24/09
09:02

Coluna Primeira Mão

Reeleição

O deputado federal André Moura (PSC), líder do governo do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, garante que nunca discutiu com o governador Jackson Barreto a sua ida para o PMDB e destacou que a conversa existiu com políticos peemedebistas em Brasília e com o deputado sergipano Fábio Reis. Tende a continuar no seu PSC e nele disputar a reeleição ou, quem sabe, o governo de Sergipe.

Desconfiança

O eleitorado brasileiro já tinha pouca confiança na classe política. Com a exposição dos bastidores de como é feita a política através dos seguidos casos de corrupção,  essa confiança deve ter chegado a zero. Vai ser muito difícil candidato conseguir  persuadir a eleitor sair de casa para votar em quem  quer que seja. Muita abstenção vem por aí.

Dois discursos

Em outros estados do Nordeste a discussão sobre a privatização da Chesf está na ordem do dia. Aqui só se fala em revitalização do rio da integração regional.

Novos tempos

Não se faz comunista como antigamente.  Essa é a conclusão a que se chega quando é observado o político pragmático em que o prefeito Edvaldo Nogueira se transformou. Abandonou completamente o sectarismo de seu partido e dialoga com quem pode fazer a sua administração dar certo. Depois de André Moura,  agora é o vereador Thiago Batalha,  rebento do ninho de João Alves Filho.  Os tempos mudaram mesmo.

Jardim Botânico

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, garantiu à coluna que o projeto de viabilização do primeiro Jardim Botânico de Sergipe continua em andamento.  ?Estamos desatando alguns  problemas. Será no Município de São Cristóvão, na Mata da Pratinha?, garantiu.

Na disputa


É possível que Mendonça Prado e Ana Nascimento Alves concorram por uma vaga para deputado federal nas eleições de 2018.  Depois que saiu do ninho joanista,  a carreira política de Mendonça Prado não tem sido muito regular.


Em Propriá


A Comissão Estadual da Verdade realizou audiência pública em Propriá na quarta- feira passada. Foram ouvidas as seguintes pessoas: a irmã Francisca, o padre Enoque, entre outras mais. O ativista político Marcelio Bonfim se fez presente e não falou coisas boas sobre uma poderosa família da região. Também presentes a professora Luzinete,  um sobrinho de Cleto Maia, um membro do Centro D. Brandão de Castro.


Zero


O eleitorado brasileiro já tinha pouca confiança na classe política. Com a exposição dos bastidores de como é feita a política através dos seguidos casos de corrupção,  essa confiança deve ter chegado a zero. Vai ser muito difícil candidato conseguir  persuadir a eleitor sair de casa para votar em quer que seja. Muita abstenção vem por aí.

Sem mudança

A reação da senadora Maria do Carmo foi positiva. Saumíneo Nascimento,  superintendente do Banco do Nordeste, vai ficando, ficando, ficando...

Nova greve

O PSTU trabalha nacionalmente a ideia de uma nova greve geral para paralisar o país em outubro próximo. Já há movimentações em Sergipe. A greve seria contra o desemprego, atraso nos pagamentos dos salários...

Carestia

O quilo de castanha de caju por R$ 75, ou seja algo em torno de U$ 25 é muito caro.

Calamidade

É importantíssima a atuação do Ministério Público Estadual em relação aos matadouros sergipanos. A situação de grande número deles é de calamidade pública.


Carros novos


Turistas e visitantes sempre observam que em Aracaju é sempre grande o número de carros novos. O que isso quer dizer? É muito simples: o bom o poder de compra do aracajuano. A isso se soma uma dose de ostentação, o que é uma decorrência do poder de compra. Ninguém adquire carro novo para deixá-lo na garagem.


Aproximação


Se for verdade que carne de cachorro é vendida em Sergipe,  esse será mais um indicador da aproximação do Brasil com a China, país conhecido pelo consumo da carne canina.


Machismo


Foi encontrada morta uma professora do interior. Crime passional? Nada disso.  Aparentemente se trata de crime devido ao machismo, de homem que não tolera ser abandonado por mulher.


Lançamento


O ex-deputado estadual Ismael Silva lançará o livro ?Amor e paixão em um só sentimento? no próximo dia 27, das 17h às 22h, na Livraria Escariz da avenida Jorge Amado. São 53 poesias de amor. O livro tem apresentação do escritor Almeida Junior e prefácio de Jorge Carvalho do Nascimento.

Para poucos

Quem tem dinheiro sobrando está comprando imóveis baratos.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/09
15:23

Coluna Primeira Mão

Retribuição

 

O ato do empresário Luciano Barreto de anunciar o seu apoio a André Moura (PSC), caso ele seja candidato a governador de Sergipe em 2018, para alguns empresários e segmentos políticos, não passou de um agradecimento pela homenagem que recebeu em novembro de 2015, quando a Câmara Federal lhe concedeu a Medalha do Mérito Parlamentar. A indicação de Luciano foi feita por André.

 

Nepotismo

 

Os ocupantes de Cargos Comissionados que perderam seus CCs no início deste ano . nos municípios em que houve alternância de poder, andam “P” da vida com os seus sucessores. Os desempregados estão de olho nos casos de nepotismo e nos salários de seus sucessores. O assunto está na ordem do dia nas Câmaras e nas ruas das cidades.

 

Polícia Federal


Foi lançado no dia da independência o filme " Polícia Federal - A lei é para todos ". Os cinemas estavam cheios. A homenagem ao trabalho da PF é merecida. Dependendo do gosto do freguês, o filme tem altos e baixos. O juiz federal Sérgio Moro tem uma participação muito discreta. A melhor cena do filme é quando a PF faz a condução coercitiva sequestrando o ex-predidente Lula de seu apartamento até o aeroporto de Congonhas. Nesse momento Lula pergunta se entre os muitos agentes está "o japonês da PF". A platéia cai na risada.


Em apuração


Em uma roda de bate papo entre advogados, na manhã da sexta-feira, 08/09, circulou uma informação de que a situação do juiz afastado das atividades Anselmo Oliveira vai se complicar bem mais ainda quando for apurada a parte que corre em sigilo de justiça. O que foi revelado até agora está na representação tornada pública e trata apenas de atrasos de processos e suspeitas de irregularidades em algumas decisões.


Camarada


É a coisa mais natural no mundo políticos mudarem as suas orientações ideológicas. Inúmeros são os casos de políticos de esquerda que passaram para o campo da direita. Também acontece o contrário, com políticos de direita migrando para a esquerda. Os indivíduos que fazem essa migrações costumam ser chamados de " renegados " ou " vira- casaca". Parece que o senador Eduardo Amorim está pulando para a esquerda se o que disse em recente entrevista for correto. Mas ele iria para qual partido? Essa é dúvida que fica.

Desejo

Do deputado federal Fábio Mitidieri: “Embora seja candidato a reeleição, a idéia de no futuro enfrentar André pelo gov. me anima. Somos dois políticos com posições bem divergentes”. 


Há denúncia

Os catadores de laranja de Sergipe têm sido levados para os pomares em caminhões paus de araras, suportando chuva e frio e, por conta disso, muitos andam adoecendo nesse período chuvoso. Quem não se sujeitar a isso, perde o bico.

Tornozeleiras


A introdução da tornozeleira eletrônica no Brasil tem criado mais uma forma de "prisão especial". O delinquente ou suspeito de delinquência fica em casa aguardando o resultado de seu processo. Em Aracaju existem algumas pessoas nessa condição. Isso parece mais ser dinheiro jogado fora num país necessitando construir mais prisões.


Onde guardar dinheiro?


As pessoas estavam acostumadas à idéia de que dinheiro se guarda em colchão, na cueca, em cofres e em bancos. Por isso tem tanta gente impressionada com o uso de caixas e malas, como fez Geddel Vieira Lima. Há quem diga que as imagens de caixas e malas contendo mais de R$ 50 milhões de reais vão atrapalhar campanhas eleitorais do PMDB pelo Brasil afora.


Ansiosos


Políticos envolvidos no caso das verbas de subvenção da Assembléia Legislativa dizem estar interessados na celeridade de seus processos. Esperam acabar com a ansiedade de saber se serão ou não candidatos em 2018. Querem tocar as suas vidas para frente. Mas, na verdade, o caso está demasiadamente lento.


Fábio Henrique


Embora se comente muito que o ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro e atual secretário de Estado do Turismo Fábio Henrique será candidato a governador de Sergipe pelo PDT em 2018, ele nega a informação e garante que ?nunca tratei com o meu partido sobre candidatura a Governador. Não sei de onde isso partiu?. A candidatura, comenta-se, seria uma exigência da direção nacional do PDT, a pedido do presidenciável Ciro Gomes.


Bang bang


Moradores de Macambira afirmam que o que ocorreu na semana passada foi cena digna dos melhores filmes de faroeste americano. Cerca de 15 bandidos fizeram a festa por lá, chegando a atirar contra o prédio da delegacia. Nela dois policiais quietos estavam e quietos permaneceram, enquanto tiros pipocavam pela cidade. Com as portas de suas casas e janelas fechadas, os moradores não paravam de mandar mensagens pelo Whatsapp, uns para outros. Quando os bandidos foram embora é que os policiais reapareceram. Coisa de bang- bang mesmo.


DCE da UFS

Seis chapas disputaram a direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFS. O grupo de hoje está no comando continua. Veja o resultado a seguir:


DIRETORIA EXECUTIVA DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES (DCE):


Chapa 1 - É preciso resistir - 970 votos; (ELEITA)


Chapa 2 - Foz - 933 votos;


Chapa 3 - Correnteza, DCE é para lutar - 319 votos;


Chapa 4 - Linha de Frente - 559 votos;


Chapa 5 - Reconquistar - 102 votos;


Chapa 6 - Por todas as vozes - 19 votos.


CONSELHO FISCAL:


Chapa 1 - É preciso resistir - 1.028 votos; (ELEITA)


Chapa 2 - Foz - 974 votos;


Chapa 3 - Correnteza, DCE é para lutar - 334 votos.


Democracia


A Universidade Federal de Sergipe inaugurará no próximo dia 12º Memorial da Democracia. Trata-se de uma praça em que foram investidos R$ 1.644.921,54, numa área total de 16.910,00 m² e dela foi viabilizada uma área verde 10.201,43 m². a praça foi feito o plantio 1771 mudas sendo dentre essas 27 palmeiras imperiais e 7 árvores (flamboyant).


Escuridão


Há muitas reclamações de corte de energia em trechos de ruas e avenidas de Aracaju. Uns dizem que o problema é da Energisa e outros entendem ser da Prefeitura. Mas o importante nessa história é que se busque uma solução logo para o problema.



Novo mercado de Lagarto



Atendendo a pedidos de feirantes, o advogado Kércio Pinto peticionou ao Ministério Público de Lagarto e impetrou um Mandado de Segurança para suspender a licitação do mercado público por “conter flagrantes ilegalidades”. A licitação está prevista para acontecer no período de 12 a 19 de setembro. O TCE foi também acionado por José Raimundo Ribeiro, o Cabo Zé. “Estamos aguardando as decisões, vez que a licitação terá início na terça, dia 12. Não sei por qual razão o Poder Público Municipal teima em manter um Edital recheado de ilegalidades.

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/09
17:00

Coluna Primeira Mão

Ana Alves no comando do DEM/SE

 

Embora tenha assumido o comando do partido há aproximadamente 30 dias, Ana Alves, filha da senadora Maria do Carmo com o ex-governador de Sergipe e ex-prefeito de Aracaju João Alves Filho, somente foi oficializada na presidência do DEM na última quarta-feira,30. “Estou presidindo agora o DEM, uma nova fase”, explica e faz questão de deixar claro que “sou Pré Candidata apenas a deputada federal e estou começando os contatos” políticos para viabilizar esse projeto eleitoral E nesta nova fase do partido, ela garante: “O DEM vai discutir o assunto alianças com toda a executiva do partido e ouvindo Dr Jõao, Dona Maria e a (Direção) Nacional. Ainda vamos decidir com quem”.

Nepotismo 1


Como há uma série de denúncias de nepotismo ocorrendo no interior de Sergipe, opositores do prefeito Paulo Hagenbeck apuraram no portal da transparência que a família dele recebe anualmente exatos R$ 911.217,71 da Prefeitura Municipal.


Nepotismo 2


Os recursos chegam às contas do próprio prefeito (R$ 24 mil), Martha Hagenbeck (7.596,68). Gardênia Hagenbeck (R$ 7.596,68), Anita Hagenbeck (R$ 7.596,68), Cristiane Hagenbeck (R$ 7.596,68), Jorge de Barros (R$ 7.596,68) e Angélica de Barros (R$ 7.596,68).


Nepotismo 3


Os salários foram multiplicados pelos 12 meses do ano e adicionado o 13º. São contemplados com os R$ 911.217,71 o prefeito, a esposa, sobrinha e cunhados. É uma boa farra com o dinheiro público.


Três efffes


A Fusão Fu... os Fundos. Mas há quem diga que a fusão das duas previdências foi uma medida acertada do governador Jackson Barreto e de sua base parlamentar, isso a curto prazo. A longo prazo problemas piores virão. Quem viver, verá. Esse tipo de comentário tem sido feito por economistas. Mas será que existiria uma outra opção?


Esclarecimento

Para quem ainda tem dúvidas, Funprev é o fundo novo e que tem em caixa mais de $600 milhões de reais. Já o Finanprev , é o fundo antigo , que tem um déficit mensal em torno de R$100 milhões. Será extinto o Funprev e o saldo financeiro , será incorporado ao Finanprev. Está explicado.


Bajulação

O deputado federal André Moura nunca se sentiu tão paparicado na vida como atualmente. Muita gente que antes o chamou de substantivos e adjetivos impublicáveis agora quer canoniza- lo. São as voltas que a política dá.


Belivaldo Chagas

Quando indagado sobre o processo sucessório de 2018 e a disponibilidade de seu nome para entrar na disputa para o Governo de Sergipe, o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) tem dito que ?vamos começar a tratar desse assunto a partir do mês de outubro próximo, portanto um ano antes das eleições . Estamos aguardando a "tal da reforma política ". Se é que vão mudar alguma coisa. Sobre um possível esvaziamento do PMDB, caso o grupo de JB venha a perder o controle, deixou claro: ?Não tenho conhecimento de qualquer movimentação concreta sobre isso?.


Sergipe rachado

Sergipe - como de resto o Brasil - continua rachado, dividido. O recente episódio de confronto entre grupos de extrema direita supostamente neonazista e de extrema esquerda numa universidade sergipana é uma prova disso. O clima de intolerância e de desrespeito em relação à diversidade de pensamentos precisa ser restaurado. Infelizmente, não existem lideranças capazes de unificar o país.


Anselmo Oliveira

Grave é a situação do juiz Anselmo Oliveira. Mas ele tem toda razão sobre o vazamento da informação sobre o seu processo que corria em segredo de justiça. Pelo visto, essas práticas extensivamente usadas na Operação Lava-Jato também chegaram a Sergipe.


Sem prescrição

Quais são os prazos para a prescrição em relação a processos de escândalos políticos na Justiça sergipana? Aconteça o que acontecer, neste novo Brasil, só não deve ocorrer é aparecer alguma pessoa para dizer que os processos prescreveram. Tudo, menos isso.


Olhos nos votos

Há quem diga que a Ana Lúcia Menezes, só ela, consegue se eleger com apenas os votos da corporação a que diz pertencer, sem precisar de ninguém mais. Já foi tornada pública a informação segundo a qual a combativa deputada se aposentará da política em 2018. Acontecendo isso, pode haver a fragmentação dos votos dos professores que ela tem controlado com mão de ferro? Muitos políticos estão de olho nesse eleitorado.


2018

O que passa pelas cabeças das lideranças do PC do B sergipano em relação às eleições de 2018? Elas parecem soltas e livres. Dão a impressão de que estão pensando grande. Faz sentido. Controlando duas prefeituras como Aracaju e Socorro, não seria o caso de esperar outra coisa.


A verdade

A Comissão da Verdade de Sergipe deve ir à Propriá na segunda quinzena de setembro para uma audiência pública com padres e camponeses sobre violação de direitos humanos naquela região quando estava perto de terminar o regime militar. O encontro promete tirar de baixo do tapete muitos casos que até foram bem esclarecidos.


Excluídos

O Grito dos Excluídos, que ocorre todo ano no Dia Independência do Brasil, deve levar para as avenidas e ruas de Aracaju a insatisfação da população em relação ao desemprego, à corrupção e aos políticos. Segundo alguns organizadores do evento, vaias poderão ser ouvidas


Culpa do sistema

Existe algo mais irritante do que você esperar numa fila para algum atendimento e chegar o funcionário, público ou privado, e dizer que "o sistema caiu" ou que " o sistema está fora do ar"? Que sistema? O que é o sistema? O funcionário apenas diz que é o sistema. E você, para não parecer estúpido, também concorda que foi o sistema.


Irmãos siameses

Rodriguinho Mala disse no Congresso do PCdoB que o DEM e PCdoB fazem parte do mesmo campo, o Novo Centro. Durma com um barulho desses.


Efeito da crise


Donos de academias de ginástica de Aracaju têm reclamado da redução na frequência de seus estabelecimentos. Apontam duas causas para o problema: a abertura de novas academias e a crise econômica que também diminuiu o poder de gasto da classe média.  



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/08
07:00

Coluna Primeira Mão


Polêmica besta


As pessoas ficam sem entender por que essa polêmica toda em torno do fato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser condecorado com o título de Cidadania Estanciana. O deputado federal André recebeu na semana passada o título de Cidadão de Malhador. E ninguém disse nada.


Os senadores


A grande maioria dos políticos de Sergipe avaliam que as duas cadeiras para o Senado, em 2018, serão preenchidas por Jackson Barreto (PMDB) e Antônio Carlos Valadares (PSB). Mas há quem diga que Rogério Carvalho (PT)  pode ser a grande surpresa,.  Outras pessoas entendem que Heleno Silva (PRB) sai do interior com as urnas cheias de votos nele. Os avaliadores descartam o senador Eduardo Amorim (PSDB) alegando que ele deverá ser candidato a governador.


De pijama


No inicio de seu governo,  JB recomendou que políticos de sua geração se aposentassem da política e dessem seus lugares aos mais novos.  Sinalizou que deixaria a política ao término de seu mandato de governador. Ninguém acreditou nessa conversa. Na oportunidade o senador Valadares disse que só sairia quando o povo soberano o mandasse para os seus aposentos ( que o lugar onde vivem os aposentados). Como JB e Valadares são candidatos ao Senado,  teremos em 2018,  pelo menos,  dois senhores vestidos de pijamas em plena campanha. Vai ser muito bacana ver essa peleja!


Desemprenho da equipe


Segundo conhecido político,  o desempenho individual e coletivo dos secretários do governador JB é fraco. Poucas são as exceções. JB precisaria fazer uma reforma do secretariado para poder mostrar mais resultados positivos em cada pasta e apresentar isso aos eleitores em 2018.


IPTU


Finalmente, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) conseguiu explicar o que queria dizer quando dizia que iria revogar o IPTU abusivo imposto por João Alves Filho (DEM). É como um carro que vinha na banguela e precisa de um motorista para frear o veículo. Ele é esse motorista. Não se fala mais em " revogar", mas em " frear ". Durante e depois da campanha,  Edvaldo falava em revogar,  que sabia governar sem aumentar impostos e coisas assim. Os contribuintes aracajuanos entenderam mal ao pensar que a revogação aconteceria no ato de sua posse em janeiro.


Convênio


Muito importante medida foi tomada pelo governador JB ao assinar convênio para que clínica aracajuana realize radioterapia para pessoas acometidas com câncer. Quase sempre o provérbio não falha: onde há vontade também há o caminho.

No prejuízo

Muitas e muitas explicações para justificar o aumento da tarifa de ônibus de Aracaju. Se for considerada a relação custo e qualidade do serviço prestado,  o usuário desse transporte coletivo sem ar condicionado ainda fica no prejuízo.

Sem direitos

Os aracajuanos têm uma tradição que significa ausência de direito.  Eles andam pelo meio da rua e não sobre as calçadas. Por que?  Claro,  as calçadas são desnivelados e cada proprietário faz a sua calçada como lhe convém. Uma mais alta que a do vizinho, outra em forma de rampa e por aí vai. Pior ainda é para os deficientes físicos. Tem que disputar o espaço da rua com outros deficientes,  com pedestres e com carros.


De volta


No mês da cultura popular e do folclore,  vale lembrar o dito popular segundo o qual " a justiça tarda mas não falha ". Tudo é pra dizer que o judiciário mandou o ex- deputado federal Mendonça Prado às suas funções.


Matadouros


É esperado que os  defensores dos direitos dos animais tenham algo a dizer é a fazer sobre a forma cruel como são abatidos os bovinos em Sergipe.  Eles são mortos a pauladas nos matadouros estaduais. São dois problemas em relação aos matadouros: as condições de higiene desses lugares e o modo como são mortos os bois que consumimos. Os ativistas dos direitos dos animais precisam dizer com urgência o que pensam sobre a crueldade contra os bois nos matadouros. Precisamos sair dessa barbárie secular.


Abandono


Nos finais de semana, os turistas que visitam os mercados centrais de Aracaju se deparam, nos banheiros, com vasos e torneiras quebradas, isso além do mau cheiro, que parece ser marca registrada.


Susdog ou Catsus


São muitos os criadores de cães que andam cobrando iniciativas do Governo Estado e da Prefeitura de Aracaju para fazerem clínicas para o atendimento gratuito de cães e gatos.


Comemoração


A Assembleia Legislativa  realiza sessão especial em homenagem aos 70 anos da criação do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe.


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/08
10:16

Coluna Primeira Mão

Desincompatibilização

 

Ninguém deve estranhar se o governador Jackson Barreto passar o comando do Estado para o seu vice, Belivaldo Chagas, antes mesmo de abril do próximo ano, quando venceria o prazo legal para a desincompatibilização. Dizem nos bastidores que ele e alguns amigos pensam na possibilidade de dar um prazo maior para Belivaldo se viabilizar como candidato a reeleição em 2018, assumindo o poder antecipadamente Caberá ao “Galeguiinho”, caso Jackson se afaste para ser candidato ao Senado, comandar o processo eleitoral no bloco governista.

 

1º escalão

 

Tem gente muito próxima ao governador JB lhe sugerindo uma reforma administrativa ainda neste ano. JB parece preferir que Belivaldo, quando assumir o Governo, faça.

 

Proinveste

 

O Governo do Estado prepara-se para buscar junto à Caixa Econômica Federal algo em torno de R$ 140 milhões para a segunda etapa do Proinveste. Os recursos da primeira fase – cerca de 250 milhões – já estão acabando.

 

Cenários precoces

 

Os próprios institutos que têm divulgado pesquisas eleitorais em Sergipe nos últimos meses alertam os prováveis candidatos a cargos eletivos em 2018 que os números que estão sendo divulgados fazem parte de cenários precoces, pois ainda faltam 15 meses para o pleito e algo em torno de 30% dos eleitores estão indecisos, anulariam seus votos ou votariam branco.

 

Emerson bem

 

Nas mais recentes pesquisas o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) aparece como o primeiro colocado e é seguido pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) e pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB). O levantamento de dados em Aracaju mostra uma boa aceitação de Emerson Ferreira (REDE) em Aracaju, onde seria “o candidato diferente”. Seu percentual varia entre 20% e 23%.

 

Sergipe Previdência

 

Pelo que já se comenta na esfera governista, a reforma da Previdência de Sergipe seguirá o modelo que for adotado pelo governo federal, inclui tempo para aposentadoria, teto e valor a ser descontado dos servidores estaduais. Não haverá inovações.

 

Da legislatura


Existem políticos que não gostam de surpresas. Esse seria o caso do prefeito Edvaldo Nogueira e do vereador e presidente da Câmara de Vereadores Nitinho. É muito discutível fazer nova eleição para a presidência da casa legislativa para o segundo biênio da legislação com apenas 7 meses do primeiro biênio. Isso é  excesso de " inovação democrática". Os aracajuanos não merecem isso.

 

Jogatina oficial


Dizem que são diversos os projetos de lei no Congresso liberando tudo o que é jogo no Brasil. Tem até uma bancada dos cassinos por lá. Enquanto essa legalização não acontece,  o jogo do bicho continua em funcionamento escancarado em Aracaju.  Perto de qualquer supermercado ou de qualquer lugar por onde reúna gente sempre tem uma banquinha com alguém fazendo apostas. Não bastasse isso,  as apostas da SportNet também funcionam livremente. As autoridades concernidas parecem desconhecer esses fatos.

 

Eleições 2018


As eleições do próximo ano não serão um bom momento para políticos profissionais e velhos políticos.  Os candidatos antipoliticos, como foi o prefeito de São Paulo João Doria poderão estar bem cotados. O discurso do tipo " eu sou político mas como os outros " dificilmente pegará. A população e os eleitores estão na bronca com políticos em geral.


Os temas preferenciais

 

 Os dois temas principais das eleições do próximo ano serão a corrupção e as reformas antipopulares de Michel Temer. Nenhum candidato vai querer o atual presidente como cabo eleitoral.


Financiamento

 

No frigir dos ovos,  foi o Supremo Tribunal Federal (STF) que indiretamente teria instituído o financiamento público de campanha eleitoral ao proibir o financiamento empresarial. Serão 3, 6 bilhões usados pelos candidatos como fundo de campanha. Enquanto isso o ajuste das finanças públicas vai para o brejo.

 

Na bronca

 

Aposentados e pensionistas não estão satisfeitos com o governador Jackson Barreto por causa do parcelamento de seus salários e do seu atraso no pagamento. Muita irritação mesmo. Não adianta explicar que os cofres estaduais estão vazios. Dizem que para os outros poderes não existe crise das finanças públicas estaduais, ou seja os repasses estão sempre em dia.

 

Tempos ruins

 

 

 

 

O ensino superior privado sergipano diz que está tendo um prejuízo em termos de matrículas por causa da crise econômica brasileira. Fala -se em muita evasão e inadimplência. Alguns donos de escolas dizem que as quedas nas matrículas variam de 10% a 30%.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
05/08
21:00

Coluna Primeira Mão

É verdade



Se a Comissão Estadual da Verdade (CEV) tornar público todos os documentos a que teve acesso nos arquivos do Rio de Janeiro e Brasília, Aracaju vai tremer. Tem histórias pesadas sobre importantes personagens mortos e vivos.



Limpeza geral

 

Em certa entrevista à emissora de TV,  o governador Jackson Barreto disse que no seu governo não tem corrupção. Os seus inimigos e adversários terão dificuldades para acusá - lo desse flagelo nacional. Terão que bater no problema dos salários atrasados e nos seus parcelamentos. JB trabalha com a imagem de nada de sujeira, isso descarta em Sergipe uma Operação “Lava Jackson”.



Democracia total



Nesses tempos de democracia, o  comandante do 28 BC fez palestra na UFS na segunda-feira passada sobre as ameaças à segurança nacional na atualidade. Destacou os problemas do comércio de drogas e de armas no Brasil. Ele foi convidado para participar de seminário organizado semestralmente pelo professor Carlos Rebelo,  do Departamento de Direito da UFS.



Apressadinho


O deputado federal Fábio Reis disse o ?sim? mais rápido que imediatamente ao votar favorável ao arquivamento da denúncia da PGR contra o presidente Michel Temer, na quarta-feira passada. Seguiu a orientação do partido, mas votou escondidinho.  Já o deputado André Moura, líder do Governo Temer no Congr3esso Nacional, disse um sorridente “sim”.



UFS preocupa



Prefeitos de cidades do interior onde ficam localizados os campi estão preocupados com as notícias de cortes no orçamento da UFS pelo governo federal. Justamente agora, quando suas cidades experimentam um  novo surto de desenvolvimento econômico, social  e cultural por conta da chegada da universidade federal. Eles dizem que essa questão é também dos demais membros da classe política. É importante lembrar,  dizem, o relevante papel de deputados federais e de senadores na alocação de recursos para interiorização da UFS em Sergipe.



Verba circulante


Com os pagamentos de salários de seus professores e servidores,  a prestadores de serviços, bolsas estudantis  e compras no mercado sergipano, a UFS faz circular no Estado, anualmente, nada menos que R$ 672,8 milhões.



Tudo em paz



A população  que viaja nos mesmos aviões dos políticos federais sergipanos quando esses vão a Brasília e de lá voltam tem tido um comportamento civilizado ao não hostiliza-los por seus votos no Congresso. Notícias diferentes são relatadas a respeito de outros estados.


Atestados


Parece que não há jeito para combater a "indústria " de atestados médicos entre o funcionalismo público. Existem aí dois problemas. O primeiro é que a máquina estatal não funciona bem com tantas ausências regulares. O outro é que o CRM e os órgãos encarregados de fazer o controle disciplinar dos médicos precisam dar um pouco de atenção à essa prática de matar dias de trabalho. Essa conta quem é também o contribuinte.


De olho na Câmara



No PT, a disputa por cadeiras de deputado federal será bastante acirrada. Têm interesse no cargo João Daniel, Márcio Macedo e, talvez, Iran Barbosa.



Herdeiro


Márcio Macedo tem se tornado o herdeiro político do ex-governador Marcelo Deda. Era apadrinhado e obediente seguidor e homem de confiança do mesmo no tempo em que dirigiu a agremiação petista em Sergipe. Obteve um único mandato de deputado federal com ajuda de Deda. Sem mandato político,  aceitou o cargo de tesoureiro do PT nacional num momento de grave crise institucional. Recentemente foi eleito vice-presidente nacional do PT com o apoio de Lula,  o compadre de Deda. Foi designado faz pouco tempo coordenador da campanha eleitoral nordestina de Lula e candidato a deputado federal novamente. É um animal político nato. Professor afastado da escola secundária,  parece estar numa fase de ascensão política. Apenas lhe falta uma base eleitoral popular só sua.



Mercado em disputa



Está cada vez mais acirrada a guerra entre as farmácias em Aracaju. A briga entre duas delas por boas localizações, instalações, atendimento e preços se destaca.  Às vezes esses dois grupos de farmácias estão uma ao lado da outra. É briga de foice mesmo.


Nota Fiscal



Existe uma cultura empresarial que necessita ser melhorada em Sergipe:  empresários que não entregam nota fiscal. Talvez a Assembléia Legislativa possa ajudar nesse quesito,  ajudando assim ao governo estadual a enfrentar melhor a crise financeira.



Riachão em pé de guerra



Desde a terça-feira passada os estudantes universitários e a prefeita Gerana Costa, de Riachão do Dantas, se enfrentam. Os estudantes querem o acesso aos ônibus que os trazia para estudar em Aracaju e dizem que a Prefeitura só aceita transportar quem votou na atual chefe do Executivo municipal no pleito passado.

 

E tarifa do transporte, hein!

 

Ainda no decorrer deste mês, a Prefeitura de Aracaju deverá dar início às discussões com o Setransp sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo. As empresas querem um reajuste de 29%, o que elevaria a tarifa de R$ 3,10 para quase R$ 4,00.



Cemitérios esquecidos



Os cemitérios públicos de Aracaju estão numa situação calamitosa. Primeiro por falta de espaço para novos "inquilinos ". Depois por causa do mal cheiro que deles exala. Num cenário assim,  não está dando pra gente morrer com dignidade. Alguma coisa precisa ser feita com urgência.



Escorpião


Desde janeiro último que têm sido encontrados escorpiões em casas dos bairros Coroa do Meio, Atalaia e Zona de Expansão.



Em alta



Lembra daquela onda de 40 ovos por R$ 10, do início deste ano?  Com o passar dos dias, o preço subiu e a quantidade caiu. Agora são 30 ovos por R$ 12.

 

Censo do campo

 

O IBGE, em parceria com a AEASE, lança  no dia 21/08/17, segunda-feira, às 19 h, no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos, o Censo Agropecuário 2017.

 

Feijão em queda

 

Como efeito positivo das chuvas que desde maio atingem Sergipe, o quilo do feijão caiu de R$ 5,00 para R$ 2,50. 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
30/07
17:48

Coluna`Primeira Mão

Alimentam esperança


Depois da divulgação dos 5% de popularidade do presidente Michel Temer, candidatos a governador de Sergipe que já tinham desistido da corrida eleitoral,  por causa de baixa intenção de votos em pesquisas para eles, agora dizem que " estão no pareo ?.


Um dia virão

Tem muito prefeito do interior contente e exibindo cópia do Diário Oficial da União com verbas parlamentares para seus municípios. As verbas ainda não chegaram.

Pleiteando aumento

Como reflexo da queda do número de passageiros pagantes, aumento dos custos e a falta de reajuste tarifário em dezembro/16, só de janeiro a junho deste ano as empresas de ônibus que atuam em Aracaju perderam R$ 30 milhões, conforme o Setransp. Com este déficit, as empresas dizem não conseguiram renovar a frota e estão enfrentando dificuldades para quitar seus compromissos, inclusive com pessoal. Conforme cálculo da planilha de custo apresentada em dezembro, a tarifa de ônibus precisaria sofrer um reajuste de 29% para se equiparar a defasagem que perdura os últimos anos e se agravou com a falta de reajuste tarifário e consequente desequilíbrio econômico financeiro do sistema. Ainda que dispondo de um bom discurso, as empresas não conseguem sensibilizar a administração municipal.

É desgastante


A popularidade de Edvaldo Nogueira pode cair um pouco mais quando ele determinar o aumento das passagens de ônibus sucateados e sem ar condicionado. A prometida revogação do IPTU de João Alves Filho ainda não foi feita.

Posição abusiva

Fazer fila deveria ser a solução para por ordem em serviços destinados ao público. Nos bancos, por exemplo. De onde o exemplo deveria partir é que sai o comportamento errado. A coisa mais frequente do mundo é  gerente de banco furar a fila entregando contas a pagar ao caixa,  fazendo clientes ordeiros esperar na fila. O tempo dos amigos dos gerentes vale mais do que o dos outros?


Tomar do Geru

 
Alguns moradores de Tomar do geru não escondem de ninguém a insatisfação com o prefeito Pedrinho Balbino. Dizem que na campanha eleitoral de 2016 ele anunciou que a Saúde seria prioridade número 1. Depois de eleito, desfez o contrato da Casa de Apoio que a Prefeitura mantinha em Aracaju e retomou a proposta, mas em uma padaria que fica no bairro Siqueira Campos, na esquina das ruas Sergipe com Espírito Santo. 

 

 

Emerson reage

O ex-candidato a prefeito de Aracaju pelo Rede Sustentável, Emerson Ferreira, poderá ser candidato a cargo eletivo em 2018. Mas não definiu ainda a qual. Ele informou que  não fez as afirmações  aqui divulgadas na semana passada. A coluna divulgou que na eleição passada Emerson teria dito que estava enojado com a política brasileira, fez uma campanha denunciando práticas políticas e eleitorais irregulares. Ele realmente fez duras críticas. Mas...


Guerra fiscal


O fim da guerra fiscal entre os estados brasileiros é uma boa medida para Sergipe?  Sergipe teria mais condições de atrair recursos que,  do contrário,  iriam para outros estados com população com mais renda e mão de obra mais qualificada?


IMD na internet


Vale a pena fazer ao Instituto Marcelo Deda na Internet para quem deseja conhecer a vida e a obra desse político sergipano. Lá podem ser encontradas fotografias,  loja virtual,  biografia etc. A parte mais interessante é,  sem dúvida, é chamada de "Acervos".

Pela democracia


A praça construída em homenagem àqueles que lutaram contra o regime militar já está sendo adotada pela comunidade da UFS bem antes de sua inauguração. Está é chamada de Praça de Democracia e será naturalmente transformada num ponto turístico de Sergipe. O reitor Ângelo Antoniolli não cabe dentro de si com tanta alegria por uma obra que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da instituição. Será que o governador Jackson Barreto ainda terá tempo para construir o seu memorial? O tempo está passando.


Outra academia


Mais uma academia de letras foi criada. Agora foi a vez de Capela. É muito intelectual precisando de reconhecimento. Tudo bem. Deles são esperadas duas coisas: que eles contribuam para erradicar o analfabetismo e que, decorrência da primeira, despertem o interesse pela leitura de nossos adolescentes e jovens daquela terra. Boa sorte.


É complicado


Pegou sobre o deputado federal Laércio Oliveira o rótulo de políticos dos empresários. Não tem nada de mal nisso. Mas ele precisa mostrar para os eleitores pobres de que a sua lei de terceirização é uma coisa boa para eles. Taí uma tarefa complicada!


Arribação

Está chegando o momento em que, depois de concentrar tanta gente em torno de si, o governador Jackson Barreto observaria certos afastamentos de aliados porque ele não poderia apoiar a tanta que preferiu ser governo a ser oposição. Agora que as escolhas sobre quem concorre a que cargos em 2018 estão se plasmando, é normal que não haja cargos eletivos para tanta gente que ainda diz estar com o governador, mas de partida,


Uso e abuso

A classe média brasileira não aguenta pagar mais impostos. O governo federal precisa respeitar a regra que repetia antes de aprovar a PEC dos gastos: não gastar mais do que arrecadar. Essa semana a TV Globo informou que o governo federal está fazendo o contrário. Sem falar na liberação de verbas parlamentares para obter votos para rejeitar a denúncia corrupção da PGR contra ele. A paciência do contribuinte tem limites.


Acesso a arma

Se você quiser comprar uma arma de fogo legalmente, existem lojas que vendem essas mercadorias e há toda uma burocracia a ser seguida. Caso queira uma arma de fogo ilegalmente, a quem você deve procurar? Feirantes de coisas usadas, dizem muitos. Traficantes de drogas, acrescentam outros. Dois personagens institucionais são mencionados à boca miúda. E se for do seu interesse adquirir uma arma de fogo artesanal, em que portas bater? Aqueles que combatem a criminalidade deveriam ter todas essas informações disponíveis.


Queijo coalho


Vem aí uma nova pesquisa sobre a qualidade do queijo produzido no Estado. Vem problema e vai dar muito o que falar.


Fim de safra

Com a chegada da fase de fim de safra, o preço da jaca está em alta. Um pacote de 400 gramas, sem caroço, está custando R$ 15,00.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/07
19:43

Coluna Primeira Mão

Vidência eleitoral



As eleições de 2018 serão muito disputadas, competitivas mesmo. Um personagem eleitoral apareceu em Aracaju na semana que acaba: Carlinhos Vidente, uma pessoa que vê o futuro político, oriundo do Paraná. A serviço de quem? Pago por alguém da oposição? Disse que o senador Alvaro Dias será o próximo presidente eleito e que o próximo governador sairá das hostes da oposição. Não disse o nome do ganhador, mas falou que o senador Eduardo Amorim será o segundo colocado. Foi impressionante o espaço que a mídia aracajuana deu a esse sujeito desqualificado!



Cadeira reservada



Pelos comentários que circulam nos meios políticos, a disputa, em Sergipe, pelas oito cadeiras da Câmara Federal, vai se resumir a sete. Dizem que uma vaga será de Ana Alves, Filha do ex-governador João Alves com a senadora Maria do Carmo, todos do DEM. Em sendo assim, mais de 100 candidatos vão disputar sete cadeiras. Agora, resta somente esperar para ver.



Coronel exonerado



Bastou ser anunciado como provável candidato a deputado federal em 2018 para que o coronel Henrique Alves da Rocha, da PM de Sergipe, fosse exonerado do cargo de assessor executivo de atividades militares. A possível candidatura foi comentada na quinta-feira e no mesmo dia Rocha foi dispensado. Mas ele continua nas atividades da corporação. Quanto à candidatura, vai continuar discutindo com amigos a viabilidade.


Gustinho federal



Embora insista em dizer que ainda vai definir, depois de conversar com os amigos, se disputará uma cadeira na Câmara Federal, o deputado estadual Gustinho Ribeiro tem dito para algumas pessoas que tende a entrar no páreo por uma cadeira na Câmara. Ele tem garantido que o seu apoio para o Governo se destinará para Belivaldo Chagas (PMDB)


Fase das preliminares



O grupo político liderado pelo governador Jackson Barreto, segundo Belivaldo Chagas, que responde interinamente pelo Governo de Sergipe, ainda não está discutindo 2018. Há conversações preliminares, mas nada definitivo. ?Acho que em setembro começaremos a discutir?, comentou Chagas, que garante que estaria dispostos a enfrentar qualquer candidato, inclusive o senador Valadares (PSB), se ele for opção.


Anuário Socioeconômico



Na segunda-feira,24, às 10h, será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) a apresentação e o debate do Anuário Socioeconômico de Sergipe. , produzido por professores doutores da área de economia da UFS.


Há queixas



Os motoristas sergipanos não estão entre os melhores. Isso é especialmente grave quando se trata de taxistas, que são motoristas profissionais. A chegada do Uber a Aracaju ajudou na melhoria da qualidade de seus serviços, mas ainda é pouco. Exemplos do que estamos falando: nas ruas cheias de buracos, dirigem protegendo o lado do condutor (o passageiro fica como um saco de batatas); são incapazes de tocar uma campainha de casa; não sabem fazer a redução de velocidade e freiam bruscamente em sinais de " Pare" ou diante de semáforos vermelhos. Desse ponto há quem goste: colocam um pouco de emoção na condução.



Mudou

Emerson, o político conhecido Dr. Emerson, mudou de idéia. Na eleição passada disse deu a entender que estava enojado com a política brasileira, fez uma campanha denunciando práticas políticas e eleitorais irregulares e não foi eleito. Agora, não mais que de repente, tem seu nome cotado para disputar o governo de Sergipe. Não é só eleitor que tem memória curta em Sergipe. "Fala pra mim", Emerson!


Bem mais fácil



Foi- se o tempo que milagres eram coisas raras. O próprio Jesus teria feito muito pouco milagres, os quais podem ser contados com os dedos das mãos. Não é o que acontece nas igrejas evangélicas e outras que podem ser acompanhadas na TV e nas emissoras de rádio. É muita fartura de milagres, milagres em massa! Eta, Brasil sem lei!



Questão de Foro



O deputado federal André Moura tem todo o direito de se candidatar ao governo de Sergipe. Só não pode perder a eleição. Se isso acontecer, perde o seu foro privilegiado... E Michel Temer não será mais presidente do Brasil em 2019!


Qualificação



O Tribunal de Justiça aceitou a denúncia no caso de corrupção da Câmara de Vereadores de Aracaju. Contra os supostos corruptos parecem existir provas robustas. Segundo um ex-vereador aracajuano, as práticas consideradas corruptas nesse processo são ensinadas em cursinhos frequentados por vereadores brasileiros em eventos paralelos - mas no mesmo lugar - para políticos interessados. Segundo ele, o modo operandi é exatamente o mesmo no Brasil inteiro.



PRB vai bem



“O PRB vem forte com 15 candidatos a deputado estadual, Heleno Silva candidato a senador e Jony Marcos disputando a reeleição de deputado federal”. O comentário é do deputado estadual Jairo de Glória, que se disse também satisfeito com as chuvas que atingiram e continuam chegando ao sertão sergipano, onde os produtores rurais alimentam a esperança de colheita de boas safras ainda neste ano.



Disponível



A sindicalista Vera Lúcia confirmou ontem que o seu nome está à disposição do PSTU para a disputa de cargo eletivo em 2018. E lembrou: tento cumprir da melhor maneira as atribuições que me são confiadas pelos militantes de meu partido.


Termelétrica



Delegação de Lagos (Nigéria) tem encontro nesta segunda-feira com o governador interino de Sergipe, Belivaldo Chagas. Vem conhecer o projeto de termelétrica que está sendo implantado na Barra dos Coqueiros.



Mais acadêmicos



Muito boa a idéia de criar em Sergipe uma Academia Sergipana de Cordel. São mais 37 imortais, somados a mais de 100 imortais das academias municipais e estadual de letras.



Roubalheira


O roubo de gado continua em alta em Sergipe. Em tempo de crise, rouba-se aqui, vende-se acolá e a insegurança é forte nesse ramo de negócio.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos