29/11
16:03

Em edição alusiva ao mês da Consciência Negra, Quinta Instrumental instigou reflexão

Público compareceu de forma massiva na Praça General Valadão

Do som doce da flauta à forte batida da percussão, passando pelo momento reflexivo, o Quinta Instrumental deste dia 28 foi integração popular unida à exaltação das raízes brasileiras, sobretudo um chamado a enaltecer a história afrodescendente que constitui a trajetória do país. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), trouxe ao palco Gerônimo e Banda Mont Serrat e o grupo sergipano Dissonantes em mais um encontro na praça General Valadão, desta vez, em alusão ao mês da Consciência Negra. A noite foi coroada, ainda, com a participação de um público massivo e que foi instigado pelo contexto da edição do Quinta Instrumental.

Antes mesmo das apresentações musicais, o projeto começou de dentro do Centro Cultural de Aracaju, com uma mesa redonda para debater a presença das comunidades afrodescendentes na mídia. Para abrir as apresentações musicais, o grupo Dissonantes iniciou entoando “Palco”, música de uns dos maiores representantes da cultura brasileira, Gilberto Gil. No repertório, uma passeio instrumental com interpretações de clássicos do choro, baião, MPB, além de composições autorais.

Foi com um dos símbolos da cultura baiana que a noite de Quinta Instrumental foi concluída. Porém, antes de subir ao palco, Gerônimo Santana convidou o grupo sergipano de percussionistas femininas, Batalá, para abrir seu show no ritmo intenso da percussão, uma apresentação que exemplificou abundantemente a força e representatividade da mulher. Vestido de axé, Gerônimo, acompanhado pela banda Mont Serrat, marcou a noite com polirritmia, numa mistura composta por música afro-baiana, ritmos latinos, lambada, igexá, aguerê, afoxé, adarrum, entre outros.

Fonte: AAN
Foto: André Moreira


Variedades
Com.: 0
Por Redação
29/11
15:29

Procon fiscaliza comércio de Aracaju durante a Black Friday

Além da fiscalização, ideia é orientar os consumidores e fornecedores

Nesta sexta-feira, 29, ocorre a Black Friday. A data gera grande expectativa para consumidores e lojistas, aquece o comércio e oferece vantagens para compras, mas também exige atenção. De maneira a garantir o respeito aos direitos dos consumidores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve ações para orientação aos consumidores e fornecedores, além de promover fiscalizações nos estabelecimentos comerciais.

De forma intensificada, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), que integra a Semdec, percorre os principais pontos de venda da capital durante toda esta sexta. "Nosso principal objetivo é o atendimento ao direito básico à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Todos os itens postos à venda devem estar devidamente precificados. Se houver qualquer tipo de acréscimo ou diferenciação de preços a partir da forma de pagamento, ela precisa ser repassada previamente ao consumidor, assim como a incidência de juros no parcelamento, taxas e outras condições", ressaltou o coordenador.

O coordenador destaca que para a campanha de Black Friday, neste ano, os trabalhos do Procon Aracaju tiveram início com antecedência. Foi realizada uma pesquisa de preços dos produtos mais procurados nessa ocasião, de maneira a orientar o trabalho de fiscalização. "Contamos também com a parceria dos consumidores. Caso haja dúvidas ou queiram registrar reclamações, nós dispomos de um canal específico para isso, que é o SAC 151. As denúncias também podem ser realizadas na sede do órgão, localizada na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José", pontuou Igor Lopes.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Semdec


Economia
Com.: 0
Por Redação
29/11
14:56

Prefeitura e Serviço Geológico do Brasil atualizam mapa de áreas de risco de Aracaju

Por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju discutiu nesta sexta-feira, 29, com técnicos do Serviço Geológico do Brasil - CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), estratégias para atualização do mapeamento das áreas de risco da capital, que já vem sendo realizada pela Defesa Civil de Aracaju.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, apesar de o órgão já está desenvolvendo esse trabalho, em 2018 foi realizada uma solicitação de auxílio nas atividades. "Nós informamos que já estávamos em fase de atualização, mas que queríamos a presença desses profissionais com maior expertise no assunto para auxiliar nessa atuação em áreas de risco de deslizamento e de inundação de Aracaju", explica o coordenador.

Geólogo, o técnico do CPRM Fernando Cunha destaca que o objetivo da parceria coma Prefeitura é auxiliar na atualização dos dados. "O objetivo do nosso trabalho nessa revisita é fazer uma verificação dos pontos que já foram mapeados previamente. Com esse trabalho, observamos se houve alteração no quadro de risco, se os problemas foram solucionados ou se ocorreu o surgimento de novos fatores. Essa revisita vai contribuir para que a Defesa Civil fique ciente das áreas que precisam ser atendidas em emergências", afirma.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Semdec


Variedades
Com.: 0
Por Redação
29/11
14:34

Instituto de Análises e Pesquisas Forenses é inaugurado

Com investimento de mais de 4 milhões, o Instituto conta com quatro laboratórios de alta tecnologia.

O governador Belivaldo Chagas inaugurou, na tarde de ontem, quinta-feira (28), o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses Luiz Bispo (IAPF), em São Cristóvão. Situado no complexo do Sergipetec, o novo espaço custou R$4,2 milhões ao Estado, por meio do Proinveste e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

O IAPF conta com quatro laboratórios de alta tecnologia: Laboratório de Toxicologia Forense, de Química, de Biologia e de Genética Forense (DNA). O governador explica que “o Estado dá as condições técnicas, com os laboratórios que aqui estão montados, automaticamente, teremos mais agilidade no trabalho investigativo para auxiliar na justiça como todo. Com isso podemos garantir melhores condições àqueles que fazem a Segurança Pública, para que continuem exercendo as suas atividades, prestando excelente serviços à sociedade”, enfatizou o governador.

O instituto tem como objetivo a realização de exames nos campos comuns à Criminalística e a Medicina Legal, fornecendo prova material e científica através de laudos periciais colaborando decisivamente com a justiça. Maria Auxiliadora Gomes Bispo Bittencourt, Diretora do IAPF, acredita que “é um marco no estado de Sergipe essa inauguração. Antes nós precisávamos fazer perícia em outros estados. Tudo isso porque nao tínhamos estrutura física. Não havia profissional, nem investimento, nem ferramentas. Uma série de medidas foram tomadas para conseguirmos inaugurar esse instituto. O governo agora pode atender a sociedade da forma que ela merece, que são nos momentos mais difíceis da vida das pessoas, como a elucidação de uma morte”, disse.

Fonte: ASN
Foto: Mario Souza


Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/11
18:41

Plano Sergipe 2050 é apresentado pelo Governo do Estado aos representantes do Inova + Sergipe

Encontro surgiu visando a uma maior integração entre as frentes que tem atuado em Sergipe em busca da construção de estratégias e implementação de ações que impulsionem, a curto, médio e longo prazo, o desenvolvimento de Sergipe

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, a equipe da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), da Secretaria de Estado Geral de Governo, se reuniu com diversos representantes do Inova + Sergipe para realizar a apresentação da metodologia de trabalho do plano Sergipe 2050, voltado ao desenvolvimento socioeconômico do estado a longo prazo. O encontro surgiu visando a uma maior integração entre as frentes que tem atuado em Sergipe em busca da construção de estratégias e implementação de ações que impulsionem, a curto, médio e longo prazo, o desenvolvimento de Sergipe.

A ideia é que, através de um trabalho integrado e participativo entre as frentes governamental e da iniciativa privada, seja possível aprimorar uma série de políticas para o desenvolvimento local. “Essa congruência entre o planejamento governamental de longo prazo do Governo do Estado com a sociedade civil é fundamental para que possamos pensar Sergipe para os próximos 30 anos. Hoje, em especial, focamos nos pontos de convergência da área da Tecnologia da Informação”, explicou o superintendente especial de Planejamento do governo de Sergipe e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Marcel Resende. Já para o coordenador do Inova + Sergipe da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação da Fecomércio/Sesc/Senac, Roger Barros, é fundamental que haja esse trabalho articulado, assim se reduz a duplicidade de esforços e aumentam os resultados alcançados. “O Inova + Sergipe é um movimento que pretende mudar o cenário da economia do nosso estado através de empreendedorismo e inovação. Então, é importante que estejamos inseridos nesse planejamento estratégico do governo, especialmente no plano Sergipe 2050. Nossa ideia é estarmos juntos e contribuirmos de forma intensa para que possamos ter a pauta da inovação cada vez mais presente no dia a dia da sociedade sergipana”, pontuou.

Inova + Sergipe

O projeto, que foi lançado no último dia 22 de novembro, reúne diversas lideranças do setor privado e destina-se a atuar de modo a promover o desenvolvimento da economia através da evolução dos processos de tecnologia e inovação. O objetivo é transformar a realidade econômica do estado até o ano de 2030, promovendo geração de emprego e renda para a população, atuando nas diversas áreas do setor produtivo do estado. 

Fonte e foto: ASN


Política
Com.: 0
Por Redação
28/11
18:35

Trechos das avenidas em obras ficam em meia pista nesta sexta-feira

SMTT recomenda aos condutores a utilização de rotas alternativas para evitar congestionamentos

Devido às obras de requalificação viária que a Prefeitura de Aracaju executa nos corredores Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins e também na avenida Antônio Cabral, o trânsito ficará em meia pista em alguns trechos dessas vias, nesta sexta-feira, 29. Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuam nos trechos em obras para organizar o fluxo de veículos e minimizar possíveis transtornos. A SMTT recomenda aos condutores a utilização de rotas alternativas para evitar congestionamentos.
 
Corredor Centro/Jardins, Corredor Beira Mar e Corredor Augusto Franco

A obra de recuperação das vias que compõem o corredor Centro/Jardins continua nesta sexta e sábado, dias 29 e 30, na avenida Gonçalo Prado Rollemberg, no trecho entre a avenida Anísio Azevedo e a rua Arauá. Na avenida Beira Mar, O trabalho de recapeamento continua nesta sexta e sábado (29 e 30), no sentido Sul (Centro/praias) da via, no trecho entre as avenidas Paulo Silva e Murilo Dantas. Já na avenida Augusto Franco, o serviço continua concentrado na construção da ciclovia, no canteiro central da via. Assim, nesta sexta (29), as frentes de trabalho atuarão em dois trechos: entre a rua Abigail Ferreira Araújo Ramos e a avenida Tancredo Neves, e entre a rua Santa Catarina a avenida Desembargador Maynard. Sábado, 30, não haverá serviço. 

Antônio Cabral

Na avenida Antônio Cabral, na região dos Mercados Centrais, a obra de pavimentação desta via continua no trecho entre a ponte da avenida João Rodrigues e o cruzamento com a avenida Coelho e Campos.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/11
18:07

Deputados da Alese aprovam Moção de Protesto contra atitude de Carlinhos Maia

Influencer rabiscou obra de uma artista sergipana durante estadia em um hotel da capital sergipana

Diante do recente incidente envolvendo o digital influencer Carlinhos Maia, que durante estada em Sergipe rabiscou e vandalizou uma obra de arte da artista sergipana Laudice Rocha, nas dependências de um hotel, em Aracaju, e mediante a exposição feita pelo mesmo em suas redes sociais, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) apresentou uma Moção de Protesto contra a atitude, que foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa.

No entendimento do parlamentar sergipano, o objetivo da brincadeira feita por Carlinhos Maia teve o objetivo de “ridicularizar a qualificada obra de arte da artista local”. No texto da Moção Iran Barbosa defende que a Alese apresente sua solidariedade a artista Lau Rocha, em nome do povo sergipano, tendo em vista que “sua obra foi vandalizada e exposta nas redes sociais de forma jocosa e desrespeitosa”.

Para Iran Barbosa, a atitude de Carlinhos Maia soou como uma afronta ao direito autoral e à cultura sergipana. “Felizmente os demais parlamentares foram sensíveis a nossa posição, repudiando que nossas obras de artes sejam vandalizadas, que estavam em nossas terras e foram produzidas por artistas sergipanos. Tem que ter respeito pela obra e pela cultura”.

Fonte: Rede Alese
Foto: Jadílson Simões


Política
Com.: 0
Por Redação
28/11
18:01

Árbitro aposentado, Sidrack Marinho avalia uso do VAR

"O uso do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) é bom na conferência de determinadas situações de uma partida de futebol. Mas também atrasa o jogo e diminui o papel do juiz auxiliar, entre outras coisas. Ainda assim, considero importante, pois o VAR dá uma maior transparência àquilo que acontece em campo e que o juiz e seu auxiliar não conseguem acompanhar em sua totalidade". Quem faz essa avaliação é o juiz aposentado Sidrack Marinho, que atuou em jogos do futebol sergipano e brasileiro indicado pela FSF e CBF.



Esportes
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos