20/11
21:44

Petrobras homologa nesta 5ª feira o arrendamento das Fafens/SE e BA

Nesta quinta-feira, 21,  às 15h, a Petrobras homologa no Rio de Janeiro o arrendamento das Fafens/SE e BA.  O arrendamento foi uma luta na qual se somaram muitos políticos sergipanos, a exemplo do  ex-governador Albano Franco e membros da bancada federal. Estão na disputa a Proquigel Química, PJSC Acron e a Formitex. Em março de 2018 a Petrobras anunciou o fechamentos das Fafen/SE e BA e tempos depois deu início ao processo de hibernação. Agora,  uma das concorrentes poderá assumir o comando da empresa que era responsável pela produção de amônia e ureia para a indústria de adubos do Brasil.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
14:42

Consumidores são orientados pelo Procon Aracaju sobre compras pela internet durante Black Friday

Confira agora todos os detalhes e instruções fornecidos pelo órgão

Os sites de compras na internet apresentam muitos atrativos para chamar a atenção dos consumidores que aguardam o período da Black Friday para realizar compras. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), orienta a população sobre cuidados que devem ser adotados para evitar transtornos. 

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), Igor Lopes, é fundamental que antes de efetivar a compra o consumidor esteja atento à segurança do site. "Existem inúmeros sites que não são confiáveis e que podem, inclusive, utilizar os dados que são fornecidos pelos consumidores. É importante que antes de realizar a compra, o consumidor verifique a informação referente ao CNPJ da empresa em que está sendo realizada a compra", indica Igor Lopes.

Ainda segundo o coordenador, essa consulta pode ser feita por meio de uma plataforma disponibilizada no site da Receita Federal. "Por meio dela, o consumidor pode informar o número de CNPJ e ter acesso aos dados cadastrais daquela empresa, inclusive se aquele cadastro está ativo ou não", explica o coordenador. Igor Lopes reforça também que, geralmente, os sites confiáveis possuem o símbolo de um cadeado ao lado da barra de endereço do site. Além do cuidado com a segurança, no momento da compra o consumidor precisa observar a cobrança do serviço de frete, que deve ser previamente informada. "Não pode haver ausência dessa informação. Se o valor referente ao frete deixar de ser informado no ato da compra, ele passa a ser uma cobrança abusiva. Nesse caso, o consumidor tem o direito de contestar a cobrança, podendo receber de volta o valor pago indevidamente", aponta Igor Lopes.

Outro ponto que merece atenção é o prazo de entrega do produto. Conforme o Artigo 25 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor deve cumprir aquilo que foi ofertado e descrito ao consumidor. "Se o fornecedor deixar de cumprir o prazo que foi estabelecido, há uma flagrante violação a esse dispositivo legal. Isso dá ao consumidor o direito de exigir o cumprimento imediato da oferta, ou até mesmo a rescisão do contrato, com a restituição dos valores que foram pagos", afirma o coordenador do Procon.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Semed


Economia
Com.: 0
Por Redação
20/11
14:34

Leiloeiros devem realizar recadastramento na Jucese até o dia 13 do próximo mês

Aqueles que não efetuarem o recadastramento na Jucese poderão ser destituídos da função

Órgão responsável por coordenar a matrícula e o cancelamento de leiloeiros oficiais, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) deu início, neste mês de novembro, ao Recadastramento 2019 dos profissionais de leiloaria. Os leiloeiros que têm interesse de continuar matriculados na Jucese e, desta forma, exercer regularmente a profissão em Sergipe, devem apresentar presencialmente, na Secretaria-Geral da Junta Comercial, os documentos atualizados dos requisitos de matrícula até o dia 13 de dezembro. Aqueles que não efetuarem o recadastramento na Jucese poderão ser destituídos da função, mediante processo administrativo instaurado pela Junta Comercial.

O recadastramento dos leiloeiros segue as diretrizes do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), bem como a Resolução Plenária Nº 06/2017 e o Edital Nº 4/2019 da Jucese. “Na qualidade de órgão responsável pela habilitação e fiscalização das atividades dos leiloeiros, temos por obrigação realizar o recredenciamento periódico, nos termos determinados pela Lei 8.934/94 e demais legislações que embasam a ação”, reforça o secretário-geral da Junta Comercial, Alex Souza.

Ele destaca ainda que o recadastramento tem por objetivo dar segurança jurídica à sociedade. “Além, de claro, manter o banco de dados desses profissionais atualizados na Junta Comercial”, afirma. As orientações e a relação completa dos documentos necessários para o Recadastramento 2019 dos leiloeiros estão disponíveis no site da Jucese: www.jucese.se.gov.br.

Fonte: ASN
Foto: Divulgação


Economia
Com.: 0
Por Redação
19/11
16:42

PNAD Contínua Trimestral: desocupação fica estável em 25 das 27 unidades da federação no 3° trimestre de 2019

Taxa de desemprego em Sergipe permanece alta, mas teve queda de 2,8%

A taxa de desocupação do país no 3º trimestre de 2019 foi de 11,8%, com redução de 0,2 ponto percentual (p.p.) frente ao 2° trimestre de 2019 (12,0%) e estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2018 (11,9%).

Considerando-se as variações estaticamente significativas em relação ao trimestre anterior, a taxa recuou em São Paulo (-0,8 p. p.) e aumentou em Rondônia (1,5 p. p.), permanecendo estável nas demais 25 unidades da federação. Já em relação ao mesmo trimestre de 2018, a taxa subiu em Goiás (1,9 p. p.) e Mato Grosso (1,3 p. p.). Houve quedas em três UFs: São Paulo (-1,1 p. p.) Alagoas (-1,7 p. p.) e Sergipe (-2,8 p. p.), com estabilidade nas demais 22 unidades da federação.

Taxa de desemprego em Sergipe teve queda de 2,8%, mas continua elevada, 14,7%, a sexta pior taxa de desemprego do Brasil e a quarta pior de subutilização da força de trabalho, com 36,3%.

Fonte e foto: IBGE


Economia
Com.: 0
Por Redação
19/11
16:38

Programa de Regularização Fiscal 2019 é detalhado pela Secretaria da Fazenda

Refis dará opções de parcelamento do ICMS e do IPVA

Na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, juntamente com a equipe técnica da pasta, apresentou detalhes sobre o Programa de Regularização de Dívidas (Refis), aberto pelo Governo do Estado. Pelo Refis, a administração estadual oferece condições diferenciadas para as empresas e consumidores que tiverem interesse em quitar os débitos com o Tesouro. 

Consumidores inadimplentes com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderão através do Programa, quitar as dívidas com melhores condições. “Para aqueles que quiseram negociar os débitos à vista, haverá um desconto de 95% em multas e 80% em juros e esta negociação deve ser feita até o dia 20 de dezembro. Porém, o programa se estende até o dia 27 de dezembro para quem quiser fazer essa negociação parcelada, também com ótimas condições”, esclareceu o secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz.

Além dos descontos em juros e multa, o Refis oferece ainda opção de parcelamento em até 120 meses. Vale ressaltar que o Programa é válido para débitos adquiridos até dezembro de 2018. Segundo o secretário Marco Antônio Queiroz, a medida visa aquecer a economia. “O último Refis foi realizado em 2017, mas durante todo este ano a Secretaria da Fazenda tem proposto oportunidades de rever a situação dos empresários. Abrimos parcelamentos e assim, desde abril, já atendemos mais de três mil contribuintes, colocando em dia mais de 100 milhões de reais em débitos com o estado.  Além disso, esse Refis tem tem um diferencial que é a inclusão do IPVA”. O objetivo do Governo do Estado é arrecadar mais de 50 milhões com o Programa. “Em 2017, no último Refis, tivemos uma arrecadação de 27 milhões de reais, neste estamos buscando o dobro. Com a participação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os contribuintes que estão em execução fiscal também devem aderir ao Programa e este número pode aumentar bastante”, ressalta.

Fonte: ASN
Foto: Arthuro Paganine


Economia
Com.: 0
Por Redação
19/11
16:27

SERGIPE - Desemprego cai de 167 mil para 159 mil no 3º trimestre de 2019

A taxa de desocupação em Sergipe atingiu 14,7% (159 mil) no 3º trimestre do ano, um decréscimo de 0,6 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior (15,3%), 167 mil, O resultado ficou acima do registrado pelo Brasil (11,8%) e pelo Nordeste (14,4%). Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, quando a taxa era 17,5%, houve retração de 2,8 p.p. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE e analisados pelo Observatório de Sergipe.

ATIVIDADES COM MAIORES GANHOS

Dos dez grupos de atividades econômicas, os que tiveram aumento em comparação ao trimestre anterior foram:

- ‘Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas’ (+9 mil);

- ‘Serviços domésticos’ (+3 mil);

- ‘Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas’ (+2 mil);

- ‘Indústria de transformação’ (+1 mil).

- ‘Transporte, armazenagem e correio’ (+1 mil),


EMPREGOS


A população ocupada aumentou de 924 mil para 925 mil entre 2º trimestre e o 3º trimestre de 2019, correspondendo a um incremento de 0,1%. Em relação ao 3º trimestre do ano anterior, houve um acréscimo de 9,1%.

ARACAJU


A taxa de desocupação em Aracaju subiu de 14,3% (atingindo 49 mil) para 15,5% (um total de 51 mil) entre o 2º e o 3º trimestre de 2019, representando um aumento de 1,2 p.p. Na comparação anual (16,9%), houve decréscimo de 1,4 p.p.

(Dados do IBGE analisados pelo Observatório de Sergipe)

Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/11
18:35

Criação de rota de gás natural é discutida na França pelo Governo de Sergipe

Participam das atividades na Europa, o superintendente de Parcerias Público-Privadas, Oliveira Junior, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, representando o governador Belivaldo Chagas

Dando continuidade à Missão Internacional do Consórcio Nordeste, que acontece na Europa até a próxima sexta-feira (22), o superintendente de Parcerias Público-Privadas, Oliveira Junior, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, representando o governador Belivaldo Chagas, estiveram em Paris, na França, nesta segunda-feira (18), para um debate a respeito do uso de energias limpas.

Como os nove estados nordestinos têm interesse na criação de 'blue corridors' - uma rota de transporte de gás natural entre os nove estados nordestinos, os governadores estiveram com representantes da Golar Power, joint venture entre a norueguesa Golar e o fundo norte-americano Stonepeak. O projeto de integração inclui a instalação de postos de combustíveis capazes de fornecer gás natural liquefeito (GNL) para veículos de carga.

"Na ocasião, os representantes da Golar apresentaram os planos de introdução do gás natural líquido para o transporte em todo o Nordeste. Eles mostraram as vantagens em termos ambientais e econômicos da substituição do diesel pelo gás e vários desdobramento dos negócios que o uso mais intensivo do gás pode representar para a economia nordestina". Ainda na reunião, Oliveira Junior transmitiu aos governadores presentes o convite do governador Belivaldo Chagas, para participar da apresentação dos caminhões à gás de fabricação chinesa, importados pela Golar, que serão lançados no dia 9 de dezembro, em Aracaju (SE).

Fonte e foto: ASN


Economia
Com.: 0
Por Redação
18/11
17:16

Em dezembro, novo horário do comércio vai ajudar clientes e lojistas, diz FCDL

Horário será ampliado de 1º de dezembro das 8 às 21h, e do dia 16 ao dia 31, das 8 às 22h

Programado para modificar o horário de atendimento ao público a partir de 1º de dezembro até o ultimo dia do ano, 31, lojistas e clientes do “comércio de rua”, sejam na capital ou interior do Estado, devem ser beneficiados diretamente com a medida, mediante acordo coletivo de trabalho firmado anteriormente entre as categorias de patrões e empregados.
O horário será ampliado de 1º de dezembro das 8 às 21h, e do dia 16 ao dia 31, das 8 às 22h, com exceção dos dias 24 e 31 de dezembro – vésperas de Natal e Ano Novo – que funcionará das 8 às 17h.

Conforme crê o presidente da FCDL/Sergipe, Edivaldo Cunha, a principal modificação se dá no comércio do Centro da capital, Siqueira Campos, 13 de julho, mas também é seguido em grande parte pelos estabelecimentos comerciais do interior do Estado, “respeitando-se as peculiaridades de cada município”. Também o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), presidido pelo empresário Gilson Figueiredo, prevê um aumento nas vendas no final de ano, “além das facilidades com ampliação do horário de atendimento ao público, maior comodidade, facilidade e segurança”.

Polícia Militar e GMA – A CDL de Aracaju, pensando nesse “boom natalino” e diante da programação do Natal Iluminado no Centro da cidade e vários eventos, já pediu o reforço policial e da Guarda Municipal para este período em que há dilatação do horário de funcionamento do comércio. “Sabemos que a presença do público de Aracaju, interior do Estado e turistas será forte neste período e a Polícia Militar e Guarda Municipal terão um papel importante na segurança de clientes em compras e para os lojistas ao fecharem seus estabelecimentos”, aponta Brenno Barreto, presidente da CDL.

Como ficam os horários do Comércio de rua:

Centro, Siqueira Campos, 13 de julho

De 1º a 15/12 – 8 às 21h

De 16 a 31/12 – 8 às 22h

Ressalvas: dias 24 e 31 de dezembro, das 8 às 17h

- 08 de dezembro (feriado em Aracaju/funciona) – das 8às 14h

Shoppings Centers

De 1º a 15/12 – 10 às 22h

De 16 a 31/12 – 10 às 23h

Ressalvas: 24 e 31 de dezembro – das 9 às 18h


Economia
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos