05/10
16:53

Banda Larga fixa cresceu 8,63% em 12 meses

Dados foram divulgados pela Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje (5) que o serviço de banda larga fixa cresceu 8,63% em doze meses (agosto de 2017 a agosto de 2018). No total, o país fechou agosto com 30,54 milhões de contratos de banda larga fixa ativos.

De acordo com os dados, as três maiores prestadoras do serviço concentram 74,34% do mercado. Em primeiro lugar vem a Claro. Com 9,23 milhões de contratos, a empresa possui 30,23% do mercado. A Vivo vem em seguida com 24,91% e 7,6 milhões de contratos e a Oi ocupa a terceira posição com 20,2% de participação e 6,17 milhões de contratos. Os pequenos provedores detêm 7,53 milhões de assinantes, o que representa 24,66% do total de contratos.

“Em relação às três maiores prestadoras nacionais de banda larga fixa, apenas a Claro apresentou crescimento nos últimos 12 meses, mais 522 mil acessos (+5,99%). A Oi registrou redução de 218 mil contratos (-3,41%) e a Vivo menos 4 mil (-0,05%). As prestadoras de pequeno porte cresceram 2,13 milhões (+39,31%)”, informou a assessoria da agência.

As principais tecnologias utilizadas para a transmissão de dados banda larga no Brasil são a xDSL, que utiliza a estrutura da telefonia fixa, que detém 41,35% do mercado, seguida do modem a cabo, relacionadas às prestadoras de TV por assinatura que possui 30,51% de participação e a fibra ótica, cuja participação no mercado é de 15,27%.

Entre agosto deste ano e agosto do ano passado a Anatel registrou um aumento no número de contratos em todos os estados brasileiros, com exceção do estado de Roraima que apresentou uma queda de 1,2% no número de contratos ativos. Os maiores aumentos foram registrados no Maranhão que cresceu 22,1% no período, Paraíba que registrou variação positiva de 17,69%, Pará onde o crescimento foi de 16,74%, Ceará que cresceu 15,54% e Sergipe que apresentou variação de 14,83% no número de contratos.

Via: Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil



Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/10
16:33

Sorteio dos grupos da Copa do Nordeste de 2019 é realizado

Federação Sergipana de Futebol e dirigentes de Sergipe e Confiança presenciaram o evento

Na noite da última quinta-feira (4), a cidade de Maceió sediou o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2019. A competição está de cara nova para a próxima edição, com os 16 times sendo divididos em dois grupos de oito.

A cerimônia foi realizada no teatro Gustavo Leite e contou com as presenças dos dirigentes diversas entidades entre esses entidades a Federação Sergipana de Futebol (FSF) que foi representada pelo presidente Milton Dantas. O Confiança foi representado pelo presidente Hyago França e o Sergipe pelo presidente da Conselho, Lailson Melo, e os conselheiros Genisson Silva e Carlson Silva.

Os clubes sergipanos ficaram no grupo A e grupo B. O Sergipe caiu no A com Vitória, Santa Cruz, Fortaleza, Sampaio Correa, CRB, Salgueiro é Altos. Já o time proletário ficou na chave B ao lado de Bahia, Ceará, Náutico, Moto Club, ABC, CSA e Botafogo-PB.

Pelos critérios pré-estabelecidos, as equipes enfrentam na primeira fase os adversários do outro grupo, ou seja, Grupo A x Grupo B, totalizando oito rodadas. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final. Até a semifinal, os duelos serão disputados em jogo único. A final terá duas partidas.

O calendário com a data dos jogos da primeira fase ainda vai ser definido pela CBF.

Confira os grupos:

Grupo A: CRB, Vitória, Santa Cruz, Fortaleza, Sampaio Correa, Sergipe, Salgueiro, Altos

Grupo B: CSA, Bahia, Ceará, Náutico, Moto Club, ABC, Confiança, Botafogo-PB

Via: FSF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF


Esportes
Com.: 0
Por Redação
05/10
16:16

ORSSE realiza concerto com o tema de “Super-Heróis” para salvar vidas

O concerto aconteceu no Teatro Atheneu e teve toda sua renda destinada a AMO

Teatro lotado e ingressos esgotados. A orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) realizou na noite da última quinta-feira, 04, um concerto beneficente inteiramente dedicado às trilhas sonoras de Super-Heróis com arranjos sinfônicos feitos pelo maestro e diretor artístico Guilherme Mannis. A ORSSE é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pelo quarto ano consecutivo firma parceria com a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO).

No palco, os músicos afinavam seus instrumentos e organizavam suas posições. Na plateia, o público comentava sobre a expectativa de ouvir grandes clássicos do cinema tocados em sintonias sinfônicas. “Ouvi dizer que hoje seria dedicado às trilhas sonoras de super-heróis, então corri para comprar meu ingresso”, declara Milena Teles de 17 anos.

Segundo Guilherme Mannis, a forma adotada pela ORSSE para suas grandiosas apresentações é ser o mais plural possível e mostrar para o público uma cultura clássica mesclada ao popular. “Nessa temporada abrangemos características sinfônicas em plenitude, passamos pela ópera, temas da música sergipana, de filmes, seriados e outras manifestações”, afirma Mannis.

O repertório foi composto de trilhas sonoras do “Batman Vs Superman” e “Batman, o cavalheiro das trevas: Dark Knight – Why so serious” de Hans Zimmer (1957), “Os incríveis” de Michael Giacchino (1967) entre outros clássicos de Heróis.   Segundo Mannis, ritmos variados como heavy metal, música latina e salsa estiveram presentes nas peças que foram interpretadas com muita qualidade e aplicação pela ORSSE.

O concerto foi de caráter beneficente e teve toda sua renda destinada a AMO, uma associação em Sergipe que cuida de pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, integrantes da AMO organizaram atividade em incentivo ao Outubro Rosa – uma ação de apoio ao combate ao câncer de mama.

“A causa do câncer e a vida dessas mulheres também diz respeito à cultura, então quando o estado nos apoiou ficamos mais forte. Nesses 22 anos, contribuímos muito para que as pessoas tivessem acesso e permanecessem no tratamento”, declara Conceição Balbino, presidente da AMO. Atualmente, o principal projeto da associação é a casa de apoio para receber pacientes de diversos municípios que não têm família em Aracaju.

O público reconheceu a ação beneficente como uma atitude solidária e necessária. “A ideia de unir um concerto com essa questão da doação para os amigos da oncologia foi brilhante. Tanto o estado como a sociedade devem abraçar essa causa”, frisa Manoel Odilon que frequenta regularmente as apresentações da orquestra em Sergipe.

Via: Ascom/Secult
Foto: Pritty Reis


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/10
15:40

Equipamentos de informática são doados à Polícia Militar

Concessão foi realizada pelo Ministério Público

A Procuradoria Geral de Justiça realizou, na manhã da quinta-feira (05), a entrega de vários materiais de informática para a Polícia Militar do Estado de Sergipe. A doação foi feita pelo procurador-geral de Justiça José Rony Silva Almeida, para o coronel Paulo Paiva, sub-comandante geral da PM, que representou, na ocasião, o comandante-geral, Marcony Cabral Santos.

Por conta da atualização do Parque Tecnológico do Ministério Público, cerca de 96 itens que eram usados pelo setor de TI do MP foram entregues à Polícia Militar. De acordo com o PGJ são equipamentos não são mais utilizados pelo órgão ministerial e que estão sendo doados à PM.

Junto com o PGJ, participaram da entrega de equipamentos , os promotores de Justiça, Bruno Melo, diretor do GAECO e Luís Alberto Moura Araújo, diretor do GSI e os coronéis da PM, Carlos Rollemberg e Vivaldy Cabral.

O PGJ Rony Almeida disse que a Polícia Militar é parceira de sempre do MP. “São colaboradores do trabalho do GAECO e do GSI e essa é nossa maneira de agradecer e de demonstrar o quanto nos sentimos honrados em ter uma Polícia Militar parceira, correta e eficiente”, disse Rony Almeida.

“É muito importante e até estratégico para a PM investir numa parceria tão profícua quanto é essa com o Ministério Público. Essa doação concretiza o espírito republicano, peculiar do PGJ, de agir de forma integrada não apenas na área administrativa mas, principalmente na área operacional”, afirmou Coronel Paiva.

Via: Coordenadoria de Comunicação/MP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/10
15:25

Prefeitura se compromete a adequar locais de votação em Maruim a pedido do Ministério Público

Melhorias serão efetuadas em cidade do interior sergipano

Durante audiência pública realizada no Fórum Alberto Deodato em Maruim, a Prefeitura daquele Município se comprometeu a, em 48 horas promover todas as reformas e adaptações ás normas de acessibilidades requeridas pelo Ministério Público de Sergipe, em escolas municipais indicadas pelo TRE e que servirão de locais para votação no pleito do dia 07 de outubro próximo.

De acordo com a promotora de Justiça Joelma Soares Macedo de Santana, a audiência foi realizada para que o Município de Maruim prestasse contas do cumprimento dos pedidos constantes da Ação Civil Pública ajuizada pelo MP, requerendo a correção das inadequações estruturais encontradas nas Escolas maruinenses: Escola Municipal Cel. Sabino Ribeiro; SESI; Escola Municipal São José; Escola Municipal Ulisses Teles de Menezes; Escola Municipal Aristides Bittencourt; Escola Municipal e Escola Antônio Leão Brasil, apontadas em relatório oriundo do Tribunal Regional Eleitoral.

Na ACP, o MP pontuou: “Importante ressaltar que os entraves constatados através das vistorias realizadas, além de limitar a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais ao local, geram grave risco a integridade física dos eleitores”.

“Precisamos garantir a plenitude do processo democrático. É justo que todos possam ter condições de votar com dignidade”, salientou a promotora Joelma Santana.

Durante a audiência, o Município de Maruim apresentou documentação comprobatória do cumprimento parcial dos pedidos ministeriais. A promotora requereu ao juíz de Direito, Roberto Flávio Conrado de Almeida, a suspensão do feito, para que o Município comprove, em 48 horas, o cumprimento integral das adequações estruturais básicas e funcionais nas escolas citadas requeridas pelo MP.

O juízo da Comarca de Maruim deferiu a tutela antecipada e determinou que até o dia 05 (sexta-feira), o Município resolva as pendências apontadas, sob pena de multa de R$ 10 mil reais por cada estabelecimento de ensino.

Via: Coordenadoria de Comunicação/MP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/10
15:02

Guarda Municipal reforçará combate aos crimes eleitorais neste domingo

Equipe da Guarda Municipal atuará para garantir o direito do voto e impedir os crimes eleitorais

A democracia representativa tem o ápice na participação popular nas eleições, através do voto. Portanto, é preciso que o momento mais importante seja resguardado pelas forças de segurança pública, garantindo o respeito às regras estabelecidas para um resultado aliado com a vontade do povo. Por assim entender, a Prefeitura de Aracaju, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), atuará no próximo domingo, 7, no combate às ações vedadas e crimes eleitorais, em parceria com a Polícia Federal e sob orientação recebida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe

Para preparar os guardiões para a ocasião, a GMA produziu uma cartilha para esclarecer todos os procedimentos legais de sua atuação e identificar as atitudes antidemocráticas durante o processo eleitoral. "Ela foi trabalhada a partir de uma palestra no Tribunal Regional Eleitoral, na qual a Guarda foi convidada, com orientações sobre condutas vedadas das eleições e crimes eleitorais. De acordo com o que aprendemos, produzimos este documento que está sendo distribuído internamente", explica o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça

No total, mais de 200 agentes estarão nos locais de votação, junto com demais expressões da segurança pública estadual e federal, em um regime de trabalho diferenciado. "Eles vão trabalhar em regime extraordinário, chegarão às 4h da manhã nas escolas e permanecerão até o fim das votações e deslocamento das urnas. São 170 guardiões que atuarão diretamente nas unidades eleitorais, e mais 50 reforçarão o entorno, atendendo as eventuais ocorrências", continua o gestor. 

Caso o agente de segurança visualize a ocorrência de uma conduta vedada, ele contactará a pessoa e pedirá que ela não repita o ato. Se contrariar o aviso, ela poderá ser conduzida pelo crime de desobediência. Tratando-se de crime eleitoral, a Polícia Federal será informada para confeccionar o flagrante e acionar o juiz responsável pela região. 

Uma logística especial foi montada para garantir o direito de voto dos guardiões. Eles foram alocados próximos ou no colégio eleitoral em que votam e se alternarão para cumprir suas funções, no momento de expressarem sua vontade democrática. Como todos os escalados votam em Aracaju a situação foi facilitada.

Foto: Sergio Silva


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/10
14:45

SMTT define esquema de trabalho para as eleições em Aracaju

População aracajuana irá as urnas escolher os seus representantes

Durante o domingo, mais de 50 agentes trabalharão na organização e fiscalização do trânsito de Aracaju. Haverá pequenos bloqueios em frente a três locais de votação: na Escola Municipal Laonte Gama e no Colégio Estadual Jugurta Barreto, ambos no bairro Santa Maria, e no Colégio e Faculdade Atlântico, no bairro Atalaia. Contudo, as ações são pontuais e não será necessário realizar desvios no trânsito.

Na sede do TRE-SE, localizada no bairro Capucho, equipes da SMTT vão monitorar o fluxo de veículos da região das 6h da manhã às 23h, quando a apuração dos votos deve ser concluída. E após o encerramento da votação, agentes de trânsito estarão de prontidão para organizar o fluxo de veículos em possíveis pontos de manifestação popular após a contagem dos votos.

A população pode contribuir com o trabalho da SMTT informando situações de infração de trânsito, ou que demandem a presença do órgão, através do Disque-Trânsito. O número é 118.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), mais de 400 mil aracajuanos irão ás urnas no próximo domingo, 7, para votar em seus candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. De olho no intenso movimento pelas ruas e avenidas da cidade neste dia, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) montou uma operação especial de trabalho para garantir maior segurança no trânsito da cidade.

A ‘Operação Eleições 2018’ terá início na sexta-feira, 5, por solicitação do TRE-SE. “Na sexta e no sábado, haverá o transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação. Por isso, estaremos na Rua Itabaiana, onde está localizado o Fórum Aloísio de Abreu Lima, onde a proibição do estacionamento será momentaneamente invertida para facilitar o trabalho do tribunal”, explica o capitão Alexandre Cardoso, coordenador de Trânsito da SMTT.

A operação envolve não só o trabalho de fiscalização e organização do trânsito, mas também o reforço da frota de ônibus neste dia com 12 veículos extras. O planejamento contempla todos os terminais de integração de Aracaju e também da região metropolitana.

“Nossa preocupação é garantir mais possibilidades ao eleitor que precisa utilizar o transporte público para exercer o seu direito cidadão neste dia, além de dar suporte ao Tribunal Regional Eleitoral para que a eleição seja realizada com sucesso em nossa capital”, declara o superintendente interino da SMTT, Renato Telles.

Foto: Marco Vieira/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/10
14:24

Gastos com pessoal nos municípios sergipanos são vistos como "estarrecedores" por conselheiro

Integrante do colegiado criticou os valores expensivos

O excesso de gastos com pessoal nos municípios sergipanos voltou a ser debatido pelo colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na sessão no Pleno desta quinta-feira, 4. Desta vez, o conselheiro Clóvis Barbosa apresentou comparativo com os demais Estados do país, concluindo que, proporcionalmente, Sergipe é um dos que se encontram em pior situação.

“Estamos nos debruçando sobre aquela questão dos gastos com pessoal dos municípios sergipanos e os dados que encontramos até agora são estarrecedores”, ressaltou o conselheiro, lembrando que todo o colegiado do TCE/SE tem se debruçado sobre a matéria, alertando municípios e considerando esse aspecto na análise das contas.

Antes de citar números dos demais Estados, o conselheiro lembrou recente levantamento feito pela Corte sergipana, com dados de 2017, indicando que 67 dos 75 municípios sergipanos (ou seja, 89% deles) descumprem o limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54% da receita corrente líquida.

"Para que se tenha uma ideia, segundo estudo feito pelo TCE de Pernambuco, a média nacional de municípios que estão acima do limite total de gastos com pessoal é de, aproximadamente, 32,6%", comentou Clóvis Barbosa, que tem reunido esses dados juntamente com o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello.

Outro paralelo feito pelo conselheiro foi em relação à cidade do Rio de Janeiro, onde, no ano passado, ocorreram situações de servidores recebendo cestas básicas para sobreviver por conta do atraso de salários. "Verificamos que o percentual de gastos com pessoal lá fechou de 57% da RCL no ano passado, ou seja, uma situação muito menos devastadora do que a gigantesca maioria dos municípios sergipanos", pontuou.

O comparativo indica que as regiões com menor número de municípios em situação crítica são o Sul (10%), seguido pelo Sudeste (11%), Centro-Oeste (35%) e, na ponta, o Norte (com 53%) e o Nordeste, onde 54% dos municípios extrapolam o limite máximo.

"Serão necessárias medidas duras, revisão de legislações, de incorporações, do quantitativo de cargos dos municípios. Mas, se isso não for feito, muito em breve, o nosso estado irá parar e os cofres secarão por completo", concluiu Clóvis Barbosa, acrescentando que, na absoluta maioria desses municípios, mesmo se forem exonerados todos os cargos em comissão (algo que comumente é levantado pelos Sindicatos), o limite irá continuar extrapolado.

Via: DICOM/TCE
Foto: Reprodução/TCE


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos