19/11
16:42

PNAD Contínua Trimestral: desocupação fica estável em 25 das 27 unidades da federação no 3° trimestre de 2019

Taxa de desemprego em Sergipe permanece alta, mas teve queda de 2,8%

A taxa de desocupação do país no 3º trimestre de 2019 foi de 11,8%, com redução de 0,2 ponto percentual (p.p.) frente ao 2° trimestre de 2019 (12,0%) e estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2018 (11,9%).

Considerando-se as variações estaticamente significativas em relação ao trimestre anterior, a taxa recuou em São Paulo (-0,8 p. p.) e aumentou em Rondônia (1,5 p. p.), permanecendo estável nas demais 25 unidades da federação. Já em relação ao mesmo trimestre de 2018, a taxa subiu em Goiás (1,9 p. p.) e Mato Grosso (1,3 p. p.). Houve quedas em três UFs: São Paulo (-1,1 p. p.) Alagoas (-1,7 p. p.) e Sergipe (-2,8 p. p.), com estabilidade nas demais 22 unidades da federação.

Taxa de desemprego em Sergipe teve queda de 2,8%, mas continua elevada, 14,7%, a sexta pior taxa de desemprego do Brasil e a quarta pior de subutilização da força de trabalho, com 36,3%.

Fonte e foto: IBGE


Economia
Com.: 0
Por Redação
19/11
16:38

Programa de Regularização Fiscal 2019 é detalhado pela Secretaria da Fazenda

Refis dará opções de parcelamento do ICMS e do IPVA

Na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, juntamente com a equipe técnica da pasta, apresentou detalhes sobre o Programa de Regularização de Dívidas (Refis), aberto pelo Governo do Estado. Pelo Refis, a administração estadual oferece condições diferenciadas para as empresas e consumidores que tiverem interesse em quitar os débitos com o Tesouro. 

Consumidores inadimplentes com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderão através do Programa, quitar as dívidas com melhores condições. “Para aqueles que quiseram negociar os débitos à vista, haverá um desconto de 95% em multas e 80% em juros e esta negociação deve ser feita até o dia 20 de dezembro. Porém, o programa se estende até o dia 27 de dezembro para quem quiser fazer essa negociação parcelada, também com ótimas condições”, esclareceu o secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz.

Além dos descontos em juros e multa, o Refis oferece ainda opção de parcelamento em até 120 meses. Vale ressaltar que o Programa é válido para débitos adquiridos até dezembro de 2018. Segundo o secretário Marco Antônio Queiroz, a medida visa aquecer a economia. “O último Refis foi realizado em 2017, mas durante todo este ano a Secretaria da Fazenda tem proposto oportunidades de rever a situação dos empresários. Abrimos parcelamentos e assim, desde abril, já atendemos mais de três mil contribuintes, colocando em dia mais de 100 milhões de reais em débitos com o estado.  Além disso, esse Refis tem tem um diferencial que é a inclusão do IPVA”. O objetivo do Governo do Estado é arrecadar mais de 50 milhões com o Programa. “Em 2017, no último Refis, tivemos uma arrecadação de 27 milhões de reais, neste estamos buscando o dobro. Com a participação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os contribuintes que estão em execução fiscal também devem aderir ao Programa e este número pode aumentar bastante”, ressalta.

Fonte: ASN
Foto: Arthuro Paganine


Economia
Com.: 0
Por Redação
19/11
16:27

SERGIPE - Desemprego cai de 167 mil para 159 mil no 3º trimestre de 2019

A taxa de desocupação em Sergipe atingiu 14,7% (159 mil) no 3º trimestre do ano, um decréscimo de 0,6 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior (15,3%), 167 mil, O resultado ficou acima do registrado pelo Brasil (11,8%) e pelo Nordeste (14,4%). Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, quando a taxa era 17,5%, houve retração de 2,8 p.p. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE e analisados pelo Observatório de Sergipe.

ATIVIDADES COM MAIORES GANHOS

Dos dez grupos de atividades econômicas, os que tiveram aumento em comparação ao trimestre anterior foram:

- ‘Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas’ (+9 mil);

- ‘Serviços domésticos’ (+3 mil);

- ‘Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas’ (+2 mil);

- ‘Indústria de transformação’ (+1 mil).

- ‘Transporte, armazenagem e correio’ (+1 mil),


EMPREGOS


A população ocupada aumentou de 924 mil para 925 mil entre 2º trimestre e o 3º trimestre de 2019, correspondendo a um incremento de 0,1%. Em relação ao 3º trimestre do ano anterior, houve um acréscimo de 9,1%.

ARACAJU


A taxa de desocupação em Aracaju subiu de 14,3% (atingindo 49 mil) para 15,5% (um total de 51 mil) entre o 2º e o 3º trimestre de 2019, representando um aumento de 1,2 p.p. Na comparação anual (16,9%), houve decréscimo de 1,4 p.p.

(Dados do IBGE analisados pelo Observatório de Sergipe)

Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/11
18:35

Criação de rota de gás natural é discutida na França pelo Governo de Sergipe

Participam das atividades na Europa, o superintendente de Parcerias Público-Privadas, Oliveira Junior, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, representando o governador Belivaldo Chagas

Dando continuidade à Missão Internacional do Consórcio Nordeste, que acontece na Europa até a próxima sexta-feira (22), o superintendente de Parcerias Público-Privadas, Oliveira Junior, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, representando o governador Belivaldo Chagas, estiveram em Paris, na França, nesta segunda-feira (18), para um debate a respeito do uso de energias limpas.

Como os nove estados nordestinos têm interesse na criação de 'blue corridors' - uma rota de transporte de gás natural entre os nove estados nordestinos, os governadores estiveram com representantes da Golar Power, joint venture entre a norueguesa Golar e o fundo norte-americano Stonepeak. O projeto de integração inclui a instalação de postos de combustíveis capazes de fornecer gás natural liquefeito (GNL) para veículos de carga.

"Na ocasião, os representantes da Golar apresentaram os planos de introdução do gás natural líquido para o transporte em todo o Nordeste. Eles mostraram as vantagens em termos ambientais e econômicos da substituição do diesel pelo gás e vários desdobramento dos negócios que o uso mais intensivo do gás pode representar para a economia nordestina". Ainda na reunião, Oliveira Junior transmitiu aos governadores presentes o convite do governador Belivaldo Chagas, para participar da apresentação dos caminhões à gás de fabricação chinesa, importados pela Golar, que serão lançados no dia 9 de dezembro, em Aracaju (SE).

Fonte e foto: ASN


Economia
Com.: 0
Por Redação
18/11
17:16

Em dezembro, novo horário do comércio vai ajudar clientes e lojistas, diz FCDL

Horário será ampliado de 1º de dezembro das 8 às 21h, e do dia 16 ao dia 31, das 8 às 22h

Programado para modificar o horário de atendimento ao público a partir de 1º de dezembro até o ultimo dia do ano, 31, lojistas e clientes do “comércio de rua”, sejam na capital ou interior do Estado, devem ser beneficiados diretamente com a medida, mediante acordo coletivo de trabalho firmado anteriormente entre as categorias de patrões e empregados.
O horário será ampliado de 1º de dezembro das 8 às 21h, e do dia 16 ao dia 31, das 8 às 22h, com exceção dos dias 24 e 31 de dezembro – vésperas de Natal e Ano Novo – que funcionará das 8 às 17h.

Conforme crê o presidente da FCDL/Sergipe, Edivaldo Cunha, a principal modificação se dá no comércio do Centro da capital, Siqueira Campos, 13 de julho, mas também é seguido em grande parte pelos estabelecimentos comerciais do interior do Estado, “respeitando-se as peculiaridades de cada município”. Também o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), presidido pelo empresário Gilson Figueiredo, prevê um aumento nas vendas no final de ano, “além das facilidades com ampliação do horário de atendimento ao público, maior comodidade, facilidade e segurança”.

Polícia Militar e GMA – A CDL de Aracaju, pensando nesse “boom natalino” e diante da programação do Natal Iluminado no Centro da cidade e vários eventos, já pediu o reforço policial e da Guarda Municipal para este período em que há dilatação do horário de funcionamento do comércio. “Sabemos que a presença do público de Aracaju, interior do Estado e turistas será forte neste período e a Polícia Militar e Guarda Municipal terão um papel importante na segurança de clientes em compras e para os lojistas ao fecharem seus estabelecimentos”, aponta Brenno Barreto, presidente da CDL.

Como ficam os horários do Comércio de rua:

Centro, Siqueira Campos, 13 de julho

De 1º a 15/12 – 8 às 21h

De 16 a 31/12 – 8 às 22h

Ressalvas: dias 24 e 31 de dezembro, das 8 às 17h

- 08 de dezembro (feriado em Aracaju/funciona) – das 8às 14h

Shoppings Centers

De 1º a 15/12 – 10 às 22h

De 16 a 31/12 – 10 às 23h

Ressalvas: 24 e 31 de dezembro – das 9 às 18h


Economia
Com.: 0
Por Redação
18/11
16:08

Divulgada a lista final dos aprovados na segunda fase do Programa Centelha

Na próxima fase cada participante irá desenvolver um projeto de fomento

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) divulgou o resultado final dos aprovados na segunda fase do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha). A lista preliminar já havia sido divulgada no dia 01 de novembro. Após o período de interposição de recursos, passaram 100 projetos para a terceira e última fase do programa. 

Os aprovados nesta segunda etapa elaboraram um projeto de empreendimento, no qual detalharam um plano de negócio executivo, com a finalidade de demonstrar as chances de ser criado um negócio de sucesso. Segundo a coordenadora de inovação da Fapitec, Ana Flávia Menezes, os avaliadores analisaram em cada proposta inscrita o fornecimento de valor do produto, grau de inovação, nível de domínio das tecnologias envolvidas, tamanho, abrangência, tendências, investimentos necessários, capacidade técnica e gerencial da equipe e o modelo de negócio. “Na próxima fase cada participante irá desenvolver um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar seu projeto e desenvolver seu negócio”, finaliza Ana Flávia. A lista com os nomes dos aprovados está disponível no site www.fapitec.se.gov.br. Mais informações pelo do telefone (79) 3259-3007.

Sobre o Programa

Lançado em junho deste ano, o Programa Centelha Sergipe contribui para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no estado, já que muitas das ideias vieram de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação, como de pós-graduação. No período de inscrições, o Centelha buscou abrir o espaço para a participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, consolidando assim uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador. Ao final, até 23 projetos serão contemplados, cada um com R$53 mil, não reembolsáveis, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Fonte: ASN
Foto: Arthuro Paganine


Economia
Com.: 0
Por Redação
18/11
15:37

Estado de Sergipe é apresentado a empresários franceses

A representação está por conta do secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, e pelo superintendente de PPPs, Oliveira Júnior

Os governadores do Nordeste iniciaram, nesta segunda-feira (18), a missão na Europa. Durante evento em Paris, o grupo apresentou a 40 empresários franceses um mapa de oportunidades de investimentos no Nordeste. Os empresários também puderam esclarecer dúvidas com os gestores e alguns apresentaram atuações que já possuem no Brasil. Essa é a primeira articulação internacional do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Para ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação, o consórcio destaca o potencial de consumo e de desenvolvimento da região nordestina, que reúne 57,1 milhões de habitantes e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.

O diretor geral do tesouro francês, Cristophe Bories, disse que “a França investe mais no Brasil do que na China. O Nordeste é uma região que tem três vezes a superfície da França e tem desafios e oportunidades para nossas empresas. As autoridades francesas estão mobilizadas para apoiar projetos no Brasil através de financiamentos. Podemos fazer vários tipos de cooperação entre a França e os estados do Nordeste”.

O governador Belivaldo Chagas, não viajou por motivos de saúde e está representado na missão pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho e pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior. Segundo os sergipanos, a primeira reunião da missão concluiu-se com muito sucesso e ficou definido um encontro no Brasil para avançar no detalhamento de propostas, a acontecer em janeiro, onde todos os estados participarão. Além dos representantes de Sergipe, participam da missão os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão).

Fonte: ASN
Foto: Divulgação


Economia
Com.: 0
Por Redação
14/11
18:30

BNDES vai antecipar devolução de recursos para a União

Até agora foram repassados R$ 100 bilhões do total de R$ 123 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai cumprir a meta de antecipação da devolução de recursos ao Tesouro Nacional. A informação foi dada pelo presidente do banco, Gustavo Montezano, durante a apresentação do balanço da instituição no terceiro trimestre de 2019. Até agora, já foram repassados R$ 100 bilhões. Até o fim do ano o volume vai alcançar R$ 123 bilhões. 

“A gente vai terminar o ano com a meta superada. A gente tinha o número de R$ 126 bilhões que colocamos como objetivo. Esse número será cumprido. O número redondo seria 123 bilhões de reais, mas como está antecipando, economiza uns meses de juros. Já está, totalmente, aprovado. Agora é só mero trâmite burocrático [para fazer a liberação], disse Montezano. “A expectativa é que a gente pague até o final de novembro”, completou a diretora financeira do BNDES, Bianca Nasser.

Além disso, o BNDES pagará R$ 9 bilhões ao governo federal, a título de adiantamento de dividendos. Com isso, os recursos pagos ao Tesouro chegarão a R$ 132 bilhões em 2019. A título de dividendo obrigatório relativo ao lucro de 2018, nos primeiros nove meses de 2019, o BNDES pagou ao Tesouro Nacional R$ 1,6 bilhão. Já quanto ao lucro apurado no primeiro semestre de 2019, o banco efetuou pagamento de R$ 1,8 bilhão. Parcela adicional de dividendos de R$ 6 bilhões está aprovada para pagamento no último trimestre do ano. “Além do Tesouro a gente também está pagando 60% do lucro acumulado no primeiro semestre. Somando o repagamento ao tesouro e os dividendos pagos este ano, tanto referentes a 2018, quanto ao primeiro semestre de 2019, a gente vai totalizar o pagamento de R$ 132,5 bilhões à União. A gente considera que essa meta será superada”

Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr.


Economia
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos