06/05
10:18

Projeto ambiental capacita pequeno produtor rural

Sertanejo aprende utilizar economicamente árvores da caatinga sem desmatá-las. 

A cada dia que passa as questões ambientais recebem mais destaque. O foco agora é preservar as matas existentes, reflorestar as áreas desmatadas e orientar o homem do campo sobre as diversas alternativas econômicas sustentáveis existentes nas florestas. É com base nessa realidade que a Organização Não Governamental ICODERUS - Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, lança em Sergipe o projeto “Frutos da Floresta”. 

O lançamento será no dia 13 de maio, às 09h, no hotel Quality, com a presença de parceiros e representantes das comunidades inseridas no projeto. Durante o evento acontecerão palestras sobre atividades agrícolas ecologicamente corretas e sustentáveis, como o caso da apicultura. Também haverá uma apresentação musical com o cantor Sena. 

Segundo Marta Virgínia Porto Prado, consultora do ICODERUS, o Projeto tem como linha de atuação fixação de carbono e emissões evitadas com base na reconversão produtiva de áreas, recuperação de áreas degradadas, conservação de florestas e áreas naturais.  

“Frutos da Floresta já está em campo, estão sendo beneficiadas 250 famílias de onze municípios sergipanos, mas a meta é atingir 500 famílias. Esse projeto sé existe graças ao patrocínio do Programa Petrobras Ambiental e dos parceiros. A proposta é desenvolver ações e práticas de conservação, proteção e manejo nos principais ecossistemas de Sergipe, buscando formar uma cultura de conservação e uso sustentável que possam ser multiplicados respeitando a realidade regional do meio rural”, destaca a ambientalista. 

As ações de conservação e manejo dos recursos são sistêmicas e devem ser interligadas, englobando um “pacote” de várias atividades e técnicas. A meta é obter da floresta os mais diversos “frutos” para a melhoria de vida das populações e do ambiente florestal.

Público alvo 

Estão sendo assistidas pelo projeto Frutos da Floresta 250 famílias do Baixo São Francisco, região Sul do Estado e Semi árido, envolvendo os municípios de Neópolis, Pacatuba, Pirambu, Japaratuba, Japoatã, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Umbaúba, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Canindé do São Francisco.

É primordial o envolvimento e participação das comunidades no processol. A atividade socioeconômica sustentável que irá permear todo processo será a apicultura e a meliponicultura por utilizar a flora como base de sustentação e promover a renda e entendimento da interação homem-natureza a curto prazo, além de permitir o resgate e valorização das abelhas nativas.

Realização -- São parceiros do ICODERUS e do Programa Petrobras Ambiental no projeto a Codevasf, Sebrae, MDA, Fapise, Fetase, dentre outros.(Da assessoria)



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/05
09:46

Apenados recebem certificado de curso de pintor imobiliário



"Este diploma trouxe a minha força". Foi assim que o apenado Jadson de Sena Rocha definiu a oportunidade de concluir o curso de pintor imobiliário. Mais 14 pessoas que cumprem pena em regime aberto ou livramento condicional participaram do primeiro curso organizado pelo Projeto Construindo Cidadania - da Vara de Execuções Criminais (VEC) - em parceria com diversas entidades de classe e governamentais.

Os certificados foram entregues à primeira turma na tarde de ontem, no auditório do Sebrae. O juiz da VEC, Hélio Mesquita, informou que o curso foi adiante por conta da parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon), Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP), Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil, Senai e Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides).

 

O juiz informou que na primeira reunião que teve com o CCEP - quando assumiu a VEC, em setembro de 2009 - observou que as atividades dos conselheiros poderiam ir muito mais além do que inspeções nos presídios. Assim, ele apresentou a ideia de um projeto de reinserção social e o Sinduscon foi um dos primeiros parceiros a abraçar a causa. "As empresas da construção civil se sensibilizaram e viram que precisavam dessa mão de obra", lembrou o magistrado.

O núcleo psicossocial da VEC ficou responsável pela seleção dos apenados, que tiveram 60 dias de aula. Para uma das professoras do grupo, Adriele Santos Souza, os alunos foram dedicados. "Eles foram muito participativos nas aulas. Observamos que, o tempo todo, eles estavam buscando o retorno à sociedade. O foco deles é o emprego", analisou a professora do Senai. No módulo teórico, o grupo teve aulas de relações interpessoais, segurança do trabalho, ética e cidadania. No módulo prático, tiverem noções de cálculos e aprenderam quatro tipos de pintura: parede, metal, madeira e especiais.

O vice-presidente do Sinduscon, Jobson Maurílio, disse que boa parte dos apenados que ontem recebeu os certificados será contratada por construtoras que atuam em Sergipe. Para o presidente do CCEP, Carlos Magalhães, o Magal da Pastoral, o curso representa um marco no caminho da socialização de ex-presidiários. "Eles têm dificuldade de encontrar um lugar ao sol, até porque muitos não têm qualificação. Este curso está trazendo um novo horizonte para essas pessoas, que poderão trabalhar com autônomos ou em empresas da construção civil", enfatizou Magal.

É isso que pretende o apenado Jadson de Sena Rocha, de 24 anos. Ele chegou a ficar 11 meses detido no Presídio de São Cristóvão, acusado de roubo, e hoje responde ao processo em liberdade. "Logo que a gente sai da cadeia é difícil arrumar emprego. Fazia bico vendendo DVD. Esse curso foi importante porque preciso muito ajudar minha família. Veio em boa hora. Agradeço ao pessoal que participou", confessou Jadson. O segundo curso, de gesseiro, está previsto para começar no próximo dia 16. (Da assessoria)



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/05
02:44

Coluna Primeira Mão - Esporte

Por Kleber Santos



DESASTRE NA LIBERTADORES 1
O domínio brasileiro que vem sendo a tônica da Copa Libertadores nos últimos anos seguia intacto até o início da noite desta quarta-feira. Das cinco equipes do país nas oitavas de final, apenas o Grêmio entrava no segundo jogo em desvantagem. Pois, em algumas horas, o Santos – que havia se classificado no sufoco diante do América do México na terça-feira – se tornou o único representante do Brasil na edição de 2011 do torneio continental.

DESASTRE NA LIBERTADORES 2
Foi uma noite desastrosa para os brasileiros, até mesmo para os que entravam com favoritismo absoluto. Os gremistas sofreram nova derrota para a Universidad Católica. O rival Internacional, jogando pelo empate no Beira-Rio, foi derrotado por 2 a 1 pelo Peñarol. No Paraguai, o Fluminense entrou com vantagem de dois gols sobre o Libertad, mas perdeu por três. E, finalmente, o Cruzeiro, melhor equipe da primeira fase e que vinha de vitória por 2 a 1 na Colômbia, foi eliminado pelo Once Caldas ao perder por 2 a 0 em Sete Lagoas. Tudo em questão de horas.

RODADA DA LIBERTADORES
Nesta quinta-feira, mais três jogos fecham a rodada das oitavas de final: Cerro Porteño x Estudiantes (0 x 0 na primeira 
partida); Junior de Barranquilla x Jaguares (1 x 1) e LDU x Vélez Sarsfield (0 x 3).



COPA DO BRASIL 1
Tanto São Paulo quanto Vasco da Gama chegaram a dar a impressão de que poderiam abrir uma vantagem interessante na primeira partidas das quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Os são-paulinos, porque perderam um punhado de chances de marcar mais gols, em casa, diante do Avaí, e os vascaínos, porque estiveram próximos de uma vitória sobre o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba.

COPA DO BRASIL 2
Mas, no final das contas, o primeiro dia de disputa das quartas manteve os dois confrontos abertos: o São Paulo contou com um gol contra de Revson para marcar apenas 1 a 0, enquanto o Furacão foi buscar um empate em 2 a 2 no final e vai a São Januário precisando de uma vitória por um gol. Nesta quinta-feira, Flamengo x Ceará e Coritiba x Palmeiras completam a rodada.



FINAL DA CHAMPIONS
Aquilo que era muito provável se confirmou sem desassossego: o Manchester United vai à final da Liga dos Campeões da UEFA contra o Barcelona. O time inglês recebeu o Schalke 04 e goleou por 4 a 1, após ter feito 2 a 0 na partida de ida, em Gelsenkirchen. United e Barça vão reeditar a final da Champions na temporada 2008/2009, na qual o time de Pep Guardiola levou a melhor. O encontro entre os dois tricampeões está marcado para dia 28 de maio, em Wembley.
 
 


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 85 86 87 88 89 90

Enquete


Categorias

Arquivos