19/11
16:17

Brasileirão: Festa, definições e um triste rebaixamento

Foi um domingo de festa, alívio e muito choro para algumas da principais torcidas do país. Afinal a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro foi aquela que coroou de vez o Fluminense campeão, que definiu o São Paulo como quarto representante nacional na próxima Copa Libertadores e que viu o Palmeiras ser rebaixado pela segunda vez em sua história. 

A queda, que se tornou praticamente inevitável com os tropeços das últimas rodadas, se consolidou neste domingo – e veio com ares de crueldade para o torcedor. Primeiro, a própria equipe sofreu, saindo na frente contra o Flamengo e sofrendo o empate no último lance, em um chute de Vagner Love – ex-jogador palmeirense – que desviou na zaga e encobriu Bruno.

O empate – combinado com a vitória do Bahia sobre a Ponte Preta (1 a 0) – praticamente encerrava as chances alviverdes, mas restava uma última esperança: torcer pela derrota da Portuguesa contra o Grêmio mais tarde, o que acabou não acontecendo. A Lusa ainda saiu na frente em 2 a 0, mas permitiu o empate, em resultado que consolidou a derrocada palmeirense.

O maior campeão nacional revivia seu pior pesadelo dez anos e um dia após o primeiro rebaixamento, em 2002. E isso tudo em um ano que tinha tudo para ser positivo, para ficar marcado pelo título da Copa do Brasil, mas que terminou em pura desilusão. 

Derrota, e daí? 
Não muito longe da tristeza palmeirense, a torcida do Fluminense preparou uma grande festa para comemorar o tetracampeonato obtido na última rodada. Mais de 35 mil pagantes estiveram no Engenhão e pouco se importaram com a fraca atuação da equipe na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro. O que valia mesmo era esperar pelo apito final e pela chegada da taça, a verdadeira, liberada pela CBF para que os heróis do tetra pudessem a erguer.

Fred, Thiago Neves e outros jogadores aproveitaram a ocasião para apresentar penteados e estilos diferentes. O artilheiro do campeonato deixou o bigode crescer e era um dos mais animados na volta olímpica. “O sorriso é enorme por ver essa torcida comemorar. A campanha do Brasileiro foi incontestável”, destacou o autor de 19 gols.

Recorde e estreia 
No Morumbi, o público foi ainda maior: 62 mil pessoas, recorde do campeonato, e que também ele teve diversos motivos para comemorar. O primeiro foi a confirmação da vaga para a Copa Libertadores de 2013: ela veio com a vitória por 2 a 1 de virada sobre o Náutico, que levou o time a 62 pontos, sem chances de ser ultrapassado por outros rivais.

A outra foi a estreia de Paulo Henrique Ganso, a maior contratação da equipe no ano. Recuperado de lesão, o ex-jogador do Santos entrou no segundo tempo e tentou se movimentar ao máximo, mas pouco contribuiu no resultado. Ainda assim, a festa ficou completa graças aos gols de Luís Fabiano e de Rogério Ceni, de pênalti.

Apenas uma indefinição 
Campeão, três outros representantes na Libertadores e três times rebaixados. Está praticamente tudo definido no Brasileirão, mas resta saber quem se juntará a Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense na segunda divisão de 2013. A luta segue enorme. O Bahia deu um grande passo para escapar ao vencer a Ponte e chegar a 43 pontos, mas a Portuguesa segue ameaçadíssima após o empate com o Grêmio e a vitória do Sport sobre o Botafogo por 2 a 0, que deixou o time pernambucano com 40 pontos, um a menos que os paulistas. 

E o que mais? 
O técnico Tite não podia estar mais satisfeito com a preparação do Corinthians antes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A equipe voltou a jogar com seus titulares e, mesmo fora de casa, derrotou o Internacional por 2 a 0, com gols de Paolo Guerrero e Edenílson. Já o Atlético-MG, sem muitos objetivos, empatou com o rebaixado Atlético-GO em 2 a 2 com um gol de Ronaldinho no fim.




Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/11
16:11

Sindicatos da Saúde fazem reivindicações ao Governo no HUSE

O Sintasa e outros sindicatos da saúde fizeram uma mobilização, nesta segunda-feira, das 7h às 9h, na frente do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), para chamar a atenção do governo e da população em relação aos problemas que a categoria vem sofrendo este ano. Péssimas condições de trabalho, baixos salários, direitos descumpridos pelo governo e pelas fundações, falta de medicamentos e de equipamentos de proteção individual são algumas das reivindicações dos sindicatos.

De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a mobilização englobou não apenas a maior luta da categoria este ano que é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), mas toda a estrutura da Saúde porque a população merece um bom atendimento. “Estamos mostrando ao Governo do Estado aonde é que está errando. A falta de medicamento é uma constante. Os trabalhadores estão angustiados. É isso que queremos que o governo veja”, disse Augusto.

O líder sindicalista observa ainda que no início do ano o governo garantiu que este seria o ano no qual o governo iria melhorar a saúde e iria melhorar a agilidade no atendimento da população. “Os sindicatos estão envolvidos nesta luta. O Sintasa já vem lutando há muito tempo não apenas no HUSE, mas nas visitas que temos feito em Itabaiana, Lagarto, Estância, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, por exemplo. Em cada lugar desses, temos visto muitos problemas”.

A diretora do Sintasa, Maria das Graças, toca na mesma tecla de Augusto Couto. “Essa falta de condições de trabalho já vem ocorrendo há algum tempo, mas agora tomou uma proporção muito grande e os trabalhadores estão insatisfeitíssimos com essa situação”, disse a diretora. “Não é possível que medicamentos essenciais estejam faltando. Dipirona, por exemplo, é um analgésico que é dado aos usuários que estão sofrendo com dor. É inadmissível que isso falte, assim como não pode faltar luvas de procedimento para que os trabalhadores possam se proteger porque vai lidar com secreções, e com medicamentos que muitas vezes necessitam dessa proteção”.

Assembleia
Depois dessa mobilização, o foco agora do Sintasa é na Assembleia Geral com os profissionais da saúde do nível médio e dos filiados, que acontece nesta quarta-feira (21), às 15 horas, no auditório do HUSE, cuja finalidade é sindicato apresentar para a classe o atual cenário do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

Fonte: www.sintasa.com.br


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/11
16:04

Campanha de vacinação antirrábica de Aracaju será em dezembro

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai realizar a Campanha de vacinação antirrábica (contra a raiva), no período de 10 a 15 de dezembro. A meta da campanha é vacinar cerca de 54.000 cães e gatos no território da capital sergipana.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, a campanha será realizada em duas etapas: na primeira, os agentes da CCZ vão visitar as residências na área de expansão, entre os dias 10 e 13 de dezembro. "Na segunda etapa, para os outros bairros de Aracaju, a PMA vai disponibilizar 100 postos fixos, nos dias 14 e 15 de dezembro", anuncia.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Paulo Tiago dos Santos, lembra que a raiva é uma doença viral transmitida por animais ao homem através da mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos doentes. "A campanha é uma das principais atividades para a prevenção de casos humanos da raiva, para a interrupção de circulação viral e para o controle da doença em seu ciclo urbano", afirma Paulo Tiago.

Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/11
14:38

Assembleia Legisaltiva emite nota oficial sobre eleição de conselheiro do TCE

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, em relação ao processo de escolha e indicação de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga decorrente da aposentadoria da Conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d’Ávila, tem a esclarecer à sociedade sergipana o seguinte:

A Constituição Federal, assim como a Constituição Estadual, estabelecem que a escolha de Membros de Tribunais de Contas deve ocorrer mediante votação secreta, quando a indicação for do Poder Executivo, não estabelecendo o tipo de votação quando a indicação couber ao Poder Legislativo;

Diante do silêncio da Constituição Federal, o Congresso Nacional editou o Decreto Legislativo nº 6, de 1993, estabelecendo a votação secreta para escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União, nas vagas destinadas ao Poder Legislativo;

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, ao decidir pela votação secreta nesse processo, atendeu a todos os requisitos regimentais, sendo a referida decisão adotada mediante deliberação do Plenário, após apresentação de requerimento específico;

Além disso, o próprio Supremo Tribunal Federal – STF, em decisão unânime de 04 de março de 2009, entendeu que “o processo de escolha de membros do Tribunal de Contas pela Assembleia Legislativa por votação aberta, ofende, a princípio, o art. 52, III, b, da Constituição”;

Assim, a votação secreta, além de prerrogativa histórica dos Parlamentos, é, nesse específico caso, exigida pela própria Suprema Corte do País como forma de melhor atender à Constituição Federal;

Quanto à participação do Deputado Gilmar Carvalho (PR) no processo de votação pertinente à indicação para o Tribunal de Contas do Estado, tem-se que esta definitivamente não afrontou o disposto no art. 242 do Regimento Interno, uma vez que a matéria em discussão não se constituía como “em causa própria” quanto ao referido Parlamentar. A questão aqui se cingiu, tão somente, à interpretação de norma regimental, o que, pelo próprio Regimento Interno, é de competência da própria Assembleia Legislativa, através de sua Presidência. Inclusive, mais uma vez recorrendo ao ensinamento do Supremo Tribunal Federal – STF, há farta jurisprudência no sentido de que matéria relativa à interpretação regimental de Casas Legislativas “é imune à crítica judiciária”, constituindo “domínio interna corporis”, por ser afeita, exclusivamente, ao Parlamento, sua organização e funcionamento, e exame de prerrogativas, poderes, direitos e incompatibilidades;

Ademais, apesar de a Constituição Estadual estabelecer quórum diferenciado de deliberação nesse tipo de processo, contraria a própria Constituição Federal, que exige apenas a maioria simples para indicação de Ministros do Tribunal de Contas da União. E é sabido, de forma notória, que disposições como essa da Constituição Federal são de repetição e observância obrigatórias pelos Estados-Membros da União Federal.

A Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe procurou conduzir da maneira mais democrática todo esse processo de escolha e indicação de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, sempre submetendo e acatando as deliberações do Plenário quando regimentalmente exigíveis, aplicando a interpretação positiva das respectivas normas legais e regimentais.

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, no contexto do Estado Democrático de Direito, respeitará e cumprirá todas as decisões emanadas do Poder Judiciário, porém, tem o direito e dever institucional de se utilizar de todos os meios de defesa com a finalidade de preservar suas decisões, prerrogativas e a sua independência como Poder Constituído do Estado.

Aracaju, 16 de novembro de 2012.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SERGIPE

Da assessoria


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
16/11
21:52

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

 


Advogado apela à CNV e à Justiça pela devolução de terreno da UEE-SE

 

O advogado Magson Melo Santos vai ingressar com ação na Justiça Federal em Sergipe para que o terreno de propriedade da União Estadual dos Estudantes (UEE), que foi tomado pela ditatura militar e hoje se encontra em poder do Ministério Público Federal de Sergipe (MPF-SE) seja devolvido à entidade estudantil recentemente reconstituída. Ele também encaminhou correspondência à Comissão Nacional da Verdade solicitando que intervenha no caso e faça com que a área, localizada em Aracaju, nas proximidades do Hiper Bompreço volte ao domínio da UEE-SE. O MPF-SE está construindo a sua sede na área e solicitou à bancada federal do Estado uma emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) para que as obras sejam concluídas “É um caso delicado e terá uma certa repercussão, Na próxima semana darei entrada em uma Ação Reivindicatória na Justiça Federal de Sergipe para tentar reaver o terreno. Gostaria de saber se esta Nobre Comissão poderia acompanhar o desenrolar desse processo ou pelo menos "recontar" a história desse confisco arbitrário, até como forma de respeito a memória dos estudantes de Sergipe”, apela o advogado à CNV.


Luis Moura acredita que 1º semestre de 2013 será de dificuldades

 


O economista Luis Moura, coordenador estadual do Dieese em Sergipe avalia que governadores e prefeitos terão dificuldades financeiras nos primeiros seis meses de 2013. “Acredito que prefeitos e governadores irão pressionar o Governo federal por alguma compensação das perdas do FPM e FPE. Isso acontecendo, talvez teremos alguma medida de socorro, mas a coisa só deve melhorar no segundo semestre de 2013. Isso se a crise internacional não se gravar. Por isso o PROINVEST é importante para o governo e prefeitos”.

 

 


Os prefeitos precisarão fazer ajustes nas administrações

Luiz Moura diz ainda: “No segundo semestre de 2013, a situação deve melhorar com a iniciativa da presidente Dilma Rousseff de reduzir impostos e o fim da isenções e reduções do IPI. Isso vai acontecer à medida em que haja recuperação da economia. Mas, como muitos prefeitos estão assumindo prefeituras endividadas, eles precisarão fazer ajustes ao longo do ano. Isso não é bom por que poderemos ter demissões e os reajustes de salários serão muito difíceis de ser conquistados”.

 

 


Angelo Antoniolli será empossado nesta 2ª feira em Brasília


O professor Angelo Roberto Antoniolli, reitor eleito da UFS, será empossado oficialmente nesta segunda-feira, às 10h30, no cargo durante solenidade que será realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Antoniolli, que vem respondendo pela Reitoria desde o último dia 13, já anunciou a sua equipe, promoveu discussões sobre o plano de gestão e deseja consolidar o processo de crescimento da UFS injetando mais qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão.


Sergipanidade do Banese é destacada pelo Valor Econômico

 


O sentimento de ‘sergipanidade’ do Banco do Estado de Sergipe (Banese) foi ressaltado em levantamento publicado noValorInveste, do jornal Valor Econômico, de São Paulo, um dos mais importantes do país. De acordo com o Valor, o Banese, “sempre presente e agente entusiasta de tudo que fortalece o sentimento de ‘sergipanidade’, em 2011, ano da consolidação de meio século a serviço de Sergipe, presenteou a população com uma série de eventos comemorativos sempre acompanhado do mote Banese 50 anos – Sergipano de corpo, alma e coração”. “Essa relação foi fortificada com a entrega do principal projeto do Instituto Banese, o Museu da Gente Sergipana, e do lançamento da sua nova marca, cujo slogan acompanha a mais singela expressão de ser o Banese, um banco ‘do seu jeito” – diz ainda o levantamento, realizado com base em análise dos relatórios da administração e das demonstrações contábeis de 2011 publicados por cerca de 150 companhias de capital aberto, entre as quais o Banco do Estado.

 


Sergipe é o Estado com maior produção de cimento do Nordeste - 1

 


Em recente pesquisa realizada pelo Departamento Técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Tecnologia e Ciência (Sedetec), Sergipe se destaca como o 5º maior produtor brasileiro de cimento tipo portland, superado apenas por São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A análise foi realizada com base nos dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), e aponta, ainda, que o Estado ocupa a 1ª posição no Nordeste, com uma produção de 3.181 mil toneladas em 2011, correspondente a 26,6% de toda a produção da região. Com três fábricas atuando no mercado – Grupo Votorantim (Laranjeiras), Itaguassu (Nossa Senhora do Socorro) e Mizu (Pacatuba) – o crescimento da produção em Sergipe atingiu uma média de 7,2%, superior ao Nordeste (5,8%) e ao Brasil (5,9%) entre 2003 e 2011. Até 2008, a produção sergipana destinava-se principalmente ao mercado externo, tendo o cimento como principal item de exportação.

 


Sergipe é o Estado com maior produção de cimento do Nordeste - 2

 


De acordo com a pesquisa, o boom da construção civil foi impulsionado pelas grandes obras dos grandes eventos esportivos que acontecerão no país, a exemplo da Copa do Mundo e Olimpíadas, como também pela expansão do mercado imobiliário, a partir do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ do Governo Federal e seus similares estaduais, como o ‘Casa Nova Vida Nova’ em Sergipe – direcionando o abastecimento da produção de cimento para o mercado interno.


Juiz determina bloqueio de recursos da Prefeitura de Aracaju


O juiz de Direito Raphael Silva Reis acatou pedido do Ministério Público de Sergipe (MPE-SE) e determinou o bloqueio das contas da Prefeitura de Aracaju. A medida foi adotada para regularizar o atendimento aos doentes psiquiátricos que precisam de internação na Casa de Saúde Santa Maria e na Clínica São Marcelo. O juiz determinou que o Banese seja oficiado em cinco dias e que o pagamento as clínicas seja feito. Na ação, o juiz Raphael Reis cita os valores de R$ 1.069.341,00 para custeio das despesas mensais com pacientes do SUS na Casa de Saúde Santa Maria e R$ 797.728,00 com doentes na Clínica São Marcelo.

 


Edvan Amorim receberá Medalha do Mérito Legislativo em Brasília

 


O empresário sergipano Edvan Amorim receberá na próxima quarta-feira, 21, a outorga da Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. A solenidade acontecerá às 15h, no Salão Nobre da Câmara Federal em Brasília. Serão concedidas medalhas a personalidades brasileiras, entre elas os governadores do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia e do Estado da Bahia, Jaques Wagner, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves e Eliana Calmon, a Ginasta Olímpica, Daiane dos Santos, o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad e a presidente da Petrobras Petróleo Brasileiro S/A, Maria das Graças Silva Foster. Também serão agraciados uma associação (Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora - ASCOMCER), duas instituições (Cidade da Criança e a Câncer Dr. Arnaldo), além da Sociedade São Vicente de Paulo.

 

 


Artline vai se instalar também em Socorro

 


A Artline Móveis, empresa instalada no Distrito Industrial de Aracaju e presente no mercado local há 20 anos, vai investir R$ 35 milhões na edificação de novos projetos no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro. Líder no mercado de mobiliário corporativo para escritórios, nas regiões Norte e Nordeste, a Artline atualmente conta com 17 lojas, sendo oito próprias e nove franquias, espalhadas nos grandes centros urbanos. “Até 2015 esperamos inaugurar nossa nova sede em Socorro, para onde vamos transferir toda a linha de produção e ainda atuaremos em um novo projeto, na Arqline, onde serão produzidos arquivos em aço”, divulgou o diretor-presidente da empresa, Luiz Carlos Cechinel, ao destacar que o grupo tem um faturamento anual de R$ 75 milhões e gera 300 empregos diretos no Estado.

 

 


UnB tira aves das proximidades do aeroporto de Aracaju

 


Técnicos da Universidade de Brasília atuam junto com a Infraero no aeroporto de Aracaju removendo as aves que colocam em risco pousos e decolagens. A remoção foi adotada uma vez pelo Ibama, mas não deu certo, pois as aves, que foram levadas para o sertão, retornaram a capital. Agora usa-se nova metodologia. No balanço de 2011, a Infraero informou que foram registradas 1.379 colisões de aves com aviões em todo o Brasil

 


Sergipe é finalista em duas categorias do prêmio nacional da ANA

 


No dia 5 de dezembro o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), estará concorrendo a final do Prêmio Nacional da Agência Nacional de Águas (ANA) 2012 em duas modalidades de projetos. Este ano foram cerca de 400 projetos inscritos na ANA e apenas 24 finalistas, sendo três em cada uma das oito categorias ofertadas. O Estado de Sergipe é finalista nas Categorias: Governo e Organismo de Bacias. Os Estados vencedores serão conhecidos durante concorrida solenidade, a ser realizada às 20hs, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília.

Projetos - O primeiro projeto selecionado foi o Atlas Digital, que concorrerá ao prêmio na Categoria Governo. Elaborado pela equipe da superintendência de Recursos Hídricos da Semarh, o Atlas Digital dos Recursos Hídricos de Sergipe concorre com o Estado de São Paulo, com o programa “Despoluição do Rio Sorocaba”, e com o Estado do Ceará, que também é finalista com o projeto “Rio Maranguapinho”.


Laércio defende a sanção de projeto que detalha impostos nos produtos



A Câmara dos Deputados aprovou essa semana o Projeto de Lei 1472/07 que determina que nota fiscal terá quantidade de imposto informada no preço final. O deputado federal Laércio Oliveira, que havia apresentado o PL 1489/2011 de igual teor, defende a sanção do projeto pela presidente Dilma Roussef. Se o PL for sancionado, em, no máximo, seis meses, as empresas deverão se adequar à lei. O projeto é de iniciativa popular e chegou ao Congresso com a força de um milhão e meio de assinaturas coletadas pela campanha nacional De Olho no Imposto, que reuniu profissionais de todos os setores e foi conduzida pela Associação Comercial de São Paulo. O objetivo é dar transparência para o consumidor sobre a carga tributária que incide sobre as mercadorias. O PL foi aprovado pelo Senado em 2007.

 



Deputado Zé Franco destaca a importância dos investimentos na educação pública


O deputado estadual Zé Franco (PDT), quarto secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa, falou sobre a importância dos investimentos na educação pública, como a valorização profissional e a realização de obras nas escolas. Segundo o parlamentar, para o bom desempenho dos estudantes, é fundamental que o Estado tenha unidades estruturadas e professores valorizados. "Escolas deterioradas e professores desestimulados só afastam os alunos da sala de aula e aumentam a evasão escolar", ponderou o deputado.
Zé Franco lembrou que desde o início do seu mandato vem apresentando indicações solicitando ao Governo do Estado reformas de escolas e a construção de novas quadras poliesportivas. Segundo ele, muitas já tiveram obras iniciadas e outras estão em processo de levantamento de custos. "Durante minhas visitas aos municípios, ainda tenho visto muitas escolas necessitando de reformas e jovens ociosos, sem espaços para o lazer. Por isso tenho reivindicado bastante a construção de novas praças e quadras de esportes", argumentou.


Balança Comercial de SE aponta bom desempenho em exportações e importações – 1



Foi divulgada recentemente pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a Balança Comercial de Sergipe referente ao mês de outubro de 2012, tendo como comparação o mesmo período dos anos anteriores. Com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a análise elaborada pelo economista da Sedetec Thiago Oliveira confirma o bom desempenho do Estado no que se refere às exportações e importações.No acumulado do ano, Sergipe apresentou um aumento de aproximadamente 19,13% em relação ao mesmo período do ano anterior, significando US$ 123,986 milhões em vendas ao exterior em 2012. Analisando apenas o resultado para o mês de outubro, as exportações somaram US$ 14,280 milhões. Esse desempenho tem destaque quando comparado aos números apresentados pelo Nordeste e Brasil. No acumulado do ano, o país obteve uma redução nas exportações de quase 4,61% em relação mesmo período de 2011, enquanto o Nordeste obteve crescimento de 3,88%. Esse comparativo entre Brasil, Nordeste e Sergipe, ressalta o crescimento (19,13%) que o Estado obteve ao longo do ano.



Balança Comercial de SE aponta bom desempenho em exportações e importações - 2


Na análise mensal, observa-se que em todos os meses de 2012 (exceto março, julho, agosto e outubro) o volume exportado sempre foi maior que o do ano anterior, destacando os meses de abril, maio e junho, cujos crescimentos foram de 153,9%, 143,43% e 97,36%, respectivamente, em relação aos mesmos meses do ano anterior. “Este desempenho do Estado de Sergipe acompanha a tendência da Região Nordeste, onde houve aumento de 24,54% no comparativo das vendas ao mercado externo em outubro deste ano (US$ 2,150 bilhão) com as do ano passado (US$ 1,726 bilhão). As exportações nordestinas representaram 9,88% do total mensal. Em relação às importações, as compras regionais somaram US$ 2,817 bilhões, o que levou a um déficit no mês de US$ 667 milhões, conforme informações do MDIC”, explica o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.

 

 

 

 

 



Assembleia de Sergipe esclarece como aconteceu eleição para o TCE


"
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, em relação ao processo de escolha e indicação de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, na vaga decorrente da aposentadoria da Conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d’Ávila, tem a esclarecer à sociedade sergipana o seguinte:


A Constituição Federal, assim como a Constituição Estadual, estabelecem que a escolha de Membros de Tribunais de Contas deve ocorrer mediante votação secreta, quando a indicação for do Poder Executivo, não estabelecendo o tipo de votação quando a indicação couber ao Poder Legislativo;


Diante do silêncio da Constituição Federal, o Congresso Nacional editou o Decreto Legislativo nº 6, de 1993, estabelecendo a votação secreta para escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União, nas vagas destinadas ao Poder Legislativo;

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, ao decidir pela votação secreta nesse processo, atendeu a todos os requisitos regimentais, sendo a referida decisão adotada mediante deliberação do Plenário, após apresentação de requerimento específico;

Além disso, o próprio Supremo Tribunal Federal ? STF, em decisão unânime de 04 de março de 2009, entendeu que “o processo de escolha de membros do Tribunal de Contas pela Assembleia Legislativa por votação aberta, ofende, a princípio, o art. 52, III, b, da Constituição”;


Assim, a votação secreta, além de prerrogativa histórica dos Parlamentos, é, nesse específico caso, exigida pela própria Suprema Corte do País como forma de melhor atender à Constituição Federal;


Quanto à participação do Deputado Gilmar Carvalho (PR) no processo de votação pertinente à indicação para o Tribunal de Contas do Estado, tem-se que esta definitivamente não afrontou o disposto no art. 242 do Regimento Interno, uma vez que a matéria em discussão não se constituía como “em causa própria” quanto ao referido Parlamentar. A questão aqui se cingiu, tão somente, à interpretação de norma regimental, o que, pelo próprio Regimento Interno, é de competência da própria Assembleia Legislativa, através de sua Presidência. Inclusive, mais uma vez recorrendo ao ensinamento do Supremo Tribunal Federal -STF, há farta jurisprudência no sentido de que matéria relativa à interpretação regimental de Casas Legislativas - é imune à crítica judiciária, constituindo “domínio interna corporis”, por ser afeita, exclusivamente, ao Parlamento, sua organização e funcionamento, e exame de prerrogativas, poderes, direitos e incompatibilidades;


Ademais, apesar de a Constituição Estadual estabelecer quórum diferenciado de deliberação nesse tipo de processo, contraria a própria Constituição Federal, que exige apenas a maioria simples para indicação de Ministros do Tribunal de Contas da União. E é sabido, de forma notória, que disposições como essa da Constituição Federal são de repetição e observância obrigatórias pelos Estados-Membros da União Federal.

A Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe procurou conduzir da maneira mais democrática todo esse processo de escolha e indicação de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, sempre submetendo e acatando as deliberações do Plenário quando regimentalmente exigíveis, aplicando a interpretação positiva das respectivas normas legais e regimentais.


A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, no contexto do Estado Democrático de Direito, respeitará e cumprirá todas as decisões emanadas do Poder Judiciário, porém, tem o direito e dever institucional de se utilizar de todos os meios de defesa com a finalidade de preservar suas decisões, prerrogativas e a sua independência como Poder Constituído do Estado".


Aracaju, 16 de novembro de 2012.


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SERGIPE



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/11
16:42

Coluna Primeira Mão - ESPORTE (sexta)


FSF divulga tabela oficial do “Sergipão Chevrolet 2013” 1

A competição começa no dia 12 de janeiro, sábado à noite, às 20 horas, com a partida entre River Plate e o vice-campeão da Divisão A2, no estádio Fernando França, o Franção, em Carmópolis. Todas as partidas de mando de campo do River serão realizadas aos sábados às 20h, no Franção. Outra novidade para o campeonato de 2013 é a decisão da FSF de que os estádios terão que apresentar o mínimo de conforto e segurança para os torcedores, especialmente o sistema de iluminação.

FSF divulga tabela oficial do “Sergipão Chevrolet 2013” 2

A primeira fase da competição começa no dia 12 de janeiro de 2013 e vai até 17 de fevereiro. Será a Copa Governo do Estado, sem as presenças de Itabaiana e Confiança, que participam da Copa Nordeste. O Campeão da Copa Governo do Estado garante uma das vagas do estado na Copa do Brasil de 2014. A segunda fase da competição, já com as presenças de Itabaiana e Confiança começa no dia 20 de fevereiro e vai até 19 de maio, quando serão conhecidos o campeão e o vice-campeão estaduais, representantes sergipanos na Copa do Nordeste de 2014. O campeão estadual ainda ganha vaga na Copa do Brasil - 2014 e no Brasileiro da Série D de 2013.

Abertura:
River Plate x Vice da A2 – Franção
Sergipe x Campeão da Divisão A2 – Batistão
São Domingos x Olímpico – Presidente Médici
Socorrense x Lagarto – Wellington Elias

Jogos do Confiança no Sergipão 2013 são divulgados

Foi divulgada pela Federação Sergipana de Futebol, a tabela de jogos do Campeonato Sergipano de 2013. Durante 5 meses, as equipes da elite do futebol do estado estarão disputando o torneio. Por conta das participações na Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, a equipe da Associação Desportiva Confiança entra no Sergipão a partir da segunda fase. O primeiro confronto do time proletário no Campeonato Sergipano do próximo ano acontece no dia 20 de fevereiro (sábado) a partir das 20 horas no Estádio Lourival Baptista. O adversário será o time segundo colocado do Campeonato Sergipano da Segunda Divisão.

Sabino Ribeiro passa por melhorias

Faltando menos de um mês para a retomada oficial das atividades, a Associação Desportiva Confiança começa a se estruturar para um ano de 2013 repleto de desafios. Além das contratações para a equipe profissional e dos treinos da base para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, os preparativos também se estendem ao Complexo Sabino Ribeiro. Na casa proletária estão sendo feitos serviços de manutenção e reparos da estrutura dos alojamentos e da “Academia do Dragão”. Os vestiários, a quadra social e algumas salas da administração também receberam melhorias. Para garantir maior segurança a jogadores, funcionários e torcedores, será instalado um portão na entrada da garagem do clube.

Jogadores confirmados do Club Sportivo Sergipe

O Sergipe já tem contratado os atletas Léo, Itamar, Wallace, Denisson, Deivid, Aécio, Romário, Muribeca, Rodrigo e Rafael. Todos atuando nos clubes finalistas do Estadual da série A-2. Corre a notícia ainda que Vaguinho e Binho, destaques do Estanciano, poderão estar no time colorado.

SEGUNDONA: Atletas do Estanciano podem fazer greve

Por conta de falta de pagamento, os jogadores do Estanciano Esporte Clube podem não jogar a partida do quadrangular final do Campeonato Sergipano da Série A-2. A diretoria nega. Na dúvida, a torcida promete fazer uma blitz neste sábado, na Praça Orlando Gomes, Jardim Velho, para arrecadar dinheiro para ajudar no pagamento aos jogadores. O cenário do clube não é nada agradável. Não possui certidão negativa e tem na justiça dívidas trabalhistas. Parte de suas rendas nos jogos vai para quitar estas dívidas.

Campeonato Regional de Karatê acontece neste sábado

A Federação de Karatê de Sergipe (FKS), em parceria com o governo do Estado, através da SEEL, promove neste sábado (17), no Ginásio Charles Moritz, o Campeonato Regional de Karatê. A competição contará com a participação de 12 clubes, entre eles o Macedo Dojô, Miyahira, Miyazaki, o Projeto Semeando Campeões e a Associação Primo. Os atletas destaques são Michele Larissa, Rute Cabral, Thiago Macedo e Gladstone Mesquita. No mês de outubro, atletas da FKS participaram em Uberlândia-MG, do XIII Campeonato Brasileiro de Karatê-FBK e conquistaram 12 medalhas para o Estado de Sergipe, sendo três de ouro, três de prata e seis de bronze, além de dois troféus.

 
Definido campeão da VII etapa de Tênis de Mesa

Danylo Antônio sagrou-se campeão da VII etapa do Sergipano de Tênis de Mesa, no último final de semana. Com o título, Danylo subiu para a 3º colocação no ranking sergipano. A liderança está com Marcus Nascimento seguido de Luis Xavier. Esta etapa contou com cinco categorias que reuniu 70 atletas.

Aracaju sedia Circuito Caixa de Ginástica

Atletas de destaque da ginástica nacional estarão reunidos em Aracaju (SE) de 23 a 25 novembro para a etapa final do Circuito Caixa, evento que reúne competições de Ginástica Rítmica, Artística Feminina e Artística Masculina. O campeonato contou com duas etapas anteriores este ano, em Goiânia (GO) no mês de setembro, e em Toledo (PR) no mês de maio. Na primeira, os campeões foram Natália Gáudio (Ginástica Rítmica), Daniele Hypolito (Artística Feminina) e Arthur Mariano (Artística Masculina). Natália voltou a repetir o lugar mais alto do pódio na segunda etapa. Já na Ginástica Artistica Feminina, Rebeca Andrade foi a primeira colocada, e na Ginástica Artística Masculina, Caio Costa conquistou o ouro.

Moto Fest agita a capitar sergipana

Desde o feriado de 15 de novembro a domingo, acontece mais uma edição do Moto Fest, na Orla de Aracaju. A estimativa é que mais de 5 mil motociclistas participarem do evento, que é gratuito e conta com uma programação musical. São dez bandas, das quais oito sergipanas. O evento, organizado pela Associação de Motoclubes de Sergipe, conta com o apoio dos motoclubes Caçadores, Corujas e Águia Negra.

Arena Jovem de Atletismo ocorre em Pirambu

Com o patrocínio da Prefeitura de Pirambu, acontece neste sábado (17), a 2ª edição do Arena Jovem de Atletismo. A iniciativa, que teve a sua primeira edição realizada em março deste ano, é de um grupo de ex-atletas amadores do município, que buscam incentivar a prática do esporte entre os mais jovens. O evento está marcado para começar às 7h, na área próxima à pousada Pirambu Residence. O público alvo é formado por crianças e adolescentes, com idade até 15 anos. Estudantes de oito escolas públicas já confirmaram presença. Cinco dessas escolas estão localizadas em Aracaju, duas em Pirambu e uma em Japaratuba. As provas envolverão as seguintes modalidades: salto em distância, salto em altura, lançamento de dardo, arremesso de peso, corrida 100 metros livres e revezamento 4x100m.

Sergipano vence prova clássica de ciclismo

O ciclista Breno Moraes venceu uma das provas de ciclismo Clássica do Brasil e válida pelo ranking Brasileiro, os 100 KM de Brasília, realizada há 43 anos. A corrida foi na Esplanada dos Ministérios e contou com um grande público. Com os 80 pontos conquistados, Breno assumiu a segunda colocação geral Juvenil do Ranking Brasileiro da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).



Encerramento da II Copa Society dos Advogados


A segunda edição da Copa Society dos Advogados, que começou nessa quinta vai acabar nesta sexta-feira (16), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Rodovia José Sarney. O evento é uma realização da Comissão Especial de Esportes da OAB/SE, em parceria com a CAA/SE e conta com o apoio da AABB.

Rodrigo Lama papa o 9º título sergipano de motocross

Com a terceira colocação obtida na quinta e última etapa do Campeoanto Sergipano, nessa quinta-feira, em Itabaianinha, Rodrigo Lama sagrou-se campeão pela nova vez, na categoria MX1.

José Nilson vence a Volta de Aracaju nos 10 KM

Com o tempo de 30 minutos e 5 segundos, o sergipano José Nilson vence os 10 km da Volta de Aracaju, realizada no feriado de 15 de novembro, e levou o prêmio de R$ 2 mil. O segundo colocado foi o sergipano Alan Bizerra, por Garanhuns (PE), com o tempo de 30 minutos e 46 segundos, seguido de perto por Cícero Vieira, com o tempo de 31 minutos.

Dário Lourenço é contratado pelo River Plate

Com o currículo de ter treinado o Vasco da Gama, o técnico Dário Lourenço será o novo treinador do River Plate para o Estadual de 2013. O comandante chega dia 2 de dezembro com o seu auxiliar Russo. No início do ano, ele treinou o Itabaiana.

Sergipano de Cross Country ajuda na doação de sangue

Com o slogan ‘Doe Sangue. Não deixe a vida de alguém parar por falta de combustível`, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) atraiu a atenção do coordenador do Campeonato Sergipano de Cross Country, Juvenal Alves, para ajudar na campanha durante a segunda etapa da competição que acontece em Lagarto, nas categorias Mirim, Trilheiro, Amador, Trilheiro Pró, Quadriciclo, 200cc, XC1, no num percurso de 3.800 metros de extensão.

Time sergipano de Rugby participa de competição

Vai acontecer neste final de semana em Recife, mais uma participação do Sergipe Rugby Club, primeiro do estado fundado no início deste ano. A primeira partida oficial do time, que conta com 25 atletas, aconteceu em setembro num torneio em Salvador. O Rugby possui semelhanças com o futebol americano, mas tem as suas particularidades, e pode ser jogado entre 7 e 15 jogadores, com dois tempos que variam de 7 a 40min.


Coluna Kleber Santos
Com.: 0
Por Kleber Santos
16/11
09:44

Brejo Grande: Juiz cassa prefeito atual e o registro do eleito em outubro último

O juíz da 32ª Zona Eleitoral de Sergipe, Geilton Costa Cardoso da Silva, cassou o registro do prefeito eleito das Eleições Municipais de 7 de outubro do município de Brejo Grande. A decisão atendeu pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que abrangeu ainda os cargos de vice-prefeito eleito e do atual prefeito.

O MPE ajuizou, no dia 7 de setembro de 2012, Ação de Investigação Judicial Eleitoral, por abuso do poder econômico e político e captação de sufrágio, contra Anderson Ferreira Bastos e José Antônio Dias Ferreira, respectivamente então candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito de Brejo Grande e hodiernamente eleitos, Carlos Augusto Ferreira, atual Prefeito do município, e também Fernandes Santos, candidato a Vereador, que terminou não sendo eleito.

O Ministério Público denunciou a distribuição sistemática de cheques no valores de R$ 100,00 e de R$ 50,00 aos cidadãos na sede da Prefeitura, na presença do pré-candidato e depois candidato a Prefeito, o que evidenciou abuso do poder econômico. O programa social da prefeitura que dá fundamento à execução da despesa sofreu do ano anterior, 2011, para o ano eleitoral, 2012, um aumento abusivo superior a 300%. Aproximadamente, 1000 cheques foram distribuídos em sete meses para 4000 pessoas, evidenciando não só a gravidade da conduta como também a real influência final no resultado do pleito. A conduta beneficiadora de eleitores agraciados mês a mês com ‘mensalinho’ evidenciou também a captação de sufrágio.

Por cvonta disso, Geilton Costa Cardoso da Silva julgou procedentes os pedidos para decretar a inelegibilidade de Anderson Ferreira Bastos, José Antônio Dias Ferreira e Fernandes Santos, para estas eleições de 2012 a qual concorreram, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes. Decretou também a inelegibilidade de Carlos Augusto Ferreira para as eleições nos próximos oito anos.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/11
23:58

No milésimo jogo, Brasil fica no empate com a Colômbia

Em duelo histórico pelos 1.000 jogos da história da Seleção Brasileira, o time comandado por Mano Menezes encarou uma forte Colômbia em Nova Jersey e teve trabalho para empatar por 1 a 1. Depois de sair atrás no placar e conseguiu buscar o empate em belo gol de Neymar, a equipe brasileira teve a chance de virar o resultado, mas o camisa 11 isolou cobrança de pênalti já na reta final da partida.

Após começar melhor e perder diversas chances de gol e dominar o grande astro Falcao García, o Brasil foi castigado nos minutos finais da primeira etapa. Sem vigiar de perto o jovem James Rodríguez, a zaga amarelinha viu o armador deixar Cuadrado em condições de marcar e vazar Diego Alves pela primeira vez com a camisa canarinho.

No segundo tempo, os brasileiros seguiram parando nas defesas de Ospina e nem mesmo as atuações de Paulinho e Kaká foram suficientes para dar um resultado melhor para o jogo festivo. Sem mais compromissos em 2012, os jogadores ‘estrangeiros’ se despedem da Seleção, enquanto os que atuam no Brasil ainda têm a finalíssima do Superclássico das Américas, contra a Argentina, em La Bombonera, na próxima quarta-feira.

O jogo 
Com filosofias parecidas dentro de campo, as seleções fizeram uma espécie de revezamento entre quem trocaria passes na defesa e quem marcaria a saída de bola adversária. Mais solto nos primeiros minutos, o Brasil chegou com perigo após Paulinho achar Oscar no meio da zaga e o camisa 10 rolar para chegada de Kaká. O meia do Real Madrid soltou a bomba e a bola passou rente à trave direita.

Sofrendo com as descidas do ex-palmeirense Pablo Armero, Daniel Alves resolveu devolver na mesma moeda e encontrou Neymar sozinho na marca do pênalti. O santista cabeceou forte e David Ospina fez milagre em Nova Jersey. Já sem levar muitos sustos com Falcao García, dominado por Thiago Silva, a Seleção partiu para o ataque e, em chute colocado de Kaká, acertou o travessão.

Já nos minutos finais do primeiro tempo, James Rodríguez, a outra estrela colombiana, saiu da ponta esquerda e se juntou ao veloz Juan Cuadrado para infernizar o improvisado Leandro Castán. Com estilo, o camisa 10 olhou para um lado e acertou belíssimo passe para o lateral direito invadir a área em velocidade e fuzilar Diego Alves. O gol foi o primeiro sofrido pelo goleiro pelo selecionado de Mano Menezes.

Logo na volta do intervalo, os brasileiros tentaram retomar a igualdade no placar, mas, após enfiada de Kaká, Neymar foi parado novamente por ótima defesa de Ospina. Nos contra-ataques, a Colômbia assustava com James e contou com o goleiro até os 18 minutos, quando Neymar fez fila na defesa, cortou para o meio e bateu com estilo para, finalmente, deixar tudo igual.

Sem se abalar, o time comandado pelo argentino José Pekerman respondeu na sequência em cabeçadas de Falcao e James, ambas defendidas com segurança por Diego Alves. Para retomar a vantagem, os colombianos passaram a pressionar e Mano lançou Lucas para apostar nos contra-ataques pelas pontas, mas o empate persistiu até o apito final do árbitro.

Ficha técnica

BRASIL 1 X 1 COLÔMBIA
Gols
BRASIL: Neymar, aos 19min do segundo tempo
COLÔMBIA: Cuadrado, aos 44min do primeiro tempo
BRASIL: Diego Alves; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Leandro Castán (Fábio Santos); Paulinho e Ramires; Thiago Neves (Lucas), Oscar (Giuliano) e Kaká; Neymar
Treinador: Mano Menezes
COLÔMBIA: David Ospina; Edwin Valencia, Aquivaldo Mosquera, Mario Yepes e Pablo Armero; Juan Cuadrado, Carlos Sánchez, Macnelly Torres (Ramírez) e James Rodríguez; Falcao García e Jackson Martínez (Gutiérrez)
Treinador: José Pekerman
Cartões amarelos
BRASIL: Leandro Castán e Ramires
COLÔMBIA: Yepes e Armero
Público
38.624 torcedores
Árbitro
Mark Geiger (EUA)
Local
Estádio Metlife, em Nova Jersey (EUA)


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos