03/04
16:33

Concurso do Magistério: candidatos já podem conferir gabarito da prova objetiva

Os candidatos do concurso do Magistério já podem conferir os gabaritos oficiais da prova objetiva que foi aplicada no último domingo, 1º de abril (clique aqui para acessar). Composta de 50 questões, sendo 26 de conhecimentos básicos e 24 de específicos, a avaliação objetiva é de caráter classificatório e eliminatório.

 Segundo Andrea Macedo, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a eliminação ocorre por duas formas. "Estará automaticamente fora do concurso o participante que não obtiver ao menos 60% dos pontos de toda a prova objetiva e/ou obtiver nota zero em qualquer uma das provas (conhecimentos básicos ou conhecimentos específicos)", explica a superintendente.

 Para calcular quantos pontos fez, o concorrente deverá usar como base a pontuação estipulada no edital. "A prova de conhecimentos básicos está subdividida em Língua Portuguesa (foram 8 questões, valendo 1 ponto cada uma); História, Geografia e Conhecimentos Gerais (foram 4 questões, valendo 1 ponto cada uma); e Conhecimentos Pedagógicos (foram 14 questões, valendo 2 pontos cada uma). Já a prova de conhecimentos específicos foi formada por 24 questões, valendo 2,5 pontos cada. Basta o candidato somar para descobrir a sua nota final, mas o resultado oficial sairá no dia 23 de abril", orienta Zélia Maria Apóstolo, gerente geral de Recrutamento e Movimentação de Servidores do Governo do Estado.

 

Próximas datas

O período previsto para apresentar recursos contra o gabarito da prova é de 4 a 5 de abril (quarta a quinta-feira). A divulgação da resposta aos recursos e as notas da prova objetiva será em 23 de abril. Por sua vez, a nota da redação sairá dia 3 de maio e o pedido de revisão será entre 4 e 7 do mesmo mês. Já o dia 17 de maio, além de ser a data do resultado final da redação, será marcado por uma nova etapa da seleção: a prova de títulos.

 Nesse dia, os candidatos que passarem na primeira etapa serão convocação para entrega dos títulos, exceto para o cargo de professor de educação básica que atuarão na educação especial. Na mesma data, haverá a convocação para prova prática para quem se inscreveu para atuar na educação especial. Estes devem atentar para o cronograma específico para a prova prática e de títulos.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/04
19:31

Preso em Itabaiana acusado de matar homem em 2011 após briga em bar

Na manhã desta segunda-feira, 2, policiais da Delegacia Regional de Itabaiana prenderam Adailton de Souza, suspeito de ter assassinado Gilmar Santos, em março de 2011, naquela cidade do agreste sergipano. Após ter a cabeça atingida por uma pedra lançada por Adailton, durante confusão em um bar, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.

Logo após o crime, o acusado mudou-se da cidade de Itabaiana e, desde então, estava foragido. "Na semana passada obtivemos informações de que Adailton estava morando na cidade de Areia Branca e, após a realização de diligências, identificamos a residência", acrescenta a delegada.

Adailton foi preso na cidade de Itabaiana, confessou a prática do crime, porém alegou legítima defesa e declarou não ter a intenção de matar a vítima.

(Da assessoria)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/04
19:25

Servidores da Casa de Saúde Santa Maria entram em greve

Os servidores da Casa de Saúde Santa Maria, após assembleia realizada no dia 30 de março, decidiram paralisar suas atividades por tempo indeterminado, devido aos salários atrasados há dois meses e pela falta do pagamento da última parcela do 13° salário que foi acordado no último acordo referente a 2011.

‘’Será que na Casa de Saúde não existe nenhum fundo para o pagamento dos profissionais? Precisa-se esperar o repasse do Município para fazer este pagamento? Os pacientes encontram-se dormindo na pedra fria, fria não, gelada. Isso é um absurdo. A sorte deles é que ainda estamos no outono. E quando o inverno chegar, o que será destes pobres coitados?’’, declarou Augusto Couto, presidente do Sintasa.

O Sintasa já acionou o Ministério Público para que com maior brevidade o local venha a ser fechado. O sindicado enfatiza a falta de respeito com os servidores e pacientes da Casa de Saúde, sem contar a falta de responsabilidade dos gestores para que tenha se chegado a este ponto.

Da Assessoria
 
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
02/04
16:06

Defensoria Pública vai disponibilizar exame gratuito de DNA em SE

A Defensoria Pública do Estado estará lançando nesta terça-feira, 3, às 12h00, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, um projeto inédito no Estado. O "Ser Pai é Legal" tem como principal objetivo disponibilizar exame gratuito de DNA de forma extrajudicial para o reconhecimento de paternidade.

De acordo com o defensor geral, Raimundo Veiga, o exame de DNA só é feito após uma ação de investigação de paternidade. "Para comprovar a paternidade, a mãe tem que recorrer à justiça através de uma ação de investigação de paternidade. Com o projeto, o exame passa a ser feito com mais rapidez sem precisar de uma ação judicial e o resultado sai em média com trinta dias. Se o laudo for positivo, o defensor público poderá propor um acordo que englobará alimentos e a regulamentação de visitas de forma consensual entre as partes, seguindo apenas para a homologação", esclareceu.

Serão disponibilizados ao ano 500 exames gratuitos, sendo 450 na modalidade Trio (mãe + suposto filho + suposto pai) e 50 Duo (suposto filho + suposto pai). "Os exames serão feitos de acordo com a demanda e o resultado fica pronto em média com trinta dias após a coleta. A empresa contratada foi a Biocod Excelência em Genética, que tem sede em Belo Horizonte, ficando a coleta de responsabilidade do Laboratório Labohef, localizado em Aracaju", adiantou a psicóloga do Ciaps, Syrlene Besouchet.

Uma Central de Conciliação será implantada para atender a população. "Iremos disponibilizar uma equipe multidisciplinar composta por defensores públicos, psicólogos e outros profissionais. Com essa ação, iremos desobstruir o judiciário e as partes terão seus conflitos solucionados com maior celeridade", ressaltou Raimundo Veiga.

(Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/04
08:34

SEM CIDADANIA - Três mil sergipanos não têm certidão de nascimento

Sergipe é um estado pequeno e tem uma pequena população, pouco mais de 2 milhões. Entre esses sergipanos estão 3 mil que nasceram, vivem e ainda não conseguíram ser cidadãos brasileiros, sergipanos e até de seus municípios pela simples falta de uma certidão de nascimento. Pelo tamanho do território, onde o município mais longe da capital, Aracaju, fica a 218 km (Canindé do São Francisco), vê-se logo que há condições plenas de acabar com esse quadro vergonhoso rapidamente. É precviso que o Judiciário, através dos cartórios municipais, prefeituras e governo do Estado se juntem e busquem uma solução rápida para essa questão.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
01/04
07:47

Cai nº de leitores no País e metade não lê

A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que foi apresentada na Câmara no último dia 27, revelou que a população leitora diminuiu no País. Enquanto em 2007 55% dos brasileiros se diziam leitores, hoje esse porcentual caiu para 50%.

São considerados leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. Diminuiu também, de 4,7 para 4, o número de livros lidos por ano. Entraram nessa estatística os livros iniciados, mas não acabados. Na conta final, o brasileiro leu 2,1 livros inteiros e desistiu da leitura de 2.

A pesquisa foi feita pelo Ibope Inteligência por encomenda do Instituto Pró-Livro (IPL), entidade criada em 2006 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional de Editores e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. "É no mínimo triste a gente não poder comemorar um crescimento", disse Karine Pansa, que acumula a direção do IPL e da CBL. Ontem, o Estado mostrou que 75% dos brasileiros nunca pisaram em uma biblioteca. (Do Estadão)


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/03
08:57

MOMENTO CULTURAL - vale ver - É DIVERTIDO - Três assuntos interessantes

Gordura, vinho e sexo!!!



 SOBRE A  GORDURA


 No Japão, são consumidas poucas gorduras e o índice de ataques  cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA; em compensação, na  França se consome muitas gorduras e, ainda assim, o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;



 SOBRE O VINHO



Na Índia, se bebe pouco vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é  menor do que na Inglaterra e nos EUA; Em compensação, na Espanha sebebe muito vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que  na Inglaterra e nos EUA;



SOBRE O SEXO



Na Argélia, se transa muito pouco e o índice de ataques cardíacos é  menor do que na Inglaterra e nos EUA; Em compensação, no Brasil se  transa muuuuuito e o índice de ataques cardíacos é menor do que na  Inglaterra e nos EUA;


CONCLUSÃO :


 Beba, coma e trepe sem parar, pois o que mata é falar inglês!


 Eu já parei meu curso...


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
31/03
08:28

Tribunal de Justiça mantém concurso para o Magistério Estadual

A  desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira negou na manhã desta sexta-feira, 30, efeito suspensivo ao Agravo de Instrumento interposto pelo Ministério Público de Sergipe na Ação Civil Pública nº 201211200344, mantendo o prosseguimento do concurso público do Magistério da Rede Estadual e a realização das respectivas provas, marcadas para o próximo domingo, 1° de abril.

Em seus argumentos, a desembargadora relata que, nos termos do art. 527, III, e 558 do Código de Processo Civil, será concedido efeito suspensivo ao agravo de instrumento quando houver risco de lesão grave ou de difícil reparação e for plausível a alegação da parte. Ela diz ainda que da análise dos autos, "não se vislumbra verossimilhança nas alegações do agravante".

 

Prosseguindo, a desembargadora relata que ao exame da documentação corelacionada pelo ente agravado, "verifico que a instituição escolhida possui considerável experiência e aptidão técnica para realização do certame público, inclusive, não há alegação e nem prova fática que venha de encontro a sua credibilidade, por conseguinte, não constato ofensa aos princípios da supremacia e da indisponibilidade do interesse público, da impessoalidade, da moralidade e da legalidade, previstos na constituição".

 

"Pelo que se observa, possui a empresa contratada notória especialização para realização do fim proposto, isto é, concurso público, pois já executou esse trabalho em várias ocasiões, demonstrando ser de sua expertise tal mister, motivo pelo qual o ato que declarou a inexigibilidade da licitação reveste-se de legalidade, pois a Administração não ultrapassou os limites leais e da discricionariedade", argumenta.

"Posto isto, não enxergo, neste momento, motivações suficientes para a anulação do contrato com a empresa contratada e conseqüente suspensão do certame neste próximo dia 01 de abril, portanto, a menos de 48 horas de sua realização", acentuou.

 

"De fato, ante tais circunstâncias, o periculum in mora resta invertido, pois são milhares de pessoas inscritas para o concurso, visando o preenchimento de inúmeras vagas para viabilizar o prosseguimento de metas de educação básica em nosso Estado. Assim, sem cognição exauriente e com essas considerações, indefiro a liminar pleiteada" concluiu. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos