22/01
19:20

5.720 vagas em instituições federais de Sergipe são abertas pelo Sisu

Ao todo, 77 mil candidatos responderam às provas do Enem em Sergipe

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) estão aptos a realizarem as inscrições, distribuídas em 5.720 vagas autorizadas para o sistema em 118 cursos.
 
De acordo com a coordenadora do programa Pré-Universitário do Governo de Sergipe, Gilvânia Guimarães, as inscrições devem ser feitas na página do Sisu. Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).
 
As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2019 do Sisu foram abertas na madrugada desta terça-feira (22). Nesta edição, em todo o país foram abertas 235.461 vagas em 129 instituições.
 
Para mais detalhes,
clique aqui.

Fonte: ASN/Com informações do Ministério da Educação
Foto: Ascom/Seduc


Variedades
Com.: 0
Por Redação
22/01
19:08

Novo período de recurso para o PSS Médico é aberto pela Fundação Hospitalar de Saúde

Ocorreu uma falha técnica  no sistema de informação do PSS Médico, que impediu a comissão julgadora de analisar o currículo de alguns candidatos

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para médicos que se sentirem prejudicados na pontuação têm esta terça e quarta-feiras, 22 e 23, para entrarem com recurso junto à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), através do link específico, publicado no endereço eletrônico  www.saude.se.gv.br.  De acordo com informações do diretor Operacional da FHS, Ives Déda Gonçalves, ocorreu uma falha técnica  no sistema de informação do PSS Médico, que impediu a comissão julgadora de analisar o currículo de alguns candidatos.

“Visando não prejudicar nenhum candidato, a comissão julgadora resolveu abrir estes dois dias para recurso a fim de dar uma nova oportunidade aos interessados de juntarem os documentos necessários para comprovação das condições exigidas no edital”, disse o diretor, acrescentando que o candidato tem como identificar a necessidade de interpor recursos.

“Foi divulgada ontem uma lista pré-classificatória onde consta a pontuação de cada candidato. Aquele que perceber que o seu número de pontos não correspondente com o que ele acredita ter, evidentemente com base em seu currículo, ou que a pontuação está zerada, pode entrar com recurso”, enfatizou Ives Déda, informando que após o fim do prazo, será divulgada uma lista definitiva com a classificação dos candidatos, que será amplamente divulgada.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SES


Variedades
Com.: 0
Por Redação
22/01
18:13

Deso informa interrupção do abastecimento na Atalaia e na Coroa do Meio nesta quarta-feira, 23

A normalização do abastecimento deverá ocorrer a partir das 17h

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que haverá interrupção do abastecimento de água, nesta quarta-feira, 23, das 8h às 17h, em Aracaju, nos bairros Atalaia e Coroa do Meio, em virtude de uma manutenção.

A regularização do abastecimento ocorrerá gradativamente a partir das 17h. Se os serviços forem concluídos antes do horário previsto, o abastecimento será restabelecido sem qualquer outro aviso.

A Deso recomendou a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais.

Fonte: ASN
Foto: Divulgação/DESO
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
22/01
17:30

Especialista explica causas de abalos sísmicos em Sergipe

Tremores foram registrado no último sabado, 19

No último sábado, 19 de janeiro, foram registrados três tremores de terra no município de Malhador. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável por monitorar esses acontecimentos no Nordeste, o primeiro tremor aconteceu às 4 horas e 38 minutos. Já o segundo foi registrado por volta das 8 horas da manhã, enquanto o terceiro aconteceu aproximadamente 30 minutos depois.

Em visita à Assembleia Legislativa de Sergipe, a professora Aracy Senra, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geologia e Áreas Afins da Universidade Federal de Sergipe, explicou que o epicentro do tremor foi registrado no município de Ribeirópolis, mas que devido à formação geológica do solo, o município de Malhador foi o que mais sofreu com a ação da onda sísmica. Ela explicou ainda que este tipo de acontecimento no estado não é recente, pois o Brasil - diferente dos que muitos pensam - não é um país assísmico - sem tremores de terra -, sendo Sergipe um estado que registra abalos sísmicos desde 1919, inclusive em Aracaju. No entanto, ela salientou que os tremores nos últimos anos não têm oferecido danos à população.

Somente neste mês de janeiro Sergipe registrou dois tremores: o primeiro aconteceu no dia 9, com um abalo de magnitude 2.5 na escala Richter. Já o segundo foi registrado no dia 12, dessa vez com menor intensidade, 1.7 graus na escala Richter. No dia 14 de dezembro de 2018 foi registrado outro tremor de terra, dessa vez no município de Gararu. O abalo foi sentido também em Propriá, Amparo do São Francisco, Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha.

Fonte: Rede Alese
Foto: Reprodução-Internet


Variedades
Com.: 0
Por Redação
22/01
17:14

Licitação do serviço de administração das feiras livres será realizada pela Emsurb

As 32 feiras livres da capital são administradas por empresários

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) fará uma licitação para o serviço público de administração das bancas e barracas dos feirantes de todas as feiras livres da capital. Conforme audiência de conciliação com o Ministério Público (MP/SE), ocorrida na manhã desta terça-feira, 22, o prazo de seis meses, solicitado pela empresa municipal para apresentação de minuta do edital de licitação, foi deferido e começa a contar desta data, e em 30 dias após o término do prazo de seis meses à publicação do edital.

De acordo com as informações do presidente Luiz Roberto Dantas, a relação entre Prefeitura, feirantes e empresários vem sendo cuidadosamente analisada por esta gestão. "Técnicos da empresa municipal iniciaram, há meses, estudos voltados para a elaboração de um edital que se adequasse à realidade e à necessidade local. “Temos que tratar de vários aspectos, a exemplo do acondicionamento da carne. A discussão é ampla, complexa e exige muita atenção", informou o presidente.

As 32 feiras livres da capital são administradas por empresários. São eles que transportam, instalam e desinstalam barracas e toldos, fornecem banheiros químicos e têm a responsabilidade de cuidar da aparência dos locais de comercialização. São eles, também, que tratam diretamente com os feirantes sobre valores, cobranças e pagamentos de taxas. Cabe à Emsurb, por meio da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), a organização, fiscalização e a limpeza dos ambientes.

Fonte: AAN
Foto: Felipe Goettenauer


Variedades
Com.: 0
Por Redação
22/01
17:02

Euclides da Cunha ganha espaço especial na Biblioteca Ivone de Menezes

Escritor é considerado autor do primeiro livro-reportagem brasileiro

No dia 20 de janeiro seriam 153 anos do nascimento de Euclides da Cunha. Nascido em Cantagalo, município do Estado do Rio de Janeiro, o jornalista e escritor teve sua trajetória impulsionada graças a uma obra que contou a história da vida sertaneja passada no Nordeste brasileiro, e esse importante nome da literatura que é homenageado pela Biblioteca Municipal Inove de Menezes neste mês. 

Aos 31 anos, Euclides da Cunha se tornou correspondente de guerra para o jornal A Província de São Paulo – hoje o Estado de São Paulo – e foi durante esse período, cobrindo a Guerra de Canudos, ocorrida no interior do Estado da Bahia, que surgiu o que é considerado o primeiro livro-reportagem brasileiro: “Os Sertões”. Foi justamente por sua importância ao contar a história nordestina nesse tempo que o escritor foi o escolhido para ser homenageado pela biblioteca.

Durante o mês de janeiro, a unidade, que funciona das 8h às 17h e possui um acervo de 13 mil obras de diversos autores, recebe os visitantes e apresenta um pouco da trajetória literária de Euclides da Cunha por meio da galeria de imagens, painéis com sua biografia e, por fim, um mural com versos e reversos. Com estrutura adequada, a biblioteca disponibiliza um espaço aconchegante para a leitura dos principais livros do escritor. De acordo com a secretária da biblioteca, mesmo no período de férias, muitos estudantes frequentam o local e, assim, podem conhecer um pouco mais da vida de Euclides da Cunha que foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903 e faleceu em agosto de 1909, aos 43 anos. “Temos apenas dois livros de sua obra, mas, tenho muito da história de Euclides para contar. As escolas que têm interesse em trazer os alunos, podem agendar na biblioteca”, frisou. 

Fonte: AAN
Foto: Sergio Silva


Variedades
Com.: 0
Por Redação
22/01
16:39

Dengue, zika e chikungunya: Sergipe em estado de alerta

Simão Dias, Tomar do Geru e Santana do São Francisco são os que apresentaram maior índice de infestação

O Ministério da Saúde divulgou 250 municípios em situação de alerta para dengue, zika e chikungunya. Em Sergipe, 43 dos 75 municípios 40 estão em alerta e três em risco de surto das doenças e na capital sergipana a situação é considerada satisfatória.

Os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, registrados até o início do mês de dezembro de 2018. De acordo com o Ministério da Saúde, a maior parte dos criadouros do mosquito foi encontrada em depósitos domiciliares (4.456), seguida de depósitos de lixo (1.899) e água (629).

Os municípios sergipanos em risco são os que apresentaram Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou superior a 4%. São eles: Simão Dias- 6,9%; Tomar do Geru- 4,3 e Santana do São Francisco- 4%.

A relação dos municípios e de outros estados estão disponíveis aqui.

Fonte: Rede Alese
Foto: Divulgação - Internet


Variedades
Com.: 0
Por Redação
22/01
16:36

Força Nacional: presença em Sergipe é prorrogada por mais 60 dias

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e abrange outros dois estados

Em portaria publicada no último sábado (19), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, determinou a prorrogação da presença da Força Nacional (FN) em Sergipe por mais 60 dias, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União. A decisão da portaria de nº 40 também abrange o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

A atuação da Força Nacional conta com o apoio estrutural das policiais civil e militar em todo estado. Além da ajuda logística que é disponibilizada pela Secretaria de Segurança Pública, o acesso aos sistemas de informações e ocorrências em Sergipe estão disponíveis para a FN, visando levar mais segurança para a sociedade sergipana.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos