01/10
15:41

Educação: décima primeira audiência pública do MPEduc será em Itabaiana

O evento é voltado à comunidade escolar dos municípios de Areia Branca, Carira, Frei Paulo, Malhador, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis e São Miguel do Aleixo

A décima primeira audiência do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) está marcada para o dia 16 de outubro. O evento ocorrerá às 8h, no Colégio Estadual Murilo Braga, localizado na rua Quintino Bocaiuva, nº 659, Centro, Itabaiana (SE). Confira aqui o edital.

No evento, os gestores de Areia Branca, Carira, Frei Paulo, Malhador, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis e São Miguel do Aleixo vão expor as políticas educacionais que têm sido e que serão aplicadas para o cumprimento do pacto pela educação sergipana. A audiência é aberta ao público interessado, especialmente à comunidade escolar dos municípios que serão discutidos na oportunidade.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/10
15:37

Começa o transporte de urnas das eleições 2018

O setor de urnas encontra-se com dezenas de profissionais envolvidos na separação, conferência e carga dos caminhões

Nesta segunda-feira (1º), às oito horas, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) iniciou o carregamento e transporte das urnas que serão utilizadas nas eleições 2018, que ocorrerá no dia 07 de outubro. O setor de urnas encontra-se com dezenas de profissionais envolvidos na separação, conferência e carga dos caminhões, que farão a distribuição dos equipamentos para as 29 zonas eleitorais do Estado de Sergipe.

De acordo com a chefe da Seção de Administração de Urnas, Mônica Martins Avila Prado, na manhã de hoje, sairão sete caminhões destinados ao interior do Estado, e, à tarde, o trabalho continuará. "Nosso plano logístico está pronto para ser ajustado de acordo com o andamento das entregas e do horário da volta dos veículos", disse.

Os três primeiros caminhões carregados correspondem às Zonas Eleitorais de Capela (5ª ZE), São Cristóvão (21ª ZE) e Laranjeiras (13ª ZE). "A semana será agitada, além do transporte de urnas, há muitas outras atividades relacionadas a materiais a serem utilizados e a comandos imprescindíveis que devem ser cumpridos para que tudo transcorra satisfatoriamente", afirmou José Carvalho Peixoto, secretário de tecnologia da informação do TRE-SE.

Na reta final dos preparativos do pleito, a imprensa sergipana acompanha de perto os trabalhos da Justiça Eleitoral, levando ao conhecimento dos mais de um milhão e meio de eleitores do Estado os principais atos praticados pelo Tribunal, o que robustece a credibilidade de todo o processo eleitoral.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/10
15:35

AlmaViva e Claro são condenadas por dano moral coletivo

A empresa Almaviva do Brasil Telemarketing e Informática S/A foi obrigada pela Justiça do Trabalho a regularizar o sistema de ponto eletrônico em todas as unidades. Além disso, deve dar total transparência ao sistema de registro de ponto e confiabilidade aos trabalhadores. A sentença é resultado de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE). A empresa Claro (contratante da empresa terceirizada) e a Almaviva foram condenadas por dano moral coletivo e pagarão multa no valor de R$ 5 milhões.

Foi determinado, ainda, que no período em que a empresa Almaviva não estiver utilizando ponto eletrônico nos termos das Portarias MTE nº. 1510/2009 e nº 373/2011, seja proibida de aplicar qualquer penalidade aos trabalhadores com base nas informações do ponto eletrônico. No caso de descumprimento de qualquer uma das determinações incide uma multa diária fixada no valor de R$ 10 mil, por trabalhador lesado. A sentença foi proferida pelo juízo da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju.

De acordo com as provas colhidas pelo MPT-SE, averiguou-se que a Almaviva não adota sistema de ponto que siga as diretrizes exigidas pelas Portarias do Ministério do Trabalho, que garanta confiabilidade e transparência aos trabalhadores. Também foi constatado que as informações registradas no sistema de ponto do dia em que se está trabalhando não são imediatamente disponibilizadas ao trabalhador para consulta.
 


Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/10
15:29

Lei aprovada na Alese institui o Outubro Rosa em Sergipe

Começa nesta segunda-feira, 1º de Outubro, em todo o país, mais uma edição da campanha Outubro Rosa. O objetivo é alertar as mulheres e a sociedade de um modo geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos, visando a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada Goretti Reis (PSD) é autora da lei estadual de nº 7.526/2012, que tem por finalidade, instituir a campanha denominada Outubro Rosa, como evento oficial no Estado de Sergipe.

Durante todo o mês, mulheres com idade entre 40 e 69 anos serão incentivadas a fazer os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrir um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.

Em Aracaju, a Associação dos Amigos da Oncologia realizará (AMO) realiza uma vasta programação a partir desta segunda-feira, 1º com a iluminação rosa na sede da entidade; apresentação da Banda da Polícia Militar de Sergipe, show com o cantor sergipano Luiz Arnaldo e venda de camisas com estampa sobre a campanha (25 reais). além de concerto Outubro Rosa de Sergipe (dia 4/10), Caminhada das Vitoriosas no dia 10 e Corrida Outubro Rosa de Sergipe, dia 27 de outubro.
 
Rede Alese
Foto: Divulgação AMO


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/10
13:39

Feiras livres serão antecipadas no pleito eleitoral

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vai antecipar, excepcionalmente na semana dos pleitos eleitorais que ocorrem no mês de outubro, as feiras livres que acontecem as sextas, sábados e domingos.

As feiras do Bairro América, bairros Coqueiral e Santa Maria e dos conjuntos Bugio, Dom Pedro I, e Jardim Esperança, que aconteceriam no domingo, 7, dia do primeiro turno das eleições, serão antecipadas para o sábado, 6.

Na sexta-feira, 5, serão realizadas as feiras do Cirurgia, Coroa do Meio, Santo Antônio, Grageru, Mosqueiro, 18 do Forte, São Carlos, Cidade Nova e dos conjuntos Santa Tereza e Leite Neto, que ocorrem normalmente aos sábados.

Já as feiras livres dos bairros Suíssa, São José, Lamarão, Aruana, dos conjuntos Médici, Sol Nascente, Jessé Pinto Freire, Castelo Branco, Agamenon Magalhães e loteamento Porto Sul /Costa Nova, que acontecem às sextas-feiras, serão antecipadas para a quinta-feira, 4.

A empresa municipal informa, ainda, que as feiras que acontecem às terças, quartas e quintas não sofrerão mudanças. As alterações valem também para os dias da semana que antecedem o segundo turno, caso haja, em 28 de outubro.

Foto: Felipe Goettenauer


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 29 30 31 32 33 34

Enquete


Categorias

Arquivos