24/11
18:55

Eleita nova diretoria no Sebrae/SE


A posse da presidência e da diretoria executiva vai ocorrer em janeiro de 2011 em data ainda a ser definida

Em reunião realizada nesta quarta-feira (24) o Conselho Deliberativo do Sebrae aprovou por unanimidade a composição da nova diretoria e da presidência. O Empresário Lauro Vasconcelos assumirá a superintendência, Emanoel Sobral vai para diretoria Técnica e Marcelo Barreto continua na diretoria Administrativa. Para presidência foi eleito o empresário Antonio Carlos Francisco de Araujo.

Conforme explicou o presidente Sadi Gitz, que fica no cargo até três de janeiro de 2011, a chapa eleita é fruto de consenso entre as Federações, Sebrae Nacional e Governo do Estado. Em 2010 o Sebrae em Sergipe cumpriu o seu papel de apoiar os pequenos negócios, atingindo metas de destaque a nível nacional. Um trabalho que conta com o apoio do Conselho e que terá um reforço na próxima gestão com a chegada de um novo superintendente e o novo presidente, que são empresários e que conhecem bem as necessidades do setor, especialmente dos pequenos, explicou Sadi.

Já Lauro Vasconcelos afirmou que vem se somar ao Sebrae com sua experiência empresarial e conhecimento da causa das micro e pequenas empresas. "Pretendo cumprir o planejamento estratégico do Sebrae para o próximo período e contribuir para melhorar ainda mais o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo órgão, que tem a missão de promover o desenvolvimento dos pequenos negócios. Minha eleição é fruto de um consenso e como legitimo representante desse setor estarei ao lado dos demais diretores e da equipe técnica enfrentando os desafios e aprimorando cada vez mais a forma de apoiar as empresas".

O Presidente  eleito Antonio Carlos Araujo agradeceu a confiança dos membros do Conselho e disse que pretende realizar um trabalho de equipe e sempre defendendo os interesses dos pequenos empresários e dos sindicatos que representam as atividades produtivas.

Emanoel Sobral, que fica na superintendência até três de janeiro, agradeceu o apoio que vem recebendo não só do Conselho, mas de todos que fazem parte do Sebrae, explicou que em 2011 retorna a diretoria Técnica voltado para as metas estabelecidas pelo Sistema e que ao lado dos demais diretores não vai medir esforços para tocar os projetos e programas beneficiando um número cada vez maior de  empresários e empreendedores em geral.

Fotos: Alfredo Moreira


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
24/11
16:31

TJSE faz balanço das Metas nacionais 2010

 O Tribunal de Justiça de Sergipe vai alcançar, até o próximo mês, seis das dez metas prioritárias para o sistema de Justiça brasileiro, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesta terça-feira, dia 23, durante uma reunião, foi realizado um balanço do que já foi feito e do que ainda precisa ser alcançado.

  Segundo Erick Andrade, diretor de Planejamento do TJSE, a reunião foi uma preparação para o 4º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. O evento reunirá todos os Presidentes de Tribunais de Justiça e discutirá a elaboração de novas metas para 2011.

  "A ideia é fortalecer o Planejamento Estratégico dos Tribunais para que cada um atenda as suas particularidades", enfatizou Erick, acrescentando que no encontro do próximo mês, o CNJ poderá reduzir o número de metas nacionais, aumentando o foco para as tarefas já tratadas pela gestão estratégica, de acordo com a Meta 1 de 2009.

  No 3º Encontro Nacional do Judiciário, ocorrido em fevereiro de 2010, que reuniu os dirigentes de todos os segmentos do Sistema de Justiça brasileiro, foram definidas 10 Metas Prioritárias para 2010.

Confira a situação do TJSE em cada uma das metas:

  /Meta 1/ - será totalmente cumprida até o próximo mês

  julgar quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal;

  /Meta 2/ - será totalmente cumprida até o próximo mês

  julgar todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e, quanto aos processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007;

  /Meta 3/

  reduzir em pelo menos 10% o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, o acervo de execuções fiscais (referência: acervo em 31 de dezembro de 2009);

  /Meta 4 -/ 90% cumprida. O TJSE é o terceiro do país

  lavrar e publicar todos os acórdãos em até 10 dias após a sessão de julgamento;

  /Meta 5/ - será totalmente cumprida até o próximo mês

  implantar método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau;

  /Meta 6/ - cumprida em três dos cinco indicadores

  reduzir a pelo menos 2% o consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível (ano de referência: 2009);

  /Meta 7/ - será totalmente cumprida até o próximo mês

  disponibilizar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do tribunal;

  /Meta 8/ - será totalmente cumprida até o final deste mês

  promover cursos de capacitação em administração judiciária, com no
mínimo 40 horas, para 50% dos magistrados;

  /Meta 9/

  ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o Tribunal e 100% das unidades judiciárias instaladas na capital e, no mínimo, 20% das unidades do interior;

  /Meta 10/ - possivelmente cumprida até o próximo mês (a depender dos números finais)

  realizar, por meio eletrônico, 90% das comunicações oficiais entreos órgãos do Poder Judiciário.

Fonte: Da Assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/11
11:46

Consumidores são supostamente lesados pela VIVO em Propriá

A população de Propriá tem procurado constantemente os vereadores do município para pedir providências quanto a má qualidade dos serviços prestados pela operadora de telefonia móvel VIVO na cidade. A principal reclamação dos moradores é a interferência com o sinal da operadora no Estado de Alagoas, e por este motivo, os usuários estão
pagando indevidamente taxa de deslocamento quando recebem ou originam chamadas em determinados pontos da cidade de Propriá, que recebem o sinal da torre do estado vizinho.

Na tentativa de coibir a cobrança indevida da operadora em Propriá, o vereador Antídio Costa Filho (Costinha - PMDB), apresentou requerimento há mais de 15 dias na Câmara Municipal do município, para que a VIVO preste esclarecimentos sobre a questão e resolva definitivamente o problema, mas até agora nenhum representante da empresa se manifestou.

"Não podemos permitir que a operadora VIVO continue fazendo cobranças indevidas aos consumidores de Propriá por conta da má qualidade no sinal que é transmitido aos usuários desta cidade. Muitos consumidores afirmam que quando ligam para a central de atendimento da VIVO e questionam a cobrança, os atendentes insistem em afirmar que o pagamento do deslocamento é devido por estarem usando o telefone em viagem, quando estes consumidores
estão em Sergipe recebendo um sinal de Alagoas. É um absurdo essa fraude ao bolso dos clientes e a empresa não toma providências para corrigir o erro", disse Costinha.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
23/11
10:22

A importância da Música no Cinema no Sesc Centro

O Serviço Social do Comércio - Sesc, através do Projeto A ESCOLA VAI AO CINEMA e do sub-projeto CINE OLHO - Cinema na Educação, realizará nessa quinta-feira, 25, às 19h, no auditório do Sesc Centro, mesa temática sobre o som e a música no cinema e nas produções audiovisuais.

O primeiro tema A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO CINEMA, será apresentado pela jornalista e cinéfila, Suyene Correia. A segunda abordagem será O ELEMENTO SONORO NO AUDIOVISUAL, cujo palestrante será o Coordenador do Núcleo de Áudio da TV Aperipê, Luiz Oliva.

Segundo Wolney Nascimento, técnico responsável pelo evento, os temas entrelaçam inquietações que remontam desde a gênese do cinema, período em que a música era executada por um pianista, enquanto as imagens eram projetadas na tela. "Esta prática de ambientar as cenas de forma funcional foi herdada dos teatros de variedades como o Music Halls e o Vaudevilles, bastante comuns na época. Também não havia possibilidade de captura e sincronismo de imagens e som na película", revelou Nascimento.

A procura inusitada de sons e músicas para caracterizar espaços e tempos e ambientar cortejos, histórias de amor - paixões e caracterizar estereótipos das personagens, foi ganhando notoriedade e profissionalismo na produção de filmes ao ponto em que as indústrias cinematográficas e fonográficas uniram-se nos anos 30 com fecundo desejo de ampliar lucros.

Hoje, passados mais de 100 anos da sua invenção, o cinema é uma arte que se renova e nela são agregados complexos sistemas tecnológicos que convergem qualidade de imagem e som, com o objetivo de proporcionar no público sólidas sensações.


Variedades
Com.: 1
Por Kleber Santos
22/11
21:47

Laércio será empossado amanhã vice da CNC

O deputado federal eleito Laércio Oliveiraseráempossado amanhã, em Brasília, como vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC.

A cerimônia será no Unique Palace.




Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/11
00:00

Começa na madrugada os testes da maior árvore de Natal do mundo

A Energisa inicia na madrugada desta terça-feira (23)os testes de iluminação da maior árvore de Natal do mundo, que está instalada no “Bico do Pato”,  na foz do rio Sergipe, em Aracaju.

A árvore, que será inaugurada  no próximo dia 28, às 18h,  tem 127,99 metros, que equivale a um prédio de 47 andares, e mais de 23 mil lâmpadas.

A Energisa está colocando luzes coloridas nesta edição para modificar um pouco o visual. O período de testes vai até a próxima sexta-feira, sempre de madrugada, para que a população não veja e quebre a expectativas em torno do ato inaugural.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/11
12:31

Odontologia da federal de Sergipe é nota 5 no Enade

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO
 
Quem pretende ser dentista e busca um curso conceituado para estudar tem entre as opções a UFS, a Universidade Federal de Sergipe.
A odontologia da instituição tirou 5, a nota máxima, na última avaliação do Enade, exame do Ministério da Educação que avalia a qualidade das graduações.
Apesar de esse ser o único curso da universidade com nota 5, o reitor, Josué Modesto dos Passos Subrinho, diz que outras graduações também poderiam tirar a mesma nota, mas tiveram desempenho pior devido a boicotes dos estudantes.
"Tenho certeza de que medicina e engenharia de alimentos, por exemplo, poderiam tirar a nota máxima. Infelizmente, acho que eles [alunos] ainda não atinaram para a importância do exame, que valoriza um diploma", afirma.
A UFS tem outros dez cursos com nota 4 no Enade.
De 2004 para cá, a universidade tem passado por grandes mudanças físicas: ganhou mais prédios e até um novo campus.
Tudo isso em razão do Reuni, programa do governo federal que tem a expansão das universidades como principal objetivo.
Nesses seis anos, o número de graduações pulou de 52 para 106. O total de alunos também dobrou: foi de 11 mil para os atuais 20 mil.
 
OBRAS
Alguns cursos, no entanto, têm sido prejudicados pelo atraso nas obras.
"Estamos começando a ter problemas para dar aulas. Está ficando apertado", admite o reitor.
Segundo ele, a maioria das obras são feitas por pequenas empresas e algumas acabaram falindo nesse período.
Dos cinco campi da UFS, Aracaju e Lagarto são focados em cursos de saúde. As licenciaturas são o forte em Itabaiana, e as artes, em Laranjeiras. Apenas São Cristóvão, sede da universidade, oferece cursos de todas as áreas de ensino.
 
UFS
www.ufs.br
 
IGC
A federal de Sergipe tirou 3 na última avaliação do Ministério da Educação que mede a qualidade das instituições (numa escala de 1 a 5)
 
MELHORES CURSOS
Odontologia é o curso mais bem avaliado pelo Ministério da Educação (tirou 5, a nota máxima no Enade); ciência da computação, história, comunicação social, educação física, letras (e as habilitações inglês, francês e espanhol), matemática e pedagogia têm nota 4
 
CURSOS
A universidade possui 106 graduações, distribuídas em 5 campi: São Cristóvão (sede), Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto

Fonte: Folha de S.Paulo
 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
21:03

Mais de 63 mil inquéritos de homicídio deverão ser concluídos até julho-11

Existem hoje no Brasil pelo menos 63.106 inquéritos relativos a homicídios instaurados antes de 31 de dezembro de 2007  ainda sem conclusão. É o que revela levantamento realizado pelas unidades do Ministério Público e coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os inquéritos serão concluídos até julho do ano que vem, segundo meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). Os dados são relativos a 20 estados (veja lista abaixo).

Além de dimensionar a meta de conclusão de inquéritos instaurados até 31 de dezembro de 2007, o levantamento tem o objetivo de traçar um diagnóstico nacional sobre a investigação de homicídios, revelar gargalos e dificuldades e subsidiar a elaboração de políticas estaduais e nacionais de prevenção e persecução dos crimes de homicídio. O próprio levantamento, realizado neste mês pelos gestores estaduais das metas da Enasp,  é resultado da articulação entre os agentes do Sistema de Justiça.

Fonte: Da assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 349 350 351 352 353 354 355 356 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos