01/11
09:24

Coluna Primeira Mão

SE discutirá disputa judicial de terras quilombolas de Neópolis no Senado,  quinta-feira (05)
 

Uma juíza – Rosivan Machado -, um padre – Isaias Nascimento -, uma procuradora do MPF – Lívia Tinoco - ,  um advogado Geral da União – Marcos Brito -, e uma quilombola – Maria Izaltina vão estar juntos em Brasília, quinta-feira, 05, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado para discutir a posse das terras de Brejão dos Negros, em Brejo Grande, que são disputadas por negros quilombolas de Sergipe. A situação foi levada ao Senado por que a juíza Rosivan, da comarca de Neópolis, teria acusado a Igreja, através do Cáritas de Propriá, órgãos do Governo do Estado  e Movimentos Sociais de terem forjado um quilombo em Brejão dos Negros e querer dar propriedade de terras do povoado para grupos de negros que moram na área. Esse processo começou em 2006.

 
Só André Moura insiste na indicação de Eduardo  Amorim para a PMA

 
Tão somente o deputado federal André Moura insiste na tese de que o senador Eduardo Amorim deverá ser candidato a prefeito de Aracaju pelo grupamento partidário  da oposição puxado pelo PSC. O discurso de André se fortaleceu por causa da transferência do domicílio eleitoral de Itabaiana para Aracaju, adotada pelo senador, que dá sinais de que apoiará a candidatura à reeleição do prefeito João Alves Filho (DEM). Sempre que consultado pela imprensa, o deputado federal lembra que Amorim é eleitor de Aracaju. Já Eduardo diz que “transferi meu domicílio atendendo a um pedido da minha família”. E só.

 
O que fazer para acabar com os salários parcelados?

 
Para alguns governistas, a única saída para acabar com o parcelamento mensal dos salários dos cerca de 50 mil servidores é aumentar a arrecadação. Para outros, a opção poderia ser uma reforma administrativa com uma proposta de um PDV atingindo também os servidores da administração direta. O problema maior seria convencer os servidores de que devem largar os seus empregos em troca de alguns trocados nesse tempo de grave crise econômica. Já está em vigor um Plano de Demissão nas empresas estaduais, que sobrevivem, em sua quase totalidade, penduradas em verbas orçamentárias do Estado, a exceção da Deso. Por enquanto, só consultas para saber como vai funcionar o PDV em vigor. Os servidores lembram ainda quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso lançou o seu PDV apelando para que a categoria  largasse o emprego e se transformasse em um empreendedor. Quem entrou na onda, pegou o dinheiro, gastou e está por aí, na rua da amargura.


João Daniel descarta a  possibilidade de impeachment


“Eu não acredito em impeachment da presidenta Dilma. Não há nenhuma comprovação de nenhuma denúncia contra a presidenta Dilma até hoje. O que existe é muita manobra política de quem perdeu a eleição e não acredita em 2018 e quer, com atalho, chegar ao poder sem ser pelo voto popular dos brasileiros. A presidenta Dilma governará até o último dia do seu mandato concedido pela maioria do povo brasileiro”. A declaração é do deputado federal João Daniel (PT).


Sergipe sediará Fórum dos Secretários de Agricultura Familiar do Nordeste


Já está confirmado. Sergipe vai sediar o 5º Fórum dos Secretários de Estado de Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais, em fevereiro de 2016, conforme informações do secretário Esmeraldo Leal. A decisão faz parte dos encaminhamentos do quarto fórum realizado, durante os dias 29 e 30 de outubro, em Belo Horizonte (MG). Estes encontros vêm acontecendo desde março, já passou por Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e São Luís (MA). Os secretários definiram o Fórum como sendo um espaço muito importante de articulação, de debate e da ação, tendo a agricultura familiar como foco central. O objetivo do encontro realizado em Belo Horizonte foi promover o debate sobre recursos hídricos e propor ações para o convívio com a seca na região do semiárido, nos dez estados que participaram do evento.

 
É o terror  - A Mosca Negra, que ataca os pomares de laranja das regiões Sul e Centro-Sul tem tirado o sossego dos produtores de e mais ainda dos trabalhadores, que andam perdendo seus empregos e colocando a saúde em risco com a intensa aplicação de agrotóxico nas fazendas, sítios e chácaras.

 
Chapas inscritas iniciam campanha pela Ordem de Sergipe

 
Roseline Morais, Henri Clay Andrade e Emanoel Cacho disputarão a Presidência da seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB-SE). As chapas já estão inscritas e agora vem o clima de intensa campanha para conseguir os votos dos inscritos na Ordem e que se encontram em condições legais de escolher os dirigentes. A entidade tem pouco mais de 9 mil inscritos e a eleição acontecerá no dia 27 próximo, das 10h às 18h, e os advogados sergipanos aptos a votar irão eleger a diretoria, conselheiros secionais e federais e diretores da CAA/SE.

 
Deso descarta racionamento de água, mas alerta para desperdício

 
Com a volta do fenômeno meteorológico El Niño, há uma grande possibilidade de termos um verão excessivamente quente e com pouca água à disposição para o consumo humano. O diretor de Operações da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Sílvio Múcio, descarta racionamento de água, mas recomenda à todos que evitem o desperdício. Já os advogados que acionaram a Agência Nacional de Água (ANA) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) em nome de cerca de seis mil pescadores, barqueiros e produtores rurais acreditam que existe a possibilidade de a Grande Aracaju sofrer com falta de água se for adotada a redução da vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó de 900 metros por segundo para 800 metros por segundo, como desejam a ANA e a Chesf.

 
Alvino na fanpage  -  Aos 16 de setembro de 2015, José Alvino Santos Filho protocolou  pedido de inscrição da candidatura à vaga do quinto constitucional do Tribunal Regional do Trabalho, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado de Sergipe. O advogado Alvino  confirmou a sua presença na disputa. Ele também criou uma fanpage para expor e discutir ideias. Acesse  alvino desembargador.


Farmácia na UFS - Especialistas em farmácia participam no Campus de São Cristóvão (Rosa Elze) da Universidade Federal de Sergipe do I Congresso Nordestino de Farmácia, que será realizado de 03 a 07 deste mês.


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 11 12 13 14 15 16

Enquete


Categorias

Arquivos