15/05
10:17

Coluna Primeira Mão

 

Novo listão de devedores de SE vai para Serasa

 

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) envia nesta segunda-feira, 16, o segundo lote de negativações a serem efetuadas pelo Serasa, contendo 1.174 nomes de empresas inadimplentes com o Estado, nas ações efetivas de cobrança, correspondendo a um valor de R$ 850 milhões em débitos fiscais. A informação é da Superintendência de Gestão Tributária e Não Tributária da Sefaz, detalhando que somado ao primeiro lote, enviado na semana passada ao Serasa, serão quase 2.000 empresas inadimplentes negativadas desde a semana passada, correspondendo a débitos da ordem de mais de R$ 1,08 bilhão, todos já inscritos na Dívida Ativa do Estado.

 

 

Bosco determina corte de gastos na Deso

 

 

O novo presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Bosco Mendonça, determinou o corte de 90% das horas extras, corte de 10% nos serviços terceirizados e ainda contenção nos gastos com passagens aéreas. As medidas foram adotadas para garantir uma Deso cada vez mais saudável e possibilitar o uso racional dos recursos em projetos mais imediatos. Bosco também se manifestou preocupado com os vazamentos de água na adutora do semi-árido e o incêndio que atingiu a sede da Deso em Poço Redondo. “Já mandei averiguar o que motivou as duas ocorrências”, disse.

 

Detran - Liminar diz que greve é ilegal

O desembargador Claudio Dinart, do Tribunal de Justiça de Sergipe,  concedeu liminar ao Detran  que definindo como ilegal uma  possivel paralisacão marcada para amanhã, segunda-feira,16."

 

 

 

André Moura: Municípios passam por dificuldades


Do deputado federal André Moura (PSC) sobre a crise que atinge os municípios brasileiros: “A realidade tem sido difícil para todos. Poucos municípios de Sergipe conseguem dar alguns passos com recursos próprios. As receitas tiveram quedas consideráveis e é complicado você afirmar que município A ou B tem uma condição melhor. O pagamento do piso nacional dos professores, por exemplo, elevou consideravelmente os gastos com pessoal dos Estados e municípios. É uma reivindicação justa dos professores, diga-se de passagem, mas e as outras categorias? Até hoje a União não repassou a contrapartida necessária para ajudar os municípios a honrarem esse compromisso com os professores. Para amenizar esse sufoco, estamos de olho na distribuição dos royalties do pré-sal para todos os municípios, na aprovação do projeto de regulamentação da Emenda 29 da Saúde e em um novo pacto federativo, que precisa ser mais justo e que acabe com essa guerra fiscal entre os Estados federados. Somos a favor do fim do ICMS nas operações interestaduais. A grande verdade é que muitos municípios vivem quase que, exclusivamente, das receitas do FPM. Esses, muito em breve, estarão fadados à falência e apenas a fazerem os pagamentos das folhas. Poucos municípios sergipanos recebem royalties do petróleo, das mineradoras e das empresas de energia elétrica. Enquanto isso, os investimentos nos municípios ficarão prejudicados ou até paralisados”.

 

 

Sintasa volta a Assembleia Legislativa

Lideradas pelo Sintasa, entidades ligadas à saúde e servidores voltarão  a ocupar nesta segunda-feira  a galeria da Assembleia Legislativa para reivindicar 100% de aumento,  aprovação do Acordo Coletivo 2011/2012 e do Plano de Carreira, Cargos e Salário dos trabalhadores. A visita ocorrerá às 9h. Os sindicalistas estão revoltados com o possível aumento que o governador Marcelo Déda deve anunciar nesta  semana, que,  provavelmente, não chegará aos 6%. O presidente do Sintasa, Augusto Couto, quer que o governador cumpra o que disse logo no início deste ano: "este é o ano da saúde, pensando assim, queremos que realmente seja o ano da saúde. Já protocolamos o pedido de acordo coletivo na Secretaria de Estado da Saúde e também nas Fundações da Saúde.

 

 

 

Almeida defende diretas sempre

"Será que a sociedade brasileira está satisfeita com a classe política que tem? Creio que não. Será que ela enxerga demagogia, falsas promessas e corrupção no processo eleitoral? Acredito que sim. Está aí a justificativa para que a reforma política aconteça. Precisamos aprimorar as instituições democráticas do país". O comentário é do presidente da Comissão da Reforma Política na Câmara Federal, deputado Almeida Lima (PMBD/SE), e foi feito no início ao seu discurso, na Conferência Estadual da Reforma Política, realizada na Assembleia Legislativa de Aracaju (Alese), na última sexta-feira. O evento teve a presença dos deputados federais e integrantes da Comissão da Reforma Política, Luíza Erundina, Íris Araújo, Alceu Moreira e Edinho Araújo, deputados estaduais, vereadores e prefeitos sergipanos

 

 

 

Rogério fala sobre SUS de SE na Espanha  1

As experiências obtidas por Sergipe frente à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos quatro anos, foram apresentadas na última sexta-feira, 13, pelo deputado Federal Rogério Carvalho (PT), durante encontro realizado em Madrid, na Espanha. O ex-secretário de Saúde de Sergipe chamou atenção da comitiva brasileira para os caminhos trilhados pelo menor estado da federação para garantir, mediante a definição de um padrão de integralidade, um sistema de saúde pleno e descentralizado.

 

 

 

Rogério fala sobre SUS de SE na Espanha  2

"É importante salientar que a reorganização do sistema público de saúde em Sergipe só foi possível graças a um estudo minucioso que nos permitiu, mediante intensa atividade parlamentar, aprovar um pacote de 11 leis que regulamentam o SUS em nosso estado", argumentou Rogério. A apresentação foi realizada durante a primeira reunião de trabalho entre os Ministérios da Saúde da Espanha e do Brasil.

 

 

Previsão climática será discutida em SE 1

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realiza a partir desta segunda-feira, 16, a VI Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil - Ano 2011, a ser realizada em Aracaju, às 8h30, no auditório da Codevasf.

 

 

 

Previsão climática será discutida em SE 2

A reunião, que se estenderá até o dia 17, tem como objetivo elaborar o Boletim da Previsão Climática para o trimestre de junho a agosto deste ano na região. Reunirá dezenas de meteorologistas dos Centros de Meteorologia do Nordeste e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

 

 

Compositor sergipano desconhecido em SE

 

Ubirajara Quaranta criou, no final da década de 1950, em Ouro Preto, o Coral de Ouro Preto, com 10 vozes masculinas e nove vozes femininas, considerado um divisor de águas na passagem para a bossa nova. O Coral de Ouro Preto ganhou título nacional, do Jornal do Brasil, de melhor coral de música popular do início dos anos 1960. "Balada das Ladeiras de Ouro Preto", dele, é avaliada como uma jóia raríssima. O pianista e compositor Ubirajara é sergipano, é vivo e mora em Minas Gerais.

 

 

 

Semana do Museu é comemorada em Aracaju

O Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) abre excepcionalmente nesta segunda-feira - e mais cedo! - para receber a imprensa (juntamente com o trade turístico e gestores de museus)  para um café-da-manhã. A ação abre a Semana Nacional de Museus no PMOC e faz parte da programação de aniversário do Palácio Museu, que no próximo dia 21 completa um ano.

 

 

 

Carro elétrico atrai ratos

 

Quando carros elétricos são recarregados, geralmente à noite, suas baterias ficam quentes – e se transformam  no habitat perfeito para ratos que queiram escapar do frio. Pelo menos foi isso que aconteceu com o americano Joe Wiesenfelder, cujo Chevy Volt se transformou em ninho para um rato – que causou U$ 600 de prejuízo. Segundo o fabricante, a garantia do carro não cobre ataque de animais. (Da revista Superinteressante)

 

 

 

UFS substitui asfalto por paralelepípedo

Foi muito boa a iniciativa do reitor da UFS, professor Josué Modesto, de colocar
paralelepípedo nas vias internas do Campus de São Cristóvão (Rosa Elze). A iniciativa é ecologicamente mais correta (bem melhor que o impermeabilizante asfalto) e, além  disso, a medida funcionou como redutor de velocidade. O asfaltamento que lá estava era velho e sempre que chovia enchia o campus de crateras.



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/05
08:08

A REALIDADE DO PRECONCEITO E O DISCURSO HOMOFÓBICO EM SERGIPE

 Por Magson Melo Santos

Recentemente a discussão pública sobre Homofobia ganhou projeção em Sergipe, uma sucessão de fatos trouxe a lume essa temática. Primeiro, foram os textos publicados por professores universitários, os quais trataram a homofobia como um mito, depois a visita do Antropólogo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia a nosso Estado e o estopim, foi a publicação feita por um Deputado Estadual em seu Twitter sobre a orientação sexual de um jornalista.

 

Atualmente uma nova dimensão de justiça e de Direitos Humanos, prevê o respeito à pluralidade, até como forma de legitimação dos sistemas democráticos contemporâneos. Existe uma demanda crescente das minorias sexuais por respostas do Estado, sejam elas jurídicas ou legislativas. Foi-se o tempo onde o grupamento GLBT era invisibilizado e silenciado, o diferencial que presenciamos hoje, é justamente o engajamento político e a luta por igualdade de direitos, como ocorre nas paradas do orgulho gay.

 

Para os que tentam associar a homofobia a um mito, sugiro leituras mais aprofundadas sobre o tema, historicamente o termo grego fobia, só esteve associado a medos, mas com o passar do tempo o termo passou a ter outras significações, como por exemplo, aversão, tanto é assim que a palavra xenofobia denota aversão a estrangeiros. Com o termo homofobia não foi diferente, nós não temos medo de homossexuais, mas, muitos de nós nutre aversão a esse grupamento. O problema surge quando canalizamos esse sentimento de aversão para ações práticas, que muitas vezes se traduzem em crimes brutais. Daí a necessidade de se tutelar de forma específica as ações delitivas que são pautadas, ou que têm por fundamento a orientação sexual das pessoas, e é esta a proposta do PL 122/2006 que criminaliza a homofobia.

 

 

Nos textos que foram publicados chamam atenção as críticas que foram feitas ao governo do Estado, por ter patrocinado a vinda de um ativista gay para discutir o PL 122/2006, e o pior, a associação do grande Luiz Mott a investigações do MPF da Bahia e a pedofilia. A tática é antiguíssima no Brasil, criminalizar o diferente quando não somos tão competentes quanto ele. Luiz Mott é um dos maiores intelectuais brasileiros da atualidade, publicou dezenas de obras e é reconhecido dentro e fora do país, inclusive a ALESE concederá ao pesquisador o título de Cidadão Sergipano, haja vista, a grande contribuição acadêmica de Mott para o Estado de Sergipe. No entanto, quanto a seus críticos, desconheço produção acadêmica que tenha engrandecido culturalmente o nosso Estado.

 

Com relação às críticas feitas ao direcionamento de recursos do Estado para o grupamento GLBT. Qual o problema do Estado respeitar os direitos das minorias sexuais? Será que gays também não pagam impostos?  Será que não merecem ser respeitados como nós? Pior seria se nossos governantes adotassem uma postura de invisibilização do tema. Mas as críticas têm fundamento, pelo menos econômico: “quando a farinha é pouca, nosso pirão primeiro”.

 

Ao abordarem a temática da homofobia, ou melhor, da desconstrução desse fenômeno social, os professores universitários estruturam os seus argumentos utilizando termos como família, discurso da igreja, valores cristãos etc. Os termos utilizados já dizem muito, tanto sobre os autores, como sobre as suas perspectivas de análise do fenômeno da homofobia. Mas, de uma universidade pode-se esperar de tudo, as teses da eugenia e da limpeza étnica também nasceram em universidades.

 

[1] Professor do Departamento de Direito da UFS e Advogado.



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
13/05
09:33

Eloísa Galdino vai a audiência pública na Assembleia


Na terça-feira, 17, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, participa de audiência pública na Alese, onde discutirá assuntos pertinentes à pasta. Por sinal, a Secult tem agenda cheia na próxima semana: lançamento da programação do Arraiá do Povo, estréia da Semana de Dança e início da Semana Nacional dos Museus em Sergipe. (Da assessoria)


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/05
17:36

PLano Diretor - Entidades querem aprofundar debates

Na manhã desta terça-feira, representantes das entidades que integram o Fórum de Debates da OAB/SE visitarão o vereador Emmanuel Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, e relatores do Plano Diretor e dos respectivos Códigos que o compõem. A pretensão das entidades é iniciar entendimentos de forma a ampliar, com participação dos vereadores relatores, os debates a respeito do Plano Diretor e seus respectivos Códigos, já em discussão na Câmara Municipal.

A reunião acontecerá às 9h na própria Câmara Municipal, com participação de representantes da OAB/SE, do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (CREA), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Química (CRQ), Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e Associação Comercial.(Da assessoria)



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
07/05
21:36

Coluna Primeira Mão


O reajuste salarial dos servidores estaduais de SE - 1 

O governador Marcelo Déda deve anunciar no próximo dia 13 ou, no mais tardar, dia 15, o reajuste salarial linear dos servidores públicos estaduais de Sergipe, segundo o subsecretário Chico Buchinho. Ele tem recebido alguns cenários para avaliar com os secretários Jorge Alberto (Casa Civil), João Andrade (Fazenda) e Oliveira Júnior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e o subsecretário para Assuntos Sindicais, João Francisco dos Santos.
 

O reajuste salarial dos servidores estaduais de SE - 2

Já recebeu duas ou três propostas e simpatizou muito com a que aponta como a correção salarial 5,7%, quer corresponde ao IPCA dos últimos 11 meses. Mas na avaliação da sua equipe econômica, o percentual seria comprometedor para as contas do Estado diante dos preceitos que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Isso leva logo a entender que o governo deseja algo que possa pagar e que seja até no máximo 3%. Aguarde!

 


Mendonça Prado se manifesta sobre a crise do DEM

 “A saída de políticos do DEM para o PSD significa uma assepsia na nossa sigla. Nos livramos de governistas infiltrados, do lodo abominável”.

 

 

Mendonça Prado 2

“Quem acompanha o DEM em Sergipe, o faz por coerência. Assim, o PSD de Déda se restringirá ao campo de atuação do governo. Não nos intimida.  Em Sergipe, Marcelo Déda virou o representante de Kassab. Acredito que irá provocar prejuízos para o seu próprio grupo”.

 

 

Mendonça Prado 3

“Em termos de quantidade nós reduzimos, mas a qualidade dos que ficaram aponta para um futuro promissor.  O DEM está sofrendo as consequência de ter se mantido fiel ao resultado das urnas, ou seja, fazendo oposição ao governo. Os fracos sairam. O PSD é o maior estímulo a infidelidade que já se promeveu no país. Certamente a sua criação atraiu os apaixonados pelo Poder” .

 

 

Como vão ficar o PT de Déda e o PT de Luciano Bispo?

 

O prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB), é apontado nos meios políticos, assim como o  ex-governador João Alves Filho (DEM), como um dos principais opositores e  arquiinimigos do governador Marcelo Déda. Agora, Luciano, que mantém uma relação tensa com o governador, parece ter piorado tudo com a decisão do PT itabaianense de não apoiar a deputada estadual Maria Mendonça, em 2012, na disputa da prefeitura local. Os petistas têm problemas com o grupo de Maria e já declararam amor a Luciano Bispo. Isso causou irritação ao governador, que já declarou publicamente: "com quem os petistas de lá vão ficar eu não sei, mas estou profundamente magoado e sentido".

 

Luciano: Itabaiana, que já está comemorando essa aliança

O prefeito Luciano Bispo veio a público no Jornal da Cidade deste domingo declarando que  “nós estamos conversando sim com o PT de Itabaiana e se eles entenderem que devem fazer uma aliança política comigo, nós vamos caminhar juntos e vamos ganhar a eleição mais uma vez. Quero deixar bem claro que a minha amizade e respeito com Olivier e os outros filiados do PT em Itabaiana é muito forte. Então, se eles decidirem caminhar com a gente, eu ficarei bastante satisfeito, aliá eu e o povo de Itabaiana, que já está comemorando essa aliança.

 

O fim da história

Ao que tudo indica, essa história vai terminar com uma intervenção estadual no PT itabaianense, caso os petistas não façam logo uma meia volta volver.

 

 

Juíza de Neópolis será denunciada junto ao CNJ

O deputado federal Domingos Dutra, do PT do Maranhão, membro da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, vai denunciar nesta semana que se inicia a juíza de Neópolis, Rosivan Machado, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela está sendo acusada de aterrorizar os descendentes de quilombolas da região do Baixo São Francisco. A disputa pela propriedade de terra  é intensa no município der Brejo Grande, na foz do “velho chico”.

 

 

O Brasil faz marchas para legalizar a maconha

Desde a última sexta-feira que acontecem nas capitais brasileiras as marchas da maconha. Fumantes e defensores  da liberação estão indo para as ruas. Há repressão em algumas cidades. A maconha é a droga ilegal mais consumida no mundo. Estima-se que 200 milhões de terráqueos façam uso dela. No Brasil, entre 2% e 5% fumam ou já fumou. Nos Estados Unidos e Europa os fumantes passam dos 15% da população.

 

 

 

Mulheres canhotas são mais egoístas, diz pesquisa

Cientistas holandeses criaram um jogo em que os voluntários eram agrupados em pares. Uma pessoa recebia o dinheiro, e tinhas que decidir quanto iria compartilhar com o colega.  O estudo constatou que os homens canhotos são mais generosos do que os destros. Já entre as mulheres é diferente: as canhotas retêm mais dinheiro para si. (Da seção Ciência Maluca, da revista Superinteressante).

Obras abandonadas na Caueira irrita moradores

Os moradores da Caueira, área de praia de Itaporanga D'Ajuda, estão irritados com o governo do Estado porque as obras dadas como concluídas não foram
terminadas pela empreiteira Hexa. Hoje (sexta-feira) à tarde eles se reuniram num bar da orla para discutir o que fazer. Vem protestos por aí.

Rogério quer transparêncio no uso de verbas de multas

O deputado federal Rogério Carvalho (PT) apresentou projeto na Câmara propondo maior transparência no uso dos recursos captados pelo Fundo Nacional de Segurança e Educação para o Trânsito. Essas verbas de multas devem ser investidas realmente na segurança e educação para o trânsito, mas não se faz isso no Brasil. Usa-se para comprar equipamentos que gerem mais multas.

Laércio Oliveira, sobre as relações homoafetivas

O deputado federal Laércio Oliveira (PR) não concorda com o reconhecimento das relações homoafetivas, como o fez o Supremo Tribunal Federal (STF), pois contraria seus princípios religiosos. "Agora, também não assumo a condição de juiz, sigo inspirado nas palavras de Cristo: não julguéis para não ser julgado"., explicou.

 



Colunas
Com.: 3
Por Eugênio Nascimento
06/05
10:18

Projeto ambiental capacita pequeno produtor rural

Sertanejo aprende utilizar economicamente árvores da caatinga sem desmatá-las. 

A cada dia que passa as questões ambientais recebem mais destaque. O foco agora é preservar as matas existentes, reflorestar as áreas desmatadas e orientar o homem do campo sobre as diversas alternativas econômicas sustentáveis existentes nas florestas. É com base nessa realidade que a Organização Não Governamental ICODERUS - Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, lança em Sergipe o projeto “Frutos da Floresta”. 

O lançamento será no dia 13 de maio, às 09h, no hotel Quality, com a presença de parceiros e representantes das comunidades inseridas no projeto. Durante o evento acontecerão palestras sobre atividades agrícolas ecologicamente corretas e sustentáveis, como o caso da apicultura. Também haverá uma apresentação musical com o cantor Sena. 

Segundo Marta Virgínia Porto Prado, consultora do ICODERUS, o Projeto tem como linha de atuação fixação de carbono e emissões evitadas com base na reconversão produtiva de áreas, recuperação de áreas degradadas, conservação de florestas e áreas naturais.  

“Frutos da Floresta já está em campo, estão sendo beneficiadas 250 famílias de onze municípios sergipanos, mas a meta é atingir 500 famílias. Esse projeto sé existe graças ao patrocínio do Programa Petrobras Ambiental e dos parceiros. A proposta é desenvolver ações e práticas de conservação, proteção e manejo nos principais ecossistemas de Sergipe, buscando formar uma cultura de conservação e uso sustentável que possam ser multiplicados respeitando a realidade regional do meio rural”, destaca a ambientalista. 

As ações de conservação e manejo dos recursos são sistêmicas e devem ser interligadas, englobando um “pacote” de várias atividades e técnicas. A meta é obter da floresta os mais diversos “frutos” para a melhoria de vida das populações e do ambiente florestal.

Público alvo 

Estão sendo assistidas pelo projeto Frutos da Floresta 250 famílias do Baixo São Francisco, região Sul do Estado e Semi árido, envolvendo os municípios de Neópolis, Pacatuba, Pirambu, Japaratuba, Japoatã, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Umbaúba, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Canindé do São Francisco.

É primordial o envolvimento e participação das comunidades no processol. A atividade socioeconômica sustentável que irá permear todo processo será a apicultura e a meliponicultura por utilizar a flora como base de sustentação e promover a renda e entendimento da interação homem-natureza a curto prazo, além de permitir o resgate e valorização das abelhas nativas.

Realização -- São parceiros do ICODERUS e do Programa Petrobras Ambiental no projeto a Codevasf, Sebrae, MDA, Fapise, Fetase, dentre outros.(Da assessoria)



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/05
09:46

Apenados recebem certificado de curso de pintor imobiliário



"Este diploma trouxe a minha força". Foi assim que o apenado Jadson de Sena Rocha definiu a oportunidade de concluir o curso de pintor imobiliário. Mais 14 pessoas que cumprem pena em regime aberto ou livramento condicional participaram do primeiro curso organizado pelo Projeto Construindo Cidadania - da Vara de Execuções Criminais (VEC) - em parceria com diversas entidades de classe e governamentais.

Os certificados foram entregues à primeira turma na tarde de ontem, no auditório do Sebrae. O juiz da VEC, Hélio Mesquita, informou que o curso foi adiante por conta da parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon), Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP), Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil, Senai e Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides).

 

O juiz informou que na primeira reunião que teve com o CCEP - quando assumiu a VEC, em setembro de 2009 - observou que as atividades dos conselheiros poderiam ir muito mais além do que inspeções nos presídios. Assim, ele apresentou a ideia de um projeto de reinserção social e o Sinduscon foi um dos primeiros parceiros a abraçar a causa. "As empresas da construção civil se sensibilizaram e viram que precisavam dessa mão de obra", lembrou o magistrado.

O núcleo psicossocial da VEC ficou responsável pela seleção dos apenados, que tiveram 60 dias de aula. Para uma das professoras do grupo, Adriele Santos Souza, os alunos foram dedicados. "Eles foram muito participativos nas aulas. Observamos que, o tempo todo, eles estavam buscando o retorno à sociedade. O foco deles é o emprego", analisou a professora do Senai. No módulo teórico, o grupo teve aulas de relações interpessoais, segurança do trabalho, ética e cidadania. No módulo prático, tiverem noções de cálculos e aprenderam quatro tipos de pintura: parede, metal, madeira e especiais.

O vice-presidente do Sinduscon, Jobson Maurílio, disse que boa parte dos apenados que ontem recebeu os certificados será contratada por construtoras que atuam em Sergipe. Para o presidente do CCEP, Carlos Magalhães, o Magal da Pastoral, o curso representa um marco no caminho da socialização de ex-presidiários. "Eles têm dificuldade de encontrar um lugar ao sol, até porque muitos não têm qualificação. Este curso está trazendo um novo horizonte para essas pessoas, que poderão trabalhar com autônomos ou em empresas da construção civil", enfatizou Magal.

É isso que pretende o apenado Jadson de Sena Rocha, de 24 anos. Ele chegou a ficar 11 meses detido no Presídio de São Cristóvão, acusado de roubo, e hoje responde ao processo em liberdade. "Logo que a gente sai da cadeia é difícil arrumar emprego. Fazia bico vendendo DVD. Esse curso foi importante porque preciso muito ajudar minha família. Veio em boa hora. Agradeço ao pessoal que participou", confessou Jadson. O segundo curso, de gesseiro, está previsto para começar no próximo dia 16. (Da assessoria)



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/05
02:44

Coluna Primeira Mão - Esporte

Por Kleber Santos



DESASTRE NA LIBERTADORES 1
O domínio brasileiro que vem sendo a tônica da Copa Libertadores nos últimos anos seguia intacto até o início da noite desta quarta-feira. Das cinco equipes do país nas oitavas de final, apenas o Grêmio entrava no segundo jogo em desvantagem. Pois, em algumas horas, o Santos – que havia se classificado no sufoco diante do América do México na terça-feira – se tornou o único representante do Brasil na edição de 2011 do torneio continental.

DESASTRE NA LIBERTADORES 2
Foi uma noite desastrosa para os brasileiros, até mesmo para os que entravam com favoritismo absoluto. Os gremistas sofreram nova derrota para a Universidad Católica. O rival Internacional, jogando pelo empate no Beira-Rio, foi derrotado por 2 a 1 pelo Peñarol. No Paraguai, o Fluminense entrou com vantagem de dois gols sobre o Libertad, mas perdeu por três. E, finalmente, o Cruzeiro, melhor equipe da primeira fase e que vinha de vitória por 2 a 1 na Colômbia, foi eliminado pelo Once Caldas ao perder por 2 a 0 em Sete Lagoas. Tudo em questão de horas.

RODADA DA LIBERTADORES
Nesta quinta-feira, mais três jogos fecham a rodada das oitavas de final: Cerro Porteño x Estudiantes (0 x 0 na primeira 
partida); Junior de Barranquilla x Jaguares (1 x 1) e LDU x Vélez Sarsfield (0 x 3).



COPA DO BRASIL 1
Tanto São Paulo quanto Vasco da Gama chegaram a dar a impressão de que poderiam abrir uma vantagem interessante na primeira partidas das quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Os são-paulinos, porque perderam um punhado de chances de marcar mais gols, em casa, diante do Avaí, e os vascaínos, porque estiveram próximos de uma vitória sobre o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba.

COPA DO BRASIL 2
Mas, no final das contas, o primeiro dia de disputa das quartas manteve os dois confrontos abertos: o São Paulo contou com um gol contra de Revson para marcar apenas 1 a 0, enquanto o Furacão foi buscar um empate em 2 a 2 no final e vai a São Januário precisando de uma vitória por um gol. Nesta quinta-feira, Flamengo x Ceará e Coritiba x Palmeiras completam a rodada.



FINAL DA CHAMPIONS
Aquilo que era muito provável se confirmou sem desassossego: o Manchester United vai à final da Liga dos Campeões da UEFA contra o Barcelona. O time inglês recebeu o Schalke 04 e goleou por 4 a 1, após ter feito 2 a 0 na partida de ida, em Gelsenkirchen. United e Barça vão reeditar a final da Champions na temporada 2008/2009, na qual o time de Pep Guardiola levou a melhor. O encontro entre os dois tricampeões está marcado para dia 28 de maio, em Wembley.
 
 


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 81 82 83 84 85 86

Enquete


Categorias

Arquivos