27/12
06:37

Prova final: professores avaliam a gestão de prefeitos e do governo Déda

Nesta sexta-feira, 28/12, a partir das 8 horas, no Calçadão da João Pessoa com Rua Geru, o SINTESE estará divulgando o resultado da Prova Final da política educacional de 2012. O ato, que acontece desde 2004, tem por objetivo avaliar o nível da educação das redes estadual e municipais ? exceto Aracaju ?, com o voto direito dos professores.

Para a presidenta da SINTESE, professora Angela Melo, o ato da Prova Final da Educação Pública é um momento importante para o sindicato e para os educadores, por se um momento de interagir com a população, fazendo um balanço das lutas da categoria, e também de avaliar as administrações municipais e estadual quanto às suas políticas educacionais e de valorização do magistério público.

?É preciso permanentemente estar fazendo essa avaliação, não só das administrações, mas também das nossas lutas e de relembrar os fatos políticos e sociais que marcaram o período de 2012. Vai ser um momento de diálogo com a população e isso é fundamental para nós, poder dialogar com a sociedade sobre nossas ações e sobre a política educacional que temos e a que queremos para os filhos e filhas dos trabalhadores?, explica Angela Melo.

Na ocasião, o sindicato estará promovendo ações lúdicas no sentido de mostrar o atual descaso com a educação pública. Para isso, uma grande arapuca será montada no local para chamara a atenção das pessoas para as ?armadilhas? lançadas pelos gestores que ameaçam e prejudicam o desenvolvimento da educação pública de qualidade.

Até o dia 19 de dezembro, 173 urnas percorreram escolas dos 75 municípios, os prédios das secretarias municipais e estadual e também as sub-sedes (Lagarto, Neópolis, Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória).

Sobre a prova

A Prova Final busca avaliar o nível da educação das redes estadual e municipais através de um questionário que aborda as variáveis presentes no processo de ensino e aprendizado, sob temas como: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino são debatidos e avaliados pelo magistério sergipano.

Desde 2004 os professores das redes estadual e municipais utilizam os momentos finais do ano corrente para apresentar para a sociedade os resultados da "Prova Final da Educação Pública", que avalia a política educacional dos governos estadual e municipais na gestão da educação pública.

Nos últimos oito anos mais de 24 mil votos de filiados já foram computados durante o processo de avaliação da Prova Final da Educação Pública. Com isso o evento acaba se tornando o momento para se colher um retrato fiel sobre como anda a gestão dos recursos destinados para a educação, a garantia dos direitos do magistério e a qualidade social do ensino na gestão das redes públicas de ensino de Sergipe. (Da assessoria)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/12
06:25

Museu da Gente Sergipana é tema de Monografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Museu da Gente Sergipana foi apresentado neste mês de dezembro como tema da monografia de Pós-Graduação de um pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho, intitulado ‘O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação em Museus: estudo de caso no Museu da Gente Sergipana’, teve como autor o professor Waldir Roque Maffei, que obteve nota 10 da banca examinadora.

O professor explica que na monografia apresenta os resultados da análise do impacto do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Museu da Gente Sergipana. “Neste museu, o público tem a oportunidade de conhecer Sergipe através de diversas informações expostas em imagens, sons e objetos, fazendo uso dos mais variados recursos mediáticos. O impacto das tecnologias associadas ao museu segue o rumo de grande sucesso”, atesta Maffei.

De acordo com ele, o que o fez colocar o Museu da Gente Sergipana na sua monografia está muito ligado à nova forma de se fazer museologia, “Este museu se preocupa em falar a linguagem da comunidade que o faz, que é protagonista e que ele educa através da cultura e do patrimônio. E aí está a importância da proposta do espaço. Aí, o sergipano pode se assumir como tal, reconhecer-se como sujeito da história, do seu tempo, de tempos passados e tempos futuros”, afirmou.

Em mensagem encaminhada ao superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda, o pesquisador gaúcho agradece a atenção que teve de todo o pessoal do museu durante a semana que passou em Aracaju, em setembro último, observando o espaço cultural. “Quando o museu abre as portas para pesquisadores, que outrora não tinham ligação com a ‘Gente Sergipana’, demonstra a preocupação de ser um museu além-fronteiras”, disse ainda o professor.

 



Variedades
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
26/12
23:38

Nebulizador do Nestor Piva está quebrado e usuários sofrem

A diretora do Sintasa, Maria da Graça, denuncia que no feriado de natal, nessa terça-feira (25), levou o seu filho para o Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, e depois de medicado deveria passar pelo nebulizador (aparelho de aerossol), mas o aparelho estava quebrado, tendo feito apenas na quarta-feira (26), no Hospital de Urgência de Sergipe.

“Meu filho sentiu uma dor forte no peito, então levei para o Nestor Piva. Lá fomos bem medicados, mas na hora de usar o nebulizador o aparelho estava quebrado. Chegamos às 9 horas da noite e saímos meia-noite e meia”, lamentou a diretora, reclamando que apesar da demora, mesmo assim o filho não pôde usar o aerossol. Agora, nesta sexta-feira (28), ele fará um exame de eletrocardiograma.

Na ocasião, a líder sindical ainda detectou que em detrimento dos funcionários do setor da limpeza do Nestor Piva – todos da Transur – estar em greve por conta da falta de pagamento, pelo menos, três moças de sandálias, com miniblusa e com jaleco descartável estavam fazendo limpeza, sem a mínima condição necessária, como se fosse de improviso.

“Como podem essas meninas estarem lá sem nenhum preparo? Elas pegavam lixo com as mãos e sem luvas, podendo até levar uma espetada de alguma agulha. É um grande risco para elas e para os usuários”, reclama Maria das Graças.

Fonte: www.sintasa.com.br


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
26/12
20:55

Pesquisa do IPEA aponta o Nordeste como a região “mais feliz”

Veículos de comunicação brasileiros repercutiram a divulgação do Comunicado nº 158 - 2012: Desenvolvimento Inclusivo Sustentável?. O Jornal da Globo News recebeu o presidente do Ipea, Marcelo Neri, nesta terça-feira, 18, para comentar os números que indicam alto nível de felicidade da população do país. Neri afirmou que a satisfação maior do brasileiro se deve ao aumento da renda do trabalhador, que neste ano cresceu acima do Produto Interno Bruto (PIB). Em seu site, a revista Exame informou que “em uma pesquisa sobre felicidade feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o nível geral de felicidade da população ficou em 7,1, em uma escala de 0 a 10” e que “a região Nordeste se mostrou a mais feliz”. 

Outro estudo do Instituto foi destaque no jornal Brasil Econômico. A publicação divulgou, em sua versão digital, a informação de que “a maior parte das pessoas empregadas no mercado formal brasileiro está no setor de serviços, especialmente nas áreas de vendas e atendimento ao consumidor”, presente na vigésima terceira edição do boletimRadar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. O artigo A identificação de empregos verdes, ou com potencial verde, sob as óticas ocupacionais e setorial no Brasil, de Fernanda Nonato e Aguinaldo Nogueira Maciente, também presente no boletim Radar nº 23, pautou a Agência Brasil. O veículo produziu matéria sobre os “empregos verdes”, ressaltando que a pecuária é o setor com o maior potencial para gerar esse tipo de ocupação.

Apresentada no início do mês, a nota técnica O Que estão Fazendo os Jovens que não Estudam, não Trabalham e não procuram Trabalho?, de autoria de Ana Amélia Camarano e Solange Kanso, foi tema de reportagem do jornalFolha de São Paulo. O texto Crescem homens 'nem-nem'; garotas revertem tendência indica, com base em dados do Censo, consolidados pelo Ipea, que “de 2000 a 2010, o número de homens jovens que não trabalhavam nem estudavam aumentou em 1,107 milhão. Já o número de mulheres na mesma situação caiu 398 mil”. (Da assessoria do Ipea)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/12
20:34

Câmara de Aracaju faz balanço do ano em café com a imprensa

Nesta quinta-feira, 27/12, será realizado o café da manhã dos vereadores com os profissionais da  imprensa de Aracaju (SE). O encontro, que vem sendo realizado desde 2009, na gestão do presidente Emmanuel Nascimento (PT), é um momento dos parlamentares agradecerem a todos da imprensa, pela cobertura dos trabalhos da Casa Parlamentar e de cada um fazer também um balanço do mandato. "Nós entendemos a importância dos comunicadores na divulgação dos trabalhos da Casa. Nada mais josto do que agradecer pela presença de todos, ao longo deste ano, na  Câmara Municipal de Aracaju, que é a Casa do Povo", destaca Emmanuel Nascimento, em nome dos demais vereadores. Instituído pela Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), este ano, o café da manhã acontecerá mais uma vez na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe (Aease), a partir das 7h30. Além dos atuais legisladores, foram convidados para participarem os vereadores que serão empossados no dia 1º de janeiro de 2013.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/12
12:34

ARACAJU - Definida mudança no percurso da procissão de Bom Jesus dos Navegantes


Em virtude da influência da maré, foi alterado o roteiro da procissão de Bom Jesus dos Navegantes, pelo estuário do Rio Sergipe, no dia 1º de janeiro de 2013. O ato religioso começará  às 15h30, saindo  da ponte do Imperador em direção ao Iate Clube, retornando beirando a  Atalaia Nova e Barra dos Coqueiros, passando pela ponte Construtor João Alves   até o Rio Pomonga, retornando beirando o Bairro Industrial até o desembarque na Ponte do imperador, seguindo o cortejo terrestre até a Colina de Santo Antônio para a Missa de Encerramento com o Arcebispo Metropolitano Dom José Palmeira Lessa, por volta das 18 horas.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
26/12
12:02

João Alves anuncia secretariado na próxima sexta-feira,28

O prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), anunciará o seu secretariado e dirigentes de empresas municipais na próxima sexta-feira, dia 28 de dezembro, às 7h. Ele revelará os nomes durante entrevista coletiva, no Hotel Real Classic, na orla de Atalaia.. Inicialmente pensou-se em fazer o ato na sede da CDL, mas há problemas com o ar condicionado e isso tornaria o evento um tanto desconfortável. João passou o final de semana e o feriado de Natal definindo os dois últimos nomes que faltavam. O prefeito tem evitado tornar público os nomes que já definiu.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/12
10:38

Empréstimo externo: concedido parcialmente pedido de Sergipe

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski deferiu parcialmente pedido de antecipação de tutela formulado na Ação Cível Originária (ACO) 1105, determinando à União que se abstenha de impedir o Estado de Sergipe de contratar empréstimos no valor de 16 milhões de dólares junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinado a programas estaduais, tais como o Projeto de Desenvolvimento de Negócios Rurais para Pequenos Produtores – Projeto Dom Távora e o Projeto de Modernização Fazendária daquele estado – PROMOFAZ.

A contratação desse empréstimo vinha sendo obstaculizada pela União com fundamento no artigo 23, parágrafo 3º, da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), sob alegação de que a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas e o Ministério Público sergipanos haviam excedido os limites estabelecidos por aquele dispositivo legal para seus gastos com pessoal.

De acordo com a mencionada regra, o descumprimento dos limites de gastos com pessoal no serviço público acarreta a proibição de receber transferências voluntárias da União; obter garantia, direta ou indireta, de outro ente e de contratar operações de crédito, ressalvadas as destinadas ao refinanciamento da dívida mobiliária e as que visem à redução das despesas com pessoal.

Decisão
Embora reconhecesse que o Poder Executivo estadual não pode, sob pena de interferência indevida em outro Poder, impedir o extravasamento dos limites de gastos pelos demais Poderes, o ministro ponderou que ele “pode – e deve – buscar tutela jurisdicional perante o órgão judicial competente para correção da situação que evidencia o descumprimento da LC 101/2000”.

Ao conceder antecipação dos efeitos da tutela parcialmente, a decisão alcança apenas os mencionados contratos de empréstimo junto ao FIDA e BID. O ministro entende que “o estado autor (da ACO) não pode exonerar-se de todas as consequências decorrentes do descumprimento dos limites com gastos de pessoal pelos órgãos públicos que, por sua vez, lhe integram a estrutura como um todo”.

Em sua decisão, o ministro Ricardo Lewandowski citou diversos precedentes da Suprema Corte em casos semelhantes, como a Ação Cautelar (AC) 1761, relatada pelo ministro Eros Grau (aposentado), e a AC 3157, relatada pelo ministro Celso de Mello. Nesta, o ministro lembra que o postulado da intranscendência, isto é, da impossibilidade de transferência de responsabilidade de um para outro Poder, por uma falta cometida, “tem recebido o amparo jurisdicional desta Suprema Corte”.

Da Assessoria



Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos