10/07
10:49

Secretário de Educação se reúne com diretores de escolas do Baixo São Francisco

 

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, continua com o ciclo de reuniões com as Diretorias de Educação da Rede Estadual. Na manhã de segunda-feira, 9, foi realizada mais um encontro com diretores de escolas da rede estadual de ensino, desta vez no município de Propriá, no auditório do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, onde estiveram presentes gestores das 42 unidades de ensino pertencentes à Diretoria Regional de Educação 6, território do Baixo São Francisco.


Essa foi a segunda reunião com gestores escolares e nela eles apresentaram demandas relacionadas a infraestrutura das escolas, quadro de pessoal, transporte, merenda e internet. O primeiro foi realizado em 27 de junho, com os diretores das 21 unidades de ensino gerenciadas pela Seed sob a circunscrição da DRE 1, que abrange nove municípios do território Sul Sergipano.



A reunião contou com a presença da diretora da DRE 6, Julianne Pereira Bastos; do diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Jorge Costa Cruz Júnior; da diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima; do coordenador da Cogedam, Jason Reis e do diretor da Engenharia da Seed, Valdir Pinto Santos.


Diálogo e aproximação


O ciclo de reuniões tem como proposta aproximar a gestão central da Secretaria de Estado da Educação (Seed) dos gestores das unidades escolares que são gerenciadas pela pasta. Os participantes da reunião destacaram a importância desse diálogo aberto com o secretário.


De acordo com a diretora do DED, Ana Lúcia Lima, o encontro demonstra o estreitamento das relações. “O secretário vai às Diretorias Regionais de Educação para ouvir todos os diretores e coordenadores, ouvir as necessidades das escolas, sentir o que está precisando melhorar em termos de estrutura física e pedagógica. Com esta ação ele pode conhecer os gestores e fazer uma avaliação da oferta da educação no estado de Sergipe”, afirmou.


A diretora da DRE 6, Julianne Pereira Bastos, agradeceu a presença do secretário Josué Modesto, ressaltando a importância do encontro com os diretores. “Essa visita é uma oportunidade para que ele veja a realidade de cada escola. Isso mostra o compromisso dele com a nossa educação. Além disso, os gestores também estão comprometidos para que as soluções dos problemas se agilizem. Creio que assim a gente se encaminha para uma educação de qualidade para os nossos alunos”, disse.

 



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
08/07
18:38

Fundação Hospitalar divulga calendário de convocação dos aprovados no PSS

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está divulgando o calendário de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS). O prazo para apresentação dos documentos começa nesta segunda-feira, dia 9, e encerra no dia 13.

Os candidatos aprovados deverão se dirigir ao Centro Administrativo da Saúde Dr. Gilvan Rocha, localizado na avenida Augusto Franco, em Aracaju, seguindo a data determinada para a sua apresentação e munidos dos documentos originais e físicos registrados no ato de inscrição. Não serão aceitas fotocópias ou arquivos eletrônicos.

Nesta segunda-feira, deverão se apresentar assistentes sociais, biomédicos, cirurgião buco-maxilo facial, enfermeiros (incluindo obstétrico e do SAMU) e farmacêuticos. O candidato que não conseguir por algum motivo se apresentar no horário previsto no calendário, poderá se apresentar no mesmo dia ou até as 17 horas do dia 13 de julho, munidos de toda documentação, mas obedecerá a disponibilidade de vagas disponíveis no momento da sua apresentação.

Todo o calendário de convocação do PSS da Saúde e as orientações para os candidatos aprovados está disponível na página 
www.saude.se.gov.br.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
06/07
10:37

Saúde de Aracaju orienta usuários e profissionais sobre a prevenção do sarampo

Com o objetivo de promover uma maior intensificação das ações de vigilância e de imunização em Aracaju com relação ao sarampo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou nesta quinta-feira, 5, um alerta epidemiológico aos profissionais da área. A preocupação é devido ao quadro epidêmico que os estados de Roraima e Amazonas vêm enfrentando, em decorrência da entrada de pessoas contaminadas no país; e da realização da Copa do Mundo na Rússia (com a reunião de cidadãos de diversas nacionalidades, que podem estar com a doença, em contato com pessoas que circulem em Aracaju).


Embora os últimos casos confirmados para sarampo no município tenham ocorrido há muito tempo, e o Brasil tenha recebido o certificado de eliminação do vírus em 2016 pela Organização Mundial de Saúde, atualmente o país encontra-se vulnerável devido às baixas coberturas vacinais.


"O fluxo migratório de países vizinhos e a Copa fazem com que seja necessário um maior empenho dos nossos profissionais da saúde, tanto para a esclarecer a população sobre a importância de manter a caderneta da criança atualizada, quanto de permanecer em alerta para casos suspeitos de sarampo, pois a notificação deve ser imediata. Destaco que os pais e responsáveis são protagonistas diretos do cuidado com seus filhos, e que precisam ser ativos no processo de prevenção das doenças. Todas as unidades básicas de saúde ofertam as vacinas necessárias para a crianças", destacou a responsável pela área técnica de doenças imunopreveníveis e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Ilziney Simões.


A transmissão do sarampo pode ocorrer de uma pessoa a outra por meio de secreções expelidas ao tossir, falar, espirrar ou até na respiração. O contágio pode se dar ainda por dispersão de gotículas no ar em ambientes fechados. "Por isso, ela é considerada uma doença infecciosa viral extremamente contagiosa. Os principais sintomas são manchas avermelhadas em todo o corpo, febre alta, congestão nasal, tosse e conjuntivite, além de poder causar complicações graves, como encefalite, diarreia intensa, infecções de ouvido, pneumonia e até cegueira; quadros que são mais graves em crianças", alertou.


No estado de Sergipe, os últimos casos confirmados foram registrados em 1999. "Assim, alertamos os profissionais de saúde dos hospitais, das Unidades de Pronto Atendimento e das Unidades de Saúde da Família para enviar a notificação imediata de todos os casos suspeitos, entrando em contato através dos telefones (79) 3711-5069 e (79) 3711-5062; ou via e-mail saude.notifica@aracaju.se.gov.br. No período noturno, feriados e finais de semana, o contato para notificações com a Unidade de Resposta Rápida/CIEVS (URR) pode ser feito através do número (79) 98107-5020", divulgou Ilziney.

Como prevenir?

A melhor maneira de se evitar a doença ainda é através da vacina. As crianças devem receber duas doses: a primeira aos 12 meses, com a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda aos 15 meses, com a tetra viral (que inclui proteção contra varicela) ou tríplice viral e varicela separadamente.

Caso o indivíduo esteja fora da referida faixa etária e não tenha recebido esta vacina em algum momento da vida, a vacinação se dá da seguinte forma: até 29 anos, duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas; 30 a 49 anos: apenas uma dose. Vale salientar, a importância de levar o cartão de vacina à unidade de saúde para que o profissional verifique a necessidade de atualização.

Outros cuidados ainda devem ser tomados como:

» Fazer higiene das mãos com água e sabão (sempre depois de tossir ou espirrar, de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar olhos, boca e nariz);

» Usar lenço de papel descartável;

» Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas de saliva;

» Em caso de infecção, evitar sair de casa enquanto estiver no período de transmissão (de cinco a sete dias após o início dos sintomas);

» Evitar aglomerações, ambientes fechados e mantendo-os ventilados sempre que possível;


PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
06/07
10:04

Confira o horário de funcionamento dos serviços municipais nesta sexta-feira

De acordo com decreto assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta sexta-feira, 6, os órgãos que compõem a Prefeitura de Aracaju terão horário de funcionamento diferenciado. A medida foi devido à participação da Seleção Brasileira na fase de quartas de final na Copa do Mundo.


O Brasil irá enfrentar a seleção da Bélgica a partir das 15h. Por isso, os serviços da administração municipal funcionarão somente até as 13h, com exceção dos considerados essenciais para a população. Permanecem em funcionamento normal os hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que atendem 24 horas. As Unidades de Saúde da Família (USF) seguem o horário do decreto.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) irá alterar o funcionamento dos mercados centrais Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco, os setoriais (bairros) e o mercado Milton Santos (Augusto Franco). Todos eles estarão abertos apenas até as 14h. Já as feiras livres realizadas no Suíssa, Aruana, São José, Médici, J. P. Freire, Sol Nascente, Lamarão, Castelo Branco e Agamenon Magalhães acontecem normalmente. 

O Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), localizado no bairro Jardins, funcionará em seu horário normal, das 5h às 21h45.
A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed), incluindo todos os órgãos e serviços vinculados, funcionam apenas até as 13h.

PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
06/07
09:43

Serviço de urgência do Ipesaúde está funcionando somente no novo local

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) informa que o serviço de urgência do instituto está funcionando somente no novo local, anexo ao Hospital Cirurgia, na avenida Desembargador Maynard, em Aracaju.

O espaço, inaugurado no último dia 04 de julho, possui 1400 metros quadrados e disponibiliza sala de Ortopedia, consultório cirúrgico, sala de estabilização, enfermarias masculina e feminina, sala de observação, Ala Pediátrica, além de Ouvidoria.

ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
06/07
09:38

Sergipe contabiliza 577 acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano

O número de acidentes de trânsito registrados no primeiro semestre dos últimos três anos vem apresentando uma queda que já alcança 10%, segundo registros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). Até o mês de junho deste ano foram contabilizados 577 acidentes em Sergipe. Este número é menor do que o mesmo período de 2017, quando se contabilizou 641. Essa redução foi ainda mais expressiva se comparada ao ano de 2016, que encerrou o primeiro semestre com 704 ocorrências.


De acordo com as fontes de registro da autarquia – Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT) –, os acidentes são de tipos variados, destacando a colisão traseira e o abalroamento (choque violento de um veículo contra outro) transversal, que são os mais frequentes. Outro dado que chama a atenção é o número de ocorrências registradas no período noturno, entre as 19 e 24 horas, que chega a 25% dos registros de acidentes ocorridos no primeiro semestre de 2018.


Segundo a coordenadora de Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), Gláukia Suiane, a estatística referente à queda de acidentes de trânsito pode divergir um pouco da realidade. “Há ocorrências que são registradas apenas em delegacias, não sendo atendidas pelo BPRv e pela CPTran. Assim, não chegam ao nosso banco de dados. Entretanto, levando em conta os números que temos, percebemos uma redução significativa”, aponta Gláukia Suiane.


ASN



Variedades
Com.: 0
Por Redação
06/07
09:33

Repartições estaduais terão horário de funcionamento alterado nesta sexta-feira, 06

O governo do Estado alterou o horário de funcionamento de órgãos estaduais na próxima sexta-feira, 06, por conta do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. O expediente em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual será até as 13 horas.

Ficam excluídos do horário reduzido os serviços considerados essenciais, ou os que, por sua natureza ou característica especial, não podem ter alterados os seus períodos diários de execução ou não devem sofrer solução de continuidade, a exemplo de serviços emergenciais como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência.

ASN
 



Variedades
Com.: 0
Por Redação
05/07
08:52

Governo do Estado finaliza calendário de pagamento dia 11

O governo do Estado finaliza o pagamento de servidores estaduais na próxima quarta-feira, dia 11, com o pagamento integral de todos os servidores, aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 3mil.

A folha de pagamento teve início dia 30 de junho, quando 70% do funcionalismo público receberam integralmente.

ASN



Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos