30/11
17:12

Orquestra Jovem de Sergipe faz apresentações em dezembro

Já nesse domingo, dia 02, tem uma apresentação no Monumento Marcelo Déda, no Parque da Sementeira, em uma Missa Campal, às 16h

Neste mês de dezembro, com as celebrações de fim de ano, a Orquestra Jovem de Sergipe está com a agenda recheada de apresentações. Neste domingo, dia 02, os jovens se apresentarão no Monumento Marcelo Déda, no Parque da Sementeira, em uma Missa Campal, às 16h.

No dia 06, a Orquestra se apresenta na Feira Cultural da Escola Municipal Professora Joaquina de Souza, na Cidade de Estância, às 14h. No dia 07 no Shopping Jardins. No dia 14, às 20h, no Natal da Gente, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda. No dia 15, às 9h, em Concerto da Energisa.

Já no dia 20, às 9h, acompanhando o Coral da Fundação Ulysses Guimarães, a apresentação será na Rodoviária Nova. No dia 21, às 16h30, no Palácio Museu Olímpio Campos. E no dia 22, às 14h, acontece o encerramento das atividades 2018, no Espaço Cuidar.

A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Banese e Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Educação (Seed) e da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, da empresa Energisa, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Diego Disouza/Ascom-Secult 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
30/11
16:57

Cope desarticula associação criminosa responsável por roubos a veículos e estabelecimentos comerciais na capital

Na ação, cinco suspeitos foram localizados, dos quais quatro morreram; o grupo também foi responsável por um arrastão em uma escola no Santos Dumont

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) chegou até cinco integrantes de uma associação criminosa responsável por roubos de carros e a estabelecimentos comerciais na capital. Desde o dia 14 de novembro a unidade investigava o grupo e, nesta sexta-feira, 30, após mais uma investida criminosa, os agentes localizaram os acusados no bairro Porto Dantas.

Na ação, quatro suspeitos entraram em confronto, foram socorridos para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), mas morreram logo em seguida. O grupo foi responsável por dois roubos de carro no dia 14 (no Centro e no bairro Coroa do Meio) e, em seguida, roubaram duas mercearias (na avenida Visconde de Maracaju, na Zona Norte, e no conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro).

Já no dia seguinte, o grupo roubou um outro veículo, no conjunto Castelo Branco e um estabelecimento comercial. A associação criminosa também foi responsável por um arrastão em uma escola no bairro Santos Dumont. Nesta sexta, 30, os acusados roubaram dois veículos (modelos Prisma e HB20) e, logo em seguida, foram localizados pelos agentes da unidade especializada da Polícia Civil.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
30/11
16:46

Comissão de Finanças da Câmara debate a LOA

Orçamento de 2019 será 2.5% maior que o do ano atual

Uma tarde de discussões acerca do orçamento para 2019 na capital sergipana. Assim foi a quinta-feira, 29, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante a reunião da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, onde os vereadores membros opinaram sobre alguns pontos da Lei e conversaram sobre emendas que poderão ser feitas a este instrumento. O orçamento de 2019 será de 2.382 bilhões de reais, tendo um aumento de 2,5% se comparado ao ano anterior, que foi de 2.323 bilhões.

De acordo com o vereador Thiaguinho Batalha (PMB), a partir desta reunião, a comissão tem 15 dias para emitir parecer. “Vamos nos debruçar sobre essa Lei e garantir que tenhamos um orçamento responsável e que atenda as necessidades do povo aracajuano. Nossa expectativa é fazer a leitura do parecer da Comissão no dia 12 e iniciarmos a primeira votação da LOA no 13. Posteriormente abriremos o prazo de 24 horas para inclusão de emendas dos demais vereadores e iniciarmos a discussão delas no dia 18”, explica.

O vereador Américo de Deus se mostrou satisfeito com a Loa, mesmo tendo um aumento de 2,5%, pois, segundo ele, o momento é de atenção com as finanças pela mudança de governos federal e estadual. Além disso, o vereador sinalizou que irá apresentar algumas emendas individuais à Lei. “Nenhuma delas irão alterar o orçamento, apenas realocá-lo onde achamos mais pertinente”, frisa. Fábio Meireles concordou com as ideias do colega Américo e ressaltou a importância de ter cautela com a LOA de 2019. 

Já o vereador Jason Neto, ressaltou sua preocupação com áreas como esporte, educação e segurança e saúde, as quais irá propor emendas. “Além disso temos uma preocupação grande com a área dos mercados e iremos propor uma emenda também para aquela região. Sem dúvida, 2019 será um ano diferente, que poderemos trabalhar ainda mais para melhorar a vida da nossa população”, completou o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Imprensa do parlamentar Thiaguinho Batalha
Foto: Heribaldo Martins


Política
Com.: 0
Por Redação
30/11
16:36

Audiência Pública: Falta de vagas em creches será discutida pela Defensoria Pública nesta sexta-feira, 30

As deficiências das creches no Bairro América e adjacências estão sendo apuradas pela Defensoria Pública

A busca por uma vaga nas poucas creches da Capital tem sido uma via-crúcis para mães e pais que não têm com quem deixar seus filhos. E para reduzir essa problemática, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente, iniciou uma série de audiências públicas nos bairros para ouvir as reivindicações e concretizar o direito à educação infantil.

O projeto “Creche: Um Direito a ser garantido” teve início no dia 19 de Outubro, na Escola Santa Rita de Cássia, no Bairro América, onde contou com a participação dos defensores públicos Karine Neri e Paulo Cirino, servidores da Defensoria Pública, dezenas de mães e pais, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselheiros Tutelares do 2º Distrito, diretores de escolas e professores.

A próxima Audiência Pública acontece nesta sexta-feira, 30, às 16h, na Escola Municipal Papa João Paulo II, no Bairro Santa Maria. Os defensores públicos Fillype Rigaud e Daniel Faria estarão apurando deficiências com relação a creches no Bairro e adjacências.  
 
Fonte e foto: Ascom/DPE-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
29/11
19:31

Bombeiros realizam nova edição do Projeto Surf Salva em praia da capital

Instruções teóricas e práticas ocorreram na manhã de quarta-feira, 28

Foi realizada mais uma edição do projeto Surf Salva na manhã desta quarta-feira (28). O projeto busca orientar surfistas sobre a forma mais segura de ajudar alguém em situações de afogamento.

O curso começou por volta das 7:30 no Hotel Orion, dividido em duas partes, a primeira com instruções teóricas de salvamento aquático focando na cadeia da sobrevivência do afogado e prevenções adotadas para a pratica do surf e em sequência parte prática do afogado na praia da Cinelândia.

De acordo com o representante do Salva Surf Brasil, João Paulo Figueiredo essa parceria é de extrema importância “Com a chegada do verão, o nível de afogamento em Sergipe vem crescendo e o surfista acaba sendo um parceiro nesse projeto, por muitas vezes são eles que observam os primeiros índices de afogamento do banhista, eles podem fazer esse trabalho de resgate e salvamento a partir de agora” explica.

O curso que contempla aulas teóricas e práticas também foi realizado nos dias 29 de novembro em Aracaju e 30 de novembro na Barra dos Coqueiros com turmas diferentes e em media de 30 alunos.

Fonte: Ascom/CBM
Foto: Reprodução/SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
29/11
19:22

Itabaiana: Maria diz que situação do matadouro é mais grave do que apresenta

O local está fechado desde que Valmir de Francisquinho, prefeito da cidade, foi preso

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) disse hoje (29/11) que a prefeita de Itabaiana, Carminha Mendonça (PSC), tem trabalhado no sentido de sanar as demandas apontadas pela Justiça há algum tempo, na perspectiva de poder reabrir o matadouro do município. A estrutura foi fechada desde que o prefeito Valmir de Francisquinho foi preso, no início deste mês.

Ao tomar posse, Carminha reuniu os representantes dos setores envolvidos, como marchantes e fateiras e foi ao Ministério Público na tentativa de encontrar uma solução para o problema. “A prefeita não pode, simplesmente, abrir o matadouro, pois estaria incorrendo nos mesmos erros que levaram o então gestor à prisão”, afirmou Maria, adiantando que  “a situação é bem mais grave do que o que se pensa”.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, ela contou que tempos atrás foi feita uma reforma sem as devidas adequações ambientais. Maria citou que o projeto contemplava uma caldeira que seria usada para tratar o sangue dos animais. “Constava no projeto, mas não foi feita porque custava R$ 350 mil”, observou a deputada, lembrando que, à época, foi formalizado um acordo com a Justiça para se fazer os ajustes necessários, mas nenhum ponto foi cumprido.

Agora, observou a deputada, existe uma equipe designada pela prefeita, focada na observância às orientações da Justiça, bem como no cumprimento das deficiências detectadas para que, após saná-las, possa reabrir o matadouro que, há algum período já funcionava sob efeito liminar. “A atual gestão está trabalhando para cumprir o que outrora fora consensuado com a Justiça, pois como bem disse o Juízo em despacho, como está não pode funcionar”, pontuou a deputada.
 
Fonte: Assessoria Parlamentar
Foto: Divulgação/Ascom


Política
Com.: 0
Por Redação
29/11
18:40

Adiada paralisação no Hospital de Laranjeiras que ocorreria nesta sexta-feira

Intenção é assegurar o cargo daqueles os quais sentem-se ameaçados

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) visitou o Hospital São João de Deus, no município de Laranjeiras, para conferir de perto as denúncias recebidas por telefone dos trabalhadores que alegam que estão sendo recriminados pela direção do hospital por conta da paralisação que aconteceria nesta sexta-feira, das 7h às 12h. Contudo, por conta destas condições delicadas, o Sintasa juntamente com os empregados resolveram adiar a paralisação para assegurar o cargo dos que se sentem ameaçados.

“Vamos suspender a paralisação de amanhã (sexta), dando uma confiança à associação que gerencia o hospital para que seja feito o pagamento até a próxima quarta-feira (5). Se não houver o pagamento na conta até este prazo, na quinta-feira, haverá uma assembleia na porta do hospital com indicação de greve por tempo indeterminado”, explicou o gerente do Sintasa, Janderson Alves, que visitou o local ao lado do diretor João Wadson.

Fonte: Ascom/Sintasa

 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
29/11
18:28

Lei Federal: Receitas médicas passam a ter validade de um estado para outro

A nova Lei prevê também que medicamentos possam ser comercializados mesmo que passados por médicos de outro estado

A Lei 13.732 de 2018 foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União no dia 09 novembro, que propõe a validade de receitas de medicamentos controlados ou manipulados em todo território nacional, entrando em vigor em fevereiro de 2019.

A mudança prevê também que medicamentos controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possam ser comercializados mesmo que o receituário seja assinado por um médico registrado em um Conselho Regional de Medicina (CRM) de outro estado.

A nova lei, tem origem no substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 4/2018) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 235/2012. O texto foi aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e enviada à Câmara em março de 2013.  A regra, vale, inclusive, para medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, nos termos disciplinados em regulamento.


Fonte: Rede Alese
Foto: Divulgação/Internet


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos