11/12
22:29

VAI BEM - Indicador de qualidade do ensino da UFS sobe para 4

Entre os cursos, Letras Português de Itabaiana fica com 5, o conceito máximo


Ministério da Educação divulgou na última quinta-feira, 6, os dados dos indicadores de qualidade da educaçãosuperior 2011. Na UFS, o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia as instituições de ensino superior, evoluiupassou de 3 para 4, numa escala de 1 a 5. O resultado compõe um ciclo completo dos indicadores de qualidade,evidenciando a evolução de 2008 a 2011. Apenas 27 instituições atingiram a nota 5. Relatório divulgado pela Coordenação de Planejamento Acadêmico da UFS (Copac/Cogeplanmostra quedentre as 45 instituições de ensino superior do Nordeste, a UFS encontra-se na 12ª posição. No plano nacional, a instituiçãoposiciona-se no mesmo grupo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No grupo em que a UFS passa a fazer parteestão algumas das instituições mais importantes do Brasiltais como:Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), PUC do Rio de Janeiro e São Paulo, UniversidadeFederal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na região Nordestedas 45 instituiçõesde ensino superior, a UFS está entre as 15 com conceito 4 e ocupa a 12ª posição regional”, diz o documentoassinado pelo professor Kleber Fernandesà frente da Copac. (Da assessoria)



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/12
08:49

Os católicos de Aracaju viram as costas para a igreja

Há mais de um ano o arcebispo metropolitano de Aracaju, d. José Palmeira Lessa e o seu auxiliar, bispo d. Henrique, se movimentam no sentido de conseguir recursos para fazer a reforma da catedral.  Durante entrevistas e atos religiosos, eles lembram sempre da necessidade de recuperar o templo, mas parece que isso não tem sensibilizado os católicos sergipanos, principalmente que frequentam aquela que é chamada de “a casa de Deus”.




Em setembro último,  o Governo do Estado, através do Banco do Estado de Sergipe (Banese), doou  R$ 1 milhão para a obra de restauração da Catedral. Além de simbolizar a religiosidade da população, o prédio referencia o crescimento urbano e cultural da cidade, já que foi uma das primeiras edificações construídas no Centro de Aracaju. A  doação feita pelo Banese representa 25% do valor da restauração, orçada em R$ 4 milhões.




Insensíveis aos apelos do arcebispo e do bispo, os católicos fazem-se de desentendidos, mas demonstram claramente o descompromisso com a sua igreja. Nesse tipo de situação, os protestantes, que dão dinheiro mensalmente para manter seus templos e pastores, fariam m uma “vaquinha” e tudo já estaria resolvido. Os católicos sempre buscam se apegar a  mmáquina do Estado, agem com descaso e preferem esperar que a igreja caia para depois buscar uma solução para o problema.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
04/12
11:12

População recebe Natal Iluminado com festa

A Prefeitura Municipal de Aracaju e a Energisa presenteiam a população e os visitantes da capital sergipana com um belo cenário natalino a partir da noite de 8 de dezembro, sábado, no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Sementeira. A abertura do Natal Iluminado contará com queima de fogos e apresentações musicais. Além de um trio de jazz, o público poderá apreciar a impecável execução de obras clássicas pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, acompanhada pelo Coro Sinfônico.
 
"Este belo projeto não merecia menos que uma linda festa, com música, fogos e muita luz para que as famílias aracajuanas e os turistas entrem no clima deste período cheio de significados positivos. Cuidamos com muito carinho do Parque da Sementeira para oferecer mais do que um espaço para caminhadas. Aqui nossos visitantes encontram tranquilidade e lazer. Um lugar mais que propício para montar este lindo cenário natalino", assegurou o presidente da Emsurb, Fábio José da Silva.
 
Durante o evento acontece o acionamento da decoração natalina, do gêiser e da iluminação da pista de caminhada, que permanecerá no parque para conforto dos visitantes mesmo após as festas de fim de ano, como um presente da companhia de energia elétrica para todos que frequentam o parque.
 
"Apresentamos o projeto em setembro com a parceria da PMA, e agora estamos na reta final da execução dos dois presentes que prometemos à população. O primeiro se refere à iluminação da pista de caminhada que será permanente e que já foi concluída na última sexta-feira (30), e o outro presente é a ornamentação natalina de todo o parque, que já está em fase final. As obras estão com um andamento esperado e acreditamos que tudo será finalizado dentro do previsto para o lançamento", garante o assessor de comunicação da Energisa Augusto Aranha.
 
O destaque da decoração projetada pela Energisa é o funcionamento do gêiser, instalado num dos lagos da Sementeira. "Ele irá simbolizar uma grande árvore flutuante no lago do parque. Não tenho dúvidas de que a população irá se surpreender com o cenário natalino da Sementeira", ressaltou Aranha.
 
E a nova "paisagem" da Sementeira está chamando a atenção dos frequentadores. O economista Wagner Brito, que regularmente faz caminhada no parque, já aprovou o Natal Iluminado. "O parque fica localizado em uma área privilegiada da cidade e a maioria das pessoas que o visita procura qualidade de vida através da caminhada ou o lazer, por isso achei interessante essa parceria entre a PMA e a Energisa em oferecer um cenário natalino tradicional para a população. Gostei da escolha de tornar o parque da Sementeira uma nova opção de destino para as famílias ao oferecer um ambiente natalino de grande beleza", afirmou ele.
 
Árvores em mini lâmpadas, bolas em fibra iluminadas e projetores nas árvores estão sendo instalados em todo o parque. Nos lagos, além do gêiser, que funcionará como uma fonte luminosa, bolas e árvores de luz flutuantes serão espalhadas sobre a água causando um efeito ainda mais bonito.
 
ORSSE e Coro Sinfônico
 
A partir das 18h30, as 50 vozes do Coro Sinfônico e os 60 músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe - ORSSE, sob a regência do seu diretor artístico, maestro Guilherme Mannis, celebrarão o Natal em sua plenitude, mesclando conhecidas peças do repertório para esta ocasião a grandes obras sinfônicas desenvolvidas pelo grupo ao longo da Temporada 2012, além de peças sergipanas, como Cheiro da Terra, de Cláudio Miguel e José de Gouveia, e Viver Aracaju, de Ismar Barreto. O concerto marca o retorno do grupo ao Parque da Sementeira, em que realiza, anualmente, importantes concertos e comemorações. A entrada é franca.
 
O evento musical, em si, terá início às 17h30, com excelente trio de Jazz, comandado pelo pianista sergipano Manoel Vieira Jr. Um dos solistas da Temporada 2012, Manoel Jr. Demonstra um absoluto ecletismo cultural, transitando pelos mais variados períodos e estilos musicais, sempre com muita sensibilidade.
 
A Orquestra Sinfônica de Sergipe conta com a realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe, e o patrocínio do Instituto Banese. O Coro Sinfônico da Orsse é comandado pelo maestro Daniel Freire, e tem a preparação vocal de Verônica Santos.
 
Repertório completo
 
Guilherme Mannis, regente
 
Marcio Rodrigues, violino
 
Coro Sinfônico da ORSSE
 
Daniel Freire, regente
 
1) Camp Kirkland
 
Ouverture of Joy: A Christmas Celebration for Orchestra
 
2) James Pierpoint
 
Jingle Bells
 
Arranjo: Alexandre Brasolim
 
3) Johann Sebastian Bach
 
Jesus Alegria dos Homens, da Cantata 147
 
Arranjo: Alexandre Brasolim
 
4) John Williams
 
A Lista de Schindler
 
5) Howard Shore
 
O Senhor dos anéis
 
6) Klaus Badelt
 
Piratas do Caribe
 
7) Claudio Miguel e José de Gouveia
 
Cheiro da Terra
 
Arranjo: Daniel Freire
 
8) Ismar Barreto
 
Viver Aracaju
 
Arranjo: Daniel Freire
 
9) Tradicional
 
Surgem anjos proclamando
 
10) Franz Gruber
 
Noite Feliz
 
Arranjo: Daniel Freire
 
11) John Wade
 
Adeste Fideles


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
03/12
22:37

MPF/SE expede recomendação pela garantia de acesso das pessoas com deficiência e idosos ao Minha Casa Minha Vida

Foram oficiados a Caixa Econômica Federal e os municípios de Aracaju,  Itabaiana, São Cristóvão e Lagarto

Hoje, 03 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) expediu cinco recomendações que visam garantir o acesso destas pessoas ao Programa Minha Casa Minha Vida. As recomendações também se referem ao direito dos idosos de serem incluídos programa.
 
Foram oficiados a Caixa Econômica Federal e os municípios sergipanos de Aracaju,  Itabaiana, São Cristóvão e Lagarto, localidades em que  existem empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida. As recomendações são resultado de um procedimento administrativo instaurado no MPF/SE após denúncia da Associação dos Deficientes Motores de Sergipe (ADM/SE).
 
De acordo com as recomendações, a lei que criou o  Minha Casa Minha Vida indica que pelo menos 3% das casas construídas no âmbito do programa devem ser destinadas a pessoas com deficiência e construídas com as adaptações necessárias. Este é o mesmo percentual de casas que devem ser destinadas a idosos em programas habitacionais públicos, segundo o Estatuto dos Idosos. No documento, fica explícito que esses percentuais não se confundem, ou seja, 6% das casas construídas com recursos do Minha Casa Minha Vida devem ser direcionadas a esses grupos, sendo 3% para os idosos e 3% para as pessoas com deficiência.
 
Os documentos recomendam aos municípios e à Caixa que respeitem os percentuais legais de destinação de residências. Além disso, as prefeituras devem garantir que, atingido o percentual de 3% de idosos ou pessoas com deficiência em um empreendimento, os outros idosos e deficientes inscritos possam concorrer pelas casas em igualdade com os demais cadastrados. A Caixa deve ainda rejeitar qualquer lista de cadastramento enviadas pelas prefeituras que não respeite esses percentuais.
 
Transparência -  O MPF/SE também recomenda aos municípios que prezem pela transparência no processo de divulgação do empreendimento, do cadastramento e dos critérios de seleção para recebimento das casas. Nesta divulgação, devem estar em destaque o número de casas destinadas às pessoas com deficiência e aos idosos e os documentos exigidos desses grupos para participação na seleção.
 
Deve ser garantido ainda o direito de defesa e apresentação de documentos em caso de indeferimento do pedido de cadastramento no programa e, em caso de a seleção ter sido feita sem a devida divulgação a todos os pretendes, o cadastro deverá ser reaberto.
 
De acordo com o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach, o direito a participar do programa é algo de extrema importância para as pessoas com deficiência e para os idosos. "O programa precisa sair do papel e se tornar realidade e para isso, os municípios devem agir com total transparência desde a seleção até a entrega das moradias", afirma.
 
A Caixa Econômica Federal e os municípios de Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana e Lagarto têm  prazo de 15 dias para informar se acatam ou não as recomendações. Segundo o texto dos documentos, o descumprimento destas recomendações levará o Ministério Público Federal a adotar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para garantir os direitos das pessoas com deficiência e das pessoas idosas. (Da assessoria)
 


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
03/12
11:49

Sintasa esclarece aos servidores situação do HUSE e da Maternidade

A direção do Sintasa panfletou no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) um documento mostrando que o Ministério Público de Sergipe, através da Promotoria dos Direitos Saúde de Aracaju, impetrou ação civil pública com pedido de limitar contra o Estado de Sergipe e Fundação Hospitalar de Saúde por conta do risco grave por danos que passam os usuários do atendimento médico e hospitalar no HUSE e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
 
O desabastecimento com descontinuidade no fornecimento de medicamentos, insumos, materiais básicos e, ainda racionamento da alimentação, em ambos os casos os hospitais são gerenciados pela Fundação Hospitalar de Saúde e todas as deficiências foram confirmadas nas recentes visitas efetuadas nas instituições.
 
Por conta disso, ficou estabelecido que o Estado de Sergipe reassuma, no prazo de 30 dias, a prestação do serviço público de saúde à população, nos estabelecimentos hospitalares públicos de saúde, HUSE e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com a finalidade especifica de assegurar a continuidade de serviço, assumindo especificamente o gerenciamento e compra de materiais básicos, equipamentos, medicamentos e insumos, além do fornecimento de alimentação nas unidades hospitalares, através dos contratos já existentes ou em contratação em caráter emergencial.
 
Outro ponto é que Estado realize uma intervenção fiscalizatória na Fundação Hospitalar de Sergipe. A fundação terá ainda 15 dias para apresentar nos autos o Relatório de Gestão do ano de 2011, com o correspondente parecer do Conselho Curador.

Sintasa


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
01/12
11:10

Divulgada concorrência do Processo Seletivo 2013

Medicina e Direito foram os cursos com maior procura

A Coordenação de Concurso Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (CCV) divulga a concorrência do processo seletivo 2013, que pela primeira vez terá como critério a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado nos últimos dias 3 e 4 de novembro.

O resultado mostrou que os cursos mais concorridos foram Medicina (186,65), Direito Noturno (103,79) e Direito Vespertino (103,79) no campus de São Cristóvão. Já no campus de Itabaiana, as maiores concorrências foram nos cursos de Administração (20,24) e Pedagogia (16.40). Em Laranjeiras, o curso de Arquitetura foi o mais concorrido (16.40) e, em Lagarto, o curso de Medicina alcançou o maior índice de procura (159,07).

Tais dados levam em consideração o Grupo D, que agrupa todos os candidatos, qualquer que seja a procedência escolar, renda familiar ou grupo étnico-racial. Para saber a concorrência de cada grupo, o candidato deverá conferir a tabela divulgada pela CCV.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado do Enem sairá em 28 de dezembro. Sendo assim, a UFS deverá divulgar o resultado do processo seletivo na segunda quinzena de janeiro. “Temos que aguardar todos os procedimentos do Enem para, só então, divulgar o resultado”, disse o coordenador de concursos da UFS, Manoel Leite Torres.
Ascom


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/11
12:35

Programa Geração Sem Aids mobiliza mais de 500 estudantes na Zona Norte

 Nesta quinta-feira, 29 de novembro, mais de 500 estudantes na Zona Norte de Aracaju participaram de uma tarde de debates sobre HIV, Sífilis e Hepatites B e C e formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). Com a atividade, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) soma forças pelo 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra Aids.
 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviedo Teixeira, no bairro José Conrado de Araújo, recebeu a palestra do Programa Geração Sem Aids. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
 
Com a presença animada da artista e drag queen Kharolyne Prínscipal, foi promovido um debate  esclarecedor com técnicos do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Programa Saúde da Mulher e Coordenação de Promoção de Saúde (Cops) da SMS. Da ação, adolescentes interagiram tirando dúvidas com os profissionais da Saúde e recebendo prêmios comemorativos como caderneta do adolescente, capas de cadernos comemorativas da luta contra Aids, agendas e panfletos informativos  com mensagens de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e uso da camisinha.
 
O coordenador do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos reforça que o bate-papo com a juventude é uma ação fundamental. “Assim formamos cidadãos esclarecidos e conscientes do risco real que é uma relação sexual desprotegida e as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Acima de tudo, estimulamos os jovens a enfrentar o tabu e os preconceitos. Hoje, muitas das DST’s têm cura e tratamento. A Aids embora não tenha cura, tem tratamento e não há motivo para pânico ou preconceito, a pessoa deve se amar e cuidar da saúde”, explicou.
 
Testes Rápidos
 
Durante os debates, os técnicos da SMS esclareceram que a PMA mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é apenas necessário ter em mãos o numero do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG. Lá são disponibilizados testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.
 
Ações pelo o Dia Mundial de Luta Contra Aids seguem acontecendo na capital sergipana.
 
Confira a Programação:
 
25/11/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Sest/Senat;
 
27/11/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na USF Onézimo Pinto;
 
28/11/2012 – 8h às 17h - Encontro sobre o Enfrentamento da Feminização da Epidemia do HIV/Aids;
 
29/11/2012 – 14h às 17h - Programa Geração Sem Aids na Emef José Conrado de Araújo;
 
1/12/2012 – 20h às 22h - Panfletagem na Passarela do Caranguejo;
 
5/12/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na USF Carlos Hardmann
 
- 14h às 17h - Programa Geração Sem Aids na Emef Oviedo Teixeira;
 
7/12/2012 – 8h às 17h - Stand informativo no Aniversário do Caps Primavera;
 
11/12/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na Emsurb.

Assessoria de Comunicação


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/11
07:28

Bancada de Sergipe apresenta 15 emendas coletivas à LOA 2013

A bancada federal de Sergipe, composta por três senadores e oito deputados federais, entregou na noite desta quarta-feira (28) à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) 15 emendas coletivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013. O texto, resultado de entendimento entre os parlamentares da bancada, mobilizou R$ 645 milhões para importantes investimentos no estado de Sergipe.

As emendas são voltadas para transporte público, saneamento básico, infraestrutura urbana e hídrica, regularização fundiária, reestruturação e expansão da Universidade Federal de Sergipe, segurança, saúde e turismo na capital, Aracaju, e em municípios do estado. O coordenador da bancada, senador Antonio Carlos Valadares (PSB), ficou satisfeito com o resultado das emendas coletivas propostas, de forma consensual e unânime, pela bancada federal sergipana. “Todos os parlamentares da bancada, indistintamente, colaboraram para o atendimento às necessidades mais prementes da população sergipana”, declarou. 

Confira as emendas apresentadas:



Assinaram a ata todos os parlamentares da Bancada de Sergipe: Antonio Carlos Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC), Maria do Carmo (DEM), Almeida Lima (PPS), André Moura (PSC), Heleno Silva (PRB), Laércio Oliveira (PR), Mendonça Prado (DEM), Márcio Macedo (PT) e Rogério Carvalho (PT) e Valadares Filho (PSB).

Da Assessoria


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos