14/03
20:46

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Filha de Prestes lançará livro na UFS no próximo dia 18

"Luiz Carlos Prestes - O combate por um partido revolucionário (1958-1990)", de Anita Leocadia Prestes, publicado pela Editora Expressão Popular. O lançamento ocorrerá no dia 18 de março de 2013, no Auditório da Reitoria, às 19h. Haverá uma Palestra e Debate com a autora, filha de Luiz Carlos Prestes.

Missa de 7º Dia atrai políticos e empresários

Parentes, amigos, admiradores e políticos participaram da Missa de Sétimo Dia celebrada na Igreja Jesus Ressuscitado, no início da noite de ontem, em homenagem ao ex-governador Lourival Baptista. O ato foi prestigiado pelo vice-governador Jackson Barreto, que também representou o governador Marcelo Déda, o prefeito e o vice-prefeito de Aracaju, João Alves Filho e José Carlos Machado, respectivamente, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, o presidente do TCE, Carlos Alberto Sobral, os ex-deputados Cleonâncio Fonseca, Francisco Passos, Roberto Góis, Djenal Gonçalves, ex-governador Albano Franco, empresário Walter Franco e sua mulher Sônia Franco, entre outras personalidades. O ato religioso foi celebrado pelo padre Peixoto e co-celebrado pelo monsenhor Carvalho.

Marcos Aurélio: Almeida Lima está colhendo o que plantou

“Logo depois das eleições municipais de 2012, o deputado federal Almeida Lima praticamente virou as costas para o partido, desapareceu. Ele não tem contatos com o PPS em Sergipe e o mesmo acontece na esfera nacional e congressual. Isolou-se, não segue a orientação partidária e hoje está colhendo o que plantou. O PPS continua seguindo a sua linha de pensamento e em 2014, com certeza, estaremos com João Alves (DEM) e Eduardo Amorim (PSC)”. O comentário foi feito pelo tesoureiro do PPS em Sergipe, Marcos Aurélio, que acha que o deputado está caminhando para deixar o partido. Ainda em relação a Almeida, o partido vai acompanhar a apuração do uso ilegal da patrol da Prefeitura de Nossa Senhora das Dores. Mas pensa-se na possibilidade de convoca-lo para prestar esclarecimentos na Comissão de Ética, durante ou depois da CPI da Patrol, que acontecerá em Dores.

ABGLBTT entrega carta ao líder do PSC

No fim da tarde desta quinta-feira, 14, o líder da bancada do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura, recebeu a representante da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLBTT), Tathiane Araújo. Acompanhada por Rogério Fernandes e Edinalva Monteiro, membros da associação, a representante da ABGLBTT entregou ao deputado federal uma carta, contendo reivindicações ante a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O líder do PSC se comprometeu a transmitir o documento à CDHM.

Anderson de Tuca diz que governador abandonou servidores do Detran

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quinta-feira, 14/3, para denunciar o descaso, por parte do Governo do Estado, com os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O parlamentar, que é servidor concursado do órgão e continua executando suas atividades paralelamente ao mandato como vereador, afirmou que o Governo abandonou os servidores da instituição. “Foi prometida a criação do Plano de Cargos e Salários. No entanto, para o governo, continuamos sem fazer parte do processo?, afirmou. Anderson lembra que são diversos pais de família que são obrigados a viver com um salário defasado. ?Como pode um pessoa sustentar a família e conseguir comprar todos os itens necessários para sua sobrevivência com um salário de R$ 698. Isso é inadmissível e precisa ser revisto?, questionou. O vereador destacou que, apesar do órgão ser o segundo no quesito arrecadação, os seus trabalhadores continuam sendo desvalorizados. “São homens e mulheres que passaram por um concurso público bastante concorrido e não podem ter uma vida digna. A atual remuneração é injusta. Vamos continuar lutando por essa categoria, para que possamos ser valorizados pelo Governo”, assegurou.

Estudos para a implantação do BRT em Aracaju começam a ser realizados

O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe, recebeu em reunião na sede da SMTT os arquitetos Firck Kerin e Giana de Rossi, representantes do renomado escritório de arquitetura Jaime Lerner Arquitetos e Associados, que irá realizar estudos para a implantação do Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit - BRT) em Aracaju. Nesta primeira visita os arquitetos irão analisar as condições do transporte público de Aracaju, o número de linhas, os itinerários e os terminais de integração. De acordo com Nelson Felipe, um dos principais objetivos é discutir o modelo de mobilidade a ser seguido pela capital. “Neste diálogo inicial vamos debater a mobilidade em Aracaju com uma visão mais humana, buscando sempre atender aos anseios da população. Os arquitetos começarão os primeiros estudos para garantir a viabilidade de implantação do BRT em nossa cidade”, afirma. 

Cálculo tarifário – Setransp garante respeito a lei

O Setransp sustenta que, ao longo dos anos, os cálculos que definem o reajuste tarifário necessário são feitos com base na Lei Municipal nº 1.765/91, que regular o reajuste da tarifa anual do transporte coletivo a partir da planilha de custos. Todos os números apresentam, por tanto, amparo técnico e legal. O Setransp ressalta ainda que ao contrário do que muito se ventila, o reajuste tarifário vem sendo concedido nos últimos anos em discordância com o real valor ponderado pela planilha de custo, principalmente no ano passado quando o reajuste foi zero, o que implicou em uma defasagem ainda maior da tarifa. Porque mesmo sem o reajuste, foram mantidos os reajustados anuais sobre o salário dos rodoviários, serviços de manutenção, combustível, entre outros. Diante disso, o sindicato defende que seja garantido o reajuste tarifário, conforme determina a Lei Municipal que enfatiza que "o equilíbrio financeiro-econômico dos serviços do transporte coletivo devem ser assegurados pela compensação entre a receita auferida e o custo total do sistema", isso para que as necessidades do sistema, para ser prestado um melhor serviço à sociedade, sejam conferidas.

Taxa de gerenciamento - Sobre o repasse da taxa de gerenciamento à SMTT, o Setransp informa que o que ficou em aberto, em um curto período de 2012, devido às dificuldades enfrentadas pelas empresas, já foi negociado e quitado. Desde então, o sindicato vem repassando a taxa que é descontada da tarifa de ônibus com normalidade à SMTT. Taxa essa que, legalmente, deve servir para manutenção dos terminais e pontos de ônibus, e fiscalização do sistema do transporte em geral. 

Universitários da UFS reúnem-se com prefeito de Itabaiana

O prefeito Valmir de Francisquinho recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, 14, um grupo de estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Itabaiana. A visita aconteceu para que os alunos apresentassem algumas reivindicações sobre melhorias no trânsito e na segurança da região da universidade. "Algo tão importante para a nossa cidade, como é o caso da UFS, merece de nossa parte toda atenção. Ainda mais quando se trata de ouvirmos os pleitos dos estudantes, pois esses jovens têm muito a contribuir com suas ideias para que a nossa administração seja a melhor possível", registrou o prefeito Valmir de Francisquinho. Liderados pelo estudante de Administração, David Menezes, os alunos pediram uma solução para o trânsito no entorno da UFS, que foi uma prioridade estabelecida em reunião com os demais discentes. O pedido dos estudantes é que seja feito uma rotatória e que se estabeleça uma nova circulação para os veículos naquela região.

Reunião de governadores com lideranças do Congresso aprova avanços no pacto federativo

O governador Marcelo Déda considerou um avanço no debate federativo a reunião entre os governadores com as lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na quarta, 13, em Brasília. "O gesto do Congresso Nacional tem uma carga simbólica e um relevo político tão grande que a reunião por si só já é um fato político extremamente importante nos últimos anos no Brasil", resumiu Déda, em entrevista coletiva. Quatro pontos consensuais foram encaminhados pelos governadores às duas casas do Legislativo Federal. Primeiro: redução do comprometimento da dívida dos estados em 33% da Receita Líquida Real. Segundo: aprovação de emenda constitucional que impeça a criação de novas despesas sem que novas fontes de receitas sejam indicadas. Terceiro: ampliação da base de receitas que compõem o Fundo de Participação dos Estados (FPE), agregando a este a Confins e a CSLL; atualmente, o fundo é composto pelo Imposto de Renda (IR) e pelo o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Quarto: redução a zero da contribuição dos estados e municípios ao Pasep, que passaria a ser apropriada como receita própria. Em nome de deputados e senadores, o presidente da Câmara comprometeu-se a encaminhar as quatro propostas.

Valadares defende a adoção gradual de novas regras do FPE- 1

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) coordenou, hoje (14), juntamente, com os presidentes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Lindbergh Farias (PT-RJ), audiência pública conjunta que trata dos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). O coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e secretário de Fazenda do Maranhão, Cláudio José Trinchão Santos, participou da reunião que discutiu as novas regras para cálculo, repasse e controle das liberações do Fundo. Estão em tramitação no Senado Federal, oito projetos de lei complementar (PLSs 192, 289, 744 e761, de 2011; 35, 89, 100 e 114, de 2012) que estabelecem essas mudanças.

Valadares defende a adoção gradual de novas regras do FPE - 2

A respeito das propostas que estão em discussão na Casa, Valadares lembrou que além do rateio do FPE, outras medidas que dizem respeito às questões federativas precisam ser consideradas. Ele destacou a unificação do ICMS, proposta pelo Poder Executivo no Projeto de Resolução do Senado nº 1, de 2013; a instituição de dois novos fundos, sendo um para compensação das perdas de arrecadação decorrente da redução das alíquotas do ICMS e outro (Fundo de Desenvolvimento Regional) para estimular de forma diferenciada o desenvolvimento econômico das regiões, que são objeto da Medida Provisória nº 599, de 2012; e o refinanciamento das dívidas de Estados e Municípios com a União e seus critérios de indexação, objeto do Projeto de Lei Complementar nº 238, de 2013, também proposto pelo Poder Executivo e que ainda tramita na Câmara dos Deputados. "O desafio que se impõe ao Senado Federal é o desafio de uma repactuação federativa", afirmou. Ao se chegar a um consenso em torno dos critérios de rateio, Valadares defende a adoção gradual de novas regras do FPE. Para o senador, no curto prazo, as regras de repartição do fundo devem manter o valor repassado para os estados e o Distrito Federal no último exercício financeiro.

Max Prejuízo: "Faltou vontade política, palavra e sensibilidade da gestão anterior"

Utilizando a Tribuna durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quinta-feira (14), o vereador Max Prejuízo (PSB) lamentou que os moradores da Invasão Recanto dos Manguezais, localizado no conjunto Augusto Franco, ainda não tenham recebido suas casas apesar de estarem cadastradas. Para Max, "faltou vontade política, palavra e sensibilidade da gestão anterior de nossa cidade". "A invasão existe há quase 12 anos, são 186 famílias cadastradas e vivendo em condições sub-humanas, a espera de uma residência digna. Houve uma promessa, na vinda do então presidente Lula a Aracaju, que esses moradores iriam para o bairro 17 de Março. Levaram os moradores para mostrar o bairro e disseram que seria a futura residência deles. Iludiram. A gestão anterior prometeu que até junho de 2012 resolveria o problema. Protelou, a gestão acabou, e nada foi feito. Nem o auxílio moradia receberam", disse o parlamentar. O vereador alertou para o fato de que, através de exames laboratoriais realizados junto à comunidade da invasão, pelo professor e sanitarista Fernando Leite, durante os meses de julho e agosto do anos de 2012, detectou que 67,3% dos moradores estão infestados de parasitas e destes, 72,7% são crianças e adolescentes.

Dr. Gonzaga disse ter esperança de agora a reforma da Praça Camerino saia do papel

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) ocupou a tribuna Câmara Municipal na tarde de quarta-feira 13/3, para comentar o anúncio do início das obras de reforma da Praça Camerino, localizada no Centro da Capital. O vereador lembrou que várias vezes já tinha usado a mesma tribuna para pedir ao então Prefeito Edvaldo Nogueira que desenvolvesse um projeto de urbanização e recuperação da praça, que se encontra em péssimo estado de conservação e tem sendo motivo constante de reclamação por parte da população. ?Apresentei a primeira Indicação em abril de 2010 e desde então venho cobrando uma posição da Prefeitura, sem sucesso?, disse Dr. Gonzaga. O parlamentou falou que na última reunião que teve com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira para tratar do assunto, no segundo semestre de 2012, ele garantiu que iria executar a obra até o fim daquele ano, acrescentando que a ordem de serviço já havia sido assinada, a Emurb já estava elaborando os editais de licitação e que o projeto já havia sido desenvolvido pela arquiteta Angélica Rocha, com destaque para a preservação das características da arquitetura original.

Machado propõe parcerias saudáveis para PMA e Estado

O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), avalia que há condições da Prefeitura e o governo de Sergipe trabalhar juntos naquilo que são de interesse de ambos e, principalmente do povo. “Na área da Saúde, por exemplo, o Estado gasta R$ 80 milhões e a Prefeitura R$ 40 milhões em Aracaju. Esse dinheiro gasto conjuntamente seria melhor aplicado. Por exemplo: o Estado compra uma remédio por R$ 4 e a Prefeitura por R$ 3. Numa compra conjunta, pela quantidade, esse produto pode cair para R$ 2, isso para as duas gestões. Outra coisa: a Prefeitura e o Estado, muitas vezes, realizam obras nas ruas, uma vizinha a outra e as duas partes geram problemas para a população e pagam caro. Se fizerem juntas, a obra pode sair mais barato e estar pronta mais rápida, o que significa causar menos prejuízos para a população. Acho que há como conversar sobre isso e agilizar um programa de parcerias, de aproximação saudável”, explicou.

Canindé: “Velho Chico” ganha peixamento no Dia da Água

Na próxima terça-feira (19), a prefeitura de Canindé de São Francisco realizará a soltura de cerca de 15.000 alevinos, doados pela Codevasf e Chesf, de espécie nativa nas águas do Rio São Francisco (o chamado “peixamento”). A ação faz parte da programação da Semana da Água, que acontece na cidade e em todo o país entre os dias 18 e 22 deste mês, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março). Durante esse período, serão ministradas palestras e atividades educativas, que terão como público-alvo estudantes da rede municipal de ensino, organizações da sociedade civil e a população em geral. O evento é organizado pelas Secretarias de Planejamento através do departamento de Meio Ambiente. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, dará uma palestra com o tema “Água! O Tesouro do Sertão”. Para o prefeito de Canindé, Heleno Silva, o peixamento no Rio São Francisco é um ato simbólico, mas de grande importância para os ribeirinhos e o rio. “Nós estaremos devolvendo às águas o que retiramos ao longo de vários anos. Recolocar alevinos e povoar as águas é um ato de preservação, para que no futuro não falte alimentos no Rio São Francisco, que é tão castigado pela pesca predatória e esgotos jogados diariamente sem tratamento algum”, explicou o gestor.

Preço médio da gasolina vendida em Sergipe cresceu 8,2% em fevereiro

Conforme a análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, o preço médio pelo litro da Gasolina vendida no estado, ficou em R$ 2,942 no mês passado. Esse valor avançou 8,20% sobre o mesmo mês do ano passado, além de ter assinalado acréscimo de 6,48% ante o primeiro mês de 2013. O preço médio cobrado pelo litro do Etanol ficou em R$ 2,408, registrando altas de 7,21% e 3,13% sobre fevereiro de 2012 e janeiro deste ano. O preço médio do GNV, medido em m³, situou-se em R$ 1,874, com aumento de 2,74% e queda de 0,05%, nas mesas bases de comparação descritas anteriormente. Para o Óleo diesel, o preço médio de venda foi de R$ 2,268. Esse valor superou em 11,67% o preço médio praticado no segundo mês do ano passado. Houve também elevação de 4,28% ante janeiro último. O preço médio do Diesel S10 ficou em R$ 2,379. O GLP, ou gás de cozinha, obteve preço médio de venda de R$ 38,22, por 13 kg, com acréscimos de 3,55% e declínio de 0,16%, nas mesas bases de comparação acima.

Repasses Federais para Sergipe foram maiores em fevereiro 

A análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), apontou que o repasse do FPE para o estado chegou a mais de R$ 259,4 milhões, registrando o maior resultado mensal da série, iniciada em janeiro de 1997. Em termos relativos, houve avanço (sem descontar a inflação) de 18,8%, ante fevereiro de 2012, e de 34,5%, frente ao primeiro mês desse ano. A transferência do FPM ao estado totalizou R$ 97,5 milhões, assinalando acréscimos de 19,0% e 34,4% nas comparações anual (fevereiro/2012) e mensal (janeiro/2013), respectivamente. A transferência do FUNDEB também foi a maior desde o início da série, iniciada em janeiro de 2007. O valor repassado foi de R$ 52,5 milhões, com crescimentos de 8,2%, sobre fevereiro de 2012, e de 9,3%, em relação a janeiro deste ano (ambas as variações sem descontar a inflação).

Laboratório quer contratar jornalista em Sergipe

O laboratorio Georioemar possui um setor de EDITORA/PRODUTORA para a divulgação dos conhecimentos cientificos sobre os ambientes fluviais, costeiros e marinhos de Sergipe, norte da Bahia e sul de Alagoas. Desenvolvemos vários projetos de pesquisa e alguns deles incluem recursos para a produção de material de divulgação. Entre eles, a divulgação dos estudos sobre o oceano e das interações entre o continente e o oceano, através de uma coleção de videos, revista, livros, folder e sites internet e eventos de divulgação. No momento estamos procurando comunicadores sociais (jornalistas) interessados em CONTRATAÇÃO por um prazo inicial de 1 ano, para prestar serviços tecnicos especializados em divulgação cientifica dos nossos projetos e atividades de pesquisa e extensão. O objetivo deste email é verificar os profissionais interessados neste tipo de contratação e posterior agendamento de seleção. A contratação esta prevista para ocorrer em abril ou maio deste ano e o processo de seleção será oportunamente divulgado por email. O profissional deverá ter experiência prévia no exercicio de jornalismo e encaminhar textos de sua autoria para avaliação preliminar. Não será exigida experiencia em todos os produtos de divulgação previstos, mas as condições para coordenação das atividades do plano de comunicação e para elaboração dos textos jornalisticos de divulgação cientifica.

Promotor lança livro de Direito no Museu da Gente Sergipana

Com o apoio do Instituto Banese, do Banco do Estado de Sergipe (Banese), será lançado nesta segunda-feira, 18, o livro do promotor público Sandro Luiz da Costa, intitulado ‘Individualização da Pena: da Teoria à Prática’. O lançamento terá início às 17 horas, no Museu da Gente Sergipana, que fica na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju. O livro é o resultado da junção de um curso do autor, sobre prática de sentença penal para concursos de magistratura, com a sua experiência no ensino da disciplina de Direito Penal II.


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/03
09:44

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

CNJ fará correição em abril em Sergipe

Está na coluna painel@uol.com.br , de VERA MAGALHÃES, a seguinte informação: O corregedor Nacional de Justiça, Francisco Falcão, definiu o cronograma de correições até outubro. Além da prevista ida a Sergipe, em abril, o ministro programou nova e explosiva inspeção em São Paulo. A ideia é que a varredura seja bem mais ampla que a anterior, realizada em julho de 2012 nas unidades administrativas do Tribunal de Justiça. Desta vez, verificará também o funcionamento dos gabinetes e estenderá a apuração a varas da primeira instância, inclusive do interior.

PS: O que será que ele vem fazer por aqui, hein?


Pedrinho: Não quero tensionar relação com Valadares

“Sinceramente, eu não sei para que partido devo ir. O certo é que seguirei a orientação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que deverá ser candidato a presidente da República pelo PSB”. A declaração é do ex-deputado federal Pedrinho Valadares, que fez questãode deixar claro que “não existe nenhuma pretensão em tensionar as relações com meu tio, o senador Antônio Carlos Valadares, cujo relacionamento já foi muito tenso e agora tem melhorado bastante”. Pedrinho revelou que pretende ser candidato a senador. Ele lembrou ainda de dizer que “Eduardo Campos ainda não disse se será mesmo candidato a presidente, mas também não declarou que não será”.

Desembargador diz que não usou patrol em sua fazenda

O desembargador Ricardo Múcio desafiou o deputado federal Almeida Lima a provar que ele fez uso da patrol da Prefeitura de Nossa Senhora das Dores em sua propriedade, a fazenda Baralha, como teria feito o parlamentar na quinta-feira passada e foi flagrado pela polícia. “A Prefeitura apenas melhorou as condições de uma estrada viscinal e com isso beneficiou 12 proprietários e entre eles estou eu. A minha fazenda está aberta para quem desejar averiguar se houve uso ou abuso com equipamentos públicos”, desabafou o magistrado. Ele acrescentou que “tenho a minha consciência em paz”.

Almeida ainda não pautou sair do PPS de Sergipe

O deputado federal José Almeida Lima declarou ao blog que deixar o PPS é uma questão que ainda não discutiu. “Não tenho tratativa sobre esse tema como nenhuma instância do partido ou de fora dele. . É um assunto que não entrou em minha pauta e por isso tenho evitado falar sobre o assunto. Sequer penso nisso. O assunto só aparece quando vocês da imprensa fazem pegunta sobre isso. Mas estou tranquilo, em paz comigo e com o mundo”, concluiu.

Câmara discute valor da tarifa do transporte em Aracaju

Será nesta segunda-feira, às 15h, que a Câmara Municipal de Aracaju vai discutir, em Sessão Especial, o valor da tarifa e a qualidade do transporte coletivo da capital. O requerimento propondo a sessão é de autoria do vereador Iran Barbosa (PT). Participam das discussões o representante da Frente em Defesa da Mobilidade, Demétrio Rodrigues Varjão, o representante do Conselho Consultivo e Superintendente Adjunto da SMTT, Coronel Denílson Peres Tosta; e o Superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp, José Carlos Amâncio. As empresas desejam elevar de R$ 2,25 para R$ 2,52. Há movimentos de resistência ao aumento organizados por estudantes e sindicalistas.

Uma comissão de verdade para apurar a tortura em Sergipe

Durante os últimos quatro ou cinco meses, muito se falou em Sergipe na possibilidade de criação de uma Comissão Estadual da Verdade para apurar os casos de tortura praticados pelo regime militar no Estado, especialmente a Operação Cajueiro, realizada pelo Exército em 1976 e que levou para os porões da ditadura 25 pessoas que se expuseram publicamente em defesa do estado de direito e fora acusadas de serem subversivas. Apesar dos intensos comentários, nada evoluiu. Sergipe é um Estado de muro baixo, todo mundo se conhece e as pessoas evitam atingir umas às outras. Principalmente em casos de tamanha gravidade, como os que seriam apurados para Comissão da Verdade. Percebendo a “frouxura” daqueles que se diziam dispostos a levar o debate à frente, militantes do movimento sindical ligados ao Sindipetro (petroleiros de Sergipe e Alagoas) tomaram a iniciativa de assumir a bandeira e, agora, as audiências vão acontecer. E as denúncias também. Vão ser revelados os nomes de quem torturou, quem colaborou para que isso acontecesse e quem são as reais vítimas do regime militar no Estado. É bom passar Sergipe a limpo.

Trauma - O
ex-vereador Marcélio Bonfim, uma das vítimas de prisão e tortura durante o regime, se fez presdente ao ato de lançamento da Comissão da Verdade e reclamou que mesmo após o restabelecimento da democracia, ele, que foi preso e torturado tem que conviver com uma herança incômoda: bairros, conjuntos e colégios que carregam os nomes dos generais Costa e Silva, Garrastazu Médici e outros.

Comissão que discute dívidas das prefeituras e Estados com INSS virá a SE

Sergipe será o primeiro Estado do Brasil a receber a comissão mista que discute a Medida Provisória 589/12, que trata das dívidas dos municípios e Estados com a Previdência Social. Nesta segunda-feira (11), prefeitos de todos os municípios estarão reunidos na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) para discutir o problema e apresentar sugestões de alternativas para o pagamento dessas dívidas. A iniciativa é do deputado federal Márcio Macêdo (PT), presidente da comissão, e das associações de prefeitos do Estado. "A MP 589/12 visa a resolver um problema sério do Brasil que é a repactuação federativa em relação às dívidas dos Estados e municípios com o INSS. A MP está fazendo um proposta nova que, em minha opinião, resolve o problema, mas ela precisa de ajustes e precisamos ouvir os prefeitos, pois são eles que vivem a situação na pele e que enfrentam os problemas decorrentes das dívidas, sobretudo, a falta de certidão negativa para receber investimentos do governo federal e emendas parlamentares", afirmou Márcio Macêdo.

André Moura: presidência da CDHM consolida acordo firmado entre as lideranças

O deputado federal André Moura (SE), líder do PSC, avalia que a confirmação do nome indicado para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias - CDHM é a consolidação dos acordos firmados entre os líderes e a presidência da Câmara dos Deputados. "Independente do nome de quem ficou a frente da presidência da Comissão, o acordo determinado por toda bancada Cristã é que a Comissão tenha transparência e direito a voz independente da bandeira que esteja sendo defendida, sem distinção religiosa, racial ou sexual", destacou André. Moura lembrou que os assuntos pertinentes à CDHM são extremamente importantes para a luta de classes e a história do Brasil. "Mas não podemos permitir o fato de ser contra ou a favor de ideologias sem que elas possam ser discutidas, devem ser sempre concedida a possibilidade de todas as partes poderem externar seus pensamentos, desde que não contraponha o que determina a Carta Magna".

Secretária Maria Teles: Violência doméstica é a maior chaga

A violência doméstica contra a mulher é sem dúvida a maior chaga da sociedade e fere
de morte os direitos humanos. As agressões físicas, quando perceptíveis ou denunciadas, não são novas, muitas outras formas de violência já foram praticadas de forma silenciosa e invisível. A violência doméstica revela em primeira instância o profundo sofrimento a que é submetida a mulher no seu cotidiano. A desestruturação do núcleo familiar é uma consequência, que por sua vez desencadeia outras mazelas sociais, a exemplo, a disseminação do uso de drogas, a violência das ruas, a mortandade da nossa juventude. Não bastam bons instrumentos legais para combatê-la. É preciso mergulhar fundo na temática da desigualdade de gênero em todos os espaços públicos e privados, sobretudo nas escolas, espaços de formação das novas gerações, por uma cultura da paz. Somente assim poderemos quebrar esse círculo vicioso de relações desiguais e subalternas. (Entrevista completa no Jornal da Cidade deste domingo)

Dilma Roussef põe mais comida na mesa do pobre brasileiro

A presidenta Dilma Rousseff anunciou no Dia Internacional da Mulher (8 de março) a desoneração de todos os produtos da cesta básica, que passarão a ser isentos de impostos federais. A medida foi anunciada durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão por ocasião do Dia Internacional da Mulher. O governo também ampliou o número de itens que compõem a cesta básica e a lista de produtos que terão impostos federais reduzidos a zero inclui: carnes (bovina, suína, aves e peixe), arroz, feijão, ovo, leite integral, café, açúcar, farinhas, pão, óleo, manteiga, frutas, legumes, sabonete, papel higiênico e pasta de dentes. Parte desses produtos já estava isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e agora será liberado da alíquota de 9,35% de PIS/Cofins. A desoneração será regulamentada por uma medida provisória e um decreto, publicados hoje em edição extra do Diário Oficial da União. “Espero que isso baixe o preço desses produtos e estimule a agricultura, a indústria e o comércio, trazendo mais empregos. Com essa decisão, você, com a mesma renda que tem hoje, vai poder aumentar o consumo de alimentos e de produtos de limpeza e ainda vai ter uma sobra de dinheiro para poupar ou aumentar o consumo de outros bens”, disse a presidenta, falando especialmente às mulheres. Isso vai garantir boas vendas e comida na mesa do povo mais pobre.

Obras do Canal Costa do Sol serão retomadas no dia 18

A construtora Heca encaminhou correspondência aos moradores do residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia, anunciando que no próximo dia 18 as obras serão reiniciadas, conforme ordem de serviço emitida pela Emurb. O projeto será retomado , incialmente, pelas ruas André Ramos e Comandante Guy Ulbricht. O núcleo residencial sofreu sucessivas inundações nos últimos três anos.


José Antônio Marques: Futebol sergipano vive momento dramático

Com 44 anos de presença no rádio sergipano, onde passou por muitas emissoras na condição de narrador esportivo, José Antônio Marques, avalia que o futubel sergipano vive um momento “péssimo”, “dramático”. Marques, que ao longo de sua carreira entrevistou Pelé, Gerson e vários outros craques do futebol brasileiro, avalia que esse esporte teve seu último melhor momento durante o período do “Gol da Sorte”, quando a Secretaria de Estado da Fazenda liberava ajuda para as equipes e promovia sorteios com os consumidores-torcedores. Por causa da falta de visão empreendedora dos dirigentes, o futebol sergipano caminha para o fundo do poço. E adverte: e eu não sei sobreviverá.

Valadares defende financiamento público, mandato de 5 ou 6 anos e fimda reeleição

Financiamento público exclusivo de campanha condicionado à redução do número de partidos políticos; o fim das coligações partidárias com a instituição da Federação de Partidos Políticos; o fim da reeleição com a instituição de mandatos de 5 ou 6 anos para prefeitos, governadores e presidentes; lista flexível de candidatos proporcionais nos processos eleitorais; o recall - revogação de mandatos mediante consulta popular; a coincidência de datas para os processos eleitoraisno Brasil e a fidelidade partidária. Estas foram algumas das propostas defendidas pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB), em palestra proferida por ele, durante o seminário sobre a Reforma Política no Brasil, na manhã desta sexta-feira (08), no Hotel Real Classic, atendendo ao convite da Federação do Sindicato dos Engenheiros. "Que a fidelidade seja um marco para a seriedade dos nossos partidos políticos", afirmou o senador.

 

Muribeca: prefeito inicia uma série de obras para atender à população

Há três meses à frente do município de Muribeca, o prefeito Fernandinho Franco (PDT) iniciou uma série de obras de revitalização e reformas. "Temos todo um planejamento administrativo. Agora, estamos fazendo algumas ações que melhorem a auto estima do nosso povo e o deixe confortável em qualquer ambiente do município", disse o prefeito. Na primeira leva de atividades, Fernandinho Franco iniciou a reforma de praças, restauração e pintura em escolas e postos de saúde. "A ideia é darmos uma aparência mais limpa e mais funcionais às áreas públicas", afirmou o prefeito, que está em seu primeiro mandato.

 

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/03
07:34

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Sergipe - Delegados encontram patrol em fazenda e denunciam deputado federal por peculato

Os delegados Felipe Tocori e Rodrigo Espinheira, da Policia Civil de Sergipe, denunciaram na tarde desta quinta-feira que flagraram uma máquina patrol da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora das Dores sendo usada em serviço particular numa propriedade do deputado federal Almeida Lima (PPS). Segundo os policiais, Almeida estava no local acompanhando os trabalhos. Um servidor público que operava a máquina foi preso em flagrante e estava até o início da noite na delegacia. Ele e o parlamentar responderão judicialmente por peculato – utilização de bem público ilegalmente. Segundo os delegados, o deputado Almeida Lima não foi preso porque os parlamentares têm a prerrogativa legal de somente ser presos em flagrante na prática de crimes inafiançáveis. No final da tarde desta quinta-feira propagou-se o boato de que o deputado estava preso, mas ele próprio e os delegados desmentiram.

 



Comissão da Verdade do Sindipetro começa a trabalhar em SE



A Comissão da Verdade do Sindipetro SE/AL realiza ato nesta quinta-feira, às 19h, na ASPENE, ato para discutir as perseguições políticas nos anos de ditadura no Brasil e cobrar punição para os agentes perseguidores. O evento contará com as presenças da socióloga Nadine Monteiro Borges, representante da Comissão Nacional da Verdade, Ivan Seixas, da Comissão da Verdade da Assembleia de São Paulo, Jackson Barreto, vice-governador de Sergipe, deputada Ana Lúcia (PT), vereador Iran Barbosa (PT-Aracaju) , César Britto, ex-presidente da OAB, entre outras personalidades envolvidas na luta em defesa da preservação dos direitos humanos no Brasil. Durante o evento será assinado o termo um termo de cooperação entre a comissão de Sergipe e a Nacional.


 

 


Valadares Filho é eleito vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto



O deputado Valadares Filho (PSB-SE) foi eleito primeiro vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados (CTD). Valadares Filho, que já era membro da CTD, disse que vai pautar sua atuação como vice-presidente no acompanhamento e fiscalização das ações preparatórias para realização dos eventos esportivos previstos para serem realizados no Brasil – Copa das Federações, em 2013; Copa do Mundo de Futebol, em 2014; Olimpíadas, em 2016. “Essa incumbência, nesse momento, se reveste de importância singular, uma vez que o sucesso desses eventos vai mostrar a capacidade organizativa do Brasil e, assim, contribuir para atrair o turista estrangeiro para os destinos turísticos brasileiros”. O parlamentar sergipano destacou que são inúmeros os benefícios que a realização desses eventos esportivos podem deixar para o Brasil. “É preciso cuidar para que esse legado positivo realmente aconteça e a população brasileira possa usufruir de toda a infraestrutura construída”. Já o deputado Fábio Reis (PMDB) tornou-se membro titular da comissão.


 

 


Adriano Taxista cobra maior fiscalização da SMTT aos clandestinos



O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o "Adriano Taxista", ocupou a tribuna da Câmara Municipal na tarde de hoje (6), para cobrar uma maior fiscalização da SMTT no combate aos táxis clandestinos que circulam pela capital. O vereador denunciou que os taxistas credenciados estão perdendo espaço para os clandestinos que já possuem ponto de apoio no centro da capital. Adriano entende que a população procura o serviço clandestino diante da falta de um transporte público de qualidade na capital. Ele também denunciou alguns abusos de taxistas da Grande Aracaju que circulam pela capital. O parlamentar reconheceu que deve 70% de sua eleição aos taxistas e que seu mandato tem compromisso com a categoria. "Os taxistas de Aracaju estão sofrendo pela omissão das ultimas gestões capital quanto a fiscalização dos clandestinos. Temos hoje cerca de 200 veículos com placa cinza fazendo o serviço de táxi dentro de Aracaju. Vejo as pessoas reclamando da falta de mobilidade do nosso trânsito. Será que a coisa não ficaria melhor se esses carros parassem de fazer esse serviços irregular?", questionou.


 

 


Augusto Bezerra defende Polos da UFS em Capela e Estância




O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) defendeu que o município de Capela seja beneficiado com um Polo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sem que o município de Estância fique desprestigiado. O democrata justificou sua preocupação sobre o processamento da Carnalita, o que vai gerar altos investimentos na região do Vale do Japaratuba. Ao iniciar seu pronunciamento, Augusto Bezerra disse que a Carnalita é a fonte de riqueza do Estado de Sergipe para os próximos 20 ou 30 anos. “O governador Marcelo Déda falou do investimento de R$ 5 bilhões na parceria entre a Petrobras e a Vale do Rio Doce. Tenho sido procurado pela juventude de Capela já que a região detém 80% de toda a Carnalita de Sergipe. Eu não tenho interesse de tirar o Campus da UFS de Estância”.


 

 


Venâncio destaca lei que regula cobrança de estacionamento



A partir de agora clientes que comprovam despesas em estabelecimentos comerciais não precisam mais pagar pelo uso do estacionamento. É o que prevê a lei 7.595 de autoria dos deputados estaduais Venâncio Fonseca (PP) e Ana Lúcia (PT). A legislação que regulamenta o assunto foi tema de discurso do líder da bancada de oposição, Venâncio, que destacou o benefício que a lei trará aos sergipanos insatisfeitos com a cobrança em estacionamentos. “Foi aprovada por unanimidade e sancionada pelo governador Marcelo Déda. Trata dos estacionamentos em shoppings e instituições particulares de ensino. É uma parceria com a deputada petista Ana Lúcia. Chegamos a um entendimento e a lei vai beneficiar a população sergipana, os consumidores. Vamos panfletar juntos, porque na hora de lutar pela população não há questões partidárias. Temos divergências políticas, mas sempre respeitando a posição política do outro”, destacou Venâncio. O líder da oposição disse que o próximo passo é garantir a gratuidade no estacionamento da Universidade Tiradentes (Unit), que de acordo com o parlamentar, não respeita a lei.


 

 


Morte de Hugo Chávez é lamentada por deputados em Sergipe



A morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, ocorrida na terça-feira, foi motivo de muitos discursos na sessão desta quarta-feira, 6, na Assembleia Legislativa de Sergipe. Para o deputado petista Francisco Gualberto (PT), o mundo perdeu um “grande progressista, nacionalista e revolucionário da América Latina”. Durante pronunciamento, Gualberto apresentou um histórico sobre o socialismo e o capitalismo no mundo, desde os tempos em que a antiga União Soviética duelava contra os Estados Unidos, para depois falar da importância de Hugo Chávez nesse contexto. “A disputa nunca deixou de existir, mas os EUA sempre quiseram ser os ‘soldadinhos’ do mundo. Querem ditar as normas para todas as nações. E aí percebemos a importância de Hugo Chávez na América Latina”, disse.


 

 


Deputado João Daniel homenageia Comandante Hugo Chávez



O deputado estadual João Daniel (PT) prestou homenagem ao Comandante-Presidente da Venezuela Hugo Chávez, que faleceu na terça-feira vítima de câncer. Em discurso na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 5, João Daniel resgatou a história de luta do Comandante Hugo Chávez para construir a Revolução Bolivariana na Venezuela, as transformações sociais ocorridas a partir da Revolução e a importância desta luta para uma nova configuração geo-político na América Latina e no mundo. “Com certeza, a luta do Comandante Hugo Chavéz e do povo venezuelano mudou a história da América Latina, do mundo. Como ele sempre fez questões de dizer, e o que para mim é a melhor maneira de homenageá-lo, o companheiro Hugo Chávez é um grande socialista. Em nome dos movimentos sociais, da Via Campesina, do Partido dos Trabalhadores, registro a importância da luta do povo venezuelano e do Comandante Hugo Chávez para a construção de uma América Latina livre, soberana, socialista”, afirma João Daniel.


 

 


Zé Franco destaca a chegada de indústria japonesa em Nossa Senhora do Socorro



Na manhã desta quarta-feira, 6, o vice presidente da Assembléia Legislativa, deputado Zé Franco (PDT), utilizou a tribuna da casa, durante o pequeno expediente, para fazer um pronunciamento a respeito da fixação da pedra fundamental que marcou o início das obras de implantação da indústria japonesa Yazaki, fabricante de cabos e chicotes elétricos para veículos automotores, no município de Nossa Senhora do Socorro. "Socorro acaba de receber um investimento de um grupo japonês de quase 50 milhões de reais, isso prova que a cidade é uma das que mais cresce no Nordeste e disparado a que mais cresce em Sergipe. Só para se ter uma idéia, a Yazaki tem 280 mil funcionários no mundo em 49 fábricas e em Socorro irá empregar 1600 pessoas, sendo a quinta indústria do país", destacou o parlamentar. A previsão é que a fábrica seja construída até o mês de setembro edste ano e que no início de 2014 comece a entrar em operação


 

 


Parlamentar Jovem do Mercosul apresenta projeto na Alese




A deputada estadual Ana Lúcia (PT) abre o espaço do plenário para a estudante Camila de Jesus Oliveira, representante de Sergipe no Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul. A estudante itabaianense de 15 anos irá apresentar à sociedade sergipana o projeto “O ensino médio que queremos”. O projeto, de autoria da adolescente, prevê a realização de conferências envolvendo estudantes de todo o estado a fim de discutir problemáticas enfrentadas por eles no âmbito da educação e construir propostas para uma educação pública de qualidade. As propostas irão servir de subsídio para a elaboração de uma Carta de Recomendação a ser entregue à presidência da República e ao Mercosul.


 

 


Anderson de Tuca diz que Praça do Siqueira Campos está abandonada



O vereador Anderson de Tuca (PRTB) denunciou o estado de abandono da Praça Dom José Thomaz, localizada no Bairro Siqueira Campos, Zona Oeste de Aracaju. O parlamentar afirmou que as famílias não frequentam mais o local e que o comércio de drogas passou a ser rotina na área de lazer. Anderson lembra que a estrutura do banheiro foi demolida pela Prefeitura, tendo em vista que o ambiente era utilizado para o tráfico de drogas. “Essa era a única finalidade do banheiro”, disse. O parlamentar, que é morador do bairro, relatou que as quadras de esportes estão danificadas, o que dificulta a prática. “São alambrados de proteção que, em alguns pontos, já não existem mais. Além disso, as tabelas de basquete não possuem mais a sua finalidade, tendo em vista que estão sem os aros, disse.


 

 


Valadares é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento do Turismo



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi eleito, por aclamação presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Valadares, juntamente com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), eleito vice-presidente, coordenará o colegiado no biênio 2013-2014. "Desafiando Nelson Rodrigues, que disse que toda unanimidade é burra, estamos todos aqui ávidos por exercer o voto nesses dois eminentes senadores. Eles seguramente irão conduzir bem os trabalhos nessa importante comissão. Por isso, proponho uma eleição por aclamação", propôs o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). A proposta foi aceita pelos 19 senadores presentes, entre titulares e suplentes. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em nome do PSB, falou da alegria da eleição dos dois senadores. "Os senadores Valadares e Arruda têm todos os atributos para fazer um excelente trabalho. É uma comissão da maior importância com ações que reduzem diferenças regionais e, ao mesmo o tempo, o turismo, com grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas", afirmou.


 

 


Barra dos Coqueiros abre as portas para as Empresas de TI



Após a perda dos incentivos fiscais que eram oferecidos pelo município de Aracaju ao setor de Tecnologia da Informação, muitos municípios demonstraram interesse em receber as empresas do setor. Na manhã desta terça-feira, 05, o Prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins e o Secretário adjunto de assuntos jurídicos, José Carlos Montalvão se reuniram com empresários na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), onde iniciaram um diálogo a respeito da migração dessas empresas. A prefeitura da Barra dos Coqueiros prometeu avaliar todas as demandas apresentadas, entre elas o projeto de lei que dá o incentivo de redução do ISS para 2%, visando assim o desenvolvimento do município e despertando nos empresários o interesse em transferir suas sedes para o município que fica a apenas 2 km do centro da capital. Segundo o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia e Informação de Sergipe (Assespro-SE), Roger Barros, o crescimento da Barra dos Coqueiros é notável, o que pode torná-la um pólo digital, trazendo muitos benefícios entre eles a qualificação da mão de obra local e a modernização empresarial.


 

 


Adutora do São Francisco sustenta oferta de água na Grande Aracaju



A seca que afeta mais de 10 milhões de pessoas de seis estados do Nordeste brasileiro tem prejudicado o abastecimento de água não só no interior, mas também na capital de alguns estados. Desde fevereiro regiões metropolitanas de Recife e de Maceió precisaram implantar sistema de racionamento devido à falta de chuvas. Em solo sergipano, apesar da estiagem crítica, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem mantido a regularidade do serviço na Grande Aracaju, que há quatro anos não sofre com problemas de rodízio. O esforço é resultado de investimentos do Governo do Estado na elaboração de projetos e execução de obras para ampliação da oferta de água. A duplicação do Sistema de Adutora do São Francisco permitiu que as chances de um racionamento se tornassem pequenas na Grande Aracaju. São 3.000 litros de água por segundo aduzidos do Velho Chico para 70% da região metropolitana, quase o dobro do que era produzido até 2009. Com essa captação, a Deso tem trabalhado para garantir que não falte água nas torneiras da população, mesmo tendo que suprir a deficiência de produção de outros três mananciais: Poxim, Ibura, Pitanga. Esses rios perderam em média a metade da capacidade neste período de prolongada estiagem.


 

 


Gilson Andrade pede retirada de animais das rodovias



O deputado estadual Gilson Andrade voltou a cobrar do governo do Estado, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), medidas para a retirada de animais das rodovias de Sergipe. De acordo com o parlamentar, a falta de fiscalização tem permitido que donos de cavalos soltem os animais para pastarem em locais onde há riscos de acidente. Gilson relatou em sua viagem de Estância a Aracaju, na manhã de hoje, notou a presença de vários bichos nas imediações da BR-101 e da rodovia que liga a praia do Abaís à capital.


 

 


Direitos da mulher farão parte do currículo da educação básica



O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, homologou na última sexta-feira, 1º, a Resolução Normativa número 1, de 28 de fevereiro de 2013, que recomenda a inclusão de conteúdos programáticos relativos aos direitos da mulher e outros temas com recorte de gênero nos currículos da educação básica das escolas públicas e privadas. A assinatura faz parte das comemorações da SEED pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.


 

 


Defensoria Pública alerta sobre o consumo de alimentos com agrotóxicos - 1



A Defensoria Pública do Estado, por intermédio do Núcleo do Consumidor, realizou uma palestra sobre "Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos (PARA)", proferida pela gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Rosana Paula Dantas Barreto. Para a coordenadora do Núcleo e defensora pública, Elizabete Luduvice, o objetivo do evento foi orientar os consumidores dos malefícios que os alimentos com agrotóxicos, além do percentual permito por Lei, causam à saúde. "Essa palestra foi muito importante para conscientizar as pessoas e mostrar o trabalho da Vigilância Sanitária Estadual no combate ao uso de agrotóxicos em excesso nos alimentos, além de destacar as ações do Núcleo nas questões relacionadas à defesa do direito do consumidor", disse. Durante a palestra, Rosana Paula Dantas criticou o consumo exagerado de agrotóxicos. "O Brasil é o país que mais consome produtos agrotóxicos e muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas aplicados na lavoura estão proibidos em quase todo o mundo pelo risco que representam a saúde pública, mas mesmo assim os agricultores burlam a Lei e insistem em aplicar esses produtos nos alimentos", denunciou.


 

 


Defensoria Pública alerta sobre o consumo de alimentos com agrotóxicos - 2



O índice de casos de pessoas infectadas por doenças graves com o uso de agrotóxicos preocupa a gerente da Vigilância Sanitária. "Existem muitos casos de agricultores com câncer e suicídios em decorrência do uso de agrotóxicos. Muitos tiveram hemorragias internas, surtos e problemas neurológicos", afirmou Rosana. O defensor geral, Raimundo Veiga, destacou a iniciativa do evento. "Palestras como esta são de suma importância para conscientizar a população, principalmente se tratando de um tema de grande relevância e que atinge a saúde de todos os brasileiros. A gerente da Vigilância está de parabéns pela demonstração e pelo trabalho que vem realizando no combate ao uso de agrotóxicos nos alimentos", destacou.


 

 


Vereadora Lucimara Passos denuncia que foi violentada sexualmente




Num discurso puxado pela emoção, sinceridade, equilíbrio e defesa da integridade física da mulher, a vereadora Lucimara Passos, do PC do B de Aracaju , revelou no plenário da Câmara, que já sofreu violência sexual. Num relato emocionado, a parlamentar, que está em seu primeiro mandato, disse que o crime ocorreu há 13 anos, em dezembro de 1999, quando dois homens abusaram sexualmente dela. A vereadora afirmou que decidiu contar o que ocorreu com ela, para que, mesmo diante da impunidade da maioria dos casos, as vítimas de violência sintam-se estimuladas a denunciar. “Os dois acusados que praticaram este crime contra mim estão soltos, mesmo ambos sendo julgados e condenados. Todos entraram com pedido de revisão criminal, algo que eu não sabia que existia depois que um processo é transitado em julgado. Não consigo entender porque esses artifícios jurídicos ainda permeiam nossa legislação. Os recursos foram rejeitados, mas só um foi preso e apenas por um ano”, contou.


 

 


Com intermédio de Rogério, Banco do Nordeste vai renegociar dívidas de produtores rurais - 1



Atendendo a uma reivindicação dos prefeitos sergipanos, o deputado federal Rogério Carvalho, esteve em fevereiro, no Ministério do Desenvolvimento Agrário pedindo renegociação de dívidas dos produtores rurais. Acompanhou a Primeira Dama do Estado e Secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, e o Secretário de Agricultura do Estado, José Sobral em uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário e levamos a proposta de recomposição dos rebanhos sergipanos e, na época, o ministro prometeu analisar e fazer uma ação conjunta com outros Estados atingidos pela seca?, comentou o parlamentar Após esse pedido de Rogério e intervenção do Ministério, O Conselho Monetário Nacional, por meio das resoluções 4.188 e 4.189, autorizou o Banco do Nordeste a renegociar dívidas de produtores rurais podem atingidos pela seca. A nova medida permite prorrogar parcelas com vencimento entre 1° de janeiro de 2012 e 30 de junho de 2013 para 1° de julho deste ano. O prazo para pagamento é de até cinco anos em caso de perdas superiores a 30% da renda.


 

 


Com intermédio de Rogério, Banco do Nordeste vai renegociar dívidas de produtores rurais - 2




Serão beneficiados os produtores rurais de qualquer porte, desde que suas operações de custeio e/ou investimento estivessem adimplentes em 31 de dezembro de 2011, e os empreendimentos, localizados em municípios da área de atuação da SUDENE, com situação de emergência ou estado de calamidade pública decretado após 1° de dezembro de 2011, com reconhecimento pelo Governo Federal. Uns dos prefeitos que comemora o feito é o Diogo Machado(PSD) da cidade de Cariria, "60% da nossa população vive da economia agrária e tenho certeza que com esta prorrogação eles vão conseguir se reequilibrar e com o próprio lucro da produção, pagar as dívidas", comentou.


 

 


Polícia Civil já está de olho em crimes cibernéticos em Sergipe




A Universidade Federal de Sergipe a Polícia Civil vão desenvolver estudos e avaliações de crimes cibernéticos no Estado e poderão até mesmo viabilizarem software para o uso em investigações. Representantes da SSP mantiveram contatos com o vice-reitor da UFS, professor André Maurício, no sentido de viabilizar a parceria. APC vai estar de olho também em exageros cometidos nas redes sociais.


 

 


Déda consegue que Dilma libere R$ 215 milhões para mobilidade urbana e saneamento em Sergipe



A presidenta Dilma Rousseff anunciou em Brasília, investimentos em mobilidade urbana e saneamento de R$ 215 milhões em Sergipe. Somados aos R$ 135 milhões destinados à Prefeitura de Aracaju, também anunciados pela presidenta, serão R$ 350 milhões para melhorar a qualidade de vida dos sergipanos. "Estes recursos aumentarão o investimento público em nosso Estado", comemorou o governador, "melhorando a mobilidade urbana e avançando, através da Prefeitura, na pavimentação de bairros da capital. E, ao mesmo tempo, garantindo a meta do Governo do Estado de levar qualidade de vida, mais saúde e mais preservação ambiental, através de uma nova e recordista cobertura da rede de esgoto". Os novos investimentos foram anunciados em reunião no Palácio do Planalto durante o anúncio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com o financiamento de R$ 65 milhões, o governo estadual vai construir dois corredores de transporte público beneficiando a Região Metropolitana da Capital.



TRE-SE determina a Gilmar suspender propaganda antecipada


Acompanhando o entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) reconheceu que o radialista Gilmar Carvalho vem realizando propaganda eleitoral antecipada. Carvalho, que é suplente de deputado estadual, está veiculando em seu programa de rádio uma música em que tem suas supostas qualidades exaltadas, acompanhada de uma canção que faz referência ao número utilizado pelo candidato nas últimas eleições.Inicialmente, o relator do processo, juiz Jorge de Almeida Fraga, negou a liminar buscada pela PRE, por entender que não havia propaganda antecipada nas vinhetas. A Procuradoria Regional Eleitoral então recorreu para que a matéria fosse apreciada por todos os integrantes do TRE.


SSP-SE intensificará combate à venda de bebidas alcoolicas a menores


Reunião | Foto: Allan de CarvalhoA Secretaria da Segurança Pública (SSP) irá reforçar o combate à venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. Um projeto de Lei aprovado pelo Câmara Municipal de Aracaju e elaborada pelo vereador Emerson Ferreira reforça o que já prevê o Estatuto da Criança e dos Adolescente (ECA). No final da tarde desta quinta-feira, dia 7, o parlamentar municipal entregou o projeto ao secretário João Eloy, em reunião que aconteceu na sede da SSP.




Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
03/03
08:46

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Justiça determina retirada de ocupantes de casas em Brejo Grande

 

Por determinação judicial, as famílias que ocuparam casas populares nos povoados Saramén, Brejão dos Negros e na sede do município de Brejo Grande terão que deixar os imóveis até no mais tardar o dia 30 deste mês. A igreja, entidades sindicais e associativas e militantes políticos, além de parlamentares das esferas estadual e federal iniciaram uma série de mobilizações no sentido de preservar todas as famílias nos imóveis ocupados. Podem até recorrer da decisão judicial junto ao Tribunal de Justiça do Estado.


Déda terá nova reunião com Amorim, Venâncio e Angélica

 


O governador Marcelo Déda (PT) tem reunião marcada para a tarde desta segunda-feira, 04, com o senador Eduardo Amorim, a presidente da Assembleia, deputada Angélica Guimarães, e o líder da oposição na Alese, deputado Venâncio Fonseca. Terão discussões finais sobre o encaminhamento do pedido de empréstimo do Proinveste à Assembleia. Se o governador tiver alguma indisposição por conta do tratamento quimioterápico, poderá o encontro poderá ser adiado, conforme o secretário de Estado da Casa Civil, Sílvio Santos. Entre as obras desejadas pela oposição para dar apoio ao projeto, que prevê empréstimos de R$ 727 milhões estão uma rodovia ligando a sede do município de Estância ao Abaís, avenida perimetral de Aracaju, contrapartida do governo para o Hospital do Câncer, Ceasa de Itabaiana e o mercadso de Lagarto.

 


Eduardo Amorim alerta para endividamento de SE

"Nós estamos onde sempre estivemos. Fomos orientados pelos mesmos valores, princípios e essência. Apenas alertamos sobre as dívidas que já existem no Estado nos últimos quatro anos de forma sucessiva. Os documentos que trago em mãos mostram essa dívida, que se aproxima a R$ 3 bilhões, isso sem os recursos do Proinveste". A declaração foi feita pelo senador Eduardo Amorim em entrevista a uma emissora de rádio. Ele disse que não cansa de repetir que a oposição sempre pediu transparência e que apenas fossem listadas no texto da lei, todas as obras em que o recurso será gasto. "Esse diálogo nunca foi pedido, o Governador o fez publicamente porque quis. Se ele tivesse o realizado apenas por um telefonema, nós abriríamos o diálogo, sem algum questionamento. Tanto que por essa única vez, nós acatamos de forma simplória", afirmou.


“Arraias miúdas” querem Amorim governador

 

O senador Eduardo Amorim ainda não disse publicamente de sua pretensão em disputar o governo de Sergipe em 2014. Mas os seus aliados, principalmente os chamados de “arraias miúdas” (partidos pequenos e políticos insignificantes), propagam isso em Aracaju e interior e já o chamam de “governador”. É óbvio que ele aspira isso e gosta do tratamento que lhe é dispensado no seu círculo político, mas só deverá assumir a condição de candidato em 2014, caso o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), não entre no páreo e num acordo com os irmãos Amorim passe a ser o representante das oposições na campanha majoritária estadual.


UFS: Prefeitos reiniciam mobilizações por novos campi

 


Há movimentações nos municípios do sertão, agreste e região sul para que sejam implantados novos campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Estado. Heleno Silva, de Canindé, o prefeito Carlos Magno, de Estância, e os ex-prefeitos Ivan Leite, de Estância, e Sukita, ex-prefeito de Capela, estão trazendo o tema de volta e buscando apoio dos municípios vizinhos. Há também interesse pela implantação em Nossa Senhora da Glória. O reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, diz que “tudo depende do poder de mobilização e do apoio político para a luta. A UFS não tem nada contra continuar sendo ampliada com campi avançados”, explicou. A UFS, que tem sede em São Cristóvão, tem campi hoje em Itabaiana, Laranjeiras e constrói o mais novo em Lagarto. Tem ainda um campus da área de saúde em Aracaju, onde está instalado o Hospital Universitário m(HU). Atua ainda em 14 municípios com cursos de graduação através do Programa de Educação à Distância.


Prefeito de Boquim quer agilizar o consórcio do lixo

 


O prefeito de Boquim Jean Carlos Nascimento (PSD), que na última reunião do Consórcio Público de Saneamento Básico do Sul e Centro-Sul Sergipanos (Conscensul), foi eleito pelos colegas como presidente da entidade, está esperançoso e cheio de idéias para ver os projetos relacionados ao consórcio avançarem a passos largos ainda este ano para o bem comum dos habitantes dos 16 municípios que fazem parte do Conscensul. “Nosso sonho é ver o Conscensul ajudando a melhorar as condições e a qualidade de vida dos habitantes dos 16 municípios que fazem parte do consórcio, algo em torno de 500 mil habitantes. É preciso urgentemente tirar o consórcio do papel e partir para a realidade do dia a dia, cumprindo o papel de retirar os resíduos sólidos da rua e dando uma destinação correta, cuidando, sobretudo, do bem maior da humanidade, que é o meio ambiente”, ressaltou o prefeito Jean.


Prefeitura implanta Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres em Maruim


A Prefeitura de Maruim, em consonância com o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, implantou nesta semana, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. De acordo com a primeira-dama e secretária executiva do município, Girlaine Santana, a coordenadoria começará o atendimento ao público na próxima semana. "Maruim dá um grande passo na questão social e de atenção às mulheres", acrescentou a primeira-dama, que responderá pela pasta. O órgão será responsável pela formulação e articulação de políticas para as mulheres através de campanhas educativas. "Vamos, aos poucos, conseguir atender todas as camadas da Sociedade Maruinense. Seja infantil, juventude, mulheres e terceira idade", destacou o prefeito de Maruim, Jeferson Santana.

 


A polêmica continua: Ministério Público Estadual entra no caso do local do Pré-Caju - 1


Depois que o Prefeito João Alves Filho recebeu no Centro Administrativo José Aloísio de Campos, representantes da ASBT e parte da imprensa para anunciar que o Pré-Caju 2014 seria realizado na Av. Beira Mar tudo parecia resolvido e a polêmica sobre o assunto parecia que se acabaria. Entretanto um fato novo reascende o assunto: o Ministério Público Estadual, através das promotorias de Justiça do Patrimônio Público, Defesa do Consumidor e de Relevância Pública e Controle Externo entrou no caso e pretende apurar minuciosamente o assunto. Para os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju este fato reforça a luta da população que não quer a permanência da prévia carnavalesca na Avenida Beira Mar.


A polêmica continua: Ministério Público Estadual entra no caso do local do Pré-Caju - 2


O Fórum realiza reunião na noite dessa segunda-feira para avaliar os últimos acontecimentos e decidir sobre novas ações. Sobre a autorização concedida pelo prefeito João Alves Filho para a realização do Pré-Caju 2014 na Av. Beira Mar, José Firmo, da Coordenação do Fórum, questiona "Quem já viu a palavra 'autorizo' aposta sobre um ofício ter mais valor do que a legislação? O solo urbano é patrimônio da população. O prefeito não pode dispor desse solo e conceder para quem bem entender com um 'autorizo'. O ordenamento jurídico do nosso país não permite mais esse tipo de comportamento de gestores."

 

Jackson Barreto defende orçamento impositivo no Brasil

O vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), defendeu na manhã deste domingo o “orçamento impositivo”, que consiste na obrigatoriedade do Poder Executivo em cumprir todos os itens aprovados pelo Congresso Nacional, inclusive as emendas propostas por deputados e senadores no processo de votação do Orçamento Geral da União (OGU). “Acho que já é hora de o Executivo liberar as emendas, independentemente de amizades, pressões pessoais ou de grupos. As emendas do Judiciário são respeitadas por conta do “respeito” e “temor” ao poder. Já as do Legislativo, não se dá muita atenção. O orçamento impositivo seria bom, mais democráticos e preservaria o respeito,a autonomia e a integração entre os poderes”, comentou.

TCE realizará amplo seminário voltado aos novos gestores na próxima 2ª - 1

 


O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), promoverá na próxima segunda, dia 04, o Seminário ‘Controle de Gestão da Administração Pública’. O evento acontecerá no Auditório Lourival Batista, situado na sede do Tribunal de Contas. Com o objetivo de esclarecer e orientar gestores, o Seminário busca atingir como público-alvo prefeitos, presidentes de câmaras municipais, procuradores e secretários municipais. Eles terão a oportunidade de acompanhar palestras instrutivas apresentadas por facilitadores que conhecem a realidade das contas públicas. Para o conselheiro-presidente, Carlos Alberto Sobral de Souza, eventos como este têm o objetivo de habilitar e qualificar os gestores recém-empossados para que venham a gerir os recursos públicos da forma correta, atendendo aos anseios da população.

 


TCE realizará amplo seminário voltado aos novos gestores na próxima 2ª – 2


A programação terá início às 8h, logo após o credenciamento dos participantes. A primeira das três palestras previstas será a respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal e as principais obrigações dos gestores públicos municipais, com o assessor da escola de contas do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE- -MG) e professor de Direito Financeiro, Márcio Kelles. Logo depois acontecerá uma apresentação sobre a Lei de Acesso à Informação, com o procurador do Ministério Público Especial junto ao TCE (MPE/TCE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello. Já às 14h, o procurador da Fazenda Nacional, Daniel de Sabóia Xavier e o auditor fiscal João Bosco de Queiroz falarão a respeito da Regularidade com as contribuições previdenciárias e parcelamento


Alese não paga 14º e 15º salários a deputados

 


O Congresso em Foco publicou recentemente que os Legislativos do Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná e Sergipe informaramque seus deputados recebem atualmente 13 salários anuais. Mas nos demais os parlamentares recebem o 14º e o 15º salários.


Muito lixo nas ruas da periferia de Aracaju

 


Quando Edvaldo Nogueira (PC do B) era prefeito de Aracaju, a empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, a Torre, varria pelo menos uma vez por mês as ruas da cidade. Como isso, ao que parece, foi suspenso, há acúmulo de lixo nas vias públicas dos bairros Aeroporto, Atalaia, Siqueira Campos, Santos Dumont, 18 do Forte entre outros. É verdade que a limpeza foi suspensa, segundo funcionários da Torre, mas a população precisa também parar de sujar tanto a cidade.


Marquises ainda expõem população a riscos

 


As precárias condições das marquises existentes no centro comercial e em algumas áreas da periferia de Aracaju são visíveis. Na área central tem marquise sustentada por pedaços e ferro e pau e basta apenas uma rasteira ou uma forte ventania para desabar e provocar um acidente. É preciso atenção para esse problema e também para os prédios que estão desativados no centro da capital, a exemplo daquele que abrigou o Hotel Palace.


Supermercados agem com descaso com o consumidor

 


Não é de agora a insatisfação do consumidor sergipano com as redes de supermercados que atuam no Estado, principalmente em Aracaju. Os estabelecimentos colocam nas prateleiras os produtos negociados em acordo com fabricantes e deixam os clientes sem opções de escolha. Como se não bastasse isso, os sistemas de ar condicionado das lojas funcionam (há horas em que o calor é intenso e pode-se observar que o ar condicionado está desligado) precariamente e na maioria dos caixas não tem empacotadores. Alguém precisa adotar punições para acabar com esse tipo de situação.


Aracaju de tó-tó-tó acontecerá no dia 17 às 9h


Com o patrocínio da Petrobras e o apoio da Prefeitura de Aracaju, será realizado no dia 17 deste mês, quando a capital comemora seu aniversário, mais uma edição da barqueata “Aracaju de tó-tó-tó” Embarcações já estão disponíveis para aluguel e a saída será às 9h, no largo próximo ao Bar Confraria do Cajueiro, no Conjunto Inácio Barbosa. O retorno está previsto para as 11h30. No local de saída acontecerão apresentações de artistas locais.


Chuvas formam poças d'água no sertão de SE

A pouca chuva que atingiu o sertão sergipano nos últimos 15 ou 20 dias formou pequenas poças de água em rios, riachos, lagoas e poços. A quantidade é suficiente para o consumo animal para mais três ou quatro dias. O quadro de seca atinge uns 30 municípios do Estado, mas apenas 20 estão em emergência e recebendo atenção especial dos governos federal e estadual. Os prefeitos aguardam a liberação de verbas do Ministério da Integração.


Suspensas eleições dos conselhos tutelares de Aracaju


Por determinação da juíza de Direito Simone de Oliveira Fraga, as eleições para os Conselhos Tutelares de Aracaju, previstas para o próximo dia 10, estão suspensas liminarmente. Os mandatos dos atuais conselheiros estão prorrogados até uma decisão definitiva. Muitos conselheiros defendem a aplicação de lei federal 12.696, que estabelece eleição unificada e nacional após os pleitos de disputa por cargos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


Obras da BR-235 terão paternidade coletiva


A liberação de recursos e a realização das obras de duplicação da BR-235, que liga Aracaju a Itabaiana, parece despertar muitos interesses políticos. Senadores, deputados federais e até mesmo o governador Marcelo Déda já recorreram ao Ministério dos Transportes para obter a viabilização das obras. Quando começar, aí a BR terá um monte de padrinhos. Ainda assim, é bom para Sergipe.

Defesa Civil vistoria parques de diversão instalados no Marcos Freire II

A Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com o Corpo de Bombeiros, vistoriou dois parques de diversão que foram montados no Marcos Freire II. Um dos parques foi interditado por estar sem as normas de segurançaadequadas e o segundo foi notificado para fazer algumas adequações e ser liberado para o uso.




Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/03
06:32

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Em Aracaju, Seminário discute a Reforma Política

Será realizado no dia 8 de março em Aracaju o seminário “A Reforma Política no Brasil”. O evento é uma promoção da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) com o apoio do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe e contará com a presença do juiz de direito e diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Márlon Reis, do deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE), de deputados federais presentes e do integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, Daniel Monteiro, que debaterão na parte da manhã sobre o anteprojeto de lei sobre a reforma. À tarde, foram convidados representantes dos partidos políticos de Sergipe para trazerem suas avaliações sobre a atual conjuntura e as necessárias mudanças no sistema eleitoral brasileiro. “O controle social com participação cidadã são essenciais para a democratização do sistema político. A reforma política é necessária para instrumentalizar o cidadão, ampliar espaços de participação popular e evitar o abuso do poder econômico”, afirmou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt. O seminário será realizado no Real Classic Hotel, das 9 às 17h.

Secretário deflagra lançamento das conferências de Meio Ambiente em Sergipe

“A responsabilidade dos Resíduos Sólidos é um compromisso de todos”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, durante o lançamento da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que este ano tem como tema os Resíduos Sólidos- uma das principais preocupações ambientais do Brasil após a aprovação da Lei 12.305/2010, que a instituiu. Bastante concorrido, o evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório da Codise. “É um fórum para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações, bem como soluções para mitigar os impactos socioambientais causados pela geração do lixo e o melhoramento no seu processo de gestão”, ressaltou o secretário Genival Nunes na abertura do evento.

Jackson Barreto assina ordem de serviço para recuperação do aeroporto

O Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, começa a receber as primeiras intervenções na recuperação de sua estrutura. Na tarde desta quinta-feira, 28, o vice-governador, Jackson Barreto, representando o governador Marcelo Déda, assinou ordem de serviço para reforma dos sistemas de cobertura dos terminais de passageiros (TPS). Orçada em mais de R$ 5 milhões, com verba da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a obra ficará pronta em 270 dias. O serviço inclui desmontagem do telhado e reposição de telhas, instalação de novas calhas, melhorias da infraestrutura de sustentação e reforço de toda cobertura, numa área de aproximadamente 12.306 m². Acompanhado do representante da Infraero, José Cassiano Ferreira, e dos secretários de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, e de Turismo, Elber Batalha, Jackson destacou que as melhorias na cobertura do terminal são serviços à parte da reforma e ampliação do aeroporto viabilizada pelo governador Marcelo Déda.

Vice-governador defende fortalecimento do turismo

“Temos trabalhado para o turismo e essa assinatura é fundamental para o fortalecimento desse turismo. Estamos também discutindo a construção do nosso aeroporto, ou seja, estamos tornando cada vez mais do setor turístico uma ferramenta fundamental da economia e da geração de emprego e renda. Se temos investimentos na recuperação e ampliação do aeroporto, se temos projetos para a implantação de um aeroporto em Canindé de São Francisco e se estamos finalizando os recursos para a construção da rodovia que liga Santa Luzia à praia do Castro, é porque existe uma diversificação nas ações do turismo sergipano”, declarou.

Pleno do TJ/SE confirmou validade do concurso de Japoatã

O pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), por 10 a 3, considerou a validade e a legalidade do concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Japoatã, em 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Telmo Guimarães (PSC). A decisão "joga por terra" as acusações infundadas e até levianas do atual prefeito Gimarcos de Alcântara (PSD) que, através da sua assessoria de imprensa, emitiu uma nota apontando supostas irregularidades que seu agrupamento político registrou no concurso. Diante da nota proferida por Gimarcos, o ex-prefeito Telmo Guimarães emite uma nota de repúdio, colocando seu ponto de vista e cobrando o cumprimento da decisão judicial, ou seja, que os aprovados no concurso público sejam convocados para ocuparem seus cargos e exercerem suas funções. "O prefeito Gimarcos usa essa questão do concurso como desculpa para ter apresentado um decreto autorizando o município a fazer contratações temporárias, em caráter de urgência. Ele não quer convocar os aprovados no concurso e vem com essa desculpa agora".

Amorim destina equipe a orientar prefeitos sobre novos investimentos do PAC


O gabinete do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) distribuiu para os novos prefeitos sergipanos, a cartilha "Novas Seleções", preparada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na última terça-feira, dia 26, o senador esteve com a ministra, Miriam Belchior, e as problemáticas dos municípios e novos caminhos com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) foram debatidas. "Há novos investimentos em habitação, saneamento, mobilidade urbana, pavimentação e equipamentos sociais e urbanos que podem ser viabilizados com Estados e Municípios", informou Amorim. Segundo a cartilha, serão aplicados, por meio do PAC 2, para todos os municípios brasileiros R$ 66,8 bilhões, destes R$ 35,5 milhões, resultado da seleção a ser anunciado em fevereiro e R$ 31,3 bilhões para novas seleções. Os municípios foram classificados em três grupos: 1, 2 e 3 seguindo o número de habitantes. "Serão investidos R$ 31,3 bilhões para novos empreendimentos, ou seja, serão novas quadras esportivas nas escolas, Unidades Básicas de Saúde e saneamento para as cidades", disse Amorim.

Defensoria Pública pede transferência da Tesouraria do BB para evitar tragédia

O Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Estado reuniu representantes do Banco do Brasil para solicitar providências com relação à transferência do setor de Tesouraria, localizado na agência Central, para outro local. A iniciativa partiu com base nas denúncias feitas pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe ao Núcleo do Consumidor, que explanou a situação de perigo a qual as pessoas que trafegam no local enfrentam com o aparato de carros fortes e homens completamente armados. Segundo o diretor do Sindicato, Evilásio Pereira Félix, há um risco iminente de um disparo acidental de arma de fogo. "Para fazer o recolhimento, os seguranças cercam todo o local, bloqueando parte do calçadão da João Pessoa e calçada com cones e correntes de plásticos, sem oferecer espaço para os pedestres. Quando alguém passa sem querer, eles dão cotoveladas ou afastam com o cabo da arma, agindo com truculência. Além disso, eles ficam com o dedo no gatilho, pronto para qualquer eventualidade. Alguém já imaginou, um assalto ou um tiroteio no local? Se eles confundirem um cidadão de bem com assaltante ou se alguém tropeçar em um deles sem querer e a arma disparar? É um barril de pólvora prestes a explodir", denunciou.

 

Rede estadual aprova 3.414 alunos em vestibulares em 2013

A rede pública estadual de ensino já atingiu a marca de 3.414 aprovações dos alunos nos vestibulares em diversas instituições de ensino superior em 2013. Desse total, 2.285 foram aprovados no Enem, promovido pela Universidade Federal de Sergipe, e 1.129 em outras instituições particulares. Esta foi a primeira vez que a UFS utilizou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio para a classificação dos candidatos. De acordo com a coordenadora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seed (DASE), professora Zelita Brito, o resultado foi muito bom, principalmente devido às dificuldades pelas quais a rede estadual de ensino passou no último ano de 2012.


Laércio Oliveira comemora fim do 14º e 15º salários para deputados

A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira, 27, acabar com o pagamento de 14º e 15º salários para deputados e senadores. O deputado federal Laércio Oliveira era um dos 29 deputados, o único de Sergipe, que já haviam renunciado ao benefício. Ele enviou no ano passado um ofício a diretoria geral da Câmara dos Deputados renunciando aos dois salários extras e assim não recebeu a primeira parcela desse pagamento logo após o carnaval. O projeto, de autoria da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi aprovado por unanimidade pelo plenário. Como se trata de um decreto legislativo que já passou pelo Senado, a promulgação da medida não precisa de sanção da presidente Dilma Rousseff. Laércio Oliveira comemora a aprovação do projeto porque não é justo um deputado receber 14º e 15º num país em que o trabalhador só vai ao 13º. “Com a extinção do benefício, a Câmara vai economizar anualmente R$ 31 milhões”, informou o parlamentar.

Prefeitura discute reestruturação da feira livre de Itabaiana


Para discutir a reestruturação da feira do município de Itabaiana, o secretário de Indústria, Esporte, Comércio e Lazer, Altamiro Brasil, reuniu-se com sua auxiliar direta, Katiane Passos, com a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), sob o comando do tenente Wagno Passos do Nascimento, com o diretor do Mercado de Hortifrutigranjeiro, José Augusto do Nascimento Carlos, com o secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus, com a arquiteta da AMTT, Catharine Cunha, e com a engenheira agrônoma Suzi Alves. No encontro foram definidas as estratégias para a mudança e organização da maior feira do interior sergipano. De acordo com Brasil, o primeiro passo foi identificar os problemas existentes; o segundo foi traçar alternativas para resolvê-los. “Toda a equipe chegou a conclusão de que é necessário demarcar a área de cada banca, a fim de melhorar a circulação e o acesso da população a todos os produtos comercializados no local”, afirma o secretário.


Pedrinho Valadares deixa o PSC de Sergipe


O ex-deputado federal Pedrinho Valadares se desfiliou do PSC de Sergipe e deve ficar pelo menos uns três meses sem partido. Ele está atuando como secretário de Estado em Pernambuco e deve seguir a orientação de Eduardo Campos em sua nova filiação. Não se sabe ainda se a opção será o PSB, que está sob comando em Sergipe de seu tio, o senador Antônio Carlos Valadares, com quem pedrinho é atritado.

Caixa de Assistência dos Empregados do Banese inaugura nova sede

Foi inaugurada na noite da última quinta-feira, 28, em Aracaju, a nova sede da Caixa de Assistência dos Empregados do Banese (Casse), entidade que presta serviços de saúde aos baneseanos, e cujas instalações agora estão localizadas ao lado da agência do Banco do Estado, no Distrito Industrial. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda e presidente do Conselho de Administração do Banese, João Andrade, que representou o governador Marcelo Déda na cerimônia, e com a participação de todos os diretores executivos do Banco e da Casse, além de funcionários das duas instituições. Durante a inauguração, o presidente da Casse, José Edson Pereira Lima, ressaltou o conforto e a eficiência operacional que as novas instalações irão proporcionar à associação e aos empregados do Banese.  Ele também destacou a participação decisiva da presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, no processo de implantação da nova sede da Casse. “De forma efusiva, enérgica, decisiva, ela nos orientou a transferir a Casse para essa nova sede, atendendo aos anseios da maior concentração funcional dos colaboradores do Banese, que está instalada no Centro Administrativo do Banco, aqui no Distrito Industrial”, relatou.

 

 

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/02
06:27

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

 

 

 


Balanço 2012 - Banese registra lucro de R$ 87 milhões

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) registrou um lucro líquido de R$ 87 milhões e 991 mil em 2012 e o seu patrimônio atingiu 257 milhões e 807 mil. O balanço da instituição financeira está sendo publicado na edição de hoje do Jornal da Cidade e mostra que sua carteira de crédito obteve um crescimento de 10% e o crédito voltado para o desenvolvimento de 20%. A lucratividade do banco, em relação a 2011, quando chegou a R$ 91 milhões, registrou queda, mas é bom observar que no ano passado houve queda nos juros e a economia brasileira não teve um resultado bom. O Banese é um banco sólido. (O balanço completo está na edição do JCidade desta quinta-feira).

Valadares defende aprovação da MP 581/2012, que garante o desenvolvimento econômico do País

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) manifestou hoje (27), na tribuna do Senado, seu apoio a Medida Provisória 581 de 2012, que trata de operações de crédito de fundos constitucionais. A MP dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), autorizando a União a conceder subvenção econômica às instituições financeiras oficiais federais, sob a forma de equalização de taxa de juros nas operações de crédito para investimentos no âmbito do FDCO; além de alterar as Leis nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, e nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001, que tratam das operações com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste e constitui fonte adicional de recursos para ampliação de limites operacionais da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB). A medida foi aprovada no Senado. "A MP 581/12 tem o condão de trazer o apoio à Região Centro-Oeste. Vai permitir a distribuição de recursos financeiros e promover inovações como o aperfeiçoamento do marco legal e operacional do FDCO; aperfeiçoamento do marco legal dos Fundos Constitucionais de Financiamento; e a autorização à União para conceder crédito à Caixa e ao Banco do Brasil", disse o senador. Segundo Valadares essas alterações trazem mais celeridade e estabelecem um conjunto de medidas para estimular o investimento e fortalecer projetos de infraestrutura, a fim de assegurar o desenvolvimento do País. Valadares destacou que a ampliação de limites operacionais, permitirá o aumento da oferta de crédito dos bancos CEF e BB nos estados envolvidos.

Sefaz vai divulgar nomes devedores ao Estado de SE - São mais de 17 mil processos e uma dívida de R$ 3,6 bilhões

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgará, em seu sítio na internet, no endereço www.sefaz.se.gov.br, a relação atualizada periodicamente das pessoas, físicas ou jurídicas, que possuírem débitos inscritos na Dívida Ativa Estadual, conforme a portaria 081/2013. Foam divulgados (Já está na internet) restritivamente os dados relativos ao nome do principal devedor e respectivos números de inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado de Sergipe (CACESE), no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a quantidade de processos inscritos na Dívida Ativa do Estado, o número de inscrição da Certidão da Dívida Ativa (CDA) e o valor total do débito com a Fazenda Estadual. Serão tornados públicos um total de 17.954 processos inscritos e uma dívida de valor global de R$ 3,6 bilhões. A divulgação de que trata a Portaria não contemplará as dívidas em que:

I - tenha ocorrido qualquer hipótese de suspensão da exigibilidade do crédito, nos termos da lei;

II - tenha sido ajuizada ação, com o objetivo de discutir a natureza da obrigação ou o seu valor, com o oferecimento de garantia idônea e suficiente ao Juízo, na forma da lei.

Prefeito determina plantio de umbuzeiro no sertão

O umbuzeiro (termo que significa"árvore-que-dá-de-beber) anda com cada vez menos espaços no sertão sergipano. Para recompor a quantidade e até mesmo ampliá-la, o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, determinou o replantio em várias áreas do município. “O umbuzeiro, árvore que produz no umbu e dele se faz suco, sorvete, umbuzada e outras coisas mais, precisa voltar a ser presença em todo o semi-árido de Sergipe. Canindé sai na frente e já iniciou o plantio”, comentou.

Rogério Carvalho pede agilização na duplicação da BR-235

Ministro dos transportes autoriza elaboração de projeto para duplicação da BR 235 em reunião com Rogério Carvalho. O deputado federal Rogério Carvalho(PT/SE) esteve reunido com o
Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, para apresentar a reivindicação dos moradores do Agreste Sergipano, que pedem a duplicação da BR 235, que compreende Nossa Senhora do Socorro a Carira, até a divisa com a Bahia. “Levei ao ministro a reivindicação dos companheiros ex-vereador de Itabaiana, Olivier Chagas(PT) e o vereador Oliverio Chagas( PT), apresentei a proposta e obtive resposta positiva. A demanda será incorporada ao PAC-2 e o ministro já autoriza a elaboração do projeto”, comemorou o parlamentar.

Déda discute obras de abastecimento de água e investimentos do Sergipe Cidades

Obras de esgotamento sanitário e a conclusão da barragem do rio Poxim foram temas da reunião realizada nesta terça-feira, 26, pelo governador Marcelo Déda com a secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcon, o presidente da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), Sérgio Ferrari, e o secretário da Casa Civil, Silvio Santos. Conforme informações da Deso, até o final do ano, Aracaju terá esgotamento sanitário em 80% de seu território. “Foi uma reunião de trabalho objetivando tocar a agenda do Governo e definir as prioridades de investimentos da Deso e da Sedurb para os próximos dois anos. Com o presidente da Deso, fizemos um levantamento dos investimentos realizados na capital. As obras do PAC executadas pelo Governo Federal e estadual, através da Deso, estão adiantadas e a avaliação é que ainda este ano, Aracaju terá 80% de sua região com esgotamento sanitário. Analisamos cada um dos projetos da capital e do interior e discutimos possíveis gargalos para agilizar o cronograma das obras”, revelou o governador. Déda afirmou ainda que a barragem do rio Poxim será concluída neste trimestre e que o represamento de água começará em abril. A obra, orçada em R$ 85 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será responsável por elevar o fluxo de água no rio dos atuais 580 litros por segundo para 1.200 litros, o que garantirá o fim dos problemas no abastecimento de água na Grande Aracaju durante os próximos 20 anos e beneficiará 325 mil pessoas.

André e Amorim têm audiência com a Ministra Idelí Salvatti

Nesta terça-feira, 26, acompanhado pelo senador Eduardo Amorim, o líder do PSC no Congresso Federal - André Moura - reuniu-se com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, para tratar de assuntos referentes à liderança do partido, atendendo aos pleitos dos parlamentares da sigla. Logo após esta audiência, foi feito um requerimento do próprio deputado, André Moura e senador Amorim solicitaram à Ministra - a pedido do prefeito de Frei Paulo, Zé Arinaldo - a análise em caráter de urgência de projeto de extrema importância para o município. Qual? Não foi divulgado.

PM assiste pobres no seu 178 anos de existência

Como parte das comemorações dos 178 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de Sergipe, a Corporação realiza nesta sexta-feira, 1º, das 8 às 13h, no Bairro Santa Maria, a Operação Saúde. A ação tem como objetivo levar uma manhã de atendimentos médicos gratuitos à comunidade local com cerca de 30 profissionais de saúde do Hospital da Polícia Militar (HPM) nas áreas de Odontologia, Oftalmologia, Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria e Ginecologia. Também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Epatite, além de oficina de escovação bucal, com distribuição de escovas e circuito de saúde, com a verificação de peso, glicemia e pressão arterial. O trabalho voluntário acontece próximo ao 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), em frente ao Colégio Estadual Vitória de Santa Maria.

Estrutura de aço cai e mata operário em Aracaju

Nota de Esclarecimento - O Ministério Público Federal lamenta, profundamente, o acidente que vitimou um operário na obra da construção de sua sede em Sergipe. A instituição informa que decidiu suspender as obras, temporariamente, para que seja garantida toda a assistência à família do trabalhador, bem como aos seus colegas de trabalho.
O MPF informa, ainda, que a Polícia Civil já compareceu ao local e realizou os levantamentos periciais. A instituição está acompanhando as investigações, inclusive com a instauração de procedimento administrativo específico. Foram comunicados o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência do Trabalho e a Polícia Federal para a garantia de amplo esclarecimento sobre o ocorrido. O MPF também solicitou à construtura que executa a obra as informações devidas.
Segundo o Procurador-Chefe em exercício, Ramiro Rockenbach, “é um momento difícil e muito doloroso para todos nós. O MPF em Sergipe tem como meta principal, agora, que toda a assistência seja prestada à família do trabalhador e que o caso seja devidamente esclarecido com a maior brevidade possível”.(Assessoria de Comunicação - Ministério Público Federal em Sergipe).
PS: Uma estrutura de ferro despencou so guindaste e atingiu o operário José Francisco dos Santos Neto, provocando a sua morte. O fato aconteceu no canteiro de obras onde está sendo construído o edifício-sede do Ministério Público Federal em Sergipe, na rua Construtor João Alves, no bairro São José. O Caso está sendo investigado pela polícia.

Prefeitos do sertão vão definir ações conjuntas na Saúde

Os prefeitos e secretários da Saúde de Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Poço Redondo e Monte Alegre vão se reunir no próximo dia 6 de março para discutirem ações conjuntas para a melhoria dos serviços de saúde nos quatro município. Pretendem organizar uma espécie de consórcio. Os resultados da reunião serão expostos à Secretaria de Estado da Saúde.

Para secretário do Tesouro Nacional, SE está habilitado a acessar o Proinveste

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, mostrou-se satisfeito com o avanço positivo das negociações entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Sergipe que visam aprovar o Proinveste. Em audiência na STN nesta terça, 19, em Brasília, o governador Marcelo Déda participou de reunião de trabalho para acompanhar projetos de financiamento que dependem de parecer da secretaria. Depois de ouvir os relatos sobre as negociações do Proinveste, programa do Governo Federal de apoio a investimentos, Augustin lembrou que Sergipe encontra-se em plena regularidade fiscal no que concerne a capacidade de pagamento e de endividamento. Estes parâmetros, concluiu, habilitam o Estado a acessar o programa do Governo Federal.

UFS e Prefeitura discutem projetos para Canindé

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, e o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, se reuniram na terça-feira, 26, para discutir parcerias de interesses de ambas as partes, entre as quais atenção maior para o Museu de Arqueologia de Xingó, realização de cursos e projetos na esfera municipal. Heleno visitou o MAX ao lado de secretários municipais e do jornalista Luiz Eduardo Costa. Ele disse que há a pretensão de sua gestão em criar um Centro de Matemática, para melhorar a qualidade do ensino e oferecer melhoria na qualificação dos servidores. O vice-reitor da UFS, professor André Maurício, também se fez presente.

VF Projeto de Valadares Filho propõe mais recursos para atividades esportivas

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) apresentou Projeto de Lei que prevê alteração nos limites para dedução do imposto de renda devido, dos valores para o patrocínio ou apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos. Atualmente, a lei de incentivo ao esporte (Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006), prevê que as pessoas jurídicas podem renunciar até 1% do imposto devido para destinar os recursos ao patrocínio de atividades esportivas. Com a proposição de Valadares Filho, esse percentual passa para até 4% do imposto devido. “Essa proposta de lei tem por finalidade destinar mais recursos para patrocinar projetos esportivos e, assim, contribuir para inserção do Brasil no cenário mundial como uma nação que reconhece a prática esportiva como uma ferramenta de inclusão social”, ressalta o deputado. Além de direcionar mais recursos para o esporte, a proposição também prevê que o período de vigência da Lei nº 11.438, de 2006, se estenda por mais cinco anos, até 2020, uma vez que seus incentivos só vão até 2015.

Ministra reafirma que Justiça de SE éa melhor do Brasil

A Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministra Eliana Calmon, abriu ontem, em Brasília, os trabalhos do segundo dia do Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário. Em entrevista à equipe do STJ e da Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe, ela reafirmou a excelência do Judiciário sergipano e disse que comprovou o fato enquanto esteve à frente da Corregedoria Nacional de Justiça. Em entrevista à Folha, no ano passado, a Ministra afirmou que o TJSE é o melhor do país e que “tudo funciona muito bem lá”. Hoje, Eliana Calmon explicou como chegou a essa conclusão. “À frente da Corregedoria Nacional de Justiça eu trabalhei com todos os índices de produtividade, de otimização e pude comprovar isto em relação ao Tribunal de Justiça de Sergipe”, ressaltou. Ela continuou dizendo que, várias vezes, disseram que isso acontecia pelo fato de Sergipe ser o menor Estado do país. “Mas eu fiz a avaliação que não é somente isso. Temos outros Tribunais menores – como o de Tocantins, por exemplo – que não têm a mesma performance. Por que isso? Fui eu avaliar. E eu verifiquei o seguinte: Sergipe saiu primeiro na informatização e isso deu um ganho de qualidade ao trabalho do Tribunal muito grande”, explicou, acrescentando ao final da entrevista, de maneira bem humorada, ao explicar que sua análise foi meramente técnica, que “isso não foi uma declaração de amor”.

Gustinho Ribeiro: Indicações visam beneficiar populações

Preocupado com a educação, segurança e o lazer do cidadão sergipano, o líder do governo na Assemblei Legislativa, deputado Gustinho Ribeiro (PSD), apresentou três indicações ao governo do Estado, buscando atender as reivindicações da população de alguns municípios. A indicação nº 05/2013, solicita ao governador Marcelo Déda (PT), que através do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), seja executada a reformar na rodovia que liga o município de Lagarto a Tobias Barreto. Segundo o deputado, se trata de uma reivindicação dos moradores dos dois municípios, uma vez que, há um grande fluxo de veículos neste trecho, sendo que esta medida melhoraria o transito existente no trecho. A indicação de nº06/2013, pede a reforma da Orla da Praia da Caueira, localizada no município de Itaporanga D'Ajuda. Justifica o deputado que, a indicação é uma reivindicação dos comerciantes e frequentadores do local, que estão preocupados com o estrago causado pelo avanço do mar sobre o calçamento da referida orla. A indicação nº 17/2013, solicita ao governador do Estado, a construção de escolas estaduais, nos bairros Loiola, Cidade Nova e Ademar de Carvalho, na cidade de Lagarto. Justifica o deputado que a indicação objetiva suprir a carência de escolas pública estaduais nos principais bairros da nossa cidade, que vem tendo um crescimento populacional galopante, garantindo dessas localidades através da educação, uma oportunidade de desenvolvimento das habilidades, da criatividade e da imaginação.

Frente em Defesa da Mobilidade e Transporte Público realizará Ato contra o reajuste da tarifa de ônibus

A Frente em Defesa da Mobilidade e Transporte Público, composta por movimentos e organizações da Grande Aracaju, realizará nesta quinta-feira (28/02) mais um ato contra o reajuste da tarifa do transporte coletivo. O objetivo do ato é pressionar o poder público municipal a congelar a tarifa até que sejam ouvidas e respeitadas as demandas da sociedade civil, que entende que o aumento da tarifa, além de abusivo, é ilegal. O ato começará às 16h, no calçadão da João Pessoa, em frente às Americanas. A Frente em Defesa da Mobilidade e Transporte Público é formada pelo Movimento Não Pago, Coletivo Mão Roxa, Coletivo Sejam Realistas Exijam o Impossível, Circulo Palmarino, CUT, CSP Conlutas, Sindipetro, Sindijus, CAEF, DACS, CALECO, ANEL, Levante Popular da Juventude, Barricadas Abrem Caminhos, Rompendo Amarras, Consulta Popular, UJC,PCB, PSOL, PSTU.

Sai hoje ordem de serviço para reforma do aeroporto

O vice-governador Jackson Barreto, participa nesta quinta-feira, 28, do evento de assinatura da Ordem de Serviço da reforma do terminal de passageiros e de obras que fazem parte do plano diretor da Infraero para o Aeroporto de Aracaju, com diretores da Infraero. O evento está programado para as 17h, para elaboração de projetos de engenharia nas etapas de serviços e estudos preliminares, projetos básicos e executivos para ampliação do pátio de aeronaves de aviação regular e aviação geral, implantação de via de serviço, implantação de equipamentos de rampa e infraestrutura básica para novos lotes de hangaragem no aeroporto.


Jovens católicos de SE preparam-se para Jornada Mundial

Grupos de jovens ligados à Igreja Católica de Sergipe promovem reuniões semanais para discutir a participação na Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer um julho próximo no Rio de Janeiro e contará com a presença do papa que for eleito no decorrer do mês de março. Eles planejam alugar uma série de ônibus e uso de vôos charters para participar do evento que vai reunir jovens católicos da grande maioria dos países do mundo.

João Alves oficializa local do Pré Caju em 2014

Incentivador de eventos que trazem benefício a Aracaju, o prefeito João Alves Filho esteve hoje, dia 28, reunido com a diretoria da Associação de Blocos e Trios (ASBT) autorizando as datas para a realização do Pré Caju 2014. A prévia carnavalesca será realizada de 23 a 26 de janeiro do próximo ano. Contradizendo boatos de que o Pré Caju não seria realizado no bairro 13 de Julho, João Alves assinou a autorização para que o evento continue no mesmo local. Para o prefeito, não existe outro local em Aracaju com áreas de escape igual à 13 de Julho para que possa haver as revistas necessárias para os foliões adentrarem o circuito com segurança.






Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/02
19:30

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

 



Capela: Prefeitura e Câmara discutem os salários



O prefeito de Capela, Ezequiel Leite, encaminhará para a Câmara Municipal de Vereadores dois Projetos de Lei para serem apreciados na próxima terça-feira. Os PLs estão relacionados a situação de funcionários efetivos do município. O primeiro trata da revisão anual do piso salarial dos profissionais do magistério (que passa a vigorar com reajuste de 7,97%). O segundo refere-se ao aumento de salário de cerca de 400 servidores efetivos, nas categorias elementares (serventes, vigilantes – auxiliar de serviços gerais), seguindo o mesmo reajuste dado pelo governo federal ao salário mínimo, que foi de 9%.


PMA presenteia população nos 158 anos da capital

 



No dia 2 de março próximo a Prefeitura de Aracaju inicia uma série quinzenal de mutirões nos bairros da cidade, sempre das 7h às 17h. O primeiro bairro a receber o mutirão que terá diversas ações sociais, de cidadania educacionais, profissionalizantes e de saúde será o Almirante Tamandaré. Assim, a partir de março, a Prefeitura de Aracaju, num trabalho conjunto entre todas as secretarias, realizará uma série de ações nos bairros da capital sergipana.

 

 

 


Espanhóis querem conhecer incentivos de Sergipe


Empresários da Espanha solicitaram audiência para conhecer os incentivos estaduais de Sergipe para implantação de plantas industriais. Eles visitaram outros estados, mas ficaram sabendo pela mídia que europeus estão investindo em Sergipe (italianos, franceses, alemães, etc.) e também asiáticos (japoneses), então decidiram que por aqui que eles deverão realizar os seus investimentos. A visita ocorrerá na próxima semana.


Japoneses virão à Sergipe em março


A japonesa Yazaki pretende instalar-se ainda este ano em Sergipe. Os japoneses deverão vir a Sergipe no próximo mês para comunicar ao governador Marcelo Déda o início das obras da fábrica, que irá produzir componentes elétricos (chicotes elétricos automotivos) para os veículos que são produzidos na Bahia e Pernambuco, são investimentos que irão empregar de imediato mais de 1.200 pessoas, sendo o público feminino o preferencial, face a destreza das mulheres no acabamento de peças.


Feira agropecuária começa neste domingo


Aracaju estará sediando no período de 24 de fevereiro a 3 de março a Terceira Feira Agropecuária do Estado de Sergipe, realização Faese. A abertura oficial será às 19h deste domingo, no Parque de Exposições João Cleofas, e contará com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura, Roberto Simões. Uma das atrações do evento é o Bode shop show, mostra de produtos de caprinos e ovinos, ação desenvolvida pelo Sebrae e Federação.


Gualberto só fala sobre Proinveste depois da Votação


“Prefiro não falar sobre esse assunto. Apenas emitirei opinião depois da votação”. A declaração é do deputado estadual e ex-líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, Francisco Gualberto (PT), ao ser indagado pelo jornalista Eugênio Nascimento em entrevista do Jornal da Cidade. Ele disse ainda que desconhece as possíveis insatisfações da bancada petista com o governo Marcelo Déda por conta das negociações com a bancada de oposicionista de propostas para aprovação do Proinveste. “Não há clima ruim. Desconheço esse descontentamento na base governista que é apontado por segmentos da oposição. Isso é balela, é boato”, declarou.

Why?
– Por que será que o deputado estadual e ex-líder do governo Francisco Gualberto vem se negando a falar sobre a possibilidade de aprovação do empréstimo do Proinveste? Ele diz apenas que os governistas não estão irritados com o governo por causa das sugestões de emendas da oposição, como dizem alguns oposicionistas.


Chesf vai investir R$ 150 milhões em Sergipe


A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) vai investir em Sergipe R$ 150 milhões em 2013 e 2014 na modernização de suas subestações de Socorro, Jardins e Itabaianinha e construção de algumas novas. A meta é ampliar a oferta de energia. A estatal informou ainda que não há risco de paralisação de funcionamento da Usina Hidrelétrica de Xingó, pois as chuvas que atingiram afluentes do rio São Francisco têm garantindo a normalidade do funcionamento das turbinas.


Valadares: É tudo boato, não disputo o governo de SE


Quando indagado pelo Jornal da Cidade sobre uma onda de informações dando conta de que deseja ser o candidato a governador do bloco governistas e se isso tem algum fundamento, o senador Antônio Carlos Valadares disse que “essa história surgiu porque algumas pessoas avaliam que, em sendo candidato à Presidência da República, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, precisaria de um palanque de seu partido, om PSB, em Sergipe. Partindo desse princípio, a boataria se propagou que eu estou em campanha pelo Governo de Sergipe e deixou claro: Não estou em campanha e não trabalho para ser a opção do bloco governista. Posso garantir que tudo não passa de boato”.


Jackson é a opção natural do bloco governista, diz Valadares


"Não trabalho para ser o candidato do bloco governista ao Governo de Sergipe. Fui à região do São Francisco na semana passada e vou estar por lá neste final de semana tão somente para acompanhar a aplicação dos recursos que destinei para os seus municípios. Isso que as minhas visitas aos perímetros irrigados intensificou essa onda de boatos. Está mais do que visível de que o candidato natural para a sucessão do governador Marcelo Déda deverá ser o seu vice-governador, Jackson Barreto (PMDB). Agora, é como Déda diz, ele (JB) deve seguir trabalhando, construindo o consenso para que o seu nome venha a se consolidar. Ele tem conversado com as lideranças políticas da base governista e tem demonstrado disposição. Se deseja ser candidato, como diz Déda e eu volto a repetir, tem que atuar no sentido de viabilizar o nome no grupo".


Sefaz promove
quinto sorteio do Programa Nota da Gente


O sorteio acontecerá no dia 25/02, segunda-feira, às 9 horas, no auditório da Sefaz, no 6º andar do prédio-sede da secretaria. A apuração é realizada de forma eletrônica, sob o acompanhamento da Controladoria Geral do Estado, a quem cabe efetuar a auditoria de todo o processo. Todo o procedimento é também aberto ao público. Exatos 81.324, consumidores estão cadastrados no Programa, com um volume de 1.232.874 bilhetes validados, gerados a partir do somatório de documentos fiscais identificados com o CPF/CNPJ do consumidor no período de 1° de outubro a 31 de dezembro de 2012.

Rogério Carvalho: JB vai para o governo e Déda para o Senado

“Há um entendimento no bloco governista de que o governador Marcelo Déda (PT) deverá disputar o Senado e o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) será candidato a governador. Por enquanto é só isso, pois os partidos vão discutir depois as suas presenças na campanha eleitoral de 2014, inclusive o cargo de vice-governador na chapa majoritária”. A declaração é do presidente do PT em Sergipe, deputado federal Rogério Carvalho, que avalia que “os governistas terão uma forte chapa majoritária e também proporcional. Eu aposto no sucesso”.

Apenas 77 eleitores de Sergipe podem ter o título cancelado – 1

Menor índice de abstenção do Brasil nas Eleições Municipais de 2012, apenas 77 eleitores de Sergipe que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado. Desde quarta-feira (20), a relação das inscrições passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção “Serviços ao eleitor”.

Apenas 77 eleitores de Sergipe podem ter o título cancelado – 2

O eleitor que constar na relação deverá comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente, no período compreendido entre 25 de fevereiro a 25 de abril de 2013 para regularizar sua situação. O não comparecimento ao cartório para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado entre 10 e 12 de maio de 2013.

Empregos em Sergipe - Dieese revela pequena queda

 

Segundo levantamento do DIEESE em Janeiro de 2013 o saldo do emprego em Sergipe teve uma pequena queda de -23 postos de trabalho formais. No mês foram admitidos 9.574 trabalhadores e desligados 9.597. Em doze meses o emprego com carteira assinada teve um crescimento de +2,73% (em termos relativos), gerando 7.620 novos vínculos (em termos absolutos).

SETORES QUE MAIS CONTRATARAM -
Os setores que tiveram os maiores saldos no mês de Janeiro de 2013 em Sergipe foram: Construção Civil (390 empregos ou 1,11%), Serviços (115 empregos ou 0,10%), Serv. Indust. de Util Pública (109 empregos ou 2,06%).

 

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/02
20:48

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

 


Proinveste: Déda acata propostas da oposição

O secretário de Estado da Casa Civil, Sílvio Santos, informou ontem à presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães (PSC), e o líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), que o governador Marcelo Déda (PT) aceitou incluir entre as propostas de investimentos de recursos do Proinveste as sugestões encaminhadas pelos opositores. Essa foi uma condição colocada na mesa de negociação pelos partidos que atuam na Casa. O governo pretende encaminhar o projeto final nos próximos dias e deseja obter a aprovação, conforme acordo feito no parlamento estadual. Entre as propostas estão a construção de rodovias e mercados.

Venâncio opõem-se ao uso de ex-prefeitos no governo

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) avalia que o uso derex-prefeitos na equipe do governo Déda em nada contribuirá para Sergipe, mas apenas que esses políticos atuem no sentido de viabilizarem seus nomes para a disputa eleitoral de 2014. Há uma série de boatos – ao menos por enquanto – dando conta de que pelo menos quatro ex-prefeitos podem ser aproveitados na equipe do governo de Sergipe. O governador Déda disse no início desta semana que não tem qualquer definição neste sentido e que a reforma administrativa só voltará a ser discutida depois da votação do Proinveste.

Mendonça se solidariza à causa da blogueira cubana Yoani Sánchez

O deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) participou da recepção à blogueira cubana Yoani Sánchez, que veio ao Brasil expor sobre a realidade vivida pelos cubanos em seu país. A reunião aconteceu no Plenário 1 do Anexo II da Câmara dos Deputados. Yoani fez alusão à falta de liberdade de expressão e até mesmo de pensamento, criticando o regime castrista (de Raul Castro). Além disso, a blogueira enalteceu o avanço tecnológico e o papel da internet como instrumento de manifestação dos povos no mundo moderno. Mendonça Prado se solidarizou à causa da cubana e repudiou todas as formas de repressão, autoritarismo e ditadura. "Não cabe mais, nos dias de hoje, sustentarmos governos despóticos em qualquer lugar do planeta", afirmou o parlamentar. É, parece que a moça não se deu bem nesta primeira visita ao Brasil. Muitas vaias e protestos. Há casos de aplaudos. Mas parece que até agora foram mínimos. Yoani desagrada aos segmentos políticos mais radicais.

Petrobrás é condenada a pagar royalties a donos de fazendas em Sergipe 1

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), que havia condenado a Petrobrás a pagar royalties a proprietários de cinco fazendas do estado nas quais a empresa tem extraído petróleo há cerca de 20 anos. A empresa havia recorrido da decisão no STJ alegando que a decisão do TJSE feria os artigos 43, 51 e 52 da Lei 9.478/97, a chamada Lei do Petróleo. Segundo a Petrobrás, a ausência de um contrato de concessão entre a empresa e os proprietários excluiria a possibilidade de um acerto sobre royalties .


Petrobrás é condenada a pagar royalties a donos de fazendas em Sergipe 2

Em sua decisão, o TJSE argumentou que se a ausência de contrato fosse razão suficiente para a estatal deixar de pagar a retribuição financeira aos particulares, também deveria ser justificativa mais que razoável para que ela nem mesmo chegasse a explorar a área. Tal argumento foi reiterado pelo ministro Luiz Felipe Salomão, do STJ. Apesar de a Petrobrás explorar as áreas há cerca de 20 anos, o pagamento dos royalties deverá ser retroativo a 1998, ano no qual a Lei do Petróleo passou a ter vigência. A Petrobrás terá 15 dias, a partir da publicação da decisão do STJ, para recorrer. Os valores devidos pela empresa em royalties deverão ser apurados nos termos do Artigo 52 da Lei Lei do Petróleo, combinado com o Artigo 28 do Decreto 2.705/98, que regulamentou a norma.

Lucas Aribé na Comissão de Direitos Humanos


Em votação realizada na sessão desta quarta-feira, 20, no Plenário da CMA, o vereador do PSB Lucas Aribé foi escolhido como membro da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Direito do Consumidor. Ele se colocou para participar dessa comissão, pois representa a plataforma de campanha do parlamentar. Defensor notório da acessibilidade, Lucas Aribé deve fortalecer essa luta dentro da comissão. Apesar de fazer parte da comissão, Aribé votou contrário à formação após a retirada do nome de Dr. Emerson. O médico tinha sido escolhido, mas foi substituído por Adelson Barreto Filho (PSL) o que gerou reclamação da bancada de oposição.

Vigilância Sanitária inutiliza 200 kg de carne clandestina

A Vigilância Sanitária Municipal e Ambiental de Aracaju autorizou a inutilização de cerca
200 kg de carne clandestina na tarde desta quarta-feira, dia 20. O produto foi aprendido durante a manhã por policias da 9º Delegacia de Policia situada no bairro Santa Maria. A gerente de Alimentos da Covisa, Nazaré Aragão, informou que policiais flagraram um homem transitando com o material suspeito na Rua 'A -11', do bairro Santa Maria. "A carne era transportada em uma carroça protegida apenas por uma lona e exposta a moscas sem nenhum tipo de respeito as normas da vigilância e legislação sanitária", completa Nazaré.

Prefeitura já iniciou ações para evitar interdição dos mercados

A antiga gestão da Prefeitura da capital olhou os mercados de Aracaju como meros compositores da arquitetura nos últimos três anos. Tomando um grande espaço no Centro da
capital, pontos turísticos, geradores de renda e abastecedores de diversos lares e comércios, não só da capital, como também do interior, os mercados Thales Ferraz, Albano Franco e Antônio Franco, agora, são alvo de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual. Especula-se a interdição dos locais, no entanto, não é o que a atual administração de Aracaju pretende deixar que aconteça. Ciente da importância que os mercados têm para a população, as primeiras medidas já começaram a ser tomadas para evitar o dano ao qual a antiga gestão foi indiferente. Exercendo o seu papel de fiscalizador, o promotor Daniel Carneiro Duarte, responsável pela ação, explicou que durante três anos a antiga gestão da capital foi notificada para que medidas fossem tomadas a fim de resolver os problemas pelos quais os mercados vinham passando. "A Ação Civil Pública é o último recurso que se convém. Antes de chegar até ele foram feitas diversas fiscalizações, audiências públicas e já houve a entrega de um Termo de Ajustamento de Conduta. O que se percebeu foi que todos os recursos que apresentamos não foram o bastante para resolver a situação e por isso foi necessário tomar uma atitude mais enérgica", ressaltou Daniel.

Tanques públicos recebem atenção da prefeitura de Itabaiana


Com o intuito de garantir aos moradores da zona rural de Itabaiana mais qualidade de vida, e por determinação do prefeito Valmir de Francisquinho, a prefeitura iniciou, através da Secretaria Municipal de Agricultura, uma ação que visa a melhoria de vários tanques públicos espalhados pelo município."Nós temos consciência da importância que os trabalhadores rurais têm para o desenvolvimento econômico de Itabaiana. E por isso estamos priorizando, nesse primeiro momento, a limpeza dos tanques públicos e a garantia de funcionamento dos poços artesianos. Além disso, estamos buscando recursos para que as estradas vicinais de Itabaiana possam ser recuperadas, garantindo assim um melhor escoamento da produção agrícola", avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho. Diante das determinações do prefeito, o secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus, vem aproveitando o atual período de estiagem para realizar os trabalhos de melhorias dos tanques, de forma especial nos povoados Várzea do Gama, Terra Vermelha, Pé do Veado, Caraíbas e Lagoa do Líbano.

Venda de veículos em SE foi recorde em Janeiro

Dados divulgados pela FENABRAVE revelam que as vendas de veículos automotores no estado, no primeiro mês do ano, chegaram a 4.437 unidades, sendo a maior venda já realizada para meses de janeiro em oito anos, de acordo com a série histórica que teve inicio em 2004. As vendas de automóveis e comerciais leves foram de 2.259 unidades, com crescimento de 22,0% sobre o mesmo mês de 2011. Em relação a dezembro último houve retração de 5,5%. Os números de caminhões e ônibus vendidos ficaram em 78 e 25 unidades, respectivamente, com retração de 60,4% na venda de caminhões e incremento de 150,0% na comercialização de ônibus, ambas as variações sobre janeiro de 2011. Na comparação com dezembro do ano passado, também ouve retração nos caminhões comercializados 41,8% e alta na compra de ônibus 56,3%. A comercialização de motocicletas caiu em ambas às comparações descritas acima. As variações negativas foram de 1,1% e 14,7%, respectivamente. O número de unidades vendidas ficou em 2.075.

Secretário reafirma dívida e desafia o ex-prefeito para um debate

O secretário de Comunicação de Aracaju, Carlos Batalha, rebateu nesta quarta-feira a informação divulgada pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira de que deixou dinheiro em caixa e poucas e regulares dívidas. Listando cada um dos setores a que a Prefeitura está devendo. "Se havia dinheiro, por que foram deixadas tantas dívidas, com hospitais, fornecedores, lixo? Por exemplo, o débito da Prefeitura com a Energisa hoje é de R$ 4,2 milhões, com relação a lixo e limpeza é de R$ 25 milhões, com precatórios são R$ 6,3 milhões, com a Deso é de R$ 9 milhões, e com a Justiça é R$ 40 milhões, e com todas as áreas da Saúde é de R$ 50 milhões", lembrou o secretário. Batalha ressaltou que, ao contrário do que foi afirmado pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira em entrevista à mesma emissora, o saldo em caixa de R$ 11 milhões não é verdadeiro. Cerca de R$ 8 milhões seriam de recursos da folha, referentes a empréstimos consignados descontados dos servidores e não repassados às respectivas instituições financeiras. "O que foi encontrado em dinheiro foi o valor de R$ 3,3 milhões”. Na verdade, essa é uma polêmica que surge toda vez que um opositor do ex-prefeito , ex-governador ou ex-presidente chega ao poder. Quando saiu do governo, João deixou dívidas para Valadares, que deixou para João, que deixou para Albano e assim por diante. Não dá para levar a vida chorando pelo leite derramado.

Comandante da PM entrega Projeto de Lei de Fixação de Efetivo ao deputado Capitão Samuel

O deputado estadual Capitão Samuel(PSL), recebeu em seu gabinete o Comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício da Cunha Iunes que entregou ao deputado o tão esperado Projeto de Lei de Fixação de Efetivo. O comandante afirmou que as modificações implantadas na nova legislação trazem benefícios a médio e longo prazo para toda categoria que só tem a ganhar. Estou entregando o projeto em suas mãos para que enquanto representante da categoria o deputado possa analisar e até onde for possível se criar um adendo em alguns pontos que se ache necessário. Esse projeto foi muito bem estudado e elaborado com o intuito de valorizar os nossos militares", afirmou o coronel. O Comandante explicou detalhes do projeto ao deputado que ouviu atentamente a explanação e que ficou satisfeito com que ouviu, agora Samuel Barreto irá se reunir com o Governo fazendo a intermediação necessária para que o mesmo analise e envie de volta o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa para que seja aprovada.

Dirigentes do Fórum Empresarial assumem nesta 5ª

O Fórum Empresaria de Sergipe realiza nesta quinta-feira, às 12h30, Reunião Almoço Extraordinária no Hotel Aquários, para informes e logo em seguida a posse de sua coordenação e conselho fiscal. Serão empossados: COORDENAÇÃO:· Coordenador: Roger Dantas Barros - ASSESPRO · Vice-Coordenador: Susana Souza Santos Nascimento - SESCAP · Tesoureiro: Marco Aurélio Pinheiro - SINDESP · Secretário: Ailton Nunes dos Santos Júnior - SINDETUR CONSELHO FISCAL:· Geraldo Soares Barreto - FAESE · Flávio Henrique Barros Andrade - SINDPESE · Juliano César Faria Souto - ADAS SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:· Manoel Lisboa Barbosa - SHRBS

Ministro dos Transportes dá avala a pleito de Déda para duplicar BR-235

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, garantiu ao governador Marcelo Déda que sua pasta encaminhará parecer favorável à duplicação da BR-235. Em audiência terça-feira, em Brasília, o governador expôs as argumentações técnicas que justificam a obra. Para o ministro, a obra “já está atrasada”. "Surpreendeu-me a acolhida do ministro à duplicação da BR-235. Ele concordou com toda nossa argumentação e agregou novas considerações técnicas", relatou Déda. Para o governador, a nova empreitada do Governo do Estado pode ser classificada como o segundo capítulo das grandes intervenções em logística rodoviária.

Câmara de Aracaju define membros de comissões temáticas

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizaram durante a sessão desta quarta-feira, 20/2, uma eleição para definir os membros das cinco comissões temáticas existentes na Casa Legislativa. Nos encontros de comissões os parlamentares analisam os projetos de lei ou resoluções e emitindo pareceres das comissões de Justiça e Redação; Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento; Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente; Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura e Esportes. Cada vereador integra uma ou mais Comissões Permanentes da Casa, onde serão apreciados nas reuniões os projetos específicos da área a que se dedica essa comissão. As reuniões de comissões na CMA serão realizadas pelas segundas-feiras mediante a convocação dos presidentes de cada comissão.

Veja quem são os componentes:
Comissão de Justiça e Redação: Renilson Félix, Iran Barbosa, pastor Roberto, Anderson de Tuca e Max Prejuízo
Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento: Dr. Manuel Marcos, Lucimara Passos, Jailton Santana, Augusto do Japãozinho e Valdir Santos
Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente: Valdir Santos, Dr. Gonzaga, Agamenon Sobral, Renilson Félix e Adriano Taxista
Educação, Cultura e Esportes: Roberto Morais, Robson Viana, Iran Barbosa, Ivaldo José e Renilson Felix
Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor: Dr. Agnaldo, Dr. Gonzaga, Dr. Manuel Marcos, Lucas Aribé e Adelson Barreto Filho

Ministro da Integração Nacional decreta Estado de Emergência em Pirambu

Em audiência solicitada pelo líder do PSC, André Moura, no Ministério da Integração Nacional em conjunto com a Secretaria Nacional da Defesa Civil, na tarde desta quarta-feira, 20, foi discutido a solicitação do Estado de Emergência do município de Pirambu em Sergipe.Participaram da audiência o requerente André Moura, o senador Eduardo Amorim e o prefeito de Pirambu, Élio Martins, que fizeram o encaminhamento direto ao ministro Fernando Bezerra e o secretário Nacional interino da Defesa Civil, Rafael Schadeck. Ao ouvir os relatos dos parlamentares sergipanos e do prefeito, os gestores federais avalizaram de imediato o pedido de Estado de Emergência para Pirambu, deixando claro que as ações de cunho natural não esperam e a população não pode sofrer com os trâmites burocráticos do Estado. Desde o ano passado, a sede do município vem sofrendo com o avanço devastador do mar, chegando ao decorrer desse período a derrubar bares e parte da pista que margeia a Orla da cidade. As várias barragens construídas no curso do Rio Japaratuba que desemboca no mar na divisa dos municípios de Pirambu e Barra dos Coqueiros, fez com que fosse perdida a força de suas águas que invadiam o oceano, consequentemente a boca da barra foi assoreada, deixando o estuário do rio raso, impedindo os mais de 80 barcos pesqueiros de poderem utilizar o entreposto de pesca do município, tendo um papel importante na economia pesqueira do local.

Dia 22 encerra o prazo para pagar o licenciamento 2013 de fevereiro com desconto

O calendário de licenciamento anual para veículos com placa final 1 estabelece o dia 28 deste mês como data de vencimento, mas o proprietário de veículo que deseja obter um desconto sobre o valor a pagar deve se apressar, pois embora a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) tenha prorrogado o prazo na última sexta-feira, 15, o dia 22 de fevereiro é a data limite para pagamento antecipado, garantindo um desconto de 10% no documento.

Deso executa limpeza de lagoa de estabilização em Lagarto

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) inicia, esta semana, a operação de limpeza da lagoa de estabilização do município de Lagarto. O serviço prevê o aproveitamento da capacidade de tratamento de esgoto e a diminuição da poluição de riachos e rios. A iniciativa segue as recomendações da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e as orientações do Ministério Público do Estado. A lagoa de estabilização integra a estrutura de esgotamento sanitário operado pela Deso em Lagarto, e tem como finalidade tratar o esgoto domiciliar coletado antes que a água servida seja devolvida à natureza. "Com a recuperação da lagoa, a Deso melhora a capacidade de reduzir significativamente a quantidade de poluentes existentes", afirma o diretor-presidente da Companhia, Antônio Sérgio Ferrari Vargas. Para concretização do projeto estão sendo investidos mais de R$ 830 mil no processo que inclui análise laboratorial, montagem de equipamentos, bombeamento, floculação e desidratação até a consolidação. Toda a limpeza do terreno já foi executada, assim como a instalação de cercas de proteção e construção de uma célula impermeabilizada, cuja função será conter e direcionar a água gerada na etapa de desidratação do lodo e sedimento acumulados.


Novas indústrias são aprovadas para Sergipe e gerarão novos empregos

O Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) esteve reunido nesta terça-feira, 19, e deu início ao processo de extensão de incentivos às indústrias instaladas em Sergipe, aprovando ainda novos investimentos que somam mais de R$ 97,6 milhões e deverão gerar 1.569 empregos diretos. Através da iniciativa do Governo de Sergipe, para ampliação do prazo de incentivos fiscais - concedidos às indústrias instaladas no Estado - por mais 10 anos, serão mantidos 3.064 empregos diretos e investimentos de mais de R$ 545,27 milhões no Estado.
Nessa segunda reunião do ano, o CDI aprovou benefícios ficais e locacionais para empresas na área de esquadrias, fabricação de semi-jóias, fabricação de móveis, embalagens de papelão, metalurgia, confecção, artefatos de cimento, no setor automotivo, dentre outras, nos municípios de Itabaiana, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. Presidido pelo vice-governador do Estado, Jackson Barreto, e tem como vice-presidente o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, o CDI concede benefícios previstos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) - que tem atraído para o Estado novos empreendimentos que geram empregos e renda.

 

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 50 51 52 53 54 55 56 57 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos