09/11
21:32

HU será o primeiro hospital do NE a modernizar triagem neonatal

Representantes do Ministério da Saúde (MS) estão no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) para iniciar a implantação do Sisneo, um software destinado às ações de triagem neonatal, incluindo o fluxo laboratorial e de controle do tratamento.

Em Sergipe, é no HU que trabalha a equipe que compõe o Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Estado, envolvendo a busca ativa dos casos suspeitos, a confirmação diagnóstica, o tratamento e o acompanhamento multidisciplinar especializado dos pacientes.

Pioneirismo no NE

O estado é o primeiro do Nordeste e o quarto no país, depois de Minas Gerais, Pernambuco e Goiás, onde está ocorrendo a implantação do sistema. De acordo com a chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HU-UFS (SGPTI), Adicinéia Oliveira, uma equipe do hospital está sendo treinada para utilizar o Sisneo e, assim, poder agilizar, por exemplo, a geração de resultados de exames.

“Além dessa agilidade nos resultados, o software possibilita a manutenção de um registro do acompanhamento dessas crianças, o que é muito importante, inclusive, para a área da pesquisa”, lembra a gestora.

Os consultores do MS foram recebidos pela chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, Djane Oliveira, que apresentou as instalações dos laboratórios e representou na visita a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico do HU-UFS, Flávia Costa, responsável pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal.

“O Sisneo é uma novidade para nós, as pessoas envolvidas estão recebendo o treinamento para possibilitar agilidade na liberação e registro de laudos dos exames da triagem neonatal, melhorando consequentemente nossos processos internos”, complementa.

Ministério da Saúde

Os representantes do Ministério da Saúde que visitam o HU, Diego Lima e Kelly Brito, são consultores de Gestão de Informação da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do MS. Kelly comentou sobre algumas das vantagens do software. “Será possível otimizar a rotina de trabalho dos profissionais do Serviço de Referência em Triagem Neonatal em Sergipe, centralizar e organizar dados e indicadores nacionalmente”, citou.

Já Diego Lima, elogiou a adesão rápida de Sergipe quanto às providências para implantação do Sisneo. “Fiquei impressionado como Sergipe respondeu bem ao processo de implantação do Sisneo, foi tudo muito rápido, com uma ajuda importante da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde”, comentou.

Nas próximas semanas, o Sisneo implantado no HU-UFS enviará dados para um módulo central do Datasus, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, vai permitir um monitoramento completo do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
21:22

Dr. Gonzaga faz alerta sobre o câncer de próstata

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) usou a tribuna para fazer um alerta sobre o câncer de próstata, como parte da campanha de conscientização “Novembro Azul”, com enfoque na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na ocasião, o vereador apresentou dados e informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente no sexo masculino e fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. O Instituto Nacional de Câncer estima mais 61.200 novos casos, para o período de 2016/2017. Com relação aos números de mortes causados por câncer, o de próstata está na segunda posição e a primeira é ocupada pelo de pulmão.

Muitas vezes, o tumor cresce lentamente e estima-se que, cerca de 80% dos pacientes com mais de 80 anos que morreram por conta de outros problemas, nem sabiam que tinham o câncer em seu organismo. Por outro lado, em outros casos, o câncer se desenvolve e se prolifera de maneira muito rápida.

“É por isso que os exames preventivos são tão importantes, pois podem dar um diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances e cura”, lembrou Dr. Gonzaga. Ele também explicou que, a partir dos 45 anos, os homens devem realizar o exame de próstata uma vez por ano. Já aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem fazer o exame após os 40 anos de idade.

Os principais exames são: exame de sangue PSA e o de toque retal. “Este último ainda é envolto de tabus e preconceito, mas é o diferencial para o diagnóstico e o tratamento da doença, porque somente cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares”, alertou o parlamentar.

Em 2011, foi aprovada a Lei Municipal N° 4.101, de autoria de Dr. Gonzaga, que prevê que os postos de atendimento e hospitais públicos disponibilizem a “carteira de exames PSA” e um folheto explicativo esclarecendo sobre os riscos e a necessidade de prevenir o câncer de próstata.

Segundo o parlamentar, a “carteira de exames PSA” deveria conter espaço para datas e anotações médicas dos exames, periodicidade e meios disponíveis para agendamento dos exames. Apesar de ter sido aprovada há mais de seis anos, a carteira não está disponível, conforme prevê a Lei. “Seria mais uma ferramenta no incentivo à prevenção, mas, infelizmente, não foi levada adiante pelo executivo”, lamentou o vereador.

O vereador finalizou reforçando a importância de os homens cuidarem mais da saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. “Não deixe que o preconceito e o machismo atrapalhem a sua saúde. Cuide-se, fazendo o exame preventivo uma vez ao ano”, encerrou. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
21:11

Renantique comemora 21 anos de trabalho

Neste ano de 2017, o Renantique completa 21 anos de trabalho ininterrupto. Em comemoração, será realizado, no dia 29 de novembro, às 20h, no auditório da Sociedade Semear, um concerto em homenagem a quatro compositores, para os quais este ano também é comemorativo. Desses, três fazem parte do universo da música antiga europeia: Heinrich Isaac com 500 anos de morte (1450 – 1517), Thomas Campion com 450 anos de Nascimento (1567 – 1620) e Claudio Monteverdi com 450 anos de nascimento (1567 – 1643). 


O quarto compositor homenageado é o compositor do período colonial brasileiro, o carioca Pe. José Maurício Nunes Garcia com 250 anos de nascimento (1767 – 1830). No programa, o Música Antiga Renantique apresentará também o repertório de música do Brasil Colônia e Império, com: romances ibero-brasileiros, lundus, modinhas e batuques.


Ingressos à venda na Sociedade Semear, Casa do Artista e Loja Habyto, nos valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). A Sociedade Semear localiza-se à rua Vila Cristina, 148, bairro São José.
 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
19:09

Sindicalistas realizam dia de protestos em Sergipe nesta sexta-feira

As centrais sindicais brasileiras também sediadas em Sergipe vão realizar atos de protesto durante esta sexta-feira, 10, em Aracaju e municípios cortados pela BR-101. Há a pretensão também de paralisar as atividades em escolas públicas dos 75 municípios, além de postos de saúde. A mobilização na capital sergipana deverá ser mais intensa a partir das 9h, no centro comercial. Às 15h serão realizadas caminhas pelas ruas do Centro. Há grupamentos que pretendem fazer atos nos terminais rodoviários e nas proximidades das empresas de transporte coletivo.

Os protestos serão em defesa da estabilidade do servidor público e pela revogação da Reforma Trabalhista. A concentração do protesto em Aracaju será a partir das 16h, na Praça do Mini Golfe, vizinho à OAB. A Frente Brasil Popular e todas as organizações do movimento social e sindical que a integram realizaram reunião na tarde da última terça-feira, na sede da CUT/SE para definir todos os detalhes do protesto.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
18:28

Fim de Ano: novo horário vigora em 1º de dezembro no comércio

Com base em acordo coletivo de trabalho firmado entre o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, um novo horário passa a vigorar no Centro comercial e Shoppings de Aracaju já a partir de 1º de dezembro, tendo em vista as compras e festas de final de ano.

Conforme o Sindilojas, ficará assim definido o novo funcionamento do comércio a partir de 1º de dezembro:


Centro/Comércio – de 1º a 15 /12 – 08 às 21h


                            - de 16 a 31/12 – 08 às 22h  

                            - Dias 24 e 31/12 (véspera Natal/Ano Novo) – 08 às 17h


Shoppings Centers – de 1º a 15/12 – 10 às 22h

                              - Maga Lojas e Âncoras – 09 às 23h

                              - de 16 a 30/12 – 10 às 23h

                              - Mega Lojas e Âncoras – 09 às 23h

                              - 24 e 31/12 (véspera Natal/Ano Novo) – 09 às 18h – Todas as lojas do shopping. 



Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
18:02

Ministro da Educação inaugurará Centro de Diagnóstico da UFS

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participará no próximo dia 15 do ato de inauguração do Centro de Diagnóstico e Anexo Hospital do Hospital Universitário (HU),  da Universidade Federal de Sergipe. A confirmação da presença aconteceu hoje e a solenidade será realizada na rua Cláudio Batista s/n – Bairro Cidade Nova, em Aracaju (SE), conforme informações do gabinete do reitor Angelo Roberto Antoniolli.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/11
10:24

Vaquejada pode se tornar patrimônio Cultural brasileiro

Defensor da vaquejada como expressão cultural do Brasil, o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) recebeu nesta quarta-feira (08) o vice-presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) Marcos Lima e o diretor desta entidade, Jônatas Dantas. Eles foram tratar do Projeto de Lei 8240 de 2017, que objetiva tornar a vaquejada bem de natureza imaterial do patrimônio cultural brasileiro, ideia também defendida pelo deputado.

“Todos sabemos da força da vaquejada no Brasil, especialmente no Norte e Nordeste. É uma atividade cultural reconhecida pelo nosso não apenas pela capacidade para gerar milhares de empregos diretos e indiretos, mas por ser uma tradição nacional, que também movimenta a economia e traz diversão à população. Sempre defendi a regularização da prática e o direito dos vaqueiros de se organizarem e promoverem as festividades”, destacou André Moura.

Marcos Lima pediu ao líder para intervir junto à presidência da Câmara dos Deputados para o projeto de lei [de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB-PB)] ser apreciado com celeridade naquela Casa. “Há duas semanas, o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) esteve com o presidente Rodrigo Maia em busca de solução para o impasse e apresentou à Mesa Diretora requerimento de urgência para o projeto ser apreciado pelos deputados. Pedimos ao deputado André Moura para nos ajudar a pautar a matéria ainda neste ano”, pontuou.

Histórico – No fim de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 304/17 com normas de proteção aos esportes equestres. O texto acresceu à constituição um parágrafo proibindo práticas desportivas cruéis que utilizem animais, como vaquejadas, rodeios e demais esportes equestres, ressalvadas as registradas como manifestações culturais e bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural brasileiro. Com a aprovação, nenhum entrave jurídico pode impossibilitar a realização de eventos dessa natureza. (Da assessoria)

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/11
21:57

PSOL convida o PSTU para compor Frente de Esquerda de SE

Consultado hoje pelo blog, o PSOL informou que trabalha pela unidade dos partidos de esquerda em uma frente. "Nós, PSTU, PCB e PSOL somos aliados sempre. Construimos no dia-a-dia diferentes mobilizações em torno da defesa dos direitos de nossa classe, a classe trabalhadora. Inclusive no próximo dia 10 de novembro estaremos juntos construindo o dia nacional de lutas aqui em Sergipe", informou a assessoria do PSOL, partido que lançou o nome da professora Sônia Meire para a condição de pré-candidata ao Governo de Sergipe. PSTU e PSOL andam se estranhando.

O PSOL informou ainda que "do ponto de vista eleitoral, nós estamos construindo o diálogo com esses partidos ( que fazem parte da Frente de Esquerda) para construção de um programa e tática eleitoral para o próximo ano. O PCB já sinalizou que fará parte da Frente de Esquerda, quanto ao PSTU, acreditamos que o partido ainda está realizando seu debate interno para tomar essa decisão, contudo, desde já, deixamos o convite para que o PSTU venha também compor conosco esta Frente no pleito eleitoral de 2018".



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos