28/11
17:13

Getam recebe visita de crianças em tratamento contra o câncer

A ação visa colaborar com o processo curativo das crianças e adolescentes que travam a luta contra o câncer

Na manhã dessa terça-feira, 27, policiais militares do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) promoveram um evento para o Grupo de Apoio às Crianças com Câncer (Gacc) de Sergipe. O encontro aconteceu na sede do Grupamento, localizada na Avenida Maranhão, em Aracaju, onde cerca de 20 jovens puderam conhecer a rotina da Unidade.

Durante a visita, crianças e adolescentes participaram de palestras e amostras sobre o material de trabalho utilizado pelos policiais, principalmente a motocicleta. Em seguida, os pacientes conheceram toda a estrutura da sede do Getam.

Sensíveis à situação, os policiais do Getam realizaram uma campanha interna e arrecadaram produtos de higiene, além de proporcionarem um café da manhã para os jovens guerreiros. “Hoje, estamos iniciando uma parceria entre a Polícia Militar e o Gacc, que certamente, deverá contribuir significativamente com a melhora do quadro de saúde de cada um deles”, afirmou com entusiasmo, o subcomandante do Getam, capitão Jonatas Santos.

Um dos principais objetivos da parceria entre o Getam e o Gacc é colaborar com o processo curativo das crianças e adolescentes que travam a luta contra o câncer. Em virtude disso, para o supervisor de comunicação social do Gacc, Fred Gomes, “a ação demonstra a importância do papel social da Polícia Militar, representada pelo Getam, proporcionando um momento de lazer e alegria, que certamente, será inesquecível para esses jovens”.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento.

Fonte: Ascom/PM
Foto: Reprodução/SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/11
16:56

Conservatório de Música de Sergipe celebra 73 anos com Concerto de Aniversário

O Conservatório de Música de Sergipe (CMS) comemora, nesta quarta-feira, 28, o aniversário de 73 anos da sua fundação. Para celebrar a data, o CMS conta com uma vasta programação, durante o período de 26 a 29 de novembro. As atrações são destinadas aos diversos públicos, gratuitamente. Neste mês de novembro, o Conservatório ainda apresenta o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para os interessados em ingressar na instituição.

Nesta quarta-feira, 28, data em que se comemora o aniversário acontecerá o Concerto de Aniversário do Conservatório de Música de Sergipe, às 19h, no estacionamento do CMS. O evento contará com apresentações musicais dos seguintes grupos pedagógicos: Grupo de Música Regional, Banda do Conservatório de Música de Sergipe, Grupo de Choro e Coro Infanto-Juvenil do Conservatório de Música de Sergipe. Já na quinta-feira, 29, às 14h30, acontecerão o Recital de Flauta Transversal e o lançamento do livro "Religião e Política", do professor Gilberto Moura.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: SEED-SE
Foto: Divulgação/Unidade Escolar

 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/11
16:38

Indústria de Transformação gerou 1.065 novos empregos em Sergipe, em outubro

O resultado é fruto da diferença entre admissões e desligamentos

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Cadastro Geral de empregados e desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, revelou que houve saldo positivo de 2.440 vagas de emprego com carteira assinada no Estado, em outubro deste ano. O resultado é fruto da diferença entre admissões (8.667) e desligamentos (6.227).

Por outro lado, o destaque da criação de empregos no estado de Sergipe, em outubro deste ano, foi para o setor da Indústria de Transformação com a criação de 1.065 novos empregos. Logo em seguida, o setor agropecuário apontou saldo de 695 postos de trabalho.

Outras atividades que também registraram saldo positivo foi a Construção Civil (+497), os Serviços (+182 empregos formais), a Extrativo Mineral (+42 vagas), o Comércio (+4) e Administração Pública (+1).

Dos oito setores avaliados pelo Boletim no mês analisado, o único que apresentou saldo de demissões maior que o de contratações, foi o Serviços Industriais de Utilidade Pública (-46).

Dentre os treze municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, cujos dados são disponibilizados para análise, a cidade de Capela assinalou a maior criação de empregos, em outubro deste ano, com a abertura de 703 postos de trabalho.

Fonte: NIE/FIES
Fonte Gráfico: Caged-MTE
Elaboração Gráfico: NIE/FIES


Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/11
16:33

Sebrae elege nova diretoria para o quadriênio 2019/2022

Chapa de consenso foi definida pelo Conselho Deliberativo Estadual

O Conselho Deliberativo do Sebrae em Sergipe definiu os membros que irão compor a Diretoria Executiva do órgão para o quadriênio 2019/2022. Paulo do Eirado Dias Filho assumirá a Superintendência do órgão, enquanto Emanoel Sobral e Eduardo Prado Oliveira Júnior ocuparão as Diretorias Técnica e Administrativo-Financeira, respectivamente.  O empresário Marcos Pinheiro, por sua vez, ocupará a presidência do Conselho Deliberativo.

Os empossados foram eleitos por meio de um consenso entre as 15 entidades que compõem o Conselho. Com a posse dos novos representantes, deixam de integrar a direção da entidade Marcelo Barreto, que respondia pela Diretoria Técnica, e Gilson Figueiredo, que presidiu o Conselho Deliberativo durante os últimos quatro anos.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos Epifânio Fontes de Góes, Anselmo de Oliveira e Valdemir Alves de Oliveira (titulares), Raildo Vieira Menezes, Élida Maria Cândida Pereira e Mônica Marques do Nascimento (suplentes).

Fonte: Ascom/Sebrae-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/11
16:11

Comércio e Shoppings mudam horário a partir de sábado, 01

Medida vai permitir extensão de horas e atender as compras de fim de ano

Visando o incremento das vendas e com o objetivo de proporcionar maior comodidade e tranquilidade aos clientes, a CDL/Aracaju, Sindilojas e FCDL/Sergipe comunicam que já a partir desta sábado, 01 de dezembro, entra em vigor um novo horário de funcionamento do comércio e shoppings centers, ampliando o horário de atendimento.

Conforme o acordo coletivo de trabalho, as lojas do Centro comercial de Aracaju podem abrir de 01 a 15 de dezembro até às 21h e de 16 a 31 de dezembro, das 8 às 22h. Confira a tabela de funcionamento total, inclusive nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo.

Comércio Central

01 a 15/12 – 08 às 21h

16 a 31/12 – 08 às 22h

*Dias 24 e 31/12 – 08 às 17h

Shoppings Centers

01 a 15/12 – 10 às 22h

Megas Lojas e Lojas âncoras – 09 às 23h

16 a 31/12 – 10 às 23h

Megas Lojas e Lojas âncoras – 09 às 23h

Fonte: Ascom/CDL/Aracaju


Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/11
12:41

Eduardo Amorim apresenta voto em separado ao projeto que libera o cultivo da maconha

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) votou de forma contrária na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ao Projeto de Lei do Senado (PLS 514/2017), que trata da descriminalização do cultivo da Cannabis sativa para uso pessoal terapêutico. Eduardo apresentou voto em separado com o argumento de que “há a incapacidade do Estado de controlar o semeio, o cultivo e a colheita da planta, além disso, a impossibilidade de se dimensionar qual é a quantidade suficiente para o uso do paciente”.

“Com a maconha proibida o Estado já não consegue erradicar as plantações ilegais, com ela liberada parcialmente, então será inviável fiscalizar as lavouras e, ainda por cima, distinguir as lícitas das ilícitas e verificar se a área plantada é compatível com a quantidade necessária ao paciente”, defendeu Eduardo ao continuar “temos que nos lembrar que o Brasil tem uma área de 8,5 milhões de quilômetros e uma população de 210 milhões de habitantes”.

Eduardo afirmou em reunião de trabalho da CAS que defende o acesso aos princípios ativos derivados da Cannabis Sativa para fins terapêuticos em um formato que seja possível ao Estado brasileiro controlar sua produção e distribuição aos pacientes que deles necessitem. “Para isso, reforço a tese de que esses medicamentos devem ser fornecidos de forma gratuita pelo SUS”, disse Eduardo.

Técnica

“Deve-se ter em mente que o manuseio da Cannabis Sativa para obter os insumos na quantidade prescrita exige conhecimento e técnica capaz de obter os extratos na proporção prescrita, fato esse improvável de ser obtido em um laboratório caseiro”, explicou o senador.

Segundo o parlamentar, esse conhecimento é indispensável para evitar os efeitos e riscos relacionados à planta, que podem ser pulmonares e efeitos cardiovasculares, efeitos psiquiátricos. “Acredito que a obrigatoriedade do fornecimento dos derivados da Cannabis Sativa pelo SUS, facilitará o acesso a essas substâncias em doses adequadas a todos os pacientes que se utilizam desses medicamentos”.

Voto contrário

Para Eduardo, se for permitido a importação de sementes, seu plantio, colheita e sua produção nas milhares de unidades habitacionais no Brasil, o Estado não conseguirá erradicar as plantações ilegais. “A proposta mais adequada é exigir dos gestores do SUS, nas três esferas federativas, que tomem as medidas necessárias para fornecer os produtos farmacêuticos à base da planta e, assim, suprir as necessidades dos pacientes brasileiros que deles necessitem”, detalha Eduardo. 

A matéria foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais e segue para Comissão de Constituição e Justiça para uma nova análise.

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/11
11:32

A UFS em Simão Dias

Angelo Roberto Antoniolli – Reitor da Universidade Federal de Sergipe


Em quaisquer circunstâncias, a gratidão deve ser sempre manifestada. Ao longo de nossa gestão à frente da Universidade Federal de Sergipe, temos sabido demonstrar gratidão a quem nos tem ajudado de uma ou de outra forma. Aliás, temos nos servido das páginas do JORNAL DA CIDADE para a publicação de artigos, alguns dos quais com manifestações de apreço e reconhecimento a pessoas que têm envidado esforços em benefício de nossa comunidade acadêmica.


Ao longo dos últimos anos, o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Valadares Filho têm beneficiado a Universidade Federal de Sergipe com a alocação de emendas parlamentares destinadas à construção da Pista de Atletismo de alto rendimento, que foi construída no Campus de São Cristóvão, e para a edificação do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida – CRQV, na cidade de Simão Dias, como extensão inicial do Campus de Lagarto.


Abrimos um parêntese para lembrar que a construção da Pista de Atletismo custou R$ 5.283.631,98. A pista antiga era de saibro, e foi construída na década de 1970. A nova pista possui oito raias em material sintético com certificação internacional Classe 2 pela IAAF. Sem o empenho dos dois parlamentares citados, não teríamos essa moderna pista, que deu nova vida às atividades dos nossos alunos de Educação Física, mas também servindo à comunidade em geral.


Retornando ao CRQV de Simão Dias, é bem verdade que não tivemos sorte, de início, com a contratação da empresa vencedora da licitação, para a construção da obra. Agora, a situação tem se apresentado bem melhor. A empresa atual, sucessora da primeira, tem se desdobradopara tocar a execução da obra, a fim de entregá-la no prazo estipulado, ou seja, no fim de 2019.


Será um feito memorável para a UFS e um ganho inestimável para a população de toda a região Centro-Sul do estado, e não apenas de Simão Dias. Os recursos destinados à Universidade Federal de Sergipe pelos dois parlamentares simão-dienses, para a obra do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida, somam cerca de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais), afora, claro, os recursos que foram utilizados na construção da pista de atletismo, como foi declinado acima. Os referidos parlamentares federais não mediram esforços para a destinação e para a liberação dos recursos mencionados. Podemos deixar de ser gratos, como o temos feito em relação a outros parlamentares? É evidente que não.


A Universidade Federal de Sergipe haverá de ser sempre grata àqueles que, sem esperar contrapartida eleitoral, ajudam-na a manter-se e a ampliar seus serviços. Do mesmo modo, com certeza, ao término da obra e com a ativação dos serviços que ali serão prestados, a comunidade de Simão Dias também saberá ser grata aos dois filhos daquela terra.


No CRQV de Simão Dias serão implementados serviços integrados de reabilitação em diversas áreas (Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional). Além disso, será ofertada uma linha de cuidado que abrangerá o atleta de alto rendimento, com uma eficiente e eficaz infraestrutura, que auxiliará no cuidado integral do atleta.


O projeto da obra em Simão Dias, a cargo dos técnicos do Setor de Obras da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal de Sergipe, é, sem dúvida, um dos mais belos projetos levados a efeito pela nossa Universidade, concebido, inclusive, para ser sustentável.


Temos dito em oportunidades diversas e, notadamente, em artigos publicados nesse conceituado matutino, que, como não poderia deixar de ser, a Universidade Federal de Sergipe, como, ademais, qualquer outra Instituição de Ensino Superior pública, não se prestaria para fazer proselitismo político ou ideológico tendo em consideração este ou aquele agente político, do Legislativo ou de Executivo. A UFS, através de seus gestores, tem o dever de demonstrar preitos de gratidão a quem não tem medido esforços para ajudá-la. É o que temos feito. É o que estamos fazendo. É o que jamais deixaremos de fazer.



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/11
19:08

OAB/SE tomará medidas cabíveis para averiguar e combater exercício ilegal da advocacia

Foi aprovado o ajuizamento de medidas cabíveis para averiguar a denúncia de uma empresa comercial que está, supostamente, oferecendo serviços advocatícios na capital sergipana foi 

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, atua de forma constante na fiscalização e no combate ao exercício ilegal da advocacia em todo Estado. Nesta segunda-feira, 26, a OAB/SE reafirmou seu compromisso com a defesa da classe e da sociedade, ao aprovar, por unanimidade, o ajuizamento de medidas cabíveis para averiguar a denúncia de uma empresa comercial que está, supostamente, oferecendo serviços advocatícios na capital sergipana.

De acordo com o relator da matéria, o conselheiro seccional e tesoureiro da entidade, Sandro Mezzarano, à princípio, os documentos expostos no processo apontam a suposta prática ilegal da advocacia.“O CNPJ da empresa indica serviços de contabilidade, engenharia e consultoria tributária. Na internet, por sua vez, divulga como atividade econômica principal serviços advocatícios. O que se enquadraria como ilegalidade indiscutível, uma vez que o Estatuto da Advocacia confere aos advogados e advogadas o exercício privativo da profissão”.

Caso seja comprovada a ilegalidade, a OAB/SE, entre outras providências, ajuizará ação civil pública com pedido de tutela provisória para garantir a retirada imediatamente o termo “advocacia” do rol das especialidades da empresa ou de qualquer outro material ou meio de divulgação de que se encontre utilizando – mídia, televisiva, eletrônica, falada ou impressa -, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

Fonte e foto: OAB-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos