19/11
15:47

Estudante de São Cristóvão tem projeto selecionado no Parlamento Juvenil do Mercosul

O estudante redigiu o projeto intitulado “Ativismo Estudantil: Tornando-se Protagonistas na Infância!”, sob a orientação da professora Gláucia Catarine Campos Gomes

O jovem Vitor Cardoso Alves, 16 anos, aluno da 1ª série do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), foi um dos três selecionados para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul. O estudante redigiu o projeto intitulado “Ativismo Estudantil: Tornando-se Protagonistas na Infância!”, sob a orientação da professora Gláucia Catarine Campos Gomes.

Filho de empregada doméstica, o jovem recorda que desde pequeno sua família enfrentou muitos obstáculos, mas sua mãe sempre se preocupou em oferecer a ele e a seus dois irmãos o acesso a uma educação de qualidade. “A dificuldade gera descoberta, e a descoberta proporciona coisas novas e positivas”, diz. Segundo o estudante, o ativista que ele é e que está em construção é resultado das inúmeras desigualdades com que conviveu ao longo dos anos.

“Eu viso lutar pelos direitos de crianças que não venham a passar pelas mesmas dificuldades que me deparei. Eu pretendo a longo e curto prazos contribuir para uma sociedade justa e igualitária que admita as diferenças”, salientou.

Para mais detalhes,
clique aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Reprodução/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
15:28

Sintasa faz esclarecimentos sobre o retroativo dos agentes de São Cristóvão

As informações foram repassadas na última quarta-feira, 14

A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) explicou aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de São Cristóvão que quando a Lei do Orçamento do município for aprovada e o sindicato contar com a garantia do pagamento em, no máximo, três parcelas, será marcada uma nova reunião para decidir sobre a retirada do processo, caso contrário, a execução do processo irá continuar.

As informações foram repassadas na última quarta-feira, 14, na Unidade Básica de Saúde, Maria José Soares Figueroa, no conjunto Eduardo Gomes, onde houve uma reunião para explicar sobre o acordo judicial em relação ao retroativo que não foi pago corretamente aos servidores.

“Fizemos os esclarecimentos devidos aos servidores e explicamos que entregamos em tempo regulamentar todos os pedidos da Procuradoria Geral do município de São Cristóvão, a exemplo de ata de assembleia, lista com todos os que receberam as parcelas e recibo, que posteriormente foi pedido”, explicou Adaílton dos Santos, diretor do Sintasa, que participou da reunião, juntamente com os diretores Cleverton Braz e Maria Edite.

Fonte: Assessoria/Sintasa
Foto: Assessoria/Sintasa


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/11
15:10

SSP registra 88 prisões durante o final de semana

As ocorrências foram registradas na capital e interior do estado

A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) registrou 88 prisões em flagrante entre a quinta-feira, 15, e a segunda, 19. Durante o período, foram contabilizadas 52 prisões na capital e 36 no interior.

Dentre as ocorrências, estão crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, furto, furto qualificado, lesão corporal, violência doméstica e embriaguez ao volante.

Nos quatro dias, também houve o registro de prisões por tráfico de drogas, roubo majorado, receptação, dano, corrupção de menores, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse irregular de arma de fogo, uso de documento falso, dano qualificado, entre outros.

Fonte: SSP-SE
Foto: SSP-SE




Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/11
18:47

Eleições da OAB/SE acontecem nesta segunda-feira, 19, em seis municípios do Estado

O voto é obrigatório para os regularmente inscritos na OAB

Nesta segunda-feira, 19, acontece em seis municípios de Sergipe (Aracaju, Lagarto, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Propriá) a votação para eleger os representantes, durante o triênio 2019/2021, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado. O pleito ocorrerá das 10 às 18 horas.
 
Segundo o art. 63, §1º, da Lei nº 8.906/94 (EAOAB) e art. 134, do seu Regulamento Geral, o voto é obrigatório para os regularmente inscritos na OAB e sujeita os ausentes ao pagamento de uma multa correspondente a 20% do valor da anuidade, exceto quando justificada a falta por escrito, em até 30 dias após a realização do certame.

Para o sufrágio, os advogados e advogadas deverão votar apresentando o cartão ou a carteira de identidade profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte.

Os advogados e advogadas que não poderão comparecer ao pleito terão até 30 dias após a data das eleições para justificar a sua ausência junto a OAB/SE. 

Para conferir as chapas que disputam o pleito, clique aqui.

Para mais detalhes sobre as eleições da OAB, clique aqui.

Fonte: OAB-SE
Foto: Divulgação/OAB-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/11
18:41

Em menos de um mês, Alerta Celular registra mais de 3 mil aparelhos cadastrados

O sistema serve de alerta contra perda, roubos e furtos de aparelhos celulares

O Alerta Celular, lançado no último dia 24 de outubro pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE), vem alcançando cada vez mais usuários. Em menos de um mês, a ferramenta disponível no Portal do Usuário e que permite a rápida comunicação de roubo, furto ou perda de celulares, já alcançou mais de três mil aparelhos cadastrados.

Do lançamento até esta
sexta-feira, 16, já foram contabilizados 4.321 usuários, totalizando 3.031 aparelhos celulares cadastrados. O Alerta Celular permite que o usuário faça o cadastro dos códigos que identificam cada aparelho celular (IMEI), de números para contato e a emissão de um alerta em casos de roubo, furto ou perda do celular. Até a divulgação desses dados, a quantidade de alertas emitidos era de 194.
 
Leandro Azevedo, que é analista de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação da SSP (DTI), explicou a importância da utilização do novo sistema. “Com o lançamento do Alerta Celular conseguimos identificar um alto índice de novos usuários cadastrados no Portal Cidadão SSP/SE e, consequentemente, novos dispositivos cadastrados no serviço Alerta Celular. Esses resultados nos trazem uma segurança de que a população irá aderir ao serviço Alerta Celular e também demonstra que a importância deste serviço foi passada com êxito aos cidadãos”, explicou.

Na utilização do sistema, caso não seja confeccionado o boletim de ocorrência, o alerta perderá a validade após dois dias da comunicação feita por meio do Alerta Celular. Além disso, recomenda-se que, caso o celular comporte mais de um chip, que o usuário realize o cadastro de todos os IMEIs daquele aparelho celular, contribuindo para que a possibilidade de recuperação do bem seja ainda maior.

Fonte: SSP-SE
Foto: Divulgação/SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/11
18:00

Polícia Civil, com apoio do Ibama, desmantela cativeiro clandestino de pássaros com cerca de 200 aves em Umbaúba

Denúncia anônima foi feita pelo 181 e investigadores de Umbaúba confirmaram informação

Policiais civis da Delegacia de Umbaúba e agentes do Ibama localizaram um cativeiro clandestino, onde foram encontrados cerca de 200 pássaros, nessa quarta-feira, 14. Após levantamentos de praxe, confirmou-se que um homem identificado como Paulo César mantinha na própria residência um cativeiro para criação e comercialização de passarinhos.

A equipe da Polícia Civil entrou na residência e se deparou com uma grande quantidade de pássaros, estando esses sendo mantidos em cativeiros inapropriados e por conta dos maus tratos alguns deles já estavam mortos.

Além dos pássaros, os policiais encontraram na casa de Paulo César diversos equipamentos para transporte dos animais, provavelmente para serem levados às feiras livres onde há comércio ilegal de aves.

Diante do flagrante de crime ambiental e da necessidade de apuração específica quanto às espécies dos animais, o Ibama foi acionado e constatou a presença de aves raras, inclusive ameaçadas de extinção, a exemplo do Papagaio verdadeiro, galo de campina, espécies de canários e aves silvestres que deveriam estar em seu habitat natural.

Em seguida, foi lavrado o Termo de Ocorrência Circunstanciado, já que a pena para o crime não é superior a um ano de detenção, e o infrator foi liberado após devida autuação administrativa do Ibama.

Segundo o analista do Ibama, "as aves passarão por um processo de readaptação e deverão ser devolvidas à natureza para usufruir da liberdade que nunca deveriam ter perdido".

Fonte: SSP-SE
Foto: Reprodução/SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/11
17:14

Governo e Sintese dialogam sobre contratação temporária de servidores da Educação

O objetivo é aumentar o quantitativo de profissionais atuantes da Educação em Sergipe, reduzindo a falta de professores em sala de aula

O secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Felizola, recebeu, na manhã desta sexta-feira (16), uma comissão de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) para discutir propostas de modificações ao texto do projeto de lei que altera dispositivos na Lei de Contratação Temporária de Servidores (Lei Estadual nº 6.691, de setembro de 2009).

A Lei Estadual Nº 6.691, de 23 de setembro de 2009 dispõe sobre a contratação de servidores por tempo determinado para atender às necessidades do serviço público em caso de excepcional interesse da Administração Pública Direta e Indireta. Na última segunda-feira (12), o governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa (Alese) o projeto de lei em questão. O objetivo é aumentar o quantitativo de profissionais atuantes da Educação em Sergipe, reduzindo a falta de professores em sala de aula.
 
As principais solicitações do Sintese são referentes à regulamentação da contratação pela nova legislação a ser aprovada, ao estabelecimento de normativa sobre o cálculo de pagamento dos profissionais contratados e acompanhamento de uma comissão junto à Secretaria de estado da Educação (Seed) no processo de preenchimento das vagas abertas, além da necessidade de portaria relativa ao tempo de permanência dos profissionais contratados.
 
Para Felizola, é importante que o Estado mantenha esse diálogo com o Sindicato na busca das melhores alternativas para Educação do estado. Outra questão levantada pelos representantes do Sindicato diz respeito ao orçamento da Educação para o próximo ano. Foram apresentada algumas dúvidas com relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para mais detalhes, clique aqui

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Reprodução/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/11
17:04

Região Metropolitana de Aracaju registra queda de 68% nos índices de assaltos a ônibus

Informações foram divulgadas pelo Setransp, que apontou a maior diminuição dos registros na comparação entre os anos de 2016 e 2018. Na comparação entre 2017 e 2018, a queda foi de 50,44%

Dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) apontam queda de 68,11% na quantidade assaltos a ônibus na Região Metropolitana da capital sergipana nos meses de janeiro a outubro deste ano.

Até o mês de outubro, foram registradas 448 ocorrências, contra 1.405 no ano de 2016. Comparado com o ano de 2017, a diminuição foi de 50,44%, quando foram registrados 904 casos.

O resultado positivo é fruto de um trabalho constante realizado pela Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju e o Setransp.
 
Para contribuir ainda mais com a melhoria dos serviços de Segurança Pública prestados à população, o Governo do Estado tem realizado diversos investimentos que atingem de forma positiva a Região Metropolitana de Aracaju. Um deles é a realização do concurso da PMSE, que vai inserir em todo o estado, 330 novos policiais militares.

Além disso, o governador Belivaldo Chagas firmou parceria com o Governo de São Paulo, para a implantação do Sistema Detecta em Sergipe. O Detecta é um sistema de prevenção e investigação criminal que promove a integração de bancos de dados e câmeras de diferentes instituições, que monitoram áreas específicas, veículos e suspeitos, auxiliando as polícias, de modo integrado, no combate ao crime.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos