27/01
18:46

UFS suspende almoço e janta no campus de São Cristóvão

Uma pane no sistema de refrigeração do Restaurante Universitária (Resun) do Campus da UFSA, em São Cristóvão (Rosa Elze) motivou a suspensão do fornecimento, a partir desta terça-feira, de almoço e jantar. Não há uma previsão para a normalização do serviço, mas acredita-se que isso pode acontecer em dois ou três dias.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
27/01
14:04

Brasileira desenvolve novo tratamento para câncer de ovário


Terapia com uso de metal raro será testada clinicamente

Um grupo de pesquisadores do Brasil, Reino Unido e Itália, coordenado por um professor brasileiro, desenvolveu um composto com ação potente e seletiva contra o câncer de ovário. O estudo realizado com o novo composto à base de paládio - metal raro de alto valor comercial - demonstrou sua eficácia contra células de tumor de ovário sem afetar o tecido saudável. Além disso, testes em células tumorais indicaram que o composto age contra tumores resistentes ao tratamento mais utilizado atualmente no combate ao câncer de ovário, que é feito com um fármaco chamado cisplatina.

O trabalho foi conduzido durante a pesquisa de doutorado da professora Carolina Gonçalves Oliveira, atualmente no Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A cisplatina é um quimioterápico eficiente para tumores no ovário, mas o tratamento pode causar efeitos colaterais severos aos pacientes, afetando rins, sistema nervoso e audição. Segundo o pesquisador do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP) Victor Marcelo Deflon, que coordenou o estudo, isso acontece porque a molécula não é muito seletiva, ou seja, afeta também células saudáveis.

“[O novo composto] tem alta seletividade para células de câncer, isso traz uma expectativa de menos efeitos colaterais. E ele é ativo em células de câncer resistentes à cisplatina, isso é ótimo porque é uma alternativa para tratar câncer nesses casos que são resistentes à cisplatina”, disse Deflon. “Algumas células de câncer aprendem a se defender da cisplatina, então ficam resistentes”, complementou.

Os pesquisadores identificaram o mecanismo de ação do novo composto e concluíram que há diferenças em relação à cisplatina. “O fato de ele [novo composto] atuar em células resistentes à cisplatina mostra que o mecanismo de ação dele é diferente, então a gente foi estudar qual era o mecanismo e acabou encontrando que o potencial alvo dele é uma enzima, não o DNA”, disse.

Testes clínicos
O composto à base de paládio teve ação na topoisomerase, uma enzima presente em tumores e que participa do processo de replicação do DNA, sendo um alvo potencial para quimioterápicos. “Essa enzima tem altas concentrações em células de câncer porque são células que se reproduzem muito rápido e ela está relacionada com metabolismo celular para replicação das células”, disse.

Já a cisplatina age diretamente no DNA, causando mudanças estruturais nele, impedindo a célula tumoral de copiá-lo. Deflon explicou que são alvos diferentes, mas tanto a cisplatina como o composto de paládio inibem o processo de divisão celular do tumor. 

A partir dessa descoberta, os pesquisadores devem buscar o desenvolvimento de versões ainda mais eficientes do composto para obter uma molécula que possa ser testada em animais com boas chances de sucesso. Depois de testes bem-sucedidos em animais, a molécula pode ser levada para testes clínicos.

“É uma tentativa de desenvolver um fármaco que tenha menos efeitos colaterais que a cisplatina e, nesse caso, ele é mais seletivo tanto para célula que é sensível à cisplatina quanto para célula que é resistente à substância”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
24/01
18:23

Divulgado resultado do I Concurso Literário da Rede Pública Estadual de Sergipe

Mais de 700 estudantes se inscreveram no concurso, que teve como tema “Amazônia: sua importância para o Brasil e para o mundo”

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), divulgou nesta sexta-feira (24), o resultado do I Concurso Literário da Rede Pública Estadual de Sergipe. O concurso foi voltado para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como alunos do Pré-Universitário, juntamente com o respectivo professor orientador.

Ao todo, 760 estudantes se inscreveram para participar desta primeira edição do concurso, cujo tema foi "Amazônia: sua importância para o Brasil e para o mundo". Os participantes submeteram seus trabalhos nas categorias poesia, crônicas, literatura de cordel, redação e crônicas em inglês e espanhol. Os alunos e professores vencedores com melhores trabalhos de cada categoria serão contemplados com um notebook. Já os segundos e terceiros colocados ganharão medalhas. A premiação acontecerá durante a aula inaugural no Colégio Estadual Tobias Barreto, no mês de fevereiro, em data ainda a ser definida.

Os resultados do I Concurso Literário da Rede Pública Estadual de Sergipe podem ser conferidos clicando aqui.

Fonte: ASN
Foto: Maria Odília/Ascom-Seduc


Variedades
Com.: 0
Por Redação
24/01
17:52

Vias em obras continuam com alterações no trânsito neste sábado, 25

Agentes da SMTT estarão nos locais em obras a partir das 7h para garantir a mobilidade urbana e orientar os condutores

Devido às obras de infraestrutura dos corredores de mobilidade, a Prefeitura de Aracaju informa que o trânsito das avenidas Augusto Franco e Beira Mar permanecem com alterações neste sábado, dia 25. Como há previsão de chuvas na capital sergipana para o final de semana, os trabalhos de recapeamento, sinalização das vias e construção da nova ciclovia da avenida Augusto Franco podem ser interrompidos. Apenas o serviço de fresagem do antigo asfalto continua. Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão nos locais em obras a partir das 7h para garantir a mobilidade urbana e orientar os condutores.

Corredor Augusto Franco

Além da construção da nova ciclovia no canteiro central da avenida Augusto Franco, há frentes de trabalho atuando no recapeamento da via. Sendo assim, no sentido Norte (Santa Maria/Centro) o trânsito estará em meia pista nos trechos entre as avenidas Padre Nestor Sampaio e Gonçalo Rollemberg Leite; no sentido Sul (Centro/Santa Maria) o trânsito estará em meia pista nos trechos entre a avenida Edélzio Vieria de Melo e a rua Jurandi Gomes de Santana e entre as ruas Santa Catarina e Maruim.

Corredor Beira Mar e Corredor Jardins

O serviço na Beira Mar permanece concentrado no cruzamento entre as avenidas Ivo do Prado e Barão de Maruim. A via está sinalizada e não há interdições no trânsito. A frente de trabalho no Corredor Jardins continua na avenida Josino José de Almeida no trecho entre o cruzamento com a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a avenida Tancredo Neves. O trânsito estará em meia pista.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
24/01
17:49

Turismo: Adema emite licença ambiental para passeios de buggies na Praia do Saco

Rota terá três áreas delimitadas  e não causarão degradação ambiental  

A partir deste sexta-feira (24), moradores e turistas que frequentam a Praia do Saco, no município de Estância, litoral Sul do Estado, poderão realizar passeios de buggies por suas dunas. A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), concedeu a licença ambiental para que a Associação dos Prestadores de Serviços de Turismo em Buggy e Similares do Litoral de Estância, possa fazer rotas específicas, tornando livre a exploração da atividade em uma das praias mais visitadas de Sergipe.

De acordo com o  diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, apesar da concessão da licença, os entendimentos com o Ministério Público Federal terão continuidade. "O MPF ingressou com ação judicial para impedir atividades que possam degradar o meio ambiente, entre elas, os passeios, porém, a licença concedida no dia de hoje permite a liberação de três roteiros específicos para os buggies, uma atividade classificada de ecoturismo de baixo impacto ambiental, que atenderá todas as exigências legais, até a questão ser completamente resolvida", explicou.

O presidente a Associação de Buggy Tour do Litoral de Estância, Josival Lima, se mostrou contente com a emissão da licença. "Nossa associação possui 40 sócios e estamos muito felizes com esse aval da Adema, pois com essa permissão conseguiremos buscar as próximas autorizações que precisamos. Nosso intuito é que a atividade seja regularizada e que possamos prestar nossos serviços da melhor forma”, afirmou.

Fonte: ASN
Foto: Marcos Rodigues/Ascom-Adema


Variedades
Com.: 0
Por Redação
24/01
17:02

Corpo de Bombeiros de Sergipe emite alerta para população devido a chegada de frente fria

Previsão é que as chuvas continuem, acompanhadas de trovoadas com características de descargas elétricas e rajadas de vento

As unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) estão em alerta máximo por conta do anúncio da chegada em Sergipe de uma frente fria nos últimos dias, possibilitando chuvas mais significativas nas regiões sul, centro-oeste e região central do Estado, além do alto sertão sergipano.

De acordo com alerta divulgado pela Defesa Civil, é recomendado que a população se mantenha atenta, caso a chuva fique mais forte. Será encaminhado um SMS de alerta para as pessoas cadastradas no aplicativo de Alerta da Defesa Civil, informando da possibilidade de chuva nesses territórios, de modo que os cidadãos já fiquem sabendo previamente da probabilidade desse tipo de ocorrência. Quem desejar receber os alertas da Defesa Civil Estadual via SMS, deve enviar mensagem para o número 40199, informando o CEP da localidade.

A previsão é que as chuvas continuem, acompanhadas de trovoadas com características de descargas elétricas e rajadas de vento, podendo ocasionar ocorrências como alagamentos, desmoronamentos e deslizamentos. Para aqueles que moram em locais descampados, é importante não buscar abrigos debaixo de árvores e sim procurar lugares seguros para se refugiar, longe de riscos de destelhamento e eventuais desabamentos. Caso aconteça alguma catástrofe, o sergipano pode ligar imediatamente para o 193 ou Defesa Civil (199). Moradores de imóveis que apresentarem problemas estruturais devem solicitar vistoria preventiva da Defesa Civil.

Fonte: CBM/SE
Foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
24/01
16:00

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa responsável por tráfico, homicídios e roubo de cargas

A Operação Anúbis foi deflagrada pelo Denarc e CORE nos Estados de PE e SP

O Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) deflagraram nesta quarta-feira, 22, nos Estados de Pernambuco e São Paulo, a operação Anúbis, com o objetivo de cumprir quatro mandados de buscas domiciliar e dois mandados de prisão. Os mandados foram autorizados pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju em desfavor de uma organização criminosa que atuava com o tráfico de drogas e de armas de fogo, roubo de carga, homicídios, corrupção, agiotagem e fraudes a licitação.

Os principais alvos da operação são os líderes da organização, os sergipanos Aldevan Oliveira Cunha, conhecido como “Pretinha” ou “Sem Futuro” e que também usava uma identidade falsa com o nome de Djvan Luiz de Oliveira e Adelvan Cardoso Oliveira. Os dois estavam em uma casa de praia do litoral pernambucano, onde segundo as investigações, lavariam dinheiro sujo na compra de imóveis. Segundo o delegado Osvaldo Resende, os dois reagiram a prisão e efetuaram disparos contra os policiais. Os dois foram alvejados e socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Com eles foram apreendidos uma pistola 9 mm, e um revólver calibre 38, além de um BMW X5, avaliada em mais de R$ 300 mil.

Toda operação em solo pernambucano contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal e de policiais do Centro Integrado de Inteligência da Secretaria de Defesa Social (CIIDS/SDS) e da Delegacia Seccional de Palmares. No mesmo instante, policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Sergipe foram até a casa de Adelvan, na cidade de Itú, interior de São Paulo.

O local é uma verdadeira fortaleza com muro de vários metros de altura e arame farpado, câmeras de segurança por todos os lados e passagem controlada. Todo o monitoramento do local foi feito por drones e o trabalho dos policiais civis sergipanos contou com apoio de policiais paulistas do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA) e Grupo Especial de Repressão (GER) do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE). No local, foram apreendidos documentos, notebooks e demais dispositivos eletrônicos, que servirão de prova no encerramento do inquérito policial.

Operação Anúbis

A operação deflagrada nesta quarta-feira, 22, é um desdobramento de uma outra operação ocorrida no Estado de Goiás em julho deste ano. Na época, parte da organização de Adelvan foi presa e transferida para Sergipe. De acordo com o delegado Osvaldo Resende, aquela operação feita no Centro-Oeste do país, angariou várias provas da existência de uma organização criminosa. “Adelvan montou uma base em São Paulo e de lá mandava drogas, armas pesadas e cargas roubadas para Sergipe e várias partes do país”, destacou o delegado.

Para se ter ideia do poderio econômico da organização, no ano de 2013, policiais civis sergipanos chegaram a apreender um caminhão com produtos roubados avaliados em mais de R$ 1.5 milhões. “Eles agem há pelo menos 10 anos e movimentavam milhões de reais em atividades ilícitas. Outra carga desta organização foi apreendida em 2018, pela Polícia Rodoviária Federal, e na época foi avaliada em mais de R$ 1 milhão”.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
24/01
15:53

Mais de 5 toneladas de fertilizantes furtados são recuperadas no interior de Sergipe

Os fertilizantes foram comercializados por um preço menor com frete também mais barato

Após o registro de um Boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Maruim, foram obtidas informações sobre um furto de fertilizantes na Usina Pinheiro. As equipes também chegaram a informação de que um homem estaria comercializando fertilizantes a um preço menor em Capela.

De acordo com o delegado Ataíde Alves, as informações foram compartilhadas com as equipes da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (COPCI) e da Delegacia de Capela. Assim, foram iniciadas diligências que resultaram na localização do suspeito que estava comercializando os fertilizantes furtados. Em depoimento à polícia, ele informou ter comprado de um homem, ainda não identificado, na cidade de Rosário. Teriam sido fornecidos a mercadoria e o frete a um valor menor do que o do fornecedor.

O comerciante José Claudio de Oliveira Mota indicou o local onde estavam armazenados os itens adquiridos nessa transação. Na ação, foram apreendidos 113 sacos de 50kg, dentre os quais estavam itens furtados da Usina Pinheiro. Ele foi autuado em Capela por Receptação Culposa. As investigações sobre o furto estão sendo conduzidas pela Delegacia Regional de Maruim.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos