29/05
08:20

Profissionais do Estado participam de encontro sobre educação empreendedora

Evento foi direcionado para professores, gestores e diretores da Rede Pública Estadual de Ensino
 
Profissionais do ensino médio e profissionalizante tiveram oportunidade de participar do Encontro Professor Empreendedor – O Despertar do Professor para a Educação Empreendedora. Realizado no Auditório do Sebrae na sexta feira (26 de maio), o evento teve como proposta iniciar o processo de capacitação dos professores para o PNEE - Programa Nacional de Educação Empreendedora, coordenado pelo Sebrae.

Os participantes tiveram acesso a uma palestra sobre o PNEE. Depois puderam assistir depoimentos de casos de sucesso de professores, alunos e gestores de escolas particulares e da Universidade Federal de Sergipe, sobre a experiência em participar do PNEE. Durante o encontro o diretor do Sebrae, Marcelo Barreto, e o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, assinaram o termo de compromisso para desenvolvimento do Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas do Estado. 

 Para o secretário Jorge Carvalho, é muito importante participar desse encontro, pois o Sebrae é um grande parceiro. Segundo o Secretário, a assinatura desse protocolo de intenções vem a somar aos esforços da Secretaria de Educação, que está interessada em buscar uma nova forma de trabalhar o ensino médio e profissionalizante.

“Desenvolver habilidades e competências sócio emocionais é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. O Sebrae é a instituição que mais se aprofundou no estudo da Cultura Empreendedora, fundamental para a vida. Queremos capacitar o professor da Escola pública para que possa trabalhar com seus alunos o empreendedorismo na sala de aula”, destaca Jorge Carvalho.

 A iniciativa está sendo vista com bons olhos pelos profissionais do ensino público. O professor Rodolfo Marques está satisfeito com a parceria. “É mais uma motivação, faz com que o profissional se qualifique, adquira novos conhecimentos e tenha condição de transmitir melhor para os alunos”, explica.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/05
22:55

Governo interioriza e amplia rede de ensino profissionalizante

No momento, são 12 unidades em funcionamento, nas quais estão sendo ofertados 23 cursos técnicos de nível médio. Até o final deste ano, serão 15 centros estaduais de ensino profissionalizante, em 11 municípios sergipanos

O governo de Sergipe investe continuamente para ampliar e interiorizar a rede estadual de centros de ensino profissionalizante. Para isso, já aplicou mais de R$ 76 milhões na reforma e construção dessas escolas e promoveu um ato histórico, no último dia 5 de maio, ao entregar a 1ª escola de ensino técnico em área de assentamento da reforma agrária no país: o Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) Dom José Brandão de Castro, unidade de ensino da rede pública, que oferta cursos técnicos de Agropecuária e de Agroindústria.
O Centro Dom Brandão está localizado no assentamento de reforma agrária ‘Queimada Grande´, no município de Poço Redondo. Vocacionada para atender as demandas econômicas do Alto Sertão Sergipano, região na qual predomina a agropecuária, esta unidade, após um investimento de R$ 7 milhões, recebeu novas edificações, passou por uma série de melhorias em sua infraestrutura e beneficia mais de 400 alunos, em sua maioria filhos de trabalhadores rurais assentados, acampados, agricultores familiares, posseiros, indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Outras duas unidades de ensino técnico de nível médio já estão em fase de conclusão nos municípios de Umbaúba e de Nossa Senhora do Socorro. A secretaria de Estado da Educação prevê que até o final de 2018 a rede esteja com 18 centros estaduais de ensino profissionalizantes em funcionamento.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
23:51

Congresso do Sindifisco vai abordar situação política do País

O Sindicato do Fisco de Sergipe realizará o 9º Congresso do Sindifisco, nos próximos dias 26 e 27. A abertura do evento será nesta sexta (26), às 20h, com palestras e debates sobre a difícil situação política e econômica do País. No sábado (27), das 8h às 12h30, a programação será específica aos associados: os auditores e auditoras eleitos como delegados(as) ao Congresso participarão de discussões em grupo e da plenária final, que vai deliberar sobre propostas relativas à vida sindical categoria.  As atividades vão acontecer na sede do sindicato, localizada Rua Jornalista João Batista de Santana, nº 1914, no Bairro Coroa do Meio.  

Dívida Pública e as ‘reformas’
A abertura solene contará com as presenças do pós-doutor em Ciências Política e coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Estado de Alagoas, professor José Menezes Gomes e do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Johnson da Silva Alcântara.

José Menezes Gomes vai abordar sobre “A Dívida Pública do Estado Brasileiro” e Charles Johnson da Silva Alcântara falará sobre “Os impactos sociais da terceirização e das reformas trabalhista e previdenciária”.

“Estamos vivendo um fenômeno perverso de ataque brutal aos direitos do conjunto da classe trabalhadora. E nesta edição, o Congresso do Sindifisco também será mais uma forma de democratizar o debate sobre as chamadas reformas do Trabalho e da Previdência”, destaca o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
13:08

Feira típica do nordeste reunirá mix de produtos artesanais

No próximo final de semana, 27 e 28 de maio, Sergipe receberá à 4ª edição da Feira do Mangaio. O evento será realizado no Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, aberto ao público a partir das 15h, com atrações musicais como Carla Leal, Banda Náufrago, Banda Garagem e André Lucas.

Tatiane Costa, uma das organizadoras da feira tipicamente nordestina, foi a entrevistada do Jornal da Alese desta segunda- feira (22).

De acordo com Tatiana, “a Feira reunirá cerca de 50 expositores, onde será possível encontrar de tudo com variedade, qualidade e preço, que vai desde o artesanato, gastronomia, confecção, acessórios, além de atrações musicais e teatrais”, salientou.

A organizadora do evento ressaltou ainda que “a Feira do Mangaio estimula a valorização da identidade da região, incentivando a interação com a comunidade, bem como o desenvolvimento da economia local e criativa da comunidade”, disse Tatiane.

Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
13:04

Defesa Civil disponibiliza telefone emergencial 199

A Defesa Civil de Aracaju, em parceria com a Guarda Municipal (GMA), está atendendo a população aracajuana através do novo número emergencial 199. O serviço tem como objetivo auxiliar as questões relacionadas à prevenção, socorro e assistência, de forma mais rápida e eficiente, garantindo segurança aos cidadãos.

Apesar de ser um telefone emergencial padronizado em todo país para receber ligações referentes à Defesa Civil, Aracaju era a única Capital brasileira que não disponibilizava o número de emergência 199. Antes, o telefone da Defesa era um número fixo, que só funcionava no período do expediente. Agora, a população pode solicitar a intervenção do órgão 24h, em casos emergenciais ou não, como por exemplo, em casos de alagamentos, deslizamentos, desabamentos e rachaduras, através desse telefone.

O atendimento, realizado pelos monitores da GMA, já está disponível, é gratuito e pode ser acessado por telefone fixo ou móvel, sem custos. A cada chamado recebido é feita uma triagem com questionamentos específicos para verificar a urgência do atendimento, detectando se há necessidade que a Defesa faça a interdição de imediato ou se pode ser feita uma vistoria posterior para elaboração do relatório de avaliação. Em situações emergenciais, os chamados são encaminhados automaticamente para o plantão 24h da Defesa Civil. Os vídeos e imagens também podem ser acrescentados às solicitações, via whatsapp da Guarda (79 98166-7790).


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
13:01

Proprietários de veículos de placa final 4 devem estar atentos ao calendário

Donos têm até o dia 31 de maio para pagarem seus licenciamentos em cota única

Os proprietários de veículos de placa final 4 devem ficar de olho no calendário para não perderem o prazo para pagamento da cota única do licenciamento anual. Seguindo o calendário do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), esses donos têm até o dia 31 de maio para pagarem seus licenciamentos em cota única. Quem tem veículo com placas final 5 e 6, e que optou pelo parcelamento em duas ou três vezes, respectivamente, também deve efetuar o pagamento até esta data.

Para solicitar o Licenciamento Anual, o cidadão deve acessar o portal de autoatendimento, na opção Serviços de Veículos. Se o usuário escolher pelo pagamento em cota única no Banese, após a taxa compensada, o documento é liberado para impressão. Já na opção “Outros Bancos”, deve-se levar em consideração o período de quatro dias para compensação do pagamento para liberação do Certificado de Registro Veicular (CRLV).

Quanto ao recebimento do CRLV, a pessoa pode escolher entre uma unidade de atendimento da autarquia ou em casa. O tempo médio para o documento chegar ao endereço do proprietário é de oito dias úteis após gerado. Para isso, é importante, e de responsabilidade do proprietário do veículo, manter o endereço sempre atualizado para que o documento chegue à residência.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
23/05
13:00

Banco de Leite Humano alerta para necessidade de receber mais doações

Serviço precisa do apoio de mulheres solidárias que tenham leite em excesso, ou seja, que possuam, em primeira instância, o suficiente para amamentar seus próprios bebês e para doar

Nos últimos quatro meses o Banco de Leite Humano (BLH) Marly Sarney recebeu apenas 50 doações, provenientes do posto de coleta da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e de mulheres que realizam doações em domicílio. A unidade, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência estadual em serviço de banco de leite e atua na captação e na distribuição do leite materno para bebês de alto risco e prematuros da própria MNSL. O serviço também atende filhos de mulheres que têm dificuldade.

De acordo com a coordenadora do BLH, Thereza Cristina Azevedo, o serviço precisa do apoio de mulheres solidárias que tenham leite em excesso, ou seja, que possuam, em primeira instância, o suficiente para amamentar seus próprios bebês e para doar. “Recebemos mães provenientes de todo estado. Quando se dispõem a doar, elas precisam estar amamentando, não estar ingerindo bebida alcoólica ou medicação que prejudique a amamentação”.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/05
21:15

Orquestra Sinfônica apresenta no Tobias Barreto trilhas do cinema

No repertório haverá famosas trilhas de Hollywood, dentre elas as compostas por John Williams (Star Wars, O Patriota, Harry Potter) e Howard Shore (O Senhor dos Anéis)

Famosas trilhas sonoras de filmes do cinema internacional serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) no dia 18 de maio, às 20h30, sob a regência do maestro Guilherme Mannis. Em concerto no Teatro Tobias Barreto, o grupo proporcionará à sua plateia dois momentos: o primeiro, inteiramente dedicado à poética cinematográfica italiana, trará trilhas de Ennio Morricone (Cinema Paradiso), Nino Rota (O Poderoso Chefão, Romeu e Julieta, entre outros) e Nicola Piovani (A vida é bela).

O segundo momento será uma homenagem a famosas trilhas de Hollywood, dentre as quais destacam-se aquelas compostas por John Williams (Star Wars, O Patriota, Harry Potter) e Howard Shore (O Senhor dos Anéis). Os ingressos já estão disponíveis da bilheteria do Teatro Tobias Barreto. A Orsse é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Trata-se de concertos para todos os gostos: as poéticas trilhas italianas embelezam e alegram um primeiro momento de concerto. Já as trilhas mais épicas fazem tremer as paredes do teatro. Todas elas não são meros acompanhamentos de produções cinematográficas, e sim representam uma grande carga artística dos próprios filmes. Pensar no ‘Poderoso Chefão’ sem seu tradicional tema ou em ‘Star Wars’ desprovido de seu tema inicial é algo inconcebível”, afirmou o maestro Guilherme Mannis.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto e custam R$ 20 para estudantes, professores e idosos, e R$ 40 a inteira. Para ter acesso a mais informações basta ligar para a bilheteria do teatro (79) 3179-1496.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos