21/11
13:51

TJ de Sergipe aprova reajuste de 7% para seus servidores

Foi aprovado, por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), na sessão administrativa desta quarta-feira, 21.11, o Projeto de Lei sobre a revisão do vencimento básico dos cargos e funções do quadro de pessoal do Poder Judiciário sergipano para o ano de 2013. De acordo com o projeto, os servidores efetivos terão um reajuste de 7%, os cargos comissionados; as funções de confiança e a gratificação para servidores requisitados serão reajustados em 5,37%. O percentual não agradou aos dirigentes do Sindicato dos Servidores do Judiciário, que reivindicam junto com seus associados um reajuste de no mínimo 13%.

Segundo o Presidente do TJSE, Des. Osório de Araujo Ramos Filho, o índice de reajuste definido foi discutido durante reuniões, entre a comissão do TJSE e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus), onde de forma paritária, foram apresentados dados financeiros e orçamentários, inclusive com as simulações solicitadas pelo Sindijus. "Restou demonstrado que o impacto financeiro não poderia ser suportado pelo orçamento com a concessão de um índice de reajuste maior do que os 7% definidos".

O Des. Osório de Araújo Ramos Filho, salientou em ofício enviado, ao Sindjus que a concessão de reajuste maior comprometeria a funcionalidade do Tribunal, inclusive para pagamento dos salários de todos os servidores e magistrados. "Dentro da linha de raciocínio do possível e do viável, qualquer ato de irresponsabilidade orçamentária e financeira trará graves prejuízos a todos que integram o Judiciário sergipano, e como consequência, a própria sociedade, que é, ao final, a destinatária única dos seus serviços".

 

 

 

 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
13:28

Distrito Industrial de Aracaju pode passar por modernização e virar novo centro comercial

"Essa é uma iniciativa que merece todos os aplausos e todo o apoio". Dessa forma o deputado estadual Zeca da Silva definiu o Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumineo Nascimento, e que trata da revitalização e modernização do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), quando, atendendo convite do secretário, Zeca foi pessoalmente conhecer a redação final do projeto na secretaria durante a manhã desta segunda-feira, 19.

Enviado a Assembleia no último dia 14, a atual versão do projeto dá continuidade a uma iniciativa anterior, que já previa a readequação do DIA, e que foi levada até o governador Marcelo Deda em 2011, quando da passagem de Zeca da Silva no comando da pasta atualmente ocupada por Saumíneo.

"Essa atitude do secretário me deixou lisonjeado, pois o seu reconhecimento aos nossos esforços na modernização do DIA é uma demonstração de seu compromisso com a população de Aracaju, que é o que importa", disse Zeca da Silva sobre o convite para conferir o projeto enviado, quando parabenizou também o governo estadual pela atitude.

De acordo com o que foi exposto por Saumíneo Nascimento, juntamente com o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais do Estado de Sergipe (Codise), Décio Portella, o projeto que irá para a apreciação dos deputados estaduais prevê, inclusive, a modificação do estatuto da Codise no sentido de que os incentivos concedidos pelo governo para a instalação de empresas, especialmente o locacional, possam ser garantidos também para aquelas que atuam no segmento de comércio e de serviços, nos mesmos moldes atualmente aplicados através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Para Zeca da Silva, o DIA pode passar por uma transformação positiva tanto para os que atualmente operam nele, bem como para toda a população aracajuana. "Uma área tão importante, mas que hoje está sufocada pelos empreendimentos habitacionais, e mesmo por questões ambientais se encontra em dificuldades para a autorização do funcionamento de indústrias, precisa mesmo de uma solução para os seus problemas. E a transformação do DIA em um novo centro comercial de Aracaju, de forma legal e organizada, é uma conquista de todos, pois quem investir lá garantirá empregos. E os cidadãos terão mais um espaço de compras", destacou.

(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
09:53

Deso oferece descontos para clientes renegociarem dívidas

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) lançou oficialmente nesta terça-feira, 20, o Programa de Recuperação de Crédito (PRC). Por meio da ação, em um período de 120 dias, os clientes com crédito vencido terão condições especiais para renegociação de suas dívidas. Os usuários podem obter descontos de até 100% em multa e juros. A medida é válida para pessoas da categoria residencial, comercial e industrial que acumularam dívidas até o dia 30 de junho de 2012.

Durante coletiva à imprensa, o diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, fez o anúncio oficial do Programa que pode beneficiar cerca de 300 mil clientes em todo o estado. Ele explicou que a recuperação de crédito é uma forma de expandir a capacidade de investimento na melhoria dos serviços oferecidos à população, desde a ampliação dos sistemas de água e desenvolvimento de mais ações ambientais até tecnologia.

"A Deso tem praticado a consciência de que prestar um bom trabalho é uma obrigação, mas é imprescindível a contrapartida por parte dos usuários que pagam pelo serviço que utilizam. Assim, com essa simbiose, é possível melhorar cada vez mais o que a empresa tem a oferecer", comenta Sérgio Ferrari, ao destacar que seja qual for o tamanho da dívida do cliente, a Companhia tem a negociação ideal.

Melhores condições

O Programa de Recuperação de Crédito terá duração de quatro meses, contados a partir do início das ações. Mas são nos primeiros 30 dias que os clientes terão os maiores descontos. Para aqueles que optam pelo pagamento à vista, nessa etapa inicial do PRC, terão não só a isenção de 100% da multa e juros calculados nas faturas, como não precisarão pagar a correção monetária. A partir do segundo mês, a correção monetária tem desconto de 50% e os demais encargos continuam abatidos.

"É importante que os usuários façam adesão à campanha e pague suas dívidas à vista nos primeiros 30 dias, para ter acesso aos maiores descontos. Entretanto para o cliente que não pode assumir essa condição será possível dividir o valor do crédito vencido em até 36 parcelas. Ou seja, todas as pessoas que querem regularizar suas contas encontrarão as melhores condições na Deso", descreve o diretor Comercial da empresa, Amito Brito.

(Da assessoria)



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
09:42

Câncer atinge 80 crianças por ano em Sergipe

O Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)  atende hoje 15 mil pacientes cadastrados com câncer. Desse total, cerca de 700 são crianças. Em Sergipe, 80 novos casos são descobertos por ano em crianças. Entre os mais comuns estão leucemias, linfomas, tumores cerebrais e os intra-abdominais.

A cirurgiã pediatra, Margareth Rangel, faz um alerta aos pais. “Os sintomas, muitas vezes, são corriqueiros como manchas roxas no corpo que não tiveram relação com pancadas, tumorações, seja na barriga ou no pescoço, sangramento pela boca ou pelo nariz sem qualquer causa identificada, palidez, febre persistente. Porém, se essas queixas se repetem, os pais precisam buscar atendimento e o médico estar atento à possibilidade de estar diante de um caso oncológico” revelou.

De acordo com o oncologista pediátrico, Venâncio Gumes, o diagnóstico precoce é fundamental para o prognóstico do paciente. “Hoje em dia, mundialmente falando, 80% dos cânceres que acometem as crianças têm cura. Quanto antes o diagnóstico for feito, melhores são as chances de cura”, destaca o médico. (Da assessoria)


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
09:20

UFS realiza sexta-feira solenidade transmissão de cargo

A Universidade Federal de Sergipe promove nesta sexta-feira, 23, às 20h, o ato de transmissão de cargo do ex-reitor professor Josué Modesto dos Passos Subrinho para o novo reitor professor Angelo Roberto Antoniolli. A solenidade vai acontecer no Centro de Vivência da Instituição Federal de Sergipe, no Campus de São Cristóvão (bairro Rosa Elze). Vão estar presentes autoridadees das esferas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, representantes de entidades sindicais e assoticiativas, professores, estudantes e técnicos administrativos da UFS. No último dia 19, em Brasília, Angelo Antoniolli foi empossado no cargo de reitor. No dia 5 de dezembro ele dará posse ao seu vice, o professor André Maurício.


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
17:54

Déda retoma atividades administrativas, recebe visitas e despacha com o vice-governador e secretários

Fé na vida, esperança e a vontade de continuar oferecendo sua contribuição ao povo sergipano. Essa foi a motivação que fez o governador Marcelo Déda retomar às atividades administrativas na manhã desta terça-feira, 20, quando cumpriu uma agenda de compromissos das 9h às 13h, no Palácio de Veraneio, ao lado do vice-governador, Jackson Barreto.
 
O governador despachou com os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade; do Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior; de Infraestrutura, Valmor Barbosa; com o secretário de Saúde, Silvio Santos, além de receber ainda o conselheiro do Tribunal de Contas, Ulices Andrade, e os deputados Gustinho Ribeiro (líder do Governo na Assembleia Legislativa), Jefferson Andrade, Arnaldo Bispo e José Guimarães.
 
“Sabendo da minha presença aqui, o conselheiro Ulices Andrade veio fazer uma visita a mim e a Jackson Barreto, desejando-me saúde e recuperação plena”, disse o governador a respeito da visita do conselheiro.


Agenda de Trabalho
 
Na agenda com o vice-governador e secretários, além de temas relativos à administração estadual com decisões de governo e de gestão, Déda recebeu um relatório das ações empreendidas durante o exercício do governo por Jackson Barreto. “O vice-governador me relatou os procedimentos relativos às tratativas para viabilizar a aprovação da operação do Proinveste, a agenda de inaugurações que executaremos ao longo deste mês e do próximo, onde, em combinação com Jackson Barreto, participarei dos atos realizados em municípios mais próximos, e nas outras localidades o vice-governador participará”, informou Marcelo Déda.

Condições de Saúde
 
O governador contextualizou essa sua iniciativa de retomar as atividades ao explicar as características do tratamento de saúde a que está submetido. “Há fases de um, dois ou três dias onde as reações do tratamento estão muito presentes. Mas, os outros dias são normais e eu quero trabalhar. Não ficarei em casa trancado já que tenho condições de trabalhar”, argumentou.
 
Segundo ele, o limite do trabalho é o limite da sua resistência. “Hoje, por exemplo, trabalhei das 9h às 13h, e descansarei à tarde. A agenda da tarde será encaminhada por Jackson e os secretários. Amanhã, estarei aqui trabalhando e já combinamos uma agenda para a próxima quinta-feira”, detalhou o governador, ao explicar a metodologia de trabalho que será executada de agora em diante.
 
“Nesse momento, é preciso adequar o governo às condições do governador. Então, para que isto ocorra, estamos introduzindo uma série de mudanças objetivando descentralizar algumas decisões de menor porte, que poderão ser tomadas pelos secretários, e garantir ao governador a definição das estratégias de governo, questões prioritárias e decisões centrais”, reforçou Marcelo Déda.
 
Ainda segundo o governador, a premissa básica é manter a administração funcionando com pleno, total e absoluto entendimento do governador com o vice. “Nos dias em que eu, em função do tratamento quimioterápico, não puder estar aqui, Jackson estará conduzindo. Nos outros dias, estamos os dois trabalhando e, nesse sentido, tomamos decisões importantes hoje com objetivo de introduzir esse sistema de administração onde eu possa continuar dando minha colaboração. Aliás, essa é uma recomendação dos médicos para que eu, respeitando meus limites, horários de alimentação e preservando o bem estar e a saúde, retorne às atividades normais”, acrescentou Marcelo Déda.
 
Motivação
 
O governador também manterá atividades mais leves e informais em sua própria residência, onde receberá e, em alguns casos, até despachará com secretários de Estado. “Eu acredito que terei ainda uma grande contribuição a oferecer ao meu Estado, não só no Governo. Vou concluir o meu mandato, cumprindo a tarefa que o povo me entregou, e com a graça de Deus e o apoio da sociedade, teremos condições de realizar aquilo que é o nosso dever. No dia em que os efeitos do tratamento exigirem mais repouso, repousarei, sem abuso. Nos dias em que estiver com mais energia, com plena capacidade de formulação, análise e de dar a direção do governo, eu tenho de estar aqui discutindo com secretários, conversando com o vice e orientando a ação do governo”, frisou Marcelo Déda.
 
O governador priorizou que, a partir de agora, tudo será realizado com equilíbrio, responsabilidade e buscando fazer com que a recuperação da saúde dialogue, de forma virtuosa, com as atividades à frente do Governo do Estado de Sergipe. “Eu sou um homem que aprendi cedo a trabalhar e a assumir minhas responsabilidades. Hoje, sei que tenho duas grandes responsabilidades. A primeira delas com minha vida, pois sem ela não há trabalho, e não há como ajudar as pessoas, nem realizar tarefas. A segunda com o povo de Sergipe que me confiou o mandato de governador, que cumprirei até o fim, com a graça de Deus”, concluiu Marcelo Déda.

ASN


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/11
10:02

Angelo Roberto Antoniolli foi empossado reitor da UFS em Brasília

Carla Jardim, ministro Paim, Dantas Lopes e Angelo Antoniolli (Foto: João Neto/MEC)

O ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, empossou nesta segunda-feira, 19, no Ministério da Educação, os novos reitores das universidades federais de Sergipe (UFS) e do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. No instituto, Carla Comerlato Jardim sucede a Jesué Graciliano da Silva; na UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, a Luiz de Sousa Santos Júnior; na UFS, Angelo Roberto Antoniolli, a Josué Modesto dos Passos Subrinho. 

Paim destacou os esforços do Ministério da Educação e dos reitores para expandir o número de universidades e de institutos federais nos últimos anos. A educação superior federal conta com mais de 1 milhão de matrículas, incluídos os estudantes de pós-graduação. “É um esforço para recuperar o tempo perdido, para superar o atraso na educação”, disse Paim. “Temos uma preocupação muito grande em consolidar todo esse processo, aprofundar ainda mais o trabalho nas universidades.” 

De acordo com Paim, ainda há muito trabalho a ser feito. “O trabalho de cada um vai fazer com que consigamos atingir mais e melhores metas”, completou. O ministro em exercício destacou a gestão na UFPI, que recentemente reinaugurou o hospital universitário, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC. 

Em harmonia com o discurso de Paim, os reitores empossados destacaram o processo de expansão da rede federal de educação superior. Dantas Lopes, novo reitor da UFPI, lembrou os avanços que a política de expansão do governo federal levou à instituição. Atualmente, mais de 25 mil estudantes estão matriculados, em 126 cursos. Além disso, 1,6 mil professores e mil técnicos administrativos trabalham em cinco câmpus espalhados pelo estado. 

Angelo Antoniolli, da UFS, destacou que o grande desafio de sua gestão será consolidar o que foi implantado nos últimos anos. Segundo ele, o trabalho contará com ajuda de professores e do MEC. “Não podemos abrir mão da qualidade, do rigor acadêmico, das demandas da sociedade”, ressaltou.

Antoniolli obteve graduação em farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado e doutorado em farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi mentor e primeiro coordenador do curso de farmácia da UFS, criado em 2001. É professor-orientador dos cursos de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e de ciências da saúde da UFS. 

José Arimatéia Dantas Lopes é graduado em farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre e doutor em química pela Unicamp. Ingressou na UFPI em 1978. É professor associado do Departamento de Química da UFPI. Publicou 31 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 148 trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais. Exerceu, na UFPI, os cargos de chefe de departamento, coordenador de cursos de graduação e de pós-graduação, diretor de unidade de ensino e pró-reitor. É membro dos júris da Olimpíada Ibero-Americana de Química e da International Chemistry Olympiad desde 2000.

Doutoranda em zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carla Comerlato Jardim é graduada em medicina veterinária pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, mestre em educação agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e especialista em organização escolar. Foi diretora-geral eleita do câmpus de Alegrete do Instituto Farroupilha por dois mandatos consecutivos (2003–2007 e 2007–2011). Atuou como docente na área da zootecnia por 20 anos. Ainda no instituto, foi diretora de desenvolvimento educacional em 2011–2012 e coordenou diversos projetos de extensão e pesquisa. Também desempenhou as funções de gestora local do programa Mulheres Mil, do MEC, e de presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Alegrete (Comude). 

Assessoria de Comunicação Social


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/11
16:25

Coluna Primeira Mão - ESPORTE

Campeonato Sergipano Universitário de Xadrez 2012 

O evento é aberto a todos os estudantes de ensino superior (graduação e pós) devidamente matriculados e acontecerá em dois momentos: o primeiro (a etapa classificatória) será no dia 24 de novembro, no IFS/SE-ARACAJU (na Av. Gentil Tavares) e no segundo momento (a final), dia 1º d dezembro, ocorrerá na UFS. 
Por conta do recesso, as inscrições ocorrerão das 8h às 9h, no local do evento, cujo valor é R$10,00. Haverá, na primeira fase, um coquetel comemorativo ao Dia Internacional do Xadrez e homenagem à equipe da UFS que ficou em 4º lugar geral masculino nos Jogos Universitários 2012. 

Reta final do Projeto Liga dos Campeões dos CAPS 

No próximo dia 20 deste mês, às 14 horas, acontece a final do Projeto Liga dos Campeões dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital e do interiorCAPS de futsal. A competição conta com seis equipes de Aracaju, Tobias Barreto e Simão Dias. Foram 255 atletas inscritos divididos em 16 equipes. As competições se dividem em duas modalidades: A, para atletas de 17 a 29 anos, e B, reunindo competidores com idade acima de 30 anos. 

Tri Sergipe movimenta Estância em dezembro 

A Federação de Triathlon de Sergipe (Fetrise) vai encerrar a temporada de competições realizando o Tri Sergipe, no dia 8 de dezembro, a partir das 14 horas, no povoado Porto do Mato, em Estância. Haverá provas de Infanto Juvenil, Portadores de Necessidades Especiais, Adulto e Revezamento. A premiação será para os 3 primeiros colocados das categorias e do geral, além de medalha de participação. As taxas de inscrição variam de R$40 a R$100 a depender da categoria. Mais informações em www.fetrise.com.br.

Brasil tem 12 clubes entre os 100 mais do Facebook
 

O site português Futebol Finance divulgou o segundo levantamento do ano (o primeiro foi em abril) do Futebol Facebook Index – Novembro 2012 – com os 100 clubes com maior número de seguidores do mundo. O Facebook conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários, equivalente a 42% do número total de usuários de internet no planeta. Os seguidores dos 100 clubes listados perfazem um total de 239 milhões, cerca de 10% do número total de usuário de internet, estimado em 2,405 bilhões de pessoas. O Brasil é o país com maior número de clubes – doze – e depois vem Inglaterra e Alemanha com dez clubes cada. Apesar disso, os seguidores dos clubes brasileiros deixam o país somente em quinto lugar nesse ranking, com um total de 13 milhões de seguidores. Esse número é superado pelos seguidores dos clubes da Inglaterra com 71 milhões, da Espanha com 70 milhões, da Itália com 20 milhões e da Turquia com 19 milhões.

Seleção brasileiria de Kickboxing conta com sergipano

O lutador Willames Silva foi convocado pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Kickboxing para disputar o Pan-americano, em dezembro, em Foz do Iguaçu. O vencedor do torneio tem vaga garantida nas Olimpiadas de Artes Marciais que acontece no próximo ano na Russia. O sergipano tem 34 nos, 1,75m, 75 kg, e sagrou-se bicampeão sergipano, campeão Norte-Nordeste, Brasileiro e da Copa Brasil. 

Treino para as Olimpíadas Escolares Brasileiras 
 
Alunos atletas de escolas da rede estadual de ensino estão muito motivados e dedicados aos treinos para alcançar bons resultados nas Olimpíadas Escolares Brasileiras destinadas aos atletas entre 15 e 17 anos. Eles competirão em Cuiabá (MT), no período de 25 de novembro a 8 de dezembro. A equipe sergipana é composta por 155 componentes, dos quais, 128 são alunos atletas de 26 escolas das redes pública e privada, competindo nas 13 modalidades esportivas da competição, que conta com mais de 5 mil alunos atletas de todo o país.

Yoakan Jocélis precisa de ajuda para participar de Mundial

O karateca sergipano, Yoakan Jocélis, perdeu recentemente seu principal patrocinador e pode ficar de fora de participar do Campeoanto Mundial que acontece na Austrália, em dezembro. Vice-campeonato Mundial na Inglaterra e duas vezes vice-campeão Pan-americano, Yoakan espera que algum empresário se sensibilize para ele poder levar o nome do estado para fora do país. 

Categoria de base do Guarany sem parceria com o River Plate 

Com estreia prevista na Copa São Paulo de Futebol Júnior para o dia 6 de janeiro, o Guarany sofreu um grande golpe ao perder a parceria que tinha com o time do River Plate de Carmópolis. Os atletas treinavam no campo do River, mas agora retornam no Caio Feitosa, em Porto da Folha. O motivo do cancelamento da parceria teria sido que o presidente do River não ter gostado das sondagens de empresários nos garotos do Galo do Sertão.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos