19/08
20:19

Realizadas pela Prefeitura, ações de recuperação da cidade têm sido prejudicadas pela Deso

No início do ano, Edvaldo Nogueira anunciou que entraria com uma ação judicial contra a Companhia que destruiu a pavimentação de algumas ruas do loteamento Aruana, logo depois que a gestão municipal concluiu as obras de infraestrutura de 23 vias da localidade

Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju realiza mais de 30 obras por toda a capital. Além disso, executa o Plano de Recuperação após as fortes chuvas do mês passado. Diante de todo este trabalho, a administração municipal encontra dificuldades na manutenção da qualidade de serviços por causa das intervenções da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso).

O problema já foi apontado outras vezes pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Em janeiro deste ano, inclusive, ele anunciou que entraria com uma ação judicial contra a Companhia que destruiu a pavimentação de algumas ruas do loteamento Aruana, logo depois que a gestão municipal concluiu as obras de infraestrutura de 23 vias da localidade. O mesmo prejuízo foi causado no bairro Santa Maria. Ponto de partida do programa de recapeamento asfáltico da gestão, ainda em 2017, a avenida Alexandre Alcino vem sendo alvo de reclamações da população local. As condições atuais, após intervenção da Deso, que quebrou parte significativa do serviço realizado pela Prefeitura, não estão satisfatórias. O trânsito para pedestres, ciclistas e motoristas está praticamente inviabilizado em um dos lados da avenida.

Outros pontos da cidade também já foram prejudicados, como a avenida Júlio César Leite, no bairro Aeroporto, e a rua Soldado Walfredo Carlos Amaral. Nestes locais, a Emurb realizou o recapeamento asfáltico, porém, o serviço foi danificado por intervenções feitas posteriormente pela companhia estadual e, devido à demora na recuperação, a Emurb precisou refazer o trabalho. A requalificação das vias pede integração entre a Emurb e a Deso, já que esta é a responsável pela implantação da rede de esgoto e de água em Aracaju.

Fonte e foto: Secom/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/08
18:12

Divulgado o cronograma de ações de combate ao Aedes aegypti desta semana

Mobilização faz parte do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém, ao longo desta semana, as ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros. Essa mobilização faz parte do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes e busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias da SMS continuam aplicando o fumacê costal nesta segunda-feira, 19, no bairro Jardim Centenário; na terça-feira, 20, no bairro 17 de março; quarta, 21, no São Conrado; e na quinta, 22, nos bairros Dom Luciano e Cidade Nova. Os agentes visitam, nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20, o bairro Lamarão. Já no dia 21, será a vez do bairro Luzia e na quinta-feira, dia 22, as visitas acontecerão nos bairros Siqueira Campos e Farolândia. “Orientamos que nossos agentes incentivem as pessoas durante essas visitas a terem participação ativa no combate ao mosquito, pois cabe ao morador fazer a verificação diária a fim de evitar novos criadouros nas residências”, destacou.

Próximo Mutirão

Desde o início da execução do Plano de Intensificação de Controle do Aedes, a Prefeitura de Aracaju já realizou seis mutirões aos sábados. Até o momento já foram contemplados os bairros Japãozinho, Santa Maria, Olaria, José Conrado de Araújo, Santo Antônio, Industrial e Dom Luciano. No próximo sábado, dia 24 de agosto, será a vez do bairro Suíssa, onde o ponto de encontro da equipe será a Unidade Básica de Saúde Amélia Leite, rua Aquidabã s/n, às 7h30.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMS


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/08
18:09

Homem é preso suspeito de estuprar criança de 6 anos

Comunidade quebrou pertences na casa do acusado

Um homem foi preso em flagrante nesta segunda-feira, 19, suspeito de estuprar uma criança de seis anos. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o homem tentou fugir, mas acabou contido por policiais logo após o crime.

Conforme a SSP, a mãe da criança estava com amigos na casa do suspeito. Em determinado momento, ela procurou a criança na casa e a encontrou com o suspeito. A criança narrou os fatos, confirmando o abuso. Revoltados ao saber do caso, populares quebraram vários pertences do acusado. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/08
16:12

Exposição fotográfica no Centro Cultural de Aracaju apresenta manifestações culturais de Sergipe

Mostra é uma realização da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju)

Em cartaz no Centro Cultural de Aracaju (CCA) até o próximo dia 31, a exposição fotográfica “Sergipe, Cultura e Arte”, do fotógrafo sergipano Adilson de Andrade, reúne imagens que retratam as manifestações culturais de Sergipe sob novos ângulos e perspectivas. A mostra é uma realização da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Durante a visita, as pessoas podem conhecer, por meio de um olhar que transita entre o passado, o real e o novo, o ‘Reisado’, ‘São Gonçalo’, ‘Lambe Sujo e Caboclinhos’, ‘Cavalhada’, ‘Cacumbi’, ‘Barco de Fogo’ e ‘Taieira’. A exposição traz fotos em movimentos e elementos não tradicionais dos grupos culturais, através de pequenos detalhes que colocam em destaque o olhar do fotógrafo e as modificações que essas manifestações sofreram ao longo dos anos.

O Centro Cultural de Aracaju está localizado na Praça General Valadão, no Centro da capital sergipana, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 8h às 13h. 

Fonte: AAN
Foto: Funcaju


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/08
15:59

Mais um integrante de associação criminosa responsável pela morte de criança em Cristinápolis é localizado pela PM

Suspeito entrou em confronto com a polícia, foi atingido, socorrido, mas morreu logo em seguida

O principal suspeito de efetuar os disparos que vitimaram a criança de oito anos, em Cristinápolis, foi localizado em operação conjunta entre o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) e a Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac). O suspeito, de prenome, Williangelo, conhecido como “Batata”, estava no povoado Cajá dos Índios, na Zona Rural da cidade.

De acordo com as informações, as unidades iniciaram as buscas visando cumprir um mandado de prisão. O suspeito, ao perceber a presença da polícia, tentou fugir do cerco policial, e entrou em confronto com os militares. Ele foi atingido, socorrido, encaminhado para o hospital da cidade, mas acabou morrendo logo em seguida. A ocorrência foi registrada na delegacia local.

Demais suspeitos
 
O crime foi praticado na madrugada da última quarta-feira. A criança dormia dentro de casa quando foi atingida por disparos de arma de fogo, vindo a óbito. Ainda na manhã do mesmo dia, durante as primeiras buscas, foram localizados José da Hora Costa Santos e Maiara Nascimento Cardoso, presos em flagrante por associação para o tráfico de drogas.Já na quinta-feira, as ações policiais seguiram e uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar localizou outro envolvido. Leonardo Francisco de Aquino foi encontrado na cidade de Estância. Ele entrou em confronto com os policiais, foi atingido, mas morreu logo em seguida. Na tarde do mesmo dia, mais um envolvido no crime se entregou à polícia. Denisson Batista Silva, quarto membro, se entregou na delegacia da cidade. Em continuação das buscas, outro suspeito foi preso, Genivaldo dos Santos. Ele não participou do crime, mas faz parte da associação criminosa responsável pela morte da criança.

Fonte: SSP-SE/Com informações de Ascom PM/SE
Foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/08
15:54

Prefeito de Aracaju anuncia Plano de Recuperação das Ciclovias de Aracaju

Serão realizados serviços de recuperação do piso - com substituição das placas de concreto - e implantação de sinalização

O Dia Nacional do Ciclista começou de maneira especial em Aracaju. Na manhã desta segunda-feira, 19, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o Plano de Recuperação das Ciclovias. O projeto, que será iniciado ainda nesta semana, contempla as ciclovias mais deterioradas e de maior fluxo da cidade. Serão realizados serviços de recuperação do piso - com substituição das placas de concreto - e implantação de sinalização.

Edvaldo ressaltou que a recuperação das ciclovias será feita com recursos próprios (cerca de R$ 100 mil) e será executada em até três meses, se integrando a um projeto maior, o Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju.

O Plano

O Plano para Recuperação das Ciclovias atuará nos seguintes corredores: Beira Mar, José Carlos Silva, Presidente Tancredo Neves, Marechal Rondon e Coelho e Campos. Em todas elas, nos pontos onde houver problemas, a gestão, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), fará o corte e demolição do piso danificado, compactação do material da base e a colocação de um novo piso cimentado desempolado. Quanto à sinalização, serão instaladas placas (sinalização vertical) e pintura das setas, eixos e bordas (sinalização horizontal). Para o representante da organização Ciclo Urbano, Waldson Costa, o Plano representa uma ação de melhoria importante que irá beneficiar, em média, 20 mil pessoas.

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/08
15:12

Adema notifica matadouro clandestino em Itabaiana

No local, foram encontradas várias peças de carne bovina em ambiente inapropriado

Na manhã desta segunda-feira (19), a equipe técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi acionada pelo Ministério Público de Sergipe para averiguar uma suposta prática de abate clandestino de bovinos, em um sítio localizado no Povoado Congo, em Itabaiana, Território Agreste de Sergipe.

De acordo com a equipe de fiscalização da Adema, foram encontraram várias peças de carnes bovinas, espalhadas pelos cômodos da residência. “No local tinha peças de carne penduradas na parede e outras já ensacadas. Foi encontrada também uma balança digital, facas, machados e ganchos para pendurar as carnes que estavam acondicionadas em ambiente inapropriado e sem refrigeração”, explicou a coordenadora do setor de Fiscalização da Adema, Rosana Barreto.

A carne ainda não foi pesada. Depois de vistoriada pelo médico veterinário da Adema, Daniel Allievi, será doada ao Parque dos Falcões, para alimentação de aves rapinas. Os proprietários do sítio foram notificados e responderão administrativamente e criminalmente.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/Adema


Variedades
Com.: 0
Por Redação
19/08
15:01

Saúde reúne os 75 municípios para alinhar estratégias de prevenção ao sarampo

Em Sergipe já foram 15 notificações de sarampo, quatro em investigação, dois casos confirmados e nove descartados

Na manhã desta segunda-feira, 19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS), os representantes das Vigilâncias Epidemiológicas e da Atenção Básica dos 75 municípios. Na reunião foi discutida a situação atual do sarampo no estado, alinhamento das estratégias de prevenção e as próximas ações que devem ser intensificadas pelos municípios.  Até agora, em Sergipe, já foram 15 notificações de sarampo, quatro em investigação, dois casos confirmados e nove descartados. 

A prevenção contra a doença infecciosa se dá a partir da vacinação que está disponível diariamente nos postos de saúde. A primeira dose deve ser no primeiro ano de vida de uma criança, além delas, adultos que por algum motivo não tenham sido vacinados ou que não tenham como comprovar a vacinação com o cartão de vacina também devem ser imunizados. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Sheyla Teixeira, destaca a importância e como deve ser realizado o processo de vacinação para que o sarampo seja evitado. “A parceria com os municípios nesse momento é de suma importância, precisamos fazer com que pessoas que não estejam vacinadas na faixa etária tomem as vacinas, só assim preveniremos a doença. A rotina de vacinação deve ser iniciada com a tríplice viral, nos primeiros 12 meses de vida de uma criança, está irá prevenir o sarampo, rubéola e a caxumba, após três meses essa mesma criança deve receber a segunda dose, a tetra viral, que além de prevenir as doenças citadas anteriormente, também imunizará contra a catapora. Em relação aos adultos até 29 anos que não foram vacinados devem receber duas doses de vacina com intervalo de 30 dias e as pessoas de 30 a 49 anos precisam receber apenas uma dose”, enfatiza. 

A reunião também tem o objetivo de fazer com que os representantes dos municípios se tornem multiplicadores de informações sobre o diagnóstico inicial do sarampo. A coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Divina Pastora, Daniele Rodrigues, destaca a importância do elo de parceria entre a SES e os municípios. “Acho de extrema importância a parceria que temos com a SES, a partir de diálogos como esse que está ocorrendo hoje, podemos esclarecer dúvidas de todos os munícipios em relação aos casos suspeitos ou confirmados da doença”, ressalta.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/SES


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos