10/12
16:19

Fest Verão 2020: reunião consolida tratativas sobre segurança pública do evento

Neste ano, evento terá a novidade com o desfile de trio elétrico por quatro quilômetros da orla da Atalaia

Na manhã desta terça-feira, 10, gestores da Secretaria da Segurança Pública e organizadores do Fest Verão 2020 participaram de uma reunião para discutir as estratégias sobre o planejamento operacional da festa. Durante o encontro, foram discutidos detalhes sobre a aplicação dos principais serviços da SSP durante toda a agenda do Fest Verão, que vai acontecer nos dias 21 e 27 de dezembro e 5, 11, 18 e 25 de janeiro. Será definida uma grande estrutura que envolve serviços da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O idealizador da festa, Fabiano Oliveira destacou que o planejamento de segurança e organização do Fest Verão é primordial para garantir a segurança de todos que irão ao evento, seja para se divertir ou trabalhar. “A SSP tem tradição e competência para realizar essas festas. Não tenho dúvida que tudo ocorrerá da melhor maneira possível”, explicou o empresário.

As polícias Civil e Militar determinaram estratégias para a elaboração de um planejamento de segurança que atenda as necessidades do evento. Nesta edição, a festa tem a novidade do trio elétrico no dia 25 de janeiro, que vai percorrer quatro quilômetros na orla de Aracaju. Segundo o coronel Neto, a PM vai planejar os detalhes de acordo com a necessidade de cada evento. “Vamos ter os tradicionais blocos em cortejo pelas ruas, festa fechada em locais fechados e, a partir da especificidade desses locais, a gente planeja de acordo com a necessidade”, explicou o coronel Neto. O oficial também garantiu que a população pode ficar tranquila, pois será definida uma grande estrutura para as festas. “O público pode contar com a atuação da PM, pois terão um policiamento muito bom, um trabalho que vai agregar a todos no local e que vai fazer também o periférico naquelas áreas mais próximas nos bairros”, explicou o coronel Neto. 

Já a Polícia Civil irá definir uma estrutura para atender as demandas encaminhadas pela Polícia Militar. “A gente vai montar uma estrutura de acordo com a realidade, porque tem uma inovação em janeiro em relação ao trio que vai percorrer por quatro quilômetros em um trecho litorâneo. Então, a Polícia Civil vai montar para atender essa estrutura e fazer os procedimentos decorrentes dessa festa”, explicou Nalile Bispo, coordenadora operacional das Delegacias da capital.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
10/12
15:40

Inseticida residual está sendo aplicado em locais vulneráveis ao Aedes aegypti

Antes mensal, agora o produto está sendo aplicado de forma quinzenal para intensificaçar o combate ao mosquito

No âmbito das ações contínuas de combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando a aplicação de um inseticida residual em pontos estratégicos considerados vulneráveis e receptíveis ao mosquito, a chamada borrifação. Parte do Programa Municipal de Controle da Dengue, a borrifação objetiva eliminar criadouros do mosquito em locais como ferros velhos e grandes galpões. De acordo com o supervisor municipal de endemias, José Bonfim Oliveira, o tempo médio de aplicação do produto residual, antes com periodicidade mensal, foi alterado recentemente, passando a ser aplicado a cada 15 dias, para intensificar a ação.

Em Aracaju, 84 pontos estratégicos estão cadastrados para receber a ação de aplicação do inseticida. Com uma ação máxima de 30 dias em locais abertos e que sofrem ação do tempo, a borrifação é feita por cerca de quatro agentes de endemias e, diferente do fumacê costal, é aplicada para que o mosquito ao pousar no local onde foi borrifado o inseticida, entre em contato com o produto e morra em pouco tempo.

Para a aplicação do produto, são escolhidos os locais denominados como vulneráveis, pois, de acordo com o supervisor de endemias, são locais a céu aberto com grande facilidade para acúmulo de água, e se tornando criadouros permanentes. “Temos que estar permanentemente fazendo esse trabalho e eliminando os mosquitos, porque daqui eles saem para as residências para se alimentar de sangue. Fazemos isso em ferro velho, grandes construtoras, qualquer local que tenha uma concentração maior de criadouros”, frisa Bonfim.

Fonte: AAN
Foto: Marcelle Cristinne


Variedades
Com.: 0
Por Redação
10/12
15:23

Quinta Instrumental de dezembro contará com programação ampliada

Confira todos os detalhes da última edição do Quinta de 2019

A edição de dezembro do Quinta Instrumental conta com novidade: programação estendida e mais atrações musicais. Iniciativa da Prefeitura de Aracaju desenvolvida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) na praça General Valadão, no Centro, o projeto, já consolidado no calendário cultural da capital sergipana, encerra o ano como Festival Quinta Instrumental. Além da programação musical, nos dias 19, 20 e 21, das 16 às 22h, o Festival Quinta Instrumental conta com o Coletivos de empreendedores, com programação voltada para design, gastronomia, moda, instrumentos musicais, discos vinil, CD’s, troca de instrumentos musicais e muito mais.

A programação terá início na próxima terça-feira, dia 17, com a Oficina de Composição e Improvisação Coletiva, ministrada pelo pianista italiano Stefano Cortese, das 9h às 17h, no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão. Para participar da Oficina, que será realizada também na quarta (18), os interessados devem se inscrever na Escola Oficina de Artes Valdice Teles - rua Vila Cristina, 354, bairro São José. Já na quinta-feira, dia 19, a programação musical do Festival Quinta Instrumental leva à General Valadão o Gaita Sergipe,  projeto criado para essa edição do Quinta Instrumental e junta três expressivos nomes da gaita em Sergipe: Júlio Rego, com seu trabalho autoral; Ígor Cortes, com clássicos da MPB instrumental;  e Mateus Santana, com a música Blues; além de Stefano Cortese, pianista italiano formado pela Universidade de Música de Bolonha e residente no Vale do Capão, na Bahia.

No dia 20, o Festival Quinta Instrumental tem continuidade com o violonista sergipano Alberto Silveira, músico premiado  que participou de projetos de renome nacional, e também o violinista francês Nicolas Krassik, referência no MPB e estudioso da música erudita e jazz, influenciado pelo rock que faz incursões pelo choro, samba e forró. Para finalizar o festival, no sábado, dia 21, o projeto apresenta o sanfoneiro sergipano Lucas Campelo e o Choronas, primeiro grupo de choro feminino do Brasil, composto de musicistas paulistas com formação erudita e, por fim, o saxofonista paulista Derico, que fez parte do sexteto do extinto do Programa do Jô.

Fonte: AAN
Foto: Funcaju


Variedades
Com.: 0
Por Redação
10/12
15:03

Mais da metade dos motoristas que morreram em 2019 beberam pouco antes de dirigir

Levantamento inédito é feito pelo laboratório de toxicologia da Secretaria de Segurança Pública

A frase "Se dirigir não beba" já virou bordão de grandes propagandas de bebidas alcoólicas no mundo. A dica e a mudança na legislação, atrelada à severidade na fiscalização, ainda não foram suficientes para brecar a quantidade de mortes violentas no país. Acidentes de trânsito causam cinco mortes no Brasil a cada 1 hora, informa um relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) este ano. Entre 2008 e 2016, o total de 368.821 pessoas morreram vítimas de transporte nas estradas e ruas do país.
 
Boa parte desses acidentes poderiam ser evitados e tem como propulsor o consumo exagerado ou até pequeno de álcool. Um dado recente e inédito, revelado no início de dezembro pelo laboratório de toxicologia da Secretaria de Segurança Pública (SSP), é alarmante: de 202 condutores de veículos que morreram em 2019 no trânsito de Sergipe, 113 estavam sob efeito de álcool, ou seja, 56% das amostras analisadas pelos peritos do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) tinham ingerido alguma dose de álcool suficiente para provocar um acidente.

A maioria esmagadora dos casos aconteceu entre homens: 108 eventos, 93,5% das ocorrências. Apenas 6,5% eram mulheres. Das 202 ocorrências, 178 aconteceram em cidades do interior de Sergipe, o que revela outra situação bem nítida: a grande quantidade de mortes envolvendo motociclistas.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
09/12
18:51

Acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro o mutirão de conciliação das execuções fiscais

Redução do estoque de processos fiscais judicializados; regularização tributária de empresas inadimplentes; estímulo à economia e à geração de empregos e renda no Estado; e incremento à arrecadação do Estado são alguns dos objetivos

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Estado da Fazenda, realizará, nos dias 16 e 17 de dezembro, um mutirão de conciliação para resolução de pendências judiciais no âmbito fiscal no Estado de Sergipe. As audiências de conciliação serão realizadas no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), localizado no Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju.

Entre os objetivos do mutirão, estão a redução do estoque de processos fiscais judicializados; regularização tributária de empresas inadimplentes; estímulo à economia e à geração de empregos e renda no Estado; e incremento à arrecadação do Estado. O público-alvo são contribuintes que estejam inscritos na dívida ativa estadual. Segundo a Juíza Coordenadora do Cejusc, Maria Luiza Foz Mendonça, foram selecionadas mais de 30 empresas para participar do mutirão. “Será uma grande oportunidade para solucionar a dívida e os processos pendentes, uma vez que a maior parte das empresas possui mais de uma execução fiscal em andamento. Fizemos o máximo para alcançar o maior número de processos, pois os benefícios do Refis foram bastante vantajosos e o prazo de adesão foi curto”, explicou a magistrada.

Condições para negociação

Os débitos tributários relativos ao ICM e ao ICMS poderão ser pagos, nas condições do Decreto nº 40.476, de 13/11/2019, à vista ou parcelados em até 120 meses (10 anos); cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2018. Já os débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), poderão ser pagos à vista ou parcelado, em até 48 meses (quatro anos), nas condições do Decreto nº 40.477, de 13/11/2019; cujos fatos geradores tenham ocorrido até 1º de janeiro de 2018. Ambos constituídos ou não. Tanto no caso do ICM, ICMS e IPVA, também poderão ser negociados, inclusive os débitos espontaneamente denunciados pelo contribuinte, inscritos ou não em Dívida Ativa, mesmo em fase de execução fiscal já ajuizada, com redução de até 95% das multas punitivas e moratórias e de 80% dos juros de mora.

Fonte e foto: TJSE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
09/12
18:46

Ministério Público de Sergipe requer que mulheres e homens trans sejam transferidos imediatamente ao presídio feminino

MP ainda pede que os homens trans sejam alocados em espaços de vivência específicos na unidade

O Ministério Público de Sergipe, por meio da 4ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Especializada em Direitos Humanos, da 1ª Promotoria de Justiça das Execuções Criminais e da Comissão de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros, ajuizou Ação Civil Pública (nº. 201911201905) em face do Estado de Sergipe para que mulheres e homens trans sejam transferidos imediatamente ao presídio feminino. Na ação, o MP ainda pede que os homens trans sejam alocados em espaços de vivência específicos na unidade.

Além disso, o Estado de Sergipe deverá realizar o censo da população LGBT em todas as unidades prisionais, de modo a se obter a real quantidade de pessoas integrantes do grupo para a organização dos estabelecimentos. O MP ainda pede, na ACP, que deverá ser garantida à pessoa travesti, mulher ou homem transexual em privação de liberdade a manutenção do tratamento hormonal e o acompanhamento de saúde específico.

Em janeiro desse ano, o MP recebeu informações de abusos físicos e psicológicos em detrimento de detentas trans nos presídios do Estado de Sergipe. Foi instaurado, através da 4ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, um Inquérito Civil a fim de verificar a ocorrência. Foram realizadas Audiências Extrajudiciais com a participação dos órgãos competentes e de associações, e expedida uma Recomendação no intuito de encontrar solução para a problemática em questão.

Fonte e foto: MP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
09/12
18:43

Avenidas em obras continuam com trechos em meia pista nesta terça-feira, 10

Confira os destalhes e recomendações fornecidos pela SMTT

A Prefeitura de Aracaju informa que as avenidas nas quais executa, atualmente, obras de infraestrutura de mobilidade urbana continuam com impactos no trânsito, nesta terça-feira, dia 10. A avenida Josino José de Almeida possui trechos em meia pista e um binário foi formado no sentido Sul da avenida Hermes Fontes. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) acompanham os serviços das 5h às 17h para garantir a mobilidade urbana e orientar os condutores quanto aos desvios necessários.

Corredor Hermes Fontes

Na avenida Hermes Fontes, cuja obra de mobilidade urbana foi iniciada nesta segunda-feira, 9, foi formado um binário no sentido Sul (Centro/DIA) e o sentido contrário está interditado do cruzamento com a avenida Barão de Maruim até a rua Frei Paulo. O itinerário dos ônibus do transporte público não foi alterado. A SMTT recomenda o uso de rotas alternativas para evitar possíveis congestionamentos na via. No sentido DIA/Centro o condutor pode utilizar as ruas José de Faro Rollemberg, Américo Curvelo, Construtor João Alves ou Lagarto como opções de rotas. Já no sentido Centro/DIA, o condutor pode utilizar a avenida Pedro Calazans ou as ruas Estância e Dom Bosco, seguindo pela avenida Edézio Vieira de Melo e voltando para a Hermes Fontes.

Corredor Centro/Jardins e Corredor Augusto Franco

O trabalho de construção do corredor Jardins está concentrado na avenida Josino José de Almeida, entre a rua Valdomiro Teófilo e a avenida José Carlos Silva (antiga prefeito Heráclito Rollemberg). O trânsito ficará em meia pista nesta terça, 10. Na avenida Augusto Franco, as equipes continuam trabalhando apenas na construção da ciclovia no canteiro central do cruzamento com a av. Dr. Edelzio Vieira de Melo (também conhecida como Explosão) até a Tancredo Neves e do cruzamento com a Desembargador Maynard até a Gonçalo Rollemberg Leite. O serviço continua sem grandes impactos no trânsito da cidade.

Fonte: AAN
Foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
09/12
18:19

Duas mulheres são presas no Santa Maria suspeitas de tráfico de drogas

Ação foi feita com o auxílio de denúncias anônimas

Em ação realizada nesse domingo, 08, policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar (1° BPM) prenderam duas mulheres suspeitas de tráfico de drogas, no Bairro Santa Maria, Zona Sul da capital.

Sara Regina Ferreira, de 25 anos, e Erica Gomes Santos, 27, foram presas com o auxílio de denúncias anônimas, que informaram o endereço de uma residência, onde as duas mulheres foram flagradas com drogas e materiais utilizados para a comercialização dos entorpecentes.

As suspeitas estavam em frente a uma casa localizada na Rua 15, quando, uma delas, percebeu a presença dos policias da Força Tática e tentou se livrar de cinco cápsulas contendo substância análoga à cocaína e cinco pedras de crack, que foram apreendidas pelos agentes. Em seguida, os militares realizaram revistas no local denunciado e encontraram mais 23 cápsulas de cocaína, outra pedra de crack ainda maior, material para embalar a droga, uma balança de precisão, um caderno com anotações e dinheiro. O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes.

Fonte: PM/SE
Foto: Reprodução/SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos