27/12
19:44

Nova opção para a saúde Antônio Carlos é o mais cotado

O médico Antônio Carlos Guimarães é hoje o nome mais cotado para assumir a Secretaria de Estado da Saúde. Ele é o atual presidente da Fundação Hospitalar de Saúde.

Até a sexta-feira passada o nome mais comentado era o da médica Rosa Sampaio, que já disse não ter recebido qualquer convite.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/12
18:39

Artigo: Crédito e felicidade

Ricardo Lacerda

 

Economistas podem ser pessoas pretensiosas. Depois de se arvorarem em calcular o nível de bem-estar das comunidades agora se propõem a medir a Felicidade Interna Bruta- a FIB. São muitas as críticas feitas ao Produto Interno Bruto (PIB) como indicador de desenvolvimento. Ele mede a riqueza gerada, mesmo assim parte da riqueza gerada, muitas atividades não são consideradas; mas não necessariamente a riqueza a que as pessoas têm acesso. Entram no cálculo do PIB, essencialmente, fatos econômicos que geram dispêndio. Assim, o tempo dedicado pelos pais à educação dos filhos não é computado, ainda que essa atividade seja importante na formação deles. 

Como medido hoje, penso que as variáveis de renda são sempre melhores do que as de produção, como o PIB, quando se trata de avaliar o desenvolvimento em âmbito subnacional. O PIB pode ser um indicador do estágio de desenvolvimento das forças produtivas em um estado ou região, e é importante por isso, mas pode também ser um fetiche, porque nem sempre expressa adequadamente o grau de desenvolvimento sócio-econômico.

Esforços estão sendo realizados pelos cientistas sociais, economistas inclusive, para incorporar na avaliação do desenvolvimento outras dimensões além do desempenho econômico, como as dimensões da qualidade de vida e a da sustentabilidade do crescimento. Alguns sugerem a inclusão de variáveis sobre percepção pela população da qualidade de vida nesse novo indicador. A intenção é boa, mas as dificuldades metodológicas envolvidas são imensas para compatibilizar, no mesmo cálculo, os dispêndios econômicos, as variáveis que não envolvem dispêndios, como as externalidades negativas e positivas da atividade econômica sobre os recursos ambintais, e as variáveis subjetivas, como a satisfação das pessoas com vida que têm e a percepção de elevação ou queda do padrão de vida material.   

Consumo e crédito

Retornando à medição mais tradicional, o acesso a bens e serviços, ainda que não seja tudo, é uma dimensão importante do desenvolvimento, principalmente em uma região como o Nordeste, em que cerca de 30% da população se encontram em situação de pobreza extrema. A expansão do mercado de consumo no Brasil tem cumprido um duplo papel nos últimos anos: de um lado, significa mais acesso das famílias a alimentação, eletrodomésticos, informações, transporte e lazer; de outro lado, consistiu no principal motor de crescimento do emprego e da renda, engendrando mecanismos virtuosos de auto-reforço sobre o crescimento do mercado interno.

A expansão do crédito foi um dos instrumentos mais importantes na ampliação do mercado do consumo da economia brasileira e cumpriu papel ainda maior nos estados nordestinos. Em um segundo momento, o crescimento do emprego e da massa de renda reforçou a expansão creditícia, tanto da oferta de crédito ao consumo das famílias, quanto da oferta de crédito às empresas.
 
 


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/12
18:32

O passageiro de número 1 milhão chega antes do Pré-Caju

O presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto, anuncia que o crescimento do turismo no Estado é uma realidade. O movimento no aeroporto de Aracaju cresceu 30% e antes do Pré-Caju, Sergipe atinge o passageiro de número 1 milhão, isso contando de janeiro de 2010 a janeiro de 2011.

José Roberto destaca também mo crescimento do fluxo turístico no Estado nos últimos 12 meses em 14%. “Os investimentos que o governo do Estado está fazendo vem dando saldo positivo. Já temos o que comemorar”, concluiu José Robertp, que aposta num maior crescimento quando a Globo iniciar a exibição da novela que será gravada em Sergipe e França.

Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/12
18:31

Réveillon 2011: PMA anuncia novidades amanhã

O prefeito Edvaldo Nogueira apresenta nesta terça-feira, às 9 horas, novidades importantes na organização do Réveillon 2011.

O evento, que já consta como um dos mais importantes do calendário festivo aracajuano, contará este ano com uma ampla campanha ambiental e de recolhimento do lixo além de alteração significativa no trânsito, que deverá ser mudado para facilitar a vida dos motoristas na ida e na volta da festa.

Os cantores Margareth Menezes e Diogo Nogueira são as  atrações da virada.

(Da Secom)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/12
22:24

Desembargador mantém matadouro de Itabaiana aberto

Uma decisão do desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto,  garantiu o funcionamento do matadouro público da cidade de Itabaiana, beneficiando diretamente cerca de 1 mil trabalhadores e indiretamente centenas de milhares de sergipanos que consomem a carne bovina abatida no local.

O desembargador diz em sua decisão que "de logo, aponto a imediata suspensão das atividades do Matadouro acarretará grave conturbação da ordem pública, posto que inexiste local determinado para abrigar os animais que ali são levados para o abate, pelos comerciantes da localidade e de outros municípios da mesma região . Ademais as centenas de famílias que hoje sobrevivem de tal atividade terão sua sobrevivência comprometida, haja vista que, para muitos, aquela é sua única ou principal atividade lucrativa. Não apenas para os comerciantes o impacto da medida é gravoso. A população local e dos municípios circunvizinhos, que são abastecidas pela carne proveniente daquele Matadouro restará inegavelmente prejudicada pela escassez da mercadoria".

E continua o Senhor Desembargador Roberto Porto, "Como se vê, além da ordem pública, a ordem econômica também sofrerá com a concretização de tal medida. Ademais, cumpre lembra que a partir da celebração do termo de ajustamento de conduta (TAC), o Matadouro vem passando por reformas em sua infra-estrutura, para adequá-la às noras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, as quais vêm tendo continuidade, conforme se observa dos documentos acostados, onde se avista a celebração de contratos para tais fins, sendo que outros procedimentos já estão em
vias de licitação".

 "É claro que o local precisa de melhorias, mas tenho testemunhado que a prefeitura está fazendo reformas, como a construção de banheiros, que antes não existiam. A limpeza também é feita todos os dias, e o boi quando é abatido não tem nenhum contato com o chão". Informou.

De acordo com o administrador do matadouro, o ex-vereador Vado de Olimpio Grande, a prefeitura está aplicando mais de cem mil reais na reforma do local, "estamos reformando o local onde são tratadas as vísceras pelas fateiras e o boi abatido aqui é inspecionado pelas veterinárias que acompanham todo o processo". Finalizando, Vado garante que carne do boi com procedência do matadouro de Itabaiana é de excelente qualidade.

São abatidos semanalmente em Itabaiana entre 600 a 700 bois, que abastecem toda a região do agreste sergipano, e também a própria capital, Aracaju.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/12
22:23

TCE-SE orienta gestores para evitar erros

O Tribunal de Constas de Sergipe (TCE-SE) investe muito no treinamento e reciclagem de gestores, em todo o estado. "Não só realizamos cursos em nossa sede, em Aracaju, como também realizamos cursos, seminários e palestras em vários municípios.

"Nessa área educativa e preventiva basta verificar que somente no ano passado, a Escola de Contas realizou diretamente ou em parceria com outros órgãos públicos mais de 100 cursos e treinamentos", diz Rdeinaldo Moura, presidente do TCE.

Ele afirma ainda que os cursos,palestras, debates e seminários atenderam a um universo de 2 mil alunos, sendo boa parte deles servidores e gestores dos órgãos jurisdicionados. "NEste ano esperamos encerrar as atividades com números semelhantes"


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/12
22:22

Déda faz novos ensaios na reformatação do secretariado



Um deputado estadual ligado à base de sustentaçãodo governador Marcelo Déda (PT) na Assembleia Legislativa garantiu que o atual secretário da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, está muito cotado para a Secretaria do Planejamento e para o seu lugar iria o ex-deputado estadual Jorge Araújo.

A mesma fonte informou que a médica Rosa Sampaio, atualmente trabalhando no Ministério da Saúde, seria convidada para assumir a Secretaria da Saúde.

Ela já foi secretária da Saúde de Aracaju na gestão do prefeito JOão Augusto Gama (PMDB).

Quem responde pela Saúde hoje é a médica Mônica Sampaio.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/12
22:21

Sílvio Santos diz que Dilma cedeu às pressões

"Nós oferecemos Lúcia Falcón, um dos nossos melhores quadros, para compor o ministério da presidente Dilma. Dilma conversou com ela, ficou impressionada e a queria no ministério. Mas entre a impressão e a pressão, a presidente foi vencida pela segunda".

O comentário é do presidente estadual do PT, Sílvio Santos, tambpem vice-prefeito de Aracaju (SE) e secretário municipal da Saúde.

Ele disse ainda que "sabemos que não é fácil montar um governo de coalizão e ainda ter que contemplar as forças internas do PT. No caso do Ministério do Desenvolvimento Agrário a presidente Dilma optou por contemplar a Bahia, o governador Wagner e uma das correntes internas do PT, a Democracia Socialista, que estava sem espaço no governo. Uma pena porque o governo de Dilma é quem perde por não ter em seus quadros alguém com a competência e qualificação de Lúcia".


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos