03/07
11:32

CBMSE promove Semana de Prevenção Contra Incêndio

Em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, que é comemorado 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realiza a Semana de Prevenção Contra Incêndio, evento que iniciou na última segunda-feira e irá até o dia 6 de julho, com diversas atividades que envolvem simulado de combate a incêndio, exposição de materiais, apresentação da banda de música, ações de prevenção contra incêndio e pânico em edificações, Projeto Um Dia de Bombeiro, atividades esportivas, além de formatura militar com entrega de medalhas de mérito. Tudo isso com o intuito não só de comemorar, mas também de dar visibilidade às ações realizadas pela corporação.


As comemorações continuam na terça-feira, 3, com uma Ação de Prevenção Contra Incêndio e Pânico em Edificações a ser realizada nos centros comerciais de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto. A ideia é levar informações e orientações de como buscar regularização junto ao CBMSE após a publicação da Instrução Técnica (IT) nº 42/2017, que trata da simplificação no processo de regularização de empresas classificadas como de baixo risco. 


Os profissionais da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMSE distribuirão panfletos e realizarão um total de 200 vistorias de fiscalização em edificações comerciais, esclarecendo quais medidas a serem adotadas para regularização. Serão mapeados todos os pontos fiscalizados, criando-se um cadastro para o acompanhamento da condição de segurança das edificações. Tais ações preventivas estendem-se até o dia seguinte (04), nas cidades de Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória.

Na quarta-feira, 4, a programação traz o Projeto Um Dia do Bombeiro, em que cinco personalidades sergipanas serão convidadas a vivenciar as experiências operacionais de um bombeiro no quartel central de Aracaju/SE. Elas participarão da passagem de serviço, da conferência e teste de materiais das viaturas e do combate a um princípio de incêndio, além de fazerem uma descida de rapel, ações de mergulho e outras atividades de resgate.

Já na quinta-feira, 5, das 7h30 às 13h, na Associação do Banco do Brasil (AABB), o Corpo de Bombeiros promoverá partidas de futebol para o público interno, com o objetivo de confraternizar e integrar a tropa, além de destacar a importância da atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida dos profissionais que atuam nas diversas unidades da corporação.

A Semana de Prevenção Contra Incêndio encerra-se na sexta-feira, 6, com uma formatura militar no quartel central de Aracaju/SE. Na oportunidade, serão entregues medalhas de mérito bombeiro militar ao comandante militar do Nordeste, O general de Exército Artur Costa Moura; ao procurador-chefe da 20ª PRT (Procuradoria Regional do Trabalho), Emerson Albuquerque Resende, e aos procuradores do Trabalho Raimundo Lima Ribeiro Júnior e Alexandre Magno Morais Batista de Alvarenga.

ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
03/07
11:23

Meteorologista afirma que as chuvas serão mais intensas e a temperatura mais elevada no mês de julho

De acordo com o meteorologista Overland Amaral, o mês de julho será marcado pela estabilidade estacional e chuvas um pouco mais elevadas que no mês anterior. Ainda segundo o especialista, “Essa estabilidade estacional deverá ocorrer não só em julho, mas também nos próximos meses de agosto e setembro”, explica.


A média de chuva para cada região também se manterá, ficando entre 100mm a 120mm no Sertão; Agreste em torno 180mm a 200mm; e no Litoral em torno de 220mm a 250mm, ou seja, o padrão de cada região será mantido.


Já as temperaturas devem esfriar um pouco em algumas regiões: “No Litoral, a previsão é de mínima de 19ºC e máxima de 27ºC; Agreste e Sertão mínimas de 14ºC e 15ºC e máxima de 26ºC. Mantendo-se neste padrão, a chuva e o clima ameno deve regularizar a situação para a agricultura”, complementou Overland.


Fonte: Grecy Andrade/Equipe Jornal da Cidade


Variedades
Com.: 0
Por Redação
03/07
09:33

Vacinação infantil é reforçada na unidades de saúde

Em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece todo o suporte para os cuidados nos primeiros dias de vida, através do Projeto Corujinha, desenvolvido na capital, com o objetivo de garantir a vacinação dos bebês e também realizar um trabalho de apoio às mães, dando orientações pertinentes a respeito das próprias vacinas, amamentação, cuidados com o umbigo do bebê, entre outras informações que elucidem questões voltadas aos primeiros meses de vida da criança.

As ações conjuntas do Projeto Corujinha visam, como consequência, a redução da mortalidade infantil. De acordo com a referência técnica da Saúde materno-infantil, Priscilla Batista, existem diversas formas de evitá-la. "Quando falamos de mortalidade, temos várias ferramentas para preveni-la, entre elas, a imunização. O Sistema Único de Saúde fornece as vacinas e o que fazemos é facilitar o acesso às duas primeiras [que são a BCG e a primeira dose da hepatite B] ainda nas maternidades públicas. Depois, damos o suporte com o seguimento do calendário nas nossas Unidades de Saúde da Família (USF)", explicou Priscilla.

Salas de vacina

As famílias das crianças que nascem nas maternidades privadas de Aracaju, recebem as informações nas próprias instituições de origem e, se optarem pelo serviço público, devem procurar as unidades básicas do bairro onde moram para garantir que os recém-nascidos sejam vacinados.

"É importante salientar que todas as nossas USFs estão preparadas para receber a população e atualizar o calendário de vacina. Precisamos nos manter vigilantes implementando novas ações através das primeiras semanas de vida, com cuidados da higiene, imunização, aleitamento materno, alimentação saudável, consolidando também a Caderneta de Saúde da Criança como instrumento de educação em Saúde", complementou Priscilla Batista.

PMA


Variedades
Com.: 0
Por Redação
02/07
11:47

UFS abre inscrições para vestibular no Campus do Sertão

As inscrições deverão ser feitas até as 17h do dia 13/07/2018 pelo site www.ccv.ufs.br.

O Campus do Sertão é sediado em Nossa Senhora da Glória e oferta 50 vagas para cada um dos cursos de:

- Agroindústria
- Engenharia Agronômica
- Medicina Veterinária
- Zootecnia

O período letivo de lá terá início em 20/08/2018.


Variedades
Com.: 0
Por Redação
02/07
09:21

Mais uma edição da festa do Carro de Bois aconteceu em Tomar de Geru

A festa do Carro de Bois acontece há 26 anos em Tomar do Geru, trata-se de um evento tradicional, onde a população preserva a cultura do Carro de Bois no município sergipano. Esses carros, que já fazem parte da tradição geruense, saíram em desfile pela cidade nos dias 30 e 01 de julho. Esse ano o festejo foi antecipado e as noites foram regadas de boas energias e vários shows, dentre eles o da banda Cavaleiros do Forró.



Variedades
Com.: 0
Por Redação
02/07
08:33

Professora indígena morre aos 90 anos na tribo xocó, em Porto da Folha

A professora Enoi Bezerra Lima, 90 anos, morreu no dia 18 de junho último e, desde então, há um clima de forte comoção entre os índios Xocó, tribo em que ela nasceu e foi criada. Segundo o ex-cacique Apolônio Xocó, ela estava doente e sentia fortes dores de cabeça. Era professora do quadro do magistério de Porto da Folha. Como era muito querida, o falecimento é assunto muito comentado na tribo.

Ex-cacique Apolônio Xocó


Variedades
Com.: 0
Por Redação
02/07
08:16

Situação grave de vias em povoados impede a circulação dos ônibus


O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju de região metropolitana (Setransp) informa que a situação alarmante das vias nos Povoados Guajará, Quissamã e Cardoso está colocando em risco a circulação dos ônibus do transporte coletivo que operam quatro linhas na região.


São vias sem calçamento, com buracos, valetas, córregos e até riachos, e muitas delas são estradas de canaviais, inclusive, com trechos com possibilidade de erosão. A situação das vias nos três povoados proporcionam riscos de acidentes no tráfego de ônibus. Em tempos de chuva, como o atual, as empresas de ônibus contam com serviços de tratores para ajudar frequentemente no reboque dos ônibus atolados no lamaçal dessas vias. E os veículos que servem essas linhas são os que apresentam maior índice de deterioração.

O Setransp vem oficiando sistematicamente a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) sobre a realidade da operação nos povoados Guajará, Quissamã e Cardoso, pedindo providências emergências em conjunto com as superintendências dos demais Munícipios, mas até o momento não houve ação efetiva nos locais.

Apesar das dificuldades, o setor do transporte vem buscando cumprir a prestação do serviço à população desses povoados, através da empresa Viação Atalaia, que é a responsável pela operação das linhas que atendem a localidade. Entretanto, com a chegada do inverno rigoroso e a permanência das condições precárias das vias com agravamento da situação, comprometendo a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores de ônibus, a operação fica impossibilitada de ser realizada com segurança. Sem outra alternativa, as linhas relacionadas a seguir poderão ser suspensas até que as condições das vias sejam restabelecidas. As linhas são:

306 – Guajará – Zona Oeste.
712 – Povoado Cardoso – Mercado.
714 – Povoado Quissamã – Osvaldo Aranha.
718 – Guajará – Osvaldo Aranha.

Ascom Setransp



Variedades
Com.: 0
Por Redação
28/06
07:51

Forró Caju nos Bairros mantém vivas as tradições dos aracajuanos

Embora a praça de eventos Hilton Lopes esteja com a programação a todo vapor, o Forró Caju continua também nos bairros da capital sergipana. Na noite desta quarta-feira, 27, os bairros Aruana, São Conrado e conjunto Augusto Franco foram os contemplados com o arrastapé. Durante o evento, a população teve a oportunidade de receber quadrilhas e trios pé-de-serra para animar a noite inteira. O público aproveitou o novo formato do evento em 2018 para comemorar a classificação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo junto aos tradicionais festejos juninos.


O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Cássio Murilo, ressalta a importância da inovação no Forró Caju para a cultura. “Fico muito feliz de fazer parte de uma gestão que aposta e investe na ideia de democratização dos nossos bens culturais e de ver as famílias aproveitando tudo isso. Nesta noite, ainda temos o diferencial da Seleção Brasileira ter vencido e a população estar nas ruas comemorando esse momento especial para o Brasil com música, comidas e vestimentas típicas. Temos visto nos bairros a celebração da nossa identidade e dos nossos valores e hoje não podia ser diferente”, comemorou Cássio.

O Forró Caju nos Bairros encerra a programação na próxima sexta-feira, 29, às 19h, no bairro Siqueira Campos, rua Sargento Lauro José, conjunto Lourival Batista, com Iracema do Forró e Jailson do Acordeon.

PMA



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos