22/05
00:06

Governador empossa novos presidentes da Sergas e Codise

Eugênio Dezen assumiu a diretoria- presidência da Sergipe Gás S.A (Sergas). Já José Matos Lima Filho foi empossado novo diretor-presidente da Companhia do Desenvolvimento Econômico de Sergipe(Codise)

O governador Belivaldo Chagas deu posse, na manhã desta segunda-feira (21), aos novos diretores-presidentes da Sergipe Gás S.A (Sergas), Eugênio Dezen, e da Companhia do Desenvolvimento Econômico de Sergipe(Codise), José Matos Lima Filho. A solenidade ocorreu no auditório da Codise e contou com a presença de secretários de Estado, secretários municipais; o deputado federal Laércio Oliveira, deputado estadual Zezinho Guimarães; o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana; o superintendente do Sebrae/SE, Emanoel Sobral; o gerente Geral da Petrobras para Sergipe e Alagoas, Paulo Marinho de Paiva Neto, empresários e comunidade.

Para o governador Belivaldo Chagas, os novos nomes irão contribuir para a busca de mais empreendimentos e investimentos para o estado. “São dois nomes de competência comprovada. Dois nomes extremamente importantes para a economia de nosso estado e, tenho certeza absoluta, que vão buscar mais empreendimentos e vão avançar a questão do gás em Sergipe. Há uma preocupação no sentido de que a gente possa avançar para levar gás para nossas indústrias, assim como há a necessidade de atrair mais empresas para o estado. Tenho certeza que empenho não vai faltar”, disse o governador Belivaldo Chagas. 

Durante a solenidade, Belivaldo fez questão, ainda, de reforçar o empenho do governo para a manutenção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). “O governo do Estado tem tido a preocupação de buscar investidores para a Fafen, já que a Petrobras não demonstrou mais interesse de continuar. A Fafen é de extrema importância pela cadeia produtiva que gira em torno dela e temos que fazer de tudo para que ela continue a funcionar no estado”, disse. 

Em seu discurso, o novo diretor da Sergas, Eugênio Dezen, destacou o desafio de continuar levando o estado no caminho do desenvolvimento e falou dos novos investimentos em Sergipe. 

“A energia provinda do petróleo vai ser o grande futuro de Sergipe. Uma nova mudança está por vir com a produção em águas profundas e ultraprofundas e com a entrada da Termoelétrica. Seremos um dos estados com grande potencial de consumo de matéria prima oriunda do petróleo, principalmente o gás. Temos, hoje, um navio gaseificador que estará se instalando agora em 2019 começando a produzir em 2020, disponibilizando uma riqueza imensa que é o gás. Temos, além desta plataforma, na própria área da Petrobras já descoberta, já mapeada as reservas, capacidade para colocar mais uma ou duas plataformas e temos, também, toda uma área adjacente a essas áreas da Petrobras adquiridas pela Queiroz Galvão e pela Shell, que também nos próximos sete anos devem vir a produzir. Então, nós teremos um estado altamente rico em energia e matéria prima petrolífera. Isso vai fazer a diferença para o nosso estado, vai dar um salto de qualidade. Para isso, a Sergas vai estar preparada e nós temos consciência de prepararmos para ela atuar e aproveitar essa oportunidade”, destacou. 
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/05
22:32

UFS expõe ações para melhoria da segurança interna

A Universidade Federal e Sergipe divulgou nota informando as iniciativas da instituição de ensino superior para melhorar a segurança no Campus de São Cristóvão (Rosa Elze), onde, na semana passada, marginais assaltaram estudantes.

A íntegra da nota é a seguinte:


Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica


Gestão esclarece quais medidas estão sendo adotadas quanto à segurança na universidade

A administração da UFS vem a público solidarizar-se com os estudantes vítimas do ato de violência ocorrido na semana passada no campus de São Cristóvão, ao tempo em que esclarece quais medidas estão sendo adotadas quanto à segurança na universidade:

O QUE VEM SENDO FEITO?

Nos últimos cinco anos, foram instalados no campus de São Cristóvão 408 postes de iluminação, 200 câmeras de monitoramento eletrônico e 2.000 metros de cerca concertina. Além disso, foram adquiridos equipamentos de rádio comunicação. O investimento total nestas ações ultrapassou a casa dos 7 milhões.

Em 2017, um grupo de trabalho foi instituído pelo reitor para tratar do assunto segurança na UFS. Diversas reuniões foram realizadas, contando inclusive com a participação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. Dentre as ações planejadas por esta equipe está a formulação de um Plano de Segurança para a instituição.

Os investimentos, aliados ao trabalho conjunto de profissionais de segurança e da administração da universidade, fizeram declinar o número de ocorrências em relação a assaltos e furtos ao patrimônio público e de terceiros nas dependências do campus.

O QUE PODE MELHORAR?

Além das ações já em curso, novas medidas estão previstas para serem implementadas nos meses de maio a julho do corrente ano:

Vigilância:

    Aumento do número de rondas e maior efetividade presencial de profissionais de vigilância nas áreas com maior fluxo.

Apoio policial:

    Reunião de trabalho do Reitor com o Comandante do Policiamento do Município de São Cristóvão para tratar da permanência de veículo policial no acesso dos estudantes, além de rondas internas e no entorno do campus de São Cristóvão;
    Visita do Reitor e equipe à Superintendência da Polícia Federal para tratar de monitoramento da PF aos espaços da UFS;
    Visitas de profissionais da área de segurança ao Ciosp da Polícia Militar para troca de conhecimento e experiências. 

Canais de comunicação:

    Reforçar a veiculação de material informativo com dicas de segurança no campus e telefones úteis em caso de ocorrência.

Monitoramento:

    Viabilizar a implantação de um sistema integrado de monitoramento de placas de veículos no portão de acesso ao campus;
    Aquisição de mais 100 câmeras eletrônicas para serem instaladas nas áreas com maior fluxo de pessoas, incluindo passarelas das Didáticas e setores administrativos.

Comitê Gestor:

    Formalização, mediante portaria do Reitor, do Comitê Gestor de Segurança da UFS, com a finalidade de elaborar as diretrizes da Política de Segurança da Instituição.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Para a efetividade deste conjunto de ações e de outras medidas que serão planejadas e implantadas, a gestão da UFS entende que a participação de docentes, técnicos, estudantes, pessoal de apoio terceirizado e da comunidade externa é de suma importância, visando o fortalecimento de uma universidade democrática, plural e socialmente inclusiva.

Abaixo, seguem as ações cuja implementação dependerão de discussão com a comunidade universitária:

Acesso identificado:

    Discussão sobre implantação de mecanismos de identificação nas portarias de veículos e acesso de pedestres.

Debates:

    Discussão nos fóruns acadêmicos próprios sobre a violência na sociedade brasileira e, em particular, na sociedade sergipana, de modo a contribuir para o fortalecimento de políticas públicas no campo da segurança pública no estado.

Gabinete do Reitor

 

 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/05
22:10

Painel da igreja matriz divide população de Porto da Folha

O painel da esquerda é o novo e o da direita é o antigo e que está lá

Porto da Folha a 190 km de Aracaju está dividida. A população mais consciente quer que o padre Melchizedeck mantenha o painel colocado no altar mor da igreja católica matriz pelo frei Juvenal, em 1972, que narra o dia a dia do povo da cidade, sua história e suas lutas. Mas o líder religioso e seus seguidores querem a retirada para colocar um novo, sem motivações políticas.

O quadro é fruto do tempo das comunidades eclesiais de base (CEBs) da igreja católica, movimento que em Sergipe era apoiado pelo então bispo de Propriá, D. José Brandão de Castro. Coisa do tempo em que era forte o uso da Teologia da Libertação no país. Por causa disso, o religioso avalia os que gostam do painel como subversivos.

Tanto nas redes sociais como na cidade, os ânimos estão acirrados. O padre insiste em retirar o painel, alegando que a igreja não é museu e nem espaço cultural. Isso tem provocado revoltas que resultam em palavras de baixo calão na cidade e nas redes sociais.

Segundo o professor Eleomar Marques, “Porto da Folha está dividida por conta de uma reforma que retirará o painel que fica no altar-mor. Esse painel retrata a história do povo Buraqueiro. O povo quer mantê-lo. Mas o padre quer colocar um outro painel que lhe agrada. Parece que o padre conta com o apoio da diocese de Propriá”, declarou.


Variedades
Com.: 4
Por Kleber Santos
16/05
14:52

Belivaldo anuncia suspensão de processo seletivo da Saúde

O governador Belivaldo Chagas anunciou nesta quarta-feira a suspensão do processo seletivo da Saúde. O gestor explicou que a suspensão ocorreu por conta do impacto financeiro que a contratação desses novos profissionais poderia causar ao Estado e que o valor das inscrições será devolvido aos candidatos. A revelação foi feita durante transmissão ao vivo, através do perfil do facebook do Governo de Sergipe em mais um “Papo Reto”.

 
“O processo seletivo está anulado. Próxima segunda-feira, dia 21, vamos detalhar as questões. Vamos fazer a devolução da taxa que foi paga e reabrir outro processo seletivo, o qual será elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento, órgão que tem expertise para realizar certames”, disse, informando que o novo processo seletivo deverá ser regionalizado. “Existe a necessidade de pessoal,o levantamento está sendo realizado por região. Faremos uma processo cuidadoso para termos condições de pagar os salários”.

 

Papo Reto


Desde que assumiu a gestão do Estado, o governador Belivaldo Chagas reafirmou seu compromisso em ouvir a população, visto que a partir das demandas da sociedade é possível identificar as problemáticas da administração. Através de uma proposta moderna, todas as quartas-feiras,  Belivaldo Chagas estará ainda mais próximo dos sergipanos, por meio do Papo Reto, programa exibido no https://www.facebook.com/governodesergipe/, no qual ele responde as perguntas da população e debate sobre os principais pontos cobrados. Na primeira edição, realizada no último dia 09, 13 mil pessoas acompanharam a transmissão, que teve alcance de quase 20 mil pessoas.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
14/05
16:27

25 bairros de Aracaju terão abastecimento d´agua suspenso dia 15

A Companhia de Saneamento de Sergipe ( Deso) divulgou informação anunciando que uma manutenção corretiva comprometerá temporariamente, das 8h às 12h, do dia de amanhã (15), o abastecimento nas seguintes localidades de Aracaju: Treze de Julho, Jardins, Orlando Dantas, Parque dos Coqueiros, Conjunto Sol Nascente, Várzea Grande, Santo Inácio, São Conrado, Augusto Franco, Capucho, Centro Administrativo, Conjunto JK, Conjunto Santa Lúcia, Conjunto Beira Rio, D.I.A, Inácio Barbosa, Jabotiana, Ponto Novo, Salgado Filho, Grageru, Luzia, Médice, Castelo Branco, Pereira Lobo e Suissa.

A previsão de conclusão dos serviços é às 12h, e o abastecimento será recuperado gradativamente sem qualquer aviso a partir desse horário.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 0800 0790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
13/05
15:52

Sergipe - Insegurança no campo preocupa associação de produtores

Há um clima de insegurança no campo e em todos os municípios de Sergipe.  Devido a essa insegurança, muitos produtores e trabalhadores estão vendendo seu sítio e suas casas e tão migrando para as cidades. Os marginais estão roubando tratores, motos, carros  e dinheiro. Há registros de casos de estupros e arrastões em ônibus escolares. O desabafo é do presidente da Associação Sergipana de Produtores Rurais  (Asserpror), Airton Santana.




Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/05
00:36

Edvaldo e Belivaldo assinam ordem de serviço para revitalização da Orla Por do Sol

O prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Belivaldo Chagas assinaram, nesta quinta-feira, 10, a ordem de serviço para reforma e recuperação da Orla Por do Sol Cleomar Brandi. Iniciativa da administração estadual, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra revitalizará um dos mais importantes pontos turísticos de Aracaju, que foi construído na gestão anterior de Edvaldo. O investimento é de R$ 1,8 milhão. A previsão de realização da obra é de seis meses.

“Esta orla tem o pôr do sol mais bonito do Brasil e foi feita em minha gestão, no ano de 2010. Uma obra que mudou a face do bairro, que trouxe turismo, desenvolvimento, abriu uma nova fronteira turística para a cidade, mas que, infelizmente, passou quatro anos abandonada, o que levou à deterioração. Agora, vamos revitaliza-la, devolvendo a qualidade que esse ponto turístico merece. Fico muito feliz pela realização desta obra”, enfatizou.

Em seu discurso, o prefeito anunciou que, após a conclusão da reforma, instalará uma estátua do jornalista Cleomar Brandi, que dá nome ao espaço de lazer. “Esta obra é uma parceria entre governo do Estado e a prefeitura de Aracaju, algo que considero muito importante, principalmente no momento de crise de recursos que vivemos. Esta estátua que me comprometo a instalar aqui será uma colaboração para tornar a nossa Orla ainda mais bonita e especial”, reforçou. 

O governador Belivaldo Chagas disse que a reforma vai ampliar a quantidade de píeres colocados à disposição das embarcações, além de outras intervenções. Para ele, a orla é uma obra bonita por si só, e, tendo a garantia da sua manutenção e conservação, vai atrair automaticamente uma quantidade maior de turistas. “Trata-se de uma obra inaugurada em 2010 e que já precisava passar por uma reforma. Vamos fazer os investimentos para melhor receber a população da região do Mosqueiro, de Sergipe, da capital e, principalmente, os turistas que para aqui se dirigem”, disse.

Foto: Marco Vieira


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
11/05
00:31

Governo de Sergipe disponibiliza atendimento instantâneo no Portal da Matrícula Online da Rede Estadual de Ensino

Para o cidadão que necessitar de ajuda para matricular seu filho em uma escola estadual, a Seed oferece também a estrutura das secretarias de todas as suas unidades escolares e atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio de um canal 0800

Até a próxima sexta-feira, dia 11, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) intensifica as ações da campanha Lugar de Criança e Adolescente é na Escola!, uma iniciativa do Governo do Estado que visa assegurar que os cidadãos em idade escolar, na faixa etária dos seis aos 17 anos, estejam matriculados e estudando, em cumprimento obrigatório a metas estabelecidos pelo Plano Estadual de Educação (Lei Estadual Nº8.025/2015).

A campanha busca fazer com o que os pais ou responsáveis legais de alunos, cujos filhos estão fora da escola, se dirijam a uma unidade de ensino da rede estadual e efetuem a matrícula do estudante, procedimento este que deve ser feito no Portal da Matrícula Online da Rede Estadual.

Em funcionamento diário no ambiente virtual da internet, das 8 às 22 horas, o Portal da Matrícula Online é a ferramenta por meio da qual o Governo de Sergipe torna iguais, a todos os cidadãos, as condições de acesso ao sistema de solicitação de matrícula em qualquer uma das 355 escolas estaduais.

O Portal da Matrícula Online é um conjunto de serviços, elaborados e desenvolvidos pela Coordenadoria de Informática (Codin) da Seed, que tem como objetivo principal oferecer maior comodidade aos alunos que desejam ingressar ou permanecer na rede pública estadual de ensino.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, para o cidadão que necessitar de ajuda para matricular seu filho em uma escola pública estadual, a Seed oferece um atendimento virtual instantâneo (chat), no Portal da Matrícula Online, a estrutura das secretarias das suas 355 unidades escolares e também atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio de um canal 0800.

Foto: Eugênio Barreto/Seed


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos