19/11
09:53

Prefeito recebe menção em apoio ao projeto do Rio São Francisco

Bastante entusiasmado com os resultados da palestra proferia em julho em Maceió, o prefeito João Alves recebeu no dia 14 das mãos dos organizadores do evento, uma menção assinada por todos os engenheiros representante dos diversos CREAs (Conselho Regional de Engenharia Agrônoma) do Brasil que apóiam o projeto de revitalização do Rio São Francisco apresentado pelo prefeito durante o 8º Congresso Estadual dos Engenheiros. O projeto foi bastante elogiado por sua viabilidade e também contou com o apoio do presidente da CONFEA.

Emocionado com reconhecimento de todos os CREAs ao projeto de revitalização do Rio São Francisco, João Alves disse que tudo isso é resultado do esforço de mais de seis anos. "Perdemos a luta da transposição, e a obra foi feita de qualquer jeito. Por conta disso, resolvi me aprofundar e estudar uma maneira de salvar o rio que está morrendo. Quem for ao Rio São Francisco vai perceber que a nascente agora é uma faixa de água mínima, que foi estreitando e invadido por seguimentos arenosos. O avanço das águas do mar para o rio já chega a 150 km, prova disso é a que já há peixes de alto mar, como o robalo, sendo pescado em Porto da Folha".

Da Assessoria
Foto: Sergio Silva


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/11
09:49

Guardas Municipais concluem instrução de Ações Táticas

Dois representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) concluíram o II Estágio de Nivelamento de Ações Táticas (Enat), promovido pela Superintendência de Polícia Civil de Sergipe, por intermédio da Acadepol. O curso aconteceu durante 15 dias, e consistiu em uma especialização que visa qualificar o profissional em operações para as áreas urbana, rural e aquática.

A instrução foi direcionada para agentes da polícia civil e demais forças de segurança. Para ingressar no curso o candidato precisou ser aprovado em duas avaliações: o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Aptidão Tática (TAT). O primeiro consistiu em provas físicas que envolveram corrida, natação, barra fixa e abdominal e o segundo em prova de tiro policial.

Participaram da experiência os guardas municipais (GMs) Edrei Haniel e Noberto Lima. Ao relatar a vivência no curso, o GM Haniel contou que recebeu instruções em vários ambientes, a exemplo da selva e da caatinga, onde aprenderam sobre patrulhamento e sobrevivência no local.

Da Assessoria
Foto: Ascom/GMA


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
09:43

Cruzes homenageiam vítimas do trânsito em Aracaju


Mais uma vez, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e órgãos parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju chamaram a atenção da população aracajuana quanto às elevadas estatísticas de mortes no trânsito, a importância do uso dos equipamentos de segurança e observância às leis.

O Comitê realizou nesta segunda-feira, 18, uma blitz educativa com ato simbólico na Rotatória do Caju. O evento fez alusão ao ‘Dia Mundial em Memória às Vítimas no Trânsito', comemorado oficialmente no terceiro domingo de novembro e teve por objetivo a conscientização dos condutores e consequentemente, a diminuição dos índices de acidentes com mortes em Aracaju, que desde janeiro até novembro apontam 86 óbitos.

De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, "o dia de hoje corresponde àquele dia em que devemos repensar as nossas atitudes no trânsito. Se tivéssemos um pouco mais de cuidado, consciência, zelo e respeito pela vida do outro, elas poderiam não ter sido interrompidas. A nossa intenção é mostrar aos aracajuanos que se começarmos a pensar menos em nós mesmos, as coisas podem mudar no trânsito".

Da Assessoria
Foto: Ascom/SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/11
08:40

Fábio Reis assina convênio e garante R$ 4 milhões para Lagarto

Nesta segunda-feira, 18, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) participou da solenidade de assinatura dos convênios provenientes de suas emendas no município de Lagarto. Os recursos serão utilizados em obras de pavimentação, reformas de praças (a exemplo das Praças da Piedade e a Filomeno Hora), construção de quadras poliesportivas, aquisição de patrulha mecanizada e equipamentos para agroindústria, além da construção de um horto municipal. A solenidade aconteceu na sede do poder municipal e contou com a presença de várias autoridades, entre eles o prefeito de Lagarto, Lila Fraga (PSDB). O representante da Caixa Econômica Federal, Marco Antônio Queiroz, parabenizou o parlamentar pelo empenho e comprometimento na liberação das emendas para o seu município, e ratifica que essas emendas vão melhorar o acesso aos serviços públicos. “Quando um deputado federal se preocupa com a sua população e se empenha para trazer estas emendas, ele consegue uma grande satisfação do povo. É bom que fique claro que foi um empenho extra-orçamentário, vindo do esforço dele”, declarou. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
08:26

Vereador cobra reforma dos abrigos de ônibus

 Dr. Agnaldo Feitosa (PR), utilizou o Grande Expediente da Sessão de quinta–feira, 14, para cobrar da Superintendência Municipal  de Transportes e Transito (SMTT) de Aracaju, a reforma dos abrigos de ônibus na capital, que estão sem cobertura, dizendo que vai continuar cobrando esta reforma, porque o usuário não suporta mais essa situação. O vereador está exigindo também a saída de duas empresas de ônibus que estão circulando em Aracaju, sem aceitar o cartão “Mais Aracaju”, prejudicando o usuário que não dispõe do dinheiro e disse que essas empresas na fazem parte do Sistema Integrado de Transporte (SIT) da região metropolitana.

O parlamentar, mais uma vez destacou a caminhada de diabetes, que ocorreu sábado, 9/11, e sua importância e levou uma equipe de técnicos na área da saúde para fazer o teste do diabetes com vereadores e servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante á realização da sessão.

Durante a cobrança dos abrigos nos pontos de ônibus em Aracaju, Dr. Agnaldo fez a cobrança para a SMTT e ao mesmo tempo querendo saber onde eles estão, dizendo que os vereadores foram chamados para uma reunião e todos ficaram alegres com a notícia que uma empresa ia fazer toda reforma dos abrigos. “Abraçamo-nos comemorando essa informação e estou preocupado, porque o próximo inverno vem aí, provavelmente de março para abril e se não começar colocar agora fica muito difícil”, afirmou.

O vereador disse que essa mesma empresa, que fechou o negócio para instalar os abrigos em Aracaju, fez toda aquela festa e depois colocou uma conta dizendo que não vale apena fechar esse negócio, alegando só ter aproximadamente 150 abrigos para ela fazer a propaganda e os demais não vai ser possível, “Nós já aprovamos algo para reforma desses abrigos, a partir de hoje, vamos exigir, queremos os abrigos construídos este ano e são mais de 1000 locais que estão aguardando esse problema ser resolvido”, cobrou Dr. Agnaldo.

Continuando seu pronunciamento, o vereador cobrou da SMTT, providências em relação às duas empresas de ônibus que não mais são filiadas ao  Sindicato das Empresas de Transportes Públicos (SETRANSP), mas continuam operando no Sistema Integrado de Transportes, em várias linhas que rodam de Aracaju para alguns municípios, sem permitir a catraca eletrônica. “É um afronto e mais uma vez a SMTT nada faz para retirar esses ônibus que estão rodando no Sistema de Aracaju, desrespeitando o usuário”,declara.

Para o vereador esses ônibus, para fazer parte do SIT, têm que obedecer às regras da SMTT de Aracaju, aceitando o passe escolar, inclusive o  cartão “Mais Aracaju”, e não simplesmente, querer afrontar o SETRANSP, baixando o valor da passagem para R$ 2,00 e ficar por isso mesmo. Então exigimos que a SMTT tome uma atitude com esse tipo de transporte ou a gente vai apresentar uma moção de repúdio contra a SMTT”,colocou.

Dia do Diabetes

No Dia Nacional do Diabetes, Dr. Agnaldo preparou um trabalho especial, alertando às pessoas como devem se precaver para esse problema de saúde, contando com o apoio do jornalista Antonio Valadão, promovendo o teste do diabetes levando técnicos da área da saúde para, que avaliaram os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com o recolhimento do sangue e passando  orientações para quem foi consultado. “Foi um trabalho importante, que fizemos na sessão deste dia 14, a data mundial do diabetes, levamos para o plenário o alerta e na sala de imprensa uma equipe de técnicos fazendo o atendimento aos colegas de parlamento e as demais pessoas que compareceram.  Foram mais de 100 atendimentos, onde três deram positivos. Quero agradecer o apoio do jornalista Antonio Valadão, que trouxe a idéia e aprovada”, frisou.

Na tribuna o vereador, novamente falou da caminhada de alerta ao diabetes que aconteceu sábado passado, na praça do Mini Golf, para o parque da  Sementeira, que contou com aproximadamente 4 mil pessoas e contou com o apoio da Secretária Municipal de saúde (SES), através da secretária Goretti Reis que colocou uma grande estrutura e com a coordenação do médico Raimundo Sotero, que ao longo dos anos vem fazendo um grande trabalho e do incansável jornalista Antonio Valadão, que foi outro baluarte. “Mas é necessário que as pessoas se cuidem todos os dias, fazendo suas atividades físicas, procurando uma alimentação adequada e quem não têm essa síndrome, se prevenir, buscando as orientações necessárias para tentar evitar”, alertou. (Da assessoria)

Foto: Heribaldo Martins 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
08:21

Jackson busca identificação de terrenos da União para construção de casas

 Dinamizar o processo de identificação de áreas pertencentes à União para viabilizar a construção de habitações populares em Sergipe. Este foi o objetivo de uma visita realizada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, à sede da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), na tarde desta segunda-feira, 18. Acompanhado do deputado estadual João Daniel, o governador foi recebido pelo atual superintendente, Teófilo Melo, e por seu antecessor, Waldemar Bastos Cunha.

“Queremos identificar e propor a utilização de áreas pertencentes à União para a construção de casas para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Há muitas da União em Aracaju e nós poderemos, aliados aos interesses da Caixa Econômica Federal, que é um banco com finalidade social, promover a construção de diversas habitações direcionadas à população de baixa renda”, argumentou o governador em exercício.

Segundo Jackson Barreto, este é um dos objetivos das políticas sociais do Governo Federal e do Governo do Estado. “Temos uma imensa demanda de famílias pobres que estão aí sem habitação. A minha presença aqui demonstra o compromisso social que é uma marca da minha atuação política, visando aliar o fato da posse de diversas terras pela União à existência  de recursos específicos no banco social e executor da política habitacional do Governo Federal, que é a Caixa Econômica, para conseguirmos promover esses benefícios com o apoio e participação do Governo do Estado”, destacou Jackson Barreto. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
08:17

AL concede Título de Cidadão Sergipano a Francisco Ivens


A Assembleia Legislativa de Sergipe, atendendo a uma indicação do deputado estadual Zeca da Silva (PSC), concedeu no final tarde dessa segunda-feira (18), o Título de Cidadão Sergipano ao empresário cearense, Francisco Ivens de Sá Dias Branco. A solenidade foi bastante concorrida e contou comas presenças de amigos, familiares e autoridades políticas e do meio empresarial. O governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), prestigiou a solenidade. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM),foi representado pelo vice, José Carlos Machado (PSDB). Empresários sergipanos como João Carlos Paes Mendonça, Luciano Barreto (Celi), Edvan Amorim, Albano Franco e Hugo Gurgel. Ao justificar a homenagem, Zeca da Silva disse que a homenagem se estende aos milhares de colaboradores que fizeram e fazem parte da trajetória de dedicação a vida empresarial de Francisco Ivens. “Ele possui atividades empresariais espalhadas pelo País que ajudam a mudar para melhor a realidade das pessoas. Homenageá-lo é prestar reverência a Fortaleza (CE), ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Piauí e Sergipe”. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
08:04

TCE condena ex-presidente da Câmara de Telha a restituir gastos com eventos da Embraevs

Mais um processo decorrente do uso de recursos públicos em eventos promovidos no ano de 2010 pela Empresa Embraevs foi julgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) no Pleno da última quinta-feira, 14.

Desta vez, seguindo o voto do relator, o conselheiro-substituto Rafael Fonsêca, o colegiado decidiu, por maioria, determinar que o então presidente da Câmara Municipal de Telha, João Messias Vieira de Souza, restitua ao erário o valor de R$14.950, além do pagamento de multa de 10% sobre essa quantia.

O processo teve origem com a representação do Ministério Público de Contas, por meio do procurador João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, com base na 'Operação Minerva', da Polícia Civil sergipana, que, segundo o relatório levado ao Pleno, concluiu que os eventos investigados seriam "mero subterfúgio para o deleite turístico dos participantes e lucro da empresa promotora, com utilização de dinheiro público".

Para chegar a tal conclusão, dois eventos foram investigados: o XXXV Congresso Interestadual de Administração Pública, realizado na cidade de Paulo Afonso (BA), no período de 24 a 28 de fevereiro de 2010 e o XXXVI Congresso Interestadual de Administração Pública, realizado na cidade de Pontal do Coruripe (AL), no período de 24 a 28 de março de 2010.

Ao ser notificado o gestor responsável encaminhou defesa, mas não conseguiu provar a realização dos eventos que justificaram o recebimento de valores referentes às inscrições e diárias pelos vereadores.

Voto vencido

Ainda com o voto do relator colocado em discussão, o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo apresentou voto divergente, sugerindo a conversão do julgamento em diligência para que, além do presidente da Câmara, os demais vereadores que receberam os recursos também sejam ouvidos e posteriormente penalizados caso não prestem os devidos esclarecimentos.

"Todos que se beneficiaram com a despesa irregular devem ressarcir o erário e não só e somente o presidente da Câmara", ponderou Clóvis Barbosa.

Diante do novo posicionamento, o conselheiro-relator lembrou que ao ordenador de despesa – neste caso, o presidente da Câmara – compete a autorização para pagamento e a comprovação da correta utilização de recursos públicos, sendo este o entendimento que vem prevalecendo na Corte de Contas sergipana. (da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos