03/12
10:01

Clássicos regionais marcam fim do Brasileirão

Já havia pouca coisa em jogo na 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, mas a habitual enxurrada de dérbis regionais que fecham o torneio ainda assim valeram para a emoção que se espera dessas rivalidades – refletida, também, no nervosismo que levou a um total de 11 cartões vermelhos em dez partidas.
 
Resumindo assim, em termos práticos, os clássicos que realmente decidiram algo foram três: a vitória do Náutico por 1 a 0 sobre o rival Sport - que, com o resultado, confirmou seu rebaixamento – e os duelos de Belo Horizonte e Porto Alegre. O Atlético Mineiro somou mais três pontos ao bater o Cruzeiro por 3 a 2 no estádio Independência e, com isso, ultrapassou o Grêmio para acabar como vice-campeão e se garantir diretamente na fase de grupos da Copa Libertadores 2013. Isso porque os gremistas não saíram do 0 a 0 diante do Internacional, num jogo tenso, que contou com três jogadores e ambos os treinadores expulsos.
 
Mas o Gre-Nal valeu mesmo foi para fazer história. Não no Brasileirão 2012, mas para sempre: foi o último jogo da história do estádio Olímpico, após 58 anos: a torcida permaneceu nas arquibancadas e as encheu de lágrimas com as homenagens projetadas no telão. A partir de sábado que vem, dia da inauguração num amistoso contra o Hamburgo, o Grêmio passará a jogar em sua recém-construída Arena.
 
Rivalidade antes das decisões
 
No Pacaembu, são-paulinos e corintianos travaram um último duelo antes de se dedicarem a momentos culminantes de suas temporadas. O Corinthians parte imediatamente para Dubai, nos Emirados Árabes, a caminho do Japão – onde tentará o título da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. E os tricolores, por sua vez, se concentram na final da Copa Sul-Americana, a partir da próxima quarta-feira, diante dos argentinos do Tigre.
 
A estratégia de cada um para encarar o clássico, no entanto, foi diferente. Ney Franco colocou toda sua equipe titular para descansar, enquanto Tite manteve os corintianos em ação, após cinco partidas seguidas sem perder e uma das melhores campanhas do segundo turno do Brasileirão. O resultado, no entanto, não foi o esperado para uma despedida: de virada, com gols de Douglas e Maicon (2), o São Paulo fechou sua campanha de quarto colocado com uma vitória por 3 a 1, que fez o rival partir de forma diferente para a disputa do título mundial.
 
Como será esse “diferente” varia de acordo com a opinião. O volante Ralf foi um dos que ficaram mais ressabiados, depois de uma sequência de bons resultados ter sido interrompida justo na véspera do embarque. “Espero que não nos abale, mas claro que é algo complicado. Foi um jogo em que estivemos muito abaixo do que podemos”, lamentou o volante. O técnico Tite, porém, acredita que a derrota foi importante; até positiva.
 
“Nós vencemos o primeiro jogo do Mundial hoje", afirmou o treinador, para surpresa de muitos, comentando sobre quanto uma derrota nessa fase de preparação era até necessária. “Precisávamos de uma derrota, mas é claro que não é bom que ela venha num clássico. Mas eu volto a falar: ‘me cobrem lá na frente’”, completou ele, referindo-se à Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

FIFA


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
02/12
13:03

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Sergipe aparece em condições moderadas para investimentos estrangeiros
 
Sergipe é o 16º estado no Ranking Brasileiro de Gestão feito pela Unidade de Inteligência da Economist para atrair investimentos internacionais. O Estado aparece em condições moradas e na frente do Pará, Paraíba, Rondônia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Acre, Roraíma, Maranhão, Piauí e Amapá. Também em condições modearadas estão os estados do Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Distrito Federal. O levantamento mostra que o ambiente político em Sergipe é ruim, mas o ambiente econômico é moderado. Em infraestrutura, Sergipe aparece como ruim, assim como a maioria dos Estados brasileiros, mas aparece com avaliação boa no regime tributário e regulatório e em políticas para investimentos estrangeiros. Mas os recursos humanos ainda são ruins.
 

Governo de Sergipe encaminha Projeto de Lei para extensão de incentivos
 

Nesta quinta-feira, 29, o Governo de Sergipe entregou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que amplia o período de incentivos locacional e fiscal concedidos através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). A norma altera dispositivos da Lei 3.140/91 que institui o PSDI e criou o Fundo de Apoio à Industrialização (FAI), e dá outras providências. Explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento. O Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial tem por objetivo incentivar e estimular o desenvolvimento socioeconômico estadual mediante a concessão de apoio a investimentos. Os incentivos são através de apoio locacional, fiscal ou de infraestrutura. Em Sergipe, 281 empresas que recebem incentivos do governo estadual já foram instaladas, gerando quase 40 mil empregos. Este ano, ainda mais 40 indústrias estão com as obras iniciadas e 83 estão aguardando implantação.
 

Raio “x” dará maior segurança ao Tribunal de Justiça de SE
A partir de segunda-feira, dia 3 de dezembro, o acesso às dependências do Palácio da Justiça (Praça Fausto Cardoso), Anexos I e II (rua Pacatuba) e Fórum Gumersindo Bessa estará condicionado à passagem de todas as pessoas – servidores, advogados e visitantes – pelos novos equipamentos de raio x. A medida, regulamentada pela Resolução nº 19/2012, visa aprimorar a segurança dos prédios do Poder Judiciário sergipano. Segundo o Diretor de Segurança do TJSE, Júlio Flávio Prado, os equipamentos são semelhantes aos utilizados em aeroportos e outros órgãos do Poder Judiciário, a exemplo do STF e STJ. “Estamos pensando na segurança dos servidores e jurisdicionados, para que ninguém entre nas unidades portando objetos que possam trazer algum tipo de risco”, argumentou o Diretor.
 

Termina dia 6 prazo para justificar ausência na eleição deste ano
 

O eleitor que deixou de votar no primeiro turno das Eleições Municipais 2012, no dia 7 de outubro, por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou a ausência, poderá apresentar a justificativa até o dia 6 de dezembro. A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais. O documento também pode ser baixado em formato PDF no site do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.
 

Diplomação em Boquim, Riachão, Arauá e Pedrinhas será dia 15

A Justiça Eleitoral diplomará os prefeitos e vereadores eleitos em outubro último nos municípios de Boquim , Riachão, Pedrinhas e Arauá no dia 12 de dezembro. O ato acontecerá na sede da comarca, município de Boquim.
 

Começa a implantação do parque eólico de Riachão do Dantas

O município de Riachão do Dantas vai ganhar um parque de energia Eolica, estudos já estão sendo feitos na serra de Palmares, uma torre já foi instalada para medir a velocidade do vento, todo o projeto já esta pronto e as propriedades onde vai ser instalado as torres já fizerom o contrato.
 

Lagarto está entregue ao abandono, informam moradores
 

Moradores de Lagarto informaram ao blog que a cidade teria sido abandonada pelo prefeito atual, Valmir Monteiro, que perdeu a disputa pela reeleição em outubro último. Populares afirmam que desde que saiu o resultado do pleito ele age com descaso em relação aos problemas do município, inclusive a coleta de lixo.
 

Chuvas em MG amenizam efeitos da seca em represas do Nordeste
As chuvas que atingem Minas Gerais desde a terça-feira passada chegaram a afluentes do rio São Francisco e isso vai aliviar a situação dos lagos de represamento, que estão com volume de água baixo. Há mais de dois meses a Chesf controla a liberação de água nas represas das usinas para evitar paralisação da produção de energia. Esse controle, que tem sido feito com maior intensidade em Sobradinho, atinge Sergipe, onde apenas duas das quatro turbinas da Usina Hidrelétrica de Xingó estão em operação. A seca, motivada pela falta de chuva atingiu o “Velho Chico” na Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
 

Líder Xocó diz que governo precisa disponibilizar água potável
 

“Os sertanejos, e entre os quais nos incluímos, reclamam hoje da seca por causa da dificuldade de conseguir água para consumo humano e animal. Mas, fome ninguém está passando, pois o Bolsa Família garante o bem estar de todos eles, inclusive nós da tribo Xocó” O comentário é do líder indígena Apolònio Xocó, que defende o fornecimento de água potável para todos os lares do sertão sergipano.
 

Boicote popular aos shopping s de Aracaju teve semana de sucesso
 

Por mais que se tente amenizar os efeitos do boicote popular aos shoppings centers de Aracaju, por causa da cobrança de R$ 4,00 pelo uso de estacionamento, a verdade é que o movimento, iniciado na segunda-feira passada, teve uma semana de sucesso. Se for mantido o enfrentamento, como desejam as lideranças e os apoiadores das redes sociais, os comerciantes vão amargar grandes prejuízos neste mês.
 

Garibalde diz que cobrança de estacionamentos em shoppings é injusta
 

O deputado estadual Graibalde Mendonça afirmou que a cobrança pelo uso dos estacionamentos nos shoppings de Aracaju é injusta tanto para os lojistas e seus funcionários, como os consumidores. O parlamentar disse a cobrança chega num período estratégico com a proximidade do final do ano, quando as pessoas procuram ainda mais os shoppings para fazer suas compras de natal, o que caracteriza muito oportunismo de época. Ele lembrou que os lojistas pagam mensalmente suas taxas de condomínio, e que na sua origem não tinham conhecimento dessa possibilidade de mais tarde, ou seja, anos depois, receberem uma decisão de cobrança de estacionamento, provocando o afastamento em massa dos clientes de suas lojas. "É como se alguém morasse num edifício residencial, pagasse seu condomínio, e ainda tivesse que pagar para botar o seu próprio na garagem", comparou Garibalde.
 

Estacionamentos - Danilo elogia ação da Procuradoria
 

A polêmica cobrança para uso do estacionamento nos shoppings de Aracaju também foi
debatido na Câmara Municipal de Aracaju. Quem trouxe o tema para Casa Parlamentar foi o líder da bancada governista, Danilo Segundo (PSB). O vereador destaca o empenho da Procuradoria Geral do Município em recorrer da liminar que suspendeu os efeitos da Lei 3.348 de 30 de maio de 2006, do Legislativo Municipal, que proibia a cobrança pelo uso do estacionamento em shoppings, unidades de ensino, hipermercados e supermercados. Danilo também mencionou a mobilização popular nas redes sociais da internet e fora dela. De acordo com o parlamentar, a Prefeitura Municipal de Aracaju tem travado uma batalha judicial para obter êxito no cumprimento da lei.
 

Estacionamentos - Ivaldo José destaca ação da Prefeitura
 

Enquanto a sociedade se queixa da cobrança para permanência de veículo nos shoppings, o vereador Ivaldo José (PSD) ressaltou a iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) em liberar algumas vias do Centro de Aracaju para estacionamento. A medida foi feita por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito que deixou livre o estacionamento de veículos nas ruas Capela, Arauá, Cedro, Itabaiana e Itabaianinha.
 

Heleno Silva destaca a votação de MP contra a seca - 1
 

Contando com o empenho do deputado federal Heleno Silva (PRB-SE), um dos parlamentares com atuação dedicada ao tema, a Câmara aprovou a Medida Provisória 583/2012, abrindo credito extraordinário de R$ 670 milhões para os municípios brasileiros que sofrem com a estiagem, principalmente no Nordeste. Mesmo satisfeito com a aprovação, Heleno criticou a demora no processo, argumentando que a seca tem provocado prejuízos e perdas incalculáveis para os afetados, "que poderiam ter sido amenizados se houvesse mais agilidade em todo o processo".
 

Heleno Silva destaca a votação de MP contra a seca – 2
 

Heleno voltou a cobrar uma atitude do governo com relação às dividas dos pequenos produtores rurais, "que estão duplamente atingidos pela seca, uma vez que sem conseguir colher, dadas as condições climáticas, não tem como arcar com os compromissos firmados com as instituições financeiras". Para Heleno, sem uma decisão sobre o endividamento rural, milhares de famílias estão ameaçadas de perder tudo o que tem. "Uma tragédia de proporções inimagináveis está atingindo a zona rural nordestina. Estamos presenciando uma das piores secas da história, sem agir de acordo com a magnitude do problema".
 

Déda e JB inaugurarão reforma de escola em Aracaju
 

O governador do Estado licenciado, Marcelo Déda Chagas, e o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto de Lima, participarão na segunda-feira, dia 3, da inauguração da reforma da Escola Estadual José Augusto Ferraz, na avenida João Rodrigues, 128, Bairro Industrial. O evento acontece às 10hs. À tarde, a partir das 15hs, Déda e Jackson participam do lançamento do Diário Oficial eletrônico, no auditório do Senai, rua Propriá, vizinho a Segrase.
 

Lauro Vasconcelos é homenageado pela Acese
 

O superintendente do Sebrae Sergipe, Lauro Vasconcelos, foi homenageado na cerimônia de entrega do Prêmio Líderes e Vencedores, promovido pela Associação Comercial de Sergipe (Acese) em comemoração aos 140 anos da entidade. A condecoração foi criada em 1997 com o objetivo de incentivar os empresários a desenvolver atividades de cunho social. Lauro, que presidiu a Acese entre 2007 e 2009, aparece na foto ao lado do presidente da Associação, Alexandre Porto, e do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento, que representou o governador Marcelo Déda na solenidade.
 

Compensação de royalties para Sergipe foi 8,3% maior no mês de novembro
 

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, indicou que, em novembro, a compensação de royalties ao estado, devido à extração de petróleo e gás, apresentou pequena redução de 3,6% no valor creditado, em relação ao mês anterior (outubro/2012). O pagamento dos royalties efetuados neste mês, referente à extração de setembro deste ano, chegou a R$ 13 milhões. Apesar do recuo na análise mensal, o volume dos royalties apresentou crescimento de 8,3%, em relação à remuneração do mesmo mês do ano anterior (novembro/2011), quando o valor creditado alcançou R$ 12 milhões. De janeiro a novembro deste ano, o pagamento dos royalties atingiu R$ 140,5 milhões, no estado, registrando avanço de 17,4%, em relação ao mesmo período de 2011.
 

TCE segue convocando candidatos aprovados no concurso - 1
 

Tendo em vista a necessidade de complementar o seu quadro de servidores, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), segue cumprindo o cronograma de convocação dos candidatos aprovados no concurso realizado pelo órgão ao final do ano passado, em conformidade com as Leis Orçamentária e de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com prazo de validade de dois anos, renováveis por mais dois, o concurso prevê o preenchimento de 20 postos de trabalho em diversas áreas de nível médio e superior.
 

TCE segue convocando candidatos aprovados no concurso – 2
 

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas informou ainda que, até o momento, 22 candidatos aprovados já foram convocados, sendo que: oito estão nomeados e exercendo suas funções; um foi nomeado e tornado sem efeito a pedido; dois nomeados e exonerados a pedido; quatro não compareceram no prazo e mais sete constam na última convocação, cujo prazo para apresentação segue até o próximo dia 19. Discriminando por cargo e área, nomeados ou não, já foram convocados 12 aprovados para o cargo de Analista de Controle Externo: três para a Coordenadoria Jurídica; dois para as Coordenadorias Técnicas, seis para a Coordenadoria de Informática e um para a Coordenadoria de Engenharia. Já entre os aprovados para o cargo de Técnico de Controle Externo, 10 candidatos aprovados já foram convocados, sendo nove na área homônima e um técnico em Edificações ou de Estradas.
 

Palácio Museu comemora aniversário de Augusto e Albano Franco
 

Nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, no Palácio Museu "Olimpio Campos", acontece mais uma edição do Projeto "Aniversário dos Governadores". Serão homenageados os ex-governadores Augusto Franco e Albano Franco que aniversariaram respectivamente em setembro e novembro. Na oportunidade, a direção regional dos Correios vai lançar selo especial comemorativo do centenário de nascimento de Augusto Franco e o economista Marcos Melo fará doação de exemplares do livro "Legado Desenvolvimentista do Governo Augusto Franco" para bibliotecas públicas.


Em Lagarto, pimentas para todos os gostos


Os agricultores do município de Lagarto, atendidos pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), comemoram os excelentes resultados no cultivo de pimenta, motivados pela compra da maior parte da produção anual pela empresa Maratá. Em 2011, foram quase mil toneladas de pimenta produzidas, montante que tende a aumentar em 2012, com a introdução do cultivo da variedade "biquinho". Somando às antes cultivadas malagueta e jalapeño, aumenta a participação destes produtores no mercado.A Cohidro tem papel fundamental nesse processo, pois é quem fornece a irrigação, único meio para o cultivo dessas espécies vegetais em escala industrial no Agreste Sergipano. São 30 os produtores de pimenta, que tem seus lotes compreendidos pelo abastecimento do Perímetro Irrigado Piauí, unidade da Companhia no município. Além de prover aos irrigantes a água de forma gratuita, atua continuamente orientando o agricultor com a assistência técnica.

Plano Diretor: entidades realizam ato para receber novos vereadores

As entidades que compõem o Fórum em Defesa da Grande Aracaju realizarão na próxima sexta-feira, às 7h ato para recepcionar os quinze vereadores recém-eleitos. O ato será em um encontro denominado "Café com os Vereadores" e acontecerá na Sede do Sindiprev, na Rua Vila Cristina, no Bairro São José. O principal objetivo dos idealizadores é manter um primeiro contato com os vereadores que se elegeram para a próxima legislatura e apresentar os projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal, assim como as emendas do fórum. Além disso, o "Café com os vereadores" servirá para reunir personalidades, autoridades e estudiosos de Sergipe que debatem o tema Plano Diretor.



UFS tem novo ouvidor e vice


O Conselho Universitário  (CONSU) da UFS elegeu os servidores técnico-administrativos José Dias Firmo e Joseilton Nery ouvidor e vice-ouvidor, respectivamente.
Eles vão gerir o órgão no período de 2013 a 2015.

 
 


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/12
11:10

Divulgada concorrência do Processo Seletivo 2013

Medicina e Direito foram os cursos com maior procura

A Coordenação de Concurso Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (CCV) divulga a concorrência do processo seletivo 2013, que pela primeira vez terá como critério a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado nos últimos dias 3 e 4 de novembro.

O resultado mostrou que os cursos mais concorridos foram Medicina (186,65), Direito Noturno (103,79) e Direito Vespertino (103,79) no campus de São Cristóvão. Já no campus de Itabaiana, as maiores concorrências foram nos cursos de Administração (20,24) e Pedagogia (16.40). Em Laranjeiras, o curso de Arquitetura foi o mais concorrido (16.40) e, em Lagarto, o curso de Medicina alcançou o maior índice de procura (159,07).

Tais dados levam em consideração o Grupo D, que agrupa todos os candidatos, qualquer que seja a procedência escolar, renda familiar ou grupo étnico-racial. Para saber a concorrência de cada grupo, o candidato deverá conferir a tabela divulgada pela CCV.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado do Enem sairá em 28 de dezembro. Sendo assim, a UFS deverá divulgar o resultado do processo seletivo na segunda quinzena de janeiro. “Temos que aguardar todos os procedimentos do Enem para, só então, divulgar o resultado”, disse o coordenador de concursos da UFS, Manoel Leite Torres.
Ascom


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 8 9 10 11 12 13

Enquete


Categorias

Arquivos