03/10
16:26

Emília Corrêa: "É uma vergonha para o povo de Aracaju as CPIs desta casa terminarem em pizza"

Vereadora protestou quanto a maneira que as CPIs estão sendo conduzidas

Na Tribuna da Câmara Municipal De Aracaju (CMA) a vereadora e defensora pública Emília Corrêa (Patriota) falou sobre a notificação da assessoria jurídica da casa sobre o fim do prazo para conclusão da CPI da saúde.
"É uma vergonha isso que estão tentando fazer. A CPI do lixo tanto fizeram que ela foi abortada, não deu em nada, graças ao líder do governo, ao presidente desta casa e ao chefe maior o senhor prefeito Edvaldo Nogueira. Agora eles aparecem com essa manobra vergonhosa para desfazer do trabalho da comissão da CPI da saúde, depois de tanto trabalho de tanto esforço e empenho, todos fizeram tudo corretamente e o senhor presidente quer novamente abortar uma CPI nessa casa? Isso é uma vergonha para o povo Aracajuano que já vive desacreditado na política por causa dessas coisas mesmo", pontuou.

Emília destacou ainda que essas estratégias corroboram para revelar a intenção dos políticos que brinca com a vida e a saúde do povo. 

"É em momentos assim que eles se revelam. São com essas atitudes e manobras cheias de má fé, porque os advogados sabem os prazos, entendem dos processos, existem inúmeras decisões STF que permitem prorrogar a CPI, mas ficaram na espreita torcendo e jogando contra. Isso senhor presidente é brincar com a saúde e a vida do povo, isso não se faz", concluiu.

Via: Ascom
Foto: Gilson Rosas




Política
Com.: 0
Por Redação
03/10
15:46

Irreverente Tio Pio

Irreverente, boêmio, poeta satírico, chistoso, tropeiro, delegado, merceeiro, tabaquista, bebedor de tragos e causoeiro. Assim viveu Pio Carvalho Brito, tio-avô do coronel da Polícia Militar, professor da UECE e escritor Ronald Brito.

Em livreto dedicado ao ancestral, narra suas peripécias de viagens por nossa terra e paragens outras.

Sendo homem da lei, nunca prendeu ninguém. Na bodega sempre lotada, não de fregueses, mas de desocupados, citava feitos.

Perto de quem come e longe de quem labora, parecia-lhe lema. Carvalhinho, seu genitor, admoestou-o no sentido de trabalhar, recebendo resposta que se tornou realidade: “Deixe estar, meu pai! Eu vou-me casar para não precisar trabalhar.”. Casou-se com moça rica e prendada.

Abriu farmácia em Bodocó, onde além de vender, preparava fórmulas.

Um senhor se queixou de sentir um “bolo no estambo”. Pio desconfiou ser gases e preparou um “xarope espumante”: limonada e bicarbonato de sódio. Entregou a manipulação, usando a denominação popular de flato e garantiu: “que ele sai ou tora pelo meio!”.

Vindo do sítio, descavalgou num boteco da vila, objetivando “queimar o dente” e deu-se a contar causos. Passou da medida e, na hora de montar, risada geral. “Meu tio, está montando ao contrário!” – disse alguém e logo ouviu: “Por isso eu estava achando este diabo enfreado!”.

Em andanças no Sudeste, assistiu aos desentendimentos políticos entre estados. Ao retornar, perguntado pela situação lá, respostou: “Uma ‘greve’ de santo danada. São Paulo se revoltou contra Santa Catarina e para resolver a ‘coisa’ foi preciso à intervenção do Espírito Santo!”.

Autor: Geraldo Nascimento; Advogado e administrador 



Colunas
Com.: 0
Por Redação
03/10
15:18

Levantamento aponta mais de 12 mil casos de indícios de irregularidades em doações e gastos de campanha

Investigação encontrou anormalidades em recursos financeiros das eleições

A primeira rodada da identificação de indícios de irregularidades do financiamento das eleições 2018 apontou 12.172 casos de inconsistência em doações e gastos de campanha. O levantamento foi realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com base na movimentação declarada à Justiça Eleitoral.

A amostragem englobou os dados disponíveis até o dia 29 de setembro e totalizou o valor de R$ 42.338.450,40. Entre os casos identificados encontram-se, por exemplo, doadores inscritos no programa Bolsa Família, desempregados, parentes de candidatos e até mesmo mortos.

Segundo técnicos da Justiça Eleitoral, a quantidade de casos e os valores identificados como suspeitos nesta primeira rodada de verificações são pequenos e podem ser explicados em boa parte pela predominância do financiamento público das campanhas eleitorais. Até 30 de setembro, os registros indicavam que o financiamento público correspondia a 78% dos gastos. Já o financiamento privado, equivalente aos 22% restantes, dividia-se da seguinte forma: 10% de recursos oriundos de autofinanciamento e apenas 12% oriundos de doações de pessoas físicas.

As informações apontadas pelo TCU são compartilhadas com os demais órgãos que integram o Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral para apuração dos indícios de irregularidades, de acordo com a materialidade e a relevância. A Justiça Eleitoral utiliza os dados como informação de inteligência para o exame da prestação de contas de candidatos e partidos.

Integram o Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral, além do TCU, o Ministério Público Federal (MPF), o conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a Receita Federal (RFB) e o Departamento de Polícia Federal (DPF). Confira, abaixo, o quadro resumo das tipologias.

Foto: Reprodução/Portal TCU



Política
Com.: 0
Por Redação
03/10
15:04

Nova interdição da reforma vai bloquear parte da avenida Ivo do Prado

Avenida ficará interditada por conta de reforma em prédio da Assembleia Legislativa

O prédio principal da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) passa por reforma e deve interditar um trecho da pista de rolamento da avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju. A empresa contratada já mantém o calçamento em frente ao prédio bloqueado pela estrutura da obra e adaptou um acesso livre de corredor para os pedestres pelo interior da reforma. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deve liberar o bloqueio da rua da frente na próxima semana.

O bloqueio da pista vai avançar 1 metro para a Avenida, sentido centro para o bairro 13 de julho, e será mantido até fevereiro de 2019. De acordo com o analista de mobilidade urbana da Diretoria de Planejamento e Sistema da SMTT, Paulo Abreu, não será necessário desvios no trânsito no centro da cidade. “Como a interdição vai manter 6,70 m de pista livre, exigência legal do órgão, não será preciso fazer desvios. Outro ponto positivo é a diminuição do fluxo de transportes na rua nesta época do ano, já que estamos entrando num período de férias”, completa o engenheiro de trânsito.

A interdição da calçada para a reforma foi a primeira medida tomada pela empresa para aumentar a proteção dos pedestres, agora, os motoristas estão incluídos na nova norma de segurança. O mestre de obras da empresa contratada para a reforma do prédio, José Luiz Santos, confirmou que a nova interdição foi autorizada pela SMTT. “Essa passarela é para o pedestre passar para evitar qualquer acidente e vai continuar até o final da obra. Nós vamos invadir ainda a pista para a nossa proteção. Isso tudo foi discutido entre a empresa e a SMTT”, disse Santos.
 
Foto: Jadilson Simões
Via: Rede Alese


Variedades
Com.: 0
Por Redação
03/10
14:50

Voto branco e nulo: saiba a distinção entre ambos

Esses votos não são contabilizados no resultado das urnas

Apesar do comparecimento a um local de votação nas eleições ou justificativa de ausência ser obrigatório no Brasil, o eleitor é livre para escolher ou não um candidato, já que tem opção de votar em branco ou nulo.

De acordo com o professor especialista em direito eleitoral Daniel Falcão, votos nulos, assim como os brancos, não são computados como válidos e não são contabilizados em um resultado eleitoral. Portanto, não causam o cancelamento de um pleito.

O eleitor vota nulo quando digita na urna eletrônica um número que não pertence a nenhum candidato e aperta o botão "confirma". O voto em branco é registrado quando o eleitor pressiona o botão "branco" e em seguida a tecla verde para confirmar.

Antes de decidir como vai votar, o eleitor também precisa saber que, ao contrário do que têm sido propagado em redes sociais, votos brancos não são direcionados para o candidato que está à frente na votação. Este mito surgiu com o antigo Código Eleitoral de 1965, que determinava que os brancos contassem para o quociente eleitoral. Isso fazia com que o quociente fosse mais alto, dificultando que legendas partidárias de menor expressão alcançassem o índice. A regra caiu com o código aprovado em 1997.

No próximo domingo (7), os eleitores brasileiros votarão em seis candidatos. A primeira opção na urna será para deputado federal, seguida de deputado estadual ou distrital, senador 1, senador 2, governador e, por último, presidente da República.

Foto: Arquivo/ Elza Fiúza/Agência Brasil
Via: Agência Brasil


Política
Com.: 0
Por Redação
02/10
14:53

Aplicativo que informa a totalização de votos durante a eleição é disponibilizado pela Justiça Eleitoral

Disponível para os sistemas IOS e Android, o aplicativo "Resultados" é gratuito

A Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo “Resultados”, ferramenta que permite aos cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das Eleições 2018. A aplicação é uma versão atualizada do “Apuração 2014”.

Com o novo app, é possível acompanhar a contagem de votos de todo o Brasil e visualizá-la a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que vão ao segundo turno.

A nova versão traz inúmeras novidades em relação à anterior. Entre as mudanças, o layout do sistema foi aprimorado e renovado: apresenta as fotos de todos os candidatos que disputam a eleição. A experiência do usuário também foi otimizada. Com o “Resultados”, será possível consultar, na mesma tela, informações referentes aos cargos majoritários (presidente, governador e senador).

Foto: Reprodução/TRE-SE


Política
Com.: 0
Por Redação
02/10
14:21

33 proposituras são aprovadas por Parlamentares nesta terça-feira

33 proposituras foram aprovadas pelos vereadores

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisaram a pauta de votação da 76ª Sessão Ordinária na manhã desta terça-feira, 2. Foram aprovadas 33 proposituras, sendo 28 Projetos de Lei, dois Projetos de Decretos Legislativos, dois Requerimentos e uma Moção.

Dentre os projetos analisados, o PL Nº 248/2018, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em 2ª votação com apresentação de uma emenda. O Projeto altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei Nº 4.422, de agosto de 2013, que dispõe sobre a publicidade ao ar livre, por qualquer meio de divulgação, em logradouros públicos e em locais visíveis ao público.

O PL Nº 150/2018, de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB), que dispõe sobre a criação do Programa “Horta Escolar” nas instituições de ensino do município de Aracaju, foi aprovado em Redação Final e agora segue para sanção do prefeito.

Já o Projeto de Lei Nº 54/2018, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede), foi aprovado em 2ª votação e modifica a redação da Lei Municipal Nº 2.587, que dispõe sobre a criação da Semana de Defesa dos Direitos da Mulher no município de Aracaju.

Também foi aprovado em 2ª votação o Projeto de Nº 129/2018, de autoria do parlamentar Dr. Manuel Marcos (PSDB), que institui no município de Aracaju a Semana de Esclarecimento e Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos na rede pública de ensino e postos de saúde.

Foto: Gilson Rosas




Política
Com.: 0
Por Redação
01/10
15:42

Estanciano, Maruinense e Sete de Junho estão classificados para as semifinais da Série A2

Estanciano, Maruinense e Sete de Junho estão classificados para as semifinais da Série A2

O domingo foi de decisão no Campeonato Sergipano da Série A2, promovido pela Federação Sergipana de Futebol (FSF). A segunda fase do estadual teve início neste domingo com três jogos e será finalizada na próxima quarta-feira (03).

Em Aracaju, na arena Batistão, o Maruinense recebeu o Canindé e venceu por 4×1 com gols Jeferson, Ney Maruim, Lagamar e Hudson. O atleta Pedro Carlos marcou o único gol do Canindé. Com a vitória o fantasminha camarada está classificado para as semifinais.

No estádio Francão, no município de Estância, o Estanciano enfrentou o Lagartense e venceu por 2×1. O alviverde até saiu na frente com Guigo, mas Vinícius e o atacante Diego Neves marcaram para o canarinho. Com o resultado o Estanciano está classificado para terceira fase da competição.

Em Tobias Barreto, no estádio Brejeirão o Sete de Junho recebeu o Botafogo de Cristinápolis e venceu por 2×0 com gols Arthur e Toquinho. Com a vitória o Sete de Junho está classificado.

Na quarta-feira, no estádio Caio Feitosa, no município de Porto da Folha acontece o último jogo da segunda fase do estadual entre Guarany e Santa Cruz. A partida está marcada para às 15h15. 

Na terceira fase o Estanciano vai enfrentar o Sete de Junho, no estádio Brejeirão, em Tobias Barreto. E o Maruinense vai enfrentar o vencedor do duelo entre Guarany x Santa Cruz. Os jogos da terceira fase acontecem no dia 10/10, às 15h15.

Já as finais do Campeonato Sergipano acontecem nos dias 14 e 21 de outubro.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 28 29 30 31 32 33 34 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos