional. Apesar dos problemas que o estado enfrenta com as chuvas, 77,6% dos inscritos no Enem conseguiram realizar as provas”, destacou o presidente do Inep, Chico Soares.

A porcentagem de faltosos por estado foi a seguinte: 

Estado                               Abstenção (%)

Acre                                              26
Alagoas                                        23,3
Amazonas                                   31,9
Amapá                                         24,7
Bahia                                            26,1
Ceará                                            23,8
Distrito Federal                           29,4
Espírito Santo                              25,3
Goiás                                            26,2
Maranhão                                    23,2
Minas Gerais                               26,1
Mato Grosso do Sul                   30,7
Mato Grosso                               29,2
Pará                                              23,4
Paraíba                                         20,7
Pernambuco                                23,8
Piauí                                              21,2
Paraná                                          24,7
Rio de Janeiro                              25,4
Rio Grande do Norte                  22,1
Rondônia                                      26,3
Roraima                                        34,9
Rio Grande do Sul                       26,5
Santa Catarina                             22,4
Sergipe                                          23,2
São Paulo                                      27,2
Tocantins                                      26,2
Total                                              25,5


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/10
00:04

Ex-Sergipe, Henágio morre aos 53 anos

O futebol sergipano e pernambucano perdeu um dos jogadores que marcaram época em sua história. Ídolo do Santa Cruz e com passagem marcante pelo Sport, Henágio foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira, na casa em que vivia, próximo ao estádio do Arruda.

Até o momento, a causa da morte não foi divulgada. De acordo com o "Diário de Pernambuco", o ex-jogador teve um mal na sexta-feira, durante uma festa na casa de Luiz Neto, ex-goleiro do Santinha e seu amigo pessoal. Segundo seus amigos, após fazer um cateterismo e tomar soro na UPA, foi liberado.

Via Twitter, o Santa Cruz se manifestou sobre a morte do ex-camisa 10. Além de ter ajudado a equipe a conquistar o tricampeonato pernambucano entre 1983 e 1985, Henágio era treinador das categorias de base do clube:

"É com imenso pesar que recebemos a notícia da morte de Henágio nesta madrugada. Herói do Tri-Super Campeonato de 1983, Henágio era craque dentro e fora de campo. Atualmente trabalhava na base do Santa. À família de Henágio, aos seus amigos e à toda torcida tricolor que chora sua morte prematura, nossos mais sinceros pêsames. A lembrança de Henágio jogando futebol com a camisa coral jamais se apagará da mente da Torcida Mais Apaixonada do Brasil. CRAQUE!!!".

Nascido em Aracaju (SE), Henágio iniciou sua trajetória no Sergipe, onde foi campeão estadual em 1982. No ano seguinte, desembarcou no Arruda, e logo ajudou o Santa Cruz a conquistar o tricampeonato pernambucano, nos anos de 1983, 1984 e 1985.

Ainda teve uma passagem pelo Sport antes de vestir a camisa do Flamengo, onde chegou a ser apontado como sucessor de Zico. Após vencer o Campeonato Brasileiro de 1987, deixou a Gávea no ano seguinte, e colecionou passagens por clubes como América-RJ, Figueirense, Coritiba, Vitória-PE, além de um retorno ao Santa Cruz, no qual atuou entre 1992 e 1994.

*Com informações do Bol


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/10
23:55

MPF/SE ajuíza ação em defesa do Patrimônio Histórico no município de Laranjeiras

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Laranjeiras foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Iphan em 1996. Em seu entorno, são proibidas construções desordenadas, como vem acontecendo

Em setembro, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) acionou a Justiça para proibir novas construções na área dos morros Bonfim e Bom Jesus, no município de Laranjeiras. Desde 1996, a área é considerada Patrimônio Histórico. Por isso, em seu entorno, é proibida a ocupação desordenada, como vem acontecendo.

O MPF/SE também quer que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realize, no prazo de 180 dias, levantamento sobre todos os imóveis ali localizados. O objetivo é identificar as construções que precisam de reparo para se adequar à paisagem histórica e as que necessitam ser desocupadas.

Em caso de necessidade de desocupação, a prefeitura deve incluir as famílias em programas sociais. Ou então garantir pagamento de auxílio-aluguel até que aos moradores sejam contemplados com unidades residenciais integrantes de programas de habitação.

Plano Urbanístico - De acordo com o plano urbanístico da cidade é proibida qualquer edificação nos morros situados no entorno da área tombada pelo Iphan. Porém, foi constatada intensa ocupação nas encostas do morros do Bom Jesus e do Bonfim. As construções irregulares, além de descaracterizar a paisagem histórica, causam danos ambientais, com a intensificação do efeito erosivo.

Laranjeiras - Segundo informações do Iphan, Laranjeiras foi a mais importante cidade sergipana. O município, localizado a 23km de Aracaju, “é um dos poucos onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonial, onde se destacam ruas, igrejas e outras edificações. Na área tombada estão, aproximadamente, 500 edificações”.

O processo tramita na Justiça Federal com o número 0802468-11.2015.4.05.8500

Da assessoria
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/10
23:39

Hospitais Municipais atendem mais de 1.400 pessoas no último final de semana

No último final de semana, os Hospitais Municipais Nestor Piva (zona norte) e Fernando Franco (zona sul) atenderam juntos 1.493 pessoas, sendo a maioria dos casos na área clínica. O índice registrado está dentro do aguardado para o período, sendo que os aracajuanos estão usando cada vez mais conscientes os serviços ofertados nestas unidades (atendimentos clínicos, ortopédicos, pediátricos e cirurgias de pequeno e médio porte), deixando questões mais simples, para atendimento dentro das 43 Unidades de Saúde da Família espalhadas na Capital.

No Nestor Piva, o total de atendidos chegou a 816 pessoas, número considerado até pequeno para o fluxo de pacientes durante um fim de semana. “Tivemos 675 casos clínicos, 72 cirurgias, 15 atendimentos odontológicos e 54 ortopédicos. Tudo transcorreu muito tranquilamente, estamos frisando a normalidade (escalas e medicamentos) dentro dos Hospitais Municipais há mais de um ano e a consequência disto é a confiança que os aracajuanos estão tendo em nos procurar para sua emergência”, disse a coordenadora geral da UPA Nestor Piva, Ana Cristina Carvalho de Melo.

Já no Fernando Franco, os atendimentos foram dentro da normalidade, com total de 677 registros, sendo destes 443 clínicos, 124 cirúrgicos e 110 pediátricos. “Nosso plantão foi muito estável e assim como vem acontecendo nos últimos meses. As nossas equipes estão sempre prontas a atender um número até maior que o pontuado no último final de semana, porém, quando os plantões são mais tranquilos conseguimos dar maior atenção a cada paciente, e isso é favorável do ponto de vista do acesso ao diagnóstico quanto a maior qualidade do serviço prestado”, frisou a gerente interina do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral.

Da assessoria
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/10
23:39

Aracaju vai sediar Beach Games 2015

A capital sergipana receberá mais um grande evento esportivo: a edição de 2015 dos Beach Games. O evento terá duas etapas, nacional e internacional, e ambas acontecerão em Aracaju. A competição é resultado da visita do secretário da Sejesp, Carlos Eloy, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que estão acontecendo este ano em Uberlândia, Minas Gerais.

Para trazer a competição para Aracaju, o secretário Carlos Eloy se reuniu com o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, o presidente da Federação Atlético Estudantil (Faes), Flávio Mendonça, o presidente da Confederação Sul-Americana de Jogos Universitários, Alim Neto, e o diretor financeiro da CBDU, Marcelo Falcão. 

As praias da Atalaia receberão mais de 800 atletas, que disputarão as modalidades: handebol, vôlei de praia, futebol e futevôlei, sendo que na etapa internacional haverá também o duathlon. A etapa nacional ocorrerá entre os dias 26 e 29 de novembro; a internacional será de 1º a 5 de dezembro. Mais de dez países estão confirmados para o Beach Games, podendo chegar a quinze. Dentre os participantes nacionais, serão representantes de todos os Estados brasileiros na competição. 

Além do Beach Games, Aracaju também receberá o Fórum do Esporte, nos dias 26 e 27 de novembro, e o Melhores do Ano, festa que premia os melhores atletas universitários do Brasil. 

Da assessoria


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/10
23:36

Corrida em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito

Em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), convida todos os praticantes e amantes de corrida para participar, no dia 8 de novembro, da corrida e caminhada pela vida 'Trânsito Vivo', no bairro Bugio. A concentração será no cruzamento da rua Geni da Silva com a rua Denisson Xavier (antiga rua F4), a partir das 6h30.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de novembro. Para participar da corrida o interessado poderá inscrever-se antecipadamente com 2Kg de alimento não perecível na Escola de Trânsito da SMTT, localizada na Galeria Farol Center na avenida Murilo Dantas, nº 881, bairro Farolândia, e na sede da SMTT na rua Roberto Fonseca Menezes (antiga rua G), n° 200, bairro Inácio Barbosa dás 7h30 às 17h.

Também haverá pontos de inscrição na Academia "Run", localizada na avenida Mario Jorge Menezes Viêira n° 1680, bairro Coroa do Meio, e na academia Will Boa Forma, localizada na  Rua Vereador Pedro Alcantara Carvalho, n° 214, bairro Bugio.

Segundo o assessor Especial da Secom, André Carvalho, "Esperamos que todos participem do evento alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. Não é apenas uma corrida. É também uma caminhada para estimular aqueles que nunca tiveram a oportunidade de participar de uma ação como esta", disse.

Da assessoria
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos