31/03
17:24

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


João Daniel é contra aliança PT-DEM e sai em defesa do PMDB

O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado João Daniel, manifestou-se, em entrevista ao Jornal da Cidade, contra uma alin aça entre o seu partido e o DEM. Ele disse: “Sou totalmente contra. PT e DEM têm interesses antagônicos. O PT defende os interesses da classe trabalhadora, das pessoas mais pobres, defende as lutas sociais, o Estado democrático, a valorização daqueles que trabalham e enriquecem o Brasil. O DEM pensa diferente, tem história mais ligada ao autoritarismo, representa as elites brasileiras. É um partido atrasado. Acho que em Sergipe o PMDB é um aliado natural, já tem hoje o vice-governador (Jakson Barreto), é importante, pois a aliança é também nacional, e Jackson demonstra ter os mesmos interesses nossos. São interesses progressistas, bons para o Brasil, bons para os brasileiros, principalmente para aqueles mais pobres. Por conta da semelhança de interesses é que já se comenta bastante que o atual vice-governador deverá ser o nosso candidato a governador em 2014. Eu acho boa essa ideia. Jackson é um nome forte e representativo”.


“Déda pode reconstruir a maioria na Assembleia Legislativa”

João Daniel comenta a possibilidade de reconstrução da maioria governista na Assembleia Legislativa: “Se o governador Marcelo Déda realmente tiver interesse nisso e disposição, acho que constrói. Já ouvi comentários dando conta de que isso está perto de acontecer. Não se pode é cair no desespero. Em médio prazo, é possível obter a maioria na Assembleia Legislativa de Sergipe”.

Proinveste – “Eu acredito que há um clima bem favorável. Os blocos governistas e oposicionistas se entenderam em relação ao empréstimo, o governador Marcelo Déda conversou com todos os segmentos e hoje não há um motivo para justificar a não aprovação do projeto. Vai ser bom para todo o Estado, que vai ganhar muitas obras. São elevados investimentos – R$ 727 milhões. Depois desse período de conversações, parece estar claro que não há derrotados e nem vencedores. Todos venceram, Sergipe venceu.


“A seca justificaria situação de emergência em todo o Estado”

Sobre a seca que motivou a decretação de situação de emergência em 22 municípios, João Daniel diz: “A seca é grave e acho que justificaria declarar emergência em todos os 75 municípios. Há perda de rebanho, perda de safra e as pessoas não entraram em desespero até agora por que há o abastecimento de água via caminhões-pipa e o fornecimento de alimentos. E já vem por aí água para os animais. Se não tivéssemos programais sociais, os sertanejos estariam numa situação bem mais caótica. Os governos federal ou estadual realizam as ações de emergência – viabilizam o fornecimento de água e alimentos para os humanos. Nunca vi uma assistência assim. O grande problema é que não há definições de políticas para garantir a intensificação da produção de alimentos em perímetros irrigados, criação de áreas de aguadas, canais para levar água para locais em que sejam possível a produção, a exemplo do Canal de Xingó, e não temos grandes barragens para acumular água para a produção de peixe e garantir o consumo animal, justamente para esses períodos secos. Estamos vivendo essa seca há três anos e o quadro vem se agravando cada vez mais”. (Entrevista completa no Jornal da Cidade deste domingo).


Litoral Sul de SE - Proprietários fazem queimadas para lotear ou construir condomínios

Para viabilizar áreas para loteamentos, construção de condomínios, residências fora de espaço condominial, bares etc., proprietários de terra nos municípios de Itaporanga D’Ajuda (Caueira) e Estância (Abaís e Saco) estão promovendo queimadas. Sem vegetação, eles buscam alvará para colocar em prática seus projetos. Preocupado com o problema, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, fez um apelo aos prefeitos para que não autorizem obras, mas sim denunciem aqueles que adotam práticas que atingem a natureza. “A partir da denúncia, a Secretaria, a Adema e até o Ibama podem atuar conjuntamente com as prefeituras para punir os promotores de queimadas. É preciso estudo ambiental para construção nessas áreas de praia”, explicou. Já há casos nos dois municípios, onde houve boa valorização do solo por c onta da construção das pontes Joel Silva (Aracaju-Itaporanga) e Gilberto Amado (Estância-Indiaroba).


Consumo de energia elétrica mantém crescimento no segundo mês do ano - 1

Dados divulgados pela Energisa, (que gera e distribui energia para 63 municípios sergipanos, alcançando 96% do território do estado), o consumo de energia elétrica em fevereiro de 2013, em Sergipe, chegou a 205,9 Gigawatt-hora (Gwh), representando crescimento de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2012. Em relação ao mês anterior, o consumo manteve-se, praticamente, estável. O consumo industrial, somado aos consumidores livres, resultou em 84,5 Gwh, mostrando-se 4,2% maior quando confrontado com fevereiro de 2012. Comparando com o mês anterior (janeiro/2013), o consumo apresentou queda de 5%.


Consumo de energia elétrica mantém crescimento no segundo mês do ano – 2

O total de energia consumido pelas residências e pelo comércio, no estado, atingiu 79,9 Gwh e 43,8 Gwh, respectivamente, registrando crescimento de 14,6% e 7%, nesta ordem, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. Analisando a evolução mensal, o consumo das residências recuaram 4,2%, enquanto o consumo comercial manteve-se constante. No campo foram consumidos 13,2 Gwh, com elevações de 32% e 7,3%, nas bases de comparação anual e mensal, respectivamente.


Golpe militar completa 49 anos neste domingo

Há exatos 49 anos os militares brasileiros derrubaram o governo João Goulart e deram início a uma ditadura que durou 24 anos. Em Sergipe, por não aceitar seguir o novo regime, o então governador João de Seixas Dória perdeu o cargo foi preso e encaminhado para Fernando de Noronha. Ainda no Estado foram presas dezenas de pessoas.


Preços dos medicamentos podem ser reajustados

Os preços dos medicamentos vendidos no país podem ser reajustados desde o último dia 30, sábado. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do último dia 12. De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, do Ministério da Saúde, o reajuste deve ser calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre março de 2011 e fevereiro de 2012, nos ganhos de produtividade das empresas de medicamentos e no preço dos insumos usados na produção dos remédios. “É justo que as empresas reajustem o preço de seus produtos. É a lei do mercado. No entanto, o grave problema da falta de acesso a medicamentos deve ficar ainda mais complicado para a população. Precisamos de alguma saída que melhore as condições de quem precisa e não consegue seguir um tratamento medicamentoso, por não ter recursos suficientes para isso”, diz Rodrigo Bacellar, diretor da PBMA – Associação Brasileira das Empresas Operadora de PBM (Programa de Benefício em Medicamentos).


UFS quer área para estacionamento em Itabaiana

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, trem encontro na manhã desta segunda-feira, 01, com os vereadores de Itabaiana. Vai entrar em pauta a doação de um terreno nas proximidades do campus da instituição de ensino no município para uso como estacionamento por estudantes e professores da UFS. “Sinto que há condições de sensibilizar a Câmara. Acho que o diálogo é salutar e vou lá pedir esse pedaço de chão para oferecer um melhor serviço para os estudantes, professores e servidores da UFS”, explicou Antoniolli.


Prazo para pagamento do IPVA vence nesta segunda-feira 

Os proprietário de veículos de placa final 2 ganharam um prazo maior para pagamento do IPVA 2013. É que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) prorrogou a data limite de pagamento para o dia 01 de abril, esta segunda. Mas a Sefaz alerta que a prorrogação é referente apenas ao vencimento referente ao mês de março, mantendo o calendário de pagamento inalterado para os demais meses.


Projeto de Sergipe sobre palma é destaque em publicação internacional

Mais uma vez os bons resultados obtidos com o cultivo intensivo da palma em Sergipe foram destaque em publicações científicas internacionais. A revista CactusNet, produzida pela Rede de Cooperação Técnica Internacional sobre Cactus (FAO Icarda),publicou em sua mais recente edição dois artigos sobre a técnica implementada na região semiárida do Estado. Desenvolvido pelo Sebrae Sergipe e executado pelo consultor Paulo Suassuna em 16 municípios, o projeto ‘Palma para Sergipe’ teve início no segundo semestre de 2007 e desde então já beneficiou mais de 500 produtores. O modelo de produção já garantiu o plantio de mais de dois milhões de palmas em solo sergipano.


Calor excessivo prejudica granjas do interior sergipano


Por conta do excessivo calor que atinge todo o Estado de Sergipe, as granjas estão produzindo e colocando no mercados frangos pequenos e magros. A situação é mais amena nas granjas que possuem sistema especial de refrigeração. Aquelas que funcionam à base de uso de ventilação natural, têm enfrentado maiores dificuldades. A média de temnçperatura em algumas áreas do Estado chega a superar os 38º. Os donos de granja dizewm que estão com custo elevado para a produção. O ruim dessa situação é que o preço do frango assado, ainda que seja menor, continua sendo o mesmo nos supermercados e no comércio de ruas.


Proinveste viabilizará mais de 30 projetos do governo do Estado

Os recursos avaliados em mais de R$ 500 milhões que o governo do Estado poderá obter com a provável aprovação do empréstimo do Proinveste vão garantir a realização de mais de 30 projetos na capital e interior. Ao que tudo indica, as verbas que seriam usadas pelo governador Marcelo Déda (PT) para contrapartida em projetos do PAC ficarão de fora do processo de votação na Assembleia Legislativa por enquanto. O governo pretende encaminhar o Proinveste para a Assembleia nos próximos dias e avalia-se, entre opositores e situacionistas, que a aprovação acontecerá sem complicações.


Valadares Filho quer urgência na efetivação de medidas contra a seca

O deputado Valadares Filho (PSB-SE), em pronunciamento feito hoje na tribuna da Câmara, destacou a gravidade da seca que atinge o Nordeste brasileiro e a necessidade de se agilizar o repasse dos recursos, previstos nos programas do governo federal para o combate à seca. “Não é a primeira vez que a região Nordeste é castigada por longos períodos de estiagem. Entretanto, essa seca que começou em 2011 tem-se mostrado uma das mais severas dos últimos tempos”. No Estado de Sergipe, Valadares Filho destacou que, em períodos de estiagem anteriores, a seca atingia praticamente só a região do sertão sergipano, sem maiores consequências para o restante do Estado. “Mas, neste momento, a estiagem já chegou a outras regiões, atingindo quase todo o Estado de Sergipe; até mesmo algumas cidades, por falta de água potável, estão sofrendo as consequências da seca”.


Pré-caju: dossiê vai ser entregue também ao Ministério Público Federal

Depois que protocolaram, a pedido, farta documentação sobre a prévia carnavalesca denominada Pré-Caju no Ministério Público Estadual (MPE), os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju decidiram em reunião na noite da última quinta-feira que vão entregar o dossiê na Procuradoria da República do Ministério Público Federal em Sergipe. A decisão deveu-se, segundo alega o Fórum, ao fato de ter constatado que uma vultosa quantia de recursos públicos vindos do Governo Federal foi injetada na Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) e que parte expressiva desses recursos foram gastos no Pré-Caju. Entre os documentos que compõem o "dossiê do Pré-Caju" está um rol de recursos conveniados com a ASBT que totalizam, até o exercício de 2010, R$ 5.782.040,00 e os integrantes do Fórum pedirão ao Ministério Público Federal (MPF) que analise o fluxo desses recursos, desde a aprovação das emendas ou dos projetos, passando pela aplicação e chegando à prestação de contas. "Queremos saber como tanto dinheiro público foi destinado para a ASBT e o que se comprou ou se contratou. Não dá para admitir que o dinheiro do povo seja usado assim sem maiores explicações, enquanto tantas outras áreas estão precisando." Disse José Firmo, integrante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.


Deputado Antônio Passos preocupado com possibilidade de redução de água na barragem de Xingó

O deputado Antônio Passos (DEM) revelou estar preocupado com a possibilidade de acontecer a redução da liberação de água sobre a barragem de Xingó, no município de Canindé do São Francisco. O assunto foi tema de pronunciamento feito por ele na sessão de hoje, dia 27, da Assembleia Legislativa. O parlamentar disse que teve uma conversa com o professor Luiz Carlos Fontes, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que externou sua preocupação com o pedido feito pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) à Agência Nacional de Águas (ANA) para a redução da liberação da água sobre a barragem de Xingó. O deputado disse que se isso acontecer vai ter menos água a partir da hidroelétrica e isso deve comprometer determinados sistemas. “Porque quando chegou determinada época esse pedido nós tivemos problemas com o abastecimento de Aracaju, das adutoras que saem do rio São Francisco para abastecer nosso Estado”, disse Antônio Passos.


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/03
06:32

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Venâncio defende o Pré-Caju em discurso na Assembleia – 1


“O Pré-Caju é uma festa que acontece há 22 anos em Sergipe. A juventude aprendeu a amar e querer bem e espera o ano inteiro pela festividade. Pessoas maduras também participam da festa, nos blocos e nos camarotes, e acompanham dos prédios e até na pipoca”. O comentário é do líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Venâncio Fonseca. Ele deu início a um debate sobre o carnaval antecipado de Aracaju, considerado uma das maiores micaretas do país. O parlamentar, em defesa do evento, disse que a festa é realizada por empresários sergipanos e movimenta a economia do Estado. “Atrai turistas de todo o país, especialmente de Alagoas e da Bahia”, destacou. Venâncio disse que a festa começou sem emendas, sem dinheiro público, e lembrou que no decorrer dos anos algumas edições foram feitas com emendas, “porque tinha direito, outros Estados tiveram”, destacou.


Venâncio defende o Pré-Caju em discurso na Assembleia – 2


Segundo ele, no Ceará e no Rio Grande do Norte as festas recebem recursos públicos através de emendas do Ministério do Turismo. Sergipe ia ficar de fora? Se recebeu é porque tinha direito. Agora, se recebeu, que fiscalizem. Para saber se foi aplicado corretamente”, disse. O líder da oposição declarou que para fiscalizar existem a CGU e TCU. “Agora não pode deixar de receber, outros Estados recebem”. O Pré-Caju há dois anos é realizado sem emenda do Ministério do Turismo. A festa tem a parte pública, que é a da pipoca. O Estado e a prefeitura têm que participar da festa, da estrutura. O baiano faz Carnaval com dedicação e recebe ajuda do poder público. E fazem com competência, deixa divisas para a capital baiana, recebem milhares de turistas do mundo, de Sergipe também e lá existe a participação do poder público”, ressaltou Venâncio, ao declarar apoio ao Pré-Caju.


1500 famílias endividadas estão sem acesso a crédito em SE


O deputado estadual João Daniel (PT) fez um apelo às ministras Gleice Hoffmann e Ideli Salvati em favor de agricultores endividados. De acordo com o deputado, as ministras “têm compromisso com causas sociais”. Daniel disse que Sergipe enfrenta problemas com a seca e o mais grave dos problemas, segundo ele, é a dívida dos agricultores. “Temos hoje um leilão de pequenas propriedades na Justiça de Nossa Senhora da Glória. Temos pequenos e médios agricultores que não enquadraram suas dívidas e não foram retiradas, temos assentamentos com dívidas ainda da época de Fernando Henrique Cardoso”, comentou. O deputado declarou que são 1.500 famílias que não acessam créditos por que estão endividadas.


Padilha anuncia S.O.S. Emergências em Sergipe

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, durante o 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Sergipe, as possibilidades dos municípios obterem recursos para a saúde junto ao Governo e o funcionamento do programa S.O.S. Emergências no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), já no próximo mês. "Precisamos reduzir o tempo de espera aos usuários do SUS e ofertar profissionais mais próximos de onde a população precisa. Nada disso é possível sem uma forte parceria com os municípios e estamos confiando muito tanto nos prefeitos e secretários que foram reeleitos, como também nos novos prefeitos e prefeitas, novos secretários e secretárias. Queremos apostar nessa vontade que cada um têm para enfrentar os problemas de saúde nos municípios e sabemos que a saúde, nos planos municipal,estadual e federal, é a principal preocupação da população brasileira hoje",falou o ministro Alexandre Padilha em seu discurso de abertura.



"Iniciativa foi positiva, mas ministra pouco apresentou", avalia Toinho de Dorinha

O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul (AMURCES), Antônio da Fonseca Dorea (PSB), o "Toinho de Dorinha", participou do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, em um Resort na Barra dos Coqueiros, com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Toinho representou o presidente da Federação das Associações de Municípios de Sergipe (FAMUSE) e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO), Fábio Henrique (PDT), e todos os Inicialmente, Toinho de Dorinha fez uma avaliação positiva do evento. "É uma iniciativa que aproxima os novos gestores do governo federal, até para tirar as dúvidas neste início de mandato. Todo mundo tem a intenção de fazer uma boa administração e esta é uma oportunidade para se buscar ampliar o debate sobre alguns temas com algumas pastas do governo federal. As Associações dos Municípios Sergipanos foram até o governo federal pedir mais diálogo com os prefeitos brasileiros. Como reconhecimento, o pontapé inicial foi dado aqui em Sergipe," comentou. Mais adiante, Toinho de Dorinha foi mais crítico. "A ministra ouviu os prefeitos, mas também não assumiu nada, nenhum compromisso. Não há nada concreto. Fica a expectativa sobre o anúncio da presidente Dilma Rousseff, em um evento na próxima semana. A iniciativa foi positiva sim, mas a ministra pouco mostrou. Os prefeitos estão cansados de promessas e agora clamam por ações. Foram sanadas dúvidas dos principais programas do governo que estão acessíveis a qualquer um. A gente espera a liberação de recursos para que os investimentos possam florescer", concluiu.



Maria Mendonça defende política de proteção aos animais


A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (26), para defender uma política mais efetiva de proteção aos animais em Sergipe. A parlamentar lembrou que tem uma proposta de sua autoria e que ainda não tramitou na Casa. “Eu vinha hoje para a Assembleia Legislativa observando uma reportagem que aconteceu nesse domingo (24), onde um morador de uma cidade da nossa região estava maltratando uma cadela de forma agressiva. A comunidade chamou a polícia que fez o flagrante e prendeu o cidadão. O animal foi conduzido para um espaço de tratamento”, comentou a deputada. Em seguida, Maria Mendonça disse que fatos como esse não podem continuar se repetindo. “Tenho um projeto neste sentido que tramita aqui na Casa desde o ano passado. Espero que essa pauta venha para plenário o mais breve possível. Faço ainda um apelo pela aprovação. Não podemos silenciar diante de casos de maus tratos com animais”.


Deputados manifestam apoio aos despejados do 17 de março


Acompanhando a situação das famílias há alguns dias, o deputado estadual João Daniel (PT) cobrou da administração municipal de Aracaju que dê uma atenção às dezenas de famílias que foram despejadas na semana passada dos imóveis que ocupavam no bairro 17 de Março. No entendimento do parlamentar, houve uma falta de compromisso e respeito por parte da administração municipal, no que se refere ao tratamento das pessoas que lá estavam e foram despejadas. A deputada estadual Ana Lúcia (PT) pediu aparte no discurso do deputado estadual João Daniel (PT), para se somar a luta das famílias da ocupação 17 de março, que foram desalojadas e continuam a batalhar por moradia digna. A educadora ressaltou que essas famílias não podem estar em situação de vulnerabilidade, e devem ser acompanhadas pelos assistentes sociais e psicólogos.


João Andrade expõe hoje balanço do quadrimestre econômico


O secretário de Estado da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, vai hoje na Assembleia Legislativa de Sergipe para apresentar aos deputados que compõem a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação o relatório de cumprimento das metas fiscais referentes ao 3º quadrimestre de 2012. O secretário vai mostrar o comportamento da receita em comparação com os dados de despesa do Tesouro, com ênfase nas despesas com Previdência.A apresentação não deve trazer novidades em relação aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em que o Estado permanece acima do limite prudencial, mas João Andrade deve ser questionado sobre a condição financeira diante do endividamento e das demandas de sindicatos por reajuste. A audiência pública está prevista para iniciar às 10 horas, na Sala das Comissões.


Presidente do Ipes deixa o cargo para estudar no Canadá

O presidente do Ipes, Vinicius Barbosa, deixou o cargo na semana passada. Ele encaminhou ofício solicitando a exoneração há pouco mais de um mês e na sexta-feira, na condição de governador interino, Jackson Barreto, assinou o decreto. Barbosa, que ficou pouco mais de seis anos no cargo, revelou para amigos, durante a despedida, que iria estudar no Canadá.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/03
17:48

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Assembleia de Sergipe discute a seca nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 26/03, às 14h, será realizada no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe audiência pública com o objetivo de discutir a seca na região semiárida sergipana e suas implicações na desestruturação do setor produtivo. O evento contará com a participação do Sr. Natoniel Franklin de Melo, Chefe Geral da Embrapa Semiárido, além de representantes de órgãos públicos e dos Movimentos Sociais.  A iniciativa é do Deputado Estadual João Daniel, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem manifestado bastante preocupação com a situação em que se encontram as famílias dos assentados e pequenos agricultores, que, além de terem perdido toda a produção agrícola, estão assistindo  à dizimação de seus rebanhos.


A Zona de Expansão de Aracaju parece ser da capital e não de São Cristóvão


Foi boa a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) de referendar a posição da Assembleia Legislativa de realização de um plebiscito objetivando definir se a Zona de Expansão de Aracaju é realmente da capital sergipana ou da 1ª capital e quarta cidade mais antiga do Brasil, São Cristóvão. A realização do processo de votação vai garantir aos moradores da ZEA a livre escolha e, pelo quadro que se apresenta hoje, a faixa de terra mais valorizada de Aracaju ficará com no território aracajuano.
Sem desmerecer aos moradores de São Cristóvão, está bem claro que a cidade não tem a mínima condição de administrar aquela faixa de terra ocupada por proprietários de chácaras, sitiantes, moradores de condomínios e pescadores. São Cristóvão é há pelo menos 15 anos o que se poderia chamar de “o paraíso da crise” ou “paraíso do caos”. Passou anos e mais anos jogada ao abandono, com prefeitos envolvidos com corrupção e serviços funcionando precariamente.
A lucidez deixa claro que não dá para a ZEA ser de São Cristóvão. Se a Zona de Expansão passar para a quarta cidade mais antiga do Brasil, o município vai arrecadar bom dinheiro em IPTU e acumular problemas não para si, mas para Aracaju. Afinal, a Zona de Expansão está bem aqui, em Aracaju, e não lá, que parece apenas desejar ter acesso aos impostos. Aos administradores da capital, caberá zelar melhor pela ZEA, que precisa crescer de forma ordenada e não bagunçada como acontece hoje.

Pré-Caju - Fórum entrega dossiê contra no Ministério Público

O Fórum em Defesa da Grande Aracaju apresenta dossiê sobre as ilegalidades e os transtornos que o Pré-Caju causa na Avenida Beira Mar. A entrega será às 9h desta segun da-feira, 25, na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo (bairro Capucho. Os militantes vão estar presentes vestindo camisetas dos seus movimentos (sindicatos, ciclistas, artistas, fórum). Os artistas poderão aparecer com instrumentos e com trajes apropriados para apresentação. Concentração a partir das 8h30 no térreo.

Machado - João não decidiu se disputará governo

“João Alves tem dito que é candidato a fazer um bom governo na Prefeitura de Aracaju. Mesmo que ele pense em ser candidato, não dirá isso agora. João sempre se define no último dia do prazo legal fixado pela Justiça Eleitoral. Portanto, até lá vai permanecer uma certa dúvida na cabeça de cada um dos sergipanos”. A declaração é do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB). Ele disse ainda que esse tipo de comportamento é uma questão pessoal e que faz parte do estilo político de João. “Hoje ele está preocupado em resolver os problemas da cidade, que são muitos. A cabeça de João, hoje, está preocupada com mobilidade urbana, transporte coletivo, limpar toda a cidade, buscar soluções para tudo aquilo que venha a ser cobrado pela população. Hoje João só pensa em Aracaju. Mas se vocês fizerem uma pesquisa vão ver que João Alves não foge dos desafios. Talvez seja por isso que se fala muito que ele está de olho no Governo. de Sergipe”, declarou.

Aliança com os irmãos Amorim é muito forte, diz Machado

“Essa aliança com o grupo de Amorim é bem forte. É provável que estejamos todos juntos em 2014 e em outras caminhadas. Esse bloco hoje governa Aracaju e quer galgar novos e maiores espaços. Existe uma clara pretensão de se preservar a unidade”, explica José Carlos Machado. E fala sobre atritos do deputado Mendonça Prado (DEM) com o grupo dos irmãos (Edivan e Eduardo) Amorim. “ João Alves tem dito que não se elegeu para ser galo de briga. É um bom recado. Mendonça é um político bem preparado. Tem problemas, se bem que de ordem pessoal, conforme ele mesmo diz, com os Amorim. Isso não ajuda, mas não impediu a aliança de 2012 e acho que impedirá a de 2014”.
(Entrevista completa na edição de domingo do Jornal da Cidade)

17ª Vara Cível realiza reavaliação de adolescentes internos no CENAM

O Juízo da 17ª Vara Cível – Vara da Infância e da Juventude de Aracaju está realizando mais um ciclo de audiências concentradas para reavaliação da medida socioeducativa de internação de adolescentes internos no Centro de Atendimento ao Menor (CENAM) e na Unidade Socioeducativa Feminina Senadora Maria do Carmo Alves (UNIFEM). Como acontece semestralmente desde 2010, está sendo utilizada a metodologia de audiências concentradas, que reúne os processos dos adolescentes para reavaliação em um mesmo momento. Nesta edição, em três dias, já foram realizadas 42 reavaliações, promovendo-se 21 desinternações, das quais 19 progressões para medida de semiliberdade ou em meio aberto (prestação de serviços à comunidade e/ou liberdade assistida) e 2 extinções da medida. Com isso, foram retirados 21 adolescentes do CENAM. As audiências foram realizadas no Fórum Des. Luiz Carlos Fontes de Alencar e presididas pela Juíza Titular Aline Cândido Costa, com a participação da Promotora de Justiça Tatiana Souto Quirino e da Defensora Pública Rachel Cabral Barreto.

Jeferson Andrade - Proinveste vai melhorar perfil de municípios – 1

A aprovação do pedido de empréstimo (Proinveste), segundo avaliação do presidente do PSD em Sergipe, deputado estadual Jeferson Andrade, vai assegurar um conjunto de obras importantes para Estado e melhorar o perfil da economia de vários municípios. “O Estado vai garantir com estes recursos a implantação de equipamentos essenciais para o desenvolvimento de várias cidades. São investimentos que costumam gerar outros investimentos, costuma atrair empreendedores de fora”, explica o parlamentar.

Jeferson Andrade - Proinveste vai melhorar perfil de municípios – 2

Jeferson Andrade afirma que os investimentos vão levar mais escolas e unidades de saúde, além de ampliar a capacidade da segurança pública. “O Proinveste vai assegurar projetos de desenvolvimento e melhorar a infraestrutura urbana e de transporte. Serão novos distritos industriais e novos perímetros irrigados”, citou o deputado. Segundo ele, obras de infraestrutura estimulam até o empresariado local a investir na sua região.

Gualberto lança cd em benefício de entidade assistencial

O deputado estadual Francisco Gualberto gravou um cd com composições próprias e resolveu transformá-lo numa ação solidária em benefício da AAACASE - Associação de Apoio aos Adultos com Câncer do Estado de Sergipe. "Componho e canto sem militar profissionalmente nesta arte. Faço apenas apresentações eventuais para os amigos", avisou. Gravado no Studio S Gravações, em Aracaju, o cd "Arquivo Pessoal" apresenta 11 composições de Francisco Gualberto em variados estilos. "Sou um compositor eclético. No disco tem desde a música romântica, passando pelo rock, galope, e até música de cunho político, com argumentações de protesto social', explica o político artista. "E como diz o título do cd, selecionei tudo do meu arquivo pessoal".

Seca causa grandes prejuízos aos produtores rurais de SE

O jornal da Cidade publica enm sua edição deste domingo que a seca que atinge o Estado é a maior dos últimos 40 anos e que causou prejuízos de R$ 300 milhões, conforme informações fornecidas pela Secretaria da Agricultura de Sergipe I(Seagri). O balanço mostra perdas com milho, cana-de-açucar e leite. Mas o valor pode chegar bem perto dos R$ 500 milhões se forem somadas as perdas na citricultura, gado bovino, caprino e ovino e outras culturas de produtores de micro e pequeno portes.

Novos estacionamentos - Ana Lúcia é contra aterrar rio Sergipe

Como forma de lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a deputada estadual Ana Lúcia (PT) criticou o projeto do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), de aterrar o Rio Sergipe para a criação de um estacionamento na Coroa do Meio. “Não se pode cada vez mais, em nome do desenvolvimento, em nome de uma pseudo-urbanização, destruir nossos rios. Falo em pseudo-urbanização, porque só se pode considerar uma urbanização verdadeira se ela tem sustentabilidade, se ela não gera outros problemas para o ser humano e para a natureza”, defendeu. A parlamentar argumenta que, apesar de algumas figuras públocas terem comparado a obra à urbanização do aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a construção deste estacionamento é perniciosa para o Rio Sergipe. “A realidade do Rio Sergipe é diferente daquela observada no Rio de Janeiro, pois pois aqui nós temos uma foz. Nós precisamos de um projeto para aquela região que inclua pareceres técnicos e estudos de impacto ambiental e não apenas que seja um projeto arquitetônico”, sugeriu a parlamentar.

Segurança Pública encaminhou 3.210 presos ao sistema prisional em 2012

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) encaminhou no ano passado 8,7 presos por dia ao sistema prisional sergipano. De janeiro a dezembro do ano passado, foram enviados aos presídios um total de 3.210 presos. Os números são do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) e dizem respeito a prisões efetuadas pelas polícias Civil e Militar. Segundo o secretário da Segurança Pública, João Eloy, a estatística divulgada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), através do Desipe, comprova a efetividade dos trabalhos das forças policiais de Sergipe. "A grande quantidade de prisões se deve muito aos grandes investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos seis anos, que passam pela valorização do profissional de segurança, treinamento dos agentes de segurança, compra de equipamentos, armas e munições, além da aquisição de novas viaturas. Tudo isso contribui para o alcance de bons resultados", pontuou Eloy.

Lealdade PT/PMDB de Sergipe é das maiores no Brasil

A convivência entre PT e PMDB é considerada como de maior lealdade em Sergipe e Distrito Federal. Esta é a avaliação da colunista Denise Rothenburg, titular da coluna Nas entrelinhas, do Jornal Correio Braziliense. Ela analisa o quadro político para a eleição de 2014 para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff no tocante a relação do PT com o PMDB no país.

>>RÁPIDAS

SOBRE O ABORTO -
Nenhuma entidade de Sergipe se posicionou até agora favorável à iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), que está defendendo o direito ao aborto até o terceiro mês de gravidez da mulher. Em sergipe, só o Conselho Regional de Medicina se expôs dizendo ser contra. A igreja nem precisa se manifestar, todos sabemos que é contra.

SAÚDE PREOCUPA DILMA -
A presidente Dilma Rousseff está puxando para si as questões mais graves da saúde no Brasil e determinando soluções imediatas. Anda vendo as denúncias no noticiário de televisão. A crise no sistema de saúde é o principal problema no país junto com a segurança pública.

PROINVESTE PRONTO -
Todos os comentários de auxiliares diretos do governador Marcelo Déda e de deputados governistas dão conta de que os projetos que viabilização o empréstimo do Proinveste junto ao Banco Central já estão prontos. Mas o encaminhamento à Assembleia deve acontecer até, no mais tardar, o final da primeira semana de abril.

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/03
11:39

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Pré-Caju pode mudar de local já em 2014

Uma série de acontecimentos deixou os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju animados e confiantes de que podem mudar o Pré-Caju de local já no próximo ano. Na próxima segunda-feira, 25, às 9h, o Fórum entregará aos promotores do Ministério Público Estadual (MPE) farta documentação envolvendo a prévia carnavalesca. A entrega atende à solicitação de três promotorias que estão estudando o caso. Outro fato animador para os militantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju foi a grande quantidade de exemplos de transferências de local de carnavais fora de época em várias capitais, entre elas Goiânia, Fortaleza, Maceió, Recife e Porto Velho. Petições Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e várias reportagens sobre as conquistas das entidades das outras capitais foram juntadas à documentação a ser entregue ao MPE. Na noite da última quinta-feira, 21, o Fórum recebeu a adesão dos artistas sergipanos. O Movimento SALVE (Sociedade Artística Alternativa de Libertação e Valorização Estadual) se integrou à luta do Fórum pela mudança do local do Pré-Caju, além de outras garantias e conquistas para os artistas. Uma comissão de artistas composta pelo presidente reeleito, Tonico Saraiva, Jailson do Acordeom e outros artistas estiveram presente na reunião do Fórum e declarou que, em nome do Movimento Salve, passariam a integrar as atividades pela mudança do local do Pré-Caju.

Jerônimo Reis reconquista direitos políticos no TJSE

O ex-deputado federal Jerônimo Reis reconquistou os seus direitos políticos hoje (estava inelegível), mas terá que pagar uma multa corresponde a um salário de prefeito da época em que estava comandando a Prefeitura de Lagarto. A decisão foi tomada hoje de manhã pelo Tribunal de Justiça de Sergipe. A punição foi gerada a partir de uma ação de improbidade administrativa, movida em 2006 pelo Ministério Público Estadual, na Comarca do município de Lagarto. O ex-prefeito é acusado de nomear funcionários fantasmas para cargos em comissão, utilizando nomes de pessoas sem que elas tivessem conhecimento do fato. De acordo com o processo, várias pessoas descobriram que tinham sido nomeadas para os cargos comissionados apenas quando a Receita Federal lhes informou que tinham pendências com o Imposto de Renda. Essas pessoas, com salários de até R$ 12 mil, tiveram vínculo com o município durante cinco anos, sem que estivessem prestando serviços, e seus pagamentos teriam sido recebidos por terceiros. Em 2010, a Câmara, motivada pela decisão do TJSE e as denúncias, afastou Jerônimo da atividade parlamentar e ele foi substituído por Pedrinho Valadares. O ex-deputado foi beneficiado pelas sucessivas mudanças da legislação em vigor.

TRE-SE aprova plebiscito da zona de expansão de Aracaju - 1

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), em sessão plenária, deferiu, por unanimidade, o pedido da Assembleia Legislativa de Sergipe para realização de plebiscito, com intuito de definir a situação dos limites entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão. Após a aprovação do projeto de Decreto Legislativo de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em dezembro de 2012, a presidente do TRE/SE, Desembargadora Aparecida Gama, recebeu, no dia 14 de janeiro, das mãos da presidente da Assembleia, Deputada estadual Angélica Guimarães, juntamente com o prefeito de Aracaju João Alves Filho e do vice-prefeito, José Carlos Machado, o requerimento para realização de plebiscito. Com a distribuição automática do processo, a relatória da petição ficou a cargo da Juíza FederalLidiane Vieira Bomfim Pinheiro de Meneses. No início da exposição de seu voto, a juíza Lidiane Vieira Bomfim afirmou que a consulta plebiscitária será capaz de por fim à antiga contenda travada entre os municípios de São Cristóvão e Aracaju, acerca da definição da incorporação de área abrangida por partes do Mosqueiro, Areia Branca, Robalo, São José, Terra Dura (Santa Marta), incluindo os núcleos habitacionais Santa Maria, Maria do Carmo Alves e Antônio Carlos Valadares, ao município de Aracaju.

TRE-SE aprova plebiscito da zona de expansão de Aracaju – 2

Conforme salientou a Procuradora Regional Eleitoral, Lívia Nascimento Tinôco, em seu parecer “a controvérsia gerada pela área em discussão data de longa data e traz incertezas e inseguranças para as populações de Aracaju e São Cristóvão, notadamente para aquelas pessoas que residem na área afetada”. .A referida controvérsia é matéria de inúmeras ações judicias perante a Justiça Sergipana, em âmbito estadual e federal, bem como perante o Supremo Tribunal Federal, muitas das quais questionando a legitimidade para a cobrança de tributos, o que reflete a latente insegurança jurídica gerada por tal indefinição. Após analisar os requisitos formais previstos pela Constituição Federal e Legislação pertinente, a relatora votou pelo deferimento do pedido, considerando que o plebiscito decorre da iniciativa popular de mais de 1600 eleitores. Os demais membros do pleno do Tribunal acompanharam o voto dela.

Valadares Filho propõe seguro-desemprego para agricultores atingidos pela seca

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) apresentou, hoje (21/03), Projeto de Lei que propõe a concessão de seguro-desemprego aos pequenos produtores rurais familiares, residentes em municípios que foram declarados em estado de emergência pelo Poder Executivo. “Essa proposição visa amparar de forma segura os produtores rurais vítimas de secas ou enchentes”, explica o deputado. O parlamentar sergipano destacou que os longos períodos de estiagem que vem ocorrendo no Nordeste brasileiro tem deixado em situação bastante delicada inúmeros produtores rurais, cuja única fonte de renda é a agricultura familiar. “O principal objetivo da nossa proposta é alcançar a eficácia da ação governamental de proteção às famílias produtoras rurais”. Na justificativa do Projeto de Lei, Valadares Filho ressalta que os mecanismos de repasse de renda aos pequenos produtores rurais atingidos pela seca ou são lentos na sua execução ou são até mesmo inadequados. “Apesar da iniciativa de o governo federal em criar uma bolsa estiagem, ou de apoiar projetos de pequenos produtores, essas formas de socorro dependem de projetos a serem aprovados por uma instituição financeira que nem sempre consegue fazer isso em tempo hábil para atender as necessidades dos pequenos produtores”.

Rogério representa SE em reunião com Ministros sobre ações de combate a Seca

O deputado federal Rogério Carvalho(PT/SE) foi o parlamentar que representou Sergipe em reunião no Palácio do Planalto em Brasília que teve por objetivo discutir a Seca no Nordeste. A reunião foi articulada pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e uma comitiva de 14 deputados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. "Nós pedimos uma verdadeira força tarefa contra a seca e com a facilitação do acesso a água através da perfuração de poços artesianos, carros-pipa ou adutoras. Também pedimos a melhora da logística do milho usado para alimentação de animais e redução da burocracia para que as ações cheguem mais rápido a ponta. Sugerimos ainda, a criação de coordenações estaduais para monitorar o andamento das ações e a renegociação de dívidas ou até mesmo o perdão total dos seus débitos", explicou Rogério. Os ministros não deram prazo para responder às demandas dos parlamentares, mas há expectativa de setores do governo para que a presidente use sua agenda em Pernambuco para fazer anúncios relacionados ao setor. Com viagem marcada para a próxima segunda-feira a Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff poderá fazer anúncio de ações de combate à seca no Nordeste.

André Moura defende fim da contribuição previdenciária dos inativos

O líder do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura, ocupou a tribuna, para cobrar celeridade à tramitação da PEC nº 555. Este projeto visa revogar o dispositivo da Emenda Constitucional - Reforma da Previdência, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (Contribuição de Inativos). "Ocupo a tribuna na tarde de hoje para agradecer ao presidente desta Casa pela sensibilidade - que como sempre tem conduzido os trabalhos - por ter atendido nosso pedido, juntamente com o Deputado Arnaldo Faria de Sá, de receber uma comissão dos aposentados que lutam aqui pela tramitação da PEC nº 555, no Plenário desta Casa", discursou André Moura. Conforme o parlamentar sergipano, a aprovação imediata desta PEC é de extrema importância, pois é preciso que se faça justiça aos aposentados do Brasil. "Recebemos hoje o Instituto MOSAP, que são 14 instituições que defendem a votação da PEC nº 555, para que nossa luta se fortaleça e estes aposentados deixem de contribuir com a Previdência Social", comen tou.

Crime contra o jegue: Capitão Samuel diz que a pena deve ser aumentada

O idoso Celso Costa Ferreira, com idade superior a 70 anos, participou da primeira audiência no Fórum de Graccho Cardoso, onde tramita o Termo de Ocorrência Circunstanciado (TOC), que o aponta como autor de maus tratos a um animal. O crime aconteceu no dia 16 de fevereiro no município, quando o idoso amarrou um jegue vivo a uma caminhonete e, conduzindo o veículo, o arrastou por um trecho de aproximadamente quatro quilômetros. O Ministério Público propôs uma pena pecuniária no valor de R$ 50 mil, mas foi rejeitada pela defesa, que alega falta de condições financeiras do acusado para assumir tal compromisso. Pela proposta do Ministério Público Estadual, grande parte do valor da indenização [R$ 45 mil] seria destinada para o Fundo de Proteção de Defesa de Animais, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e apenas R$ 5 mil à proprietária do animal, a título de compensação por danos materiais e morais causados pelo crime. Além da indenização, o Ministério Público propôs que o idoso arcasse com o ônus da confecção de uma placa, com fundo branco e letras destacadas na cor vermelha com a frase "Quem pratica ato de abuso, maus tratos, fere ou mutila animais comete crime e, se o animal vier a morrer, poderá pegar prisão de até um ano e quatro meses, além de pagar multa (art. 32 §2º, da ei 9.605/98)".

Governo federal promove encontro com prefeitos de SE

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República realizará uma rodada de capacitações nos estados para orientar os prefeitos sobre as políticas públicas. O objetivo é apresentar os principais programas, ações e linhas de financiamento voltadas às cidades. Esta será a primeira edição e acontecerá em Sergipe, em parceria com o Governo do Estado, no próximo dia 26 de março (terça-feira), a partir das 8h, no Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju, em Barra dos Coqueiros (SE). Segundo a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o objetivo é dar continuidade às orientações aos prefeitos e às prefeitas sobre os programas, as políticas e as linhas de financiamento apresentados no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado pelo Governo Federal em janeiro. “Agora é a vez do Governo Federal ir até os estados para intensificar as capacitações dos gestores públicos, neste primeiro ano de mandato. Tenho certeza que o resultado dessa parceria entre Governo Federal e municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades. Desta forma, vamos avançar na direção de um Brasil desenvolvido, que garanta os direitos de todos os brasileiros”, disse a ministra.

TRE-SE torna Araújo e Rivaldo inegelíveis

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) julgou recurso Eleitoral interposto por José Araújo Leite Filho e João Rivaldo Lima em face de sentença que os condenou pela suposta prática de captação ilícita de sufrágio, que teria ocorrido no pleito eleitoral de 2012 e manteve a condenação e os tornou inelegível pelos próximos oito anos. Os dois formaram chapa nas condições de candidatos a prefeito e vice em Porto da Folha. De acordo com informações do Cartório Eleitoral de Porto da Folha [18ª Zona], o pedido de cassação foi feito baseado no artigo 44-A da Lei nº 9.504/97, que declara como capacitação de sufrágio, o candidato que doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor, um bem ou vantagem de qualquer natureza, com o fim de obter-lhe o voto.

Banese antecipa restituições do Imposto de Renda

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) dispõe de uma linha de crédito que antecipa as restituições do Imposto de Renda (IR). De acordo com o Diretor de Crédito Comercial do Banco, Carlos Alberto Tavares, com o ‘Credi-Imposto de Renda Banese’ os clientes podem ter antecipado, de forma rápida, até 80% do valor da restituição. Para requerer o adiantamento da restituição, os interessados devem indicar o Banese como agente recebedor da restituição na sua declaração de imposto de renda. Outras informações sobre as condições de acesso ao produto do Banese podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.banese.com.br ou nas agências e postos do Banco, espalhados na capital e interior.

UFS e OAB-SE aderem ao movimento “A Hora do Planeta”

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, assinou portaria determinando a adesão dos Campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto ao movimento “A Hora do Planeta”. Durante uma hora, das 20h30 às 21h30, esses campi terão a rede elétrica desligada, num ato simbólico de apoio à iniciativa da ong WWF, que organiza as manifestações em todo o mundo. Antoniolli disse que a adesão da UFS se deu porque a instituição entende a importância da luta em defesa do meio ambiente, em especial a defesa da preservação dos rios e mares para garantir também a preservação da espécie humana. Carlos Augusto, presidente da OAB-SE, também anunciou o apoio da Ordem à essa luta. No próximo sábado quem defende a natureza tem encontro no mirante do bairro 13 de Julho, lugar em que também as luzes ser/ão desligadas e os presentes usarão lanternas e velas durante um hora, a partor das 20h30.

Sergipanos poupam R$ 3,8 bilhões

Com base nos dados do Banco Central, análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, revela que os depósitos na caderneta de poupança alcançaram R$ 3,8 bilhões no estado, no primeiro mês do ano. Esse valor é o maior já registrado para qualquer mês em 11 anos, de acordo com a série histórica que teve início em janeiro de 2002. Em termos relativos, houve elevações de 17,6% ante janeiro do ano passado, e leve alta de 1,0% sobre dezembro último.

Financiamentos Imobiliários - Em janeiro, o total de financiamentos imobiliários concedidos no estado foi de R 75,3 milhões.

Max prejuízo lançará movimento na CMA a favor da licitação do transporte

"É fundamental que se esclareça o fato de que o transporte público é explorado de forma totalmente irregular e precária em Aracaju. A Constituição de 1988 estabelece que haja licitação, o que nunca houve. Diante desta situação nós iremos lançar o Movimento Licitação Já do Transporte Público, anunciou o vereador Max Prejuízo (PSB), fazendo uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira (21), durante o pequeno expediente. O Movimento Licitação Já do Transporte Público será lançado no próximo dia 4/4, às 19h, no Plenário da CMA - Câmara Municipal de Aracaju. O parlamentar comunicou que serão convidados, além dos vereadores da capital sergipana, vereadores de outras cidades que englobam a Grande Aracaju, como São Cristovão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, representantes da Igreja, SMTT - Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, OAB/SE, dos movimentos sociais organizados e população em geral.

UFS tem maior percentual de aprovação no Estado de Ordem em SE

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi a primeira colocada em Sergipe no Exame de Ordem realizado pela OAB. Foram aprovados 49,06% dos inscritos ligados à UFS. A Unit obteve média de aprovação de 20% em Aracaju, 18,52 em Propriá, 18% em Itabaiana e 8,51% em Estância. Já a Fanese conseguiu aprovar 20%, a Pio X 11,11%, o ISES 12,2%, o IAEC e Faser ficaram em 0%. A maioria das universidades e faculdades brasileiras não conseguiu aprovar mais de 20%e poucas passaram dos 50%.
 


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/03
06:17

Vida de Creuza Fontes de Goes, a matriarca de Riachão do Dantas, retratada em livro

Historiador Jeferson Augusto lança obra sobre os 75 anos da 'mãe dos pobres' de Riachão do Dantas

 
A mulher tem conquistado espaço no cotidiano, o qual era constituído pelos homens. Hoje, elas são presidentes, rainhas, matriarcas. Em Sergipe, na cidade de Riachão do Dantas, localizada a 95 km de Aracaju, morou Creuza Fontes de Goes. A vida dela interessou ao historiador Jeferson Augusto da Cruz a fazer uma análise bibliográfica sobre a 'mãe dos pobres' de Riachão, tema que resultou na criação do livro Sob o comando da matriarca: Trajetória Política, Social, Familiar de Creuza Fontes de Goes em Riachão do Dantas/SE (1925-2000).
A obra, que será lançada nesta sexta-feira, dia 22 de março, às 19h30 no Colégio Estadual José Lopes de Almeida no município, conta a história de Creuza de Goes. "O livro apresenta os trabalhos dela em Riachão, a inserção dentro da política partidária", afirma o historiador.
A inspiração de Jeferson Augusto vem por meio do professor mestre Samuel Albuquerque, que lecionou na Faculdade José Augusto Vieira no município de Lagarto no período em que Jeferson estudava 3º período de história. O professor havia feito pesquisas sobre a vida de mulheres com notoriedade no estado de Sergipe, e através destes estudos, Jeferson percebeu que poderia contar a história da matriarca no trabalho de conclusão de curso. Tudo deu certo e a monografia se transformou em livro.
Para o autor do livro, Creuza de Goes é um exemplo de 'mãe presente, carinhosa, que nunca se esqueceu dos trabalhos dentro do seio da sociedade riachãoense.'. Ainda segundo o historiador, ela não atuou de forma direta na política de Riachão, mas ajudou o esposo Horácio Goes nas eleições municipais e estaduais. Horácio foi prefeito da cidade na década de 40 e deputado de Sergipe por 30 anos, entre as décadas de 40 e 70. Ele é o parlamentar que ficou mais tempo no poder.
"Nós tínhamos uma conivência muito grande, muito respeito e muita admiração. Esses foram os três fatores com relação a minha mãe. Ela não foi mãe apenas da gente, ela foi mãe do mundo, em qualquer lugar que ela estivesse ela tinha um filho, principalmente aquelas pessoas que necessitavam de ajuda.", afirma uma das filhas, Sônia Maria Fontes de Goes Barros, em um dos trechos da análise biográfica.
 
Breve histórico sobre a vida de Creuza Fontes de Goes

Creuza Fontes de Goes (nascida Creuza Silveira Fontes) nasceu em Riachão do Dantas - SE em 15 de abril de 1925. Filha de José Costa Fontes, fazendeiro influente e mais tarde prefeito do município, e de Marieta Silveira Fontes. Teve como irmãos o renomado historiador Coronel Arivaldo Silveira Fontes (1923 - 2008) e Raimunda Fontes de Aragão (1921). Desde criança aprendeu com a mãe o ofício de cuidar das pessoas mais necessitadas do município.
Casou-se em 1948 com o ex-prefeito e então deputado estadual Horácio Dantas de Goes. Ele descendia do Comendador João Dantas Martins dos Reis, um dos fundadores da cidade, e de Cícero Dantas Martins, o Barão de Jeremoabo, um importante nobre do norte da Bahia e sul de Sergipe no período imperial. Após seu casamento, ela começa a desenvolver ações de trabalhos assistenciais às pessoas de Riachão do Dantas, principalmente as mulheres riachãoenses. Nas eleições de 1992 concorre ao cargo de vice-prefeita, porém o grupo liderado por ela e seu marido não conseguem se eleger.
Foi mãe de nove filhos, no entanto, um morreu ao nascer. Entre os filhos, teve  destaque Roberto Fontes de Goes que foi prefeito de Riachão do Dantas, deputado estadual e secretário de Estado da Agricultura e da Ação Social e a juíza Mirena Dantas Fontes de Goes que faleceu em 2008. Creuza Fontes de Goes faleceu no dia 24 de agosto de 1999 em Aracaju, oito meses depois do seu marido, as suas exéquias em Riachão do Dantas foram consideradas a mais bela, respeitosa e emocionante manifestação do povo da história do município. (Do autor do livro)


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 2
Por Eugênio Nascimento
17/03
15:18

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

 

 

Câmara de Dores aprova repúdio a Almeida Lima

 

 
 
 

A Câmara Municipal de Nossa Senhora das Dores aprovou por unanimidade, no dia 11 de março, uma Moção de Repúdio contra o deputado federal Almeida Lima, que teria feito denúncias infundadas ao dizer que as máquinas da prefeitura estariam a serviço do Desembargador Ricardo Múcio. Segundo o vereador Ricley Marcel Mota Santana, autor da moção, a estrada que liga os povoados Bravo Urubu e Junco passa pelo terreno do Desembargador, sendo obrigação do município mantê-la em perfeitas condições

 

 
 
 

Uma lei para tirar nomes de generais de prédios públicos

 

 
 
 

No Rio de Janeiro, o vereador Eliomar Coelho apresentou projeto de lei que pode gerar uma baita de uma confusão, na avaliação da Casa e ainda mais se for aprovado. Ele está propondo a retirada dos nomes de gente ligada à ditadura militar em prédios públicos, vias públicas e repartições públicas. Se proposta do mesmo tipo for feita e aprovada na Câmara de Aracaju, sairão os nomes de Castelo Branco e Médici de escolas e conjuntos habitacionais, por exemplo. Se fosse aprovada lei estadual, no interior nomes de generais sairiam até de estádios de futebol.

Laranjeiras- Juca recebe Valadares e expõe proposta turística

 
 
 
 
O prefeito José de Araújo Leite Neto, Juca de Bala, recepcionou na sexta-feira (15) o senador Antônio Carlos Valadares e do deputado federal Valadares Filho, ambos do PSB, que visitaram o porto do Bairro Pedra Branca, avaliando a possibilidade da construção de uma orla no local do porto. O bairro Pedra Branca é banhado pelo Rio Sergipe, que é cortado pela BR-101, motivo que torna o bairro mais atrativo para inúmeras pessoas que viajam através da rodovia federal. Com a construção da orla no porto do bairro Pedra Branca e das obras que serão realizadas na BR-101 dentro do projeto de duplicação da rodovia, transformará o centro do bairro num excelente cartão postal. Proporcionando ótima visão e ponto de atração para vários turistas que vistam diariamente o município de Laranjeiras.Prefeito quer orla no rio Sergipe, em Pedra Branca, Laranjeiras
O senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho, foram recebidos pelo prefeito Juca que esteve acompanhado do ex-deputado Marcos Franco, do deputado estadual suplente Alexandre Sobral, do secretário de estado da Agricultura José Macedo Sobral e os vereadores Luciano dos Santos, José Mauro, Brasilina Borges, Laércio Francisco e José Adenilton; além do secretário municipal adjunto de Turismo Marcos Menezes e o Diretor de Cumunicação Reginaldo Santos. Valadares ocupa atualmente a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, comissão importante na avaliação e escolha dos investimentos federais que deverão ser aplicados para o desenvolvimento regional e do turismo no Brasil.
Sergipe foi o que mais implantou serviços de atendimentos à mulher
Sergipe é um dos Estados que mais implantou serviços para atendimento à mulher vítima de violência doméstica. O Estado se apresenta hoje com a melhor estrutura física instalada para aderir, desde já, ao recente programa federal anunciado no último dia 13 de março pela presidenta Dilma Rousseff: "Mulher, Viver sem Violência". As informações são da gestora estadual da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Maria Teles dos Santos. De acordo com a secretária Maria Teles, o Estado possui quatro Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Creams), instalados em Carmópolis, Tobias Barreto e Itabaiana, (essas de abrangência regional) e Barra dos Coqueiros (municipal). “Até abril deste ano, o Governo de Sergipe vai inaugurar mais três – Propriá, Poço Redondo e Estância. a cobertura em 90% de todo o seu território, ofertando às mulheres atendimento psicossocial e jurídico, tanto preventivamente como em situação de violência”, explica a secretária.

Padre expõe Campanha da Fraternidade na Câmara de Aracaju
Nesta segunda-feira, 18, às 15h, o Padre Geofredes Alves de Oliveira estará representando o Arcebispo Dom José Palmeira Lessa na Câmara de Vereadores de Aracaju, para falar sobre a Campanha da Fraternidade/2013, que tem como tema: "Fraternidade e Juventude" e como lema: Eis-me arqui, envia-me". O Arcebispo convida os representantes das Pastorais e Movimentos e a sociedade para esse momento de reflexão junto ao Poder Legislativo Municipal.

PV inicia campanha de filiação em todo o Estado



O Partido Verde de Sergipe lançou na quinta-feira, 14, ás 18hs, campanha de filiação e apresenta sua nova sede situada na Rua Propriá, 582 , no Centro. O PV que lançou em 2012 seu presidente estadual Reynaldo Nunes a prefeito de Aracaju, elegeu 15 vereadores, o vice-prefeito de Neópolis e integra a administração em mais de 30 municípios. Em 2013 o PV vai se organizar em todo estado de Sergipe para participar ativamente das eleições de 2014


Motoristas e cobradores podem paralisar as atividades


O vereador de Aracaju, Adriano Taxista (PSDB), participou das duas assembleias promovidas pelo SINTRA (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário em Aracaju-SE) com funcionários das empresas de ônibus da capital. Adriano tem representado a categoria na Câmara Municipal e tem buscado, insistentemente, uma audiência com o prefeito João Alves Filho (DEM), para externar os problemas enfrentados pelos rodoviários. O tucano não descarta uma greve dos trabalhadores se as solicitações não forem acatadas. Adriano acompanhou a primeira assembleia da categoria e foi incisivo em convidar os rodoviários para duas caminhadas de protesto agendadas para o próximo dia 26, às 7h15.


Aos 158 anos, Aracaju
é uma cidade problema



Tomada pelo asfalto, carros, ruas e avenidas estreitas e um crescimento desordenado, Aracaju é o que hoje já se pode chamar de “uma cidade chamada problema”. Aos 158, portanto ainda jovem para uma cidade, foi construída para ser um bom exemplo e virou um péssimo modelo. É algo que não deve ser copiado. Ainda assim, orgulha muita gente que enche o peito para dizer que a ama.


João diz que será indenizado por conta das denúncias

 

“Vou receber uma polpuda indenização e quem vai ganhar com isso é uma instituição de caridade para qual eu vou doar o dinheiro”,. Assim reagiu o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), ao ser questionado pelo Portal Infonet sobre a denúncia acatada contra 12 dos 17 acusados de envolvimento no desvio de dinheiro detectado pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Navalha. João foi ouvido pela jornalista Cássia Santana.

 
 
 
 

Juntas Comerciais têm encontro nacional em SE


Nos dias 3, 4 e 5 de abril, Sergipe irá receber todos os dirigentes de Juntas Comerciais do País, bem como de secretários gerais, procuradores e técnicos de Tecnologia da Informação (TI) desses órgãos. Será durante o 1º Encontro Nacional de Presidentes de Juntas (Enaj), que acontece no Radisson Hotel. A realização é da Associação Nacional de Presidentes de Juntas (Anprej), que tem à frente o presidente da Jucese, Vinícius Mazza. "O encontro irá atrair cerca de 100 pessoas para Sergipe", estima Mazza.


Deso é uma empresa sólida e não está à venda


"A empresa está próxima do equilíbrio. É evidente que a Deso consegue operar sem aportes do Governo do Estado, contudo é dependente em relação aos investimentos. Essa situação não é diferente do restante do Brasil. Nos últimos anos, as empresas de saneamento estão experimentando uma retomada do crescimento alavancada pelo Governo Federal, quando criou o PAC que foi destinado em grande parte às obras do setor. Então as companhias não só têm feito parte desse crescimento como tendem a se tornarem lucrativas. A Deso teve prejuízo em 2012, mas no global houve uma diminuição do prejuízo se comparado a 2011”. A declaração é do presidente da estatal, Sérgio Ferrari. A empresa tem 1.247 empregados e mais 626 terceirizados. Será realizado concurso ainda este ano. A empresa que elabora os editais deverá entregar as especificações do processo de seleção até o final de março.


Deso - Estatal atua hoje em 71 municípios sergipanos


Para operar o saneamento básico em Sergipe, a Deso detêm a concessão de 71 dos 75 municípios. Em três municípios, a empresa opera parcialmente em Estância (praias do Saco e Abaís), São Cristóvão (Eduardo Gomes e Rosa Elze) e em alguns povoados de Capela. O único município que não possui atendimento da Deso é Carmópolis.” Diariamente, produzimos 10.800m³ de água por hora para a capital sergipana e aproximadamente 8.500 m³/h no interior do estado. Em um ano, a produção chega a 185 milhões de litros de água potável.

Universalização -
Em comparação ao restante dos estados brasileiros, Sergipe está em uma situação próxima da universalização de água. Na realidade, todas as sedes municipais são abastecidas. A Deso é a única empresa que atua no território sergipano. Nos outros municípios onde a Deso não está presente, o abastecimento de água é feito por autarquias municipais. São os SAAEs [Serviço Autônomo de Água e Esgoto]de Estância, Capela, São Cristóvão e Carmópolis. Sobre a questão de adquirir necessário primeiro que estes municípios estabeleçam o Plano Municipal de Saneamento, que é condição legal para se discutir a operação.


Estatal é sólida e busca cada vez mais a modernização


A Deso é uma empresa sólida, que tem se esforçado para se modernizar, investir em tecnologia e aumentar os resultados dos trabalhos de responsabilidade social e ambiental. A privatização não é uma discussão que está em curso. O que se verifica no setor de saneamento básico do País é que há, de uma maneira geral, um aumento da participação das empresas privadas. Isso não é só a privatização, existem várias modalidades como PPP [Parceria Público-Privada], locação de ativos que têm permeado as discussões. Um exemplo disso é a PPP de Pernambuco, que vai permitir a expansão da cobertura de esgoto na região metropolitana de Recife, e a de Alagoas que possibilitou a construção do Canal do Sertão. As empresas não foram privatizadas, mas tiveram alternativa de admitir o capital privado. Essa discussão não é feita pela Deso no momento, contudo não se pode fechar as portas para diálogos. (Entrevista na íntegra no Jornal da Cidade deste domingo)

Inscrições para membro titular do TRE/SE terminam segunda

A Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe informa aos Senhores Juízes de Direito, interessados em concorrer à lista tríplice para composição do Colegiado ao cargo de Membro Titular, Classe Juiz de Direito, do Tribunal Regional Eleitoral, que deverão manifestar-se até segunda-feira, dia 18 de março corrente, tendo em vista que será procedida a eleição para a referida lista em Sessão Administrativa do Tribunal Pleno a ser realizada ulteriormente.

 
 
 

 

 
 
 

 

 
 
 


Partidos devem entregar prestação de contas anual até 30 de abri
l

 
 
 

 

 
 
 

 

Os 30 partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral deverão entregar até o próximo dia 30 de abril a prestação de contas relativas ao exercício de 2012. A determinação de entregar o balanço contábil está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 32) e também na Constituição Federal (artigo 17, inciso III). A legislação diz que a Justiça Eleitoral deve exercer a fiscalização sobre a escrituração contábil e a prestação de contas do partido e das despesas de campanha eleitoral. A prestação de contas do diretório nacional do partido deve ser enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os órgãos estaduais de cada legenda devem enviar aos Tribunais Regionais Eleitorais, e os órgãos municipais devem encaminhar aos juízes eleitorais. As legendas que não prestarem contas terão o repasse das cotas do Fundo Partidário suspenso.

Réplicas do sergipano Artur Bispo do Rosário na Itália

Réplicas cenográficas da obra do artista plástico sergipano Arhur Bispo do Rosário farão parte de uma exposição no Palazzo Durini, em Milão, na Itália. A exposição, resultado de uma parceria entre a Editora Abril, Instituto Banese e Governo do Estado de Sergipe, será realizada entre os dias 8 a 14 do próximo mês de abril, dentro da programação do Design Week de Milão, principal mostra de design do mundo. As réplicas da obra do artista, confeccionadas em Sergipe para a realização do filme ‘O Senhor do Labirinto’, foram restauradas para compor o acervo da exposição. Segundo o superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, dentro das programações do Design Week de Milão, haverá também a exibição do filme, que já foi integralmente legendado em inglês. “Trata-se de um importante intercâmbio que projeta Sergipe e que estabelece novas e significativas conexões culturais”, informou Ézio Déda, acrescentando que a exposição das réplicas será remontada no Design Weekend, de São Paulo, no mês de agosto. 

 

 


Réplicas das obras de Arthur Bispo do Rosário serão expostas durante evento mundial na Itália


O filme ‘O Senhor do Labirinto’ foi rodado em Sergipe em 2008, com o patrocínio do Governo do Estado, através do Banese e da Secretaria de Estado da Comunicação Social. Ganhador do Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção Brasileiro eleito pelo júri popular no Festival do Rio de 2010, o longa-metragem conta a história do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, natural de Japaratuba, que esteve internado em instituições psiquiátricas do Rio de Janeiro, de 1938 até 1989, quando morreu, deixando uma produção de mais de 800 objetos, bordados e estandartes atualmente reconhecidos em todo o mundo como de grande valor artístico e cultural.

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/03
20:46

Coluna Primeira Mão - Política e Economia


Filha de Prestes lançará livro na UFS no próximo dia 18

"Luiz Carlos Prestes - O combate por um partido revolucionário (1958-1990)", de Anita Leocadia Prestes, publicado pela Editora Expressão Popular. O lançamento ocorrerá no dia 18 de março de 2013, no Auditório da Reitoria, às 19h. Haverá uma Palestra e Debate com a autora, filha de Luiz Carlos Prestes.

Missa de 7º Dia atrai políticos e empresários

Parentes, amigos, admiradores e políticos participaram da Missa de Sétimo Dia celebrada na Igreja Jesus Ressuscitado, no início da noite de ontem, em homenagem ao ex-governador Lourival Baptista. O ato foi prestigiado pelo vice-governador Jackson Barreto, que também representou o governador Marcelo Déda, o prefeito e o vice-prefeito de Aracaju, João Alves Filho e José Carlos Machado, respectivamente, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, o presidente do TCE, Carlos Alberto Sobral, os ex-deputados Cleonâncio Fonseca, Francisco Passos, Roberto Góis, Djenal Gonçalves, ex-governador Albano Franco, empresário Walter Franco e sua mulher Sônia Franco, entre outras personalidades. O ato religioso foi celebrado pelo padre Peixoto e co-celebrado pelo monsenhor Carvalho.

Marcos Aurélio: Almeida Lima está colhendo o que plantou

“Logo depois das eleições municipais de 2012, o deputado federal Almeida Lima praticamente virou as costas para o partido, desapareceu. Ele não tem contatos com o PPS em Sergipe e o mesmo acontece na esfera nacional e congressual. Isolou-se, não segue a orientação partidária e hoje está colhendo o que plantou. O PPS continua seguindo a sua linha de pensamento e em 2014, com certeza, estaremos com João Alves (DEM) e Eduardo Amorim (PSC)”. O comentário foi feito pelo tesoureiro do PPS em Sergipe, Marcos Aurélio, que acha que o deputado está caminhando para deixar o partido. Ainda em relação a Almeida, o partido vai acompanhar a apuração do uso ilegal da patrol da Prefeitura de Nossa Senhora das Dores. Mas pensa-se na possibilidade de convoca-lo para prestar esclarecimentos na Comissão de Ética, durante ou depois da CPI da Patrol, que acontecerá em Dores.

ABGLBTT entrega carta ao líder do PSC

No fim da tarde desta quinta-feira, 14, o líder da bancada do PSC na Câmara dos Deputados, André Moura, recebeu a representante da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLBTT), Tathiane Araújo. Acompanhada por Rogério Fernandes e Edinalva Monteiro, membros da associação, a representante da ABGLBTT entregou ao deputado federal uma carta, contendo reivindicações ante a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O líder do PSC se comprometeu a transmitir o documento à CDHM.

Anderson de Tuca diz que governador abandonou servidores do Detran

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quinta-feira, 14/3, para denunciar o descaso, por parte do Governo do Estado, com os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O parlamentar, que é servidor concursado do órgão e continua executando suas atividades paralelamente ao mandato como vereador, afirmou que o Governo abandonou os servidores da instituição. “Foi prometida a criação do Plano de Cargos e Salários. No entanto, para o governo, continuamos sem fazer parte do processo?, afirmou. Anderson lembra que são diversos pais de família que são obrigados a viver com um salário defasado. ?Como pode um pessoa sustentar a família e conseguir comprar todos os itens necessários para sua sobrevivência com um salário de R$ 698. Isso é inadmissível e precisa ser revisto?, questionou. O vereador destacou que, apesar do órgão ser o segundo no quesito arrecadação, os seus trabalhadores continuam sendo desvalorizados. “São homens e mulheres que passaram por um concurso público bastante concorrido e não podem ter uma vida digna. A atual remuneração é injusta. Vamos continuar lutando por essa categoria, para que possamos ser valorizados pelo Governo”, assegurou.

Estudos para a implantação do BRT em Aracaju começam a ser realizados

O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe, recebeu em reunião na sede da SMTT os arquitetos Firck Kerin e Giana de Rossi, representantes do renomado escritório de arquitetura Jaime Lerner Arquitetos e Associados, que irá realizar estudos para a implantação do Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit - BRT) em Aracaju. Nesta primeira visita os arquitetos irão analisar as condições do transporte público de Aracaju, o número de linhas, os itinerários e os terminais de integração. De acordo com Nelson Felipe, um dos principais objetivos é discutir o modelo de mobilidade a ser seguido pela capital. “Neste diálogo inicial vamos debater a mobilidade em Aracaju com uma visão mais humana, buscando sempre atender aos anseios da população. Os arquitetos começarão os primeiros estudos para garantir a viabilidade de implantação do BRT em nossa cidade”, afirma. 

Cálculo tarifário – Setransp garante respeito a lei

O Setransp sustenta que, ao longo dos anos, os cálculos que definem o reajuste tarifário necessário são feitos com base na Lei Municipal nº 1.765/91, que regular o reajuste da tarifa anual do transporte coletivo a partir da planilha de custos. Todos os números apresentam, por tanto, amparo técnico e legal. O Setransp ressalta ainda que ao contrário do que muito se ventila, o reajuste tarifário vem sendo concedido nos últimos anos em discordância com o real valor ponderado pela planilha de custo, principalmente no ano passado quando o reajuste foi zero, o que implicou em uma defasagem ainda maior da tarifa. Porque mesmo sem o reajuste, foram mantidos os reajustados anuais sobre o salário dos rodoviários, serviços de manutenção, combustível, entre outros. Diante disso, o sindicato defende que seja garantido o reajuste tarifário, conforme determina a Lei Municipal que enfatiza que "o equilíbrio financeiro-econômico dos serviços do transporte coletivo devem ser assegurados pela compensação entre a receita auferida e o custo total do sistema", isso para que as necessidades do sistema, para ser prestado um melhor serviço à sociedade, sejam conferidas.

Taxa de gerenciamento - Sobre o repasse da taxa de gerenciamento à SMTT, o Setransp informa que o que ficou em aberto, em um curto período de 2012, devido às dificuldades enfrentadas pelas empresas, já foi negociado e quitado. Desde então, o sindicato vem repassando a taxa que é descontada da tarifa de ônibus com normalidade à SMTT. Taxa essa que, legalmente, deve servir para manutenção dos terminais e pontos de ônibus, e fiscalização do sistema do transporte em geral. 

Universitários da UFS reúnem-se com prefeito de Itabaiana

O prefeito Valmir de Francisquinho recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, 14, um grupo de estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Itabaiana. A visita aconteceu para que os alunos apresentassem algumas reivindicações sobre melhorias no trânsito e na segurança da região da universidade. "Algo tão importante para a nossa cidade, como é o caso da UFS, merece de nossa parte toda atenção. Ainda mais quando se trata de ouvirmos os pleitos dos estudantes, pois esses jovens têm muito a contribuir com suas ideias para que a nossa administração seja a melhor possível", registrou o prefeito Valmir de Francisquinho. Liderados pelo estudante de Administração, David Menezes, os alunos pediram uma solução para o trânsito no entorno da UFS, que foi uma prioridade estabelecida em reunião com os demais discentes. O pedido dos estudantes é que seja feito uma rotatória e que se estabeleça uma nova circulação para os veículos naquela região.

Reunião de governadores com lideranças do Congresso aprova avanços no pacto federativo

O governador Marcelo Déda considerou um avanço no debate federativo a reunião entre os governadores com as lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na quarta, 13, em Brasília. "O gesto do Congresso Nacional tem uma carga simbólica e um relevo político tão grande que a reunião por si só já é um fato político extremamente importante nos últimos anos no Brasil", resumiu Déda, em entrevista coletiva. Quatro pontos consensuais foram encaminhados pelos governadores às duas casas do Legislativo Federal. Primeiro: redução do comprometimento da dívida dos estados em 33% da Receita Líquida Real. Segundo: aprovação de emenda constitucional que impeça a criação de novas despesas sem que novas fontes de receitas sejam indicadas. Terceiro: ampliação da base de receitas que compõem o Fundo de Participação dos Estados (FPE), agregando a este a Confins e a CSLL; atualmente, o fundo é composto pelo Imposto de Renda (IR) e pelo o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Quarto: redução a zero da contribuição dos estados e municípios ao Pasep, que passaria a ser apropriada como receita própria. Em nome de deputados e senadores, o presidente da Câmara comprometeu-se a encaminhar as quatro propostas.

Valadares defende a adoção gradual de novas regras do FPE- 1

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) coordenou, hoje (14), juntamente, com os presidentes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Vital do Rêgo (PMDB-PB), e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Lindbergh Farias (PT-RJ), audiência pública conjunta que trata dos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). O coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e secretário de Fazenda do Maranhão, Cláudio José Trinchão Santos, participou da reunião que discutiu as novas regras para cálculo, repasse e controle das liberações do Fundo. Estão em tramitação no Senado Federal, oito projetos de lei complementar (PLSs 192, 289, 744 e761, de 2011; 35, 89, 100 e 114, de 2012) que estabelecem essas mudanças.

Valadares defende a adoção gradual de novas regras do FPE - 2

A respeito das propostas que estão em discussão na Casa, Valadares lembrou que além do rateio do FPE, outras medidas que dizem respeito às questões federativas precisam ser consideradas. Ele destacou a unificação do ICMS, proposta pelo Poder Executivo no Projeto de Resolução do Senado nº 1, de 2013; a instituição de dois novos fundos, sendo um para compensação das perdas de arrecadação decorrente da redução das alíquotas do ICMS e outro (Fundo de Desenvolvimento Regional) para estimular de forma diferenciada o desenvolvimento econômico das regiões, que são objeto da Medida Provisória nº 599, de 2012; e o refinanciamento das dívidas de Estados e Municípios com a União e seus critérios de indexação, objeto do Projeto de Lei Complementar nº 238, de 2013, também proposto pelo Poder Executivo e que ainda tramita na Câmara dos Deputados. "O desafio que se impõe ao Senado Federal é o desafio de uma repactuação federativa", afirmou. Ao se chegar a um consenso em torno dos critérios de rateio, Valadares defende a adoção gradual de novas regras do FPE. Para o senador, no curto prazo, as regras de repartição do fundo devem manter o valor repassado para os estados e o Distrito Federal no último exercício financeiro.

Max Prejuízo: "Faltou vontade política, palavra e sensibilidade da gestão anterior"

Utilizando a Tribuna durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quinta-feira (14), o vereador Max Prejuízo (PSB) lamentou que os moradores da Invasão Recanto dos Manguezais, localizado no conjunto Augusto Franco, ainda não tenham recebido suas casas apesar de estarem cadastradas. Para Max, "faltou vontade política, palavra e sensibilidade da gestão anterior de nossa cidade". "A invasão existe há quase 12 anos, são 186 famílias cadastradas e vivendo em condições sub-humanas, a espera de uma residência digna. Houve uma promessa, na vinda do então presidente Lula a Aracaju, que esses moradores iriam para o bairro 17 de Março. Levaram os moradores para mostrar o bairro e disseram que seria a futura residência deles. Iludiram. A gestão anterior prometeu que até junho de 2012 resolveria o problema. Protelou, a gestão acabou, e nada foi feito. Nem o auxílio moradia receberam", disse o parlamentar. O vereador alertou para o fato de que, através de exames laboratoriais realizados junto à comunidade da invasão, pelo professor e sanitarista Fernando Leite, durante os meses de julho e agosto do anos de 2012, detectou que 67,3% dos moradores estão infestados de parasitas e destes, 72,7% são crianças e adolescentes.

Dr. Gonzaga disse ter esperança de agora a reforma da Praça Camerino saia do papel

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) ocupou a tribuna Câmara Municipal na tarde de quarta-feira 13/3, para comentar o anúncio do início das obras de reforma da Praça Camerino, localizada no Centro da Capital. O vereador lembrou que várias vezes já tinha usado a mesma tribuna para pedir ao então Prefeito Edvaldo Nogueira que desenvolvesse um projeto de urbanização e recuperação da praça, que se encontra em péssimo estado de conservação e tem sendo motivo constante de reclamação por parte da população. ?Apresentei a primeira Indicação em abril de 2010 e desde então venho cobrando uma posição da Prefeitura, sem sucesso?, disse Dr. Gonzaga. O parlamentou falou que na última reunião que teve com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira para tratar do assunto, no segundo semestre de 2012, ele garantiu que iria executar a obra até o fim daquele ano, acrescentando que a ordem de serviço já havia sido assinada, a Emurb já estava elaborando os editais de licitação e que o projeto já havia sido desenvolvido pela arquiteta Angélica Rocha, com destaque para a preservação das características da arquitetura original.

Machado propõe parcerias saudáveis para PMA e Estado

O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), avalia que há condições da Prefeitura e o governo de Sergipe trabalhar juntos naquilo que são de interesse de ambos e, principalmente do povo. “Na área da Saúde, por exemplo, o Estado gasta R$ 80 milhões e a Prefeitura R$ 40 milhões em Aracaju. Esse dinheiro gasto conjuntamente seria melhor aplicado. Por exemplo: o Estado compra uma remédio por R$ 4 e a Prefeitura por R$ 3. Numa compra conjunta, pela quantidade, esse produto pode cair para R$ 2, isso para as duas gestões. Outra coisa: a Prefeitura e o Estado, muitas vezes, realizam obras nas ruas, uma vizinha a outra e as duas partes geram problemas para a população e pagam caro. Se fizerem juntas, a obra pode sair mais barato e estar pronta mais rápida, o que significa causar menos prejuízos para a população. Acho que há como conversar sobre isso e agilizar um programa de parcerias, de aproximação saudável”, explicou.

Canindé: “Velho Chico” ganha peixamento no Dia da Água

Na próxima terça-feira (19), a prefeitura de Canindé de São Francisco realizará a soltura de cerca de 15.000 alevinos, doados pela Codevasf e Chesf, de espécie nativa nas águas do Rio São Francisco (o chamado “peixamento”). A ação faz parte da programação da Semana da Água, que acontece na cidade e em todo o país entre os dias 18 e 22 deste mês, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março). Durante esse período, serão ministradas palestras e atividades educativas, que terão como público-alvo estudantes da rede municipal de ensino, organizações da sociedade civil e a população em geral. O evento é organizado pelas Secretarias de Planejamento através do departamento de Meio Ambiente. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, dará uma palestra com o tema “Água! O Tesouro do Sertão”. Para o prefeito de Canindé, Heleno Silva, o peixamento no Rio São Francisco é um ato simbólico, mas de grande importância para os ribeirinhos e o rio. “Nós estaremos devolvendo às águas o que retiramos ao longo de vários anos. Recolocar alevinos e povoar as águas é um ato de preservação, para que no futuro não falte alimentos no Rio São Francisco, que é tão castigado pela pesca predatória e esgotos jogados diariamente sem tratamento algum”, explicou o gestor.

Preço médio da gasolina vendida em Sergipe cresceu 8,2% em fevereiro

Conforme a análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, o preço médio pelo litro da Gasolina vendida no estado, ficou em R$ 2,942 no mês passado. Esse valor avançou 8,20% sobre o mesmo mês do ano passado, além de ter assinalado acréscimo de 6,48% ante o primeiro mês de 2013. O preço médio cobrado pelo litro do Etanol ficou em R$ 2,408, registrando altas de 7,21% e 3,13% sobre fevereiro de 2012 e janeiro deste ano. O preço médio do GNV, medido em m³, situou-se em R$ 1,874, com aumento de 2,74% e queda de 0,05%, nas mesas bases de comparação descritas anteriormente. Para o Óleo diesel, o preço médio de venda foi de R$ 2,268. Esse valor superou em 11,67% o preço médio praticado no segundo mês do ano passado. Houve também elevação de 4,28% ante janeiro último. O preço médio do Diesel S10 ficou em R$ 2,379. O GLP, ou gás de cozinha, obteve preço médio de venda de R$ 38,22, por 13 kg, com acréscimos de 3,55% e declínio de 0,16%, nas mesas bases de comparação acima.

Repasses Federais para Sergipe foram maiores em fevereiro 

A análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), apontou que o repasse do FPE para o estado chegou a mais de R$ 259,4 milhões, registrando o maior resultado mensal da série, iniciada em janeiro de 1997. Em termos relativos, houve avanço (sem descontar a inflação) de 18,8%, ante fevereiro de 2012, e de 34,5%, frente ao primeiro mês desse ano. A transferência do FPM ao estado totalizou R$ 97,5 milhões, assinalando acréscimos de 19,0% e 34,4% nas comparações anual (fevereiro/2012) e mensal (janeiro/2013), respectivamente. A transferência do FUNDEB também foi a maior desde o início da série, iniciada em janeiro de 2007. O valor repassado foi de R$ 52,5 milhões, com crescimentos de 8,2%, sobre fevereiro de 2012, e de 9,3%, em relação a janeiro deste ano (ambas as variações sem descontar a inflação).

Laboratório quer contratar jornalista em Sergipe

O laboratorio Georioemar possui um setor de EDITORA/PRODUTORA para a divulgação dos conhecimentos cientificos sobre os ambientes fluviais, costeiros e marinhos de Sergipe, norte da Bahia e sul de Alagoas. Desenvolvemos vários projetos de pesquisa e alguns deles incluem recursos para a produção de material de divulgação. Entre eles, a divulgação dos estudos sobre o oceano e das interações entre o continente e o oceano, através de uma coleção de videos, revista, livros, folder e sites internet e eventos de divulgação. No momento estamos procurando comunicadores sociais (jornalistas) interessados em CONTRATAÇÃO por um prazo inicial de 1 ano, para prestar serviços tecnicos especializados em divulgação cientifica dos nossos projetos e atividades de pesquisa e extensão. O objetivo deste email é verificar os profissionais interessados neste tipo de contratação e posterior agendamento de seleção. A contratação esta prevista para ocorrer em abril ou maio deste ano e o processo de seleção será oportunamente divulgado por email. O profissional deverá ter experiência prévia no exercicio de jornalismo e encaminhar textos de sua autoria para avaliação preliminar. Não será exigida experiencia em todos os produtos de divulgação previstos, mas as condições para coordenação das atividades do plano de comunicação e para elaboração dos textos jornalisticos de divulgação cientifica.

Promotor lança livro de Direito no Museu da Gente Sergipana

Com o apoio do Instituto Banese, do Banco do Estado de Sergipe (Banese), será lançado nesta segunda-feira, 18, o livro do promotor público Sandro Luiz da Costa, intitulado ‘Individualização da Pena: da Teoria à Prática’. O lançamento terá início às 17 horas, no Museu da Gente Sergipana, que fica na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju. O livro é o resultado da junção de um curso do autor, sobre prática de sentença penal para concursos de magistratura, com a sua experiência no ensino da disciplina de Direito Penal II.


Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/03
09:44

Coluna Primeira Mão - Política e Economia

CNJ fará correição em abril em Sergipe

Está na coluna painel@uol.com.br , de VERA MAGALHÃES, a seguinte informação: O corregedor Nacional de Justiça, Francisco Falcão, definiu o cronograma de correições até outubro. Além da prevista ida a Sergipe, em abril, o ministro programou nova e explosiva inspeção em São Paulo. A ideia é que a varredura seja bem mais ampla que a anterior, realizada em julho de 2012 nas unidades administrativas do Tribunal de Justiça. Desta vez, verificará também o funcionamento dos gabinetes e estenderá a apuração a varas da primeira instância, inclusive do interior.

PS: O que será que ele vem fazer por aqui, hein?


Pedrinho: Não quero tensionar relação com Valadares

“Sinceramente, eu não sei para que partido devo ir. O certo é que seguirei a orientação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que deverá ser candidato a presidente da República pelo PSB”. A declaração é do ex-deputado federal Pedrinho Valadares, que fez questãode deixar claro que “não existe nenhuma pretensão em tensionar as relações com meu tio, o senador Antônio Carlos Valadares, cujo relacionamento já foi muito tenso e agora tem melhorado bastante”. Pedrinho revelou que pretende ser candidato a senador. Ele lembrou ainda de dizer que “Eduardo Campos ainda não disse se será mesmo candidato a presidente, mas também não declarou que não será”.

Desembargador diz que não usou patrol em sua fazenda

O desembargador Ricardo Múcio desafiou o deputado federal Almeida Lima a provar que ele fez uso da patrol da Prefeitura de Nossa Senhora das Dores em sua propriedade, a fazenda Baralha, como teria feito o parlamentar na quinta-feira passada e foi flagrado pela polícia. “A Prefeitura apenas melhorou as condições de uma estrada viscinal e com isso beneficiou 12 proprietários e entre eles estou eu. A minha fazenda está aberta para quem desejar averiguar se houve uso ou abuso com equipamentos públicos”, desabafou o magistrado. Ele acrescentou que “tenho a minha consciência em paz”.

Almeida ainda não pautou sair do PPS de Sergipe

O deputado federal José Almeida Lima declarou ao blog que deixar o PPS é uma questão que ainda não discutiu. “Não tenho tratativa sobre esse tema como nenhuma instância do partido ou de fora dele. . É um assunto que não entrou em minha pauta e por isso tenho evitado falar sobre o assunto. Sequer penso nisso. O assunto só aparece quando vocês da imprensa fazem pegunta sobre isso. Mas estou tranquilo, em paz comigo e com o mundo”, concluiu.

Câmara discute valor da tarifa do transporte em Aracaju

Será nesta segunda-feira, às 15h, que a Câmara Municipal de Aracaju vai discutir, em Sessão Especial, o valor da tarifa e a qualidade do transporte coletivo da capital. O requerimento propondo a sessão é de autoria do vereador Iran Barbosa (PT). Participam das discussões o representante da Frente em Defesa da Mobilidade, Demétrio Rodrigues Varjão, o representante do Conselho Consultivo e Superintendente Adjunto da SMTT, Coronel Denílson Peres Tosta; e o Superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp, José Carlos Amâncio. As empresas desejam elevar de R$ 2,25 para R$ 2,52. Há movimentos de resistência ao aumento organizados por estudantes e sindicalistas.

Uma comissão de verdade para apurar a tortura em Sergipe

Durante os últimos quatro ou cinco meses, muito se falou em Sergipe na possibilidade de criação de uma Comissão Estadual da Verdade para apurar os casos de tortura praticados pelo regime militar no Estado, especialmente a Operação Cajueiro, realizada pelo Exército em 1976 e que levou para os porões da ditadura 25 pessoas que se expuseram publicamente em defesa do estado de direito e fora acusadas de serem subversivas. Apesar dos intensos comentários, nada evoluiu. Sergipe é um Estado de muro baixo, todo mundo se conhece e as pessoas evitam atingir umas às outras. Principalmente em casos de tamanha gravidade, como os que seriam apurados para Comissão da Verdade. Percebendo a “frouxura” daqueles que se diziam dispostos a levar o debate à frente, militantes do movimento sindical ligados ao Sindipetro (petroleiros de Sergipe e Alagoas) tomaram a iniciativa de assumir a bandeira e, agora, as audiências vão acontecer. E as denúncias também. Vão ser revelados os nomes de quem torturou, quem colaborou para que isso acontecesse e quem são as reais vítimas do regime militar no Estado. É bom passar Sergipe a limpo.

Trauma - O
ex-vereador Marcélio Bonfim, uma das vítimas de prisão e tortura durante o regime, se fez presdente ao ato de lançamento da Comissão da Verdade e reclamou que mesmo após o restabelecimento da democracia, ele, que foi preso e torturado tem que conviver com uma herança incômoda: bairros, conjuntos e colégios que carregam os nomes dos generais Costa e Silva, Garrastazu Médici e outros.

Comissão que discute dívidas das prefeituras e Estados com INSS virá a SE

Sergipe será o primeiro Estado do Brasil a receber a comissão mista que discute a Medida Provisória 589/12, que trata das dívidas dos municípios e Estados com a Previdência Social. Nesta segunda-feira (11), prefeitos de todos os municípios estarão reunidos na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) para discutir o problema e apresentar sugestões de alternativas para o pagamento dessas dívidas. A iniciativa é do deputado federal Márcio Macêdo (PT), presidente da comissão, e das associações de prefeitos do Estado. "A MP 589/12 visa a resolver um problema sério do Brasil que é a repactuação federativa em relação às dívidas dos Estados e municípios com o INSS. A MP está fazendo um proposta nova que, em minha opinião, resolve o problema, mas ela precisa de ajustes e precisamos ouvir os prefeitos, pois são eles que vivem a situação na pele e que enfrentam os problemas decorrentes das dívidas, sobretudo, a falta de certidão negativa para receber investimentos do governo federal e emendas parlamentares", afirmou Márcio Macêdo.

André Moura: presidência da CDHM consolida acordo firmado entre as lideranças

O deputado federal André Moura (SE), líder do PSC, avalia que a confirmação do nome indicado para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Minorias - CDHM é a consolidação dos acordos firmados entre os líderes e a presidência da Câmara dos Deputados. "Independente do nome de quem ficou a frente da presidência da Comissão, o acordo determinado por toda bancada Cristã é que a Comissão tenha transparência e direito a voz independente da bandeira que esteja sendo defendida, sem distinção religiosa, racial ou sexual", destacou André. Moura lembrou que os assuntos pertinentes à CDHM são extremamente importantes para a luta de classes e a história do Brasil. "Mas não podemos permitir o fato de ser contra ou a favor de ideologias sem que elas possam ser discutidas, devem ser sempre concedida a possibilidade de todas as partes poderem externar seus pensamentos, desde que não contraponha o que determina a Carta Magna".

Secretária Maria Teles: Violência doméstica é a maior chaga

A violência doméstica contra a mulher é sem dúvida a maior chaga da sociedade e fere
de morte os direitos humanos. As agressões físicas, quando perceptíveis ou denunciadas, não são novas, muitas outras formas de violência já foram praticadas de forma silenciosa e invisível. A violência doméstica revela em primeira instância o profundo sofrimento a que é submetida a mulher no seu cotidiano. A desestruturação do núcleo familiar é uma consequência, que por sua vez desencadeia outras mazelas sociais, a exemplo, a disseminação do uso de drogas, a violência das ruas, a mortandade da nossa juventude. Não bastam bons instrumentos legais para combatê-la. É preciso mergulhar fundo na temática da desigualdade de gênero em todos os espaços públicos e privados, sobretudo nas escolas, espaços de formação das novas gerações, por uma cultura da paz. Somente assim poderemos quebrar esse círculo vicioso de relações desiguais e subalternas. (Entrevista completa no Jornal da Cidade deste domingo)

Dilma Roussef põe mais comida na mesa do pobre brasileiro

A presidenta Dilma Rousseff anunciou no Dia Internacional da Mulher (8 de março) a desoneração de todos os produtos da cesta básica, que passarão a ser isentos de impostos federais. A medida foi anunciada durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão por ocasião do Dia Internacional da Mulher. O governo também ampliou o número de itens que compõem a cesta básica e a lista de produtos que terão impostos federais reduzidos a zero inclui: carnes (bovina, suína, aves e peixe), arroz, feijão, ovo, leite integral, café, açúcar, farinhas, pão, óleo, manteiga, frutas, legumes, sabonete, papel higiênico e pasta de dentes. Parte desses produtos já estava isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e agora será liberado da alíquota de 9,35% de PIS/Cofins. A desoneração será regulamentada por uma medida provisória e um decreto, publicados hoje em edição extra do Diário Oficial da União. “Espero que isso baixe o preço desses produtos e estimule a agricultura, a indústria e o comércio, trazendo mais empregos. Com essa decisão, você, com a mesma renda que tem hoje, vai poder aumentar o consumo de alimentos e de produtos de limpeza e ainda vai ter uma sobra de dinheiro para poupar ou aumentar o consumo de outros bens”, disse a presidenta, falando especialmente às mulheres. Isso vai garantir boas vendas e comida na mesa do povo mais pobre.

Obras do Canal Costa do Sol serão retomadas no dia 18

A construtora Heca encaminhou correspondência aos moradores do residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia, anunciando que no próximo dia 18 as obras serão reiniciadas, conforme ordem de serviço emitida pela Emurb. O projeto será retomado , incialmente, pelas ruas André Ramos e Comandante Guy Ulbricht. O núcleo residencial sofreu sucessivas inundações nos últimos três anos.


José Antônio Marques: Futebol sergipano vive momento dramático

Com 44 anos de presença no rádio sergipano, onde passou por muitas emissoras na condição de narrador esportivo, José Antônio Marques, avalia que o futubel sergipano vive um momento “péssimo”, “dramático”. Marques, que ao longo de sua carreira entrevistou Pelé, Gerson e vários outros craques do futebol brasileiro, avalia que esse esporte teve seu último melhor momento durante o período do “Gol da Sorte”, quando a Secretaria de Estado da Fazenda liberava ajuda para as equipes e promovia sorteios com os consumidores-torcedores. Por causa da falta de visão empreendedora dos dirigentes, o futebol sergipano caminha para o fundo do poço. E adverte: e eu não sei sobreviverá.

Valadares defende financiamento público, mandato de 5 ou 6 anos e fimda reeleição

Financiamento público exclusivo de campanha condicionado à redução do número de partidos políticos; o fim das coligações partidárias com a instituição da Federação de Partidos Políticos; o fim da reeleição com a instituição de mandatos de 5 ou 6 anos para prefeitos, governadores e presidentes; lista flexível de candidatos proporcionais nos processos eleitorais; o recall - revogação de mandatos mediante consulta popular; a coincidência de datas para os processos eleitoraisno Brasil e a fidelidade partidária. Estas foram algumas das propostas defendidas pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB), em palestra proferida por ele, durante o seminário sobre a Reforma Política no Brasil, na manhã desta sexta-feira (08), no Hotel Real Classic, atendendo ao convite da Federação do Sindicato dos Engenheiros. "Que a fidelidade seja um marco para a seriedade dos nossos partidos políticos", afirmou o senador.

 

Muribeca: prefeito inicia uma série de obras para atender à população

Há três meses à frente do município de Muribeca, o prefeito Fernandinho Franco (PDT) iniciou uma série de obras de revitalização e reformas. "Temos todo um planejamento administrativo. Agora, estamos fazendo algumas ações que melhorem a auto estima do nosso povo e o deixe confortável em qualquer ambiente do município", disse o prefeito. Na primeira leva de atividades, Fernandinho Franco iniciou a reforma de praças, restauração e pintura em escolas e postos de saúde. "A ideia é darmos uma aparência mais limpa e mais funcionais às áreas públicas", afirmou o prefeito, que está em seu primeiro mandato.

 

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 55 56 57 58 59 60 61 62 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos