11/06
10:54

Coluna Primeira Mão

 

Parlamentares  vem conhecer o SUS de Sergipe


Atendendo ao convite do relator da Subcomissão Especial que revisa o Funcionamento e a Organização do Sistema Único de Saúde (SUS), deputado Federal Rogério Carvalho (PT-SE), uma comitiva composta de cinco deputados federais, todos membros da Subcomissão, chega a Sergipe nesta próxima segunda-feira, 13. O objetivo da visita é conhecer de perto as ações implementadas, nos últimos quatro anos, pelo projeto de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS no estado, que culminaram na criação de novas ferramentas gerenciais e na definição de um modelo sistêmico assegurado por lei.

 


A vida e obra de “Chico de Miguel”


O escritor Carlos Mendonça lança no próximo dia 20, às 18h, no Campus da UFS em Itabaiana o livro “Chico de Miguel, a história de um líder”.

 


Palestra discute “estilo de vida”, na UFS


O Núcleo de Estudos sobre o Estado e a Democracia está organizando, para a próxima segunda-feira, a palestra "A juventude como "estilo de vida" e "novas classes perigosas",  a ser proferida pelo promotor público estadual e doutorando em Sociologia Luiz Cláudio Almeida. Dirigida a toda comunidade da UFS ( estudantes, professores e servidores), a palestra terá lugar às 19 horas, na sala 2 da Didática IV do campus de São Cristóvão - ocasião em que  será lançado o mais novo número da revista "Cadernos UFS - Direito".

 


Há vagas para o PSF em Japaratuba/SE

 


A Prefeitura Municipal de Japaratuba está selecionando médicos plantonistas e médicos para atuarem nas equipes do PSF. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou entrar em contato pelos telefones: 79 3272.1555 e 79 9965.8631, fala secretário Manuel Batista.

 


Fábio Calheiros depõe nesta segunda-feira


Acusado de ser um dos planejadores da fuga do pai, Floro Calheiros, do hospital São Lucas, Flávio Calheiros será levado nesta segunda-feira a depor na 5ª Vara Criminal do fóro Gumersindo Bessa. A Justiça aposta em boas revelações sobre quem mais atuou ao lado de Floro, que foi morto este ano na Bahia.


Projeto  Freguesia tem programação


Faltam apenas sete dias para o Forró Caju, mas os forrozeiros de plantão não precisam esperar tanto tempo para 'ariar a fivela'. É que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), irá promover, neste fim de semana, mais uma edição do Projeto Freguesia., que tem como principal objetivo  valorizar e incentivar os artistas sergipanos, além de movimentar as feiras onde artesãos e outros comerciantes vendem seus produtos. As apresentações musicais acontecem sempre das 20h às 22h. Este será o último fim de semana de Projeto Freguesia do semestre.

 

Programação

Dia 11 (Sábado) - Ataide do Acordeon e seu trio pé-de-serra animam a Feira do Aratipe, na Orla de Atalaia.

Dia 12 (Domingo) -Tem mais forró com o Trio Cascavel na praça Tobias Barreto - bairro São José, encerrando o Projeto Freguesia deste semestre.

 

 

BB promove Café com a imprensa

Será na quarta-feira, dia 15, às 8h, no Hotel Quality.

 

 

Almoço com Empresários discutirá obrigatoriedades para 2011


A partir de agora, para fazer movimentos nas contas de FGTS de seus funcionários será exigido das empresas a Certificação Digital. A esse processo foi dado o nome de Conectividade Social. Essa é mais uma das obrigatoriedades exigidas pela regulamentação da Certificação para esse ano e será um dos assuntos da explanação da Gerente de Canais da Certisign para o Norte e Nordeste Lays Leite Cedraz, que é a convidada do Almoço com Empresários, promovido pela ACESE na próxima sexta-feira, 17, no Mercure Hotel. Ela vai falar sobre as “Obrigatoriedades e as Novas Aplicações do Certificado Digital”.

 

 

 

A queima dos Judas será 3ªfeira na praça


Os professores da rede estadual de ensino queimarão 17 bonecos de pano representando os parlamentares que lhes teriam traído na Assembleia Legislativa. O ato vai acontecer na praça Fausto Cardoso, às 9h. Parece que vai aparecer por lá um bonequinho do governador Marcelo Déda também.

Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/06
14:59

Coluna Primeira Mão -Atualização

Lotéricas seguras

O vereador Bertulino Menezes (PSB) apresentou ontem na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de sistemas de segurança e vigilantes nas casas lotéricas de Aracaju. Segundo o parlamentar, é preciso que os citados estabelecimentos proporcionem segurança aos seus usuários, tendo em vista o grande número de atendimentos.

Declaração infeliz

O deputado federal Heleno Silva (PRB) fez referência, durante pronunciamento, a uma matéria publicada no Jornal O Globo, intitulada "Senador Álvaro Dias diz que Bolsa Família estimula preguiça". O republicano classificou a declaração do senador como infeliz.


Próximo ao povo 1


O vereador Moritos Matos (PDT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para comentar sobre as reuniões que participou esta semana. Na manhã de quarta-feira,dialogou com o coordenador da campanha do desarmamento em Sergipe, Márcio Freire, e o Bispo Dom Lessa para pedir ajuda da Igreja e participação dos sacerdotes na empreitada. Já a tarde esteve com o secretário Bosco Rollemberg e apresentou problemas enfrentados por moradores da ocupação do Recanto dos Manguezais.

Próximo ao povo 2


À noite participou de reunião com habitantes das comunidades Tia Caçula, Moema Leite e Jardim Indora, todas situadas no Lamarão. Para Matos, o papel do vereador vai além de criar proposituras, projetos e apresentar requerimentos. "Nós também ouvimos a população e levamos as queixas ao Executivo Municipal. Por isso é importante sempre estarmos próximos ao povo".

Estudantes em assembleia

Terminou a assembleia dos estudantes que ocuparam algumas salas do prédio da Reitoria na semana passada. Eles aprovaram a desocupação dos espaços para amanhã, sexta-feira, 10, ao meio dia.


PF está em Riachão

A Polícia Federal está neste momento na Secretaria de Finanças de Riachão do Dantas (SE) recolhendo toda a documentação relativa a licitações no período de 209 a 2011, quando o município teve como prefeitos Laelson Menezes, Pedro da Lagoa e Ivan Macedo, este último o atual.


Fuga de Floro


Quem vai depor na próxima segunda-feira, 13, na 5ª Vara Criminal é Fábio Calheiros, um dos acusados de ajudar na fuga de seu pai, Floro Calheiros. Outros acusados também deporão.



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/06
12:13

Coluna Primeira Mão

BREVES NOTAS


 

Estudantes em assembleia
 

Os estudantes do curso de Comunicação que ocuparam algumas salas do prédio da Reitoria estão em assembleia. Avaliam a desocupação negociada ontem com a reitoria, professores e Ministério Público Federal.


PF está em Riachão
 

A Polícia Federal está neste momento na Secretaria de Finanças de Riachão do Dantas (SE) recolhendo toda a documentação  relativa a licitações no período de 209 a 2011, quando o município teve como prefeitos Laelson Menezes, Pedro da Lagoa e Ivan Macedo, este último o atual.


Fuga de Floro


Quem vai depor na próxima segunda-feira, 13,  na 5ª Vara Criminal é Fábio Calheiros, um dos acusados de ajudar na fuga de seu pai, Floro Calheiros. Outros acusados também deporão.




Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/06
20:19

Coluna - Primeira Mão


 
 

Sindipema e Semed negociam acordo 3ªfeira


Foi adiada desta segunda-feira, 6, para terça-feira, 7, a  reunião entre a secretaria de Educação de Aracaju e a comissão do SINDIPEMA. O encontro será na sede do sindicato.  A categoria avalia que o governo municipal forçou o último recurso - greve - para chegar a essa retomada de negociação e é decisivo que haja disposição do poder público em implantar o Piso Salarial na Carreira. Tentamos o diálogo insistentemente através dos atos, passeatas, abaixo assinado e diversas mobilizações.

 

 

 
 

Déda e Edvaldo vão apaziguar os ânimos


As relações entre o governador Marcelo Déda (PT) e o prefeito de Aracaju e seu aliado Edvaldo Nogueira  (PC do B) andam arranhadas, ainda que os dois evitem falar sobre o assunto publicamente. Pessoas próximas ao governador estimularam o atrito quando se sentiram enciumados com a afirmação propagandística de Nogueira anunciando que ninguém fez tanto em cinco anos como o atual administrador da capital. Também pegou mal a PMA culpar a estatal Deso pelos buracos nas ruas da cidade, assim como as críticas que fazem os petistas ao prefeito. Para acabar com o clima ruim, os dois vão se encontrar no decorrer desta semana. Discutirão assuntos administrativos, projetos em que podem atuar unidos e até mesmo a eleição municipal de 2012, ainda que entendam que ainda é cedo para discutir  nomes para a sucessão municipal.

 

 
 


Conceição disponibiliza o nome para a PMA


A deputada estadual Conceição Vieira declarou que, embora o PT já tenha nomes disponíveis como o do vice-prefeito Sílvio Santos e do deputado federal Rogério Carvalho, ela se colocaria à disposição do partido para disputar a Prefeitura de Aracaju, caso isso fosse necessário. Conceição, que é primeira secretária da Assembleia Legislativa, lembrou pesquisa do Única em que a maioria do eleitorado declara votaria em uma candidata mulher.

 

 
 


Falta de soro Anti-RH atinge Estado de Sergipe


Quase toda a produção de insumo básico para fabricar Soro Anti-RH foi vendida para o Japão e não tem nenhum produto disponível aqui no Brasil, inclusive em Sergipe, conforme informações de fontes médicas. Uma unidade de saúde privada, inclusive já teria informado a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público, pois não querem ser responsabilizados por complicações a pacientes que venham a surgir. O problema é que mães que são RH- e estão tendo filhos RH+ neste momento ficarão sensibilizadas contra o Fator RH e os próximos filhos que forem RH+ poderão sofrer Imcompatibilidade RH e terem Eristoblastose Fetal ou Icterícia grave ao nascer.

 

 

 
 

SMTT cria corredor para agilizar o trânsito


A partir desta segunda-feira, 6 de junho,  o estacionamento de veículos nas avenidas Hermes Fontes e Pedro Calazans, desde a Airton Teles até o elevado da Francisco Porto, ficará restrito. O diretor de trânsito, Major Paulo Paiva, explica que esta é uma medida que otimiza o fluxo de veículos de outras regiões da cidade. Portanto, evite parar seu carro na área.

 

 
 


Servidores de Riachão conquistam Estatuto

 

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei complementar que cria o Estatuto do Funcionário Público de Riachão do Dantas. A proposta foi uma iniciativa do Poder Executivo e a votação na Câmara ocorreu no último dia 1º.

 

 
 


Municipalização do futebol,o sucesso inseguro


O processo de municipalização do futebol sergipano vem dando certo com baixo custo mensal (algo em torno de R$ 30 mil), mas é algo inseguro, pois nas mudanças de administração os clubes tendem a acabar. O sucesso pode ser observado pelos desempenhos do River Plate e do São Domingos.

 

 
 


Cohidro volta a perfurar poços em propriedades particulares

 

A Cohidro  está retomando a política de abertura de poços para produtores rurais de Sergipe. A medida vai beneficiar pequenos produtores e aqueles que atuam no ramo da agricultura familiar. Para o diretor de Infraestrutura e Manutenção Mecânica, Hélio Sobral, essa é mais uma vitória do atual governo.  Depois de cinco anos  a estatal voltou a perfurar poços particulares. O primeiro contrato será executado em Moita Bonita.  Interessados devem procurar a sede em Aracaju.

 

 
 

 

 

 
 

Listão dos prefeituráveis de Aracaju cresce muito


No que depender de nomes para disputar a Prefeitura de Aracaju, isso não vai faltar. Aliados do governador Marcelo Déda apresentam nomes como os de Rogério Carvalho, Sílvio Santos, Ana Lúcia, Valmor Barbosa, Lúcia Falcón, Iran Barbosa e Márcio Macedo, além, de  Conceição Vieira.

 

 
 


8 de julho será marcado por festa em Sergipe


O feriado de 8 de julho em Sergipe (Emancipação Política do Estado) será marcado pela entrega do título de Patrimônio da Humanidade à praça São Francisco. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, estará presente na solenidade ao lado da secretária Eloísa Galdino e do governador Marcelo Déda.

 

 
 


Preocupa possibilidade de atrasar salários


Diante do quadro de crise que atinge o Estado, alguns sindicalistas andam preocupados e comentam muito a possibilidade de ter início o atraso no pagamento de salários, hoje pagos dentro mês.



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
04/06
11:40

Polícia Civil deflagra Operação Padrão em busca de igualdade de direitos e deveres

Reunidos em Assembléia Ordinária do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol Sergipe) na tarde de sexta-feira, 03 de junho, escrivães, agentes e agentes auxiliares aprovaram a proposta da Operação Padrão. O objetivo é sensibilizar os gestores públicos sobre as recentes negociações salariais, sem a regular participação da categoria.

"Plantou-se a semente do divisionismo, com o pedido de reajuste diferenciado para os policiais civis delegados (linear de 5% do ano de 2008 + retroativo parcelado, totalizando cerca de 20% de aumento), pior, o governador Marcelo Déda semeou essa semente com o Projeto/Lei já aprovado pela Assembléia Legislativa de Sergipe, votado no dia 26 de maio. A categoria da Polícia Civil diz NÃO ao desrespeito recebido", afirmou o Sinpol em Convocação Urgente.

A proposta do Sinpol é a de que as demandas da Polícia Civil devem ser discutidas na Mesa de Negociação ou na Comissão da Elaboração da Lei Orgânica, com todos juntos (SSP, PC, SINPOL e ADEPOL). "Se o Governo alegou que cumpriu o acordo em ceder o ajuste diferenciado aos delegados porque deu sua palavra, ainda que as imagens digam o contrário, tudo bem. Todavia, que a palavra do governo seja mantida em relação ao acordo firmado com o Sinpol em 2008, qual seja, o salário dos agentes, agentes auxiliares e escrivães equivalente a 60% do salário dos delegados," reivindicou o Sindicato.

Desde a sexta, cerca de 60 policiais participam da mobilização e paralisação dos serviços na Delegacia Plantonista, das 21h às 2h de sábado, 04 de junho. A Operação Padrão inclui ainda paralisações na Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Delegacia de Homicídios, Polinter e Especializadas. No cotidiano de trabalho, os agentes, agentes auxiliares e escrivães irão trabalhar somente com ordens de serviço por escrito, e na perspectiva de que sem delegado a delegacia não pode funcionar, já que ele tem que cumprir seus deveres de autoridade.

De acordo com o presidente do Sinpol, Antônio Moraes, esse é o momento da categoria mostrar como ela é unida e está preparada para lutar por igualdade. "De início serão cinco momentos de mobilização, mas nós estamos nos organizando para aumentar essas paralisações setoriais até que nossas reivindicações sejam atendidas. Não vamos compactuar com esse tratamento diferenciado e com as desigualdades, porque isso trará o retrocesso à nossa instituição, promovendo a desarmonia e o abismo entre direitos e deveres. Os agentes, agentes auxiliares e escrivães são as peças essenciais da instituição e que fazem a estrutura da Polícia Civil movimentar-se. E isso será provado com a Operação Padrão?, garantiu.

Filiação à Feipol e NCST

Foi aprovado em Assembléia na tarde de ontem a filiação do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol Sergipe) à Federação Interestadual dos Policiais Civis (Feipol) e à Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST). Segundo o presidente do Sinpol Sergipe, essa será uma grande oportunidade de avanço da luta dos policiais civis sergipanos. ?Nós temos muito o que compartilhar e aprender com essas duas instituições de representação nacional, e que são referências de organização e mobilização. Nossa filiação à Feipol e à Nova Central dará maior alcance à luta dos policiais civis sergipanos e demonstra um avanço na organização dos trabalhadores?, assegurou Moraes.


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
04/06
09:36

Reforma Tributária mais justa para os municípios brasileiros


*Deputado Federal André Moura

Lembro que há alguns dias, a cidade de Brasília recebeu pela décima quarta vez, a Marcha dos Prefeitos. Os administradores dos municípios vieram como em todas às vezes anteriores, em busca da defesa dos anseios e necessidades dos seus munícipes e retornaram com a bagagem cheia de promessas e alguma esperança, mas poucos recursos.

Em 1988, num divisor de águas histórico, nossa Constituição finalmente passou a reconhecer a importância dos entes municipais na estrutura política nacional, que foram por isso elevado ao mesmo status ? de membro da Federação ? que no regime anterior se reservava apenas à União e aos Estados. Aquela mudança de conceitos ficou, porém, no papel. Na vida prática, no mundo real, na verdadeira disposição das instituições, o desenho federativo então idealizado pelo Constituinte ainda hoje não chegou a ser implementado de fato. Vivemos, pois, em uma federação incompleta, como bem destacou em entrevista recente o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

Os municípios receberam um amplo complexo de novas responsabilidades, deveres e obrigações. O objetivo desconcentrador era evidente. E o motivo também: parece óbvio que os municípios, por mais próximos do dia-a-dia da população, de cujos problemas compartilham, por assim dizer, têm condições privilegiadas para avaliar as questões mais urgentes e determinar os melhores meios de solucioná-las. A descentralização de responsabilidades não se refletiu, porém, como deveria, no aspecto orçamentário, e como resultado tivemos o enfraquecimento financeiro ? paulatino, mas constante e sistemático ? da instância municipal, que se viu lançada em um processo de endividamento excessivo e de progressiva dependência econômica ? e política, naturalmente ? em relação aos Estados e à União.

Não há verdadeira Federação, quando a autonomia dos entes que a compõem não passa de um programa de intenções, sem correspondência com a realidade dos fatos.

Essa fragilidade política dos municípios permitiu que lhes fossem impostas condições muitas vezes draconianas, para a negociação de seus débitos. E os repasses do FPM foram minguando ano a ano, ora por medidas como a famigerada DRU, ora pela concessão de favores, nem sempre com o devido apuro técnico, para a utilização desta verba tão importante. Na outra ponta, multiplicaram-se os impactos sobre as despesas, originados por medidas federais ou estaduais. E nesse ponto deve-se frisar que, em 2010, nenhum município teve a ventura de receber os valores prometidos, a título de complementação, a exemplo do novo piso salarial dos professores.

Se de um lado sobrou empenho na hora de elevar os gastos, do outro, quando se deveria providenciar o ajuste das fontes de custeio, esfriaram as disposições, desapareceram os apoios, e as vontades políticas definharam. Quantos anos faz, já que a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 se arrasta pelos corredores do Congresso? Que outra justificativa para os súbitos obstáculos, que sempre impedem os pagamentos de convênios, mesmo os já aprovados e registrados na lei orçamentária? A não ser pela situação de relativo conforto de que desfruta a União, nesse ponto, que outra explicação, para o postergar sem fim de uma solução para os "restos a pagar" referentes aos projetos municipais?

Diante desse quadro, avulta a importância de que, nas discussões que se avizinham a respeito da Reforma Tributária, os interesses dos municípios recebam uma atenção especial.

Se desejarmos dotá-los de recursos que lhes garantam real autonomia, uma boa providência pode estar na ampliação da base de cálculo do FPM, incorporando-lhe, além dos atuais impostos, também as contribuições sociais. O aumento da sua participação no bolo dos tributos deve consistir em um dos principais eixos do debate, sintonizando as discussões com o necessário ajuste de receitas à realidade surgida após 1988, com as transferências para as localidades de serviços públicos, que antes gravitavam nas esferas da União e dos Estados.

Outra questão básica, cuja solução já vem tardando e ameaça a própria eficácia de nossa Lei Maior, diz respeito à guerra fiscal em torno do ICMS. As disputas redundaram, ao longo dos últimos anos, em perdas de receitas do nosso principal imposto, e em desajustes no funcionamento dos mercados, em prejuízo de todos os envolvidos. O dano maior recai, no entanto, sobre os municípios, a quem pertencem 25% das receitas, e que delas dependem em grau bastante elevado.

A adoção do princípio do destino, com o fim das alíquotas interestaduais, não pode deixar de figurar entre os itens prioritários, assim como uma solução definitiva para a partilha do imposto relativo ao comércio eletrônico.

Como se pode ver, a agenda não é pequena e reúne temas complexos. Mas da solução para os problemas aqui apontados depende a concretização, enfim, também no mundo dos fatos, daquele desenho federativo " moderno, avançado e promissor " esboçado em 1988, pelo Constituinte para isso precisamos rever em caráter de urgência o "Novo Pacto Federativo".

Enquanto as esplanadas deste Planalto Central tiverem que assistir, como há poucos dias, uma romaria anual de prefeitos, que para aqui correm por lhes faltarem outros meios de defesa para os interesses de seus representados, devemos todos saber que a vontade da Constituição não terá ainda merecido acolhida verdadeira, em nossa realidade, mas estará sendo cotidianamente fraudada, desdenhada, ignorada pela cultura do centralismo político e orçamentário.

 



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/06
18:26

Petrobras retira trabalhadores do mar de SE

Nota a imprensa

A Petrobras, através da Unidade de Operações de Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas, informa que, diante das constatações expostas no Termo de Audiência expedido pelo Ministério Público do Trabalho, após realização de vistoria, iniciou o desembarque parcial de trabalhadores terceirizados das plataformas instaladas em águas rasas no litoral sergipano. Segundo o Termo, algumas das instalações denominadas "traillers" são inadequadas para alojamento dos trabalhadores nas plataformas, bem como foi considerado impróprio o acesso dos trabalhadores às plataformas, através de "cestinhas" e guindastes . Já foram desembarcados cerca de 80 trabalhadores, ocasionando uma perda de 160 bbl de petróleo por dia. O retorno destes trabalhadores, e de outros que venham a desembarcar, está condicionado à possibilidade de instalação de outras formas de acesso e acomodação, atualmente não disponíveis, uma vez que dependem da implantação de novos projetos, os quais aguardam a emissão de licença ambiental. Com tais desembarques, momentaneamente, apenas a plataforma PCM-9 permanecerá habitada.


Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/05
10:08

Coluna Primeira Mão

 

Sergipe não é um Estado transparente

No ranking do site Contas Abertas, Sergipe é o 19º Estado brasileiro em transparência. Na pesquisa foram colocados todas as unidades da federação. O Amapá, que aparecia como 22º, agora é o primeiro colocado do país. Mais transparência nos gastos públicos é o que busca o governo do Amapá com o seu novo portal (http://www.transparencia.ap.gov.br/). Além dos registros de despesas com licitações, benefícios sociais e repasses de verbas, os amapaenses terão a possibilidade de acompanhar as folhas de pagamento dos servidores públicos do estado. As informações divulgadas englobam desde os funcionários efetivos até os de cargos comissionados e contratos temporários. É possível inclusive confirmar que o governador Carlos Camilo Goes Capiberibe recebe R$ 24.117,62 por mês. O cidadão que quiser saber sobre os valores salariais tem a opção de procurar pelo órgão ou pelo nome do servidor.


SergipePrevidência tem nova crise 1


Há uma preocupação no governo quanto as incongruências do atual sistema de previdência estadual. O que se vislumbra, principalmente, é uma situação insustentável gerada pela elevada demanda de aposentadorias e a questão da paridade com os ativos. O secretário João Andrade – da Fazenda – é um dos que defende a necessidade urgente de discussão das regras de aposentadoria para evitar o colapso da previdência do Estado provocado pelo aumento do déficit previdenciário. “O elevado déficit da previdência é nocivo para o Estado porque esvazia as contas do Tesouro”, aponta.


SergipePrevidência tem nova crise 2


Na avaliação de João Andrade, é insustentável um equilíbrio nas contas do Sergipeprevidência quando as aposentadorias são concedidas observando a regra da paridade com os ativos e afirmou que as reservas de caixa foram totalmente consumidas até 2006. “A aposentadoria é suportada pelo Estado com base nas contribuições patronal (Governo) e do servidor. Com os aumentos concedidos e alto volume de aposentadorias, o crescimento da folha tem sido bem maior que as contribuições feitas ao fundo previdenciário. Isso gera um déficit nas contas que em curto prazo será insustentável”, opina.


SergipePrevidência tem nova crise 3


Um dado curioso mostrado pelo secretário é que a demanda por aposentadorias no Estado cresceu nos últimos dois anos, notadamente entre PMs e professores. No ano de 2010 foram concedidas cerca de 1.600 aposentadorias e somente no primeiro quadrimestre deste ano já foram aposentados mais de 1.000 servidores, sendo 90% – referente aos dois períodos – solicitações vindas das duas categorias. Segundo João Andrade, esta demanda sofre forte influência da política de recuperação salarial implantada pelo governador Marcelo Déda.

 


Itabaiana terá shopping com 130 lojas


Um grupo de empresários visitou o prefeito Luciano Bispo e anunciou a pretensão de construir um shopping em Itabaiana. O Bela Serra ficará localizado nas proximidades do Distrito Industrial de Itabaiana e terá 100 mil metros quadrados. Ao todo serão cerca de 130 lojas, dentre essas quatro grandes âncoras, 16 lojas de fast-food, duas agências bancárias. Os restaurantes terão vista para a serra de Itabaiana, com áreas panorâmicas. No Shopping Bela Center, terá uma área dedicada ao setor de estética, com salões de beleza, consultórios odontológicos e outros serviços que cuidam da beleza do cidadão.


Nota fiscal eletrônica-
Sergipanos vão  conhecer as vantagens


Empreendedores de Itabaianinha e municípios circunvizinhos poderão participar gratuitamente da palestra sobre “Nota Fiscal eletrônica”. Será no dia 30 de maio, às 09h, no clube do Banco do Brasil – AABB. A proposta é mostrar os benefícios para a empresa que trabalha com a emissão da nota eletrônica, além de atender as novas regras da Receita Federal. O palestrante será o consultor Antônio Henrique Santos, administrador de empresa, engenheiro de Software. Atualmente Antônio Henrique faz MBA em Gestão empresarial na FGV e tem como áreas de estudos processos empresariais e modelagem de processos, além de aspectos comportamentais da gestão de pessoas. Os assuntos abordados serão “Ações que o empresário deve tomar para evitar multas ou autuações eletrônicas”, “A reorganização dos processos”, “Gerenciamento mais criterioso do cadastro de produtos”, “A importância de estar atento às tendências de gestão e às novas regras da receita federal”, “As relações com o contador e com o fornecedor de software (pilares de atualização das empresas no novo modelo funcional)” e “O comportamento e as competências adequadas para esse novo momento”. A palestra é uma ação da Unidade de Inovação e Acesso a Tecnologia do Sebrae, em parceria com a empresa X-process. Informações pelos telefones (79) 2106-7725 e 2106-7710.

 


Governo do Estado reativa o NAT


O NAT (Núcleo de Apoio ao Trabalho) retoma as atividades na próxima segunda-feira, 30 de maio, das 7 às 13 horas. O reinício trará novidades: os sergipanos agora contarão com o “Mais Emprego”, um programa implantado pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que proporcionará mais agilidade e eficácia nos serviços destinados ao trabalhador.

 


Divaldo Franco faz palestra em Aracaju


No dia 6 de julho próximo o Centro Espírita Casa da Fraternidade estará completando 60 anos de atividades na assistência espiritual, oportunidade em que traz a Aracaju, para proferir palestra pública, o Tribuno e Médium Espírita Divaldo Franco. Será no Espaço Emes, a partir das 19h30, com entrada franca, aonde falará sobre o tema: CONFLITOS EXISTENCIAIS". No mesmo local, a partir das 10h, acontecerá o II Feirão dop Livro Espírita da Mansão do Caminho, entidade dirigida por Divaldo Franco, em Salvador, oportunizando ao público um contato direto com as obras da Editora Leal, psicografadas por Franco.

 


Bispo deseja convidar papa para visitar SE


Antes mesmo da nomeação de Irmã Dulce à condição de santa, o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, poderá convidar o Papa Bento XVI a visitar o seu município, onde teria ocorrido o primeiro milagre da religiosa e que motivou a abertura do processo de beatificação no Vaticano. No domingo passado, em Salvador, a freira foi beatificada.



Colunas
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 86 87 88 89 90 91 92 93 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos