27/11
14:39

Saúde de Aracaju elabora Plano de Emergência para casos de Dengue

A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis e o adjunto da pasta, Petrônio Gomes convocam gestores, técnicos e regentes da Unidade da Saúde de Aracaju para discutirem o Plano de Contingência da Assistência ao Paciente com Dengue. A ação faz parte dos indicativos do Ministério da Saúde e visa preparar a capital para casos de emergência, desde a elaboração do plano de comunicação para expor riscos e cuidados, até o atendimento aos pacientes, melhorando o tempo de resposta para os tratamentos.
 

Segundo Goretti, o Plano faz parte das ações do Ministério da Saúde (MS) para diversas doenças e desde 2002 a dengue passou a ser foco dos trabalhos intensivos e, anualmente, o plano é revisado e incorporado com novas atividades que vão melhorar o atendimento ao paciente com a doença para que não venha a existir óbito. Assim, a Saúde de Aracaju pretende intensificar ainda mais seus trabalhos, despertando a consciência do cidadão para a mazela, seja esclarecendo assuntos relacionados à dengue e o tratamento em si.
 

 
“O MS calcula que 2% da população de cada município brasileiro apresentem casos de dengue. Em Aracaju o esperado seria algo em torno 12 mil, mas com nossas ações e empenho dos nossos agentes e gestores conseguimos registrar 880 (até outubro deste ano), e apenas 257 confirmados, e nenhum caso de óbito, o que é significativamente inferior ao esperado. Este índice nos deixou orgulhosos. Nosso esforços valeram a pena, porém não podemos parar por aqui. O Plano de Contingência surge no momento onde devemos antecipar os problemas que possivelmente poderão aparecer em 2014. Nossa meta é prever e trabalhar com a suposição de casos emergenciais. Com essa forma de trabalhar certamente conseguiremos permanecer em alerta, pois estamos em nível médio quando o assunto é infestação de foco da doença”, disse Goretti.
 

 
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, o Plano deverá conter a base para que o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF) esteja adequado ao que o MS indica, sendo que familiares e pacientes recebam total apoio a assistência. “Precisamos modernizar nossa estrutura no tocante ao paciente com dengue, pois o mesmo exige mais cuidado e certo conforto. Assim teremos um tempo de resposta no tratamento muito maior, o que automaticamente fará com que o doente receba alta o quanto antes, permitindo que o mesmo tenha um ganho de saúde considerável”, enfatizou.
 

 
Da assessoria
Foto: Ascom/SMS


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
27/11
08:22

Petrobras patrocina a 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Com entrada gratuita, evento começa hoje e vai até 22 dezembro em 26 capitais brasileiras 


A Petrobras patrocina, pelo sétimo ano consecutivo, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que começou ontem (26/11) e será realizada até 
22 de dezembro. Serão exibidos em todo o país cerca de 38 filmes, em 600 espaços entre salas de cinema, cineclubes, pontos de cultura, instituições culturais, museus e telecentros. Para democratizar o acesso a pessoas com deficiência auditiva e visual, todas as películas são exibidas em sistema closed captionque, além das legendas, informa os sons que fazem parte da cena e contém audiodescrição do cenário. 

Lançado em 2006, o objetivo do evento é utilizar a linguagem cinematográfica para disseminar e fortalecer a cultura dos Direitos Humanos em todo o país. Os filmes trazem temas relacionados ao direito à memória e à verdade, diversidade sexual, inclusão de pessoas com deficiência, população de rua, entre outros. Paralelo à mostra, será implementado o projeto Inventar com a Diferença, que tem como proposta a capacitação de educadores de escolas públicas em torno dos direitos humanos. 

A mostra tem curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho, diretor do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, e diretor do filme Futuro do Pretérito - Tropicalismo Now, lançado em 2012. Serão três categorias: Mostra Competitiva de longas, médias e curtas, em que a plateia escolhe os melhores filmes ao final de cada sessão; Mostra Homenagem ao cineasta Wladimir Carvalho (documentarista paraibano que recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival de Paulínia 2011, com Rock Brasília: Era de Ouro), com exibição de cinco filmes, e a Mostra Cinema Indígena, com apresentação de quatro filmes. Também serão exibidos títulos convidados, como o documentário Paredes invisíveis: Hanseníase Região Norte, Os Descendentes do Jaguar,Transformer: AK, Colombia: Wayuu “Gold” e Argentina: Dreaming of a Clean River. 

A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, e conta também com o patrocínio do BNDES e com a produção do departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. (Da assessoria)

SERVIÇO: 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Local: 26 capitais, Distrito Federal e mais de 600 espaços fora dos grandes centros.
Data: de 26 de novembro a 
22 de dezembro de 2013
Entrada Franca - Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa e mais informações em:
www.sdh.gov.br/mostracinemaedireitoshumanos 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/11
07:39

Coluna Primeira Mão

ACF Sobrinho é pré-candidato a deputado estadual

Questionado sobre as eleições 2014, ACF Sobrinho confirma sua pré-candidatura a Assembleia Legislativa. “Reafirmo que sou pré-candidato a deputado estadual em 2014, pois represento um agrupamento político que tem como liderança maior o ex-deputado estadual Marcos Franco e o governador em exercício Jackson Barreto”
. Assim o ex-prefeito deixou claro que não houve a desistência que andaram propagando por aí.


Com emenda de Laércio Oliveira, Socorro recebe 16 tratores e caminhões


A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro recebeu dezesseis tratores e caminhões. A compra dos equipamentos foi possível graças a emenda do deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade) no valor de R$ 3 milhões. São cinco caminhões tipo caçamba, quatro caminhões para carga, duas motoniveladoras, cinco tratores, sendo uma patrol, duas pás carregadoras e duas retroescavadeiras foram entregues à população. Esses equipamentos serão utilizados tanto para a manutenção de todas as estradas vicinais, quanto no incentivo à agricultura no município. As atividades desenvolvidas pelos agricultores serão potencializados, melhorando a produção.


Prazo para indicação de Emendas Parlamentares termina quinta-feira 1


Passado o período crítico de observação de seu filho, Yago Moura, que não se encontra mais na Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Hospital Primavera, o deputado federal André Moura foi até Brasília apresentar as suas Emendas Parlamentares a fim de beneficiar diversos municípios sergipanos, pois na quinta-feira (28) encerra-se o período de indicação pelos deputados na Câmara. Atendendo distintas áreas, para 2014 André Moura indicará suas emendas individuais com destino às obras de modernização e desenvolvimento dos municípios de Sergipe, bem como para a saúde, mobilidade urbana e áreas de lazer, como a arborização e construção de praças. A maior emenda, que é a de bancada, será destinada ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), conforme compromisso anunciado em outubro.


Prazo para indicação de Emendas Parlamentares termina quinta-feira 2


Atualmente, as principais obras executadas pelos municípios são com recursos oriundos das Emendas Parlamentares, uma vez que o Governo Federal é responsável por uma carga tributária que ultrapassa os 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e repassa apenas uma pequena parte como Fundo de Participação Municipal, o que é uma política equivocada urgindo, para o deputado, a criação de um novo Pacto Federativo, uma vez que é nos municípios que as políticas públicas são realizadas e onde as pessoas moram. "Por isso defendemos que o repasse do FPM seja de 2% da arrecadação para evitar que essa prática republicana de deixar os prefeitos com pires nas mãos, dependendo dos recursos de Brasília, se modifique e eles tenham mais autonomia para sua gestão", defende. A PEC do Orçamento Impositivo, incluída na LDO, também determina que 50% das emendas parlamentares sejam destinadas para a área da saúde. "Com o orçamento impositivo, a liberação das Emendas fica acima dos interesses dos partidos, acaba com a subserviência e a troca de favores com o Executivo Federal, pois este fica obrigado a atender a indicação, desde que os municípios estejam com todas as certidões negativas necessárias", esclarece Moura.


“O PSB está preparado para governar o país”, diz Max Prejuízo


“Eduardo Campos tem sido uma grande revelação da política brasileira. Para se ter uma ideia, conseguiu a sua reeleição para governador de Pernambuco com 88% de votação. Tenho o maior respeito pelas políticas de inclusão do PT, mas chegou o momento de termos novas possibilidades e o PSB está preparado para governar este país”, disse o vereador Max Prejuízo (PSB), na manhã de ontem, durante o Pequeno expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar lembrou que na última sexta-feira Eduardo Campos recebeu o título de Cidadão Sergipano, evento que contou com a presença de várias forças políticas, “entre elas o nosso grande líder, o senador Valadares”, disse Max. “O PSB hoje governa cinco estados e várias prefeituras neste país e é uma unanimidade no aspecto de linha política e ideológica de seriedade, compromisso e transparência com a população”, afirmou o vereador, citando como exemplo Miguel Arraes, avô de Eduardo Campo e que foi, por três vezes, governador de Pernambuco.


Jackson recebe representantes da Associação de Bares e Restaurantes


O governador em exercício, Jackson Barreto recebeu, ontem, representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seccional de Sergipe, que apresentaram um pleito no sentido de buscarem a redução da alíquota de ICMS (de 6% para 2%) nas suas atividades, a exemplo do que ocorre em alguns estados brasileiros, e também para a não incidência do imposto no percentual da gorjeta. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio, contando com a presença do secretário de Estado do turismo, Elber Batalha Filho. “Esta é uma proposta que será analisada, visto que em alguns estados esta alíquota é maior e em outros é menor. Vou analisar de acordo com as condições do Estado, já que não podemos, em hipótese alguma, promover a renúncia de receita nesse momento, onde passamos por muitas dificuldades e implementamos medidas justamente para ampliar as receitas para corresponder aos compromissos que a administração mantém. Os representantes da Abrasel estão corretos em buscar a defesa do seu segmento, mas, como governador, tenho que ter uma visão do Estado como um todo”, detalhou Jackson Barreto, ao afirmar que esta ação também será submetida à análise do corpo técnico da Seplag e da Sefaz.


Reitor da UFS inaugura climatização de salas de aula hoje


O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, inaugura nesta quarta-feira as reformas realizadas em salas de aula dos prédios de didática do Campus de São Cristóvão (Rosa Elze) e o sistema de climatização desses mesmos ambientes. “Era uma reinvindicação antiga dos estudantes e que somente agora está acontecendo”, diz. O ato faz parte das comemorações do primeiro ano de gestão Angelo/André Maurício (vice), que já contou com palestra do ex-ministro Carlos Britto, do STF, e eventos em Laranjeiras e Lagarto. Na quinta-feira acontecerá visita a obras no Campus de Aracaju (Hospital Universitário). A vez de Itabaiana será sexta-feira.


Audiência com governador - Oficiais da PM buscam reestruturação da carreira 1


O governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu uma comissão de oficiais da Polícia Militar, composta por aspirantes, segundos-tenentes e primeiros tenentes, que apresentaram uma proposta de reestruturação para reverter a situação de insegurança hierárquica com a ausência de vagas para promoção para os postos intermediários do oficialato (QOPM), que vem se mantendo há cerca de 19 anos. Também acompanharam a audiência o comandante Geral da Política Militar, coronel Maurício Iunes, e o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Júlio César Menezes. O ato ocorreu no Palácio de Veraneio.


Audiência com governador - Oficiais da PM buscam reestruturação da carreira 2


A comissão fez uma explanação sobre a situação no quadro hierárquico que inviabiliza as promoções e, sobretudo, apontou alternativas para que a solução seja encaminhada sem comprometer ainda mais o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que define os gastos com pessoal. “Ouvimos atentamente todas as explicações e argumentações dos oficiais e vamos encaminhar o que nos foi apresentado para uma análise na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e na Secretaria da Fazenda. Assim que tivermos uma definição, voltaremos a nos reunir para discuti-la”, afirmou o governador em exercício, Jackson Barreto, que recebeu a referida proposta das mãos do comandante da PM.


Projeto de Valadares que determina prazo de 24 horas para apresentação de preso à Justiça é aprovado na CAE


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que define um prazo de 24 horas para a apresentação do preso à autoridade judicial, depois de efetivada sua prisão em flagrante. O PLS nº 554 de 2011 propõe como parâmetro o mesmo lapso temporal para apresentação pessoal do preso perante a autoridade judiciária. A lei processual penal já determina o envio do auto de prisão em flagrante em até 24 horas depois de efetivada a prisão. “Essa definição de tempo é necessária para que o preso tenha a sua integridade física e psíquica resguardadas, bem como para prevenir atos de tortura de qualquer natureza possibilitando o controle efetivo da legalidade da prisão pelo Poder Judiciário”, justificou. O relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se manifestou favorável ao projeto. “O projeto é resultado de diálogos com o Ministério da Justiça, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e organizações de direitos humanos da sociedade civil”, explicou.


Venâncio culpa Governo do Estado pela crise na citricultura

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, criticou o que ele entende por descaso do governo do Estado com a citricultura do Estado. O parlamentar revelou muitas pessoas vivem em condição de miséria no município de Boquim e lamentou que um dos municípios mais fortes economicamente hoje sofra com uma realidade tão decadente. Venâncio também destacou os tempos áureos da tradicional Festa da Laranja. “Boquim, a terra da laranja, já foi responsável pela geração de mais de 100 mil empregos naquela região e as pessoas tinham uma qualidade de vida excelente. Quem ontem tinha oportunidade de colocar seus filhos em colégios de Aracaju, hoje teve que leva-los de volta para o interior porque não têm mais condições de pagar. A realidade de Boquim, hoje, é de cortar o coração. O povo empobreceu ao ponto da gente encontrar miseráveis perambulando pelo município”, desabafou Venâncio Fonseca, que é filho de Boquim.

Maria Mendonça lembra Dia Estadual de Prevenção ao Câncer Infanto-juvenil

A deputada estadual Maria Mendonça usou a tribuna nesta quarta-feira, 27, para destacar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer Infanto-juvenil e lembrar que a data atende a uma propositura de sua autoria, lei aprovada em 2011. “A intenção foi contribuir com o despertar das pessoas. É importante que a sociedade passe a refletir, é muito importante essa reflexão”, disse. Maria Mendonça chama a atenção para um problema que atinge uma parcela significativa das crianças brasileiras e afeta parte da população infantil de Sergipe. “As pessoas precisam ficar atentas aos sintomas da doença, porque os sintomas são confundidos com o de outras enfermidades menos graves. Setenta por cento dos casos (de câncer em crianças) são resolvidos com a descoberta dos sintomas”, observou.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/11
09:04

Albano Franco lança livro hoje em Brasília

O empresário Albano Franco participa nesta terça-feira, em Brasília, do segundo lançamento do seu livro “Minha Trajetória na Confederação Nacional da Indústria: Contra Recessão e pelo Desenvolvimento”. A sessão de autógrafos acontece a partir das 18 horas, na sede da entidade sindical, com a presença do presidente Robson Andrade, dos 27 presidentes das federações das indústrias de todo o país, além de destacadas personalidades representativas da economia, da administração pública e da política nacional, amigos e familiares. A promoção é da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

O primeiro lançamento do livro-documentário de Albano Franco aconteceu em Aracaju, no final do mês passado, quando da realização do Seminário “Mídia e Sociedade”, promovido pelo Instituto Augusto Franco. A obra destaca os principais momentos dos 14 anos da gestão do autor na Presidência da Confederação Nacional da Indústria, a maior entidade sindical nacional representativa de categoria econômica e presta homenagem póstuma ao professor Marcos Vieira, um dos principais amigos e colaboradores de Albano na CNI, que faleceu em novembro do ano passado.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/11
08:58

Emenda de Valadares viabiliza produção de pera, maçã e caqui, em municípios sergipanos

Pêra, maçã e caqui, são algumas das frutas que já estão sendo produzidas nos povoados de Brejo Grande, Fazenda Grande, Várzea dos Cágados, Sobrado, Itaperinha e Santo Antonio; além dos municípios de Lagarto e Simão Dias. Foi o que constatou o senador da República, Antonio Carlos Valadares (PSB), no último sábado (23), durante visita aos municípios sergipanos.

Estiveram presentes às visitas os produtores rurais; o deputado federal Valadares Filho; o superintendente da Codevasf, Paulo Viana; e o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano.

“Essa atividade só foi possível graças à aplicação dos recursos de uma emenda parlamentar de minha autoria, onde foram aplicados R$ 300 mil para o início desse plantio”, informou o senador.

Valadares destaca que as plantações são resultados de um projeto inovador da Embrapa. “É interessante analisar que essas frutas não são próprias para o plantio no nosso Estado. Porém, esse projeto faz parte de um estudo da Embrapa, de Petrolina, que fiscaliza semanalmente todas as plantações, com o intuito de acompanhar todo o processo”, comemorou o senador.

O senador pretende continuar incentivando o projeto. “Desde já,  comprometi-me ainda em colocar mais R$ 300 mil, que serão divididos igualmente entre a Cohidro e a Emdagro, para serem aplicados na compra de mudas para estimular a plantação de abacaxi, banana e cacau. Além de mais R$ 100 mil para a limpeza da lagoa do povoado Sobrado”.

Valadares se mostrou muito satisfeito com os resultados alcançados em Sergipe.  “Essa visita foi de extrema importância para acompanhar de perto o resultado do nosso trabalho no Senado Federal, e para garantir que os recursos empenhados estão sendo aplicados da forma correta”, reiterou. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/11
08:55

Hospital do Câncer está ameaçado de não ser viabilizado, diz Eduardo Amorim

O senador Eduardo Amorim manifestou-se preocupado com o futuro do projeto da sociedade sergipana de construir um Hospital do Câncer no Estado. “Já existem recursos – são mais de R$ 50 milhões -  virão mais verbas e o hospital não passa de um ideário por falta de iniciativa do governo em dar início à execução das obras. Vai chegar a hora em que o dinheiro, fruto de emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) vai ter que ser devolvido aos cofres do governo federal”, lamentou. Ele disse que há também recursos do Proinveste destinado ao projeto. E garantiu que o seu interesse pelo HC não é político, mas sim técnico e em defesa da sociedade, principalmente daqueles que já se encontram doentes.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/11
08:45

“Não abro mão do PT ao meu lado, mas o PMDB não tem restrição nenhuma ao DEM”, diz Jackson Barreto

Ontem, durante entrevista ao programa “Na Boca do Povo”, da rádio Princesa da Serra, em Itabaiana, o  governador Jackson Barreto evitou aprofundar-se em questões políticas, mas também não deixou de falar. “Vir em Itabaiana e não falar de política é impossível. Aqui as pessoas acordam falando em política, tomam café falando em política, almoçam, lancham e jantam falando em política e vão dormir falando em política”, descontraiu o governador.

Jackson Barreto comentou, em tom de comparação,  que o dia “D” da Normandia, ou seja, a data fatal para se definir as questões políticas para a próxima eleição será em março. “Em março doutor João [Alves} define se sai ou fica na prefeitura de Aracaju e ai as forças políticas do Estado irão se adequar. Até lá, tudo não passa de especulações”, afirmou.

Quando perguntado sobre a possibilidade de aliança futura com o DEM e se isso não criaria empecilho com o PT, Jackson foi abrangente “Não abra mão do PT ao meu lado, mas o meu partido, o PMDB, não tem qualquer restrição ao DEM seja em nível nacional ou estadual”, finalizou o governador.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/11
08:33

Mário Dias é reeleito presidente do PT de Estância

O presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Estância, Mário Dias, foi reeleito, neste domingo (24), no segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda. Candidato pela chapa Unidade Popular, ele obteve 379 votos e derrotou o Professor Dudu, candidato da corrente “Articulação de Esquerda”, que alcançou 374 votos.

“A vitória foi de toda a militância do PT de Estância. Foi também uma resposta positiva ao meu primeiro mandato como presidente. Iniciaremos agora um novo momento, com maturidade, respeito às forças internas, diálogo e formação política, visando à construção da unidade necessária para apresentar ao povo de Estância um projeto consistente e alternativo para a cidade”, afirmou Márcio Dias.

Ele ressaltou que o grupo que ele representa, liderado pelo vereador Dominguinhos e apoiado pelo deputado federal Márcio Macêdo, sai fortalecido deste PED e com mais responsabilidade para lidar com os desafios futuros. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos