29/11
23:47

Chifrudo dobrado

Geraldo Duarte
Advogado

Conhecido bodegueiro da Avenida Carneiro Mendonça, bairro Demócrito Rocha, ganhou fama nos anos sessenta e setenta do século passado.

Não somente pelo sortimento de produtos, crescentes vendas, localização do ponto comercial e converseiro com os fregueses. Em particular, aqueles do grupo de cachaceiros que se postava, diariamente, no reservado especial para os papudinhos.

O merceeiro incumbia o despachar de gêneros alimentícios e de armarinho a um auxiliar e dedicava-se, quase exclusivamente, à mercancia de bebidas alcoólicas. Cerveja e cachaça as mais solicitadas. Ingeridas e complementadas por goles do santo, caretas e cusparadas tradicionais ao pé do balcão.

Assuntos destacados faziam-se os da vida alheia. Fofocas acerca de moradores. Mudanças madrugadoras de pessoal da caderneta do fiado. Entretanto, os campeões imbatíveis, mostravam-se os casos de cornos e cornagens.

Preferidos pelo mercante, habitual incentivador, comentando casos da área.

Os fregueses admiravam-se de sua desenvoltura na temática, pois o sabiam chifrudo. Desconheceria as peripécias da esposa? Houve quem dissesse até cego enxergar.
Sempre acontece “um belo dia” em histórias e, nesta, existiu. Um, do tipo “convencido”, soube ter o comerciante o citado como tal e foi tomar satisfações.
Deram-se acalorados insultos e ameaças mútuas de lavagem da honra com sangue. A turma do “deixa disso” interveio e acalmou os galhudos.

Parecia tudo sanado, quando o acusado gritou: “Posso ser corno, mas não sou corno dobrado!”.

Curiosice total. Corno dobrado? Explicação deu-se: o negociante era traído com homens e com mulheres...
 
*Administrador e dicionarista.    


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/11
23:46

Edvaldo discute projetos de Cidade Inteligente com secretariado

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu parte do secretariado, na manhã desta quarta-feira, 29, para discutir as iniciativas do programa "Cidade Inteligente" para Aracaju. No evento, cada secretário expôs o andamento dos projetos que estão sob a sua responsabilidade. O programa envolve ações nas áreas de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Protagonismo do Cidadão.

"Conforme o compromisso que assumi com todos os aracajuanos, nosso governo tornará Aracaju uma cidade mais humana, inteligente e criativa. Todo o nosso planejamento tem sido neste sentido. Mas para alcançarmos êxito temos que priorizar o essencial para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Estou cada vez mais convencido de que vivemos novos tempos, nos quais não adianta as mesmas ideias e soluções do passado. É preciso encontrar novos caminhos e trabalhar com foco. É correr atrás para que os projetos deem resultado", afirmou o prefeito.

Na reunião, foram discutidos os projetos "Aracaju na palma da mão" (a partir do qual o cidadão terá as condições de interagir diretamente com a prefeitura através da internet), "Aracaju Conectada" (que prevê a instalação de Wi-Fi gratuito em áreas públicas de lazer e grande movimentação de pessoas), Prontuário Eletrônico (ação que irá digitalizar a rede municipal de Saúde para integrar informações dos usuários e agilizar o atendimento), além do cadastro unificado de informações do cidadão.

Foto: Marco Vieira/PMA
 
 
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/11
23:45

Sensibilização ao combate à exploração sexual na Orla de Atalaia

Buscar o apoio dos donos de bares e restaurantes no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal da Assistência Social ao realizar mais uma abordagem social na Orla de Atalaia, na tarde desta quarta-feira, 29. 
 
Aracaju é uma cidade com forte apelo turístico e, durante os meses de dezembro e janeiro, recebe uma grande quantidade de pessoas. Nesse período, é importante que a sociedade atente para o aumento da incidência do trabalho infantil e da exploração sexual. Para alertar e erradicar as práticas na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Assistência Social tem trabalhado constantemente na sensibilização da sociedade e em parcerias com entidades públicas e privadas. 
 
Para a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, trabalhar em parceria com a sociedade é sempre a melhor alternativa. “Sempre que possível procuramos o apoio da população em nossas ações e esse é um tema de que os cidadãos não podem se eximir. Para que as nossas crianças e adolescentes sejam protegidos, precisamos de todos juntos para denunciar e não naturalizar as agressões contra os nossos pequenos. Temos trabalhado em união também com toda a rede de proteção social na sensibilização da comunidade”. 

Foto: Danillo França
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/11
23:44

Projeto “Respeita as Mina” é lançado

A proposta é funcionar como uma roda de conversa de “mina para mina”, incentivando o empoderamento feminino para a conquista da autonomia

Abrindo as comemorações alusivas à Campanha 16 Dias de Ativismo, a coordenadoria Estadual de Políticas Para as Mulheres da Secretaria de Estado da Inclusão Social faz o lançamento, nesta quinta-feira, 30, do Projeto “Respeita As Mina” em Sergipe, com apresentação de Carla Ramos, secretária de Estado de Políticas para as Mulheres da Bahia. O lançamento acontecerá às 09h, no auditório do Palácio dos Despachos, com a participação de representantes dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), secretarias municipais de Assistência Social e integrantes dos órgãos que compõem a Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Originado na Bahia, o “Respeita as mina” é um projeto que prevê ampliar as ações da rede de atenção às mulheres em situação de violência nos municípios, envolvendo ações governamentais e não governamentais que contribuam para o enfrentamento à violência. A proposta é funcionar como uma roda de conversa de “mina para mina”, incentivando o empoderamento feminino para a conquista da autonomia. Durante a apresentação do projeto, serão divulgadas as estruturas que antecedem a sua implantação em Sergipe.

“Por ser um projeto já implantado em diversos lugares e com grande alcance na disseminação de informações de prevenção, com certeza irá trazer bons frutos quanto ao número de denúncias e casos de violência contra a mulher aqui no Estado. Estamos, com ele, ampliando as ações de cuidado com as mulheres”, pontuou Edivaneide Paes, coordenadora Estadual de Política para as Mulheres da Seidh.

Foto: Ascom/ Seidh


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/11
23:42

Dezembro Vermelho: no mês de prevenção da Aids, testes rápidos serão disponibilizados

Em Sergipe, de 1987 até este ano, foram notificados 6.027 casos de HIV/Aids, sendo 4.011 homens e 2.016 mulheres

Com base na Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, que institui a Campanha Nacional de Prevenção à Aids e Demais Infecções Sexualmente Transmissíveis, chamada de Dezembro Vermelho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará no próximo mês diversas ações de prevenção à doença, para sensibilizar a população sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. Além disso, serão ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, através da Unidade Móvel do Programa IST/Aids da SES, em locais públicos da cidade.

“Realizaremos ações educativas para públicos diversos. Teremos palestras em escolas, empresas, praças da cidade e também a oferta dos testes rápidos para estimular as pessoas a fazerem os exames. Nosso objetivo no Dezembro Vermelho é conscientizar a população sobre a prevenção à Aids porque, infelizmente, muitas pessoas continuam não utilizando o preservativo nas relações sexuais. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas, 50% da população usa camisinha nas relações ocasionais, o que é muito preocupante, já que temos várias campanhas de conscientização e também preservativos disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF)”, disse o gerente do Programa da SES, Almir Santana.

Em Sergipe, de 1987 até este ano, foram notificados 6.027 casos de HIV/Aids, sendo 4.011 homens e 2.016 mulheres. Almir alerta que os casos não param de crescer no Estado, assim como em todo o país. “Precisamos falar muito mais da Aids porque os casos da doença tem sim crescido e isso deixa claro que muitas pessoas continuam relaxando quanto ao uso do preservativo”, declara.
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/11
23:39

Governador defende que empresas priorizem trabalhadores sergipanos nas obras da termelétrica

O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas reuniram-se, na manhã desta quarta-feira, 29, com representantes do Movimento SOS Emprego e da empresa Centrais Elétricas de Sergipe (Celse)

O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas reuniram-se, na manhã desta quarta-feira, 29, com representantes do Movimento SOS Emprego e da empresa Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) para tratar da priorização da mão de obra sergipana na construção da Usina Termelétrica Porto de Sergipe. Os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Samuel Barreto, Georgeo Passos, Moritos Matos e Jairo Santana também participaram das discussões. 

O governador destacou que, desde o início do processo de atração da termelétrica para Sergipe, o objetivo maior sempre foi a garantia de emprego para o presente e o futuro do povo sergipano. “Estamos preocupados com o Sergipe de hoje e com o legado que deixaremos para o amanhã. Garantimos trazer uma termelétrica que vai gerar empregos, que traz modernidade e que tenha compromisso com o futuro de Sergipe, com as novas gerações, mas não estamos só preocupados com o futuro, nossa preocupação também é com o presente, com o desemprego. Meu desejo, quando busquei a termelétrica, sempre foi pensar no presente e futuro, para quando eu sair do governo poder deixar emprego para umas duas gerações”, frisou.

Foto: Marcelle Cristinne / ASN


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/11
22:06

Em Sergipe - PPS terá novos quadros para as eleições de 2018

O empresário Laurinho Menezes deverá ser candidato a deputado Federal pelo PPS em 2018. Para viabilizar esse projeto ele irá se filiar ao partido no dia 06 de dezembro, às 15h. O ato será na sede da agremiação, em Aracaju. Também se filiarão ao mesmo partido o advogado e ex-delegado da Polícia Federal Kércio Pinto, o ex-prefeito de Propriá, José Américo, Edson da Selte, Jailton Santana e os Teixeira (caminhões) de Itabaiana. As informações são do presidente do PPS, Clóvis Silveira.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/11
17:15

Certidão de nascimento com CPF já pode ser obtida na MNSL

Obter certidão de nascimento na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) é um processo fácil e rápido, já que a maternidade tem um cartório instalado na unidade, o qual emite, gratuitamente, a certidão de nascimento com o CPF para os bebês nascidos na instituição de saúde. O ideal é que os bebês já saiam da maternidade com nome e sobrenome e com o CPF no mesmo documento. Esse procedimento teve início no dia 17 de outubro na maternidade, onde, no mês de outubro foram emitidas 109 certidões de nascimento.

“O primeiro documento de validade jurídica de uma pessoa, é a Certidão de Nascimento, ele comprova a sua existência, idade, nacionalidade, o nome dos seus pais, além de outras informações. Sem este registro, o indivíduo fica impedido de exercer seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais. A partir deste momento, o recém-nascido pode ser incluído em programas sociais e ter garantido seus direitos, estabelecidos pela Constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, afirma a Assistente Social Fátima Andrade.

O cartório da MNSL funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 20 horas (horário no estendido). As certidões podem ser obtidas das 8 horas às 17 horas, e, posterior a este horário, o profissional esclarece as dúvidas dos pais; orienta sobre os documentos necessários e faz entrega das certidões já autorizadas pelos cartórios que estão unificados e interligados com a MNSL. São eles o 13º, 15º , 6º e 7º ofícios, segundo informou a auxiliar Administrativo Cristiane Teles.

“Para fornecer a Certidão de Nascimento precisamos, inicialmente, da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitido pelo corpo clínico da maternidade logo após o parto. Além disso, também pedimos os documentos de identificação dos pais como RG e CPF, dois e-mails dos pais ou de familiares’’, disse Fátima Andrade.

Cartão SUS

Além da Certidão de Nascimento com o CPF no documento, o Cartório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes emite, também, o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). Através do cadastro, os usuários e profissionais da saúde recebem um número nacional de identificação, que fica em uma base de dados disponível em todo o país.

“O cartão SUS possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para que sejam emitidas as Certidões de Nascimento é necessário que os pais apresentem RG; CPF. Certidão de Casamento (caso sejam casados oficialmente) e e-mails dos genitores”, disse Cristiane Teles.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos