26/11
05:35

Os clubes da Copa do NE no ranking da CBF

O Confiança aparece na 79ª posição entre os clubes quedisputarão a Copa do Nordeste a partir de 19 de janeiro de 2013. Já o Itabaiana é o 104º, conforme o ranking da Comnfederação Brasileiros de Futebol (CBF). Veja a situação dos demais clubes na relação abaixo. 14º - Bahia 17º - Sport 20º - Vitória 22º - Santa Cruz 24º - Ceará 28º - Fortaleza 29º - América 37º - CRB 47º - Abc 79º - Confiança/SE 80º - Campinense 88º - ASA 104º - Itabaiana/SE 127º - Salgueiro/PE 245º - Souza/PB (?) - Feirense/BA

Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/11
13:07

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Déda avalia rearrumação do primeiro escalão do governo

Embora o governador Marcelo Déda tenha dito que não existe qualquer definição de mudanças no comando do Banese, Sedetec e Sefaz, os boatos são intensos e dão conta de que podem ocorrer alterações no comando das pastas. Os comentários apontam também que Déda pensa em fazer outras três substituições no primeiro escalão do governo, meros remanejamentos. Edvaldo Nogueira, Zezinho Guimarães, Juliano, da Fasouto e Ivan Leite são nomes lembrados para a Sedetec, hoje ocupada por Saumíneo Nascimento. Até agora, o governador anunciou a saída de Jorge Alberto, Chico Dantas e Sílvio Santos das pastas da Casa Civil, Governo e Saúde. Alguns políticos andam de olho também na Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Folha salarial sairá sem algumas rubricas, informa Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPLAG comunica que a folha de pagamento dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual referente ao mês de novembro corrente, cujo pagamento se dará nos dias 27 a 30 de novembro próximo, foi processada com a exclusão de algumas rubricas salariais de caráter extraordinário, como a parcela de diferenças de reposição salariais, os adiantamentos de férias ou gratificações especiais, e a parcela de adiantamento do décimo-terceiro relativa ao mês de novembro. Todas essas rubricas comporão folha salarial suplementar, cujo pagamento se dará no dia 10 de dezembro de 2012. Com essa medida, o Governo assegura o pagamento integral de todos os servidores da folha ordinária do mês de novembro, cumprindo o calendário de pagamentos, e compatibiliza o volume adicional de despesas de pessoal previstas às receitas oriundas do Fundo de Participação de Estados.

Eleição OAB 2012: Chapa única obtém 72% dos votos

A presença da categoria na eleição para a OAB-SE atingiu 72% do total dos advogados que estavam aptos a votar, fato que demonstra a aceitação e aprovação do bom trabalho desenvolvido pela atual gestão, conforme informou a assessoria. Segundo o presidente da OAB Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, a presença significativa dos advogados demonstra: “Os advogados compreenderam muito bem a nossa mensagem, os nossos esforços para bem dignificar a instituição. Mas, sobretudo, aumenta ainda mais a responsabilidade para conduzir os destinos da Ordem por mais três anos, com o mesmo entusiasmo, com a mesma vontade de valorizar cada vez mais o advogado e bem defender a sociedade com prevê o nosso Estatuto”, garantiu. Apenas uma chapa se inscreveu e Carlos Augusto foi reeleito para a presidência da entidade.

Museu da Gente Sergipana recebe prêmio do Guia Quatro Rodas

O Museu da Gente Sergipana é uma das principais atrações turísticas do estado, sendo destaque nacional e acumulando diversos títulos desde que foi restaurado. O museu é resultado de um projeto do Instituto Banese e do Governo de Sergipe e foi construído para ser cenário do fortalecimento da cultura, registro do passado e construção do cotidiano. O Museu da Gente Sergipana recebeu na tarde desta quinta-feira (22.11) o prêmio `Melhor da Arquitetura 2012` na categoria Restauro e Atração do Ano pelo Guia Brasil 2013 do Guia Quatro Rodas, principal guia de turismo nacional. De acordo com o Governador do Estado, Marcelo Déda, falou sobre o investimento do governo na construção do Museu da Gente Sergipana."Receber esse premio é o reconhecimento por uma das publicações mais importantes do Brasil do valor do investimento que o governo do estado e o Banese fizeram para o resgate da cultura popular sergipana." Para o Secretário-Adjunto do Turismo, José Roberto Lima, o Museu da Gente Sergipana representa o principal atrativo cultural de Sergipe e consegue mostrar o que é de fato a cultura do estado em todas as suas dimensões.

Prefeitos batem martelo e definem percentual para Contrato de Rateio

Prefeitos dos territórios do Centro Sul e Sul Sergipano reuniram-se na manhã de hoje, 22, a fim de discutir a implantação, manutenção, operacionalização e funcionamento do Contrato de Rateio dos 16 municípios que compõem o Consórcio Público de Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano (CONSCENSUL). A reunião ocorreu no município de Boquim, sede do consórcio público, sob a coordenação de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Os prefeitos definiram que a quota mensal para rateio das despesas no exercício de 2013, será na ordem de meio por cento retirado do Fundo de Patrimônio Municipal (FPM) e de mais meio por cento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços( ICMS).

Valadares e Mendonça só receberão emendas ao OGU até terça-feira

O coordenador e o vice-coordenador da bancada de Sergipe no Congresso Nacional, senador Antonio Carlos Valadares (PSB) e deputado Mendonça Prado (DEM), respectivamente, convidaram os demais senadores e deputados federais por Sergipe para a reunião maracada a para a próxima terça-feira (27) a fim de definir as emendas da bancada a serem apresentadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013. O encontro será, às 15h, no gabinete do senador Valadares. O prazo para entrega das emendas à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) é de 21 a 29 de novembro.

“Elogio da Amizade” será lançado no dia 27 de novembro

No próximo dia 27 do corrente, terça feira a partir das 19horas , o professor José Paulino da Silva , lançará seu livro “ Elogio da Amizade – um registro de memória e experiência” no salão de festas do Iate Clube de Aracaju na Av. Beira Mar. Antes do momento de autógrafos, haverá uma mesa redonda sobre amizade, coordenada elo professor Paulino com as presenças dos escritores Geová Sobreira, de Brasília, e Sebastião Moreira Duarte, da Universidade Federal do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras. O momento de autógrafo contará ainda com a participação de artistas da cultura popular: sanfoneiros, vaqueiros/aboiadores, além da sonoridade da banda de Pífanos da família Vito uma das ricas expressões da cultura popular do Alto Sertão sergipano

O livro ressalta importância da amizade

Trata-se de um ensaio que ressalta a importância da amizade para o ser humano. O livro contém na primeira parte, referências ao pensamento de alguns filósofos humanistas como Erasmo de Rotterdam, o romano Cícero, doutores da Igreja Católica como Santo Agostinho, pensadores como Anselm Grün, educadores, poetas que ressaltam o valor da amizade como “uma centelha da divindade”. Numa segunda parte do seu ensaio, “Uma arqueologia da amizade” o escritor faz um relato de sua trajetória de vida desde a infância até a atualidade tendo sempre a amizade como fio condutor da existência. Neste sentido, o livro tem uma dimensão auto-biográfica ao referir-se a lugares e pessoas com os quais interagiu no período de sua educação escolar, acadêmica e no exercício profissional. “ A amizade que eu quero louvar tem rosto, cheiro, sabor, e as cores dos lugares por onde andei. Não é anônima. Está visceralmente ligada ao meu jeito de ser. É a continuação de um pouquinho de tudo que algum dia entrou em sintonia com meu ser, me fez bem, e em mim permanece até hoje” diz uma de suas páginas.

Tribo Xocó vai conceder títulos de cidadania indígena

Num ato de agradecimento a personalidades que ajudaram a tribo durante a luta pela posse e regularização da Ilha de São Pedro e Fazenda Caiçara, ambas no município de Porto da Folha, os índios xocó vão conceder títulos de cidadania indígena. Os primeiros homenageados serão o professor Luiz Alberto, atual subsecretário de Patrimônio do Estado, e o jornalista José Andrade, assessor de Comunicação do banese. As duas propriedades têm algo em torno de 4,3 mil hectares.

"Oposição em Sergipe não é solidária nem no câncer"

Comentário de um deputado estadual sobre os enfrentamentos entre o governador Marcelo Déda e o bloco da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe: Otto Lara Resende dizia que "o mineiro só é solidário no câncer. Eu posso afirmar que a oposição em Sergipe não é solidária nem no câncer. Pelo menos é o que podemos ver hoje".

Cargo causa confusão durante homenagem a ex-reitor

Por conta do encaminhamento de projeto que viabilizou a ida da UFS para o interior do Estado, o então reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho recebeu algumas homenagens de Câmaras Municipais. Numa delas, um vereador pegou o microfone e dirigiu-se a Josué chamando-o de disjuntor. Um outro percebeu o erro do colega e pediu um aparte. "Caro colega, vossa excelência errou quando chamou o professor Josué de disjuntor. Na verdade, ele é o reator". Um assessor saiu correndo para lembrá-los que Passos era reitor.

Começa a cobrança para uso de estacionamento em shoppings

Os shoppings centers de Aracaju começam a cobrar R$ 4,00 pelo uso de seus estacionamentos a partir desta segunda-feira. Pela quantia, o cliente pode guardar seu carro por quatro horas. A medida, na alegação dos shoppings, foi adotada pela evitar a continuidade do uso indevido dos espaços por pessoas que não vão fazer compras.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/11
08:00

Valadares Filho propõe que concursos públicos federais tenham provas em todas as capitais


Para tornar mais democrática a participação dos candidatos em concursos públicos, o deputado Valadares Filho (PSB-SE) apresentou, esta semana, Projeto de Lei propondo que as provas para os certames dos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional, no âmbito federal, sejam realizadas em todas as capitais estaduais.

Na justificação do projeto, o deputado argumenta que, em função da maioria dos órgãos públicos federais se localizarem em Brasília, existe uma tendência para que os concursos sejam realizados apenas na capital federal.
Segundo o parlamentar, essa prática acaba por eliminar, mesmo antes da realização do concurso propriamente dito, uma grande quantidade de candidatos. “O deslocamento pode ser muito dispendioso para quem mora no interior cuja condição financeira não comporta as despesas com a viagem”.

A motivação de Valadares Filho para esta preposição veio porque, recentemente, o Ministério Público obteve na Justiça a suspensão de um concurso para a Câmara dos Deputados, com a alegação de que o certame deveria ocorrer em todas as capitais. Mas como o judiciário teve dificuldades para decidir-se, a liminar foi cassada por outra instância.

Valadares Filho destaca que as carreiras da administração pública representam uma oportunidade significativa de inclusão e de crescimento profissional e que o acesso a elas deve ser o mais universalizado possível. “Por isso é que propomos que os certames de concursos públicos devam ser o mais universalizado possível”.

Da Assessoria


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
22/11
04:19

Nos pênaltis, Brasil fatura o Superclássico


O primeiro jogo da história da Seleção Brasileira em La Bombonera teve todos os ingredientes de um clássico contra a Argentina. A vitória dos donos da casa por 2 a 1 foi definida apenas no minutos finais do confronto e levou a decisão do Superclássico das Américas para os pênaltis. Nas cobranças, o estreante Diego Cavalieri brilhou ao defender o chute de Martínez e ainda viu Montillo mandar para fora, garantindo à equipe de Mano Menezes o bicampeonato.

O Superclássico encerrou o calendário da Seleção Brasileira em 2012. Mano terá pela frente mais três partidas para testar sua equipe antes da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 - o primeiro amistoso deverá ser disputado em fevereiro e os outros dois, em março.

O jogo
A esperada pressão da Bombonera não fez efeito e o primeiro tempo do clássico ficou restrito a chances esporádicas de gol das duas seleções. As bolas paradas foram a salvação das equipes e logo aos seis minutos Montillo teve boa chance em cobrança de falta pela direita, que Sebá Domínguez cabeceou na rede pelo lado de fora. O Brasil respondeu aos 12 com uma rápida subida de Neymar num contra-ataque que só não terminou com Fred de cara para o gol porque Desábato fez o corte providencial.

O primeiro tempo foi marcado pela monotonia e somente uma nova falta cobrada por Montillo levantaria o público em La Bombonera. Aos 23, o meia do Cruzeiro ficou com a sobra após lançar para a área e tocou na ponta direita para o zagueiro Sebá Domínguez, que cruzou para o centro da área, onde Martínez mergulhou para tentar a finalização, levando perigo. Neymar e Thiago Neves chegaram bem ao ataque aos 32 e 37, mas acabaram desperdiçando as últimas finalizações do Brasil na primeira etapa.

Mano Menezes apostou no entrosamento dos jogadores do recém-consagrado campeão brasileiro Fluminense para o segundo tempo, levando Carlinhos e Jean a campo, mas o Brasil custou a dar sinais de melhora. Ainda levou um balde de água fria aos 35 minutos, quando o árbitro apontou pênalti para a Argentina em falta de Jean em Martínez. Na cobrança, Scocco não deu chances para Cavalieri e colocou sua equipe à frente.

A resposta veio três minutos depois. O próprio Jean se redimiu e tentou o chute para o gol, mas o tiro saiu torto e terminou nos pés de Fred, que tirou Orión da jogada com um toque por cima. A festa pelo empate durou pouco, entretanto: aos 44 minutos, Montillo tocou para Scocco, que aproveitou a falha na marcação brasileira e anotou o seu segundo gol na partida.

O resultado no tempo regulamentar levou a decisão do título para os pênaltis. O goleiro Diego Cavalieri defendeu a cobrança do argentino Martínez e contou com a sorte após Montillo isolar o segundo penal dos donos da casa. Já Sebá Domínguez, Scocco e Orión anotaram as suas cobranças. Pelo lado do Brasil, o lateral Carlinhos foi o único a desperdiçar. Thiago Neves, Jean, Fred e Neymar trataram de superar Orión e garantir o bicampeonato do Superclássico das Américas.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
21/11
21:23

Déda homenageia Zumbi dos Palmares nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 22, às 17h30h, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, vai inaugurar um monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares no espaço ‘Monumento aos Formadores de Nacionalidade’, na Orla de Atalaia, em Aracaju. Essa ação faz parte das atividades comemorativas ao Dia da Consciência Negra, festejado em 20 de novembro.

A estátua é feita de bronze e mede 1m80, altura que seria a mesma do homenageado. Foi produzida em Belo Horizonte (MG) pelo escultor Léo Santana, o mesmo que esculpiu os outros monumentos que embelezam a Orla. Na placa, consta o seguinte texto: “Zumbi nasceu livre, em União de Palmares, Alagoas, Brasil. Símbolo da resistência e da luta contra a escravidão, é reconhecido como herói nacional. Após 300 anos, a data da sua morte, 20 de novembro de 1695, foi instituída como Dia Nacional da Consciência Negra. Viva Zumbi!”.

O monumento em homenagem a Zumbi juntar-se-á as oito estátuas que atualmente integram o espaço ‘Monumentos Formadores de Nacionalidade’. Os outros homenageados são: Tiradentes, D. Pedro II, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Barão do Rio Branco, Duque de Caxias, José Bonifácio de Andrade e Silva e a Princesa Isabel. (Da assessoria)
 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
20:17

Banda de Carmópolis e quadrilha Massacará estará na abertura do Circuito de Ginástica


A Federação Sergipana de Ginástica (FSG) e a Confederação Brasileira
de Ginástica (CBG), já definiram toda a programação da solenidade de
abertura da Etapa Final do Circuito Caixa de Ginástica e o “Circuitinho
Caixa”, marcada para às 19h30 desta sexta-feira 22, no ginásio de esportes
Constancio Vieira.

Segundo a presidente da FSG, Márcia Lima, a equipe de coordenação
primou na elaboração dessa programação de abertura, que terá como
ponto de destaque, as apresentações da Quadrilha Massacará e da Banda
Musical de Marchas, atrações gentilmente liberadas pela prefeitura de
Municipal de Carmópolis. “Teremos ainda desfile de todas as agremiações,
apresentação do pelotão de bandeiras e toque do Hino Nacional”,
informou Márcia Lima.

Cenário pronto
A equipe de montagem dos tablados e aparelhos,
chefiada pelo senhor Ademir, encerrou na tarde desta quarta-feira, a
montagem dos aparelhos que serão utilizados pelos ginastas de todo
o Brasil, que participam da Etapa Final do Circuito Caixa de Ginástica e
o “Circuitinho Caixa”, competições que serão realizadas em Aracaju, nos
dias 23 e 24.

Atletas de destaque da ginástica nacional estarão aqui reunidos, para
participar do evento que é um dos mais importantes do calendário
brasileiro da CBG.

Pela Ginástica Rítmica, as participantes serão Natália Gáudio, Carolina
Garcia, Bruna Moraes, Simone Luis, Morgana Gmach, Monize Gmach,
Samira Mello e Ana Paula Ribeiro. Na Ginástica Artística Feminina, Rebeca
Andrade, Lorrane Oliveira, Julie Sinmon, Isabelle Cruz, Letícia Costa,
Milena Theodoro, Adrian Gomes e Juliana Santos irão buscar o ouro. A
Ginástica Artística masculina contará com Caio Sousa, Arthur Mariano,

Péricles Silva, Francisco Barreto Júnior, Henrique Flores, Hudson Miguel,
Lucas Bittencourt e Caio Costa.

A novidade da competição é que durante a competição, organizadores e
patrocinadores estarão distribuindo e sorteando diversos brindes com o
publico presente ao Constancio Vieira. A competição será transmitida ao
vivo pela Sport TV, a partir das 09h30 do sábado dia 24.

Para a presidente da Federação Sergipana de Ginástica (FSG), Márcia Lima,
receber a etapa final do Circuito Caixa é motivo de celebração. "Para nós,
é muito importante e uma grande responsabilidade também, ser a sede
dessa competição. O evento é resultante de uma parceria entre a CBG,
FSG e governo do estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do
Lazer. É uma grande forma de intercâmbio para os praticantes de ginástica
de Sergipe poderem acompanhar alguns dos melhores do país", comentou
Márcia Lima.

Da Assessoria


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
21/11
17:22

“PEC que acaba com subsídio de vereador fere a autonomia do Legislativo e o mandato"

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) posicionou-se extremamente contrário ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 35/2012, que prevê a extinção do subsídio de vereadores de cidades com até 50 mil habitantes. A proposta, que está tramitando no Senado Federal, é de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Ela será colocada em votação ainda este mês pelo relator, o senador paulista Aloysio Nunes Ferreira (PSDB).

“Não posso admitir que uma pessoa possa trabalhar sem receber seu salário. Não é justo. O trabalho é desenvolvido, por isso deve ser remunerado”, destaca Emmanuel. De acordo com o presidente do Parlamento Municipal de Aracaju, essa PEC é uma manobra do Poder Executivo para enfraquecer o Legislativo. “Se isso acontecer, o Executivo vai ser soberano e não podemos deixar que algo do tipo aconteça”, frisou.

Se a proposta for aprovada, em Sergipe, apenas os vereadores por Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Lagarto continuarão recebendo seus vencimentos. “Sergipe será um dos mais afetados porque são poucos as cidades com mais de 50 mil habitantes e isso será um duro golpe. Não se pode enfraquecer o Poder Legislativo Municipal porque ele exercer um papel de fundamental importância para a sociedade”, afirmou.

Emmanuel ressaltou ainda que vai reunir representantes de todas as Câmaras de Vereadores do Estado. “Temos que nos manifestar publicamente para que possamos impedir a aprovação dessa PEC. Sempre defendi e continuarei defendo a autonomia, soberania e independência do vereador. Quero me posicionar contrário a essa emenda porque ela fere a autonomia do legislativo e fere o mandato parlamentar dos vereadores”, pontuou.

Além de extinguir o pagamento do subsídio em cidades de até 50 mil moradores, a PEC limita, ainda, o valor recebido por vereador, de acordo com o número de habitantes. Por exemplo, se a cidade tiver de 50 mil e um a 100 mil habitantes, o valor recebido será correspondente a 40% do subsídio do deputado estadual.

Em cidades com 100 mil e um até 300 mil cidadãos, os parlamentares municipais devem receber o equivalente a 50% do salário do deputado estadual. Já para locais com 300 mil e um a 500 mil habitantes, esse valor sobre para 60%. Em cidade com mais de 500 mil moradores, o subsídio dos vereadores deve corresponder a 75% do vencimento do deputado estadual.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
15:45

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


100 mil estudantes fazem cursos superiores em Sergipe

Pouco mais de 100 mil estudantes estão cursando a graduação nas universidades e faculdades existentes em Sergipe. O número corresponde a 5% da população do Estado e abre novas e boas perspectivas para Sergipe e aqueles que no estado residem. O maior numero de estudantes está na Universidade Federal de Sergipe, pouco mais de 30 mil.

Banco do Nordeste vai financiar Call Center de Aracaju

O Banco do Nordeste obteve a aprovação de sua carta consulta para financiamento do Grupo Italiano Alma Viva, que vai instalar um call center no bairro Industrial, em Aracaju no primeiro semestre de 2013. O empreendimento, que foi puxado para Sergipe pelo governador Marcelo Déda, terá um investimento de R$ 30 milhões e vai gerar 3,5 mil empregos para jovens entre 18 anos e 25 anos, como parte do Programa Primeiro Emprego.

Seminário discute resíduos sólidos na Alese

A Frente Parlamentar Ambientalista de Sergipe realiza nesta quinta-feira, 22/11/2012às 14:00 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa, do Seminário sobre Resíduos Sólidos e do lançamento do Grupo de Trabalho sobre o "Manual de Orientação para Elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos", elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. A iniciativa é uma parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, a Fundação SOS Mata Atlântica, a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), o Ministério do Meio Ambiente, o CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem e a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, MOPEC, MST, IMA, movimentos sociais e ambientais. O movimento tem como líder na Assembleia Legislativa de Sergipe o deputado estadual João Daniel.

Proinveste: votação é protelada mais uma vez com pedidos de vistas - 1

A renovação do pedido de vistas ao projeto de lei do Proinveste feita por deputados que integram a bancada orientada pelos irmãos Amorim na Assembleia Legislativa incomodou o deputado Francisco Gualberto (PT) na sessão desta quarta-feira, 21. Dessa vez os pedidos foram feitos por Maria Mendonça (PSB) e Capitão Samuel (PSL), nas comissões de Saúde e Obras Públicas, respectivamente. Com ironia, Gualberto assegurou que no momento em que Maria Mendonça pediu vistas, alegando não concordar com o endividamento do Estado caso o empréstimo de R$ 727 milhões seja aprovado, ele vislumbrava "os olhos de Amorim brilhando no chão da Assembleia". Revoltada, Maria continuou defendendo o ponto de vistas dos Amorim, desmerecendo até os benefícios que poderiam ir para Itabaiana com a aprovação do Proinveste.

Proinveste: votação é protelada mais uma vez com pedidos de vistas - 2

"Essa história de dizer que não libera o Proinveste porque o Estado teria como buscar emendas parlamentares, é papo furado. Todos sabem disso. Todos sabem da dificuldade que os governantes e os parlamentares federais têm para liberar as emendas", argumentou Francisco Gualberto. "Além disso, nenhum Estado consegue fazer grandes investimentos somente com dinheiro de emendas parlamentares" .Francisco Gualberto garante que em momento algum desrespeitou o posicionamento de Maria Mendonça, mas alegou que precisa se manifestar e sustentar sua opinião diante dos episódios. "Jamais ofendi pessoalmente a deputada. Aqui estamos tratando de política. É assim que interpreto", disse o deputado petista.

Venâncio Contesta Gualberto
O deputado líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP), tentou contestar Gualberto dizendo mais uma vez que sua bancada quer mais detalhes sobre o projeto do empréstimo, pois só assim ficará convencida em votar a favor. "Mas hoje esta Assembleia Legislativa respira o ar que sai dos pulmões do senador Amorim. Quem achar que não é assim, que me conteste", respondeu Gualberto.




Déda discute obras e projetos de mobilidade com o vice-prefeito eleito, José Carlos Machado
O governador Marcelo Déda e o vice-governador Jackson Barreto coordenaram uma reunião com os secretários que formam a equipe técnica do Governo para mostrar os principais projetos estruturantes e de mobilidade urbana, em execução ou planejamento, que serão realizados pelo Governo do Estado na capital ao vice-prefeito eleito, José Carlos Machado, que é o responsável pela equipe de transição da nova administração que assumirá os destinos da capital em 2013. A reunião ocorreu durante toda a manhã desta quarta-feira, 21, na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), no bairro Grageru. A audiência havia sido solicitada por José Carlos Machado ao governador em exercício Jackson Barreto, sendo marcada para esta semana. Ao tomar conhecimento do fato, já que reassumiu parcialmente as atividades no comando do Estado, o governador Marcelo Déda fez questão de participar do encontro.

Déda discute obras e projetos de mobilidade com o vice-prefeito eleito, José Carlos Machado - 2

"Além de conhecer os projetos estruturantes idealizados pelo Governo do Estado, o vice-prefeito eleito também pôde conhecer detalhes de obras já em andamento, como é o caso da duplicação do viaduto do Detran, e da nova entrada da cidade de Aracaju, via BR-235, a rodovia Lauro Porto. A ideia central é, dentro do processo de transição que a administração eleita está realizando junto à Prefeitura de Aracaju, tomar conhecimento daquilo que o governo planejou de intervenções na capital, para proporcionar um ‘diálogo’ do plano estadual com o que a nova administração planeja para a capital", argumentou o governador Marcelo Déda. O governador também expôs para o prefeito eleito projetos estratégicos como o novo aeroporto, em parceria com o Governo Federal, através da Infraero, mas que também provocará uma grande repercussão na economia e desenvolvimento da capital. O vice-prefeito eleito também questionou, tirou dúvidas e solicitou informações para subsidiar as análises que serão feitas com a equipe do novo prefeito.

Amorim quer prioridade para o Hospital do Câncer

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE)participou de reunião do Bloco União e Força, formada pelo PSC, PTB e PR, e, com sua indicação, recebeu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha para tratar de diversos assuntos como a priorização do empenho, destinado à Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde - Implantação do Hospital do Câncer de Sergipe. Na semana passada o senador esteve com a ministra das Relações Institucionais, Ildeli Salvatti, tratando do mesmo assunto. Ele apresentou todo o processo e do atraso para a viabilização das obras. "Já garantimos as primeiras emendas e estamos no caminho para estruturar a segunda no valor de R$ 29 milhões, cuja execução caberá à Secretaria de Estado da Saúde", explicou Amorim. A primeira foi no valor de R$ 20 milhões.

Assembleia de Sergipe discute energia eólica

O professor doutor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe, Milthon Serna Silva, falará na manhã desta quinta-feira, 22/11, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, em sessão especial, sobre a Usina Eólica que está sendo instalada no município sergipano de Barra dos Coqueiros. A construção da Usina Eólica é fundamental para a produção de energia limpa a partir do vento que sopra em Sergipe. Desde o projeto para a sua construção, a espectativa é de que a Usina Eólica seja capaz de produzir, inicialmente, energia suficiente para abastecer uma cidade com 120 mil habitantes. O convite foi formulado por iniciativa das deputada Ana Lúcia Menezes.

Propriá sedia encontro de agentes de desenvolvimento

Propriá sedia nessa quinta feira (22) o "I Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Local - ADL do território do Baixo São Francisco". O evento começa às 9h da manhã e será no Campos da UNIT de Propriá. A proposta é preparar os agentes de desenvolvimento do território do Baixo São Francisco para a participação no Encontro Norte e Nordeste, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro em Fortaleza/CE. Para Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, é importante que os agentes sergipanos aproveitem ao máximo o encontro que será realizado no Ceará, pois terão oportunidade de trocar experiências com outros profissionais envolvidos com o desenvolvimento local de seus respectivos municípios, por isso é interessante realizar antes da viagem essa reunião com os agentes sergipanos. "Também vamos aproveitar esse primeiro encontro em Propriá para atualizar os atores do território (gestores públicos municipais, lideranças políticas e empresariais e representantes da sociedade civil organizada) sobre as ações dos projetos Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento do Baixo São Francisco Sergipano e Sebrae/SE no Território da Cidadania do Baixo São Francisco", explica Lauro Vasconcelos. A expectativa da organização do evento é que aproximadamente 100 pessoas participem do encontro em Sergipe.

Mendonça Prado quer pena mais severa em crimes contra agentes de Estado - 1
O deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE), 1º vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados, apresentou o Projeto de Lei (PL) n.º 4735/2012 que estabelece como circunstância agravante de pena a hipótese de a vítima ou de o autor ser agente do Estado, no exercício de cargo ou função pública. A proposta pretende alterar o Código Penal e a Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/90), e os crimes terão penas agravadas de um terço a metade. As circunstâncias agravantes são elementos que se agregam ao delito, sem alterá-lo substancialmente, e que tem como objetivo aumentar a pena a ser aplicada aos infratores.

Mendonça Prado quer pena mais severa em crimes contra agentes de Estado - 2

"Os profissionais de segurança pública estão sendo vítimas de ondas de violência que se espalharam por diversos Estados brasileiros", explica o parlamentar, relembrando os acontecimentos dos últimos meses, aonde a população de São Paulo e de Santa Catarina, entre outros Estados, vem sendo alarmada com a violência contra policiais e delegados. E acrescentou o parlamentar: "Não existem limites para o desrespeito dos delinquentes com as instituições do Estado, visto que as penas brandas previstas em nosso ordenamento jurídico são incapazes de inibir a prática de delitos contra os trabalhadores de segurança pública. Há um sentimento de impunidade por toda a população brasileira", destacou Mendonça Prado.

Rogério destaca importância do Dia da Consciência Negra

O deputado federal e presidente do PT em Sergipe Rogério Carvalho, em visita a exposição Lambe Sujo e Caboclinhos, do fotógrafo sergipano Marcio Garcez, na Câmara dos Deputados em Brasília, destacou a importância do Dia das Consciência Negra no país e em Sergipe. Segundo Rogério grande parte das manifestações culturais de Sergipe, a musicalidade local, os grupos folclóricos e os folguedos como o retratado na exposição são herança dos escravos que imprimiram no Estado uma identidade rica e única. Porém, o parlamentar ressaltou que " Precisamos pensar que o dia da consciência negra vai muito além das festividades, das manifestações culturais, do assistencialismo oportunista que durante anos, antes dos governo Lula e Dilma, existiu. É preciso combater o preconceito velado, a hipocrisia e principalmente a desigualdade entre negros e brancos que ainda é uma realidade não só no Brasil e no mudo. Não devemos aproveitar a ocasião como uma forma de alimentar a segregação, mas como uma consciência da necessidade de igualar todos os direitos", enfatizou.

É preciso unir forças pela igualdade racial em SE

Como exemplo, o parlmentar citou que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe tem 32.548 mil pessoas da cor preta, com carteira de trabalho assinada - quantidade ainda tacanha, se comparado aos 82.339 brancos com emprego registrado, segundo o Censo do IBGE de 2010. " Precisamos unir forças para mudar essa realidade. Pus e ponho meu mandato a disposição dos movimentos sociais e tenho, enquanto presidente do PT mantido diálogo com o setorial da Igualdade Racial para viabilizarmos projetos de lei e emendas que possam contribuir para que a situação entre negros e brancos seja equiparada", afirmou.

Consulados e Sedetec traçam estratégias para divulgação da economia sergipana no exterior - 1

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, esteve reunido nesta terça-feira, 20, com representantes dos consulados presentes em Sergipe para uma troca de informações. A iniciativa teve como principal objetivo estimular o intercâmbio entre os consulados e o Governo do Estado, no sentido de divulgar as potencialidades de Sergipe, à medida que conhecia o trabalho desenvolvido pelos departamentos públicos no Estado. O convite foi atendido pela cônsul da Argentina em Salvador, Margarita Ahumada, a cônsul honorária do Chile, Maria Eugênia Del Carmen, o cônsul honorário da França Lucien Henri Gaujac, e pelo cônsul honorário da Romênia em Aracaju, Antônio José Castelo Branco, mais conhecido como Tomzé. Como vem fazendo desde que assumiu a pasta, o secretário Saumíneo Nascimento tem procurado conhecer de perto os serviços prestados pelos órgãos federais, instituições financeiras e representantes da iniciativa privada, a fim de promover uma troca de informações e disponibilizar as ações da Secretaria. "Essa é uma oportunidade dos convidados tomarem conhecimento das atividades do Governo do Estado e avaliarmos as possibilidades de intercâmbio entre Sergipe e os países aqui representados. A ideia é continuarmos realizando esse encontro a cada semestre", ressaltou o secretário se referindo à reunião com os cônsules.

Consulados e Sedetec traçam estratégias para divulgação da economia sergipana no exterior - 2

Para o cônsul da França, a iniciativa foi mais do que válida. "Esse evento permitiu o reagrupamento dos consulados presentes em Sergipe e esperamos que seja uma constante daqui para frente, a fim de que tenhamos sucesso em nossas ações de intermediar a amizade entre os povos, além da troca de informações culturais, sociais e na promoção do desenvolvimento tecnológico", destacou Lucien Gaujac que há 23 anos atua em Sergipe. Estabelecido há nove anos em Sergipe, o consulado da Romênia mantém uma forte atuação na área comercial, representada pelo cônsul Tomzé Castelo Branco. "Louvamos a atitude do secretário Saumíneo em nos reunir aqui na Sedetec e aproveito a oportunidade para destacar que nesses anos de trabalho à frente do consulado, nas viagens que fiz pela Europa, Estados Unidos e Romênia vi que é notável o interesse dos investidores virem para o Brasil", enfatizou.

Entidades discutem ações para o setor cultural de SE e BA

O diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae, Marcelo Barreto, recebeu nesta terça-feira a visita da chefe da representação regional do Ministério da Cultura nos estados da Bahia e Sergipe, Mônica Trigo. O objetivo do encontro, que também contou com a presença do secretário adjunto de Estado da Cultura de Sergipe, Marcelo Rangel, foi reforçar a parceria entre as três entidades e planejar as ações que serão desenvolvidas pelas instituições em 2013.

Lagarto e Propriá terão vara da Justiça Federal

O Conselho da Justiça Federal (CJF), em sessão realizada no dia 22/10, alterou o local de instalação de sete varas federais, previstas na Resolução CJF 102/2010. Em Sergipe, de acordo com a mencionada alteração, em 2013, será instalada uma vara no município de Lagarto e, em 2014, outra em Propriá. A Resolução previa, originalmente, a instalação de uma Vara Federal, em 2013, em Estância, e outra em 2014, em Itabaiana.
 

 

 

 

 



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos