13/09
18:48

Hospital no Rio confirma 11 mortos após incêndio

Segundo diretor, 77 pessoas foram transferidas

A direção do Hospital Badim confirmou que 11 pacientes morreram em decorrência do incêndio que atingiu a instituição, na noite de ontem (12). Dos 103 pacientes que estavam no local no momento do fogo, 77 seguem internados em 12 instituições de saúde na cidade. Mais 14 foram levados para suas casas. E 20 funcionários e acompanhantes seguem internados.

O balanço foi divulgado na tarde desta sexta-feira (13) pelo diretor médico do hospital, Fábio Santoro. Segundo ele, todos os protocolos de emergência em casos semelhantes foram respeitados e executados. Ele falou à imprensa e leu um comunicado em nome da instituição. “Em primeiro lugar, a diretoria do Hospital Badim expressa sua profunda tristeza e se solidariza com as pessoas atingidas. Nós agradecemos a grande rede de solidariedade que se formou desde ontem e vem se fortalecendo. Incluindo vizinhos, profissionais de saúde e familiares. Os nossos colaboradores atuaram ao longo de toda a noite e madrugada, arriscando suas vidas para salvar os nossos pacientes. Todos os recursos humanos e materiais ao nosso alcance foram dedicados a esse resgate, extremamente difícil, que exigiu a remoção dos pacientes em condição de saúde delicada”, disse o diretor.

Os trabalhos da equipe de perícia da Polícia Civil devem ser retomados amanhã. O subsolo do hospital está totalmente alagado por conta do combate às chamas. A água terá que ser drenada para que as equipes prossigam na investigação das causas do fogo, que teria, segundo os primeiros relatos, se iniciado em um gerador de energia.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/09
18:36

OAB/SE realiza seminário audiovisual “Mulhere-se” neste sábado, 14

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU) e o Núcelo de Produção Digital Orlando Vieira promovem neste sábado, 14, o seminário audioviosual “Mulhere-se”. A ação será aberta ao público e acontecerá de 9 às 12 horas, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, 134, Bairro Centro.

Sob o mote “ocupe a praça”, a iniciativa contará com as palestras da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Pessoa; a doutora e professora no curso de Cinema e Audiovisual da UFS, Danielle Parfentieff; e a ativista negra, Manu@99problemsx. O evento faz parte da programação de realizações da Comissão da OAB/SE.

Fonte e foto: OAB-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/09
17:53

Conferência Estadual da Criança e do Adolescente acontece na UFS nos dias 17 e 18

Evento acontecerá no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contará com palestras, oficinas e apresentações culturais

Nos dias 17 e 18 de setembro, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho – Seit e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/SE realizarão a etapa estadual da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, o evento acontecerá no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contará com palestras, oficinas, apresentações culturais e culminará com a eleição de 30 delegados, que representarão o Estado na etapa nacional.

O evento se inicia na terça-feira (17), às 12h, com o credenciamento presencial. A partir das 14h, a programação será oficialmente aberta com apresentações culturais e palestra magna sobre “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, tendo como palestrantes o professor de história e coordenador do Programa Escola de Conselhos de Pernambuco, Humberto Miranda; e o jornalista e coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Pernambuco, João Batista do Espírito Santo Junior.

Na quarta-feira (18), a programação começa às 8h, com a apresentação cultural dos adolescentes socioeducandos da Fundação Renascer, e a relação de oficinas sobre os eixos temáticos Garantia dos Direitos e Políticas Públicas, Prevenção e Enfrentamento da Violência; Orçamento e Financiamento das Políticas; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social. Pela tarde, haverá a apresentação dos trabalhos dos grupos e eleição dos delegados que representarão o Estado na etapa nacional da XI Conferência, que será realizada em outubro deste ano, em Brasília.

Fonte: ASN
Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/09
17:48

Sergipe passará a receber três novos voos a partir de outubro

Gol Linhas Aéreas fará novos trajetos Aracaju-Guarulhos; a Azul Linhas Aéreas fará os percursos de Aracaju a Campinas de segunda a sábado e a Latam passará a fazer novos voos Aracaju-Guarulhos diariamente

Em reunião na manhã desta sexta-feira (13), entre o secretário de Estado da Comunicação e Turismo, Sales Neto, e o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, foram informados por representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que Sergipe receberá mais três vôos diretos a partir de outubro, com potencial de incrementar mais 30 mil passageiros por mês. 

A Gol Linhas Aéreas fará novos trajetos Aracaju-Guarulhos; a Azul Linhas Aéreas fará os percursos de Aracaju a Campinas de segunda a sábado e a Latam passará a fazer novos voos Aracaju-Guarulhos diariamente. Os novos voos passarão a operar a partir de 27 de outubro. De acordo com o secretário Sales Neto, os voos vão significar a possibilidade de mil novos passageiros por dia no Aeroporto de Aracaju.

Na ocasião, o superintendente da Infraero apresentou ainda um balanço dos últimos anos e apontou um crescimento na movimentação no Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria. “A expectativa para 2020 é de 1,2 milhões de passageiros no Aeroporto Santa Maria. A situação atual é de ascensão, principalmente com as chegada dos novos voos a partir do mês que vem”, finalizou Wanderson.

Fonte: ASN
Foto: Arthuro Paganini


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/09
17:47

Trânsito na Beira Mar e Santos Dumont será alterado neste final de semana

Devido à realização de eventos, o trânsito nas avenidas Beira Mar e Santos Dumont será alterado, temporariamente, em alguns horários neste final de semana. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju montou operações para garantir a mobilidade da cidade durante os eventos. 

No sábado, dia 14, a partir das 14h ,a SMTT fará o fechamento da via onde será realizada uma corrida de rua saindo do Parque da Sementeira às 15h, seguindo pela avenida Beira Mar até o cruzamento com a avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) e retornando ao Parque pela mesma via. O trânsito da avenida Beira Mar ficará interrompido no sentido sul/norte durante a corrida. Por esse motivo, os acessos à avenida estarão fechados do Parque da Sementeira até ao cruzamento com a Avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg), por exemplo, e os acessos feitos pelas avenidas Tancredo Neves, Murilo Dantas e rua Rosalina também estarão fechados. O condutor que vir da Orla da Atalaia terá que acessar à avenida José Carlos Silva. Agentes de trânsito estarão na região para fazer os bloqueios, sinalizações e orientar os condutores. Também no sábado, no período da tarde, haverá um evento na região da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia. O trânsito será interrompido no sentido sul-norte durante a realização do evento, do retorno do Corpo de Bombeiros até ao Oceanário de Aracaju. Agentes de trânsito também serão responsáveis pela organização do fluxo e orientação dos condutores.

Domingo

Já no domingo, haverá um passeio ciclístico saindo do Parque da Sementeira. O trajeto inclui as avenidas Beira Mar (sentido Sul-Norte), Anísio Azevedo, rua Cedro, av. Augusto Maynard, Ivo do Prado, rua Leonardo Leite (antiga Vila Cristina), terminando em frente ao Museu da Gente Sergipana. O trânsito vai sendo liberado à medida que os ciclistas forem passando. Ainda no domingo, 15, será realizado um desfile cívico na rua São Francisco de Assis, no trecho entre a rua Jonaldo Bomfim e Jackson de Figueiredo, no bairro Santos Dumont, e o trânsito será interrompido na região a partir das 7 horas. 

Transporte Público
 
Por causa do evento a ser realizado no sábado, na avenida Beira Mar, a partir das 14h, as linhas de ônibus que circulam pela via sofrerão alterações de itinerário, são elas: 004 – Santa Maria/Mercado, 007 – Fernando Collor/Atalaia, 100 CS1 – Circular Shoppings 01, 409 – Riomar/D.I.A., 410 – Inácio Barbosa/Jardins/D.I.A., 411B – Inácio Barbosa/D.I.A. e 702 – Augusto Franco/Beira Mar. Já no domingo, devido ao evento na Orla da Atalaia, também a partir das 15h, as linhas de ônibus 008 – Porto Sul/B. Industrial, 051 – Atalaia/Centro e 100 CS2 – Circular Shoppings 02 também terão os itinerários alterados.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMTT


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/09
16:55

Aracaju registra queda de 46% no índice de infestação do Aedes aegypti

É o melhor resultado registrado na capital após ter sido colocado em prática o Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti

Aracaju voltou a registrar uma queda significativa no índice de infestação do Aedes aegypti. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 13, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em coletiva de imprensa que apresentou os resultados da 5ª avaliação epidemiológica realizada na capital sergipana em 2019. Segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o município passou de 2,6 (em julho) para 1,4, em setembro, demonstrando uma queda de 46%, comparada à análise anterior. Com isso, Aracaju se enquadra, hoje, entre as cidades com médio risco de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito. Este é o melhor resultado registrado na capital após ter sido colocado em prática o Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti.

Queda significativa nos bairros

Os dados revelados no penúltimo ciclo de 2019 apontam que, atualmente, nenhum bairro de Aracaju está com alto risco de infestação. Dos 43 bairros, 18 estão com baixo risco (42%) e 25 com médio. Diferentemente do levantamento anterior, todas as regiões cujo o Índice Predial era superior a 4, apresentam redução. Foi o caso dos bairros Olaria (era 7,2; agora é 0,2), José Conrado de Araújo (era 7,2; agora está em 1,4), Industrial (caiu de 7 para 3,2), Santo Antônio (de 7 para 3,3) e Dom Luciano (de 4,1 para 2). Ou seja, não há mais na capital nenhuma localidade com alto risco, o que comprova a eficácia das ações de intensificação, que contaram com mutirões semanais e visitas noturnas alcançando mais de 10 mil imóveis.

Esta é a sexta semana consecutiva com queda de notificações de casos de dengue. Na última análise foram registrados 155,94 casos por 100 mil habitantes, o que, segundo os números usados como referência pelo Ministério da Saúde, enquadra a capital sergipana como média incidência. Até 100 casos por 100 mil habitantes a incidência é considerada baixa e, a partir de 301, alta (epidemia). Ao longo do ano, segundo os dados da Secretaria Municipal da Saúde, foram 2.416 casos notificados, 1.012 confirmados e quatro óbitos, sendo que, dos casos notificados, 54,8% deles foram em crianças menores de 14 anos.

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/09
16:51

Com postos fixos, Prefeitura de Aracaju intensifica a vacinação antirrábica

Ação começa no dia 16 e segue até o dia 27

Em continuidade à prevenção da transmissão da Raiva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificará a vacinação antirrábica, com a implantação dos postos fixos a partir da próxima segunda-feira, dia 16. A ação segue até o dia 27, em pontos estratégicos da cidade, abrangendo diversas regiões da capital sergipana.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), veterinária Marina Sena, explica que, de forma paralela aos postos, a vacinação com os Postos Volantes segue até o dia 18 de setembro. “As equipes técnicas continuarão percorrendo as áreas de expansão dos bairros Jaboatiana, Soledade e Capucho, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender aqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos”, explicou.

Simultaneamente, na próxima segunda-feira, dia 16, terá início a vacinação nos Postos Fixos, que funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 16h, para cães e gatos. “É importante ressaltar que quem não conseguir levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica, o CCZ disponibiliza doses durante todos os dias úteis do ano”, acrescentou. 


Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMS


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/09
16:18

Licitação das feiras livres têm propostas entregues por 11 empresas

Ao final do processo mais de uma empresa poderá ser classificada

Comissão Permanente de Licitação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou, nesta sexta-feira, 13, a abertura dos envelopes de habilitação e de preço das empresas interessadas no Processo Licitatório Nº 02/2019, referente a concessão de serviço público para a organização e infraestrutura de comercialização nas feiras livres da capital. Onze empresas foram cadastradas e seguem para a próxima etapa. De acordo com as especificações detalhadas em edital, as empresas credenciadas foram: Gilvan Santos da Silva e Cia Ltda; Sergipe Locações Feiras & Eventos; José Helder Cardozo Fontes; J.Siqueira Construções e Serviços; Murilo Lima Veloso; FMS Locações de Tabuleiros Ltda; Paulo Roberto Santos; Unir Locações e Serviços Ltda; Servescon Serviços e Construções; Construtora Atalaia e Serviços Ltda; Locazil Locações e Serviços Ltda.
 
Como o certame está dividido em cinco lotes, ao final do processo mais de uma empresa poderá ser classificada. “Se tudo transcorrer dentro da normalidade, sem intercorrências administrativa ou judicial, a licitação para a concessão do serviço público deverá ser concluída até o final deste mês de setembro”, destacou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
 
Licitação

O Processo Licitatório Nº 02/2019 dará a concessão, pelo prazo de dez anos, às empresas que oferecerem os menores valores, por lote, para a organização e infraestrutura das feiras livres de Aracaju. O certame envolve 25 feiras da capital, as quais estão divididas em cinco lotes. No lote 1, estão as feiras do Augusto Franco, Orlando Dantas, Santos Dumont, Costa Nova, Médici e Santa Tereza. No lote 2, estão as feiras do Sol Nascente, Castelo Branco, Grageru e Bairro América. O lote 3 é formado pelas feiras do São José, 18 do Forte, Cirurgia, Bugio e Suíssa. No lote 4, estão as feiras do Santo Antônio, São Carlos, D. Pedro I e Coqueiral. E lote 5 é composto pelas feiras do Batistão, D. Pedro I, Jabotiana, Agamenon, Lamarão e Jardim Esperança.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Emsurb


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos