21/11
19:41

Jackson autoriza parceria para intervenções em estádios


Sedes do Sergipe e do Confiança serão beneficiados pelo governo

O governador em exercício, Jackson Barreto, efetivou uma iniciativa que visa garantir o funcionamento de praças esportivas na capital durante a reforma do estádio Lourival Baptista, o Batistão. Através do Banese Card, serão repassados recursos de aproximadamente R$ 750 mil que garantirão a reforma do gramado e instalação de iluminação no estádio João Hora de Oliveira (Clube Sportivo Sergipe) e a instalação de iluminação no estádio Sabino Ribeiro (Associação Desportiva Confiança).

A medida havia sido anunciada durante uma visita às obras realizadas na última semana, quando os dirigentes da Federação Sergipana de Futebol dos clubes esportivos fizeram a solicitação ao governador.

A reunião que oficializou a medida ocorreu na tarde desta quinta-feira, 21, definindo a data da solenidade onde o governador assinará a autorização para o respectivo repasse, quando o Banco do Estado de Sergipe (Banese), através do Banese Card, repassará via Federação Sergipana de Futebol (FSF). O ato está agendado para o próximo dia 1º de dezembro, a partir das 11 horas, onde o governador procederá os atos tanto no estádio Sabino Ribeiro, quanto no João Hora.

Paixão Popular

“Esta é uma ação que atende a uma reivindicação dos desportistas sergipanos visando permitir que os estádios Sabino Ribeiro e João Hora possam realizar jogos noturnos. Esta ação vem de encontro à necessidade que se apresentou, após a reforma do Batistão, quando a capital ficaria impedida de realizar jogos à noite durante o ano de 2014. Esta era uma exigência premente, já que teremos um calendário de jogos a partir do mês de janeiro”, argumentou o governador em exercício, Jackson Barreto.

O governador afirmou que espera contar com a compreensão da sociedade e dos torcedores de todos os times de futebol que participarão dessas disputas. “Essa é uma ação promovida graças ao Banese, que é o banco dos sergipanos. Tenho certeza que os desportistas e a comunidade saberão compreender esse gesto do governador que, apesar das dificuldades que atravessamos, com folha de pessoal de novembro, dezembro, décimo terceiro salário, duas parcelas do reajuste dos professores, concedido em setembro, que também serão pagas em dezembro; mas estamos pagando em dia aos servidores, cumprindo nossos compromissos, e fazendo economias, o que é fundamental para que a máquina do Estado não pare”, complementou Jackson Barreto.

Ainda de acordo com o governador, o Governo do Estado tem que ter a sensibilidade para entender que futebol é uma paixão nacional e exerce uma função primordial no lazer da população, que é um direito fundamental. “Temos que ter recursos para a saúde, para a educação, para habitação, para segurança pública e também para o lazer, afinal de contas o futebol é a paixão dos brasileiros e também dos sergipanos, atendendo a uma parcela significativa da população”, concluiu.

Para o presidente da FSF, José Carivaldo de Souza, a medida reflete o compromisso de Jackson Barreto com os desportistas sergipanos. “Nós fizemos essa solicitação e, em menos de oito dias, o governador em exercício nos atendeu. Nós, que também conhecemos Jackson Barreto há muito tempo, sabemos que ele tem palavra. Está aí a ação, oferecendo a toda população da capital dois estádios em condições de ver as duas grande equipes do futebol sergipano, além de diversos outros times regionais, podendo atuar em estádios de Aracaju enquanto o Batistão está sendo reformado”, destacou.

Já o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, o governador em exercício demonstrou sensibilidade em resolver essa demanda dos torcedores sergipanos, sobretudo de Aracaju. “Além de ser um pedido dos torcedores do Sergipe e do Confiança, esse era um pedido de torcedores de outros times da grande Aracaju. Esse era um sonho dos torcedores aracajuanos que se tornará realidade através de uma ação do Banese, que sempre investiu e apoiou o esporte, chegando junto a uma demanda antiga dos torcedores sergipanos”, avaliou Pimentel.

Também participaram do encontro o presidente do Conselho Deliberativo do Sergipe, Lailson Melo, o presidente da Associação Desportiva Confiança, Luís Roberto Dantas, dentre outros membros dos clubes e dirigentes da Federação Sergipana de Futebol.

Da assessoria


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
21/11
14:19

Orlando Vieira de volta à telona - Ator sergipano grava 16º longa, aos 82 anos

Aos 82 anos, o ator Orlando Vieira, o único artista vivo de Sergipe de reconhecido talento e fama nacional, acaba de gravar o 16º filme de longa metragem de sua carreira. Trata-se de “Performance”, que também tem no elenco Nelson Xavier, no papel de um pistoleiro. Vieira interpreta um “velhinho pegador”, que conta vantagens de suas relações e facilidades para conseguir mulheres. A história, que se passa numa desses abrigos de pessoas idosas, foi filmada em Anápolis (GO) por Érico Ramos, é uma produção de São Paulo que deverá entrar em exibição no final de 2014. Não se trata de um filme de humor, mas é bastante divertido.



Variedades
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
21/11
11:35

Emília Corrêa cobra medicamento para o tratamento do Câncer

 

 

A vereadora Emília Corrêa (DEM) fez uso da Tribuna na Câmara Municipal de Aracaju no Pequeno Expediente na manhã desta quarta-feira 20/11, para ressaltar e agradecer a Associação dos Moradores pro Melhoria e Defesa do conjunto Bugio, pelo Título de Cidadã Comunitária. A parlamentar cobrou dos governos que coloquem à disposição da população as medicações para o tratamento do câncer.

“Foi uma grande emoção esse meu primeiro contato com a população, após minha recuperação. Onde recebi com honra o Título de Cidadã comunitária da Associação dos moradores do conjunto Bugio. Agradeço ao amigo Aragão e a toda população do Bugio, esse evento contou com a presença de aproximadamente 90 idosos. Visualizar, sentir a presença de quem tem experiência de vida e, portanto sabedoria é muito bom, agente acaba ganhando com isso. Foi um momento muito gratificante e próximo. Mais uma vez o meu muito obrigada pelo Título”, agradeceu. 

Emília Corrêa fez um apelo aos governos que tenham sensibilidade e forneçam os medicamentos para o tratamento do câncer. “Os pacientes têm direito ao medicamento, mas na prática, os governantes têm esquecido. Sem estes o tratamento é interrompido deixando pessoas sofrendo com a falta. Parece que só nos preocupamos com isso. Quando tem algum ente querido sofrendo ou no discurso, não dá para adiar o tratamento de saúde. Um dos motivos mais fortes disso inclusive é o exemplo que temos com o sofrimento do governador Marcelo Déda (PT) é  um mal que pode atingir qualquer um de nós a qualquer momento”. cobrou a parlamentar. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
09:02

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Sergipe cria mais 5 mil empregos


Segundo o Caged do Ministério do Trabalho, o emprego formal em Sergipe teve o melhor resultado para o mês de outubro dos últimos 10 anos. Foram criadas 4.993 vagas. Em outubro de 2012, foram criadas 3.139 novas vagas, frente as 4.993 vagas de outubro/2013, um acréscimo de 59% (dois terços). A indústria de transformação criou 2.208 novas vagas, e a agropecuária, com 1.757 novas vagas, lideraram a geração de emprego em outubro em Sergipe.
Grande parte desse acréscimo do emprego se deve ao fato da indústria sucroalcooleira ter voltado a empregar, com o início da safra.


Lucidez de Déda é destacada por todos que o visitam

Todas as informações de pessoas que estão acompanhando o dia a dia do governador licenciado de Sergipe, Marcelo Déda, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, dão conta de que o seu quadro de saúde continua basicamente o mesmo de terça-feira. Bastante lúcido, - isso todos os visitantes destacam, a exemplo de Jackson Barreto, Eduardo Campos, o ex-presidente Lula, entre outros - ele conversa com as pessoas que vão lhe visitar. Mas o seu quadro de saúde continua complicado, isso por conta do câncer que o atinge, mas não está tão mal como dizem os boateiros de plantão. Ao menos por enquanto. No mais, ele acompanha o noticiário, conversa sobre política e evita dar “pitacos” na gestão de Jackson Barreto no Governo de Sergipe.


Taxa de Terrenos de Marinha: SPU faz cobrança de forma abusiva


A seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) ao ser provocada pela sociedade sergipana, em razão da cobrança abusiva e excessiva realizada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), no tocante a taxa de ocupação de terrenos de marinha nos anos de 2011 e 2013, ajuizou duas Ações Civis Públicas, tombadas sob os números: 0002190-82.2011.4.05.8500 e nº 0002523-63.2013.4.05.8500. As ações ainda permanecem em trâmite; a do ano de 2011, continua no aguardo do julgamento de Recurso Especial interposto pela OAB/SE perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). E a referente a 2013, está aguardando julgamento dos Embargos de Declaração no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, e ainda não teve o pedido principal da ação apreciado e julgado pelo juiz da 3ª Vara Federal de Sergipe, Edmilson Pimenta. Segundo o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, a Seccional tomou como surpresa a informação de que a SPU vem emitindo boletos da taxa de ocupação, referente aos anos de 2011 a 2013, realizando a atualização do valor baseado na incidência da quantia venal do imóvel, e ainda com a cobrança de encargos moratórios indevidos.

 
 

OAB-SE – Há cobranças de formas indevidas


Ainda de acordo com o presidente da OAB/SE, “a cobrança da taxa de ocupação de terrenos de marinha vem sendo feita de forma indevida pela (SPU), uma vez que aqueles que não pagaram, assim procederam mediante autorização judicial, respaldada por ações ajuizadas pela Ordem; portanto, não há o que falar em cobrança de encargos moratórios”, disse o presidente. Carlos Augusto diz que as cobranças devem se limitar apenas ao cálculo da taxa, com a devida atualização monetária, mas sem a inclusão dos encargos moratórios, a exemplo dos juros e multas. “Portanto, a cobrança da forma como vem sendo feita, não deve ser paga pelos contribuintes”, esclarece o presidente da OAB/SE. A Seccional Sergipe, estando ciente das cobranças indevidas, estará peticionando e pleiteando no próximo dia 22 que a cobrança da forma que está sendo realizada pela SPU seja declarada como indevida e ilegal.

 
 


Valadares acompanha sempre JB nos finais de semana


O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) tem sido presença frequente nas inaugurações, lançamento de projetos de obras assinaturas de convênios e outros atos realizados de sexta-feira a domingo pelo Governo de Sergipe. “Eu sou aliado e tenho que prestigiar o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), que vai disputar a reeleição em 2014. Acho que todos os membros da base aliada devem fazer isso. É o mínimo necessário. Por isso, estar nesses eventos públicos deve ser uma obrigação”, afirmou o senador.


Saúde de Déda está estabilizada e ele demonstra lucidez, diz JB


O governador de Sergipe em exercício, Jackson Barreto, esteve ontem, 20, com o governador licenciado Marcelo Déda, que se encontra num apartamento do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de um câncer gastrointestinal. Jackson postou em seu perfil, no Facebook, que a saúde de Marcelo Déda está estabilizada. "Hoje pela manhã visitei nosso governador em seu apartamento, no hospital. Eu e o secretário Zezinho Sobral conversamos bastante com ele. Falei a Déda das manifestações de apoio e solidariedade que as pessoas do interior enviam a ele. Disse que, por onde passo, as pessoas perguntam por ele e mostram bastante solidariedade", escreveu Jackson Barreto. Ainda conforme o governador em exercício, Déda está lúcido. "Encontrei um homem com a cabeça muito sintonizada, acompanhando tudo, sabendo tudo o que está se passando com ele, e muito focado na sua saúde. O governador está lúcido e tem conhecimento de todas as mudanças políticas e administrativas que vêm ocorrendo no governo. Conversamos sobre a redução de gastos e ele se mostrou satisfeito", revelou.


“Déda pediu que eu continuasse dando visibilidade às ações do nosso governo”, diz JB

Sobre as ações governamentais, Déda orientou que as inaugurações e projetos de obras continuem em curso. "Déda pediu que eu continuasse dando visibilidade às ações do nosso governo e também que as inaugurações tivessem continuidade. Déda me estimulou a continuar os projetos que estão em andamento". Jackson Barreto também esteve com a primeira-dama Eliane Aquino, e classificou sua dedicação como "um grande instrumento de segurança para Déda". "Também abracei Eliane, disse que ela é uma verdadeira leoa, um grande instrumento de segurança, estabilidade e confiança na vida de Déda. Nessas horas a gente define bem a personalidade das pessoas. E ela se agigantou, tem sido o grande esteio. Sua presença é o grande suporte e inspiração para toda a garra de Déda nessa luta", finalizou.

Carlos Britto faz palestra sobre os 25 anos de plenitude democrática no Brasil

 
 



O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, profere palestra às 19h de sexta-feira no auditório da Reitoria da UFS. Falará sobre "Os 25 Anos de Plenitude Democrática no Brasil". Ele vai falar para uma plateia formada por professores, estudantes, servidores e demais pessoas da comunidade interessadas pelo tema.

Orçamentos de SE e de Aracaju já estão no Legislativo

O projeto de orçamento para 2014 de Aracaju já está na Câmara Municipal (CMA) e foi lido durante uma sessão extraordinária nesta quarta-feira, 20/11, pelo presidente da Casa Vinícius Porto (DEM). A propositura foi entregue ao Poder Legislativo nesta manhã pelo secretário de articulação política, Juvêncio Oliveira e pela secretária de governo, Marlene Calumby no gabinete da presidência Vinícius ressaltou que de forma democrática discutiu com o líder da situação e oposição e já decidiram a data de quando o projeto entrará em pauta. “Iremos começar a votação no dia 11 de dezembro”, informou. O valor orçamentário para o próximo ano está estimado para R$ 1. 602. 801.399, 00. Tam bém já foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Sergipe o Orçamento de 2014 no valor de R$ 8 bilhões, sendo R$ 6,5 bilhões de receitas próprias e os R$ 1,5 restantes de convênios e parcerias.

Amorim visita média de 12 municípios por semana


O senador Eduardo Amorim informou ao blog que faz visitas semanalmente a mais de 10 municípios sergipanos. “Nessas incursões, aproveito para conversar com prefeitos, vices, vereadores, lideranças comunitárias e, principalmente, privilegio o contato direto com o povo”, comentou. Segundo ele, o discurso utilizado não prega somente mudanças pelas mudanças, mas sim a renovação do estilo de governar, com transparência, seriedade e princípios éticos que garantam o bom funcionamento do Estado. “a gente trabalha a ideia de um Sergipe se desenvolvendo, gerando empregos e rendas, abrindo as portas para o futuro melhor para todos, sem mesquinharias, sem baixarias”, concluiu informando que “as mensagens têm sido bem entendidas pelo povo”.


André Moura, Eduardo Amorim e Anthony Garotinho não aceitam ser reféns do Executivo Federal


O líder do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura (SE), comentou a sua posição na Reunião do Conselho Político convocada pela presidente Dilma Rousseff na tarde de ontem, terça-feira, 19, quando, indignado pela não inclusão da votação do Piso Nacional dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias na pauta para este ano legislativo, o parlamentar pediu licença e se retirou. Relatando como aconteceu, Moura informou que a presidente pediu para que todos os líderes assinassem o Pacto pela Responsabilidade Fiscal, documento que, quando assinado, os membros do Conselho Político assumem o compromisso de, neste momento, não votarem nenhuma matéria que gere despesas para a União. "O Palácio do Planalto deseja que o Congresso Nacional se ajoelhe. O Legislativo deve trabalhar em harmonia com o Executivo, não ser subserviente. Não podemos ser reféns de nenhum Governo. Além de tudo, o PL 7495/06 que fixa o piso salarial dos Agentes Comunitários estava sendo negociado há tempos para votação. Eu jamais iria aceitar um acordo desses e, juntamente comigo, o senador Eduardo Amorim e o deputado Anthony Garotinho (PR/RJ) também não assinaram", esclareceu Moura. Nesta terça-feira, 19, durante Sessão do Congresso Nacional o líder do PSC no Senado, Eduardo Amorim (SE) disse que a postura da presidente Dilma é estranha em relação à condução do Piso dos Agentes. "Como numa negociação corriqueira a parte que deveria ceder, Governo - impõe, e a que não deveria perder, categoria dos Agentes - cede, e ainda assim não se chega a um acordo. Não dá para entender".

 
 

Avenida Beira Mar - “Lei para quê?”, questiona Lucimara


A vereadora Lucimara Passos (PCdoB/SE) parabenizou a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE) contra a Prefeitura de Aracaju por realizar obras na 13 de Julho sem licença ambiental. “Não se pode ignorar essa etapa. É uma exigência legal que visa a proteção ao meio ambiente e ao cidadão e, para tanto, a obra só deve começar após análise dos resultados dos estudos técnicos. João Alves acredita que é maior que as leis que protegem a população? Ele demonstra não ter acompanhado a evolução da legislação ambiental e, infelizmente, vive num passado onde se fazia obra sem licença e ninguém era penalizado”, declara. A ação a que se refere Lucimara foi divulgada na quinta, 14. O Ministério Público entende que quaisquer intervenções de maior porte e de caráter definitivo somente sejam realizadas após análise dos impactos. O texto da ação indica que a obra envolve medidas definitivas de contenção, ou seja, não é apenas uma intervenção de caráter emergencial e provisório. Outro agravante é que está sendo realizada em área da União e não há permissão dos órgãos competentes.


Telefonia celular ruim cansa sergipanos


Bastante longe de se tornar um bom serviço, a telefonia celular em Sergipe já cansou os insistentes usuários de tanto reclamar. Em vários municípios, as pessoas têm que procurar morros (até cemitérios localizados em áreas altas) ou um espaço nas ruas ou no fundo do quintal, um “jeitinho”, de “ladinho” para ver se consegue viabilizar contatos telefônicos. Em Laranjeiras, que fica a menos de 30 km de Aracaju, os trabalhadores de indústrias se queixam muito da falta de contatos telefônicos. No Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no bairro Rosa Elze, em São Cristóvao, cerca de 25 mil pessoas, entre estudantes, professores e servidores, também sofrem para conseguir contatos com pessoas que estão em Aracaju. As reclamações já duram mais de 10 anos e nenhuma providência é tomada.

Judiciário quer celeridade e combate à corrupção em 2014


Redução do congestionamento; celeridade judicial; distribuição da força de trabalho; combate a corrupção e o julgamento das ações coletivas. Esses são os objetivos das cinco metas aprovadas para Justiça estadual, em 2014, durante o VII Encontro Nacional do Judiciário e anunciadas no encerramento do evento, na tarde desta terça-feira, 19, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Além das metas, os representantes de todos os tribunais e Conselhos do Brasil aprovaram como macrodesafios do judiciário brasileiro o aprimoramento da gestão da justiça criminal e o fortalecimento da segurança do processo eleitoral. Também ficou definida como diretriz prioritária do Poder Judiciário para o próximo ano orientar programas, projetos e ações para aperfeiçoar os serviços judiciários de primeira instância e equalizar os recursos orçamentários, patrimoniais, de tecnologia da informação e de pessoal entre primeiro e segundo graus.

Quatro magistrados representam Sergipe

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas, avaliou como positiva a escolha das metas “Das 5 metas aprovadas, uma já nasce cumprida, que é a meta que trata da estruturação do quadro pessoal. Já as outras, são metas de produtividade, que o nosso tribunal tem tradição no cumprimento”, ressaltou. A Corregedora Geral da Justiça sergipana, Desembargadora Suzana Maria Carvalho, deu sua contribuição ao encontro participando das palestras e reuniões setoriais. O TJSE também foi representado pelo Juiz gestor do Departamento de Precatórios, José Pereira Neto e a Juíza Corregedora, Anuska Rocha Souza. Durante o encontro, ocorreu uma reunião paralela do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, que contou com a participação do Chefe da Divisão de Jornalismo, Luciano Andrade, sobre a política de comunicação nos tribunais.

Maria abre evento em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

 


A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) abriu ontem (21) evento alusivo ao Dia Nacional de Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e em comemoração à campanha anual dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. “Precisamos, cada vez mais, estarmos atentos à questão da violência que vitima todas as mulheres e, de maneira mais acentuada, as negras e pobres”, afirmou Maria. Realizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o fato contou com palestras de Mônica Oliveira Gomes, da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, e Bruna Cristina Pereira, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade de Brasília (UnB), que abordaram a questão da violência praticada contra a mulher negra. Ao abrir o debate, a parlamentar sergipana apontou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo os quais, entre 2001 e 2011 mais de 60% das mulheres assassinadas no país eram negras. Maria destacou, ainda, que o Mapa da Violência no Brasil, produzido em 2010 pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), revela que as mulheres negras são as maiores vítimas de homicídio doméstico. “Quarenta e oito por cento a mais que as mulheres brancas”, enfatizou a democrata.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
10:20

Destaques esportivos da TV desta quarta-feira

1h10 - Itália x Irã, Copa dos Campeões de vôlei masculino, SporTV 2
 
4h - Nova Zelândia x México, repescagem da Copa do Mundo-2014, Bandsports
 
5h10 - Brasil x EUA, Copa dos Campeões de vôlei masculino, SporTV
 
12h - Irã x Brasil, torneio intercontinental de futebol de areia, SporTV
 
16h55 - São José x São Francisco, Brasileiro de futebol feminino, Fox Sports
 
18h - Criciúma x Santos, Copa do Brasil sub-20 (final), ESPN, ESPN+ e SporTV
 
21h50 - Atlético-PR x Flamengo, Copa do Brasil (final), Band, ESPN Brasil, Globo (para o Brasil) e SporTV
 
21h50 - São Paulo x Ponte Preta, Copa Sul-Americana, Fox Sports, Globo (para SP) e SporTV 2
 
21h - Uruguai x Jordânia, repescagem da Copa do Mundo-2014, ESPN e SporTV 3
 
22h30 - Ottawa Senators x Minnesota Wild, hóquei no gelo, ESPN+
 
0h30 - Dallas Mavericks x Houston Rockets, NBA, ESPN


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/11
10:10

Inscrições para o Bolsa Atleta terminam nesta sexta-feira

Termina nessa sexta-feira, dia 22, o prazo para a inscrição no processo seletivo do Bolsa Atleta 2014, programa de incentivo financeiro destinado a 80 atletas de alto rendimento, oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp). As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da Sejesp, que fica na Rua Lagarto, n° 2150, bairro São José, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Os interessados devem entregar no ato da inscrição cópia de documento de identidade do atleta e do representante legal (em caso de menores de 18 anos); comprovante que o atleta reside, trabalha ou estuda no município de Aracaju; currículo com os títulos já conquistados; declaração da federação; comprovação dos resultados obtidos em 2013 (com indicação da fonte); declaração do conselho municipal de defesa dos direitos da pessoa com deficiência (para paratletas); declaração da escola (para alunos da rede municipal) e ficha de requerimento anexada no edital, que está disponível no site da prefeitura, o www.aracaju.se.gov.br. Todo o material deve ser compilado e ter uma capa contendo foto do atleta, nome, modalidade e categoria que deseja concorrer.

Assim como nos anos anteriores, serão mantidas as quantidades de bolsas e respectivos valores. Serão cinco bolsas Ouro (R$ 1500), 25 na categoria Prata (R$ 800) e 50 na categoria Bronze (R$ 400). Também será mantida a porcentagem mínima de 5% de atletas paralímpicos e de 5% para atletas estudantes que integram a rede municipal de ensino. Podem concorrer a bolsa Ouro atletas de modalidades Olímpicas, Paralímpicas, Panamericanas e Parapanamericanas. Já nas categorias Prata e Bronze estão aptos atletas de todas as modalidades. 

(Da assessoria)


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/11
08:30

TJ de Sergipe adere à campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), através de uma ação da Coordenadoria da Mulher, irá aderir à Campanha Brasileira do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher -. A cerimônia formal de adesão será realizada na segunda-feira (25.11), às 09:30h, na Presidência do TJSE e contará com a participação do Des. Cláudio Dinart Déda Chagas, de desembargadores, da Juíza Coordenadora da Mulher, Adelaide Moura, da Corregedoria, da Escola Judicial de Sergipe (EJUSE) e da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE).

No dia 26.11, a equipe da Coordenadoria da Mulher do TJSE irá visitar o Comando da Polícia Militar e a Guarda Municipal de Aracaju para divulgar a campanha e entregar Laços Brancos para os membros das duas corporações. Já na quinta-feira (06.12), a divulgação da campanha será feita no Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher, no Fórum Gumersindo Bessa e na Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas, no Fórum Olímpio Mendonça.

Campanha do Laço Branco
A Campanha do Laço Branco no Brasil é coordenada por uma Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), grupo de entidades não-Governamentais e núcleos acadêmicos que atuam na área de gênero. As ações são em consonância com a Campanha Internacional que surgiu no Canadá.

De acordo com os Coordenadores, “a Campanha Brasileira do Laço Branco tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em consonância com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e Justiça social.

Em linhas gerais, são desenvolvidas estratégias de comunicação e ação política voltadas a homens de diferentes idades e em diferentes contextos, bem como palestras, ações comunitárias e distribuição de material alusivo à campanha em atos públicos. Intervimos também em processos de formulação e monitoramento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, na forma de controle social sobre as ações do Estado”.

O campo de atuação da Campanha é bem amplo, eles possuem intervenção em escolas públicas, entidades de saúde, instituições públicas e privadas, órgãos de segurança pública e espaços públicos em geral onde se encontram os homens.

As formas de dar visibilidade a Campanha é através de oficinas, divulgação de material educativo, veiculação de material em mídia, participação em eventos culturais como Carnaval, São João, etc.

Como surgiu a Campanha
“No dia 06 de dezembro de 1989, um homem de 25 anos (Marc Lepine) entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em uma sala de aula, ele ordenou que os homens (aproximadamente 50) se retirassem. Assassinou 14 mulheres e depois saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”. Desta forma, ele matou 14 estudantes, todas mulheres. Feriu ainda 14 pessoas, das quais 10 eram mulheres. Depois suicidou-se. Com ele, foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar e na qual ele explicitava a motivação de suas ações, em suas palavras: “mandar de volta ao Pai as feministas que arruinaram a sua vida”.

A partir dessa data desencadeou-se uma série de discussões e debates a cerca da violência contra a mulher. Como uma forma de mostrar que há homens que não compactuam com a violência contra a mulher, um grupo de homens canadenses criou a Campanha e definiu o laço branco como símbolo da não violência contra a mulher.

No Brasil, essa Campanha teve início em 1999 tendo a Rede de Homens como responsáveis pela coordenação da Campanha no Brasil. Várias atividades são desenvolvidas e em parceria com entidades de mulheres e Secretarias de Políticas para as Mulheres nos Estados do Brasil, tem ainda alcance nos interiores do Estado.

Para reforçar a Campanha no Brasil foi criada a Lei 11.489/07, tendo o dia 06 de dezembro como marco e fazendo parte dos 16 Dias de Ativismo. Este movimento concentra várias datas que fazem menção a luta pela igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher, conforme quadro abaixo:

25 de Novembro: Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
29 de Novembro: Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher
01 de Dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS
06 de Dezembro: Dia Nacional de Mobilização dos Ho­mens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Hu­manos

(Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
08:09

Consciência Negra - “O Dia 20 de Novembro e a Mussuca”

Marcos Paulo Carvalho Lima 
Pesquisador

Em 10 de novembro de 2011 a Presidência da República institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, através da Lei 12.519. A data escolhida foi 20 de novembro em homenagem ao líder do Quilombo Palmares morto em combate defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista, local onde os negros escravizados aqui no Brasil se refugiavam. O dia 20 de novembro, aborda temas como: igualdade nas relações étnico-raciais, combate a discriminação e ao preconceito, além de discutir e trabalhar na conscientização da sociedade sobre a importância da etnia negra e sua influência na formação cultural do povo brasileiro, como podemos perceber no modo de ser, saber/fazer, nos lugares, na gastronomia, na religiosidade, nas manifestações artísticas e culturais, entre outros elementos que identificam a cultura brasileira, sendo parte integrante do patrimônio material e imaterial.

O município sergipano de Laranjeiras, possui uma das mais belas paisagens da arquitetura colonial, respira história e cultura, sendo um local destacado no século XIX como centro comercial de Sergipe, onde era desenvolvido no vale da Cotinguiba a atividade agro-açucareira, reunindo o maior número de africanos da província. O município possui uma localidade que é uma referência no que concerne a preservação da cultura afro-brasileira, estamos nos referindo ao Povoado Mussuca, considerado um dos mais significativos reduto da cultura afrodescendente de Sergipe. A comunidade recebeu o título de remanescentes quilombolas em 2006, pela Fundação Cultural Palmares.

No entanto, entendemos que não devemos tratar de questões inerentes aos negros somente em um dia, porém, o dia 20 de novembro é uma data que propicia encontros, diálogos e reflexões sobre temáticas que envolvem esses grupos étnicos, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida desses povos considerados remanescentes de sociedade primitiva, que contribuíram de forma indelével para o desenvolvimento do nosso país.

Aracaju, 19 de novembro de 2013


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos